Freire lança Any Ortiz para a prefeitura de Porto Alegre. Ela disputará as eleições pelo Cidadania.

O ex-deputado Roberto Freire, ex-PPS e hoje Cidadania, está em Porto Alegre e nesta manhã lançou o nome da deputada estadual Any Ortiz para a condição de candidata à prefeita da Capital.

Neste dia 7, amanhã, será dia de sair com as cores da bandeira, mas o PT quer ver todos de preto contra Bolsonaro

Amanhã, dia 7, o lulopetismo sem caráter convoca o povo a sair de preto.

Os patriotas brasileiros sairão de verde, amarelo, azul ou branco.

É isto.

Pai do procurador indicado por Bolsonaro confirma que Augusto Arias quer acabar com a Lava Jato


Cresce a confirmação de que o candidato de Bolsonaro à PGR é inimigo de Moro, Dallagnol e Lava Jato.

Aggusto Aras quer destruir Dallagnol e Moro. Seu discurso oblíquo, aparentemente legalista, é retórica lulopetista disfarçada.

O pai do indicado por Bolsonaro para a PGR, Roque Aras, que foi deputado federal pelo MDB, Partido que presidiu na Bahia durante o regime militar e duas vezes, depois, candidato pelo PT, disse esta tarde para a Folha de S. Paulo que são corretas as críticas que o filho fez à atuação da força-tarefa da Lava Jato. Em entrevista, Augusto Aras afirmou que apoia a Lava Jato "como política de Estado", mas criticou o seu personalismo. A entrevista foi distribuída pela Folhapress e publicada há pouco em sites como os do jornal Zero Hora.

Na prática, trata-se de um ataque oblíquo, mas decisivo, à Lava Jato:

- Os fatos demonstraram que Augusto tinha razão. A Lava Jato teve uma função muito importante na politica do país, mas cometeu excessos. A força-tarefa deve retomar o caminho exclusivamente da lei.

A declaração deixa subentendido que Sérgio Moro e Dallagnol agiram fora da lei, fazendo coro com a campanha de assassinato de reputação levada a cabo pelo lulopetismo, reverberado pelo site sujo The Intercept, o que só favorece os ladrões do dinheiro público que participaram da organização criminosa lulopetista desbaratada pela Lava Jato e cujos desdobramentos poderão ser bloqueados por Augusto Aras na PGR.

MDB vai insistir com Sartori em Caxias do Sul

O MDB está convencido de que o ex-governador José Ivo Sartori disputará a prefeitura de Caxias do Sul no ano que vem.

Se for eleito, Sartori será prefeito pela terceira vez.

Bolsa mantém trajetória de alta e termina a semana acima dos 100 mil pontos

A Bolsa manteve a trajetória de alta que começou ontem, fechando o pregão, hoje, com valorização de 0,68%, acima dos 100 mil pontos, mais exatamente 102.935 pontos.

O dólar comercial caiu consistentes 0,75%.

Fechamento

Bolsa, +0,68%, 102.935 pontos
Dólar comercial, -0,75%, R$ 4,0780 para a venda.

48 mil já votaram para Prêmio Press, o Oscar do jornalismo do RS


A revista Press, Porto Alegre, divulgou esta tarde a primeira parcial de semifinalistas do Prêmio Press 2019, que teve nesses primeiros cinco dias de Voto Popular e Voto Profissional mais de 48 mil indicações. O período de indicações se estende até o dia 20 de outubro, e dele podem participar qualquer pessoa pelo Voto Popular e jornalistas e radialistas, devidamente identificados, através do Voto Profissional.
     
Esta é a edição de 20 anos do Prêmio Press. A grande festa do “Oscar da Imprensa Gaúcha” está marcada para o dia 11 de novembro, às 19h, no Teatro Dante Barone.
     
1ª parcial (apenas para Web e Jornalista do Ano):

JORNALISTA DO WEB DO ANO
Demian Diniz  — www.blogdodemian.com.br; José Luiz Prévidi - previdi.blogspot.com; Ianker Zimmer – www.opiniaolivre.com.br; Políbio Braga - polibiobraga.blogspot.com; Ricardo Wortmann – cornetadorw.blogspot.com 

JORNALISTA DO ANO
Alexandre Mota – TV Record; Diego Casagrande – Band; José Luiz Prévidi - previdi.blogspot.com; Magda Beatriz – TV Pampa; Nando Gross – Rádio Guaíba.

Eleitores provocam Bolsonaro por causa de Aras para a PGR. Trending topic de hoje é "Volta PT !".

O trending topic mais falado de hoje é Volta PT, tudo em função da declaração feita ontem pelo presidente Jair Bolsonaro ao defender o nome de Augusto Aras para a PGR.

Bolsonaro queixou-se de críticas recebidas de eleitores seus e declarou:

- Ou me apoiam ou o PT volta.

Muitos bolsonaristas começaram a cravar no Twitter:

- Volta PT.

Os eleitores de Bolsonaro estão incomodados com a escolha de Augusto Aras, que já declarou várias vezes que quer acabar com a Lava Jato e que tem raízes e amizades lulopetistas. O pai de Augusto, o advogado Roque Aras, 87 anos, é ex-deputado federal pelo MDB da Bahia de 1979 a 1982. Roque Aras também foi filiado ao PT, partido pelo qual disputou, sem sucesso, o Senado, em 1986, e a Prefeitura de Feira de Santana, em 1988. Ele, no entanto, avisa que seu filho nunca foi de esquerda.

Instituto Federal do RS ameaça fechar as portas neste final de mês

O Instituto Federal do RS ameaça fechar as portas no final deste mês.

A alegação é de que a instituição ficou sem dinheiro.

Dica do editor - Amanhã tem aula grátis sobre noções de mecânica para mulheres, Porto Alegre


Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita sobre noções de mecânica para mulheres,  que ocorrerá neste sábado, 14, às 9h, no auditório da EPTC, Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para conhecer todos os ítens da programação e se inscrever.

Lewandowski (quem mais seria) autoriza pagamento garantido para juíza presidir a AJD

A juiza do trabalho gaúcha Valdete Souto Severo, presidenta da Associação Juízes para a Democracia (AJD), que não é entidade sindical e nem de representação de todos os juízes do RS ou do Brasil, pode dar expediente integral na entidade com salários garantidos pela Justiça do Trabalho do RS.

A decisão liminar é de Ricardo Lewandowski.

A AJD acha que o Brasil está sendo “soterrado por uma plutocracia fascista”. e que Lula é um pobre preso político muito injustamente perseguido.

Em agosto, o ministro Raimundo Carreiro, do TCU, havia determinado ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região a suspensão da decisão que concedeu a licença remunerada à juíza, com dinheiro público, para o exercício de atividade em uma associação privada.“Segundo a decisão, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional proíbe que magistrados assumam cargos de direção e técnico em associações que não sejam de classe”, anotou Carreiro em sua decisão, à época.

Bandido aliado do site sujo The Intercept diz que hackeou Paulo Guedes e Joice Hasselmann

O criminoso cibernético Walter Delgatti Neto, o Vermelho, parceiro do site sujo The Intercept, que há 60 move campanha de desmoralização de procuradores e magistrados federais, confessou ter invadido o Telegram de Paulo Guedes, do deputado Luiz Philipe de Orleans e Bragança e de Joice Hasselmann.

A informação é do Globo.

A confissão foi feita em 14 de agosto.

O bandido utilizou de outro aplicativo para executar as invasões, diferente do BRVOZ, que a PF havia identificado. “Invadiu as contas de Telegram do ministro da Economia Paulo Guedes e da deputada federal Joice Hasselmann pelo sistema VOIP da empresa Setetel.

Governo federal lança identidade estudantil. A carteirinha acaba com o cartório da UNE e da UBES.

O governo federal lançou, hoje, a identidade estudantil, válida inclusive para descontos em cinema e em passagens de ônibus.

As identidades da UNE e da UBES, bem como de seus aparelhos estaduais e municipais, não valerão mais nada.

Acabou o cartório.

UNE e UBES terão que buscar outras fontes de renda, porque também já perderam acesso aos cofres do MEC.

Paulo Pimenta é candidatíssimo à presidência nacional do PT

O deputado federal gaúcho Paulo Pimenta é o candidato mais forte à presidência nacional do PT.

PT receberá como herói o prisioneiro por corrupção Vaccari Neto

O PT decidiu fazer festa pública e receber como herói seu ex-tesoureiro nacional Vaccari Neto, libertado depois de cumprir 1/6 da pena a que foi condenado por corrupção.

As homenagens aos seus heróis corruptos é recorrente no PT.

São todos considerados "heróis do povo brasileiro".

E ?

PP rompe com Marchezan e diz que o prefeito retirou o gabinete do vice Paim, que é do PP

O rompimento político entre prefeito e vice de Porto Alegre não é comum, mas isto aconteceu antes quando o prefeito Collares rompeu com seu vice Glênio Peres, que também foi privado de gabinete próprio.

O PP de Porto Alegre tirou, esta tarde, dura nota  de rompimento com Marchezan Júnior e denunciando que o prefeito tirou o gabinete que era ocupado pelo vice-prefeito Gustavo Paim.

Paim, que é do PP e candidato a prefeito, foi atingido antes de viajar para o exterior.

O PP também avisou que participará ativamente da CPI que investigará denúncias contra a administração municipal.

Dica do editor - Quatro coronéis debaterão segurança pública na aula Magna da Estácio do RS, dia 10

Um debate sobre segurança pública abrirá a aula magna do curso de Direito da Faculdade Estácio do RS, dia 10,19h, no auditório da rua marechal Floriano Peixoto 626, Porto Alegre.VBão falar os coronéis Mário Ikeda, Marcelo Frota, Paulo Mendes e esar Bonfanti, tendo os professores Lúcio Constantino e Pualo Oliveira júnior como mediadores. A coordenação será da professora Marailise Kostelnaki Bau.

Bolsonaro fala sobre primeiro aniversário do atentado que sofreu em Minas

H&M boicota insumos brasileiros e precisa ser boicotada nas lojas que tem no Brasil

A H&M resolveu boicotar insumos brasileiros que utiliza na confecção de seus produtos.

É uma retaliação ao que chama de "falta de atenção brasileira às queimadas da Amazônia".

A H&M é sueca e vende moda em 69 Países, inclusive no Brasil.

No caso brasileiro, cabe aos consumidores boicotarem os produtos da H&M.

Dica do editor - Saiba o tamanho dos casos de sarampo no País


O Ministério da Saúde registra aumento exponencial de casos de sarampo no país. Saiba como prevenir e tratar. O sarampo é contagioso e pode levar à morte.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Trensurb insiste com aposentadoria complementar para seus empregados

A direção do Trensurb, estatal federal gaúcha que será privatizada, insiste em negociações com o ministério da Economia, tudo para garantir aposentadoria complementares para seus empregados.

Este tipo de benefício é legalmente vetado.

Dica do editor - Conheça este programa Immersion para startups. É da Google e para o Brasil.


O Google abriu inscrições para o programa Immersion para startups de fora de São Paulo.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Gazen é confirmado na secretaria de Infra de Porto Alegre. Nelcir Tessaro, DEM, é o vice.

A prefeitura de Porto Alegre confirmou a indicação de Marcelo Gazen para titular da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Seu adjunto é Nelcir Tessaro, que perdeu o mandado de vereador por ter trocado o PSD pelo DEM.

Polícia Federal volta aos Correios para investigar novas roubalheiras

A Polícia Federal está de novo nas ruas.

E de novo para investigar roubalheira nos Correios.

Ex-vice de José Serra em 2010, Indio da Costa é preso pela PF no Rio


A PF prendeu nesta manhã Índio da Costa, ex-deputado, ex-candidato a prefeito do Rio e ex-candidato a vice-presidente na chapa de José Serra em 2010.

Dica do editor - Conheça este Manual de Cultura Oceânica, obra da Unesco


Conheça este Manual de Cultura Oceânica, da Unesco, que vai ganhar versão em português.

CLIQUE AQUI para examinar.

Embratur nomeia até quem não tem passaporte par ao cargo de "embaixador do turismo brasileiro"

O ex-jogador gaúcho Ronaldinho foi nomeado "embaixador honorífico do turismo brasileiro", tudo por decisão errática da Embratur.

Ronaldinho terá dificuldade para cumprir a missão, já que seu passaporte está retido por decisão judicial, já que deve e não paga uma multa por dano ambiental. Ele litiga na Justiça, mas ontem o STF negou seu último recurso.

No carro da GM gaúcha será lançado dia 12 na Fiergs

A GM de Gravataí confirmou informação que este blog passou ontem sobre o lançamento do seu novo carro, que começou a ser fabricado nesta segunda-feira.

Está tudo previsto para o dia 12, em ato programado para a Fiergs.

No ato, a GM inclui este lançamento no seu pacote de investimentos de R$ 6,5 bilhões no País, R$ 1,4 bilhão dos quais apenas na plataforma que permitiu a produção do novo modelo, que será vendido nos mercados interno e externo.

Em Gravataí, a montadora já fabrica os modelos Prisma e Onyx, este líder de vendas no mercado brasileiro, pode produzir até 350 mil carros por ano e com os sistemistas tem 7 mil trabalhadores.

Dica do editor - Confira detalhes do programa de escolas cívico-militares


Confira, no link a seguir, os detalhes do programa de escolas cívico-militares lançado pelo MEC.

CLIQUE AQUI para saber.

Inflação do IPCA, que é a oficial, fechou agosto com alta de apenas 0,11%


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,11% em agosto, ante uma alta de 0,19% em julho, segundo divulgou nesta sexta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o índice acumula alta de 2,54% em 8 meses. Em 12 meses, o IPCA acelerou para 3,43%, acima dos 3,22% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, mas permanece bem abaixo da meta de 4,25% definida pelo governo para o ano, o que reforça as apostas de novos cortes na taxa básica de juros, atualmente em 6% ao ano, mínima histórica.

Reveja o momento em que Boris Casoy anunciou o atentado do ex-ativista do Psol contra Jair Bolsonaro

Há exato um ano, Bolsonaro sofreu atentado praticado por ex-ativista do Psol

Hoje, completa um ano o tempo transcorrido desde o atentado a faca sofrido pelo presidente Bolsonaro, tudo pelas mãos de  um ex-ativista do Psol, o assassino Adelio Bispo, preso no Mato Grosso.

Até o momento, a Polícia Federal não identificou os mandantes, mas o inquérito continua.

Neste final de semana, ainda como efeito da facada que recebeu, Bolsonaro voltará ao Hospital Albert Einstein para nova cirurgia, desta vez para a retirada de uma hérnia que surgiu no abdômen.

O presidente ficará três dias fora do cargo, que será ocupado pelo vice Hamilton Mourão.

Bolsa volta ao real e sobe bem nesta quinta-feira. Dólar despenca.

A Bolsa abriu em alta e o dólar vai caindo drasticamente nesta quinta-feira, demonstrando que o mercado financeiro vai readquirindo sua capacidade de apreciar realisticamente os fundamentos atuais e as perspectivas otimistas do campo econômico.

As 10h44min

Bolsa, +0,45%, 102.699 pontos
Dólar comercial, -1,05%, R$ 4,0668

Procergs, RS, entra hoje no nono dia de greve

Os trabalhadores da Procergs emplacam, hoje, seu 9o dia de greve.

Eles querem reajuste salarial de 3,31% e a ampliação de benefícios salariais indiretos como vale-refeição, auxílio-creche, regime de compensação de horários e anrtecipação dos dias de pagamento salarial.

Oi já investiu mais de R$ 262 milhões no RS em 2019


A Oi investiu mais de R$ 262 milhões no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2019, um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operadora implantou rede de fibra ótica nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Canoas, São Leopoldo e Viamão e investiu na sua rede móvel com a modernização de 197 sites no período.

A Oi lançou neste mês tecnologia 4.5G na cidade de Porto Alegre e disponibiliza 4G em 61 cidades do Rio Grande do Sul.

A companhia também registrou crescimento no seu serviço pós-pago, sendo responsável por 33% do market share de novas aquisições no segundo trimestre desse ano no país, em relação ao mesmo período do ano passado. No Rio Grande do Sul, o crescimento no primeiro semestre foi de 7% no número de clientes conquistados.

Dica do editor - Estes são os países com melhores condições para residentes no exterior


Taiwan, Vietnã e Portugal, nesta ordem, são os países que têm as melhores condições para residentes do exterior. Os dados são da Expat Insider, um ranking anual elaborado a partir de pesquisas com esses estrangeiros que vivem fora do seu país de origem. No ranking com 64 países, o Brasil está em 61º .

CLIQUE AQUI para saber mais.O texto está em inglês.

Congresso já tem maioria formada para derrubar vetos de Bolsonaro à Lei de Abuso de Autoridade


Para derrubar os vetos à Lei de Abuso de Autoridade, em votação nominal, 257 deputados e 41 senadores precisam votar contra o veto.

Isto não será difícil para os aliados do crime organizado que estão grudados como ventosas dentro do Congresso.

Governo publicará, hoje, edital para o megaleilão de petróleo, que sairá dia 6 de novembro


O governo publicará, hoje, a minuta de edital e dos contratos do megaleilão de petróleo.

O governo preferia publicar os documentos com o aval do TCU para dar mais segurança jurídica aos investidores, mas não pôde abrir mão do calendário do leilão, que está marcado para 6 de novembro.

Um adiamento da publicação das minutas poderia atrasar esse cronograma.

A concorrência é fundamental para o governo pela questão fiscal, já que a arrecadação com o bônus de assinatura dos contratos, estimada em R$ 106 bilhões, será usada para cumprir a meta de déficit primário de R$ 139 bilhões.

Dica do editor - Saiba o que a rede varejista gaúcha Lebes faz para apoiar a campanha de prevenção ao suicídio

Desde o último domingo, a fachada da Lebes Life Store, centro de Porto Alegre, está iluminada de amarelo em alusão à campanha de prevenção do suicídio. Arede de varejo gaúcha também vai apoiar o Outubro Rosa (para prevenção do câncer de mama) e o Novembro Azul (sobre câncer de próstata), iluminando a filial do Centro Histórico de Porto Alegre com as cores alusivas a estas causas.

Produção de veículos recuou 6,5% em agosto, diz Anfavea

Dados correntes como estes da Anfavea, sugerem que o PIB do terceiro trimestre ficará próximo à estabilidade. 

Ontem, a Anfavea divulgou o resultado de agosto do setor automotivo. A produção de veículos recuou 6,5% na margem, refletindo tanto a queda da produção de veículos leves quanto pesados. As vendas no mercado interno também tiveram um desempenho fraco no mês passado (queda de 3,2%), principalmente explicado pelo segmento de leves. As exportações seguiram em queda, refletindo a menor demanda externa, principalmente da Argentina. Os estoques do setor permaneceram elevados e acima da média histórica.

Inflação do IGP-DI despencou abaixo de zero. Houve deflação de 0,51%.

O IGP-DI de agosto apresentou deflação de 0,51%, ligeiramente acima da expectativa de bancos como o Bradesco (-0,55%).

Em julho o IGP-DI recuou 0,01%.

Chefe da Polícia Federal do Rio queria mexer com Hélio Negão para atingir Bolsonaro e por isto foi detonado

O delegado da PF do Rio queria atingir politicamente o grupo de Bolsonaro e foi detonado antes disto.

Nas últimas semanas, Hélio Negão não tem saído com frequência nas fotos com o presidente.

Uma investigação da Polícia Federal contra Hélio Negão, o deputado amigo de Jair Bolsonaro, seria o verdadeiro motivo da decisão de remoção do chefe da PF no Rio. Há 12 dias, como o leitor se lembra, o presidente reclamou no portão do Palácio da Alvorada de uma bomba que estava “para estourar” em “uma pessoa importante que está do meu lado”. O recado era para a PF do Rio, pilotada por Ricardo Saadi. 

Lançado a prefeito do Rio por Bolsonaro, Negão virou alvo dos agentes por pecados que teriam sido cometidos há mais de quinze anos. 

A reação de Bolsonaro contra os iminentes ataques em Negão, acabou respingando no diretor Maurício Valeixo.

Christopher Goulart confirma que é candidato a candidato à prefeitura de São Borja

Christopher Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, suplente do senador Lasier Martins, confirmou sua condição de candidato a candidato a prefeito de São Borja.

Ele quer se candidatar pelo PDT, seu Partido.

Marlon Santos já está com um pé fora do PDT

O deputado federal Marlon Santos, que foi o mais votado da legenda no ano passado e já presidiu a Assembleia do RS, está com um pé fora do PDT.

Ele foi punido por ter votado a favor da PEC da Previdência.

O deputado terá que aguardar pela janela de troca partidária, abril, porque em caso contrário perderá o mandato.

Eduardo Leite visita, hoje, charter schools em Miami. Depois viajará para Singapura. Leite ficará 10 dias fora do RS.

O governador Eduardo Leite já está nos Estados Unidos, sua quarta viagem ao exterior desde que assumiu. Ele ficará 10 dias fora. Depois dos EUA, ele viajará para Singapura, a convite da Fundação Lehmann, onde participará de evento sobre gestão pública.

Hoje, o governador visitará uma escola pública com gestão privada de Miami, as chamadas charter schools, junto com o governador da Flórida, Ronald DeSantis. Também falará com o ex-governador Jeb Bush, que introduziu o sistema no Estado, além da secretária de Educação dos Estados Unidos, Elizabeth Devos. Eduardo Leite quer implementar programas de charter schools no RS.

Vai chover, hoje, no RS

Porto Alegre, 8h30min, 15o

Vai chover, hoje, no RS nesta sexta-feira. 

Uma frente quente avança em direção ao Sul e isto provoca a instabilidade, que deve atingir quase todos os municípios do Estado ao longo do dia.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o sol aparece entre nuvens na Grande Porto Alegre e em parte do interior no início do dia. São esperadas trovoadas e há risco de granizo em pontos isolados do Estado. O amanhecer foi menos frio do que nos dias anteriores. Ao longo da tarde, a temperatura subirá moderadamente.

Em Porto Alegre, dia começou com nuvens e deverá ter chuva ao longo do dia. A temperatura  máxima chegará aos 23°C

Gasolina já está 1,33% mais cara

O preço da gasolina subiu 1,33%.

Gleisi Hoffmann saúda novo chefe da PGR por espinafrar a Lava Jato

Depois dos ataques do PT à escolha de Augusto Arias para novo chefe da PGR, a presidente do Partido, Gleisi Hoffmann voltou atrás, conforme postagem que fez no seu Twitter.

Gleise Hoffmann, que também se assina Lula, como se percebe no post ao lado, escreve que o novo chefe da PGR tem razão quando afirma que a lava Jato sequestrou o Brasil, levando a economia do País à ruína.

O post de Gleisi reproduz a seguir uma notícia da Folha de São Paulo, na qual são reproduzidas declarações de Augusto Arias contra a Lava Jato.

A conferir.

Nas redes sociais bolsonaristas, é maior a reação desfavorável do que favorável à indicação feita por Bolsonaro.

Folha saúda novo chefe da PGR. Mônica Bérgamo, sua porta-voz, festeja: "É a maior derrota da Lava Jato e de Moro"

A Folha de S. Paulo, inimiga jurada do governo Bolsonaro, saúda na sua edição de hoje a escolha de Augusto Aras para chefe da PGR.

"É a maior derrota imposta até agora contra Sérgio Moro e a Lava Jato", escreveu a jornalista lulopetista Mônica Bérgamo, visivelmente satisfeita.

A Folha, agora, acha que o Brasil está a salvo da Lava Jato.

É o que também acham as maiorias do STF e do Congresso, os líderes partidários envolvidos em corrupção, boa parte dos empreiteiros, a Fiesp, a CUT, boa parte da mídia amestrada e alinhada, os investigados, denunciados, julgados e condenados pela Lava Jato, e também o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva.

Não é pouco bandido para engrossar uma só lista.

Paulo Guedes pede desculpas por chamar madame Macron de feia, mas diz que apesar disto ela é feia

O ministro Paulo Guedes pediu desculpas por ter chamado de feia a primeira-dama francesa Brigitte Macron, tudo durante palestra feita nesta quarta-feira em Fortaleza.

Mas disse, também, porém, que ela é feia.

E ?

Como se sabe, a terra gira em torno do sol.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/