Band TV mostra cenas de de lulopetistas agredindo jornalistas do Correio Braziliense, usando socos, pedras e pontapés.


No Twitter, o jornalista Renato Alves relata que integrantes da CUT cercaram um carro de reportagem do Correio Braziliense em frente à sede da central, em Brasília.

É o que conta o blog O Antagonista.

As cenas acabam de ser mostradas pelo Jornal da Band.

Com pedras e socos, quebraram vidros do veículo. Dentro do carro estavam um motorista, uma repórter e uma fotógrafa. Segundo o relato de Alves, “capacetes evitaram ferimentos”.

O jornal conta que, enfurecidos, os agressores gritavam ofensas contra a imprensa, contra o jornal e em defesa do ex-presidente Lula, que teve a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, com o aval do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) menos de 24 horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar seu pedido de habeas corpus. Os manifestantes quebraram o vidro traseiro do carro do jornal com socos.

CLIQUE AQUI para ver mais fotos e examinar a reportagem do jornal.

Seguranças de Lula espancam e ferem manifestante que hostilizava Lindbergh Farias

Um manifestante que protestava contra Lula em frente ao Instituto Lula, em São Paulo, ficou ferido após ter sido empurrado e batido a cabeça num caminhão em movimento, conforme cenas que foram mostradas ainda há pouco pelo Jornal da Band.

A vítima foi agredida selvagemente por seguranças e petistas que protegiam Lula. 

A Band mostrou que tudo começou na saída de Lindbergh Farias, que foi hostilizado e começou a bater boca com o grupo de manifestantes.

Um tumulto envolvendo pró e contra Lula começou, e o militante antipetista foi empurrado em direção à rua. Com a cabeça sangrando, ficou estendido no chão por algum tempo antes de conseguir se levantar e ser levado para atendimento médico.

TRF4 manda doleira da Lava Jato continuar usando tornozeleira

 A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou ontem (4/4) recurso de Iara Galdino da Silva, doleira que atuava no grupo de operadores de Alberto Youssef, e manteve o monitoramento por tornozeleira eletrônica. A ré foi condenada na Operação Lava Jato por evasão de divisas, operação de instituição financeira irregular, corrupção ativa e organização criminosa a 11 anos e 9 meses de reclusão, mas fez acordo de colaboração premiada e cumpre pena em regime aberto.

A defesa requeria ao tribunal a retirada do equipamento, alegando violação ao princípio da dignidade humana, traumas físicos, visto que a tornozeleira estaria “machucando, causando alergia, coceiras, bem como estigmas preconceituosos”, impedindo que a ré usasse roupas mais curtas ou freqüentasse a praia.

Leia a ordem de prisão assinada por Moro. A PF não poderá usar algemas com o elemento.

CLIQUE AQUI para examinar a ordem assinada pelo juiz Sérgio Moro.

É a primeira vez que um ex-presidente da República do Brasil é enfiado na cadeia.

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Terá que cumprir pena de 12 anos e um mês de prisão.

Na ordem, Sérgio Moro concede prazo para que o líder do PT apresente-se espontaneamente até as 17h. É uma regalia que resolveu conceder "em razão da dignidade do cargo que ocupou".

O juiz também avisou aos delegados da Polícia Federal:

- Não usem algemas com o elemento.

Dá-lhe, Moro !

Marco Aurélio Mello diz que vai aprovar ADC para mudar jurisprudência e libertar Lula

O ministro Marco Aurélio Mello, que ontem fez de tudo para livrar Lula da cadeia, anunciou, há pouco, depois de saber da ordem de prisão expedida pelo juiz Sérgio Moro, que levará ao plenário do STF, quarta-feira, as ADCs (Ações Diretas de Constitucionalidade) sobre a jurisprudência que autoriza prisão de réu condenado em segunda instância.

Marco Aurélio avisou que a ADC, aceita pela maioria do plenário, servirá para livrar Lula.

A informação é do Jota.

O ministro disse que conta com os votos de Rosa Weber, Gilmar Mendes, Lewandowsky, Dias Toffoli e Celso de Mello, portanto 6 dos 11 ministros.

Ninguém esperava que o TRF4 e Sérgio Moro fossem tão rápídos

A ordem dada pelo juiz Sérgio Moro para que a Polícia Federal prenda Lula, pegou todo mundo de surpresa.

Ninguém esperava por isto.

Não tão rápido.

Os advogados de Lula achavam que ainda teriam tempo para obter mais prazo, usando o farto arsenal de manobras evasivas propiciado pela legislação penal brasileira e o apoio certo dos amigos lulopetistas de Brasília.

Nada deu certo.

O TRF4 e o juiz Sérgio Moro não perderam tempo.

Moro deu prazo até as 17h de amanhã para que Lula faça as malas e apresente-se na Polícia Federal

A repercussão nas TVs foi imediata.

O juiz Sérgio Moro já avisou Lula que a Polícia Federal irá prendê-lo.

E avisou:

- Caso queira se apresentar espontaneamente, poderá fazer isto até as 17h de amanhã, mas em caso contrário, será levado à força para a cadeia.

A Justiça Federal decidiu que lugar de ladrão é na cadeia.

Ordem do TRF4 para Sérgio Moro é clara: "Prisão do réu Lula da Silva deve ocorrer de imediato"

O ofício ao lado é do TRF4, Porto Alegre, e autoriza o juiz federal Sérgio Moro a proceder a prisão do réu condenado Lula da Silva.

Até esta madrugada, 0h58min, Lula estava protegido por um habeas corpus provisório, mas o STF resolveu cassar a medida e autorizar a prisão.

A luz verde concedida pela Corte Suprema, levou o TRF4 a dar cumprimento à sua própria Súmula, a 122, que manda enfiar na cadeia réus condenados em segunda instância.

É o caso de Lula.

Lula é corrupto, foi condenado por isto, e também foi condenado por lavagem de dinheiro, o que lhe custou pena de 12 anos e um mês de prisão.

Esta manhã, o presidente do TRF4, Thompson Flores, chegou a negar na Jovem Pan que Lula seria preso de imediato.

A ordem foi assinada por Nivaldo Brunoni, relator substituto (Gebran Neto está em Portugal, onde participa de um seminário promovido pelo ministro Gilmar Mendes) e Leandro Paulsen, presidente da 8a. Turma.

Juiz Sérgio Moro manda prender Lula da Silva

O juiz Sérgio Moro acaba de mandar prender o réu condenado Lula da Silva.

Conheça a cadeia de Curitiba onde vai ficar preso Lula da Silva


PMs bandidos, doentes mentais e um pastor na direção: a prisão cotada para abrigar Lula.

Nesta reportagem do jornal Gazeta do Povo de hoje, é apresentado o Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ela é considerada uma das primeiras opções para o cumprimento da pena do ex-presidente, ao lado da carceragem da Polícia Federal.

Leia tudo:

O Complexo Médico Penal (CMP) de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é a penitenciária mais heterogênea do Paraná. Dividem o mesmo espaço de cerca de 8 mil metros quadrados os presos da Operação Lava Jato e escândalos estaduais (Quadro Negro, Diários Secretos), policiais militares e civis já condenados, cerca de 300 homens que respondem a medidas de segurança em função de distúrbios mentais, cadeirantes, idosos, comuns (em sua maioria muito pobres) e mulheres grávidas, sob ordens do diretor Jefferson Walkiu, personagem principal do filme “A Gente”, do cineasta curitibano Aly Muritiba, e pastor.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Chegou a hora de proscrever o PT

Lula foi proscrito.

Agora, é vez de proscrever o PT.

Tigre de papel, PT ameaça o STF para defender Lula


Os principais dirigentes do PT desembarcaram em São Paulo para uma reunião de emergência no Instituto Lula por causa da possibilidade de prisão dele, que pode acontecer a qualquer momento.

A ideia é formar um cordão humano em torno da casa de Lula para resistir a qualquer ordem judicial.

O PT avisou que só cumpre ordem judicial que for a seu favor.

Bravateiro, o senador Lindberth Farias, PT do Rio, avisou:

 - O recado que temos que dar é o seguinte: para prender o Lula, tem que prender milhares. A gente tem que formar um cordão humano em defesa do ex-presidente Lula.

Lindbergh Farias não tem tropa para fazer o que ameaça.

Ele é um tigre de papel.

Regina Fortunati sai da Rede e assina ficha no PTB

A deputada Regina Fortunati, que se elegeu pelo PDT e mais recentemente filiou-se à Rede, assinou ficha, hoje, com o PTB.

Regina quer disputar uma cadeira de deputado Federal.

O ato de filiação contou com a presença do comando do PTB e também do ex-prefeito José Fortunati, que saiu do PDT e ingressou no PSB, pelo qual disputará uma cadeira no Senado.

Jerônimo Goergen propõe Fundo de Milhagem

O deputado Jerônimo Goergen, PP do RS, protocolou projeto que cria o Fundo de Milhagem. O Fundo reunirá as milhagens de todos os agentes públicos que utilizam voos e contabilizam milhagens em seus próprios nomes.

Governo gaúcho avança negociações com a STN para adesão ao RRF dos Estados

A comitiva gaúcha que está em Brasília, reuniu-se hoje com integrantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para demonstrar ter superado os obstáculos com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação à comprovação de gastos com pessoal.

Esse era, até o momento, o principal entrave para que o Estado atenda as exigências legais de adesão ao regime.

Uma nova reunião ficou marcada para terça-feira da próxima semana, desta vez na Câmara de Conciliação.

A adesão ao RRF possibilita a suspensão do pagamento da dívida com a União por três anos, prorrogáveis por mais três, permitindo um alívio de R$ 11,3 bilhões no caixa do Estado até 2020. Além disso, o regime também propicia o Rio Grande do Sul receber novos financiamentos. 

"Sua linda !", disse meu leitor sobre Cármen Lúcia.

Estes são os oito novos secretários do governo Sartori.

Cleber Benvegnú, novo chefe da Casa Civil.

O governador José Ivo Sartori anunciou, nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, os nomes dos novos secretários de Estado.

As mudanças foram na Casa Civil e nas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG)

Novos secretários:

Casa Civil - Secretário: Cleber Benvegnú; Adjunto: João Carlos Mocellin
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - Secretário: Josué Barbosa; Adjunta: Melissa Custódio
Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia - Secretário: Evandro Fontana
Saúde  - Secretário: Francisco Paz
Chefe de Gabinete - Secretário: Idenir Cechin
Comunicação  - Secretária: Isara Marques; Adjunto: Tiago Dimer
Fazenda - Secretário: Luiz Antônio Bins
Obras - Secretário: Sandro Boka

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive casos anteriores de substituições.

11a. Bienal do Mercosul abrirá esta noite em Porto Alegre

Abrirá esta noite, 19h30min, a 11ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre. Será em cerimônia programada para a Praça da Alfândega, com a Orquestra de Câmara Fundarte, sob a regência de Antônio Borges-Cunha.

A Bienal reunirá, até 3 de junho, trabalhos de 70 artistas, de três continentes e de coletivos artísticos, além de residências em comunidades Quilombolas de Porto Alegre e Pelotas. As obras poderão ser conferidas pelo público a partir de sexta, no Margs, Memorial do RS, Santander Cultural, estas na Praça da Alfândega, e também na Igreja Nossa Senhora das Dores e na Comunidade Quilombola do Areal e Casa 6 (Pelotas).

Bolsa sobe na esteira do melhor humor depois da decisão do STF

O mercado financeiro gostou da decisão do STF que resultará no encarceramento do réu condenado Lula da Silva, mas ainda engatinha comemoração mais franca.

A Bolsa expressou melhor o contentamento do mercado, subindo 1,01% as 15h44min, alcançando com isto a marca de 85.201 pontos.

O dólar, que ontem registrou ganhos inéditos para este ano, hoje sobe apenas 0,06%, cotado a R$ 3,3424 para a venda.

Urbano Schmidt sai do PDT para assumir a CEEE

Confirmado para a posição de presidente da CEEE, Urbano Schmidt decidiu desfiliar-se do PDT. Ele é um antigo quadro do Partido.

O PDT chegou a integrar o governo Sartori, porém decidiu ir para a oposição depois que escolheu Jairo Jorge para disputar o Piratini.

Jornalista Cleber Benvegnu é o novo chefe da Casa Civil de Sartori

O jornalista Cleber Benvegnu, secretário de Imprensa do governo Sartori, será o novo chefe da Casa Civil, substituindo o deputado Fábio Branco, que disputará a reeleição.

Pesquisa CNI/Ibope continua avaliando muito mal o governo Temer.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Ibope e divulgada na manhã desta quinta-feira, mostrou que a avaliação negativa do governo Michel Temer oscilou de 74% para 72%, ante a última pesquisa, divulgada em dezembro.

Índices de popularidade do governo Temer, dezembro e hoje:

Regular - 19%/21%
Ótimo ou bom - 6%/5%

A pesquisa CNI/Ibope mostrou que a aprovação da maneira de governar de Temer também pouco mudou em relação ao último levantamento. Continuou em 9% os que disseram aprovar a maneira de o presidente governar, assim como em dezembro. Já o índice de desaprovação oscilou de 88% para 87% e os que não responderam se mantiveram na casa dos 4%.

A confiança no presidente da República oscilou negativamente de 9% para 8%. Os que disseram não confiar no peemedebista saiu de 90% para 89% neste ano.

Publicidade - Programe-se para ir esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre

1o lugar de Veja na categoria.

Reserve confraternização com seus amores, colegas, funcionários e amigos. São mais de cem rótulos de diversos Países. 

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. 38 torneiras de chopes.

Segurança completa
Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.


Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: http://www.biermarkt.com.br/

Marco Aurélio pode dar um canetaço, acatar ADCs e acabar com prisões em segunda instância ?

O relator da Lava Jato disse hoje que não vê "clima” para o plenário tratar uma questão de ordem para marcar o julgamento das ADCs sobre prisão após segunda instância.

A questão de ordem seria levantada na próxima sessão ordinária do STF.

O editor conversou com juristas e advogados que acompanharam o julgamento de ontem no STF, que avisaram:

- Presta atenção: o ministro Marco Aurélio, ministro lulopetista, é relator de duas ADCs (Ações Diretas de Constitucionalidade) que pedem o fim da jurisprudência sobre prisões em segunda instância. Ele pode dar um canetaço desesperado, acabando liminarmente, de forma monocrática. Claro que o pleno teria que reexaminar o caso, mas como se viu ontem, existe maioria formada para alterar as regras atuais.

É isto.

Fachin desconsidera pedido do PEN para manter liberdade provisória de Lula

O relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, minimizou hoje o pedido do PEN para suspender a exceção provisória da pena até julgamento no STJ, informou o site Jota.

O que disse o ministro:

- Uma coisa é pedir, outra é acatar.

TRF4 aguarda embargos dos embargos para mandar Lula para as garras de Sérgio Moro

O presidente do TRF4, Thompson Flores, disse esta manhã na Jovem Pan que Lula só será preso depois que a Corte examinar os embargos dos embargos que serão protocolados pela defesa do réu condenado.

Demora mais algumas semanas, mas depois dos embargos dos embargos, que não alteram nada da sentença condenatória, a prisão será inevitável.

Enio Bacci fala sobre a delação do ex-deputado Diógenes Bassegio

Em nota que entregou por WhatsApp ao editor, o deputado estadual gaúcho Enio Bacci atribui as denúncias feitas contra ele pelo ex-deputado Diógenes Bassegio, a uma tentativa de livrar a cara e se vingar do relatório que fez Bacci e que resultou na cassação do do ex-deputado do PDT.

O que disse Bacci:

- Não se combate um câncer impunemente. É o preço que se paga por ter sido o relator que pediu a cassação do ex-deputado Basegio. De pronto repudio a citação ao meu nome. Em meu gabinete nunca existiu nenhuma ilegalidade.

CLIQUE AQUI para ler a nota.

Onde e como Lula passou durante 10 horas do crítico 4 de abril

Em texto da jornalista Leticia Mori, postado em sua página na internet à 0h38 desta quinta-feira, a BBC conta como foi parte do 4 de abril de Lula. O site Espaço Vital, do jornalista e advogado gaúcho Marco Antônio Birnfeld, publicou o texto, que vai a seguir:

11h25 - Cercado por seguranças, Lula chega ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo - de onde decidiu, na última terça, acompanhar a sessão do Supremo Tribunal Federal. Sobe discretamente para o segundo andar, sem cumprimentar a militância de cerca de 400 pessoas, que aguardava desde as 10h da manhã no salão principal da entidade, bandeiras vermelhas em punho.
O salão foi especialmente decorado com fotos históricas de Lula para a ocasião.

(...)

21h - Amigos próximos de Lula começam a ir embora - entre eles o ex-presidente do PT Rui Falcão e o dirigente do Instituto Lula, Paulo Okamoto. Lula continua no sindicato, mas seus assessores anunciaram que ele não iria se pronunciar, nem falar com jornalistas.
22h36 - Ninguém entra ou sai da sala onde está Lula. No salão do sindicato, cerca de 50 militantes aguardam em silêncio o fim do julgamento.
23h30 - Faltando apenas dois votos para o fim do julgamento, fogos comemorando a aparente derrota do HC de Lula são soltos em um prédio de apartamentos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Industrial Claudio Bier será o vice na chapa de Jairo Jorge na disputa pelo Piratini

O ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o seu Partido, o PDT, anunciarão esta tarde o nome do candidato a vice-governador na chapa majoritária.

Será o industrial Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do RS.

Claudio Bier, que é também vice-presidente da Fiergs, vai filiar-se esta tarde ao PV.

Mano Changes decide filiar-se ao PV

O ex-deputado Mano Changes, diretor do Badesul, 1o suplente de deputado federal pelo PP do RS, vai filiar-se esta tarde ao PV, Partido Verde, em ato público agendado para a Assembleia do RS.

Opinião do editor - STF curvou-se às pressões militares, da mídia e do povo na rua

Ilustração no Facebook do editor.

O editor acompanhou durante 12 horas sem parar o julgamento de ontem do STF. O que ficou claro pela reação dos ministros alinhados com o lulopetismo (Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Dias Toffoli, Lewandowsky e Celso de Mello) é que a Corte tremeu nas bases por causa de três tipos diferentes de pressão.

Aí vão elas, pela ordem de influência:

1) A nota do comandante do Exército.
2) Os editoriais e reportagens do Globo, Estadão, Veja e Folha.
3) As manifestações de rua.

Sem isto, Lula, ontem, teria escapado da cadeia.

É preciso garantir a prisão imediata de Lula.

E avançar no processo de depuração na política, na sociedade e na economia, restabelecendo os melhores valores éticos e, portanto, legais, para que o jogo seja justo e eficaz.

Trata-se de refundar a República, porque o atual sistema, herança da Constituição de 88, que regula as relações políticas entre os Poderes, estão totalmente degradadase corrompidas.

Fluxo cambial encerrou março com déficit de US$ 3,9 bilhões

Apesar disto, o fluxo cambial acumula superávit de US$ 2,7 bilhões no ano.

Apesar do saldo positivo de US$ 689 milhões na quinta semana do mês, o fluxo cambial registrou déficit de US$ 3,9 bilhões em março, de acordo com dados divulgados ontem pelo Banco Central. As contas comercial e financeira caminharam em sentidos opostos, sendo esta última a responsável pelo saldo negativo do mês, ao registrar saídas líquidas de US$ 10,5 bilhões. Para tanto, as compras somaram US$ 43,3 bilhões, inferiores às vendas de US$ 53,7 bilhões. 

Balança comercial - A conta comercial , por sua vez, apresentou superávit de US$ 6,5 bilhões, resultado de câmbio contratado para exportações de US$ 19,6 bilhões, superior aos US$ 13,0 bilhões destinados às importações. 

Cobrança de contribuição sindical exige autorização de desconto indivíduo por indivíduo

Somente a autorização individual, trabalhador por trabalhador, pode autorizar o desconto do imposto sindical por parte das empresas.

É o que diz a reforma trabalhista.

Os sindicatos tentam burlar a lei, realizando assembleias específicas para autorizar o desconto, mas isto não tem validade.

Confiança do consumidor recuou em março, mantendo-se abaixo da média histórica, diz CNI.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) recuou pela segunda vez consecutiva (-0,8%)  entre fevereiro e março, para 101,9 pontos. 

Oresultado, construído a partir de uma amostra com 2000 entrevistados em 126 municípios, é 5,6% inferior à média histórica, de 108 pontos. Na comparação interanual, o índice é praticamente o mesmo, registrando leve recuo de 0,1% na comparação com março de 2017. O movimento de recuo no mês passado é corroborado principalmente pelos indicadores ligados às expectativas. As percepções dos consumidores se tornaram mais pessimistas com relação à evolução futura dos preços, emprego e renda, apresentando quedas de 2,7%, 2,6% e 2,9%, respectivamente. Um dos destaques da divulgação da CNI ficou por conta da melhor percepção em relação às condições financeiras dos consumidores, registrando crescimento de 0,6% na comparação com fevereiro. 

As percepções mais pessimistas do consumidor refletem um movimento mais gradual do consumo das famílias e para atividade econômica, no primeiro trimestre de 2018.

Índice de Commodities - Brasil cai. Preços mais baixos determinaram a queda.

O IC-Br (Índice de Commodities - Brasil), indicador que mensura o preço das commodities em reais, recuou 1,6% em março, revertendo a alta de 0,3% do mês anterior, de acordo com dados divulgados ontem pelo Banco Central. 

A queda foi concentrada nas commodities agrícolas e metálicas, cujas cotações cederam 2,2% e 3,3%, respectivamente. Por outro lado, as commodities energéticas registraram alta de 2,1%. Com isso, o IC-Br acumulou queda de 0,3% em 2018, contribuindo para a inflação bem comportada no início deste ano. Vale mencionar que parte das oscilações recentes está mais atrelada ao debate sobre o impacto das medidas protecionistas do que ao cenário estrutural das principais commodities, com estoques em níveis confortáveis, no caso da soja e do trigo, e forte aumento da produção norte-americana, no caso do petróleo. 

O cenário para a inflação deve continuar favorável ao longo dos próximos meses, em linha com a projeção de alta que fazem economistas como os do Bradesco, de quem é a análise desta nota. A inflação que eles projetam para o IPCA deste ano é de 3,5%.

Saiba por que não será imediata a prisão de Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda tem uma última possibilidade de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) antes que possa ser preso, diz O Globo de hoje

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira de negar o pedido de habeas corpus da defesa permite que Lula seja preso após encerrados os recursos na 2ª instância. Os advogados de Lula têm até o dia 10 para apresentar esse recurso aos TRF-4.

Após isso, os desembargadores da 8ª turma do TRF-4 julgarão o recurso e só então Lula poderá ser preso. O prazo de 12 dias para apresentação desse recurso começou a contar no último dia 28 – o dia seguinte à publicação do acórdão do julgamento que negou os embargos de declaração apresentados pelos advogados de Lula.

O último recurso da defesa no TRF-4 é conhecido como "embargo dos embargos", e permite pedir esclarecimentos sobre a última decisão do tribunal. Porém, não tem poder de mudar a decisão de janeiro, que condenou Lula a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP).

Artigo, Marcelo Aiquel - A ópera bufa (ou, o Teatro do STF)

A ilustração ao lado é escolha do editor e não do autor do artigo.

- Marcelo Aiquel é advogado em Porto Alegre.

Não festeje muito, pois o “pau que bate em Chico, também bate em Francisco”.
         
Todos viram o quanto é inconfiável a nossa Suprema Corte. Um palco de vaidades absolutas, onde os Ministros derretem-se frente às câmeras e – cada um, por sua vez – quer mostrar mais conhecimento, mais saber jurídico. E nada de bom senso.
         
Escolhidos de maneira completamente frágil, são indicados de forma pessoal e – com raras exceções – ficam à mercê dos interesses do seu “padrinho”.
         
Não fosse o grande clamor popular, somado ao recado objetivo (e assustador) dos chefes das forças armadas, e o resultado de ontem seria outro.
         
CLIQUE AQUI para ler tudo.

Redes sociais mudam de humor e saúdam o Novo STF

As redes sociais que nas últimas semanas criticaram severamente todos os ministros do STF, mudaram totalmente de humor na manhã desta quinta-feira, já que os posts e fotos apresentam os seis votos contrários a Lula em imagens de ministros sorridentes e bem humorados, com mensagens de agradecimento por parte dos manifestantes.

Marco Aurélio é o mais escrachado, disputando a primeira posição com Lewandowsky, Celso de Mello, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

A mais elogiada é Carmem Lúcia, que agora é apresentada com fotos bem trabalhadas. Num dos posts colocados no Facebook do editor, sobre a foto da presidente do STF foi estampada esta exclamação surpreendente:

- Sua linda !

Não é pouca coisa para quem era tratada como bruxa há bem poucos dias.

Jornais do mundo repercutem decisão do STF sobre prisão de Lula.


El País destaca esta cena de seguidores de Lula, ontem, em Brasília, em foto de André Coelho (EFE) Reuters-Quality.

Os principais jornais ao redor do mundo repercutem a decisão do STF que autorizou a imediata prisão do réu condenado Lula da Silva. 

- The New York Times lançou ao ar em seu portal a manchete: "Ex-presidente brasileiro, 'Lula', pode ser preso, decide Corte". O tradicional jornal afirmou que o julgamento do habeas de Lula "forçou os juízes a enfrentar uma questão com implicações de longo alcance para muitas outras figuras poderosas enredadas na investigação de corrupção em grande escala conhecida como Lava Jato, incluindo o atual presidente, Michel Temer: Em que ponto do processo de apelação pode o réu ser preso?"

 - El País, da Espanha, destaca que a prisão do ex-presidente terá "enormes consequências políticas" levando em consideração que Lula "encabeçava as preferências de voto para as eleições presidenciais de outubro".

 - BBC de Londres também chamou atenção para a Operação Lava Jato: "A investigação, nomeada Operação Lava Jato, revelou uma enorme teia de corrupção envolvendo políticos da alta cúpula em um amplo espectro de partidos pegando propinas".

Justiça inocenta vereador Bins Ely e repele acusação do Ministério Público

O juiz da 11ª Vara Criminal de Porto Alegre José Luiz John dos Santos absolveu o vereador Márcio Bins Ely (PDT) da acusação de falsificação de documento público.

A denúncia foi do Ministério Público, que não conseguiu provar a acusação.

Segundo o Ministério Público, o parlamentar exigiu que um assessor fizesse sua assinatura em documentos da secretaria Municipal do Planejamento, na época em que era titular da pasta, mas o juiz disse que isto não ficou comprovado.

Dia será de sol e chuva no RS

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

O RS terá sol e chuva nesta quinta-feira, segundo a MetSul Meteorologia.

 No começo desta manhã a temperatura é bastante amena (19 graus as 8h30min), mas no decorrer do dia fará calor com máximas elevadas no Oeste e Noroeste do Estado. 

Em Porto Alegre, a quinta-feira repete a instabilidade registrada nos últimos dias, com sol e chance de chuva. 

A temperatura na Capital terá marcas entre 17°C e 28°C.

Medo de má decisão no STF elevou valor do dólar para patamar mais alto em quase um ano

A decisão do STF de autorizar a prisão de Lula, aliviará, hoje, as tensões no mercado financeiro e entre os agentes econômicos.

A moeda norte-americana voltou a subir, ontem,  e fechou no maior valor em 11 meses. O dólar comercial encerrou esta quarta-feira vendido a R$ 3,341, com pequena alta de R$ 0,002 (0,08%). A cotação está no valor mais alto desde 18 de maio do ano passado (R$ 3,389).

O dia foi marcado por tensões no exterior e pelo receio do mercado sobre mau resultado no julgamento no STF, o que acabou não acontecendo.

Havan recebe licença para segunda de quatro PCHs. Investimento será de R$ 63,4 milhões.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Fepam, entregou a licença de instalação que autoriza o início das obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Quebra Dentes, entre os municípios de Júlio de Castilhos e Quevedos, na Região Central do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 63,4 milhões. Quebra Dentes é a segunda das quatro centrais que formam o Complexo Toropi, que tem como sócio o proprietário das lojas Havan. 

A PCH ocupará uma área de 54,6 hectares e será capaz de gerar 22,4 megawatts (Mw) de energia. 

condiciona a execução da obra ao cumprimento de série de exigências bem duras, sobretudo de proteção ambiental.

MPEs também poderão receber os benefícios do novo Refis

Só depende de regulamentação da Receita Federal a implementação do novo programa de refinanciamento de dívidas - Refis - para micro e pequenas empresas (MPEs), mas ele entrará em operação 90 dias depois da promulgação. Nesta terça-feira, o Congresso derrubou veto ao programa que criava um programa para integrantes do Simples Nacional. A decisão foi tomada por 346 votos a 1 na Câmara e 56 votos a 0 no Senado. O texto segue para a promulgação.  A estimativa de impacto da medida na arrecadação é de aproximadamente R$ 7 bilhões em 15 anos.

O texto prevê a possibilidade de parcelamento de dívidas vencidas até novembro de 2017. Os optantes vão, inicialmente, pagar 5% do débito, sem descontos. Depois, terão três opções de parcelamento. Na primeira, está previsto desconto de 90% dos juros, 70% das multas e 100% dos encargos legais se a dívida for liquidada integralmente. A segunda opção terá redução de 80% dos juros, 50% das multas e 100% dos encargos com o pagamento parcelado do débito em até 145 parcelas mensais. Por fim, o devedor poderá optar por um desconto de 50% dos juros, 25% das multas e 100% dos encargos se fizer o pagamento em 175 parcelas. As empresas interessadas terão 90 dias após a promulgação da lei para aderir ao programa.

16 mil vão disputar 100 vagas de delegado de Polícia do RS, salários iniciais de R$ 20,3 mil

Sairá dia 27 de maio o concurso para preenchimento de 100 vagas de delegado na Polícia Civil do RS, com salários iniciais de R$ 20,3 mil.

São 16.038 candidatos homologados. As inscrições terminaram no dia 27 de março. Dos inscritos, 61% são homens e 39% são mulheres. A idade média dos candidatos ao cargo é de 33 anos.

Novo mínimo regional gaúcho já está valendo

Já está valendo o novo salário mínimo regional, cujo menor valor é de R$ 1.196,47 e o maior de R$ 1.516,26. É que foi publicado no Diário Oficial do Estado a lei com os valores reajustados. Em 27 de março, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, aumento de 1,81% no valor.

O reajuste, sancionado pelo governador José Ivo Sartori, é retroativo a 1º de fevereiro, data-base do piso.

Marco Aurélio e Lewandowsky tentaram adiar o cumprimento da ordem de prisão de Lula, mas perderam por 8 x 2

Os ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowsky tentaram até o último momento melar o julgamento do habeas corpus pedido por Lula.

A última tentativa foi de Marco Aurélio, há pouco, que exigiu que a prisão de Lula só pudesse ocorrer depois de publicado o acórdão da sessão de hoje e depois de examinados possíveis embargos apostos pela defesa. A ministra Cármen Lúcia submeteu a "proposta" ao exame de todos os ministros, mas o resultado foi este:

8 votos pelo cumprimento imediato da decisão.
2 votos contra o cumprimento imediato da decisão.

Anteriormente, os advogados de Lula tentaram impedir o voto da presidente Cármem Lucia, mas por 10 x 0 ela foi autorizada a se pronunciar.

STF decide por 6 x 5 que Lula pode ser preso a partir deste momento

Os jornais da manhã abriram manchete sobre a nova derrota do lulopetismo.

Terminou neste momento, 0h46min, a sessão que resultou na negativa de concessão de habeas corpus ao réu condenado Lula da Silva.

Foram 6 x 5.

O STF também decidiu que a concessão de habeas corpus provisório não vale mais a partir deste momento.

A decisão da Corte tem efeito imediato, também por decisão do pleno.

Lula pode ser preso a partir de agora.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/