Bolsonaro nomeia novo ministro do TSE

 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o advogado e professor Carlos Bastide Horbach para ocupar o cargo de ministro titular do TSE (Tribunal Superior Eleitoral ). Ele já atuava como magistrado substituto na Corte. A escolha foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta 3ª feira. Eis a íntegra (60,3 KB).

Horbach está no TSE desde 2017, quando foi escolhido pelo então presidente Michel Temer como substituto.

Esta reportagem que denuncia Dias Toffoli foi censurada pelo STF, mas este blog publica tudo.

A revista de web foi censurada.


Em abril de 2019, a revista de web Crusoé publicou reportagem intiulada "O amigo do amigo do meu pai", denunciando o ministro do STF, Dias Toffoli.

Segundo Marcelo Odebrecht, o amigo do amigo do meu pai era Dias Toffoli. 

A reportagem foi censuradas por decisão do STF.

Se você clicar no link a seguir, poderá tomar conhecimento do inteiro teor da publicação.

CLIQUE AQUI para ler tudo. A reportagem está censurada na Crusoé, mas não no site The Intercept, que na época resolveu replicá-la.

Justiça decreta ilegalidade da greve dos professores públicos de Porto Alegre

A greve decretada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e que envolve os professores públicos, foi declarada ilegal pela Justiça.

Trata-se de uma greve política.

A decisão do desembargador Francesco Conti foi tomada em regime de tutela antecipada.


Polícia Federal quer investigar ministro Dias Toffoli. Autorização foi pedida ao STF.

A Polícia Federal pediu ao Supremo para investigar supostos repasses ilegais a Dias Toffoli, tendo como base a delação premiada de Sérgio Cabral, de acordo com a Folha. O caso tramita em sigilo na Corte.

Segundo o jornal, o ex-governador disse que o ministro recebeu R$ 4 milhões para favorecer dois prefeitos fluminenses no Tribunal Superior Eleitoral. Ele integrou o TSE de 2012 a 2016 e presidiu a Corte de maio de 2014 a maio de 2016. Os pagamentos, segundo Cabral, teriam sido feitos em 2014 e 2015 e envolvido a mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel.

O material foi enviado a Edson Fachin, que o encaminhou à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe pedir formalmente a abertura de inquérito.

Esta é a primeira vez na história que a Polícia Federal pede ao Supremo Tribunal Federal uma apuração que envolve um ministro da própria corte. Através de sua assessoria, Toffoli afirmou não ter conhecimento dos fatos mencionados e que jamais recebeu os supostos valores ilegais, assim como também jamais atuou para favorecer qualquer pessoa no exercício de suas funções.

Dica de filme - O editor viu e recomenda "100 metros", na Netflix

Um homem diagnosticado com esclerose múltipla, questiona as limitações de seu corpo e, com a ajuda do sogro, treina para uma prova de Ironman. É uma história real de superação. O filme é espanhol e é preciso algum tempo até que o enredo e os atores afirmem-se com vigor. Vale a pena.

Dica do editor - Amanhã, 9h30min, tem live sobre Cidades Inteligentes (Smart City)

Primeiro município brasileiro a ser certificado como Cidade Inteligente (Smart City), São José dos Campos (SP), participa nesta quarta-feira, ‪as 9h30‬, de uma conversa virtual promovida pela Secretaria de Transparência e Controladoria de Porto Alegre. A SMTC, que lançou em abril uma Consulta Pública para modernizar e qualificar os canais de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão, está buscando exemplos no Brasil e no mundo para a construção de um modelo que traga soluções tecnológicas para as principais questões da cidade. 

CLIQUE AQUI para participar.



Esquerdalha flamenguista não quer patrocínio da reacionária Havan, mas ela é minoria, pobre, bravateira e irrelevante

Pouco depois do anúncio do novo contrato de patrocínio da rede de lojas catarinense Havan para o Clube de Regatas Flamengo nesta segunda-feira um outro movimento começou a tomar conta das redes sociais, levantado por parte da própria torcida: o #ForaHavan.

Isto é o que informa o jornal de web catarinense nd+. Leia o texto:

O movimento denominado Flamengo da Gente, que reúne ” torcedores, sócios-torcedores, sócios e conselheiros que defendem um Flamengo vencedor, justo, democrático e popular”, segundo eles mesmos, publicou uma nota de repúdio a proposta de patrocínio oferecida pela Havanç

A grita esquerdalha é só grita mesmo, porque os dirigentes e a maioria da torcida gostou, até porque vai entrar muito dinheiro na parada.

Artigo, Nicholas Wade, Gazeta do Povo - O vírus chinês foi obra de laboratório e espalhado pela China

Título original: "O novo coronavírus escapou do laboratório? As evidências que reforçam esta 

- Artigo do Nicholas Wade, ex-editor de Ciências do New York Times, ex-Nature e ex-Science detalhando a plausabilidade da origem de laboratório.

A pandemia da Covid-19 abalou vidas ao redor do mundo por mais de um ano. Suas vítimas fatais atingiram mais de três milhões. Contudo, a origem da pandemia continua incerta: os compromissos políticos de governos e cientistas geraram nuvens densas de ofuscação que a imprensa tradicional parece incapaz de dissipar.

No texto que se segue, organizarei os fatos científicos disponíveis, que contêm muitas pistas do que aconteceu, e fornecerei aos leitores as evidências para que tirem as próprias conclusões. Tentarei então avaliar a questão complexa da culpa, que começa com o governo da China, mas vai bem além dele.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O artigo é bem extenso, mas é bastante didático. O editor leu tudo e recomenda.

Opinião do editor - Saiba por que Porto Alegre domou o vírus chinês

A vertiginosa queda nos números de internações em leitos comuns e em leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre, parece indicar que a Capital domou a pandemia.

Não se trata de extermínio do vírus e nem sinal de que ele não prossegue infectando pessoas, mas é claramente um vírus que não consegue mais muito espaço para contaminar pessoas.

A taxa de ocupação de leitos de UTIs despencou para 84,09%, conforme este blog informou de manhã.

O editor tem procurado respostas para a ocorrência.

A principal e decisiva resposta é a seguinte:

427 mil porto-alegrenses já receberam pelo menos a primeira dose das vacinas disponíveis.
134.087 pessoas já estiveram doentes e foram curadas

Porto Alegre conta com 1,5 milhão de habitantes, o que significa que mais de 1/3 da população já recebeu a primeira dose das vacinas ou se curou.

1 em cada 3.

A RBS saberá disto ou será preciso desenhar para que seus jornalistas e seus patrões entendam que deu para eles ?

Podem parar de meter medo na população.

Recomendado - Programe-se para esta terça-feira venha curtir seu chope artesanal. Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para mais informações sobre o Bier Markt Vom Fass, inclusive com opiniões de clientes.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã. Bier Markt Vom Fass recebeu 1o lugar de Veja Porto Alegre na categoria. Foram vários anos seguidos de premiação. Venha experimentar hoje mesmo.

A partir das 17h, estaremos abertos para atendimento presencial.

Faça seu pedido também por via Whats 993882401 / 993887265. Entregas entre 17h e 22h30min.
Cardápio no goomer.app/biermarkt
Válido somente para tele ou take away
*Taxa de entrega R$ 10*

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermar

Assassinos matam sete alunos e um professor na Rússia. E também ferem outros 30. Um dos bandidos foi abatido a tiros.

Esta é a escola atacada.


8 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas na manhã de hoje durante um ataque a tiros a uma escola na cidade russa de Kazan.

O ataque foi feito por dois atiradores. Um assassino adolescente foi detido e o outro morreu no confronto com a polícia. Entre os mortos estão estudantes e um professor.

O incidente é considerado o mais grave dos últimos anos em uma escola da Rússia. Um dos últimos episódios desse tipo ocorreu em 2018 na Crimeia, quando um estudante de uma faculdade matou outras 19 pessoas.

Câmara aprova programa que incentiva a inovação em Porto Alegre.Saiba do que se trata.

Porto Alegre passa a contar com o Creative, programa estratégico de fomento às empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia. Ele também tem como objetivo a difusão da cultura do conhecimento e inovação de setores estratégicos de alta tecnologia no Município.

Por 25 votos favoráveis e oito contrários,  a Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária na tarde desta segunda-feira, o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE 003/21) que institui o Programa Creative. De acordo com o vice-prefeito Ricardo Gomes, que liderou a iniciativa, o objetivo é atrair oportunidades para a Capital, além de difundir a cultura do conhecimento de setores estratégicos de alta tecnologia. 

O programa tem a finalidade de atrair empresas e gerar emprego e renda. Para tanto, as alíquotas de ISS serão reduzidas para 2%. Os setores considerados estratégicos de alta tecnologia são: fabricação e desenvolvimento em sistemas de telecomunicações, fabricação de equipamentos e serviços de informática, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, design em sistemas de tecnologia, laboratórios de ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e de automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, novos materiais e tecnologias em saúde e em meio ambiente. Outros setores produtivos também serão abrangidos quando seus produtos ou serviços forem baseados em atividades tecnológicas inovadoras.

Onyx diz que vai processar O Estadão, "jornal sujo e criminoso". Estadão mentiu ao anunciar orçamento paralelo do governo Bolsonaro.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, fez críticas nesta terça-feira a uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada no domingo que indica que o governo federal teria montado um “orçamento paralelo” para distribuir emendas do tipo RP9 (emendas de relator) a congressistas para aumentar sua base de apoio.

“Desmontando fake news dos parasitas saudosos dos governos corruptos e seus papagaios e lacradores mentirosos: desde 1o de janeiro de 2019 o Brasil é comandando por Jair Bolsonaro com zero casos de corrupção, e assim seguiremos, para desespero dessa gente”, disse no Twitter ao publicar um vídeo no qual fala no telefone sobre a reportagem do Estado de S. Paulo. Segundo o ministro, o jornalista que escreveu o texto, Breno Pires, será processado pela publicação de uma “fake news”.“Essa pecha não vai colar e o Estadão vai pagar caro, na Justiça, onde vai ser feito justiça pela irresponsabilidade daqueles que muitas vezes falam e outros repercutem para tentar lacrar. Isso que o Estadão fez é criminoso. É um jornal sujo, criminoso”, falou em outro momento.

"Estadão e seu jornalista, lacradores criminosos, vão pagar caro pela mentira do orçamento paralelo", avisou o ministro Onyx Lorenzoni.

 

Os 27 bandidos mortos no Jacarezinho eram bandidos de verdade, demonstra a Polícia do Rio

Ao lado, armamento apreendido no Jacarezinho.


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recebeu, hoje, um documento relevante sobre a operação policial ocorrida na favela do Jacarezinho. 

Vinte e cinco dos 28 mortos no ato tinham ficha criminal ou mandado de prisão em aberto, outros dois são integrantes de uma facção local. Apenas o agente André Leonardo de Mello Frias não era ficha-suja. É o que garante relatório interno da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ), responsável pela ação na comunidade. Constam na papelada de 70 páginas a transcrição de áudios feitos no momento da operação na favela, imagens de armas apreendidas, de agentes baleados e de outros mortos durante a atividade na região, ocorrida na quinta-feira 6. Tudo começou depois de evidências segundo as quais crianças e adolescentes estavam sendo cooptados pelo crime.

Conforme os registros, a PC-RJ destaca o Jacarezinho como “uma comunidade fortemente armada” sob a tutela do tráfico de drogas, sendo um dos “quartéis-generais” de facção criminosa. Segundo a PC-RJ, o local abriga um gigantesco arsenal de guerrilha, que seria utilizado na retomada de favelas ocupadas por grupos rivais. Em trecho da papelada, há relatos de que bater de frente com as forças de segurança seria uma “forma de ascensão na hierarquia criminal”. A comunidade é um local estratégico para o crime organizado.

Fort Atacadista confirma quatro novos atacarejos no RS, um investimento total de R$ 150 milhões

 O grupo catarinense Pereira, que desde o ano passado anuncia investimentos no RS, confirmou que irá mesmo investir em quatro atacarejos, um em cada uma das seguintes cidades:

Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas e Caxias.

Serão investidos R$ 150 milhões no total, gerando 1.200 novos empregos diretos, também no total.

A rede de atacarejos é conhecida pelo nome de Fort Atacadista.

Autora da lei que libera kit covid em Porto Alegre, diz que dono da RBS curou-se com kit covid

Nelson Sirotsky foi um dos primeiros gaúchos infectados pelo vírus chinês. Ele foi internado no hospital privado Moinhos de Vento. E se curou com o uso dos medicamentos que integram o kit covid, mas não apenas por eles, por suposto.


No vídeo durante o qual falou sobre o projeto que libera o tratamento precoce em Porto Alegre, a vereadora Comandante Nádia mostrou que personalidades de grosso coturno curaram-se com o uso do kit covid.

Um dos nomes citados por ela foi o do principal controlador da RBS, seu ex-presidente Nelson Sirotsky.

O mais curioso é que a RBS critica diariamente o uso do kit covid, responsável pela cura de um dos seus principais controladores.

Veja o vídeo de Nádia, logo abaixo.

A lei deverá ser sancionada pelo prefeito Segastião Melo. Na Câmara, o projeto foi aprovado ontem por maioria esmagadora. Só as bancadas lulopetistas do PT, PCdoB e Psol ficaram contra (10 vereadores).

CPI da Pandemia ouve o presidente da Anvisa. Pazzuelo ainda não tem data para depor.

O senador Randolfe Rodrigues, DEM, que foi quem pediu a CPI, é ridicularizado nas redes sociais, tudo porque disse que poderá pedir a prisão do ex-ministro Eduardo Pazzuelo, semana que vem, caso o ex-ministro não fale a verdade. O senador é um bravateiro covarde.

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, fala neste momento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado.

A comissão investiga o uso do dinheiro federal que foi enviado para cidades e Estados, além de supostas omissões do governo federal no combate à pandemia.

Cada integrante da CPI terá 5 minutos para questionar o diretor-presidente. Barra Torres terá 5 minutos para responder. Haverá, se necessário, 3 minutos de réplica e 3 minutos de tréplica.

Quase ninguém confia na Câmara e no Senado, diz pesquisa do Paraná Pesquisas

Eis os números da pesquisa de opinião pública, conforme números que o editor acaba de receber. Os números são relativos aos índices de confiança:

Forças Armadas, 32,6%
STF, 18,3%
Presidência, 14,8%
MPF, 12,1%
Senado, 2,8%
Câmara dos Deputados, 2,6%

Os números da Câmara e do Senado são deploráveis.

Por pouco o Congresso não é considerado totalmente inútil.

Bolsonaro diz, esta manhã, que "jornalistas canalhas" inventaram "orçamento secreto"

 

Inflação que corrige aposentadorias subiu 7,59% em um ano (incluído abril)

Usado para corrigir aposentadorias e o salário mínimo, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi de 0,38% em abril. Com o resultado, a inflação acumulada de 12 meses subiu de 6,94% em março para 7,59% no último mês.

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

CLIQUE AQUI para examinar a nota completa do IBGE.

Mesmo com prazo ultrapassado, a recomendação é de que a 2a. dose seja efetivada por quem tomou a 1a. dose

 O editor deste blog foi atrás da secretaria municipal da Saúde, Porto Alegre, para saber se a 2a. dose fará efeito para quem tomou a 1a. dose e não conseguiu emplacar a suplementação dentro do prazo.

A orientação é de que não existe comprovação científica sobre isto, mas a recomendação é de que seja feita a 2a. dose.

Secretarias da Saúde suspendem uso da Oxford em grávidas

Seguindo orientação da Anvisa, as secretarias estaduais e municipais da Saúde estão suspendendo as aplicações da vacina da Oxford em grávidas.

Isto inclui o RS.

Nova lei garante liberdade para médicos e pacientes em Porto Alegre, inclusive para o tratamento precoce

 O que diz a vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia, no vídeo que o editor acaba de disponibilizar no seu próprio Canal do You Tube: "Foi aprovado o meu projeto de lei, assinado por mais 4 colegas vereadores,  que prevê a disponibilidade de remédios, suplementos ou vitaminas para tratar imediatamente o paciente contra o coronavírus. O médico do posto de saúde poderá prescrever o que entender como o melhor tratamento, e o paciente decidirá se quer ou não seguir a recomendação do profissional. Com a prescrição em mãos, o cidadão poderá retirar, de graça, o remédio indicado. Liberdade para o médico! Liberdade para o paciente!". Veja:

Outro deputado estadual gaúcho é atacado pelo vírus chinês

O deputado estadual gaúcho Beto Fantinel, MDB, está doente. Ele foi contaminado pelo vírus chinês.

Ele se trata em casa.

Jerônimo Goergen quer que PP diga logo se terá candidato próprio ao Senado

 O deputado federal Jerônijmo Goergen disse ontem a noite ao editor que vai insistir com seu Partido, o PP, para que defina logo estas questões sobre a disputa de uma vaga no Senado:

Candidato próprio
Pelo menos dois candidatos a candidatos já estão na disputa interna, no caso o próprio Jerônimo, mas também a ex-senador Ana Amélia.

Candidatura para coligado
Caso o PP lance mesmo o nome do senador Luis Carlos Heinze ao Piratini, o que é certo, Jerônimo Goergen quer que o PP diga claramente que a vaga ao Senado será do coligado. Neste caso, os nomes mais prováveis serão os do ex-governador Sartori (MDB), Onyx Lorenzoni (DEM) ou Hamilton Mourão (PRTB).

Mais da metade das escolas privadas gaúchas registra adesão entre 80% a 100% às aulas presenciais

Mais da metade das escolas da rede privada tem adesão entre 80 e 100% dos alunos no retorno às aulas presenciais no RS. Este percentual de adesão à volta as aulas chega a 73,4% na Educação Infantil, conforme pesquisa do SINEPE/RS

Em menos de 15 dias do retorno às aulas presenciais, a rede privada registra alta adesão dos alunos, especialmente na Educação Infantil. Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), a maioria das escolas (73,4%) informou que a presença dos alunos da Educação Infantil está entre 80 e 100%. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), esse percentual foi registrado em 60,2% das escolas. Já, nos anos finais (6º ao 9º ano), quase metade das escolas (46,6%) conta com a presença de 80 a 100% dos alunos. No Ensino Médio, esse percentual foi registrado na maioria dos estabelecimentos (51,5%). A pesquisa foi feita com 90 instituições em todo o Estado, no dia 7 de maio.

Para o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, os números confirmam a necessidade de os estudantes retornarem ao ensino presencial e a confiança das famílias nas instituições de ensino. 

Ata do Copom projeta novo reajuste da taxa básica de juros

Sinalizando outro ajuste da Selic de 0,75%. na próxima reunião, ata do Copom reforçou intenção de seguir com normalização parcial da política monetária. 

Isto é o que analisam os economistas do Bradesco, esta manhã, logo depois que leram a ata. Leia todo o texto:

O documento apontou uma visão de recuperação robusta da atividade econômica global, em um ambiente de avanços na imunização e de manutenção de estímulos. Contudo, também chamou a atenção para os riscos inflacionários, que podem aumentar os desafios aos países emergentes. 

Em relação ao cenário doméstico, a ata reconhece que a pandemia produziu efeitos setoriais heterogêneos, mas que a ociosidade como um todo se reduziu mais rapidamente do que o previsto.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Primeira prévia da inflação do IGP-M apresenta alta forte de 2,68%

Preços no atacado começaram o mês em aceleração, enquanto inflação ao consumidor perdeu força. 

A primeira prévia do IGP-M de maio apresentou alta de 2,68%, acelerando em relação ao mês passado (0,50%). O acréscimo foi explicado pelo aumento da inflação no atacado, tanto de produtos agrícolas quanto industriais, com pressão de preços de commodities. Por sua vez, o IPC-Fipe, que mede a inflação ao consumidor de São Paulo, avançou 0,35% na primeira quadrissemana deste mês, perdendo força em relação à anterior (0,44%). Para esse resultado, o alívio das altas de alimentos e transportes foi o principal vetor baixista.

Bolsa abre o dia em pequena queda. O dólar sobe.

 A Bolsa abriu em queda nesta manhã.

O dólar sobe.

10h24min

Bolsa, -0,09%, 121.800 pontos
Dólar comercial, +0,79%, R$ 5,2698 para a vendas

Nesta quinta, Assembleia do RS promoverá painel "A escola depois da pandemia"

Nesta quinta-feira, as 17h30, acontece o painel "A Escola do futuro: como recuperar o atraso no pós-pandemia?", que faz parte do seminário "O RS pós-pandemia", promoção da Assembleia do RS.

Os participantes serão a diretora do FGV CEIPE, Cláudia Costin, e o professor da FGV, André Portela de Souza. Além disso, participam como debatedores o presidente do Sinepe, Bruno Eizerik, a presidente do CPERS, Helenir Schürer e a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. 

O evento terá transmissão pelas redes sociais, rádio e TV Assembleia.

Dica do editor - As 12h15min, esta live mostrará tudo sobre as vacinas (contra o vírus chinês) em uso no Brasil

Nesta quarta-feira, o Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, coloca o assunto da pandemia em pauta no Grand Round. Com o tema "O que você precisa saber sobre as vacinas para a COVID-19", o evento on-line e gratuito vai abordar as diferenças entre os imunizantes, com dados científicos sobre eficácia, públicos prioritários, cuidados e indicações. A palestra será com a pesquisadora e integrante do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Imunologia Cristina Beatriz Cazabuena Bonorino, e terá a apresentação do superintendente Médico, Luiz Antonio Nasi. A live inicia às 12h15 e as inscrições podem ser feitas no site do hospital. 

O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube. CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Le Postiche entra em recuperação judicial depois de acumular dívidas de R$ 67 milhões

 A rede de lojas Le Postiche (malas, bolsas e acessórios) entrou em regime de recuperação judicial.

A pandemia causou gravíssimos prejuízos ao grupo, que acumula dívidas de R$ 67 milhões.

Via Uno obtém regime de recuperação judicial

 O pedido de recuperação judicial da Via Uno (calçados) foi atendido ontem pela Justiça do RS.

Inflação do IPCA (inflação oficial) despencou de 0,93% (março) para 0,31% em abril, diz IBGE

 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,31% em abril, abaixo da taxa de 0,93% registrada em março, conforme divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da desaceleração, no acumulado em 12 meses o IPCA subiu para 6,76%, permanecendo acima do teto da meta do governo para a inflação no ano – o centro da meta é de 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.

Terça-feira abriu com tempo bom, mas poderá chover durante o dia em Porto Alegre

 Porto Alegre, 8h30min, 14o

A MetSul Meteorologia prevê instabilidade e queda na temperatura, mas a manhã abriu com sol e tempo quente em cidades como Porto Alegre.

O Estado registrará chuva e garoa ao longo do dia.

A temperatura pouco variará durante o dia e, à noite, faz frio.

Em Porto Alegre, sol aparece, mas poderá chovesr A mínima na Capital foi de 12°C e a máxima não ultrapassará os 18°C.

Prefeito Sebastião Melo requisita professores para cobrir falta de grevistas

A prefeitura de Porto Alegre requisitou administrativamente ao Sindicato do Ensino Privado a prestação de serviços de professores para a rede municipal. A solicitação foi feita por meio do decreto 21.030, publicado no Diário Oficial na noite desta segunda-feira. 

A prefeitura quer profissionais de educação Infantil e Ensino Fundamental, além de auxiliares de serviços gerais e cozinheiros. A medida tem como objetivo contornar a greve deflagrada pelos servidores na sexta-feira, 7 de maio. 

O prazo de requisição é de 60 dias. 

Em Porto Alegre, vacinas da Pfizer só são aplicadas em postos de Saúde

 Em Porto Alegre, as vacinas da Pfizer (ontem a noite chegou novo lote) são aplicadas exclusivamente em postos de saúde da prefeitura.

Hoje tem 2a. dose da Coronavac em Porto Alegre. Saiba quem pode, também, tomar 1as. doses de Oxford e Pfizer.

Foto de Giulian Serafin, PMPA. O local é a tenda do Bourbon Country.

 Porto Alegre já aplicou 1a. dose em 427 mil pessoas, praticamente 1/3 da população. 

CLIQUE AQUI para saber que outras faixas da população podem ser vacinadas com 1a. dose de Oxford e Pfizer, hoje. 

A vacinação da 2ª dose da Coronavac será retomada nesta terça-feira para pessoas com 75 anos ou mais. A aplicação estará disponível em 12 unidades de saúde e na tend a do estacionamento externo do Bourbon Country

CLIQUE AQUI para saber endereços e horários.

Bolsonaro cria a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19

 O governo publicou na noite de ontem, em edição extra do Diário Oficial da União, decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que institui a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.

CLIQUE AQUI para examinar como será a estrutura e as funções do da nova secretaria.

Taxa de ocupação de leitos de UTIs é de 82,2% e despenca em todo o Brasil

 O boletim mais recente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) sobre a pandemia no Brasil indica que cerca de 82,2% das UTIs para pacientes adultos da doença estavam ocupadas de 26 de abril a 3 de maio de 2021. O percentual é uma média das taxas de ocupação dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Os pesquisadores também indicaram “tendência lenta de queda em quase todo o país’’ da ocupação de leitos de UTI adulto para pacientes da doença. Os especialistas alertam que, apesar dos “sinais de melhora mais sensível”, a situação está longe “de indicar um quadro tranquilo”. 

De 26 de abril a 3 de maio, Acre, Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul deixaram a zona crítica (80% de ocupação ou mais). Outros 16 Estados e o Distrito Federal permanecem em situação crítica.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do boletim.

Queda drástica da taxa de ocupação de leitos de UTIs mostra que pandemia está domada em Porto Alegre

A queda drástica das taxas de ocupação de leitos de UTIs de Porto Alegre, 84,09%, portanto abaixo dos 85% considerados por especialistas e donos de hospitais como índice de normalidade, indica que a pandemia está domada em Porto Alegre.

Dos 972 leitos de UTIs, 408 estão ocupados por doentes infectados por vírus chinês.

Porto Alegre acumula 143 mil casos confirmados da doença e 4.402 óbitos.

CLIQUE AQUI para examinar todos os dados, tabelas e gráficos.

Anvisa manda paralisar aplicação da Oxford em grávidas

 A Anvisa recomendou na noite de ontem a suspensão do uso da vacina contra o vírus chinêds da AstraZeneca em grávidas. O imunizante, desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford, é produzido no Brasil pela Fiocruz.

Em nota, a agência informou que a orientação “é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacina em uso no país”.

Não foram especificados quantos e quais eventos adversos a agência identificou em mulheres grávidas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/