Assembléia do RS continua trajetória de stop and go, mas aprova um, projeto de Sartori

O governo gaúcho conseguiu aprovar por 29 votos a 7, as propostas de mudanças no Fundopem, ferramenta que concede benefícios fiscais para novos empreendimentos no Estado. As novas definições criam um ambiente mais favorável para que empresas do ramo automotivo e de implementos rodoviários que recebem condições diferenciadas consigam atrair companhias fornecedoras ao Rio Grande do Sul. O texto aprovado cria o Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do RS (Integrar).  A iniciativa estende os mesmos benefícios concedidos à companhia principal também às fornecedoras, desde que localizadas no Rio Grande do Sul. Também abre a possibilidade de que as terceirizadas vendam seus produtos a mais de um comprador.

Após a aprovação do projeto que altera as regras do Fundopem, a base aliada esvaziou o quórum, o que resultou no encerramento da sessão. Era, 17h. Com isso, não foram votados mais uma vez os projetos considerados prioritários do pacote de Sartori, que irão avoto novamente nesta quinta-feira, em sessão extraordinária convocada para as 10h.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Temer protocola defesa prévia na CCJ da Câmara

O presidente Michel Temer acaba de protocolar sua defesa prévia na CCJ da Câmara dos Deputados.

CLIQUE AQUI para examinar todo o texto.
CLIQUE AQUI para examinar, também, vídeo com pronunciamento do advogado Mariz de Oliveira, na qual rebate as acusações.

Jorge Gerdau confirma indicações políticas na Petrobrás

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que integrou o conselho de administração da Petrobras durante 13 anos, entre 2001 e 2014, afirmou que os conselheiros sabiam que havia orientação política nas indicações para a diretoria da estatal, mas não tinham detalhes do vínculo dos executivos com os partidos políticos.   

Gerdau depôs ao juiz Sergio Moro na condição de testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"(Eu) Sabia que vinha com orientação política, mas não qual era o tipo de vínculo. Eram nomes de pessoas de carreira dentro da Petrobras, com 20, 30 anos de casa", disse o empresário, acrescentando que a pré-seleção tinha participação do governo, que era o controlador da empresa, mas não caracterização "de qual e tal partido".

O conselho da Petrobras é o responsável para eleger a diretoria da estatal. Gerdau, que participou dele durante três governos - Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff confirmou que os diretores Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Renato Duque foram eleitos por unanimidade pelos conselheiros, incluindo o representante dos sócios minoritários.

Artigo, Astor Wartchow - Renuncia agora, Temer

- Advogado

 Assim como eu dissera acerca do incompetente mandato de Dilma, ao afirmar que sua renúncia seria mais digna, também é hora de Temer renunciar.

Ainda que a gestão Temer esteja fazendo um esforço para realizar as adequações orçamentárias  necessárias haja vista a irresponsabilidade fiscal decorrentes  das populistas gestões anteriores.

Relembrando: gestões que resultaram em desarrumação generalizada da economia nacional, crimes contábeis-administrativos e a credibilidade perdida. E níveis de desemprego como nunca dantes.

Com Temer ou sem Temer, o respectivo, necessário e oneroso ajuste de contas social, econômico e financeiro é inadiável. Seja quem for o próximo presidente, será uma questão de tempo e atitude.

Mas, agora, com o revelado advento de constrangedores diálogos presidenciais com o safadão Joesley Batista, a situação ficou insustentável.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Marcelo Aiquel - Um esclarecimento necessário

Apesar de um “grupelho” (se não sabem o que significa, ó pobres ignaros, vão procurar num dicionário) “fingir” que não compreende os textos que escrevo, e deturpar – normalmente escondidos no anonimato que mascara aos covardes – o sentido das minhas opiniões, venho, em respeito aos que me leem, apresentar este esclarecimento que nada mais é do que um desenho destinado àqueles mal intencionados ou incultos, incapazes de interpretar uma simples opinião.
 
“Ele sentiu o golpe”, dirão os mais apressados. “Assustou-se com as críticas”, concluirão outros. Nem uma coisa nem outra!
     
Na verdade, existe um tipo de pessoa que nem o mais sutil desprezo a atinge.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nesta quinta-feira, PMDB gaúcho reunirá 138 prefeitos com Sartori

Nesta quinta-feira, 6 de julho, o PMDB-RS realizará reunião-almoço com os prefeitos e vice-prefeitos peemedebistas. O evento sairá no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro Histórico), em Porto Alegre, a partir das 12h, e terá a participação do governador José Ivo Sartori. 

O PMDB-RS conta com 133 prefeitos e 118 vice-prefeitos. Entre os prefeitos, mais de 100 já confirmaram presença

CCJ do Senado aprova mudanças drásticas para a escolha de ministros do STF

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, proposta de emenda à Constituição que modifica o processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto aprovado é um substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS), foto ao lado, à PEC 44/2012, do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que tramita com outras 11 propostas.

Entre outras mudanças, está a fixação de mandato de dez anos de duração e a proibição de recondução ao cargo. 

A PEC segue para votação no Plenário do Senado.

O substitutivo prevê a elaboração de uma lista tríplice que depois será analisada pelo Presidente da República para que um dos nomes seja escolhido. Delega a elaboração dessa lista, no entanto, a um colegiado composto pelos presidentes do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal Militar (STM), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e ainda pelo procurador-geral da República e pelo defensor público-geral federal.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Joesley pagou R$ 2,1 milhões por lições de Palocci. Janot acreditou em tudo.

CLIQUE em cima para ver melhor.

O blog O Antagonista desta tarde revela que Joesley Batista também entregou à Polícia Federal planilha com os pagamentos feitos ao ex-ministro Antonio Palocci, entre dezembro de 2008 e junho de 2010. Foram R$ 2,1 milhões em consultorias.

O delator Joesley disse que contratou Palocci para lhe ensinar sobre política e fazer avaliações de mercado, identificando oportunidades de investimento para o grupo JBS. E avisou:

- Foi tudo dentro da lei.

Segundo o blog, o delator garantiu que não houve ilegalidade na atuação de Palocci e que os serviços foram prestados. Rodrigo Janot acreditou e resolveu não investigar nada - sequer mandou os autos para Moro.

TRF4, Porto Alegre, implementa dia de cão para o PT

Hoje foi um dia de cão para o PT em Porto Alegre. É que o TRF4 manteve Vaccari Neto e Palocci na cadeia.

Eles vão esperar por Lula em Curitiba.

TRF4 fulmina novo pedido de habeas para Palocci, identificado como quadro petista "perturbador"

Ele vai continuar na cadeia. Ali, aguardará pelos companheiros, caso não delate antes.

O desembargador Gebran Neto, relator da Lava Jato n o TRF4, Porto Alegre, acaba de divulgar a sentença pela qual negou pedido de habeas corpus impetrado por Antonio Palocci.

Trecho da decisão:

- As diversas fases da Operação Lava Jato já revelaram um quadro perturbador de corrupção sistêmica, envolvendo diretores da maior estatal nacional, detentores de mandatos eletivos e empresas e contratos de fachada, esquema este organizado, em sua essência, para pagamento de propinas. Neste esquema amazônico de corrupção, diante do envolvimento de centenas de investigados e denunciados, certamente a quantidade de medidas cautelares restritivas de liberdade – em números absolutos – talvez impressione, contudo mostra-se bastante proporcional ao contexto investigado.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão.

Motorista do Cabify, Porto Alegre, é preso em plena ação de tráfico de drogas

Policiais do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) prenderam um motorista do aplicativo Cabify no centro de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira. Ele foi preso com um traficante que fazia negociação de drogas dentro do Voyage do condutor.

Na terça-feira, um taxista foi preso também por tráfico de drogas.

Assembléia faz sessão extra para ciscar em torno das votações que não são decisivas

As propostas de privatizações e de proibição de cedências para sindicatos não estão na pauta. Os deputados estaduais da oposição e até alguns deputados da base aliada continuam criando obstáculos tremendos ao governo, temendo as pressões e represálias das corporações de servidores públicos e da vanguarda do atraso, o que impede que Sartori repactue a dívida com a União e consiga equilibrar as contas públicas, colocando os salários em dia , melhorando a qualidade dos serviços públicos e retomando os investimentos. A Assembléia não ajuda o governo a sair da crise fiscal, perpetuando o regime falimentar sem necessidade alguma.

A Assembleia Legislativa está reunida em sessão extraordinária desde as 10h20min, quando o quórum mínimo foi alcançado, com 28 presenças. Cerca de 10 minutos após, o plenário já contava com 41 dos 55 deputados. 

A pauta de hoje inclui a votação de nove textos. Entre eles, duas propostas de emenda à Constituição (PEC) que acaba com tempo fictício de trabalho dos servidores para a obtenção de benefícios e o fim da licença-prêmio.

A pauta terá que começar com o projeto de lei (PL) 88/2017, que tranca a pauta de votações por ter sido protocolado em regime de urgência. A matéria autoriza empresas que queiram se instalar ou ampliar investimentos no Estado a ter fornecedores fora de seu parque industrial. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

O fim do imposto sindical vai acabar com esta nova era de pelegos.

TRF4, Porto Alegre, mantém na cadeia o condenado João Vaccari, ex-tesoureiro do PT

O desembargador João Gebran Neto, do TRF4, Porto Alegre, negou a liminar que pedia a soltura de João Vaccari Neto O habeas corpus, porém, ainda deverá ser analisado pelo colegiado.

O segundo processo, ao qual se refere a prisão preventiva, é baseado em provas que não se anulam com a absolvição ocorrida no dia 27 de junho, co,o já explicou aqui o próprio editor. Eis o que disse o julgador:

- Dessa forma, ainda que aparentemente os requisitos da prisão preventiva possam se confundir, o mesmo não se percebe com facilidade no tocante aos pressupostos, haja vista que estamos a tratar de fatos diversos. Vale dizer, somente a comunhão concreta dos requisitos, desautorizaria novo exame, e não é esse o caso dos autos, pois no decorrer das investigações foram identificadas outras condutas delitivas praticadas pelo paciente que, em linha de princípio, apenas reforçam a necessidade da prisão preventiva como forma de coibir a reiteração delitiva.

CLIQUE AQUI para ler artigo de Denis Rosenfield, que explica om que houve no processo anterior, que beneficiou Vaccari.

Saiba quem é Mateus Bandeira, o candidato do Novo ao Piratini

O ex-secretário do Planejamento e ex-presidente do Banrisul, cargos que ocupou no governo Yeda, de quem saiu rompido, Mateus Bandeira vai filiar-se ao Partido Novo no final do mês.

Ele confirmou que quer disputar o governo do RS.

Mateus Bandeira é jovem. Quando saiu do governo Yeda, 2011, ele assumiu o INDG, maior consultoria de gestão do país, de Vicente Falconi. Ele substituiu José Martins de Godoy, co-fundador e também sócio da consultoria, que deixou a presidência, mas continuou no conselho de administração. A chegada de Bandeira colocou fim a uma busca que levou mais de um ano. O convite ao executivo foi feito diretamente pelo empresário Jorge Gerdau, na época presidente do conselho de administração do INDG. Em janeiro deste ano, Mateus Bandeira renunciou (o INDG já teria virado Falconi Consultores), junto com outros dois diretores, o que teria acontecido pela insatisfação dos sócios com a gestão do presidente. Em 2011, quando Bandeira assumiu, a receita foi de R$ 205,7 milhões. Em 2015 (dado mais recente disponível), estava em R$ 201,6 milhões. O lucro operacional e o lucro líquido também foram menores, quando comparados os dois anos. Saíram de R$ 58,5 milhões e R$ 41,6 milhões, respectivamente, para R$ 41,5 milhões e R$ 33,5 milhões. Em contrapartida, as despesas administrativas vinham aumentando. Fecharam 2011 em R$ 31,5 milhões e, em 2015, alcançaram os R$ 99,3 milhões. No período, o número de consultores trabalhando para a Falconi também caiu quase pela metade, de 1,1 mil para cerca de 600.

Gleisi assumirá esta noite a presidência do PT

A colunista do Correio do Povo, Taline Oppitz, anuncia na edição de hoje do jornal que a senadora Gleise Hofmann assumirá esta noite a presidência nacional do PT.

A senadora é ré em uma das ações da Lava Jato.

Nova alíquota da Previdência dos servidores de Porto Alegre vai a voto hoje

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre votasrá hoje a proposta do prefeito Marchezan Júnior que aumenta de 11% pra 14% as alíquota de previdência dos servidores de Porto Alegre.

Vendas de materiais de construção ficaram estáveis em junho

As vendas no varejo de materiais de construção mostraram estabilidade em junho na comparação com mesmo mês do ano passado, acumulando crescimento de 4% no primeiro semestre deste ano, conforme reportado ontem pela Anamaco. Em relação a maio, sem descontar os efeitos sazonais, houve queda de 2%. Mesmo que o ritmo de vendas de materiais de construção siga fraco, é possível notar discreta melhora em relação aos últimos anos, em resposta à leve retomada da atividade do setor imobiliário observada nos últimos meses. Por fim, vale mencionar que 61% dos lojistas entrevistados pela Anamaco esperam avanço das vendas em julho e um terço desses varejistas consultados pretende ampliar seus investimentos neste ano.

IBGE indica que PIB continuará sob contração no segundo trimestre

A despeito do crescimento da produção industrial em maio, os primeiros indicadores já conhecidos para junho sugerem devolução quase que integral dessa alta. Os índices de confiança, na mesma direção, apontam para queda da produção e elevação dos estoques, na passagem de maio para junho. A produção industrial avançou 0,8% entre abril para maio, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada ontem pelo IBGE.

CLIQUE AQUI para examinar esta análise dos economistas do Bradesco, conforme nota que o editor acaba de receber.

Defesa prévia de Temer será entregue hoje na Câmara

O advogado de Michel Temer, Antonio Claudio Mariz de Oliveira, deve entregar hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a defesa do presidente Michel Temer:

O Estadão reproduziu um trecho do documento:


Foi aberto um inquérito sem nem sequer haver verificação da gravação. Pediram inquérito e o ministro foi logo deferindo. Houve açodamento tanto do Ministério Público como do ministro que, sem maiores verificações e monocraticamente, autorizou a investigação (...).

A reforma trabalhista é o começo do fim dos pelegos sindicais

A reforma trabalhista, que muda mais de cem pontos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), deve ser votada na terça pelo Senado (leia abaixo) após ter entrado em regime de urgência, conforme votação de ontem a noite. Entre as principais alterações propostas está a prevalência das negociações de alguns pontos entre patrões, empregados e sindicatos em relação ao que está escrito na lei – o que poderia fortalecer acordos coletivos – , mas, também, o polêmico fim da contribuição sindical obrigatória. O tema é bastante criticado pelas principais centrais, que afirmam que essa medida irá afetar a saúde financeira dos sindicatos, podendo enfraquecê-los.

O texto quer alterar a contribuição sindical e torná-la facultativa. Hoje, o pagamento, que equivale a um dia de trabalho, é obrigatório e vale tanto para os empregados sindicalizados quanto para os que não são associados às entidades de classe. 

A medida proposta na reforma visa acabar com os sindicatos de "fachada e pelegos". O País tem 17.082 sindicatos, enquanto a Argentina tem 100. Existe um da indústria naval no Macapá (no Amapá) e lá não tem mar. Há uma montanha de 3,6 bilhões de reais que é destinado aos sindicatos sem fiscalização do Tribunal de Contas da União.

A arrecadação desse dinheiro representa de 40% a 50% da receita de um sindicato de médio porte, mas pode representar até 80% da receita de um de pequeno porte.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Rosa Weber é a nova relatora de inquérito contra Padilha e Marco Maia no STF

A redistribuição atendeu a pedido de defesa do ministro da Casa Civil. Maia e Padilha não quiseram saber de Edson Fachin como relator.

Além de Padilha e Maia, são investigados o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo e os ex-presidentes da estatal Trensurb Marco Arildo Prates da Cunha e Humberto Kasper. Os delatores Benedicto Junior e Valter Lana, ex-dirigentes da Odebrecht, narraram o repasse de propina aos investigados, identificados por apelidos. Padilha teria recebido R$ 1,49 milhão (Bicuíra), Maia R$ 734,7 (Aliado), Bernardo R$ 934,5 mil (Filósofo), Marco Arildo R$ 260,3 mil (Sucessor) e Kasper R$ 38,7 mil (Jornalista). Os cinco rebatem as suspeitas.

Opinião do editor - Saiba por que razões pessoais também animamcongressistas contra os sindicatos da CUT

A reforma trabalhista vi acabar com o sanduíche de mortadela.

A enorme disposição dos senadores em liquidar de uma vez com a reforma trabalhista, não reflete apenas a força da maioria aplastante do governo Temer, mas também outras duas atitudes diferentes, uma das quais de caráter muito pessoal:

1) A reforma fará bem para o País.
2) Senadores, como também os deputados antes, querem acabar com a inundação de dinheiro nos cofres dos sindicatos e centrais de trabalhadores e patrões (Fiergs, por exemplo, no RS), tudo sendo usado sem fiscalização alguma. Os sindicatos e centrais de trabalhadores, tipo CUT, ao longo dos anos, constrangeram e constrangem deputados e senadores, tudo através de outdoors, em aeroportos e no próprio Congresso, usando e abusando e enorme agressividade e arrogância. Além disto, CUT enche os cofres e os músculos do PT, como faz a Força Sindical com o Solidariedade, em clara vantagem sobre os concorrentes. A hora do troco chegou. A atitude de CUT e seus sindicatos, como também aliados, de evitarem na undécima hora os cercos físicos nos aeroportos, tentando aplacar os ânimos, não dá mais resultados.

Por 46 x 19, Senado decide votar na terça-feira a reforma trabalhista

O governo deu ontem nova demonstração de força e deixou claro que possui ampla maioria para aprovar a reforma trabalhista no Senado, o que inclui o fim do famigerado imposto sindical.

O plenário do Senado aprovou, no início da noite desta terça-feira, o requerimento de urgência para o projeto de lei que trata da reforma trabalhista. O pedido teve 46 votos favoráveis e 19 contrários. 

 A senadora Ana Amélia confirmou ao editor que o projeto entrará na pauta de votação da próxima terça-feira.

Gás de cozinha ficará 4,5% mais barato a partir da meia noite, diz Petrobrás

A Petrobras reduziu em 4,5%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, para uso residencial envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg (GLP P-13). O reajuste entra em vigor à meia-noite. 

O último reajuste para o gás de cozinha foi anunciado há menos de um mês, no dia 8 de junho. 

A alteração não se aplica ao GLP destinado ao uso industrial e comercial.

Quarta-feira será de céu azul, sol claro e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 78h48min, 14 graus

O Rio Grande do Sul terá hoje outro dia de tempo firme e ensolarado. O começo do dia volta a ter formação localizada de bancos de nevoeiro e neblina.

Persistiu o frio na madrugada e no começo da manhã ocorreram geadas isoladas em áreas de baixada da Serra e Aparados. Já a tarde, com sol e ar seco, a temperatura será muito agradável. Voltarás a esfriar rapidamente a partir do fim da tarde. 


Em Porto Alegre, o dia começou com temperatura em torno de 9ºC e a máxima do dia pode chegar a 25ºC. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/