Agora, live sobre a crise do Irã. Acompanhe.

 Esta live é produção do Likud Brasil.

Artigo, Políbio F Braga - Trump e a batalha pelo futuro da energia

* Políbio F Braga é jornalista e editor do portal Conecta Energia, é especialista dos setores de energia e telecom.

As críticas recorrentes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às energias renováveis, especialmente à energia eólica, revelam muito mais do que uma simples discordância técnica. Elas expõem uma disputa profunda entre dois modelos de desenvolvimento: um ancorado em combustíveis fósseis, cada vez mais associado a riscos climáticos e instabilidade geopolítica, e outro baseado em inovação, energia limpa e sustentabilidade de longo prazo.

Desde sua retomada de protagonismo político, Trump tem adotado uma agenda explícita de fortalecimento do carvão e do petróleo, flexibilizando regulações ambientais e restringindo o avanço das fontes renováveis. Essa postura não ocorre por acaso. Parte significativa de seus principais financiadores e aliados políticos está diretamente ligada às indústrias fósseis, que historicamente investem bilhões em lobby e financiamento eleitoral nos Estados Unidos.

O discurso crítico às renováveis ignora não apenas o consenso científico sobre a crise climática, mas também a transformação em curso no mercado energético global ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Agora, ao vivo, Oeste sem Filtro. Acompanhe até asa 20h.

Nikolas, Dias Toffoli e Flávio Bolsonaro surpreendem o País

Artigo, Raquel Gallinati - O silêncio dos policiais que desistem de viver

Delegada de Polícia, Mestre em Filosofia (PUC-SP), Diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil.

Ilustração criada pela IA da Meta, segundo instruções do editor deste blog.

 No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de folga. Para muitos, o maior perigo não está nas ruas, mas dentro deles mesmos. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2024), a principal causa de morte entre policiais não é a violência que enfrentam externamente, mas aquela que se acumula em silêncio no peito até se tornar insuportável.

 Apesar dessa realidade brutal, o tema segue negligenciado pelo poder público e subestimado pelas próprias instituições. O suicídio policial continua sendo tratado como um caso isolado, e não como sintoma de um sistema que adoece seus integrantes de forma estrutural e constante.

 A carreira policial é, por natureza, estres ...

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Este vídeo viraliza nas redes sociais de todo o Brasil. Ramiro Rosário analisa.

 Ramiro Rosário é vereador em Porto Alegre. Ele é do NOVO e é candidato a deputado estadual.

Artigo, especial, Jerônimo Goergen -A desconexão da política com o mundo real

Jerônimo Goergen, advogado, ex-deputado federal, é presidente do Instituto Liberdade Econômica (ILE)

A política brasileira segue cada vez mais desconectada do mundo real. Enquanto a população enfrenta desafios concretos — como renda, emprego, produção e qualidade de vida — grande parte do debate político permanece concentrada em alianças construídas a partir da ocupação de cargos, da divisão de espaços de poder e da lógica do “quem fica com o quê”.

Em vez de coalizões baseadas em ideias, propostas e projetos de país, ainda predomina a formação de arranjos políticos sustentados por interesses imediatos. Discute-se ministérios, secretarias, presidências de estatais e estruturas de poder, mas pouco se debate sobre soluções efetivas para os problemas que afetam o dia a dia da sociedade.

Essa prática esvazia o papel da política como instrumento de transformação ....

CLIQUE AQUI para ler mais.

Entrevista, Osmar Terra - Há que conter a proliferação de Faculdades de Medicina

Ilustração criada por Inteligência Artificial.

O deputado federal Osmar Terra (PL-RS) É médico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro com mestrado em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O Brasil possui 494 escolas médicas, com um total de 50.974 vagas anuais de graduação em Medicina. A maioria delas (80%) é privada e o número de cursos tem crescido rapidamente.
}O que eu posso dizer é que o crescente número de cursos de Medicina criados no Brasil, gera preocupação com a possível ausência de critérios técnicos objetivos quanto à capacidade assistencial e à existência de campos de prática suficientes e qualificados. 

(...)

A que se deve essa expansão descontrolada ?
Há um excesso de escolas privadas de medicina. As 157 faculdades públicas no Brasil poderiam aumentar suas vagas sem ter que  haver esta proliferação de escolas. Elas são verdadeiros caça-níqueis, no interior do Brasil, sem estrutura mínima. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Oeste sem Filtro desmascara negócio do Resort Toffoli. Veja o vídeo.

Este vídeo é do Oeste sem Filtro. 

Repórter do Estadão flagra sede fria da empresa que controlava o Resort do Toffoli

Dica do editor - Saiba por que o Inmetro recomenda cuidado com a cadeirinha do bebê conforto

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) orienta os pais a terem atenção na compra e utilização da cadeirinha do bebê conforto, equipamento obrigatório para garantir a segurança de recém-nascidos e bebês durante o transporte em veículos automotores.

Este material é da Agência Brasil de hoje.

Leia todo o texto:

 Segundo o instituto, o primeiro aspecto a ser observado é se o produto possui o selo de certificação do Inmetro, que indica que o equipamento foi submetido a ensaios e atende aos requisitos técnicos obrigatórios.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, especial - As rasteiras em Jair Bolsonaro

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano

 O cálculo político de Tarcísio de Freitas ficou escancarado mais uma vez: o governador de São Paulo adiou — na prática, cancelou — a visita marcada para esta quinta-feira a Jair Bolsonaro. Motivo oficial ? “Compromissos em São Paulo”. O motivo de fundo parece ser evitar cobranças e preservar manobras para não se comprometer de vez com a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro. 

Enquanto isso, os aliados do governador fazem a outra parte do serviço, plantando na imprensa a narrativa de sempre: Tarcísio é o “moderado”, o “gestor”, o “inevitável” para 2026. Como sempre, tudo coordenado e regado por interesses de quem não aceita a escolha legítima de Bolsonaro. Eles ignoram — ou fazem de conta que não existem — os dados e os fatos que desmontam o sonho platônico. Insistem em forçar rachas, fazem drama e falam em “traição” para encher as páginas de política ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

João Luiz Mauad, Diogo Forjaz e Fabiano Rheinheimer discutem a Coluna Nikolas Ferreira no +Brasil. Agora.

 Este programa tem o comando do jornalista Júlio Ribeiro e vai até as 15h.

É imperdível. Acompanhe e passe o link adiante. Recomende.

Dica do editor - O editor viu de novo e recomenda a minissérie Alias Grace, na Netflix

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre esta minissérie.

Trump ignora ONU, não espera por Lula e cria o Conselho de Paz para a Faixa de Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou nesta quinta-feira a criação do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza.

Trump e outros líderes mundiais, entre eles o presidente argentino Javier Milei, assinaram o ato de criação em Davos, na Suíça, onde participam do Fórum Econômico Mundial.

Lula vacilou e ficou de fora, embora convidado.

O que disse Trump:

- Na verdade, eu gosto de todos os integrantes desse grupo. Acredita? Normalmente, tem uns dois ou três que eu não suporto.

Dias Toffoli passa 1 de cada 7 dias no Resort Toffoli. No final do ano, fechou o resort para festa de arromba.

Repórteres do site Metrópoles, do Estadão e da Folha de S. Paulo estão destruindo a reputação do ministro Dias Toffoli e com isto contaminando toda a reputação do próprio STF.

Dias Toffoli vai cair da relatoria do caso do Banco Master e poderia cair do próprio STF.

Nesta quinta-feira, Metrópoles revelou que Dias Toffoli. passou168 dias no Resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR), desde dezembro de 2022. Ao todo, é como se ele passasse um de cada sete dias na propriedade. 

Apenas com seguranças pagos com dinheiro público, foram gastos R$ 548,9 mil com seguranças.

O site diz que Toffoli é o verdadeiro dono do Resort Tayayá. Mesmo depois que seus irmãos venderam o resort para um advogado da J&?F, abril de 2025, ele viajou sete vezes para lá e ficou hospedado 58 dias no local.

Metrópoles pesquisou e verificou que no fim do ano, Toffoli fechou todo o resort para uma festa que teve a presença de grupo de samba e do jogador Ronaldo Fenômeno. Ele tem casa e barco no resort.

Dica do editor - No RS, mulheres podem pedir tornozeleira no agressor e sinal de aviso de aproximação no seu celular

A Polícia do RS mantém em funcionamento o Programa de Monitoramento do Agressor, uma iniciativa estratégica voltada à prevenção da violência doméstica e à proteção das vítimas. O programa acompanha em tempo real a movimentação de agressores e vítimas, evitando aproximações indevidas e reduzindo o risco de reincidência. No modelo adotado, o agressor passa a ser monitorado por meio de tornozeleira eletrônica, enquanto a vítima recebe um smartphone com aplicativo específico de alerta e rastreamento. A tecnologia possibilita a identificação imediata de situações de risco e garante resposta rápida das forças de segurança, permitindo que a mulher tenha tempo de escapar ou se proteger. 

Atualmente, o programa conta com 803 agressores monitorados e 779 vítimas com dispositivos ativos. Somente em 2025, 1.527 mulheres passaram pelo acompanhamento do programa. No mesmo período, foram registrados e tratados 1.027.627 eventos de monitoramento envolvendo os agressores monitorados.

Cérebro do escândalo das Americanas era o próprio CEO

A Comissão de Valores Mobiliários confirmou, hoje, que a fraude contábil bilionária na Americanas, considerada o maior escândalo da história do varejo brasileiro e que completa três anos neste mês de janeiro, foi arquitetada e liderada por Miguel Gutierrez, ex-CEO da companhia. A base das constatações saíram pelo ex-diretor da Americanas Márcio Cruz Meirelles, que fechou acordo de delação premiada com o MPF

 Trata-se do maior escândalo da história do varejo brasileiro.

Dos mais de 40 diretores, gestores e colaboradores investigados pelas autoridades policiais por suposto envolvimento no esquema, 31 agora também foram apontados pela CVM como envolvidos na roubalheira.

Segundo a CVM, os envolvidos teriam atuado sem o conhecimento do Conselho de Administração ou dos comitês da empresa. 

CLIQUE AQUI para ler reportagem da Folha sobre o caso.

Bolsa e dólar operam em queda nesta quinta-feira

Bolsa e dólar operam em queda.

10h47min

Bolsa, -0,76%, 173.116 pontos

Dólar, -0,06%, R$ 5,31762 para venda

Dica do editor - Se você for cliente do Banco Will, saiba como recuperar o que tem lá dentro.

Clientes da Will Financeira, liquidada pelo Banco Central, devem manter os pagamentos das dívidas no prazo e acompanhar os comunicados oficiais. Com a liquidação extrajudicial, o Banco Central tira a empresa do mercado. A partir disso, ele deixa de operar e as aplicações congelam. Então, um liquidante é nomeado para avaliar a situação.O profissional vai levantar os valores que a Will possui, o que tem a receber e o que tem a pagar, para então definir como fazer o pagamento a quem tem crédito com a empresa. Qs obrigações contratuais continuam existindo. Então, se a pessoa tem que pagar a fatura do cartão de crédito, ela deve fazer o pagamento.

Filho de Edmundo González é libertado na Venezuela

Rafael Tudares Bracho, genro do presidente eleito da Venezuela, Edmundo González Urrutia, foi libertado pelo regime venezuelano após 380 dias na prisão.

Rafael estava cumprindo pena de prisão política, condenado que foi a 30 anos de cadeias.

A informação foi confirmada por Mariana González de Tudares, filha de Edmundo e esposa de Rafael Tudares.

Paulo Moura explica por que Tarcísio cancelou encontro com Bolsonaro na Papudinha

Paulo Moura é cientista político.

Ciro Gomes, PSDB, venceria facilmente governador do PT no Ceará, diz Paraná Pesquisas

 O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, atualmente no PSDB, venceria facilmente a disputa pelo governo do Ceará, caso as eleições fossem hoje.

Ele derrotaria o atual governador Elmano Cruz, que é do PT.

A pesquisa de Paraná Pesquisas aponta este resultado para 2o turno:

Ciro, PSDB, 51,9%
Elmano Cruz, PT, 37,2%

Também são candidatos o senador Eduardo Girão, Novo, e o professor Jair Pereira, PSOL, mas ambos possuem menos de dois dígitos na avaliação de 1o turno.

Prefeito Melo sanciona lei das músicas inadequadas

A lei é de autoria da vereadora Mariana Lescano, PP. Teve 20 votos a favor e 9 contra, sendo estes, todos, da esquerda.

O prefeito Sebastião Melo sancionou a lei que proíbe a execução de músicas "com conteúdo inadequado para menores de idade" em escolas públicas municipais e eventos públicos municipais de Porto Alegre.

São considerados conteúdos inadequados: incitação à violência, à discriminação ou ao preconceito; desvalorização e erotização da mulher; apologia às drogas; promoção da discriminação por motivo de raça, cor, sexo, orientação sexual, religião ou origem nacional; pornografia.

O secretário municipal da Educação, Leonardo Pascoal, disse ontem a tarde que isto já é observado, mesmo sem a lei.



Dica do editor - Governo e MP recomendam que X impeça conteúdos sexualizados pelo Grok

Agência Nacional de Proteção de Dados (ANDP), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) e o Ministério Público Federal (MPF) fizeram uma série de recomendações ao X para que a ferramenta de inteligência artificial da plataforma, o Grok, não seja usada indevidamente para a geração e circulação de conteúdos sexualizados indevidos. Veja esta reportagem da Agência Brasil:

RS continuará com sequência de dias de tempo bom e temperaturas muito amenas

 A MetSul informa, esta manhã, que o Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira a quarta madrugada seguida em que a temperatura foi baixa ou muito baixa para esta época do ano.

O tempo continuará bom, com sol e céu azul.

Leia o que diz o boletim da MetSul:

Ar mais seco vai atuar no Rio Grande do Sul nos próximos dias e a influência da massa de ar frio gradualmente vai ceder. Com isso, espera-se que os dias tenham uma maior amplitude térmica. Como resultado, as madrugadas até o fim de semana devem seguir fresquinhas e até um pouco frias nas regiões serranas. Por outro lado, a temperatura deve subir mais durante o dia e as tardes gradualmente passam a ser quentes na maioria das cidades, exceção de pontos perto da costa.

Zucco pede oficialização do apoio do PP até março. PP quer vice e uma vaga de senador.

 O deputado federal Luciano Zucco, que participa da Coluna Nikolas Ferreira desde o primeiro dia, falou ontem ao programa Esfera Pública, Rádio Guaíba, e disse que espera por oficialização da aliança com o PP para o início de março, mas o PP tem convenção para abril. São 1,7 mil convencionais.

O PP quer as posições de vice-governador e de senador.

Para o caso de vice, os nomes mais fortes são os do presidente estadual Covatti Filho e do deputado Ernane Polo, mas Covatti Filho tem mais amplo apoio dentro do PP.

No caso do Senado, o problema é que PL e Novo firmaram acordo para as duas vagas: Ubiratan Sanderson e Marcel Van Hattem. Caso o PL resista (o MDB ofereceu as duas vagas ao PP), o PP poderá mudar de lado. Um dos nomes cogitados seria o do ex-ministro e ex-deputado Onyx Lorenzoni, que agora está no PP.

Bolsa sobe 3,3% num só dia e foi para os 171,8 mil pontos. O dólar caiu 1,1%.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou a quarta aos 171.817 pontos, com alta de 3,33%. 

Em 2026, o Ibovespa acumula alta de 6,6%, com entrada líquida de R$ 7,6 bilhões de investidores estrangeiros até a metade de janeiro.

Dólar

No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu R$ 0,061 (-1,1%,) para R$ 5,321. 

A moeda americana está no menor nível desde 4 de dezembro, véspera do anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) às eleições presidenciais deste ano. A divisa cai 3,06% em 2026.

Salário básico dos professores da rede pública passou para R$ 5,1 mil mensais

Saiu, ontem, a Medida Provisória (MP) que reajusta em 5,4% o salário básico dos professores, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%.

O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil. 

A lei  determina que o percentual de rajuste estabelecido nunca poderá ser inferior à inflação do ano anterior, medida pelo INPC. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%. 

Ex-ministro Sachsida adere à Coluna Nikolas Ferreira

 Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro, juntou-se, ontem, à Coluna Nikolas Ferreira, que hoje cumpre seu quarto dia de marcha rumo a Brasília, onde chegará no domingo, quando o ato político terminará em meio a uma mega-manifestação prevista para a Praça do Cruzeiro.

O deputado gaúcho Luciano Zucco, candidato que lidera as pesquisas para governador do RS, e o deputado estadual Capitão Martins, acompanham a marcha.

Manifestantes de todo o País deslocam-se para Brasília.

A Coluna Nikolas Ferreira engrossou muito de tamanho, ontem, terceiro dia da caminhada de 240 kms desde Paracatu, Minas.

Ontem, nas redes sociais, correram rumores de que a PRF proibiria a marcha, mas isto não se confirmou.

Acompanhe "Agora Brasil", com a análise das primeiras notícias do dia.

 Guilherme Baumhrdt e Glauco Fonsêca comandam até as 9hj.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/