Lide RS lota sua casa em Gramado no primeiro evento em 2024

O Lide RS, organização que reúne líderes empresariais do Rio Grande do Sul, lotou o primeiro evento realizado neste final de semana em sua nova casa no Wish Serrano, em Gramado. O encontro reuniu mais de 100 empresários, executivos e autoridades regionais e locais, que debateram temas relevantes para o desenvolvimento econômico do RS e Brasil. 

O evento teve apresentação de 20 minutos e contou com diversas falas de empresários como os CEOs e diretores da SLC, 2W Ecobank, South Summit e Claro Brasil, que falaram sobre as suas empresas e o cenário para 2024 em cada área. 

O Sistema Lide Rio Grande do Sul e Santa Catarina é presidido pelo empresário Delton Batista. Os dois estados, juntos, superam 11% de representatividade no PIB do país, atrás apenas de São Paulo, com 31,2% de participação, e à frente das economias do Rio de Janeiro (9,9%) e Minas Gerais (9%).

Agora, ao vivo "Oeste sem Filtro"

Paulo Moura comenta a grande vitória da direita em Portugal. Veja o vídeo.

 Paulo Moura é cientista político.

Dica do editor - Inscrições para o Fies começarão amanhã

O ministério da Educação (MEC) abrirá,amanhã, as inscrições gratuitas, que podem ser feitas até 15 de março, no portal Acesso Único. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 do mesmo mês. Em 2024, o Fies ofertará 112.168 vagas. 

O edital publicado na semana passada, detalha as novas regras para reserva de vagas, conforme determina o Fies Social, que beneficiará a população de baixa renda com a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Motoristas de aplicativos piram ao encontrar Bolsonaro no aeroporto. Vejam "Oi luiz" apresentar o caso.

Eduardo Leite irá na Federasul, quarta-feira, ou amarelará ?

A Federasul já recebeu até indicativos de que sofrerá retaliações do governo estadual, caso não amarele no caso dos 5 decretos.

Até as 15h de hoje, estava confirmada a presença do governador Eduardo Leite na reunião-almoço da Federasul, Porto Alegre.

O assunto escolhido pelo governador parecerá irônico para a maioria dos empresários que confirmaram presença:

- Competitividade e futuro para o RS.

A Federasul e as entidades empresariais do RS, acham que não haverá competitividade e nem futuro para o RS, caso o governador insista em manter seus 5 decretos de cortes de incentivos fiscais para as empresas serem mais competitivas para garantir algum futuro melhor para o Estado.

Ninguém será deselegante com Eduardo Leite, mas o novo presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, pelotense como o governador, não costuma ter papas na língua.


Dica do editor - Saiba como é aplicada e como avança a neurotecnologia

 Indicada para o tratamento de doenças neuropsiquiátricas, incluindo epilepsia e depressão resistente ao tratamento, a DBS consiste no implante de eletrodos no cérebro do paciente. Dois fios subcutâneos interligam os finíssimos condutores de corrente elétrica a uma microbateria inserida sob a pele, na altura do peito do portador. Como um marca-passo, o conjunto emite pulsações elétricas em áreas cerebrais específicas, auxiliando no controle dos impulsos nervosos, minimizando os tremores decorrentes do Parkinson.

CLIQUE AQUI para examinar esta extensa e consistente reportagem da Agência Brasil de hoje.

Saiba tudo sobre a prisão ilegal de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro. A análise é da juiza Ludmilla Lins.

Nesta análise, Ludmilla também denuncia a ação ilegal do jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles, que violou as leis americanas para buscar provas inexistentes contra Filipe Martins. 

Dica do editor - Saiba por que os herdeiros precisam pagar o condomínio mesmo antes da partilha

Herdeiros são responsáveis pela despesa do condomínio mesmo que a partilha ainda não tenha sido finalizada. Dessa forma, se um dos herdeiros deixar de pagar a parte que lhe cabe na cota condominial, ao final da divisão dos bens, ele estará devendo este valor para os demais sucessores.Esse foi o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que por unanimidade, decidiu que sucessores coproprietários respondem solidariamente pelas despesas condominiais, independentemente da expedição do formal de partilha, resguardado o direito de regresso previsto no artigo 283 do Código Civil. 

CLIQUE AQUI para ler toda a informação do Infomoney de hoje.

Senado confronta STF e pauta votação da PEC sobre porte de drogas

É uma resposta ao STF, que invade prerrogativas e tenta legislar sobre o assunto e vai aprovando a liberação. A PEC proíbe.

A PEC 45/2023, que torna crime a posse e o porte de drogas, deve ser votada nesta quarta-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A data foi definida em reunião de líderes partidários com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta quinta-feira (7).

Na comissão, o relator da PEC é o senador Efraim Filho (União-PB), que a altera para distinguir traficante e usuário, determinando penas alternativas a esse último. A questão do porte de drogas também está sendo analisada no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta semana, a Corte retomou e depois suspendeu o julgamento que discute se o porte para consumo próprio – e os critérios para essa definição — deve ou não ser considerado crime.

— Houve a deliberação no colégio de líderes. Por consenso, quarta-feira, na CCJ, o meu parecer sobre a PEC antidrogas será apreciado

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

+Brasil, agora, ao vivo, sai em defesa do legado da Lava Jato. O comando é de Júlio Ribeiro.

Zucco e convidados viralizam denúncia internacional contra tirania do STF. Esta live é de ontem a noite.

 Nesta live, o deputado federal Tenente-Coronel Zucco fala com o jornalista Júlio Ribeiro e com o deputado federal Marco Antonio Costa.

Artigo, Gilberto Jasper, Correio do Povo - O Vale do Taquari exige respeito

Na semana em que Lula visita o Vale do Taquari, vale a pena ler este artigo do jornalista Gilberto Jasper.

Pelo menos três comitivas de Brasília visitaram o Vale do Taquari, cercadas de pompa e circunstância, mas sem a presença do presidente da República. A revoada de aeronaves teve entrevistas coletivas recheadas de promessas de vultosos recursos que, na realidade, são migalhas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Agora, UOL News, senador gaúcho Hamilton Mourão fala sobre anistia aos presos políticos. Acompanhe.

O Senador Hamilton Mourão concede uma entrevista ao vivo no programa UOL News. - Pauta: PL da Anistia e PEC 42.  Entrevistadores: Carla Araújo, Fabíola Cidral, Josias de Souza e Tales Faria.

Como Gilmar Mendes, André Mendonça lança seu próprio IDP para ficar milionário no STF

Gilmar Mendes também é dono de fazenda de 600 hectares no Mato Grosso. CLIQUE AQUI para ler sobre problemas que ele enfrenta na área.

A iniciativa segue os passos de Gilmar Mendes, também ministro do STF, que é sócio e fundador do IDP, instituto que oferece cursos de Direito e promove eventos anuais em Lisboa, reunindo autoridades políticas e jurídicas. A corte entende que não há incompatibilidade entre o exercício da função de ministro e a participação em institutos dessa natureza. Gilmar Mendes ficou milionário com o IDP.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, decidiu lançar um instituto em colaboração com Victor Godoy, que ocupou o cargo de ministro da Educação no final do governo de Jair Bolsonaro (PL). Denominado Iter, que significa "caminho" em latim, o instituto terá como foco cursos, seminários e eventos sobre gestão e governança, voltados para os setores público e privado, segundo informa a coluna Painel, da Folha de S. Paulo. 

A entidade, cuja sede deve ser estabelecida em São Paulo, encontra-se em fase de implantação. Recentemente, realizou um curso-piloto sobre gestão, de forma gratuita, para a Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo, ministrado por Mendonça para cerca de 40 oficiais da Guarda Civil Metropolitana.

Líder yanomami anti-bolsonarista falará, amanhã, na ARI, Porto Alegre

A Associação Riograndense de Imprensa, ARI, resolveu trazer o líder yanomami anti-bolsonarista Junior Hekurari, tudo para falar no seu 12o Fórum Internacional do Meio Ambiente.

O evento começará amanhã e terminará na quarta-feira.

Junior é de Roraima e se cala diante do descalabro atual do governo do PT no caso dos yanomamis.

O repórter Vinicius Sassine, Folha de S. Paulo, dia 11 deste mês, informou que na terra yanomami ocorreram 363 mortes no primeiro ano do governo Lula e superou os números de 2022, último ano do governo Bolsonaro. 

O número elevado de mortes, a persistência dos casos de desnutrição grave –incorporada à rotina de crianças em diferentes pontos do território– e a explosão de casos de malária, com surtos sucessivos, dimensionam a gravidade e a persistência da crise humanitária enfrentada pelos yanomamis.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Folha.



Bolsa opera em queda neste início de semana. O dólar sobe.

 A Bolsa opera em queda.

O dólar sobe novamente.

10h59min

Bolsa, -0,75%, 126.117 pontos
Dólar comercial, +0,04%, R$ 4,9838 para venda

Dica do editor - Inscreva-se para ver, esta noite: "Como cuidar melhor dos seus rins". É o "Junta Médica"

 Este programa semanal é da Rádio +Brasil, de Júlio Ribeiro, que comandará tudo, esta noite, 20h. Serão ouvidos o urologista Eduardo Carvalhal e os nefrologistas Luciana Renner e Milton Kalil.

Inscreva-se para participar.

Operações de crédito desaceleraram em janeiro sobre dezembro, diz Banco Central

Conforme divulgado sexta-feira pelo Banco Central, o saldo da carteira de operações de crédito do SFN cresceu 7,6% em janeiro na comparação interanual. 

A informação é dos economistas do Bradesco, conforme newsletter que o editor recebeu esta manhã. Leia mais:

Trata-se de uma desaceleração em relação a alta de 8,1% observada em dezembro, explicada pela moderação tanto da carteira PF como da PJ. Entre as aberturas, as novas concessões de crédito livre PF cresceram pelo terceiro mês consecutivo, com destaque para o crédito pessoal. Por sua vez, as novas concessões para as empresas caíram em janeiro, apresentando retração em quase todas as modalidades, com destaque para desconto de duplicatas e capital de giro. Além disso, a taxa de juros segue em queda tanto para PF quanto PJ, refletindo o afrouxamento das condições monetárias pelo BC. Por fim, o comprometimento de renda das famílias, que tem sua divulgação defasada em relação aos demais indicadores de crédito, terminou o ano passado em 26,1%, pouco mais de 2 p.p. abaixo do nível de junho de 2023.


Dica do editor - Vem aí o Drex, o Pix das empresas. Saiba o que é e como funciona.

O Banco do Brasil (BB) e a empresa Giesecke+Devrient Currency Technology (G+D) firmaram acordo de cooperação técnica que prevê o uso do Drex, versão digital do real desenvolvida pelo Banco Central, para pagamentos offline. A G+D é uma empresa global que fornece soluções para segurança digital, plataformas financeiras e tecnologia monetária. A companhia também atua no desenvolvimento de projetos mundiais de moedas digitais de Bancos Centrais, como o Drex. O Banco do Brasil participa oficialmente do projeto-piloto do Drex.

 A solução de pagamento offline permitirá a exploração de novas utilizações para o Drex. Caso os testes sejam bem-sucedidos, será possível desenvolver modelos de uso da moeda digital criptografada em transações cotidianas, como pequenas compras no comércio, pagamentos de serviços e mesada, por exemplo.

CLIQUE AQUI para saber mais.


Mauro Cid prestará novo depoimento, hoje, na PF

A semana começa com um novo depoimento do tenente coronel Mauro Cid na Polícia Federal.

Mauro Cid foi ajudante de ordens de Bolsonaro.

Ele fez delação premiada. 

Atos da Paulista impulsionam prefeito Ricardo Nunes e ele já empata com Boulos em SP

Apesar das restrições enormes do editor a respeito das pesquisas eleitorais, mas a título de curiosidade, este blog informa que a Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, confirma o que outros levantamentos já apontam há algumas semanas: à medida que se aproxima a eleição municipal, cuja votação ocorre em 6 de outubro, cai o favoritismo do deputado federal Guilherme Boulos, Psol, para ganhar a disputa pela Prefeitura de São Paulo.

O salto de Nues, apoiado por Bolsonaro, ocorreu depois dos atos da Paulista.

Boulos, 30%
Ricardo Nunes, atual prefeito, 29%
Tabata Amaral, PSB, 8%
Maria Helena, Novo, 7%
Kim Kataguiri, União Brasil, 4%

Os demais candidatos conseguem resultados insignificantes.


Multidão aplaude Bolsonaro quando ele se declara para Michelle. Foi em Salvador, sábado, em evento do PL Mulher.

 O material é da Folha Política.

Publicidade - Contrate, agora, seu evento no Bier Markt, Porto Alegre.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats 993882401 / 993887265.

Use seu Waths agora mesmo.

Cardápio no site
www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - As 16h, Eduardo Leite entregará novo ônibus lilás para Porto Alegre. Saiba do que se trata.

 A principal atividade externa do operoso governador do RS, hoje, será a entrega de um novo ônibus lilás para o Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado, rua Miguel Tostes 823, Porto Alegre.

Esta agenda de Eduardo Leite será cumprida as 16h.

A agenda do Piratini não diz se o prefeito Sebastião Melo e outras importantes autoridades do município e do Estado estarão presentes. 

Veja como Ciro Gomes explica o escândalo dos precaatórios, R$ 92 bi, do governo Lula, PT. Foi ontem a noite.

O editor conversou com três advogados que acompanham de perto todos os casos relacionados com precatórios. Um deles refutou totalmente o que disse Ciro, mas os dois outros consideram que será preciso entender melhor as denúncias, que podem conter elementos de verdade.

A mídia, os advogados, o governo e até os políticos, não querem entrar na discussão e recusam-se a fazer qualquer investigação. O MPF, alertado por Ciro Gomes, não se manifesta.

Lula confirma vinda ao RS. Será na sexta-feira.

No RS, Lula perdeu feio para Bolsonaro: 56,35% contra 43,.65%. Bolsonaro venceu em 375 municípios e Lula em 122. Em Lajeado, Bolsonaro venceu com 66,23% dos votos, mas em Porto Alegre, o vencedor foi Lulal, 49%, contra 39% de Bolsonaro.

O Planalto confirmou a vinda de Lula da Silva e 5 ministros, sexta-feira, ao RS.

Ele visitará Lajeado e Porto Alegre.

Em Lajeado, falará sobre a ajuda federal aos atingidos pela tragédia das águas, enquanto que em Porto Alegre terá reunião com empresários, tudo na Fiergs.


Polícia gaúcha desmantela quadrilha que dava golpes no IPE Prev

A Polícia Civil do RS anunciou que desmantelou uma rede criminosa que usava dados de pensionistas do IPE Prev para falsificar documentos e aplicar golpes, fazer compras e até contratar empréstimos em nomes das vítimas.

1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª Decor) deflagrou, esta manhã,  a Operação Efêmero para desarticular a quadrilha.l São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e uma prisão. Ao todo, a quadrilha tem 7 membros, inclusive um ex-funcionário do IPE Prev.

O setor de Gerência de Pensões do IPE Prev foi vasculhado esta manhã. 

Marcel viaja aos EUA. Ele se juntará à missão brasileira que denunciará, amanhã, o que acontece no Brasil.

A imprensa mainstream americana, segundo disse ontem a comunicadora Ana Paula Henkel (veja no 4 x 4, mais abaixo) mente sobre o que acontece no Brasil.

O deputado federal gaúcho Marcel Van Hattem embarcou, hoje, para Washington. Ele vai se juntar aos deputados, jornalistas e personalidades brasileiras que já estão nos Estados Unidos e que amanhã, terça-feira, concederão entrevista coletiva de dentro do Congresso americano, tudo para denunciar o que já é conhecida como a ditadura de toga do Brasil, na verdade o consórcio STF+Governo do PT, que atropela a Constituição.

Inicialmente, a missão brasileira iria prestar depoimento na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes, mas a sessão foi adiada depois de veto de um deputado democrata.

Hoje começa onda de calor intenso e que durará 10 dias, diz a MetSulo

A nova onda de calor é manchete de hoje do Correio do Povo.

Esta segunda-feira será de sol em todo o Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, as temperaturas máximas poderão chegar aos 35ºC, como em Santa Rosa, na região Noroeste. 

Em Porto Alegre, o calor será um pouco menor podendo alcançar o pico de 32ºC.

Diz a MetSul:

Nos próximos dias o calor promete se ainda maior para os próximos dias. Os últimos dez dias da estação vão ter temperatura muito acima da média em parte do país com marcas nos termômetros até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano. A onda de calor será tão prolongada, ao menos de dez dias em alguns estados, que o calor excessivo vai se estender até o fim do verão, que ocorre pelo equinócio no dia 20 de março. 

Saiba como a direita venceu a esquerda em Portugal

Luís Montenegro, AD, deve ser o novo primeiro-ministro.

Com 99% das urnas apuradas nas eleições legislativas em Portugal deste domingo (10), a Aliança Democrática (AD), a coligação liderada pelo Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita, ganhou por estreita margem do Partido Socialista (PS). A disputa ficou marcada também pela ascensão do Chega, de direita. AD, mais Chega e mais o pequeno Iniciativa Liberal (5%) podem formar o novo governo. A Assembleia da República, como é chamado o Parlamento português, tem 230 deputados. A maioria elege o primeiro-ministro, chefe do governo.

Resultado:


Aliança Democrática (AD)
- 29,54%, 79 parlamentares (antes, os três partidos que agora formam a aliança tinham 77)/ Partido Socialista (PS) - 28,66%, 77 parlamentares (antes, tinha 120);/ Chega  (direita) - 18,05%, 48 parlamentares (antes, tinha 12).

CLIQUE AQUI como ficou o resultado final e a votação de cada um dos 20 Partidos que concorreram.

As primeiras análises do noticiário do dia, agora, com Guilherme Baumhardt. Começouy "Agora Brasil".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/