Temer sanciona sem vetos MP que libera troca de dono de emissoras de rádio e TV

O presidente Michel Temer sancionou nesta terça-feira, a medida provisória que estabelece prazos e simplifica procedimentos para a renovação de concessões de rádio e televisão.

Por se tratar de uma medida provisória, a norma entrou em vigor no ato da publicação pelo Executivo, em outubro do ano passado. Para virar lei e não perder a validade, precisava ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A proposta simplifica a análise das alterações contratuais ou estatutárias que impliquem alteração dos objetivos sociais ou mudança do controle societário das emissoras comerciais e comunitárias.

Atualmente, é exigida pela lei a necessidade de prévia anuência do órgão competente do Poder Executivo para a realização da operação.

Janot no Congresso: 'Não temos medo de lei de abuso de autoridade"

Em visita ao Congresso Nacional, o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a importância de uma atualização da lei de abuso de autoridade. O projeto está em pauta no Senado, mas é criticado por entidades ligadas ao Judiciário. O procurador-Geral trouxe uma proposta com alterações em relação ao texto que é discutido pelos senadores.

"Nós do serviço público, que trabalhamos de forma responsável, nenhum de nós tem medo de uma lei de abuso de autoridade", disse Janot após se reunir com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

De acordo com Janot, a entrega da proposta é uma iniciativa para que o projeto seja discutido com mais profundidade. "Nós do serviço público, que trabalhamos de forma responsável, nenhum de nós tem medo de uma lei de abuso de autoridade", disse em relação às sugestões do Ministério Públicos.

Bovespa fecha em alta de 0,52%; Dólar sobe 0,31%

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta terça-feira em alta de 0,52%, a 64.640,45 pontos. Na véspera, a Bovespa havia subido 0,71%. O resultado foi influenciado, principalmente, pelo desempenho positivo.

O dólar comercial fechou em alta de 0,31%, cotado a R$ 3,139 na venda. Esse foi o segundo avanço seguido da moeda norte-americana, que havia subido 0,68% na véspera.

Consumo de gás natural recua 20,8% em janeiro

O consumo de gás natural no País somou 53,87 milhões de metros cúbicos diários em janeiro, o que corresponde a uma queda de 20,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro, a queda foi de 7,7%.

Na contramão do movimento, ele destacou o crescimento de 11,08% no consumo de Gás Natural Veicular (GNV) na comparação com janeiro de 2016.

Os dados fazem parte do levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 Estados, reunindo dados na indústria e nos segmentos residencial, comercial e automotivo, entre outros.

TSE deve julgar cassação da chapa Dilma-Temer na próxima semana

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, afirmou hoje a jornalistas que o julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, que disputou e venceu as eleições presidenciais de 2014, deve mesmo ter início na próxima semana.

Ontem, o ministro Herman Benjamin, relator da ação no TSE, enviou seu relatório final para os demais ministros da Corte, liberando o processo para que seja pautado em plenário. Conforme determina a Lei da Inelegibilidade, ele pediu a Gilmar Mendes que inclua a ação imediatamente em pauta.

Artigo, Tito Guarniere - O PT é mais igual do que os outros

A diferença ´de que eles estão na cadeia como ladrões.

O patriarca da empreiteira Odebrecht, Emilio Odebrecht, em depoimento ao TSE, se referiu ao ex-ministro de Lula e Dilma, Antônio Palocci, como o “nosso Palocci”. Nada mais revelador. A expressão diz muito de como a Odebrecht via o governo e os seus interlocutores. “Nosso”, no caso, designava posse e propriedade.

As delações da Odebrecht demoliram a única narrativa que restou ao PT, de que os partidos são todos iguais na prática da corrupção. Ao dizer que são iguais, há uma certa modéstia do PT – e a modéstia nunca foi uma virtude petista. O PT é mais igual do que os outros. No quesito corrupção o partido é hors-concours, imbatível nos métodos, no tempo de serviço, no envolvimento direto dos seus maiores líderes, e sobretudo na escala industrial, no ritmo alucinante das bandalheiras.

Nos outros partidos os atos de corrupção são crimes de CPF, de pessoas físicas, cometidos na esfera individual. No PT os recursos da corrupção eram movimentados por dentro da estrutura partidária. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Lula e seus aliados tentam coagir a Lava-Jato

O ex-presidente Lula vem realizado comícios Brasil fora com objetivo eleitoral, ignorando a legislação, que proíbe campanha antecipada, até porque se considera inimputável. Além de pavimentar seu retorno à Presidência, a estratégia de Lula é manter petistas e simpatizantes “mobilizados”, como forma de inibir eventual decisão da Justiça de mandar prendê-lo pelos crimes dos quais é acusado na Lava Jato.

Após fazer campanha na Paraíba, há uma semana, a pretexto de “reinaugurar” parte da obra da transposição, agora ele vai ao Acre. O governador acreano Tião Viana (PT) convocou petistas e servidores públicos a recepcionar Lula no Estado, em 28 de abril. 

Investigadores da Lava Jato devem ficar de olho no aluguel de aviões. Para ir à Paraíba, Lula usou um jatinho cujo aluguel custa R$ 100 mil. Lula e aliados provocam a Lava Jato. A Ciro Gomes coube ameaçar: se Sergio Moro mandar prendê-lo, a “turma” dele será recebida “na bala”.

A informação é do colunista Cláudio Humberto e do site Diário do Poder.

Caixa reitera que serão fechadas de 100 a 120 agências

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, afirmou nesta terça-feira que no processo de revisão de agências estão de 100 a 120 unidades que permanecem deficitárias e passarão por processo de intervenção, seja por meio do fechamento ou de fusão com outras unidades, ou ainda mudança para outro lugar e também uma diminuição.

De acordo com Occhi, esse processo será efetivado assim que for encerrado o processo de demissões.

Análise, Mises Brasil - Saiba por que quando o governo gastam, ganham os grandes e perdem os pequenos

Eike, à esquerda, na cadeia; o petista Mantega, à direita. O segundo gastou nosso dinheiro para engordar o campeão.

Título original: "Gastos públicos são lucros privados: quando o governo gasta, ganham os grandes e perdem os pequenos".

Por isso, conter o crescimento dos gastos é absolutamente essencial e moral

Eis algo que ainda não foi devidamente compreendido: quando os gastos do governo aumentam, os maiores beneficiados são alguns empresários privilegiados (ou ineficientes).  E os maiores prejudicados são os pagadores de impostos, da classe média ao pobre.
Defender aumento dos gastos do governo — ou ser contra sua redução ou mesmo contra sua contenção — é o equivalente a defender privilégios aos empresários favoritos do governo. 
Isso vale para todo e qualquer tipo de aumento de gastos. 
Se o governo disser que irá gastar mais com assistencialismo, os bancos irão financiar o déficit orçamentário do governo e os pagadores de impostos ficarão com os juros. 
Se o governo disser que irá gastar mais com saúde, além dos bancos, as empresas do ramo médico — desde as grandes fornecedoras de equipamentos caros aos mais simples vendedores de luvas de borracha — também irão lucrar mais. 
Se o governo disser que irá gastar mais com obras e investimentos públicos, além dos bancos, todas as empreiteiras selecionadas serão beneficiadas.
Se o governo disser que irá gastar mais com subsídios, além dos bancos, empresários e pecuaristas serão os privilegiados.
Se o governo disser que irá gastar mais com cultura, os grandes artistas e produtores serão os grandes ganhadores.
Para ser justo, tal constatação é tão óbvia, que até mesmo keynesianos defensores dos gastos do governo a reconhecem.  Um dos mais brilhantes representantes do keynesianismo, Hyman Minsky, deixou bem claro em que consistia todo o teatro keynesiano: endividar o contribuinte para engordar o capitalista.  

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Opinião do editor - Os traidores do povo combatem as reformas com a bandeira da Palestina

Brasília, via WhatsApp

Aparentemente, a bandeira ao lado não tem nada a ver com os raquíticos protestos que um grupelho de petistas e seus asseclas realizam diante da porta de entrada do Anexo II da Câmara.

É a bandeira da Palestina.

Ao tremulá-la, o basbaque da foto sintetiza seu compromisso com todas as teses e ações da vanguarda do atraso, inclusive com as roubalheiras do PT e com o assalto dos seus líderes aos cofres da Petrobrás.

Vale a pena lembrar o que essa gente traiçoeira promove diariamente, porque eles tentam mudar a narrativa sobre o desastre a que conduziram a nação brasileira durante os 14 anos dos governos Lula e Dilma.

Nós não os esqueceremos.

Eles não conseguirão nos trair de novo.

Marcel e Turra querem impor respeito às honrarias prestadas pela Assembléia do RS

Na manhã desta terça-feira, Marcel Van Hattem (PP) e Sérgio Turra (PP) protocolaram requerimento para alterar uma resolução da Mesa Diretora da Assembleia. Os parlamentares querem que a proposição para qualquer homenagem seja votada pelo plenário da Casa. Hoje, cada deputado pode decidir quem vai homenagear com o Mérito Farroupilha e tem a escolha submetida apenas à Mesa Diretora.

O caso desbordou depois que a comunista Manuela D'ávila emplacou a entrega do Mérito Farroupilha ao ex-BBB Jean Wyllys, PSOL do Rio, que nada tem a ver com o RS.

PIB gaúcho despenca pelo terceiro ano como herança maldita dos governos Tarso e Dilma

A arte é de zerohora.com

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou queda de 3,1% em 2016. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).
A última vez que a economia gaúcha apresentou resultado positivo foi em 2013. Depois disso:

- Menos  0,4% em 2014; 
- Menos 3,4% em 2015; 
- Menos 3,1% em 2016

A agricultura teve queda de 4,5% no ano passado. O desempenho prejudicado se deve aos resultados ruins nas safras de arroz, milho e fumo.
A indústria teve recuo de 3,9%. 

No setor de serviços, a queda de 2,1% acumulada em 2016 foi menos intensa que a observada na economia nacional, de -2,7%. A única atividade que apresentou desempenho positivo no ano foi a imobiliária, com crescimento de 1,1% no RS e de 0,2% no Brasil. Entre as atividades dos serviços, a maior queda foi observada no comércio e reparação de veículos (-5,3%).

Supermercados têm queda real de 0,24% nas vendas em fevereiro

As vendas dos supermercados brasileiros caíram 0,24% em termos reais em fevereiro de 2017 na comparação com o mesmo mês de 2016, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com janeiro, houve queda real de 1,93%.

Todos os valores foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado do primeiro bimestre de 2017, as vendas registraram queda real de 0,07% ante os mesmos meses do ano anterior.

Em termos nominais, a alta nas vendas em fevereiro foi de 4,56% na comparação com o mesmo mês de 2016. Já o resultado acumulado do ano é de crescimento nominal de 5,02% ante o mesmo bimestre de 2016.

Rosa Weber dá cinco dias para Temer, Senado e Câmara se posicionarem sobre aborto

Relatora da ação ajuizada pelo PSOL que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira que o presidente Michel Temer, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados se posicionem sobre o caso dentro de um prazo de cinco dias.

Rosa Weber também quer que a ministra-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviem pareceres sobre a ação.

Assembléia retoma votações com quatro projetos de Sartori

Quatro projetos do governo estadual devem ser votados na tarde desta terça-feira conforme decisão tomada durante a reunião de lideranças ocorrida no final da manhã,

Veja quais propostas deverão ser analisadas na tarde de hoje:

PL 269 2016, do Executivo, prevendo alterações no Programa Estadual de Expansão da Agropecuária Irrigada – Mais Água, Mais Renda, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação
PL 271 2016, do Executivo, elevando de 12% para 18% a alíquota do ICMS nas operações internas com leite UHT (Ultra High Temperature) e para revogar a isenção nas operações internas com o referido produto, complementando com crédito fiscal presumido para a indústria gaúcha, de forma a zerar a carga tributária para a produção estadual.
PL 272 2016, do Executivo, prevendo uma taxa que possibilitará ao Detran a devida contrapartida pela inclusão de gravames veiculares, de forma a garantir, conforme o governo, maior efetividade e controle desta função estatal.
PL 273 2016, do Executivo, alterando a lei de 2006 que autoriza àquele Poder, suas entidades da administração indireta e a Procergs, a firmarem Termo de Transação relativo aos valores decorrentes dos contratos de prestação de serviços de processamento de dados. Pela proposta atual, o Executivo, as entidades da administração direta e a Procergs ficam autorizados a realizarem transação,.

Outros projetos mais polêmicos ficaram para outro dia.

Preços da conta de luz cairão até 20% em todo o País

A conta de luz do consumidor em todo o País vai cair até 20% em abril, por conta da devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3.

A decisão anunciada nesta terça-feira, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atinge todas as distribuidoras de energia, com exceção de apenas três empresas, a Sulgipe, a Companhia Energética de Roraima e a Boa Vista Energia.

Passagens de ônibus sobem para R$ 4,05 em Porto Alegre

A passagem do transporte coletivo de ônibus de Porto Alegre deve subir para R$ 4,05. O valor foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu) em reunião na manhã desta terça-feira na sede da EPTC. A decisão com novo valor da tarifa vai para sanção do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

A estimativa é que o processo não leve mais que 48 horas, o que colocaria o novo preço em vigor nesta quarta ou quinta-feira. A reunião durou menos de duas horas.

Foram 14 votos a favor do aumento e três contra, no caso da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e União das Associações de Moradores de Porto  Alegre (Uampa).

Dólar opera estável, vendido perto de R$ 3,13; Bovespa sobe 0,15%

A Bolsa subia e o dólar comercial operava quase estável nesta terça-feira. Por volta das 12h20, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, subia 0,15%, a 64.402,27 pontos.

No mesmo horário, a moeda norte-americana tinha leve alta de 0,07%, a R$ 3,132. O mercado segue na expectativa pela divulgação do corte de gastos do governo e o anúncio de aumento de impostos, que pode ficar para amanhã.

Até quando, Lula e PT ?

O que ainda falta para meter Lula na cadeia e proscrever o PT ?

Polícia Federal bota na cadeia outro graúdo ladrão petista que roubou a Petrobrás

A Polícia Federal prendeu hoje outro petista da quadrilha que roubou a Petrobrás. Trata-se de Roberto Gonçalves, o homem que substituiu Pedro Barusco nas lambanças do diretor Nestor Cerveró.

Ele foi preso em Roraima.

A PF diz que não estava em fuga, mas visitando parentes.

Herdeiro da roubalheira feita por Barusco, Roberto fará companhia ao ex-presidente do PT, Zé Dirceu.

Dallagnol, Lava Jato, falará esta noite em Porto Alegre

O coordenador da força-tarefa da Lava Jato, procurador Daltan Dallagnol, falará nesta terça-feira para o Grupo Verbo Jurídico, Porto Alegre., 19h30min, avenida Ipiranga 2899, Porto Alegre.

Tudo em www.verbojuridico.com.br


Deputado Jean Wyllys será suspenso, quarta, por quatro meses, por ter cuspido na cara de Jair Bosonaro

O ex-BBB, cuspidor da Câmara , receberá a maior honraria da Assembléia do RS, a Medalha do Mérito Farroupilha, por proposta da deputada comunista Manuela D'Ávila, conforme aprovação da Mesa (Adilson Troca, Zé Nunes e Juliana Brizola).Só o deputado Sérgio Moraes absteve-se.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados terá reunião na quarta-feira para votar o processo instaurado contra o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). A relatoria é do deputado Ricardo Izar (PP-SP).

Wyllys sofre processo por ter cuspido no deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante a sessão do impeachment de Dilma Rousseff no Plenário, em 17 de abril do ano passado. O relator leu seu parecer em dezembro, pedindo suspensão de quatro meses, mas a votacão não ocorreu porque houve pedido de vista dos deputados Julio Delgado (PSB-MG) e Leo de Brito (PT-AC).


Apoie esta Ação Popular ajuizada para impedir o Mérito Farroupilha para o ex-BBB Jean Wyllys

O leitor poderá apoiar a Ação Popular ajuizada ontem na Vara da Fazenda do Fórum Central da Comarca de Porto Alegre-RS pelos advogados Pedro Lagomarcino e Marcelo Aiquel,  que tem por objetivo impedir a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha para o depuado carioca do Psol, Jean Wyllys. A condecoração foi criada pela Resolução nº 937/09, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do RS, para homenagear cidadãos brasileiros e gaúchos que tenha prestado serviços ou feito algo de relevância para o Estado do RS ou para o povo gaúcho. Como o Dep. Federal Jean Wyllys não fez absolutamente nada para o Estado do RS, nem tampouco para o povo gaúcho

O abaixo-assinado está hospedado em ferramenta própria do Citizen GO.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da ação e firmar o apoiar.

Metade do PDT sairá do governo no dia 10

O PDT confirmou que no dia 10 sairá do governo Sartori. Dos seus sete deputados, três continuarão na oposição, como hoje, enquanto que os outros quatro permanecerão com cargos e votos favoráveis ao governo.

O secretário de Obras, Gerson Burmann, poderá sair antes, dia 31.

Feltes e Biolchi preparam retorno para Brasília e saem do núcleo duro do governo Sartori

Os secretários da Casa Civil e da Fazenda do governo Sartori não integram mais o núcleo duro do Piratini.

É o que conta a colunista do Correio do Povo.

Ambos estariam com passagem reservada para assumirem seus mandatos como deputados federais.

Biolchi (Casa Civil) e Feltes (Fazenda) estão desgastadíssimos.

o núcleo duro, agora, seria composto por Búrigo, valete de Sartori; Cleber Bengenhu, secretário de Comunicação; e Cesar Schirmer, Segurança.

Nesta terça, vamos dizer ao Deltan Dallagnol que estamos do lado da Lava Jato até o Fim !

Paraná Pesquisas diz que 15%dos eleitores votariam em Tite para a presidência do Brasil

O Instituto Paraná Pesquisas perguntou a 2.260 brasileiros maiores de 16 anos: "Você votaria em Tite para presidente do Brasil em 2018?"

Resultado:
Sim - 14,8%
Não - 80%
Não sei - 5,2%

A pesquisa foi feita pela internet, entre os dias 24 e 27 de março, e a amostra "atinge um grau de confiança de 95%, para uma margem de erro de 2%".


A mais recente pesquisa do mesmo instituto sobre intenção de voto para presidente –realizada com outra metodologia, ressalte-se – mostra Luiz Inácio Lula da Silva na liderança, com 22,6%, seguido de Aécio Neves (12,9%) e Marina Silva (12,6%).

Goergen quer saber tamanho das dívidas da Cooperativa de Crédito de Sarandi

O deputado Jerônimo Goergen, PP do RS, disse esta manhã ao editor que vai pedir oficialmente ao Banco Central os números sobre o passivo e as dívidas deixadas pekla Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi, a Crehnor, que quebrou ontem em Sarandi, RS.

A Crehnor foi organizada pelo deputado petista Dionilson Marcon e sempre manteve ligaçoes carnais com as campanhas do PT e as movimentações do MST.

Melhora de expectativas faz avançar Índice de confiança do setor de construção civil em março.

O índice de confiança da construção alcançou 75,1 pontos em março, o equivalente a uma alta de 0,7 ponto em relação a fevereiro, de acordo com a Sondagem da Construção divulgada há pouco pela FGV. 

Esse é o nível mais elevado atingido desde junho de 2015, quando tinha chegado a 76,2 pontos. 

O resultado foi explicado pelo aumento de 1,7 ponto do componente de expectativas, ao passo que o índice de situação atual recuou 0,2 ponto no período. A abertura do indicador ainda revela que a demanda insuficiente se mantém como principal limitador para o setor, de forma que as demissões continuam ocorrendo, ainda que em menor magnitude. Esses dados seguem, assim, apontando para uma retomada gradual da atividade econômica nos próximos meses.

Nesta terça-feira, Sartori quer destravar votação do restante do Pacote de Ajustes

Os projetos remanescentes do pacote de ajuste fiscal do governador José Ivo Sartori voltarão à pauta da Assembleia Legislativa a partir desta terça-feira. É o que quer o governo, mas boa parte da base quer esperar pelo Plano de Recuperação Fiscal de Temer. A análise dos textos mais polêmicos, porém, tende a ser adiada pelo governo por pelo menos mais uma semana.Embora seja minoria, a oposição dá como certa a derrota do Piratini, sob a justificativa de base fragmentada.CLIQUE AQUI para saber quais as PECs que dificilmente passarão.

A demora reflete as dificuldades do Piratini para manter a fidelidade da base, prestes a perder o PDT, e garantir a adesão de deputados que se definem como "independentes", em especial do PTB. Das 11 medidas ainda em exame, seis são propostas de emenda à Constituição (PECs) e exigem o aval de pelo menos 33 dos 55 parlamentares. 

Sem votos suficientes até agora, o Piratini vinha protelando desde janeiro a apreciação das matérias Uma das PECs de maior resistência é a que retira a necessidade de plebiscito para a privatização da CEEE, da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Sulgás.

Para ganhar tempo, a estratégia do Piratini é começar a destravar a pauta pelos projetos menos controversos, cujo prazo já expirou. Ao todo, existem 10 nessa situação. A tendência é de que seis deles, não relacionados ao pacote, sejam apreciados primeiro, seguidos dos outros quatro. As PECs devem ficar para a próxima semana.

Crehnor, cooperativa de crédito ligada ao MST e ao PT quebra em Sarandi.BC decreta intervenção imediata.

O Banco Central anunciou a decretação extrajudicial da Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi, também conhecida como Crehnor Sarandi, sediada na cidade de Sarandi, no norte do Rio Grande do Sul. Com a decisão, foi anunciado também que bens de sete ex-administradores da cooperativa ficarão indisponíveis: Helvio de Fragas, residente da cidade gaúcha de Pontão; Ivalino Segnor, do município de Ronda Alta; Janete Confortin Giacomelli, da cidade de Três Palmeiras; Marcos Rubenich, morador de Nova Boa Vista; Valdemar Alves De Oliveira, de Sarandi; Valdir Antonio Zottis, residente em Liberato Salzano; e Wanderlei Bagolin, da localidade de Palmeira das Missões. Acooperativa tem 25.000 associados em 22 pontos de atendimento. O volume total de recursos administrados pela cooperativa era de cerca de R$ 30 milhõe

A medida atingirá todos que ocuparam cargos na instituição financeira nos últimos 12 meses.

A Crehnor era ligadíssima ao MST e ao PT.

O FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito), através de comunicado (link), informou que tão logo tenha a identificação dos depositantes e dos respectivos valores, a ser fornecida pelo liquidante, os pagamentos serão imediatamente disponibilizados aos titulares de depósitos garantidos.

Prefeitura quer indenização de R$ 5 milhões de Ruas, Luciana Genro e Psol

A prefeitura de Porto Alegre entrou com uma ação, denominada juridicamente de “denunciação da lide”, buscando que os políticos do PSol - que foram os responsáveis pelo rebaixamento da tarifa de ônibus no ano passado - custeiem os prejuízos financeiros das empresas, calculado em R$ 5 milhões.Em dezembro de 2016, dois dos cinco consórcios de ônibus da capital (Sul e Mais) ajuizaram uma nova ação na Justiça pedindo que a Prefeitura fizesse o ressarcimento de todos os prejuízos causados, mas a prefeitura responsabiliza o Psol pelos prejuízos.

Este tipo de ação jamais foi tentado antes em Porto Alegre.Baseado no Código de Processo Civil, o município pleiteia, agora, responsabilizar os autores do processo.

A Prefeitura de Porto Alegre entrou na Justiça para que cinco lideranças do PSol – Luciana Genro, 
Pedro Ruas, Fernanda Melchiona, Roberto Robaina e Alex Fraga – arquem com o prejuízo de cerca de R$ 5 milhões que teria sido causado às empresas de ônibus no ano passado. Em 2016, devido a uma ação do partido, as empresas responsáveis pelo transporte público não puderam cobrar por 33 dias o valor da tarifa do transporte coletivo de R$ 3.75, decretado na licitação. À época, o valor seguiu R$ 3.25.

Na ocasião, os representantes do PSol contestaram judicialmente que a análise do novo valor deveria ser feita pelo Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). O Município obteve parecer favorável no Superior Tribunal de Justiça e reverteu a decisão posteriormente, pouco mais de um mês da ação do PSol. No dia seguinte, a tarifa retornou a R$ 3.75.

Assassinos matam dois cidadãos gaúchos na cidade de Porto Alegre

Dois cidadãos gaúchos foram assassinados e enfiados dentro de um carro durante a madrugada desta terça-feira na zona Norte de Porto Alegre. Os corpos foram localizados na rua Deodoro, na Vila Mário Quintana, às 21h30min.

Era um veículo Corsa Wind. Os mortos foram identificados como Marcelo dos Santos, que era proprietário do veículo e tinha 39 anos, e Maicon Leandro Santos de Quadros, de 27 anos. 

Outra cidadã gaúcha é assassinada brutalmente em Porto Alegre

Outra cidadã gaúcha foi brutalmente assassinada, desta vez com facadas no pescoço, nesta segunda-feira, na zona Norte de Porto Alegre. A mulher, 23 anos, foi encontrado na área do parque Chico Mendes, durante a tarde, no bairro Jardim Leopoldina.


Ela sofreu cerca de 18 golpes com arma branca na região do pescoço. A mulher tinha um bebê recém-nascido e o marido.

Terça-feira será dia de sol e céu azul no RS

Porto Alegre, 8h30min, 20 graus

Esta terça-feira abriu completamente azul, com sol claro e temperatura muito amena em Porto Alegre. Hoje será mais um dia com predomínio do sol no Rio Grande do Sul, entretanto com a presença de nuvens na maioria das regiões.

 A tarde será agradável com um pouco de calor, amenizado pelo vento que, de novo, sopra fraco a moderado do quadrante Leste na segunda metade do dia.

Lava Jato está nas ruas novamente, desta vez no Rio

A Polícia Federal deflagrou a 39ª fase da Lava-Jato nesta terça-feira. Conforme o  site G1, uma ordem judicial de prisão é cumprida no Rio de Janeiro. O mandado foi autorizado pelo juiz federal Sergio Moro.

Ainda estão sendo cumpridos outros cinco mandados de busca e apreensão na capital fluminense. A operação foi batizada de Paralelo em razão da ação clandestina no mercado financeiro por parte dos investigados.

Santander faz IPO de R$ 3 bilhões

O Banco Santander Brasil vai realizar uma oferta de ações para dar saída ao Qatar Investment Authority (QIA), o fundo soberano que detém 5% do banco, conforme informação exclusiva desta manhã do Brzil Journal, cuja newsletter o editor acaba de receber.

O Qatar vai vender metade de sua participação, ou 2,5% do banco, numa operação que vai movimentar quase R$ 3 bilhões.

Santander, Merrill Lynch e Credit Suisse serão os coordenadores.  O anúncio deve ser feito nas próximas horas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/