Saiba o que há de errado com as pesquisas eleitorais

Jair Bolsonaro está liderando as pesquisas no Google.

 A informação é do site Revista Oeste.

Os resultados aparecem no portal da plataforma sobre as eleições 2022 que mede a audiência de buscas dos candidatos à Presidência. O levantamento corresponde aos sete dias anteriores a este sábado, 17.

O atual chefe do Executivo aparece com 52% das pesquisas no site de buscas, quando comparado aos outros candidatos à presidência. Depois de Bolsonaro, está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40%.

Na comparação entre Bolsonaro e Lula nas pesquisas no Google feitas em cada Estado e no Distrito Federal, o atual presidente segue na liderança em todas as situações. O cenário de menor audiência para Bolsonaro aparece no Rio Grande do Sul, com 53% contra 47% para Lula. O mais favorável ocorre no Rio Grande do Norte: Bolsonaro com 62% e Lula com 38%.


Veja como os institutos de pesquisa "erraram" feio na eleição de 2018

O leitor Rui Juliano deu-se ao trabalho de pesquisar os últimos resultados das pesquisas de intenções de votos feitas pelos principais institutos de pesquisa, tudo relacionado com as eleições presidenciais de 2018.

Ele vasculhou o Google e armou a tabela ao lado.

Não é só coincidência.

E tem mais:

- Os 46% apurados no primeiro turno por Bolsonaro são altamente questionáveis.

O próprio Bolsonaro tem a convicção de que venceu no primeiro turno.

E não é por outra razão que o presidente exige com tanta força que as eleições deste ano sejam limpas.

Há um solerte trabalho, que nem é subterrâneo, para fraudar a vontade dos eleitores.

O editor comenta isto no comentário que gravou há pouco para o You Tube, mas que curiosamente foi desviado para o conhecimento dos leitores deste blog.

Saiba por que você não deve confiar nas pesquisas eleitorais

As últimas pesquisas de intenções de votos repetem os mesmos "erros" ocorridos na eleição passada. 

 É um escândalo sem tamanho. 

O leitor Rui Juliano armou a tabela ao lado e ela mostra os "erros".

Não são pequenas diferenças.

O editor já tinha demonstrado que das13 pesquisas mais importantes, pelo menos 8 deram vitória para Lula.

E isto ocorre há muito tempo.

Não é por outra razão que muita gente começa a reclamar pela instauração de uma CPI das Pesquisas.

Irmão gay de Huck, auto-exilado com seu maridão nos EUA, lança documentário contra Bolsonaro

O cineasta Fernando Grostein Andrade, irmão de Luciano Huck, lançou ontem o documentário “Quebrando Mitos”. O filme com viés biográfico ataca Bolsonaro e pretende explicar como a pauta anti-LGBTI o ajudou a chegar ao poder e o impacto disso na vida dos brasileiros.

O longa foi produzido por Grostein e seu namorado, o cantor Fernando Siqueira. Pode ser visto on-line pelo site oficial do próprio documentário.

O irmão do animador da Globo contou que “Quebrando Mitos” foi feito na Califórnia (EUA), onde o casal diz viver em “autoexílio”. 

Artigo, Guilherme Baumhardt, Correio do Povo - Que vergonha

Entre tantas frases ditas por Roberto Campos (e outras tantas atribuídas a ele), tenho especial predileção por uma delas: “É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar: bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês. São os filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola”.

Na semana que passou, uma cantoria (chata) de alguns artistas (?) nacionais foi parar nas redes. Um videoclipe digno de propaganda soviética mostra músicos e cantores falando sobre o Brasil Maravilha, um país que só é possível com a volta do ex-condenado ao poder. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Áudios com recomendação de voto na legenda, confunde eleitores gaúchos

 Áudios de eleitores bolsonaristas provocam muita confusão, esta manhã, nas redes sociais, porque o instrutor recomenda que os eleitores votem apenas na legenda, caso não escolham candidatos destes Partidos que apoiam Bolsonaro:

- PL
- Republicano
- PTB

A instrução representa apenas uma recomendação de voto e não uma orientação de como votar.

O instrutor reconhece que muitos nomes, como o do deputado Osmar Terra, são altamente confiáveis, mas descarta o voto no parlamentar porque ele pertence ao MDB.

O receio do instrutor é que os votos dados a candidatos de outras legendas, embora confiáveis, ajudarão a eleger parlamentares que não são confiáveis. No RS, a cada 90 mil a 120 mil votos, uma legenda poderá eleger um deputado estadual. No caso federal, o quociente eleitoral oscilará entre 170 mil a 220 mil votos.

Veja este vídeo da campanha de Bolsonaro contra Lula. Ele poderá ser retirado a qualquer momento por decisão do TSE.

 A campanha de Bolsonaro teme que o vídeo a seguir seja retirado por ordem do TSE, tal como já ocorreu com vídeos protagonizados por Michelle Bolsonaro e pelos eventos do 7 de Setembro:

Recomendado - Programe-se para esta noite, Bier Markt, Porto Alegre. E reserve seu happy hour.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265. 

Abre as 17h.Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com

Dica do editor - Caixa começou a pagar, hoje, a parcela de setembro do Auxílio Brasil

 A Caixa começa a pagar neste sábado (17) a parcela de setembro do Auxílio Brasil. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 1. Esta é a segunda parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional. No cronograma, a data de pagamento seria na segunda-feira (19). A Caixa informou que as parcelas com data de validade com início nas segundas-feiras ficam disponíveis para movimentação a partir do sábado imediatamente anterior. De acordo com o banco, essa situação é permanente e foi apresentada "anteriormente ao início do programa, não se tratando de excepcionalidade para o mês corrente".

Esta será a ordem dos candidatos no momento de digitar suas escolhas na urna eletrônica

É possível levar um lembrete para ajudar no momento da votação. O eleitor também terá a opção de votar só na legenda, votar em branco, anulando o voto, porque estas alternativas aparecerão na tela. O eleitor terá que necessariamente teclar "confirmar" para seguir adiante. Caso contrário, não poderá votar nos nomes seguintes e anulará tudo.

O primeiro turno das eleições gerais acontece no dia 2 de outubro. Esta é a ordem das candidatas e candidatos na urna:

Deputada ou deputado federal (quatro números)
Deputada ou deputado estadual (cinco números)
Senadora ou senador (três números)
Governadora ou governador (dois números)
Presidência da República (dois dígitos)

Ao escolher cada cargo, depois de digitar o número, aparecerão na tela da urna o nome e a fotografia da candidata ou candidato, acompanhados da sigla do partido político e do nome cargo disputado.



A partir das 18h30min tem debate entre candidatos ao Piratini. Será no SBT.

O SBT realizará, neste sábado, um debate entre candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. O programa acontece das 18h30 às 20h30 e será transmitido pela emissora no seu canal aberto além do YouTube.

Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luís Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) estão confirmados para o embate de ideias.  

O debate terá quatro blocos e contará com a mediação do jornalista André Haar.  Gabriela Lerina, Glauco Pasa, Luciane Kohlmann e Marcelo Chemale farão perguntas aos candidatos em um dos blocos. 

Nenhum candidato poderá ser preso a partir deste sábado

A partir deste sábado, nenhum candidato a cargos eletivos nas eleições deste ano poderá ser detido ou preso, a menos que seja em flagrante delito. A regra está prevista no Código Eleitoral e no calendário eleitoral de 2022 aprovado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A medida vale até 48 horas após o encerramento do pleito, marcado para 2 de outubro.

Por meio dessas regras, a Justiça Eleitoral busca evitar que abusos sejam cometidos no período, em especial, perseguições políticas que resultem no afastamento de candidatos de suas campanhas, ou mesmo a provocação de repercussões negativas contra adversários políticos.

Cientista político Paulo Moura defende CPI sobre Pesquisas Eleitorais. Veja o vídeo.

 

Multidões acompanham motociata de Bolsonaro em Pernambuco. Agora, ao vivo.

 - Este material é da Folha Política .
A motociata cobre três cidades: São José do Capibaribe, Toritama e Caruaru 

A RBS e o Ibope não se cansam de "errar"

Ao lado, a evolução das intenções de votos, 2014, segundo RBS e Ibope.

Na véspera das eleições de 2014 para o Senado, o Ibope, que depois mudou de nome para Ipec, anunciou que o petista Olívio Dutra venceria a disputa pela cadeira gaúcha no Senado, numa virada espetacular.

Olívio Dutra, 31%
Lasier Martins, 30¨%

A RBS repercutiu tudo.

Foi um erro tremendo, porque o resultado final revelou vitória de Lasier:

Lasier, 37,4%
Olívio, 35,31%

Pesquisa da RBS para o Senado não fecha com os números do Paraná e do Real Big Data

As agências de checagem não fazem questão de checar os números publicados pela RBS no RS.

A RBS continua apostando nas pesquisas de intenções de votos feitas pelo Ipec, ex-Ibope, e que são rebatidas em todo o País e batem de frente com os resultados apurados por seus concorrentes, até mesmo Datafolha, seu alinhado.

Ao lado, página inteira do jornal Zero Hora de hoje, mostra resultados das entrevistas feitas pelo Ipec para o Senado:

Olívio Dutra, PT, 28%
Ana Amélia, PSD, 25%
Hamilton Mourão, Republicanos, 19%

As mais recentes pesquisas sobre a disputa pela cadeira gaúcha no Senado, mostram números bem diferentes:

Paraná Pesquisas - Olívio Dutra, 25,2%. Mourão, 24,2%/ Ana Amélia, 18,6%
Real Big Data - Mourão, 25%. Olívio, 23%/ Ana Amélia, 20%

Os números apurados pelo Ipec no RS entram em conflito até mesmo com a percepção proporcionada pelo DataPovo.

Produção de motos cresceu 17,9% em agosto

Foto da Agência Brasil.

Em agosto, foram produzidas 145.852 motocicletas no Polo Industrial de Manaus, mostra levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O volume é 17,9% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram produzidas 123.722 unidades. No acumulado do ano, saíram da linha de montagem 921.921 unidades, o que corresponde a uma alta de 17% na comparação com o mesmo período de 2021. 

Segundo a associação, este é o melhor resultado para agosto desde 2013, quando foram entregues 157.854 motocicletas.

Para o ano, a projeção da Abraciclo é produzir 1,320 milhão de motocicletas, uma alta de 10,5% no comparativo com o ano anterior.

PIB do RS, 2o trimestre, será anunciado na segunda-feira. Queda deste ano poderá ser de 8%.

O governo tucano de Eduardo Leite conduziu a economia gaúcha a este desastre anunciado.

Os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul relativos ao segundo trimestre de 2022 serão divulgados na segunda-feira, as 14h. O cálculo é uma referência ao desempenho dos diferentes setores econômicos do Estado e os comparativos com os resultados do país. Os dados foram elaborados por técnicos do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Na comparação do primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, o PIB do RS caiu 4,7%, enquanto a alta do país foi de 1,7%.

A Farsul estimou uma queda de 8% para o PIB deste ano no RS, contra um avanço de 3% no Brasil, segundo o ministro Paulo Guedes.

Dica do editor - Acampamento Farroupilha, Porto Alegre, continuará aberto hoje e domingo

O Acampamento Farroupilha continua aberto ao público neste final de semana. No ano em que comemora 40 anos de história, o evento retorna ao Parque Harmonia em Porto Alegre após dois anos de pandemia. Nesta edição, em especial, conta com mais de 70 atrações culturais gratuitas entre os dias 7 e 20 de setembro. O evento é realizado pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Smcec), em parceria com a GAM3 Parks. 

CLIQUE AQUI para examinar a programação e mais informações.

Senador Flávio Bolsonaro pede apreensão de celular de Randolfe Rodrigues

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que solicite ao Supremo Tribunal Federal (STF) a apreensão do celular do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A notícia-crime foi protocolada na PGR em 8 de setembro.Segundo o portal Metrópoles, Flávio acusa Randolfe de cometer crimes relacionados a suposta perseguição política contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Conheça os 7 crimes atribuídos ao senador do Amapá (o material é do Pingos nos Is de ontem):

PT mente sobre pensão e Leite terá direito a 7 minutos de direito de resposta

Com a decisão da Justiça Eleitoral, o tucano terá direito a 14 inserções no espaço que caberia a Pretto, totalizando sete minutos dentro do horário do PT.

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) concedeu novo direito de resposta à campanha de Eduardo Leite (PSDB) por propaganda exibida pela coligação do candidato Edegar Pretto (PT). 

O julgamento foi ontem.

O PT mentiu sobre a pensão recebida por Leite como ex-governador no mês de maio. 

TSE nega pedido de Alckmin para retirar vídeo com críticas a Lula

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido de Geraldo Alckmin para que sejam removidos da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) no horário eleitoral vídeos gravados em 2018. Alckmin contestou o uso de declarações dadas por ele há quatro anos, entre elas acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu atual companheiro de chapa.

Edir Macedo, líder espiritual da Igreja Universal, reafirma apoio a Bolsonaro

Edir Macedo desfez boatos de que estaria apoiando o ex-presidiário Lula da Silva.

O Bispo Edir Macedo, líder espiritual da Igreja Universal, afirmou nesta sexta-feira que vai apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição ao Palácio do Planalto.

Ao responder a comentário de uma seguidora nas redes sociais, o Bispo disse também que apoia a eleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o Governo de São Paulo. "Eu continuo com o Bolsonaro e o Tarcísio para governador", escreveu Macedo.

Bolsonaro visitou comunidade ucraniana de Prudentópolis, Paraná

Foto da Divulgação PL.

O candidato à reeleição à Presidência da República pelo PL, Jair Bolsonaro, disse hoje (16) que torce pela paz e que o Brasil “tudo fará” para alcançar esse objetivo na Ucrânia. O país europeu vive um conflito armado desde que foi invadido pela Rússia, em fevereiro deste ano.

."Somos irmãos, queremos o bem um do outro, torcemos pela paz. E o Brasil tudo fará, como vem fazendo, para que essa paz seja alcançada”, disse o prfesidente.

Bolsonaro esteve em Prudentópolis, no interior do Paraná, onde participou de um comício com candidatos locais. O município tem a maior comunidade de imigrantes e descendentes de ucranianos no Brasil.

Lula fará comício em Curitiba (10h) e Bolsonará liderará motociata em Pernambuco

Ao lado, imagem do G1 no caso do comício de Lula, ontem, em Porto Alegre, com boa presença de público. O c andidato a vice, Alckmin, não esteve presente.

Depois de participar de motociata e comício em Londrina, Paraná, o presidente Jair Bolsonaro, hoje, sábado, pela manhã, faz motociatas em São José do Capibaribe, Toritama e Caruaru, no estado de Pernambuco. À tarde participa da Marcha para Jesus em Garanhuns (PE).

Lula, que ontem a noite promoveu comício no Largo Glênio Peres, Porto Alegre, esta manhã, 10h, participará de ato na Boca Maldita em Curitiba.

RS terá sábado de sol e temperatura amena

Estre sábado será dia de sol e temperatura agradável em todo o Rio Grande do Sul.

De acordo com a MetSul, o dia "será muito bonito" no geral.

No começo do manhã, o frio aparece, entretanto, o avanço do sol faz as marcas se elevarem rapidamente provocando uma tarde agradável. 

Em Porto Alegre, o dia será de sol. A temperatura mínima foi de 13°C e a máxima irá a 23°C.

Brasil registrou mais 97 mortes por covid-19

Em 24 horas, foram registrados 10.252 casos de covid-19 no Brasil, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. No mesmo período, foram confirmadas 97 mortes de vítimas do vírus. Nesta sexta-feira não foram registrados os dados do Mato Grosso do Sul no sistema do Ministério da Saúde.

O Brasil teve, desde o início da pandemia, 685.300 mortes por covid-19. O número total de casos confirmados da doença é de 34.579.085.

Ainda segundo o boletim, 33.714.273 pessoas se recuperaram da doença - 97,5% do total de infectados. O país tem 179.512 casos estão em acompanhamento.

Saiba onde vacinar contra poliomielite, vírus chinês e gripe, Porto Alegre

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

A secretaria municipal de Saúde mantém a vacinação contra a gripe e a Covid-19 neste sábado, 17, no Shopping João Pessoa (avenida João Pessoa, 1831), das 9h às 16h

Gripe - A vacina da gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.

Sintomas respiratórios - Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.

Poliomielite para menores de cinco anos - 9h às 16h:
Shopping João Pessoa - avenida João Pessoa, 1831, Farroupilha

STF revoga decisão para manter decreto que reduziu IPI

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou sua própria liminar que suspendeu a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 

Na decisão, Moraes entendeu que o novo decreto editado pelo Ministério da Economia após a decisão garantiu a redução do IPI para todo o país e preservou a tributação dos produtos da Zona Franca de Manaus. Dessa forma, segundo o ministro, a liminar perdeu a urgência. 

No dia 24 de agosto, o novo decreto do Executivo restaurou as alíquotas do imposto sobre 109 produtos fabricados em Manaus. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dólar subiu 2,17% na semana, mas acumula queda de 5,69% em 2022

 O dólar chegou a ultrapassar os R$ 5,30, mas desacelerou no fim das negociações. A bolsa teve a quarta queda consecutiva e está no menor nível desde o início de agosto.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 5,259, com alta de R$ 0,02 (+0,38%). Com o desempenho de hoje, a moeda norte-americana fechou a semana com alta de 2,17%.  A divisa acumula alta de 1,09% em setembro e queda de 5,69% em 2022.

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 109.280 pontos, com baixa de 0,61%. A bolsa brasileira está no menor nível desde 9 de agosto. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/