Avianca suspende vôos para Caracas

A Avianca decidiu suspender seus vôos para Caracas. Ontem, dois Boeings da companhia foram interceptados e por pouco não foram derrubados por jatos militares.

CLIQUE AQUI para ler reportagem de hoje do El País. O material jornalístico revela de que modo a tensão política coloca o País novamente em estado de guerra civil.

Atenção RS: Alexandrino Alencar vai delatar na Lava Jato

Sempre por trás de Lula (Alexandrino é o de cabelo branco).


O blog O Antagonista revela hoje que o ex-diretor da Braskem e Odebrecht, Alexandrino Alencar, fechou ontem o seu acordo de delação premiada.

Alexandrino, cujos ancestrais são gaúchos, inclusive o avô, o almirante Alexandrino Faria de Alencar, Rio Pardo, era o braço visível de Marcelo Odebrecht no RS, onde frequentava os melhores salões da Fiergs, de onde era um dos diretores, e também os salões do Piratini e dos escritórios e casas de políticos, jornalistas e publicitários do andar de cima. Por onde passava, despejava charme, simpatia e dinheiro.

Ele terá muito o que revelar.

O que mais se espera nem serão as fofocas sobre a gauchada, mas as verdades sobre o papel que cumpria como papagaio de pirata de Lula nas viagens bancadas pela Odebrecht.]

Isto é o que interessa.

Campanha eleitoral não é lugar de segredos não revelados

Uma das duas capas de Veja trata dos segredos de Marcelo Crivella, o líder nas pesquisas de intenções de votos no Rio.

O candidato do Psol no Rio, Marcelo Freixo disse que ainda não leu "a reportagem completa" da Veja sobre Marcelo Crivella. A reportagem conta que Crivella foi preso há 26 anos.

O que disse o candidato:

- Fiquei surpreso porque nunca soube disso. Um homem público não pode ter nada escondido, tem que esclarecer. Acho que o mais grave é que se trata de um ato de violência, você expulsar uma família, entrar na casa de alguém... Mas quero ler os detalhes ainda.

O candidato do Psol acha que homem público não pode ter nada escondido. 

Campanha eleitoral alguma deve ter segredos.

Bombeiros retaliam Sartori e não recebem mais PPIs

Por lei, a decisão trava qualquer novo empreendimento no RS.

Além da Polícia Civil no caso dos delegados que se recusam a abrigar presos em suas celas, também os bombeiros resolveram adotar política de tolerância zero em relação à falta de ação do governo Sartori na área da segurança pública.

O caso é que os bombeiros resolveram suspender o recebimento e exame de novos planos de prevenção contra incêndios no RS.

A corporação alega que o governo não regulamenta as mudanças na Lei Kiss, mas na verdade o que existe é que ela não aceita a demora com que o governador trata a regulamentação da autoronomia do Corpo de Bombeiros.

Humor - Caso Fortunati promulgue emenda da psólica Fernanda Melciona, 20% dos motoristas do Uber vão autodeclarar-se mulheres

Os vereadores de Porto Algegre aprovaram a emenda, sim, mas depois da sessão de segunda-feira, quando todo o projeto terá sido votado, o prefeito José Fortunati ainda poderá vetar qualquer novidade enfiada na sua proposta, inclusive a ridícula disposição que obriga o Uber a criar uma quota de 20% de vagas para as mulheres.

A emenda é da vereadora Fernanda Melchionna, Psol.

Sobre a iniciativa, o jornalista Joselito Muller, que costuma rir de imbecilidades, escreveu o seguinte:

Após a recente aprovação de lei que obriga cota de 20% de mulheres nos quadros de motoristas do aplicativo Uber, centenas de motoristas que trabalham usando o aplicativo decidiram cumprir a imposição legal de uma maneira criativa.
Exatamente 20% deles se autodeclararam mulher, contemplando deste modo o teor da lei, que foi proposta por uma vereadora do PSOL.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Requião busca apoio do PT e do PCdoB a Melo, informa Rosane Oliveira

A jornalista Rosane Oliveira, editora Política de Zero Hora, revelou na edição deste final de semana que o senador Roberto Requião, PMDB do Paraná, que sempre foi muito próximo do PMDB do RS, procurou o deputado Juliano Roso, PCdoB, quinta-feira, em Porto Alegre, para que faça meio de campo entre o Partido e o PT busquem os 28,3% dos votos das esquerdas para Sebastião Melo.

Roso é da ala do PCdoB que defende o voto velado ao peemedebista.

Esquerdas trabalharão pelo voto útil neste segundo turno de Porto Alegre

O PCdoB já decidiu publicamente que recomendará que seus eleitores não votem em Marchezan Júnior, mas só agora passará a trabalhar pelo voto útil em Sebastião Melo.

Já se sabe que o PT começou a fazer o mesmo neste final de semana.

Nada será publicizado, mas os votos dos eleitores de esquerda (28,3% entre PT-PCdoB e Psol) serão trabalhados para voto útil.

Artigo, Márcio Aurélio Nogueira, Estadão - Os podres da República e a sorte de Sérgio Moro

No governo Temer, no Congresso e na oposição, quem tem o rabo preso está suando frio. Cunha tem peso próprio. É um profissional.  As acusações contra ele abrangem um leque impressionante de fraudes, negócios escusos, abusos e irregularidades. Artigo do professor Marco Aurélio Nogueira, publicado no jornal Estado de São Paulo.

Bastou a prisão de Eduardo Cunha para que as nuvens ficassem mais carregadas e os dilemas da República se agigantassem.

Já se sabia de tudo, mas a prisão trouxe à tona uma trajetória que chama atenção pela longevidade, pela desfaçatez e pelo tamanho das ilicitudes. Cunha tem peso próprio, não é um qualquer quando se trata de exploração das brechas existentes na legalidade e na cultura político-administrativa do Estado brasileiro. É um profissional. As acusações contra ele abrangem um leque impressionante de fraudes, negócios escusos, abusos e irregularidades. Vêm lá de trás, mais ou menos do final dos anos 1980. Como foi possível sobreviver durante tanto tempo e seguir uma carreira ascendente que poderia tê-lo levado à Presidência da República? O sistema assistiu impassível à performance, que teria continuado se não houvesse a Lava Jato.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Último debate entre Melo e Marchezan Júnior será na RBS-TV, dia 28

Será sexta-feira, dia 28, o último debate de TV entre Marchezan Júnior e Melo em Porto Alegre. Sairá tudo na RBS-TV.

Vantagem é de Marchezan em todas as faixas de renda, mas é muito maior entre os mais ricos

Ainda da pesquisa do Ibope em Porto Alegre:

Mais de cinco salários mínimos:
Marchezan Júniore, 55%
Melo, 28%

De dois a cinco mínimos
Marchezan Júnior, 42%
Melo, 35%

Até dois mínimos
Marchezan Júnior, 41%
Melo, 35%

Alckmin estará hoje em Santa Maria para ajudar Pozzobom

O governador Geraldo Alckmin vai as 12h30min a Santa Maria, tudo para ajudar a campanha do deputado tucano Jorge Pozzobom, seu aliado no PSDB.

A disputa em Santa Maria é renhida.

Pozzobom disputa com o também deputado Valdeci Oliveira, PT.

População mais jovem prefere Marchezan Júnior, mas Melo leva vantagem com eleitores maduros

O candidato tucano leva vantagem no eleitorado mais jovem de Porto Alegre, segundo mostra o Ibope em sua pesquisa de hoje, mas Sebastião Melo consegue até inverter os números em faixas de idade superiores, como são os eleitores com mais de 55 anos, mais maduros.

Nestas faixas de idade, Marchezan Júnior leva vantagem:
16 anos a 24 - 53% a 27%
25 a 34 anos - 48% a 31%
35 a 44 anos - 47%/36%

A partir daí, o resultado revela empate ou vantagem de Melo:

45 a 54 anos - 39%/39%
Mais de 55 anos - 37%/34%

Os números de brncos/nulos, não sabe/não responde, permanecem altos em todas as faixas de idade.

Ibope demonstra que mulheres preferem Melo em Porto Alegre

As mulheres preferem o candidato Sebastião Melo em número bem superior, o que representa uma inversão do resultado final e total da pesquisa de intenções de votos que o jornal Zero Hora publicou hoje, serviço feito pelo Ibope.

Sobre os votos válidos totais, Marchezan tem 57% e melo registra 43%, mas o resultado é bem diferente quando são examinados os votos femininos:

Melo, 40%
Marchezan, 36%

A pesquisa por sexo indica 19% brancos/nulos e 15% não sabe/não respondeu.

Entre os homens, o resultado é bem diferente. Veja:

Marchezan, 54%
Melo, 26%
Branco/nulo: 16%
Nãosabe/Não rspondeu, 4%}

Artigo, Marcos Rolim, Zero Hora - O ambiente dos tigres

O ex-deputado, homem de esquerda conhecido, diz que vai votar contra os tigres no dia 30.

Em artigo que assina na edição deste sábado do jornal Zero Hora, o ex-deputado Marcos Rolim diz que a morte de Plínio Zalewski diz algo importante sobre a política que se pratica no Brasil:

- Plínio foi um sujeito particularmente inteligente e sensível.

Marcos Rolim lembra que quando foi deputado estadual, Plínio foi seu assessor na Assembleia Legislativa. Depois disto, ambos saíram do PT e o assessor foi para o PMDB. Ali, adquiriu experiência na gestão pública, tendo coordenado iniciativas estratégicas  na prefeitura, com Cézar Busatto e, no governo do Estado, com Fernando Schüller. Leitor de Hannah Arendt, Victor Serge e Robert Musil, sempre impressionou as pessoas pela qualidade de suas reflexões e por sua integridade moral. Em 2012, candidatou-se a vereador em Porto Alegre, tomando a decisão de não aceitar contribuições de empresas (quando isso era legal). 

Pela primeira vez, Marcos Rolim admite que as evidências sobre a morte de Plínio Zalewski apontam para suicídio:

- As pessoas que estavam ao lado de Plínio na campanha de Sebastião Melo relatam que ele se abalou muito com o vídeo que o MBL fez. MBL é a sigla de um grupo de extrema direita, uma espécie de UDN jovem com prestígio entre os tigres. Um sujeito, vindo de São Paulo, montou um vídeo nojento, acusando Plínio de fazer campanha no horário do expediente da Assembleia. O material foi postado nas redes sociais e teve milhares de acessos. A campanha de Nelson Marchezan entrou com três processos judiciais contra Plínio e ele passou a relatar que sua página no Facebook havia sido invadida e que estaria sendo seguido e filmado. Para o advogado Ricardo Giuliani, Plínio disse que se sentia ameaçado e que temia por seus familiares, registrando ocorrência policial nesse sentido. As pessoas reagem de forma diferente a situações do tipo e é possível que o quadro tenha disparado o gatilho para a desistência. Caso tenha sido isso, já não era exatamente Plínio quem decidia suspender a palavra, o recurso no qual sempre acreditou. Havia ali, no sujeito em retirada, alguém trucidado previamente pelo tipo de disputa que se tornou comum no Brasil e que fez da política um espaço privilegiado para a atuação de grupos mafiosos. Políticos tradicionais, escolados pela guerra e orientados pela destruição do outro, costumam não se abalar com acusações que envolvem sua reputação. Para muitas pessoas honestas, entretanto, acusações morais – que implicam a integridade do sujeito, não suas ideias ou posições políticas – podem ser aterrorizantes. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Lula e Dilma têm 120 dias para devolver presentes oficiais que levaram para casa

Lula e Dilma têm 120 dias para restituir ao governo centenas de presentes oficiais que estão em seu poder, mas que deveriam integrar o patrimônio da União. Enfim, os bens públicos voltarão para onde nunca deveriam ter saído

A informação é desta reportagem de Mel Bleil Gallo, Istoé de hoje. A revista publica fotos de bens preciosos levados pela dupla do PT. Leia tudo:

A costumados a confundir o patrimônio público com suas posses privadas, agora os ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff receberão um ultimato para devolver ao Estado, em menos de três meses, as centenas de presentes oficiais recebidos durante o exercício de seus mandatos e desaparecidos desde então. O gabinete do presidente Michel Temer (PMDB) foi notificado na última sexta-feira 18 para cumprir a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) para reaver esses bens. O prazo é de 120 dias.

O processo aguardava a resposta do TCU a um pedido de esclarecimentos do Palácio do Planalto. Agora, o gabinete pessoal de Temer ficará responsável por cobrar de Lula e Dilma a devolução dos mimos perdidos. Segundo o Planalto, até novembro serão tomadas providências para reaver os bens. Ao todo, 568 itens deixaram de ser registrados por Lula e 144, por Dilma.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Deixa eu em liberdade’, pede Dirceu a Moro

Em audiência na Justiça Federal, 
ex-ministro da Casa Civil apela dramaticamente a juiz da Lava Jato

A reportagem é de Ricardo Brandt, Mateus Coutinho e Julia Affonso, O Estado de S.Paulo. Leia:

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil/Governo Lula) fez um apelo dramático ao juiz federal Sérgio Moro, nesta sexta-feira, 21. Ele pediu liberdade.

Já condenado a 20 anos e três meses de reclusão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema Petrobrás desmontado pela Operação Lava Jato, Dirceu foi interrogado por Moro em outra ação penal, por suposto recebimento de propinas de empresas fornecedoras da estatal petrolífera.

“Não entrou um centavo na minha conta bancária que não esteja contabilizado”, declarou Dirceu, ao negar o recebimento de vantagens ilícitas. “Quero repetir: não houve nada de ilícito. Faturei 40 milhões (de reais) e ganhei seis em dez anos, 60 mil reais por mês. Se passou à opinião pública que eu tinha ganho 40 milhões e isso vai parecendo que sou uma pessoa que enriqueci de maneira ilícita e tenho um patrimônio que eu não tenho. A verdade é que eu não tenho.”

Renato Duque não abre a boca diante do juiz Sérgio Moro

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque esteve frente a frente com o juiz federal Sergio Moro nesta sexta-feira, em uma audiência da ação penal em que é réu por receber e intermediar propinas em um contrato da Apolo Tubulars com a estatal petrolífera. 

Como de praxe, o agora barbudo Duque se manteve calado diante do magistrado, mas desta vez fez,s segundo observação equivocada da revista Veja, uma observação que pode ser interpretada como um indício de que ele pode optar por uma tardia delação premiada com força-tarefa da Operação Lava Jato. Disse Duque: 

- Eu quero reiterar minha disposição total em colaborar com a Justiça, mas no momento por recomendação do meu advogado eu vou permanecer calado.

A nomenklatura petista não delata.

Segue a lei do silêncio da máfia siciliana.

Pedágios da freeway subirão 8,97% na quarta-feira

As tarifas de pedágio da freeway subirão 8,97% a partir de quarta-feira. O índice valerá também para a extensão dos domínios da Concepa no prosseguimento que vai para a BR-290, Eldorado do Sul. O preço médio das tarifas para automóveis subirão de R$ 11,60 para R$ 13,80.

Regular predomina na avaliação de Fortunati e Temer em Porto Alegre, mas Sartori toma mais ruim e péssimo

Ao ouvir os eleitores de Porto Alegre sobre as administrações dos governos Temer, Sartori e Fortunati, o que constatou o Ibope é que o prefeito é quem está melhor na foto. Embora ruim e péssimo (33%) supere o de bom e ótimo (21%), os resultados sobre a resposta "regular" sejam muito expressivos (44%).

Acompanhe (em sequência, percentualmente em ótima/bom, regular e ruim/péssimo, não sbe ou não respondeu):

Fortunati: 21, 44, 33, 2.
Sartori: 11, 34, 54, 2.
Temer: 17, 41, 37, 5.

Silvana mandará arquivar pedido de impeachment contra Sartori

A deputada Silvana Covatti, PP, presidente da Assembléia, mandará arquivar o pedido de impeachment de Sartori, que será protocolado na segunda-feira pelo Cpers.

Covatti é aliada de Sartori.

O governo possui aplastante maioria na Assembléia.

Assembléia já tentou intimar 12 vezes o deputado Mário Jardel

O deputado Mário Jardel, PSD, continua fugindo das intimações para depor na Comissão de Ética da Assembléia, onde enfrenta processo de cassação. Desde o dia 18, a Assembléia já tentou intimar o deputado 12 vezes, no gabinete, em casa e com o advogado.

Na semana que vem, data e horário marcado, Jardel terá que depor.

Ibope constata que efeito manada ainda é fortíssimo entre os eleitores de Porto Alegre

A pesquisa do Ibope que demonstrou ontem que o candidato Marchezan Júnior estancou seu vertiginoso crescimento das últimas semanas e perdeu um ponto nos últimos 10 dias (Marchezan Júnior, 44%; Sebastião Melo, 33%, conforme nota abaixo), também constatou um dado outro dado relevante:

Além disso, sete em cada dez eleitores não souberam explicar a razão para a escolha do candidato.

Isto significa que a maioria dos eleitores que fizer a opções segue o efeito manada. Sobre a convicção da escolha, 82% dos eleitores disseram que não vão mais mudar de candidato até o dia 30.

O instituto também pesquisou a migração de votos do primeiro turno. A maior transferência se deu entre eleitores do candidato Maurício Dziedrick (PTB): 52% deles disseram que vão votar em Marchezan no segundo turno, contra 26% que indicaram Melo.

O candidato do PMDB, segundo o levantamento, também perdeu 18% de seus eleitores de primeiro turno, enquanto a perda do tucano foi de apenas 4%, segundo o Ibope. 

Ladrões de carros voltam a matar motoristas diante das filhas no RS

Da mesma forma que aconteceu na quinta-feira em Porto Alegre com o empresário Marcelo Oliveira Dias, assassinado com 20 tiros na frente da filhinha, duas irmãs viram o pai ser morto por dois criminosos na noite desta sexta-feira, no Litoral Norte. O crime ocorreu em Terra de Areia. A dupla abordou a família após assaltar uma residência na rua Treze de Abril. Ao fugirem, tentaram roubar um carro na região.

O pai estava no banco do condutor, e as duas filhas, de 5 e 9 anos, atrás. Ele acabou sendo alvejado e não resistiu. Os assaltantes ainda trocaram tiros com policiais. Eles não levaram o carro e fugiram a pé.

A nova onda de assassinatos para roubo de carros e tráfico escandaliza e revolta a população gaúcha, que não encontra respostas decisivas e imediatas por parte do governo Sartori, que na segunda-feira enfrentará seu primeiro pedido de impeachment. O pedido será protocolado na segunda-feira na Assembléia. A autoria será do Cpers.

Ontem, também, a OAB exigiu a abertura das contas do governo estadual, para compreender de que modo são geridas as finanças públicas no quesito segurança (veja capa do Correio do Povo de hoje).

Sol e céu azul evitarão inundação da zona central de Porto Alegre

Ontem a noite a medição era de 2m52cm, o que já caracterizava a maior cheia do Guaíba desde 1941, mas o volume aumentou muito durante a madrugada e as 5h alcançava 2m61cm, o que caracteriza o cenário como a quarta maior cheia, também desde 1941. As ilhas e regiões ribeirinhas da Capital estão inundadas.

Não chove em Porto Alegre desde ontem, mas o Lago Guaíba continua recebendo muita água dos seus afluentes.

Neste momento, 8h30min de sábado, o tempo é muito firme na Capital, com céu azul e sol claro, temperatura amena de 14 graus.

A previsão é de final de semana estável em todo o RS, com exceção do Noroeste, segundo a MetSul, o que significa que a situação do Lago Guaíba será melhor.

Análise - IBGE melhora detalhamentos e revela piora no mercado de trabalho

O trabalho original da equipe de economistas do Bradesco, detalhado ontem a tardinha, intitula-se "Detalhamento da piora do mercado de trabalho permite dimensionar melhor os impactos da recessão econômica". É uma análise consistente. O editor leu tudo e recomenda a leitura integral do texto, que vai no link a seguir.

A avaliação sobre as condições do mercado de trabalho usualmente se baseia na taxa de desemprego, medida como a razão entre o total de pessoas desocupadas sobre a população economicamente ativa. Entretanto, esse conceito apresenta algumas limitações, pois não consegue cobrir todas as formas de precarização do trabalho e dos potenciais trabalhadores que desistem de procurar emprego frente à situação econômica adversa. Nesse contexto, o IBGE divulgou há duas semanas uma série de indicadores que buscam caracterizar a subutilização da força de trabalho e a desistência da busca por emprego no mercado de trabalho.

No período recente, houve aumento não apenas do número de desocupados, mas também dos trabalhadores sub-ocupados e de pessoas na força de trabalho potencial. Além disso, houve redução da formalização do mercado de trabalho, refletindo o crescimento da busca por atividades informais alternativas ao emprego formal. Cresceu também a contratação temporária de trabalhadores (muito associada à informalidade), como maneira de evitar custos de contratação e demissão, e do percentual de empregados domésticos buscando ampliar sua fonte de renda em mais de um emprego.

Acompanhar tais indicadores e outros mais, que possam ser construídos a partir da PNAD Contínua conforme a mesma seja expandida, se faz necessário para entender como as famílias são afetadas pelo desempenho da atividade econômica.

CLIQUE AQUI para ler toda a análise.

Uber pressiona por autorização dos seus serviços em Porto Alegre

O Uber ativou campanha milionária pela mídia tradicional e pelas redes sociais, tudo com o objetivo de mobilizar a população para que pressione seus vereadores de Porto Alegre.

Os americanos querem casa cheia e votos fartos na sessão definitiva de regulamentação da lei autorizativa enviada pelo prefeito José Fortunasti e agendada para segunda-feira.

A manhã de sábado começou inundada por malas diretas do Uber, que envia mensagens não solicitadas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/