STF obriga governo Sartori a pagar salários integrais para todo mundo

O Supremo Tribunal Federal (STF) repeliu hoje o pedido da Procuradoria-Geral do Estado para garantir o parcelamento salários de 20 categorias do funcionalismo público estadual.

Antes disto, 1.428 auditores fiscais já tinham recebido a garantia judicial de receber tudo em dia.

A folha já rodou, os pagamentos já começaram e tudo terá que ser refeito.

Se não tiver dinheiro, como alega, ou o governo não paga fornecedores, dívidas como as que tem com a União ou de empréstimos bancários, repasses, ou então não paga e aguarda represálias, que podem ir até ordens de prisão contra autoridades estaduais, ações de improbidade ou processos de impeachment. 

Os sindicatos das categorias haviam entrado com mandados de segurança para tentar evitar o parcelamento.

Parte deles obteve liminares junto ao Tribunal de Justiça, o que levou a PGE a recorrer ao STF


Entre as entidades envolvidas estão: Associação dos Oficiais da BM, Associação dos Delegados de Polícia, Sindicato dos Técnicos-Científicos do Estado e Sindicato dos Sevidores do Detran-RS.

Este enfurecido petista gaúcho foi vaiado, hostilizado, quando tentou defender Dilma e o PT no vôo de quarta para Brasília

CLIQUE AQUI para ver todo o video do incidente. Petistas e seus eleitores não podem mais botar a cara na rua, porque são vaiados, hostilizados e ensinados a parar com a roubalheira.


Este homem aí ao lado é o gaúcho Élbio Flores, 65 anos. Ele foi hostilizado por todos os passageiros que fizeram o vôo Porto Alegre-Brasilia, quarta de manhã, depois que resolveu defender o governo Dilma e o PT, vítimas de uma manifestação inicial do grupo La Banda Loka Liberal, que estava no mesmo avião. "O PT roubou, o PT roubou, o PT roubou !", entoavam os músicos, quando Élbio Flores, empunhando uma revista Carta Capital, tentou fazer contraponto, sendo vaiado e hostilizado não apenas pela banda, mas também pelos outros passageiros. 

Os músicos fizeram várias paródias, entre elas a de "Mamãe eu quero", mas em vez do verbo mamar, eles usaram o verbo roubar. 

O incidente ocorreu no momento de desembarque, pois ele deixava a aeronave levando consigo um exemplar da revista "Carta Capital" quando passou a ser alvo de ataques de um grupo chamado La Banda Loka Liberal.

Apoiadores do movimento pelo impeachment de Dilma, os manifestantes entoavam palavras de ordem. Élbio conta que os integrantes do grupo o chamaram de idiota "por ler uma revista igualmente idiota". Na reação, diz, chamou os agressores de golpistas.

Durante o bate-boca, ainda dentro do avião, os manifestantes deram início a um coro contra o governo petista. Ao ritmo da marcha carnavalesca "Mamãe, eu quero", cantaram "Dilma, eu quero mamar. Dá uma teta pro petista roubar". "Eles agrediram não só a mim. Mas aos demais passageiros. Foram agressivos e covardes", disse Élbio.




Vai continuar a greve dos municipários de Porto Alegre

Os servidores públicos municipais de Porto Alegre decidiram, esta tarde, que permanecerão em greve. Eles rejeitaram o aumento parcelado de 8,17%.

A greve já dura 8 dias, mas não parece ter afetado a vida da cidade.

Governo estadual garante pagamento integral dos 1.498 auditores fiscais que ganham R$ 25 mil por mês

O secretário gaúcho da Fazenda, Giovani Feltes, informou esta tarde que o governo pagará integralmente os salários médios de R$ 25 mil por cabeça, tudo para os 1.498 auditores fiscais.
Eles conseguiram o benefício na Justiça.

A Justiça desbloqueou recursos depositados, mas não garantiu o pagamento integral em dia.

Os auditores serão os únicos servidores do Executivo que não terão salários bloqueados.

Os funcionários estaduais do Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, não terão salários parcelados.

Para pagar os auditores fiscais, o governo resolveu atrasar pagamentos até mesmo de hospitais e fornecedores em geral, o que inclui até comida para presos, já que alega não ter dinheiro em caixa para tudo.

Obras de seis escolas infantis do programa federal Proinfância são abandonadas, saqueadas e depredadas em Gravataí, RS. É tudo consequência de calote do governo Dilma.

A prefeitura de Gravataí, RS, anunciou esta tarde que as obras de seis escolas municipais de educação infantil – Emeis Marechal Rondon, Morada do Vale II, Porto Seguro, Princesas, Morada do Vale III e Rincão da Madalena – foram abandonadas pela empresa MVC Componentes Plásticos S/A, que alega atraso de repasse por parte do governo federal em outras construções pelo país. 

As obras estão a meio caminho, como mostra a foto ao lado.

Trata-se de um scândalo sem precedentes.

O editor já tinha antecipado que o abandono já provocou saques e destruições.

O projeto abandonado agora faz parte de um convênio firmado entre o município e o governo federal, através do programa Proinfância, e integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II), além de ter apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a Smed, a Procuradoria Geral do Município (PGM) está avaliando as penalidades previstas para a empresa, que abandonou o serviço.

No total, estava prevista a construção de 14 Emeis. Entretanto, apenas seis delas haviam sido iniciadas, através da assinatura da ata de registro de preços do FNDE, que define os recursos usados na contratação de bens e serviços, por meio de licitação na modalidade de concorrência ou pregão, em que as empresas assumem o compromisso de fornecer todos os preços e prazos registrados previamente no contrato. Neste caso, Gravataí aderiu a uma ata de preço do governo federal, que havia contratado uma mesma empresa para a construção de mais de três mil Emeis no país. Conforme previsto em contrato, a maioria das Emeis seria finalizada ainda em 2014, não fosse o abandono das obras por parte da construtora.

A Smed garante que serão tomadas todas as medidas cabíveis, através da PGM, para resolver esta situação. No entanto, até que as questões legais sejam definidas junto à atual construtora, não há previsão de contratação de uma nova empresa para que as obras sejam retomadas. Os prazos de conclusão eram de 210 dias para Emeis tipo B (120 alunos em turno integral ou 240 alunos em dois turnos) e de 180 dias para as de tipo C (60 alunos em turno integral ou 120 alunos em dois turnos). Dentre as seis Emeis com obras paralisadas, duas seriam de tipo C e as demais de tipo B.

SBT mostra deputados olhando "filme pornô" durante votação da reforma política

O SBT Brasilia mostrou hoje uma reportagem em que um grupo de deputados assistia vídeos com conteúdo pornográfico durante a votação da reforma política, que ocorreu na última quarta-feira.

A reportagem do SBT não informa quem são os deputados envolvidos no escândalo e censura as imagens, vistas em um telefone celular, afirmando que elas são muito “pesadas”. Em determinado momento é possível ver um grupo com mais de quatro deputados assistindo aos vídeos.

Chama a atenção também que na mesa do parlamentar que mostra o vídeo para os colegas está um convite para uma missa a ser realizada pelos deputados. O convite para a missa é assinado pelo deputado Givaldo Carimbão (PROS-AL), que não aparece nas filmagens.


CLIQUE AQUI para ver a matéria do SBT.

CPI, PF e MPF: aliança poderosa contra os malfeitos no Carf. Operação Zelotes sumiu do noticiário, mas não sumiu das investigações.

No RS, grupos empresariais Gerdau, RBS, Marcopolo e Mundial-Eberle estão sob investigação. Ao lado, foto de Jorge Gerdau, um dos donos do grupo gaúcho. 


"CPI dos Zelotes, na qual muitos senadores não quiseram apostar, decolou esta semana", afirma Tereza Cruvinel, colunista do site 247, noticiando que policiais federais, técnicos da Receita e do Ministério Público serão cedidos à comissão para auxiliar a relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); diante das dificuldades que "o MP e a PF vêm encontrando junto ao Judiciário, que tem negado pedidos de prisão, levantamento do sigilo e novas escutas e interceptações eletrônicas de suspeitos e investigados.

A partir de agora a CPI poderá funcionar como um atalho, determinando providências para as quais tem competência", diz; pedido do senador José Pimentel (PT-CE).

CLIQUE AQUI para ler toda a matéria.

Saiba quais são os primeiros lançamentos imobiliários da wikihaus em Porto Alegre

O editor tomou café da manhã com dois dos três sócios da mais nova construtora e incorporadora de imóveis do RS, a wikihaus, no caso Enio Pricladnitski (foto ao lado) e Eduardo Pricladnitzki, tudo para buscar mais informações para os leitores. Foi no Hotel Radison, rua Lucas de Oliveira, Porto Alegre. Um dos melhores cafés da manhã de Porto Alegre. O convite foi do editor.

Enio, 58 anos, é engenheiro: Eduardo, seu filho, 28 anos, é adminsitrador de empresas.

Além de Enio e Eduardo, a wikihaus tem como sócio o gaúcho Alexandre de Almeida.

Ninguém é neófito no negócio de imóveis.

O próprio Enio, começou na EGL, que agora pertence à Nex, que ele ajudou a fundar, mas da qual saiu em 2013 para criar a wikihaus.

"Não vamos competir por preços, mas por produtos", disseram Enio e Eduardo ao editor, demonstrando que a recessão atual não os assusta:

- O estoque de imóveis novos de Porto Alegre é muito baixo, ao contrário do que ocorre em mercados maduros como Rio e São Paulo. Além disto, empreendimentos imobiliários possuem um tempo de maturação bastante longo, pelo menos desde que o empreendedor começa a procurar pelo terreno. É coisa para 5 anos. Até lá, a economia já estará navegando por outro ciclo.

O primeiro empreendimento da wikhaus é um residencial que sairá na confluência das ruas Botafogo e Ganzo, no bairro Menino Deus, região visitada esta manhã pelo editor. O bairro tem tudo para demarrar, pelo menos desde que a nova Arena do Internacional desemperrou ali mesmo. Nele também estão o espetacular complexo hospitalar do Mãe de Deus, o gigante parque Marinha do Brasil e o ampliado shopping Praia de Belas. O bairro está a 10 minutos da zona central e dá de cara para o Lago Guaíba.No novo edifício, dois apartamentos premium, no último andar, terão vista para o lago.

A idéia é fazer o lançamento em fevereiro.

Outra área já definida é a que abriga o antigo Teatro Presidente, zona Norte.

Os negócios sempre serão balizados por produtos de qualidade, localização de ponta e preços aceitáveis. "Dito assim, parece tudo meio aéreo, mas na prática é com o cliente que encontraremos os pontos de equilíbrio, porque será dele a decisão final", disse Enio ao editor.

Sigte: www.wikihaus.com.br
E-mails:
enio@wuikihaus.com.br
eduardo@wikihaus.com.br

A wikihaus inova ao chamar o cliente para discutir com ele o tipo de edifício que quer construir em Porto Alegre

Enio e Eduardo Pricladnitzki, dois dos três sócios da mais nova construtora e incorporadora gaúcha, a wikhaus, contaram ontem ao editor o que significa a palavra "wiki", que leva o nome da empresa que formataram junto com Alexandre de Almeida, o terceiro sócio:

- Wiki é uma palavra haviana e tem o significado de algo colaborativo. É como queremos ser.

Nos primeiros negócios em andamento, a wikihaus tem chamado até mesmo os prováveis clientes para conhecer o terreno comprado e discutir com eles o tipo de edifício que gostariam de ver ali construído.

Foi assim no caso da área onde era o antigo Teatro Presidente, Porto Alegre.


Bueno Imóveis diz que nem dólar mais alto reduziu a procura por imóveis em Miami

A Bueno Imóveis, Portro Alegre, não reduziu o ímpeto das vendas de imóveis - apartamentos e casas - em Miami, mesmo com o dólar mais alto.

"São vendas para quem busca o segundo e até o terceiro imóvel, portanto de clientes que possuem recursos disponíveis", disse esta tarde ao editor o diretor da empresa, Marcelo Bueno. 


O site da Bueno Imóveis (www.bueno imóveis.com.br) oferece apartamentos a partir de US$ 250 mil (um quarto, 60m2). Eles estão localizados - casas em condomínios, também - em toda a Flórida, como nas cidades de Orlando e Fort Laudardale. 

A empresa faz tudo pelo cliente brasileiro, inclusive levar a Miami, ajudar a escolher e providenciar toda a papelada. 

E-mail: brunaimoveis@gmail.com

300 mil brasileiros já vivem na Flórida. Miami espera por você.

Miami voltou a ser o destino de uma nova leva de brasileiros que não querem mais morar por aqui. Desta vez, a diáspora é dos indignados com o governo. Esta onda começou nas eleições do ano passado, quando muita gente demonstrou inconformidade com a nova eleição de Dilma e empreendeu a rota de fuga.

O editor esteve em Miami duas vezes, a primeira delas para participar do lançamento do Edifício Paco Rabane, que na época foi empreendimentod a Edel. Noutra ocasião, a viagem foi num roteiro da missão comercial liderada por Fábio Irigoiten, diretor do Lindóia Shopping, Porto Alegre. Nesta viagem, o brasileiro "dono" de Miami era o presidente deposto do Brasil, Collor de Melo, cujas aventuras na Flórida são até hoje contadas em prosa e verso.

Miami é o Rio que deu certo, o que equivale dizer uma cidade com praias paradisíacas, segurança total, qualidade de produtos e de serviços, respeito completo pela lei.

Mas há também muito negócio. Miami é o segundo centro financeiro mais importante dos Estados Unidos, perdendo apenas para Nova Iorque. Seu porto costuma receber 40% das exportações procedentes da América Latina.

Em toda a Flória, não apenas Miami, moram 300 mil brasileiros.  Apesar disto, nas eleições do ano passado, apenas 23 mil deles votaram. É uma comunidade de classe média para alta.

Tem gente muito rica em Miami.

O edifício mais cobiçado da cidade, o Apogee, Miami Beach, tem apartyamentos de 600 m2 e custam, cada um, R$ 10milhões. Dos 68 apartament9os, 22 são de brasileiros.

Como a cidade está muito perto de Orlando e da Disney, a leva de brasileiros que viaja para a Flória é de cimensões oceânicas. Foram 800 mil no ano passado.


Senado aprova MP que eleva tributos sobre importados

 Senado concluiu nesta quinta-feira a aprovação da Medida Provisória 668, que eleva tributos sobre produtos importados, terceira MP do ajuste fiscal a ser aprovada nesta semana. A MP 668 eleva as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na importação de bens. Como já passou pelas duas Casas do Congresso, a medida segue para sanção presidencial.
Editada no fim de janeiro pelo governo, a MP eleva as alíquotas de PIS e Cofins para produtos importados para 2,1% e 9,65% respectivamente, contra os 1,65% e 7,6% praticados anteriormente.
O governo estimava, na edição da MP, aumentar arrecadação em R$ 1,19 bilhão por ano e, para 2015, o acréscimo seria de R$ 694 milhões.

Dólar opera em alta e chega a R$ 3,18; Bovespa cai quase 1%

O dólar comercial chegou a subir mais de 1% nesta quinta-feira. Por volta das 12h30, moeda norte-americana avançava 1,07%, a R$ 3,179 na venda.


No mesmo momento, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, caía 0,92%, a 53.737,99 pontos.

Servidores de Porto Alegre reagem a críticas do prefeito Melo: "Estamos em greve. Nós não somos vagabundos".

Esta tarde, 14h, os municipários de Porto Alegre decidirão se manterão ou não a greve iniciada há 10 dias. As negociações da manhã não avançaram. A prefeitura aceita pagar 8,17% de reajuste, mas em duas vezes. A categoria quer 20%, além de outros benefícios. Houve momentos de tensão na manhã de hoje. O prefeito em exercício, Sebastião Melo, chegou a bater com os punhos na mesa:

— Vocês criticam o desconto enquanto ainda não terminou a greve, mas como se começa uma greve já fechando prédio da prefeitura?

Uma dirigente sindical respondeu também em voz alta:

— Nós não somos vagabundos, nós estamos em greve, houve uma ruptura no acordo de trabalho. Não é correto cortar o ponto. Mas vocês podem tudo, vocês têm a caneta. E nós só podemos fazer piquete.


A greve não está afetando o dia a dia da cidade e mal se percebe que os servidores municipais fazem falta nos postos de trabalho. 

GM, Mercedes, Scania e Fiat vão parar (lay-off) em junho

O mês de junho vai começar com quatro montadoras paradas e pelo menos 34,7 mil trabalhadores em casa, em férias coletivas ou licença. Sem perspectivas de melhora nas vendas e ainda com estoques elevados, fabricantes de veículos suspenderão a produção ou vão operar parcialmente a partir da próxima semana.

A General Motors interrompe toda a produção de automóveis na fábrica de São Caetano do Sul (SP) praticamente o mês todo - de 1º a 28 de junho. Os quase 5,5 mil trabalhadores da produção terão férias coletivas no período. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos local, Aparecido Inácio da Silva, "quase 8 mil carros deixarão de ser produzidos".

O sindicalista calcula que a unidade tenha 80 mil carros em estoque. Na filial de São José dos 
Campos (SP), também estão previstas férias coletivas em junho para 1,7 mil trabalhadores do setor de veículos, mas a data ainda não foi divulgada. A GM não comentou o assunto.
Silva informa ainda que a GM insiste na demissão de 819 metalúrgicos que devem voltar de lay-off (suspensão temporária dos contratos) no dia 9. Na unidade, há ainda outros 900 operários em lay-off até outubro.

Na Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP) os 7 mil funcionários da produção ficarão em casa por 15 dias, a partir de segunda-feira, período em que as linhas de caminhões e ônibus serão interrompidas. A empresa também conclui na sexta-feira, 29, a demissão de 500 funcionários que estão em lay-off.

Também em São Bernardo, os 3,4 mil operários da Scania ficarão em casa na primeira semana do mês. Já os 2,8 mil trabalhadores da Ford em Camaçari (BA) retornam de dez dias de férias coletivas no dia 4.


A Fiat vai parar toda a produção em Betim (MG) de 8 a 12 de junho, e dispensará 16 mil metalúrgicos. No dia 1.º, 2 mil deles retornam de férias de 20 dias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Depois da reforma política, Câmara decidirá tudo sobre a redução da maioridade penal

O deputado Onyx Lorenzoni mandou dizer esta manhã ao editor que passada a votação da reforma política, espera que o presidente Eduardo Cunha coloque em votação a PEC 273/2013, de sua autoria, que cria o instituto da emancipação penal para jovens infratores que tenham idade entre 16 e 18 anos.

É uma espécie mitigada de redução da maioridade penal.

Onyx concilia os interesses dos que são contra e dos que são favoráveis à redução da maioridade penal, passando ao juiz do caso a responsabilidade de determinar de que modo e quando será possível responsbilizar criminalmente os menores infratores.

Almoço em torno de José Dirceu atraiu o marido da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

O jornalista Ricardo Noblat conta no seu blog de hoje o que ninguém contou na midia diária. Ele diz que Zé Dirceu, embora com prisão domiciliar, réu condenado, investigado de novo como ave de rapina do PT, quase não falou no almoço e evitou ser fotografado. Na saída ganhou uma garrafa de cachaça, presente que poderá dividir com a presidente Dilma, sua "companheira de armas", que acaba de confessar, no México, ser fissurada por uma "boa capirinha", sem a qual a vida não tem graça.

Leia a nota de Noblat:

O jornalista Heitor Reis, ex-secretário de Turismo do Distrito Federal, reuniu 13 pessoas (nada a ver com o número do PT) para um almoço, anteontem, no seu apartamento da Superquadra 305 Sul, de Brasília, em torno do ex-ministro José Dirceu de Oliveira.
Entre outros, estiveram por lá o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), o ex-deputado Saulo Queiroz e o venezuelano Luiz Jorge, marido de Liliana Ayalde, atual embaixadora dos Estados Unidos no Brasil. O almoço ficou por conta do chef  Rosário, da Tratoria Rosário.
Os convivas beberam um espumante da vinícula Luiz Argenta, do Rio Grande do Sul, a R$ 50,00 a garrafa, e cachaça mineira. Luiz Dirceu só bebeu água. Se beber álcool se arrisca a voltar ao regime de prisão fechado. Está em prisão domiciliar.

Ele quase não falou. E evitou ser fotografado. Na saída ganhou uma garrafa de cachaça. Mas preferiu deixá-la com o amigo e vizinho, o fotógrafo Osvaldo Rocha. O pai de Osvaldo ensinou Dirceu a jogar basquete em Passo Quatro, Minas Gerais, onde ele nasceu.

Fenadoce começou ontem em Pelotas. Evento abrirá no final de semana.

Abriu ontem a Fenadoce, Pelotas, maior evento do gênero no País. A festa irá até o dia 14 de junho. No ano passado, 285 mil pessoas passaram pela exposição, cujos 300 estandes venderam 2,1 milhões de doces.

Além dos doces, ampla programação foi incluída nas ações da festa.

O Centro de Eventos abre de segunda a sexta, das 14h as 23h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h as 23h. O ingresso custa R$ 8,00 por pessoa, mesmo preço do estacionamento.

CLIQUE AQUI para examinar toda a programação e informações úteis.

A tradição doceira de Pelotas
Pelotas herdou a tradição doceira de Portugal. O Jornal da Noite de Pelotas conta desta forma o que aconteceu. Leia:
Das cozinhas dos conventos surgiram os ovos moles que deram origem a tantos outros doces e que, até hoje, estão presentes nos mais variados doces que aqui se produz. Em aveiro, região de origem dos ovos moles, eles podem ser encontrados em barriquinhas de madeira decoradas ou revestidas de hóstia, imitando formas marinhas. De outras regiões de Portugal ainda temos o pão-de-ló de Ovar, da Murtosa ou de Serradelo, os pastéis de Águeda, os beijinhos de Sever, as barquinhas do Vouga e o arroz doce de Ilhavo, entre outros.
E aqui chegando os imigrantes, portugueses tinham em sua bagagem diversas receitas trazidas de sua região de origem. Sendo escassa a produção de açúcar no Rio Grande do Sul, fazia-se necessário a importação dos Estados do rio de janeiro, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.
Chegando pelo porto de Rio Grande, a maior parte do carregamento vinha para Pelotas. Naquela época (século XIX) já havia grande produção de frutas como a laranja, o pêssego, o marmelo e a bergamota, passando as compotas a fazer parte das mesas das famílias portuguesas aqui residentes. Aos poucos foram introduzidos os doces cristalizados, as passas e os doces em massa, feitos em tachos por pretas velhas e vendidos nas ruas.
Com o crescimento econômico (1870), as festas, frequentes em Pelotas ganharam o requinte dos doces típicos portugueses, como camafeus, bem-casados, fios de ovos, fatias de Braga, ninhos e pastéis de Santa Clara, levando os convidados ao deleite.

Logo, este prestígio foi rompendo fronteiras e os doces levados para fora do Município e do estado nas festas mais importantes do centro do país. Parte dessa história sobrevive graças à dedicação de doceiras que se mantém fiéis ás receitas dos antepassados portugueses.

'Inflação do aluguel' desacelera em maio e fica em 0,41%

No acumulado de doze meses, índice registrou elevação de 4,11%.

Governo de Mônaco manda provas de propinas de US$ 2 milhões depositadas pela Samsung na conta do diretor petista da Petrobrás, Renato Duque

O jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira informa que documentos enviados pelas autoridades de Mônaco aos procuradores da Lava Jato indicam que US$ 2 milhões depositados numa conta de Renato Duque no exterior tiveram como origem pagamentos feito pelo estaleiro coreano Samsung, acusado de pagamento de suborno.


As provas e evidências contra o ex-diretor da Petrobrás são cada vez mais consistentes, reforçando a constatação de que a organização criminosa montada pelo PT para roubar dinheiro da Petrobrás e extorquir dinheiro das empreiteiras era amplo, geral e irrestrito, contando com cobertura dos mais altos escalões da estatal, todo ele formado por funcionários do quadro.


Os papéis mostram que em abril de 2011 a Samsung transferiu US$ 3 milhões para o consultor da área de petróleo Raul Schmidt, que ajudou Duque a abrir uma conta no banco Julius Baer, em Mônaco. No mesmo mês, Schimdt fez repasse de US$ 4 milhões para o empresário francês Judas Azuelos.


Dois meses depois, Azuelos devolveu US$ 2 milhões para Schmidt e transferiu US$ 2 milhões para uma empresa que é controlada por Duque, segundo as autoridades de Mônaco, a Milzart Overseas.


Os documentos indicam que os repasses foram associados a um contrato da Petrobras com a empresa americana Pride Internacional, de quem alugou um navio-sonda construído pela Samsung".

PCdoB e Manuela suspendem seminário para festejar a vitória do Vietname contra o imperialismo dos EUA

Foi suspenso sem explicação o Seminário sobre os 40 Anos da Vitória Vietnamita, agendado para o dia 26 de maio, com início marcado para as 17h e sem horário para terminar.

A organização do evento ficou a cargo da funcionária da deputada Manuela D'Ávila (foto), a comunista Nara Trindade, Assessora I, salário bruto mensal de R$ 2.672,00 em abril.

O evento da Fundação Maurício Grabois, tinha o objetivo de saudar a ditadura comunista do Vietname e destilar ódio contra os Estados Unidos.

Valec define traçado da Ferrovia Norte-Sul no RS. Estrada entrará por Iraí e irá até Rio Grande.

O deputado Jerônimo Goergen informou ontem a noite ao editor, usando seu Whats App, que no traçado finalmente definido da Ferrovia Norte-Sul, cujo projeto executivo será concluído em um ano e meio e incluirá a região da produção do RS.

O empreendimento é da Valec.

Segundo disse o parlamentar ao editor, a ferrovia poderá ser concedida para a iniciativa privada, dentro do programa de concessões que Dilma quer lançar em junho.

No estado, o trem sairá de Iraí, ao Norte, e seguirá até o Porto de Rio Grande. Os trilhos passarão pelas cidades gaúchas de Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões ePalmeira das Missões.


O sonho da ferrovia Norte-Sul começou a ser construído há 25 anos. Depois de duas décadas paradas, as obras foram retomadas em 2007. Ao todo, o projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A proposta é interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, conecetando quatro regiões e nove estados brasileiros. Atualmente, ela opera no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO), com 855 quilômetros.

Pelegos da cabresteada CUT programam greve geral de mentirinha contra o governo que apóiam

A CUT, braço sindical do governo e do PT, lidera a greve geral programada para esta sexta contra atos do próprio governo e do PT, no caso os projetos que reduzem acesso ao auxílio-doença, abono salarial e pensões. O protesto também visa combater a ampliação da terceirização para atividades-fim.  É uma greve geral de mentirinha, destinada a enganar os trabalhadores. O que se espera é baixíssima adesão.

A imposição de multa diária de R$ 20 mil ao Sindicato dos Rodoviários, caso os motoristas e cobradores parem os ônibus de Porto Alegre nesta sexta-feira, é um convite para que seja desrespeitada a ordem judicial que proíbe a greve de amanhã.

O anúncio da greve dos rodoviários é apenas uma das parlisações previstas para sexta-feira para todo o Brasil.

Também pararão os sindicatos ligados aos trabalhadores da educação, bancos, saúde, metrô, comércio e aeroportos.

Em Porto Alegre, ao meio dia, na Praça da Matriz, haverá ato público.


Justiça dos EUA investiga se Lula comprou a Copa de 2014 da FIFA.

A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, anunciada em outubro de 2007, será investigada pela Justiça dos Estados Unidos. Procuradores americanos confirmaram a informação nesta quarta-feira em Nova York, mas não deram mais detalhes a respeito.

Dilma apoia as investigações feitas pelo FBI e acredita que a mesma deve ser adotada em maior escala. "Se tiver de investigar a Copa [realizada no Brasil], que se investiguem todas as Copas. Essa postura vale para todos, desde a Lava Jato até este caso", afirma a presidente.

Sartori esfriou Rosane Oliveira depois de ver Zero Hora com foto sua em festa de chope

No melhor estilo do ex-governador Leonel Brizola, que só respondia o que queria, o governador José Ivo Sartori driblou ontem uma pergunta que lhe fez a jornalista Rosane Oliveira, editora de Política da RBS, que cobre sua viagem à Alemanha e França.

É que ela perguntou-lhe o que achava do bloqueio das contas estaduais por parte dos auditores fiscais e ele respondeu outra coisa, falando sobre sua agenda na Europa.

A jornalista, contrariada, registrou que Sartori não quis falar mais nada e saiu contrariado da abordagem.

O que ocorre é que o governador e sua comitiva ficaram muito contrariados com a foto postada por Rosane Oliveira no jornal Zero Hora de ontem, mostrando Sartori e deputados com canecas de chope, fazendo festa. A foto provocou constrangimento também no Piratini, em Porto Alegre. Governantes e parlamentares não gostam de fotos em que aparecem bebendo, jantando ou almoçando, porque sabem que os leitores costumam trocar as bolas e acham que as viagens internacionais só servem para festa e turismo.

Entenda tudo sobre o escândalo da Fifa que abre a caixa preta do futebol brasileiro

A descoberta de um esquema global de corrupção começa a arrombar a caixa preta do futebol brasileiro. Uma operação conjunta do Departamento de Justiça dos EUA e da polícia suíça prendeu na manhã desta quarta-feira, em Zurique, sete dirigentes da Fifa – um oitavo se entregou à noite, em Trinidad & Tobago. Há outros seis indiciados sob acusação de fraude, lavagem de dinheiro e extorsão em contratos de marketing e transmissão da Copa América, Libertadores e Copa do Brasil.

Um dos detidos é José Maria Marín, ex-presidente da CBF e membro do Comitê Organizador da Fifa para os Jogos Olímpicos. A exemplo dos seus pares, foi preso por policiais à paisana em seu quarto no luxuoso Hotel Baur au Lac. Segundo testemunhas, foi levado, pálido e nervoso, por agentes que carregavam duas malas e uma pasta com escudo da CBF.

CLIQUE aqui para ler toda reportagem do jornal Gazeta do Povo.

Justiça suspende bloqueio para pagar servidores gaúchos

A PGE (Procuradoria Geral do Estado) reverteu o bloqueio de R$ 38 milhões que deveriam ser reservados para o pagamento integral do salário dos servidores da Secretaria da Fazenda, conforme decisão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) desta quinta-feira.

A 3ª Vara da Fazenda Pública havia determinado o bloqueio na terça-feira a pedido do Sindicato de Auditores de Finanças Públicas do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS).

Sartori admite aumento do ICMS para o RS

Em entrevista exclusiva para o Jornal do Comércio desta quinta-feira , o governador José Ivo Sartori, confirmou que há estudos para o aumento da alíquota de ICMS, receita adotada na última gestão do PMDB, do ex-governador Germano Rigotto (2003-2006).

Entretanto, o atual chefe do Executivo ressalva que não há nada de prático ainda e que o aumento de impostos necessário para resolver o problema das contas do Estado seria brutal. "Se quisesse hoje aumentar impostos e equilibrar as finanças do Rio Grande do Sul por um bom tempo, teria que colocar o ICMS a 31%. Quem vai fazer isso? Aí quebra o Estado e toda a economia gaúcha. Não tem como", pondera. O governador também reforça que uma medida como essa precisaria do apoio da sociedade. "Mas pelo que vejo, ninguém deseja isso."

PCdoB pode perder André Machado e vereador Maroni

O PCdo B do RS está na iminência de perder duas jovens lideranças que atraiu há pouco tempo para o Partido.

Os dois casos:

Rodrigo Maroni, vereador de Porto Alegre - O vereador conversou longamente com o editor e confessou que está a um passo da Rede, caso Marina Silva consiga emplacar seu Partido.

André Machado, o quarto mais votado do PCdoB para a Câmara dos Deputados, 29.237 votos, está a um passo do PDT, Partido pelo qual seu pai, Dilamar Machado, também radialista, foi vereador e deputado estadual. 

Chuva histórica impõe cortes de energia e congestionamentos no trânsito de Porto Alegre

As chuvas que atingem a Capital desde terça-feira causaram transtornos principalmente no início da manhã de hoje, quando houve registros de falta de energia elétrica na região das avenidas Nilo Peçanha, Petrópolis, Independência, Azenha, Praia de Belas e Menino Deus. Na área da CEEE, 50 mil residências e escritórios tanbén ficaram sem luz. Com isso, sinaleiras ficaram fora de operação, ocasionando problemas no trânsito, que só aliviou depois das 10h. Um alagamento na avenida Sertório com a Joaquim Silveira bloqueou o fluxo de veículos em ambos sentidos. 

Devido às fortes rajadas de vento, que chegaram aos 77 km/h, foram registradas 68 quedas de galhos e árvores na cidade, uma delas em frente ao prédio da Assembleia Legislativa (AL), no Centro.

De acordo com o Sistema Metroclima, em alguns bairros da cidade, a chuva superou a média histórica de todo o mês de maio, de 94,6 mm. Às 17h, o bairro Serraria já tinha acumulado 121 mm; a Restinga, 108 mm; a Lomba do Pinheiro, 108 mm; e o Cristal, 106 mm. Considerando estes volumes extremos, principalmente nas zonas Sul e Leste, a prefeitura está monitorando o nível dos arroios próximos. Em outras localidades do Estado, a chuva também foi intensa.

O alerta em relação ao clima permanece, pois a instabilidade deve continuar até sexta-feira. Na Capital, hoje será mais um dia de muitas nuvens e chuva de moderada a forte. Não se descartam novas rajadas fortes de vento que possam causar mais transtornos. A temperatura pouco varia, com mínimas de 13 a 15 graus e máximas de 17 a 19 graus. 

Senado aprova regras da pensão por morte

O Senado Federal concluiu ontem a votação da maior parte das medidas de ajuste fiscal do governo, ao aprovar a medida provisória que altera as leis de acesso à pensão por morte e auxílio-doença. Depois de uma vitória apertada do governo na noite anterior, quando senadores aprovaram com uma margem de sete votos as novas regras para seguro-desemprego e abono salarial, as mudanças em benefícios previdenciários passaram com folga - foram 50 votos a favor, 18 contra e 3 abstenções.

No entanto, está embutida nessa medida uma derrota ao governo, que é a mudança no cálculo das aposentadorias com a previsão de uma alternativa ao fator previdenciário. A presidente Dilma mantém a disposição de vetar essa mudança. Convocou um grupo de trabalho para discutir soluções e prometeu que, dentro dos próximos meses, vai apresentar uma proposta ao fator previdenciário. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), explicitou que deve derrubar o veto da presidente. "A expectativa é de que, se houver veto, que ele possa ser derrubado."

O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), afirmou que encaminhará à presidente os pedidos para que o artigo que trata do fator previdenciário não seja vetado. Paulo Paim (PT-RS), que tem votado contra as medidas de ajuste do governo, defendeu em plenário que a presidente não vete o ponto e que, caso o faça, também trabalhará para derrubá-lo.

LCIs e LCAs poderão pagar Imposto de Renda

A equipe econômica analisa a possibilidade de cobrar Imposto de Renda sobre os rendimentos das aplicações financeiras que hoje são isentas da tributação. Atualmente, quem investe em Letras de Crédito Agrícola (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) não paga Imposto de Renda, o que torna essas aplicações mais atrativas.

De acordo com fontes consultadas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a ideia é cobrar sobre os rendimentos de letras de crédito os mesmos 15% de imposto de outros investimentos de renda fixa, como CDB e títulos do Tesouro Nacional.

As aplicações em LCIs e LCAs cresceram muito nos últimos tempos, justamente por serem isentas de IR. O rendimento da LCI pode ultrapassar o do tradicional Certificado de Depósito Bancário (CDB), que é tributado pelo Fisco. Um CDB, com rendimento em torno de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI, taxa de juros de referência dos bancos), por exemplo, acaba equivalendo a uma LCI com rendimento na casa dos 85% do CDI.

Pasadena volta a assombrar Dilma

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo determinou que a área técnica do tribunal reavalie a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff e de demais ex-integrantes do Conselho de Administração da Petrobras em prejuízos na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos. O ministro também requereu que se analise eventual culpa de representantes da Astra Oil, antiga sócia da estatal brasileira no negócio. Um comunicado sobre os novos passos da investigação seria feito ainda nessa quarta-feira (27) por Vital aos demais ministros da corte de contas.

Vital é relator dos processos que apuram dano ao erário na compra da refinaria norte-americana. A inclusão de Dilma e demais conselheiros entre os responsáveis é um pedido do ministro substituto André Luís de Carvalho. Já a implicação da Astra foi solicitada pelo presidente do tribunal, Aroldo Cedraz, em despacho do fim do ano passado. Questionado, Vital explicou que a avaliação da área técnica a respeito não foi concluída. Os pareceres vão subsidiar futura decisão da corte sobre a entrada, ou não, de novas pessoas na lista de responsáveis.


O TCU apontou em julho do ano passado prejuízos de US$ 792 milhões na compra de Pasadena, feita em duas etapas, entre 2006 e 2012. Dilma Rousseff era presidente do Conselho de Administração da Petrobras em 2006, quando o colegiado autorizou a aquisição dos primeiros 50% da refinaria, por US$ 360 milhões. Um ano antes, a Astra Oil havia adquirido 100% dos ativos por menos de US$ 50 milhões.

Em nota no ano passado, Dilma justificou que só deu aval ao negócio porque se embasou num parecer técnico e juridicamente falho, que omitia cláusulas do negócio consideradas por ela prejudiciais. No entanto, a presidente tinha acesso a outros papéis que traziam detalhes do processo. O parecer técnico classificado como omisso fora elaborado pelo então diretor Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, hoje preso por suposto envolvimento no esquema de corrupção investigado na Operação Lava-Jato.

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 452 votos 19 a e 1 abstenção, o fim da reeleição para mandatos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos), no âmbito da votação da proposta da reforma política (PEC 182/07).

O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. Ela não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.