RS: atrás nas pesquisas, Tarso traz presidente do Uruguai para seu horário eleitoral do PT

Mujica gravou uma participação no programa eleitoral do PT durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul.

. Governador publicou foto do presidente uruguaio em sua conta no Twitter

Cadeia do lixo
O governador atraiu Mujica para a assinatura da celebração de relações assinado pelos governantes referente a Cadeia Binacional Solidária do PET, criado há três anos. As garrafas recolhidas e processadas no Brasil são transformadas em fibra no Uruguai, de onde voltam para serem transformadas em novos produtos em solo brasileiro.


.O que queria Tarso
Atrás nas pesquisas de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul, o governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), passou o dia ao lado do presidente uruguaio José Pepe. Ele foi seu tradutor e fotógrafo. 

. Mujica foi perguntado pelos jornalistas sobre a política de legalização da maconha em seu país, o que ele respondeu que se trata de um experimento. “Não tem nada de turismo, nem de liberdade humana como as pessoas tem dito. Porque pior que a droga é o narcotráfico, e se queremos mudar, não podemos seguir fazendo o que está fracassando. Não posso recomendar isso ao Brasil... vamos fazer um experimento e depois vemos”, afirmou.

. O presidente do Uruguai não foi visto fumando maconha no RS.

Júlia Costa é nova presidente da Cais Mauá do Brasil

Júlia Costa, atual diretora da Cais Mauá do Brasil, assume a presidência da empresa, em substituição a Andre Albuquerque, que ocupava o cargo desde março de 2013.

. Andre deixa a Cais Mauá do Brasil para dedicar-se a projetos profissionais no centro do país.

Datafolha mostra que tucano Beto Richa venceria no primeiro turno no Paraná

1o Turno
Beto Richa, PSDB: 44%
Roberto Requião, PMDB: 28%
Gleise Hoffman, PT: 10%

Sobre os votos válidos, Richa venceria no primeiro turno

2o Turno
Richa: 53%
Requião: 33%

Datafolha aponta empate técnico entre Marina e Dilma no 2º turno

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Roussef (PT): 36% (35%)
- Marina Silva (PSB): 33% (34%)
- Aécio Neves (PSDB): 15% (14%)


Segundo turno O levantamento divulgado nesta quarta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 47% e a do PT, 43% (na semana passada, Marina vencia por 48% a 41%).

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 38% (mesmos índices da semana anterior).

Rejeição A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum).

- Dilma Roussef: 33%
- Aécio Neves: 23%
- Pastor Everaldo: 22%
- Marina Silva: 18%

Datafolha mostra que Ana Amélia (49%) venceria facilmente Tarso (39%) no segundo turno

A pesquisa Datafolha divulgada esta noite revela que a senadora Ana Amélia está a poucos pontos da vitória no primeiro turno, porque já conseguiu o equivalente a 47% dos votos válidos.

. Sua pontuação nesta pesquisa é de 37%, dois pontos a menos do que a última avaliação do Datafolha, mas seu adversário, Tarso Genro, perdeu 3 pontos, passando de 31% para 28%, uma diferença de 9 pontos em favor da senadora.

. No caso de segundo turno, Ana Amélia teria 49% contra 36% de Tarso.

1o Turno (entre parênteses, números da pesquisa anterior:

Ana Amélia: 37% (39%)
Tarso Genro: 28% (31%)
José Ivo Sartori, PMDB: 11$ (10%)
Vieira da Cunha, PDT: 2% (2%)
Roberto Robaina, Psol: 1% (1%)
Demais candidatos não pontuaram:
Brancos e nulos: 3%
Indecisos: 17%

. O número de indecisos é escandalosamente alto e inexplicável, mas o que se percebe é que eleitores de Tarso e de Ana Amélia ajudaram a engrossar este número. Eis a evolução de indecisos ao longo das pesquisas de 14 de agosto, 3 e 9 de setembro:
14%;14%/176%

. Nos Ibopes de 16 de julho, 3 de agosto e 9 de setembro, estes foram os  números:
15%/9%/10%

. O índice de rejeição de Tarso continua altíssimo, 24%, contra 14% de Ana Amélia, que é praticamente igual aos dos demais candidatos, exceção de Sartori, 9%.

2o Turno

Ana Amélia: 49% (49%)
Tarso Genro: 36% (39%)

Ibope para o Senado: Lasier, 30%; Oíivio, 24%; Símon, 14%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira pelo RBS Noticias aponta novamente queda do PT no estado e apresenta os seguintes percentuais de intenção de voto na disputa pela vaga do Rio Grande do Sul ao Senado:

Lasier Martins (PDT) – 30% (30%)
Olívio Dutra (PT) – 24% (27%)
Pedro Simon (PMDB) - 14%
Simone Leite (PP) – 4% (4%)
Branco/nulo – 9%
Não sabe – 18%


. O Ibope fez a pesquisa entre os dias 7 e 9  de setembro. O instituto ouviu 1.008 eleitores em 61 municípios. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

Ibope RS: Ana Amélia dispara e abre 8 pontos sobre Tarso Genro

Nova pesquisa Ibope de intenção de voto na corrida para o governo do Rio Grande do Sul foi divulgada nesta quarta-feira a noite pelo RBS Noticias. A pesquisa mostra que aumentou de 1% ara 8% a diferença entre a candidata Ana Amélia Lemos (PP) e Tarso Genro (PT), veja os números:

Ana Amélia Lemos (PP) – 38% (36%)
Tarso Genro (PT) – 30% (35%)
José Ivo Sartori (PMDB) – 11% (5%)
Vieira da Cunha (PDT) – 2% (4%)


2º Turno
Ana Amélia: 49%
Tarso Genro: 33%
 

Rejeição
Tarso Genro (PT) – 22%
Ana Amélia Lemos (PP) – 10%

Dilma e Marina desistem e TV Cultura cancela debate presidencial

A TV Cultura cancelou o debate entre os principais candidatos à Presidência da República em 2014. As campanhas de Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) comunicaram à organização que desistiram de participar do encontro, agendado para o dia 22 de setembro, na capital paulista. 

. Dilma e Marina haviam polarizado os dois primeiros debates, na TV Bandeirantes e no SBT. Até o fim do primeiro turno, restam agora apenas os debates presidenciais da TV Record e da TV Globo.

. A TV Cultura promoveria o debate em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e o site de vídeos Youtube, à exemplo do que ocorreu nas eleições municipais de 2012.

Aécio diz que não participaria de um eventual governo de Marina

Ao criticar o discurso de Marina Silva (PSB) de que vai governar com os melhores quadros de todos os partidos, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, não cogitou a hipótese de o PSDB ceder nomes para um eventual governo da ex-senadora.

. "Ou vencemos as eleições e seremos governo, ou perdemos as eleições e seremos oposição", afirmou o tucano, em entrevista a jornalistas depois de participar de sabatina promovida pelo jornal O Globo. Aécio reiterou a "preocupação" com um possível governo de Marina Silva, que dê prioridade a pessoas, sem levar em conta a relação institucional entre os partidos.

. Na entrevista, Aécio fez questão de lembrar que a ex-senadora Marina Silva não apoiou o tucano José Serra nas eleições passadas, vencidas pela presidente petista Dilma Rousseff. "Lamentei muito ela não ter apoiado no segundo turno (o Serra), talvez hoje não estivéssemos nessa situação", frisou, evitando falar sobre eventuais apoios no segundo turno deste pleito. E reafirmou que tem o melhor time nessa disputa. "As pessoas precisam saber que não é uma eleição para homenagem, é para virada consistente sem riscos."

Envolvimento de Dilma na corrupção da Petrobrás não derrubou suas intenções de votos.

No comentário a seguir, o editor tenta entender por que razão o mar de lama implementado sobre o governo Dilma pelo Petrolão não atingiu as intenções de votos na presidente, que melhorou de posição em vez de cair. Ocorre que os eleitores ainda não conseguiram absorver na sua integralidade a gravidade das revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobrás, Paulo Costa, que detalhou na prática como é que funcionou o Mensalão II, a nova organização criminosa criada pelo PT para corromper os votos dos parlamentares e políticos da base governista.

. A pouca maturação do assunto, o clientelismo que beneficia eleitores do Bolsa Família (23% do eleitorado) e os bons programas de rádio e de TV de Dilma, podem explicar o que acontece, mas não revelam tudo.

. Clique na imagem a seguir para saber mais. O comentário intitula-se: Envolvimento de Dilma na corrupção da Petrobrás não derrubou suas intenções de votos.

Ministério Público pede que Tribunal de Justiça confirme condenação de Tarso por improbidade administrativa

O editor foi esta tarde ao cartório da 22a. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado para entender por que razão foi retirado de pauta o julgamento do recurso protocolado pelo governador Tarso Genro no âmbito do processo administrativo que resultou na sua condenação em primeiro grau.

. Trata-se do processo 001/1.05.0256300-5.

. Nos autos não existe explicação alguma para a mudança da data do julgamento, agendado para o dia 11 de setembro. Nessa data, caso o colegiado da 22a. confirmasse a sentença de primeiro grau, o governador tornar-se-ia inelegível, tal como aconteceu com o ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda.

. O editor constatou que a relatora Maria Isabel de Azevedo Souza suspendeu a audiência, mas não explicou suas razões.


. Nos autos, o editor encontrou também manifestação do Ministério Público Estadual, que é pela confirmação do réu Tarso Genro. 

PSDB quer abrir depoimento de Paulo Costa na CPMI da Petrobrás

O líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy, participa neste momento de reunião com os demais líderes da oposição para "definir os próximos passos" da CPI mista que investiga a Petrobras e adianta que pedirá que seja tornado público, "o quanto antes", todo o conteúdo dos depoimentos que vêm sendo prestados pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa

. Paulo Costa prestará seu depoimento na quarta-feira que vem em Brasília. A viagem do ex-diretor da Petrobrás já está sendo articulada.

. Disse |Imbassahy:

- Esse tipo de informação é muito importante e não pode ser mantido sob o manto do sigilo. A sociedade precisa conhecer todos os fatos envolvendo o comando da Petrobras.

Próxima lista do Petrolão poderá incluir nomes do RS

A próxima lista liberada pelo ex-diretor da Petrobrás, Paulo Costa, poderá conter nomes conhecidos dos gaúchos.

. Já se sabe que a empreiteira UTC, apontada como corruptora no caso Petrobrás, atuou como contratada principal na milionária ampliação da Refap, Canoas.

Advogados gaúchos advertem para possível acerto por off shore em execução de R$ 60 milhões contra Wotan/Taurus

A empresa alemã Hunter Douglas N.V., que há dez anos sustenta uma difícil cobrança de R$ 60 milhões frente às empresas gaúchas Wotan e Taurus, resolveu passar a lide para uma off shore constituída nas Antilhas, em Curaçao. Os advogados da Hunter, liderados por Elias Marcos Guerra, repeliram a decisão do cliente, que os desconstituíram.

. O editor conversou esta tarde com Marcos Guerra,cujo escritório passou a cobrar seus honorários, já que o caso encontra-se em execução de sentença.

. O que ele disse sobre o negócio que envolve Hunter Douglas de um lado e Wotan/Taurus do outro:

- Tomaremos as medidas adequadas ao resguardo de nosso direito, inclusive para prevenir efeitos que decorram de acordo com a parte adversa, que importe em transferência de créditos a terceiro e pagamentos a serem realizados no exterior, manobras que repelimos, já que afrontam a legislação brasileira.


. Há mais. 

Presidente Mujica faz inútil visita a Porto Alegre

O presidente do Uruguai, José Mujica, veio hoje a Porto Alegre para se reunir com catadores de lixo e também com o governador Tarso Genro e estudantes da Ufrgs. A viagem e a programação foi arranjada às pressas pelo governo do Estado. 

. Trata-se de uma visita inútil, indesejável e oportunista, porque ocorre em plena disputa eleitoral no RS. 

Artigo, Sebastião Ventura da Paixão Jr - A república está à venda

O advogado gaúcho escreveu na página de Opinião do jornal Zero Hora que a partir de informações reveladas por importante semanário nacional, o Brasil, mais uma vez, fica perplexo diante da desfaçatez política. 

Leia tudo:

Sem cortinas, as notícias publicadas indicam a existência de complexa organização criminosa que, desviando recursos da Petrobras, alimentava uma multifacetada rede de corrupção, formada por políticos diversos e partidos plurais; segundo o informado, além de concatenações no Executivo, o crime chegaria ao coração do Legislativo, envolvendo supostamente a presidência de ambas as casas parlamentares. Não faço juízo de valor nem digo que sim ou não; apenas registro o fato noticiado.

É claro, no entanto, que a simples possibilidade do fato já é de fazer corar um frade de pedra.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Seis empreiteiras dedadas como corruptoras em contratos da Petrobrás já doaram R$ 60 milhões para Dilma, Marina e Aécio

As empreiteiras que são investigadas pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal) na Operação Lava Jato já doaram, ao todo, R$ 60,4 milhões para os três principais candidatos à Presidência --Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB)-- e os respectivos diretórios nacionais de seus partidos. Desse total, R$ 47,8 milhões (79%) foram doados para Dilma e para o PT. 

. Entre as construtoras investigadas, a UTC Engenharia, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Engevix e Galvão Engenharia fizeram doações eleitorais. As empresas são suspeitas de superfaturar obras contratadas pela Petrobras e pagar propinas a políticos.

. A campanha de Dilma recebeu diretamente R$ 25 milhões de duas empreiteiras: OAS (R$ 20 milhões) e UTC Engenharia (R$ 5 milhões). O montante representa cerca de 20% do total recebido diretamente pela campanha da candidata à reeleição (R$ 123,3 milhões). O diretório nacional do PT ganhou R$ 22,8 milhões da OAS (R$ 10,9 milhões), UTC (6,4 milhões), Queiroz Galvão (R$ 3 milhões) e Engevix (R$ 2,4 milhões). O valor equivale a um terço do total recebido pela direção nacional do partido (R$ 66,5 milhões).

CLIQUE AQUI para saber muito mais, inclusive dinheiro destinado para as campanhas de Marina e Aécio. 

Izabel Matte irá com Ana Amélia para o governo

O prefeito José Fortunati já pode ir procurando novo titular para a secretaria municipal do Planejamento. É que Izabel Matte, que ele cedeu para a campanha de Ana Amélia, onde coordena o Programa de Governo, irá com a senadora para o Piratini.


. Caso Ana Amélia seja eleita. 

Prefeito Marco Alba limpa cadastro de Gravataí na STN. A cidade é a sede da GM.

A Prefeitura de Gravataí recebeu nesta terça-feira comunicados da Secretaria do Tesouro Nacional que confirmaram a regularização de três operações de parcelamento de dívidas que se encontravam classificadas com Restrição naquele órgão.

. O que disse ao editor o prefeito Marco Alba, PMDB (foto ao lado):

- Isso impedia que o Município de Gravataí contratasse operações de crédito e financiamentos para investimentos.

- Essas renegociações de dívidas não honradas nunca, que datavam de 2006, 2009 e 2010, todas ocorridas durante os sucessivos governos do PT. Elas  foram firmadas com a CORSAN (2 operações) e RGE, para parcelamento de dívidas oriundas de fornecimento de água e energia. Resta, ainda, pendente uma operação de parcelamento junto ao Banrisul, judicializada (foi pedida antecipação de tutela junto ao STF), que também não foi honrada.

Herança maldita deixada pelos prefeitos do PT, o último dos
quais foi cassado pela Câmara

- Gravataí, apesar de ser a 4ª maior economia do Estado em arrecadação de ICMS, tem serviços públicos precários. Em 1997, o orçamento do Município era de R$ 37 milhões. Hoje, é de R$ 650 milhões, e nenhuma obra pública de relevância foi feita. Nesse período, o Município se endividou. Hoje, a dívida total é de R$ 532 milhões. São R$ 362 milhões já consolidados (pactuados e que estão sendo pagos) e mais R$ 170 milhões em fase de judicialização.

CLIQUE AQUI para entender melhor a herança maldita deixada pelo PT. O material contém tabelas explicativas. 

Julgamento de Tarso por colegiado do TJ não sairá mais no intervalo do primeiro para o segundo turno

José Roberto Arruda foi condenado em segunda instância, por colegiado, quando já estava em campanha. 


Ninguém sabe por que razão foi retirada de pauta nesta terça-feira o julgamento em segunda instância da ação que resultou na condenação do governador Tarso Genro por improbidade administrativa, o que aconteceu no dia 10 de julho na 1a. Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre.

. O julgamento no Tribunal de Justiça estava agendado para o dia 11 de setembro.

. Foi adiado sem explicações.

. Como se sabe, 11 de setembro fica a meio caminho de um provável segundo turno nas eleições do RS.

. Caso Tarso Genro fosse condenado por um colegiado, que é o caso, ele ficaria inelegível.

. Foi exatamente o que aconteceu em caso semelhante com o ex-governador de Brasília, José Arruda, julgado e condenado por colegiado depois de registrada sua candidatura no TER.

. O Ministério Público e Tarso protocolaram protocolaram recursos sobre a sentença do processo 001/1.05.0256300-5. Eles estão sob exame do Tribunal de Justiça do RS.

.  A Justiça cassou os direitos políticos do réu, multou-o em R$ 10 mil e proibiu-o de contratar com qualquer ente público, mas nada será aplicado até que o caso passe por trânsito em julgado. 

. Na nota a seguir, entenda o processo que resultou na condenação do réu Tarso Genro, inclusive sentença.

Entenda como foi a sentença que condenou o réu Tarso Genro por improbidade administrativa

O governador foi condenado por improbidade administrativa relacionada a atos praticados durante o período em que foi prefeito de Porto Alegre — de 1993 a 1996 e de 2001 a 2002. O caso envolve a sistemática contratação temporária — sem concurso público — pela prefeitura de médicos e enfermeiros, além de outros postos ligados à área da saúde entre 1993 e 2002. Também foram condenados pela juíza Vera Regina Cornelius da Rocha Moraes, da 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, os ex-prefeitos Raul Pont e João Verle e o atual deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), que foi secretário da Saúde da capital gaúcha entre 1997 e 1998.

. De acordo com a denúncia do Ministério Público, a prefeitura apontava necessidades emergenciais quando a demanda seria permanente, o que descaracterizava a motivação citada para as contratações emergenciais. Outro aspecto citado pelo MP foi o fato de concursos para o preenchimento de vagas estarem em andamento. Ao preterir estes candidatos em prol da contratação temporária, segundo a promotoria, houve ofensa aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa e do ingresso em cargo público mediante concurso público.

. Em sua sentença, a juíza afirmou que o fato de a prefeitura ter promovido diversas contratações temporárias entre 1993 e 2002 comprova que não havia necessidade emergencial, e sim permanente. Ela citou expediente do Tribunal de Contas do Estado em que a prefeitura de Porto Alegre teria se comprometido a organizar concurso público após a municipalização da saúde, em 1996, mas informou que a administração municipal manteve as contratações temporárias. Em alguns casos, havia concurso público em andamento ou finalizado — como ocorreu com cirurgiões-dentistas e assistentes sociais —, o que tornava desnecessária a contratação temporária de profissionais, para Vera Regina Moraes.

. Como consta da sentença, alguns candidatos aprovados aguardaram até dois anos para assumir as vagas, enquanto “alguns contratos sob a forma temporária foram privilegiados”. Como as necessidades eram permanentes, segundo a juíza, não se sustenta a alegação de que as contratações eram emergenciais, sem necessidade de concurso. Outra irregularidade apontada por ela diz respeito ao tempo de duração dos contratos. A Lei municipal 7.770/96 limitava os contratos a 120 dias, renováveis pelo mesmo período, o que os limitava a oito meses, mas houve servidores que permaneceram no cargo por mais de um ano, de acordo com Vera Moraes. Ela afirmou que o dolo está presente porque, enquanto administradores públicos, os réus violaram os princípios que regem a atuação deles.

CLIQUE AQUI para ler a sentença.

Ibovespa despenca com liderança de Dilma na Vox Populi

Em queda desde a abertura, o índice ampliou as perdas na manhã desta quarta-feira após a divulgação da pesquisa Vox Populi, que assim como outros levantamentos mostrou Dilma e Marina empatadas em um eventual segundo turno.

. A presidente e candidata à reeleição pelo PT aparece com 36% das intenções de voto na pesquisa, a primeira feita pela parceria depois do início das campanhas, em 6 de julho. A rival do PSB é a segunda colocada, com 28%. Aécio Neves, concorrente do PSDB, completa os três primeiros com 15%. 

. Às 12h15, o Ibovespa recuava 1,64%, para 57.715 pontos, com volume de R$ 2,3 bilhões. Petrobras PN cedia 2,89%, acompanhada de Banco do Brasil ON (-2,69), Itaú PN (-1,93%) e Bradesco PN (-2,70%). (Imagem: "O grito, de Edvard Munch)

Iesa dá férias coletivas a mil funcionários em Charqueadas

Na tarde de ontem, a Iesa Óleo & Gás decidiu dar férias coletivas aos trabalhadores das áreas de produção e equipes de apoio do Polo Naval de Charqueadas, a partir de segunda-feira, 15 de setembro, até o dia 14 de outubro. O pedido foi protocolado no Ministério do Trabalho.

. A decisão, que ocorre após uma paralisação por atraso no pagamento dos salários, ocorrida na segunda-feira, 8, pegou todos de surpresa.

.  O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Jorge Luiz Silveira de Carvalho, informou que tentará uma reunião com as empresas nos próximos dias. Segundo Carvalho, os cerca de 700 trabalhadores que sairão em férias receberão o pagamento. Já cerca de 200 trabalhadores do setor administrativo deverão continuar trabalhando, mas sem receber os salários.

Você acredita ? Atropelamentos no RS ocorrem mais durante as noites e nos finais de semana

O Detran/RS realizou um levantamento sobre acidentalidade envolvendo pedestres no Rio Grande do Sul. O estudo analisou todos os acidentes com morte envolvendo pedestres entre 2007 a 2013, apontando que as mortes de pedestres no RS ocorrem mais à noite e nos finais de semana.

Cerca de 70% das mortes de pedestres aconteceram nos dias de semana e 46% à noite. O percentual de mortes de pedestres diminui, em relação à distribuição geral de vítimas, nos finais de semana e nos turnos na manhã, tarde e madrugada: 23% das mortes de pedestres acontecem à tarde, 19% pela manhã e 11% no turno da madrugada. A distribuição para o conjunto das vítimas de trânsito, incluindo também os outros usuários, é de 22% pela manhã, 24% à tarde e 18% durante a madrugada.

Idosos
Embora as vítimas fatais com mais de 65 anos tenham representado 12% do total de mortos no trânsito, quando se analisa somente os atropelamentos, o percentual de idosos sobe para 30%. As mulheres que morreram em atropelamentos também representam uma fatia maior do total de vítimas: elas foram 32% dos pedestres mortos, enquanto representaram 21% do total de mortes causadas por todos os tipos de acidentes de trânsito (incluindo os atropelamentos).

Locais de risco
Um grupo de 14 municípios gaúchos concentraram 50% do total de atropelamentos com morte no RS de 2007 a 2013. Seja pelo tamanho da frota e da população, seja pela presença de rodovias, nessas localidades morreram 1.466 dos 2.938 pedestres atropelados no período. Porto Alegre, Caxias, Pelotas, Viamão, Gravataí, São Leopoldo, Santa Maria, Novo Hamburgo, Rio Grande, Canoas, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Lajeado e Erechim são os municípios que registraram o maior número de mortes de pedestres.

FGV vê continuidade de ritmo menor de contratações nos próximos meses

A geração de emprego deve diminuir nos próximos meses e os consumidores estão mais pessimistas com o mercado de trabalho, temerosos com o desemprego. É o que mostram dois indicadores divulgados hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

. Segundo a instituição, as expectativas deterioradas da indústria e também do setor de serviços são os fatores que estão por trás da desaceleração da criação de novas vagas. 

. Em agosto, o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 1,2% ante julho, para 73,6 pontos, feitos os ajustes sazonais. Foi a sexta queda consecutiva do índice, que registrou agora o menor nível desde maio de 2009.

Vox Populi mostra empate técnico entre Dilma e Marina no 2º turno

Pesquisa do Vox Populi divulgada nesta quarta-feira pela revista “CartaCapital”, alinhada com governo federal, mostra Dilma Rousseff à frente da adversária do PSB, Marina Silva, no primeiro turno, mas ambas estariam tecnicamente empatadas em uma segunda rodada de votação.

. Na intenção de voto estimulada, Dilma possui 36%, Marina tem 28% e Aécio Neves (PSDB), 15%. Este foi o primeiro levantamento da série após a morte de Eduardo Campos em um acidente aéreo. Os demais candidatos somam 2%. Votos em branco e nulos correspondem a 7%.

. Em um eventual segundo turno, Marina teria 42% dos votos contra 41% de Dilma. Em uma possível disputa entre Dilma e Aécio, a candidata à reeleição teria 44% contra 36%.

Cenário eleitoral pressiona dólar, que já está em R$ 2,30

O dólar sobe pelo terceiro dia e chegou nesta quarta-feira a renovar o maior patamar em um mês, não distante do teto psicológico de R$ 2,30. A pressão compradora, no entanto, diminuiu, logo depois de a moeda ter alcançado a máxima de R$ 2,3008, maior patamar desde 8 de agosto (R$ 2,3073).

. É grande a expectativa sobre se o fortalecimento da moeda pode levar a autoridade monetária a ampliar a oferta nas operações de rolagem de swaps cambiais, a exemplo do que aconteceu um mês atrás.

O cenário eleitoral componentedecisivo  na formação do preço do dólar. O mercado mantém a expectativa pela divulgação dos resultados da pesquisa Datafolha para a corrida presidencial.


. Ao meio-dia, o dólar comercial subia 0,32%, a R$ 2,2937. O dólar para outubro tinha alta de 0,41%, a R$ 2,3075.

Artigo - Dilma: "Sabe de nada, inocente"

Artigo de Ricardo Noblat
Tal criador, tal criatura

Lula negou mais de três vezes que soubesse do esquema de compra de votos de deputados federais para aprovar no Congresso projetos de interesse do governo. Batizou-se o escândalo de mensalão.

Dilma já negou pelo menos uma vez que soubesse do desvio recursos da Petrobras para financiar campanhas de políticos da base de apoio ao governo. O escândalo recém-descoberto ainda não tem nome.

É cedo para apostar que o escândalo da Petrobras abalará Dilma. Ninguém nega sua honestidade pessoal. Nada apareceu contra ela até aqui. O difícil é acreditar que ela desconhecesse por completo o que estava em curso sob seu nariz.

CLQUE aqui para ler todo o texto.

FHC dispara: "Dilma não é gerente competente"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou nesta terça-feira, em Nova York, a presidente Dilma e cobrou explicações sobre o megaescândalo de corrupção envolvendo a Petrobras. "Se ela não viu nada", afirmou, "então não é uma gerente competente".

. Em conversa com jornalistas, FHC disse ainda que a estatal "caiu nas mãos da política partidária" e que a corrupção no PT é "quase uma regra". O ex-presidente definiu como "inaceitável" a corrupção na Petrobras e cobrou que as investigações sejam levadas "mais a fundo" porque se trata de "um escândalo de grandes proporções".

. Sobre Dilma, FHC disse acreditar que a presidente "não viu nada" sobre as denúncias, conforme ela declarou na segunda-feira. Mas, se isso ocorreu, "então, ela não é uma gerente competente". E acrescentou: "Acho que ela precisa dar explicações mais consistentes. Não é um caso, são muitos, não é uma prática, é uma constante, não é um desvio, é quase que uma regra".

Dilma não gostou de se ver na mira da metralhadora do soldado do Exército

O governo Dilma Roussef e o PT não gostaram da foto disponibilizada na primeira página da edição de segunda-feira do jornal Correio Braziliense, que deliberadamente coloca o rosto da presidente da República na mira de uma metralhadora do carro blindado do Exército Brasileiro, que desfila na parada de 7 de setembro, em Brasília.

. O jornal, interpelado, disse que se tratou de uma escolha de responsabilidade dos editores do jornal.

. O governo e o PT, mais seus aliados na mídia, acham que a mensagem é subliminar e visa passar a idéia de que é isto que merece Dilma.

. Fotos do gênero são recorrentes em desfiles militares, mas só Dilma e o PT sentiram-se atingidos. 

Produção industrial caiu pelo quarto mês seguido

A indústria brasileira teve queda de 0,7% no emprego em julho, na comparação com junho, divulgou nesta quarta-feira 10 o IBGE. Em 2014, o setor já acumula perda de 2,6%

Conheça o elo entre o mensalão e a propina da Petrobras

O advogado disse que o fundo de pensão da Petrobras, receberam propina em troca de um investimento de R$ 13 milhões do fundo na empresa Indústrias Metais do Vale, no final de 2005. Ele também revelou os nomes de deputados que eram corrompidos diretamente por Youssef, sobretudo o pepista Janene, condenado no Mensalão




Video que você pode examinar no link, mostra o advogado Carlos Alberto Pereira Costa (foto aso lado) em depoimento à Justiça Federal, falando ao vivo e a cores. São novas e devastadoras revelações sobre as quadrilhas petistas do Mensalão I e Mensalão II, este também conhecido como Petrolão. 

A reportagem a seguir é da revista Época. Quem assina é o jornalista Hudson Corrêa.
Depoimento de advogado confirma o que os dois escândalos têm em comum: a atuação do doleiro Alberto Youssef.

. Leia tudo:

O advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, de 44 anos, ex-braço direito do doleiro Alberto Youssef, deu um depoimento à Justiça Federal de Curitiba. ÉPOCA publica com exclusividade um vídeo com trechos do depoimento, prestado em 29 de agosto (assista abaixo). No vídeo, Carlos Alberto narra a atuação de Youssef em dois momentos: durante o mensalão, em 2005, e durante o pagamento de propina em troca de negócios da Petrobras, em 2013 – o escândalo de R$ 10 bilhões investigado pela operação Lava Jato. Assim, o depoimento de Carlos Alberto confirma qual é o elo perdido entre os dois escândalos -- e ele se chama Alberto Youssef.

. O Ministério Público Federal já havia denunciado Youssef, em julho passado, por lavar dinheiro do mensalão do PT.

CLIQUE AQUI para ler tudo e examinar o video.

Almoço expresso a R$ 27,50.
A la carte no almoço e janta.
Cantina italiana nos túneis repaginados da antiga Brahma, shopping Total. Local único no RS.
www.famigliafacin.com.br

Cristina Kirchner quer mudar a capital da Argentina

Com apenas 230 mil habitantes, a pacata Santiago del Estero, no norte da Argentina, aparece pouco no noticiário do país. Mas, nas últimas semanas, Santiago del Estero virou o assunto principal na imprensa argentina.

. A presidente Cristina Kirchner lançou a ideia de transferir a capital do país para a cidade, onde, devido à cultura local e às altas temperaturas normalmente registradas no verão, ainda se cultiva a tradicional "siesta" – o cochilo após o almoço herdado dos colonizadores espanhóis.

. A proposta de Kirchner gerou polêmica e dividiu a opinião pública argentina. "Deve ser uma brincadeira", disse o senador opositor e cineasta Fernando Pino Solanas. "Se o governo quer uma saída para o Pacífico, que realize uma política externa adequada", afirmou a senadora Laura Alonso, também da oposição.

Almoço expresso a R$ 27,50.
A la carte no almoço e janta.
Cantina italiana nos túneis repaginados da antiga Brahma, shopping Total. Local único no RS.
www.famigliafacin.com.br

Ana Amélia anuncia que não fatiará seu governo entre Partidos

A senadora Ana Amélia reafirmou esta manhã na casa da secretária municipal de Inovação, Débora Villela, que não fatiará seu governo entre Partidos, mas irá governar com eles, buscando dentro e fora de cada um os quadros mais qualificados. A candidata da aliança PP-PSDB-SDD reuniu-se com 40 empresários, professores e profissionais ligados à área da Tecnologia da Informação no RS. O que ela disse:

- Este modelo fracassou, como se percebe nos governos federal e estadual. 

. Ana Amélia estava acompanhada unicamente pela também secretária municipal Isabel Matte, sua coordenadora de programa de governo. 

. As 10h, a candidata reuniu-se com a nova direção do Cepers.

Empresa apontada como corruptora no caso Petrobrás foi quem fez a ampliação da Refap, Canoas, RS

CLIQUE AQUI para ler, também:
"Dilma foi alertada pela Petrobrás sobre diretores 
corruptos", Folha de S. Paulo de hoje. 

O jornal Zero Hora de hoje revela na sua edição de hoje que uma das empresas citadas como corruptora dentro da Petrobrás, a UTC, foi quem abiscoitou o contrato milionário de ampliação da Refap, Canoas. Um  dos diretores da Refap na época, Vicente Rauber, PT do RS, diz que não houve irregularidade alguma. A UTC é uma das maiores doadoras da campanha de Dilma. Leia tudo:

Apontada por ex-diretor da Petrobras como uma das participantes de esquema para garantir propinas a políticos, UTC foi responsável por ampliação de refinaria da estatal em Canoas e participou da montagem de plataformas em Rio Grande Citada em depoimentos à Polícia Federal como integrante de um esquema de pagamento de propina a políticos, o que teria causado o desvio de recursos da Petrobras, a UTC Engenharia atuou em obras bilionárias no Rio Grande do Sul. A empresa venceu licitação para construir a nova unidade de tratamento de diesel da Refap, em Canoas, e foi integrante do consórcio Quip, que montou plataformas de petróleo para a Petrobras em Rio Grande.

. Ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa está preso desde 20 de março, quando foi deflagrada a Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que desbaratou em esquema de lavagem de dinheiro e corrupção. Depondo em regime de delação premiada, Costa delatou operação em que empresas contratadas pela estatal pagavam propina a diversos políticos aliados do governo federal, provocando superfaturamento de contratos.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Brasil: Emprego industrial cai pela quarta vez seguida

O número de pessoas empregadas na indústria brasileira caiu 0,7% em julho, em relação ao mês anterior, na série com ajustes sazonais, a quarta queda consecutiva nessa comparação, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. Ante julho de 2013, o emprego industrial recuou 3,6%, o decréscimo mais intenso desde novembro de 2009. No acumulado do ano, o indicador cedeu 2,6%. Nos 12 meses encerrados em julho, houve declínio de 2,2%.

. O IBGE observou ainda que a folha de pagamento real teve recuo de 2,9% na passagem de junho para julho, o segundo resultado negativo nesse tipo de confronto. Em relação a julho de 2013, a folha de pagamento real cedeu 3,4%, mas, no acumulado do ano, o indicador avançou 0,6%. Em 12 meses, o índice subiu 0,1%.

Nestor Cerveró depõe à CPI mista da Petrobras nesta quarta-feira

A charge é de João BOSCO.



O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró deve depor na tarde desta quarta-feira à CPI mista que investiga denúncias de irregularidades na estatal. Ele é considerado o principal articulador da compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), além de ser autor do resumo do contrato apresentado ao Conselho de Administração da Petrobras na defesa do negócio com a petrolífera belga Astra Oil.

. Nesse documento, segundo o jornal Valor, Cerveró omitiu as cláusulas "Marlim" e "put option". A cláusula "Marlim" assegurava à Astra Oil uma rentabilidade mínima de 6,9% ao ano, mesmo em condições desfavoráveis do mercado.

. O "put option", ou opção de venda, obrigava a Petrobras a comprar a parte da empresa belga se houvesse conflito entre os sócios. A Astra Oil fez uso dessa prerrogativa e, em 2008, depois de uma disputa judicial, a Petrobras assumiu o controle total de Pasadena.

PMDB pode continuar usando imagem e voz de Marina na TV

Não deu certo a tentativa do PT gaúcho de impedir que o PMDB utilize imagens de Marina Silva na TV. A representação foi negada liminarmente, mas poderá ser revista. O PT alega justamente que o candidato oficial do PMDB a presidente é Dilma Roussef. 

. A decisão abre caminho para que o PP use imagens e voz de Aécio Neves. É que o Partido também tem como candidato oficial a presidente Dilma. 

Bolzan Júnior renuncia, hoje, à presidência do PDT

O ex-prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, renunciará esta tarde à presidência do PDT, em plena campanha eleitoral. Bolzan Júnior decidiu disputar a presidência do Grêmio e achou melhor afastar-se do cargo em definitivo.

. Assumirá interinamente o vice, Pompeo de Matos, mas novo presidente será eleito em seguida.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/