Aécio confirma campanha em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul. Será tudo no dia 25.

O senador Aécio Neves confirmou esta noite que virá ao RS, conforme o que o editor publicou de manhã.

. Ele gravará um programa na RBS TV e depois fará campanha em Santa Maria e Caxias do Sul.

Delator do Petrolão desmente Dilma e diz que houve corrupção na compra de Pasadena

O Jornal Nacional, Rede Globo, informou esta noite que o ex-diretor da Petrobras, preso na operação Lava-Jato, disse a investigadores que houve pagamento de propina na compra de refinaria americana, desmentindo Dilma, que declarou que o negócio foi apenas mal feito. Paulinho foi nomeado pelo Conselho de Administração da Petrobrás quando Dilma era presidente. Nesta condição, Dilma e o Conselho aprovaram a compra de Pasadena, operação que novamente é indicada como negócio corrupto. 

. É a primeira vez que denúncia concreta de corrupção envolve Pasadena, porque até agora surgiram apenas informações sobre negócio mal feito. 

. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na operação Lava-Jato, disse a investigadores que houve pagamento de propina na compra da refinaria americana de Pasadena. E que ele recebeu R$ 1,5 milhão.

. Paulo Roberto Costa deixou Brasília no início da tarde de quarta (17). Em Curitiba, foi levado à carceragem da Polícia Federal. Segundo investigadores, a primeira fase da delação premiada foi concluída. Os depoimentos do ex-diretor da Petrobras ao Ministério Público e à Polícia Federal terminaram na semana passada. Paulo Roberto decidiu colaborar com as investigações em busca de uma redução de pena.

Ex-diretor da Petrobras contou 
que havia um esquema de corrupção

Uma das revelações do ex-diretor da Petrobras foi sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Paulo Roberto Costa contou a investigadores que havia um esquema de corrupção com pagamento de propina. Paulo Roberto afirmou que ele próprio recebeu R$ 1,5 milhão.

. Os interrogatórios começaram no dia 29 de agosto na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, onde ele está preso. As revelações foram feitas a um delegado, a um procurador e a um escrivão. A defesa acompanhou tudo. Os depoimentos foram gravados em vídeo, anotados e criptografados - transformados em códigos para evitar a leitura por pessoas de fora da investigação. O material foi guardado em um cofre.

Estudo mostra que ricos ficaram mais ricos no Brasil do PT

Está engavetado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) um estudo inédito que mostra uma realidade bem diferente da que vem sendo pregada pelo PT na campanha eleitoral de Dilma. O documento, ao qual o site de VEJA teve acesso, mostra que a concentração de renda aumentou no Brasil entre 2006 e 2012.

Dados do Imposto de Renda dos brasileiros coletados por pesquisadores do Instituto mostram que os 5% mais ricos do país detinham, em 2012, 44% da renda. Em 2006, esse porcentual era de 40%. Os brasileiros que fazem parte da seleta parcela do 1% mais rico também viram sua fatia aumentar: passou de 22,5% da renda em 2006 para 25% em 2012.

O mesmo ocorreu para o porcentual de 0,1% da população mais rica, que se apropriava de 9% da renda total do país em 2006 e, em 2012, de 11%. Os dados referentes a 2012 correspondem aos mais recentes apurados pela Receita Federal.

CLIQUE aqui para ler toda reportagem no site da Veja.

Datafolha RS: Ana Amélia, 37%; Tarso Genro, 27%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Rio Grande do Sul – (realizada nos dias 17 e 18 de setembro com  1.300 eleitores em 50 municípios):

Ana Amélia Lemos (PP) – 37% (37% na pesquisa anterior)
Tarso Genro (PT) – 27% (28%)
José Ivo Sartori (PMDB) – 13%
Vieira da Cunha (PDT) – 3%
Brancos/nulo/nenhum – 5%
Não sabe – 14%

Segundo turno:

Ana Amélia - 48% (49%)
Tarso Genro - 34% (36%)
Em branco/nulo/nenhum - 7%
Não sabe - 11%

Rejeição:

Tarso Genro (PT) – 24%
Ana Amélia Lemos (PP) – 13%
Vieira da Cunha (PDT) – 10%
José Ivo Sartori (PMDB) – 6%

Vendas do comércio gaúcho recuaram 0,7% em julho

O comércio gaúcho encerrou o mês de julho de 2014 com uma queda real de 0,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice de Vendas do Comércio (IVC), calculado por meio de convênio entre a Fecomércio-RS e Fundação de Economia e Estatística (FEE), a partir de dados fornecidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O IVC está sendo divulgado nesta quinta-feira (18) e abrange as sete mesorregiões do estado e para 30 municípios selecionados. Para acessar a pesquisa completa clique em http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/IVCjulho14.pdf.
    
. No acumulado do ano, o setor de comércio (IVC) apresenta expansão real de 1,1%, estimulado pelo crescimento de 2,8% do comércio atacadista (IVA), já que o comércio varejista (IVV) teve um desempenho negativo de 0,6%, na mesma base de comparação.
    
. Em 12 meses, o IVC cresceu 2,2%, mais uma vez influenciado pelo comércio atacadista, com alta de 3,4%, com desempenho positivo de cinco das oito atividades pesquisadas. 

Editorial, Estadão - O atirador da presidente

Ele topa qualquer parada.
CLIQUE AQUI para examinar manifestação de Villa sobre a organização criminosa.



Causando estragos a torto e a direito na campanha presidencial, a entrada em cena de Marina Silva como candidata do PSB e a sua imediata disparada nas pesquisas de intenção de voto reduziram as chances do tucano Aécio Neves de ser o contendor da presidente Dilma Rousseff no segundo turno e fizeram descarrilar a estratégia petista de campanha. Tendo se preparado, antes da tragédia que matou o pernambucano Eduardo Campos, para soltar os cachorros em cima do senador mineiro - tornando a enveredar pelo caminho seguido pelo partido em 2006 contra Geraldo Alckmin e em 2010 contra José Serra -, o comando da operação Dilma+4 trabalhava, não obstante, com a hipótese realista de que, na segunda volta, ele aglutinaria com força total o sentimento de rejeição à herdeira de Lula, agravado pela convicção de que, ao cabo de 12 anos, o PT no poder já deu o que tinha para dar.

Com o quadro eleitoral de ponta-cabeça, os condutores da campanha dilmista parecem ter chegado à conclusão de que só lhes restava uma alternativa para enfrentar a reviravolta - transformar desde logo a disputa em um segundo turno. A nova tática solaparia os ganhos obtidos por Marina, a ponto de fazê-la perder a parada de 5 de outubro, com o que ela começaria debilitada o embate para o verdadeiro tira-teima de três semanas adiante, depois de lhe terem servido o pão que o diabo amassou.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Vá esta noite com seus amigos, conhecidos, namorados.
5 anos o melhor do gênero, segundo Veja.
Cardápio, cartas de cervejas e chopes artesanais (mais de 100 rótulos de várias partes do mundo):
www.biermarkt.com.br

Correios entraram em greve em Porto Alegre

Os funcionários dos Correios entraram em greve em Porto Alegre

Vá esta noite com seus amigos, conhecidos, namorados.
5 anos o melhor do gênero, segundo Veja.
Cardápio, cartas de cervejas e chopes artesanais (mais de 100 rótulos de várias partes do mundo):
www.biermarkt.com.br

Entrevista, Margrit Sauer - Ataques podem colocar em risco a credibilidade do candidato atacado

ENTREVISTA
Margrit Sauer, consultora em Marketing Político

Marina congelou seus índices, o que quer dizer que cairá daqui para a frente ?

O fenômeno Marina, precisa ser analisado com cuidado. Antes do início do processo eleitoral Marina Silva já apresentava um índice de intenção de voto em torno de 20%, que não são transferidos para Eduardo Campos, cuja morte coloca Marina com mais evidência na mídia. Por isso mesmo, ainda é cedo para prever com precisão o que acontecerá com Marina. É preciso esperar as pesquisas que sairão nesta semana para entender se ela começa a reverter seu crescimento, ou se atingiu um patamar de votos em torno do qual permanecerá até o final. É interessante observar que ela segue vencendo a presidente Dilma no segundo turno. Este é indicativo de que ela ainda não está em queda.

Aécio Neves dá sinais de que voltará a crescer.
Aécio Neves, não conseguiu fazer sua candidatura decolar até o momento, mas a pesquisa IBOPE apresentada hoje (17/09) mostra uma pequena melhora nos seus números. Estamos saindo da famosa “barriga” período eleitoral que tem pouca atenção dos eleitores. 

Que barriga é essa  ?
A “barriga” se dá após 15 dias do início e uns 15 dias antes do final da campanha, que são os dois momentos de maior atenção do eleitor à campanha.

Marina vem sendo fortemente atacada pelos seus adversários, mas será que estes ataques “colam” em Marina?
Vamos ver, até o momento ela resiste.

Na eleição de 2012, o então candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomano-PRB, que  figurava nas pesquisas em primeiro lugar,  caiu vertiginosamente na última semana, terminando em terceiro lugar.
Os ataques que sofreu colocaram em risco sua credibilidade e Fernando Haddad, que estava em terceiro lugar, recebe os votos de Russomano, indo para o segundo turno e se tornando Prefeito de São Paulo.  Isso é possível, mas é cedo para dizer  se este fenômeno se abaterá sobre Marina Silva. Até o momento ela resiste aos ataques e pouco se altera a intenção de voto na candidata.

Casos de crescimento dos indecisos, como revela Datafolha no RS, como devem ser analisados ? A tendência pretérita dos indecisos foi caminhar para o vencedor ? Afinal, quem não escolheu quase até o final, acaba votando em quem vai ganhar ou está perto de ultrapassar o outro ? Refiro-me, claro, a Dilma e Marina, que estão tecnicamente empatadas.
O eleitor brasileiro não vota em partidos, vota na pessoa. No momento em que esta pessoa passa a ser o alvo dos ataques o eleitor resolve repensar seu voto. Não quer dizer que ele decida votar em outro candidato, mas neste momento está em dúvida. Este é um dos motivos que a proximidade da eleição contribui para aumentar o número de indecisos. Diante de tantas acusações o eleitor que pensava saber em quem votar, fica em dúvida.

O voto útil é possível ? Tem gente querendo inflar desde já o voto em Marina para impedir migrações indesejáveis para Dilma no segundo turno.
O voto útil pode acontecer, sim. E a probabilidade é do eleitor fazer uma opção por Marina, vendo nela a possibilidade de ganhar de Dilma.

Site: www.institrutoamostra.com.br
E-mail: margritsauer@institutoamostra.com.br

Vá esta noite com seus amigos, conhecidos, namorados.
5 anos o melhor do gênero, segundo Veja.
Cardápio, cartas de cervejas e chopes artesanais (mais de 100 rótulos de várias partes do mundo):
www.biermarkt.com.br

Brasil já tem 120,3 milhões de pessoas navegando a Internet

Nielsen Ibope informou esta tarde ao editor que pesquisa fechada hoje aponta a existência de 120,3 milhões de pessoas com acesso à internet no país. O número é 18% maior que a estimativa divulgada um ano antes, que era de 102,3 milhões, no primeiro trimestre de 2013 e 14% maior que a última divulgação, que tinha sido de 105,1 milhões, referente ao segundo trimestre de 2013.

. Ao lado, usuários por faixa etária.

. Segundo o analista José Calazans, da Nielsen IBOPE, o crescimento do acesso à internet no Brasil ocorre principalmente nos domicílios. “O aumento recente do acesso à banda larga em residências trouxe mais brasileiros para a internet em 2014”, informou o analista. O Brasil já tem 87,9 milhões de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet, com um crescimento anual de 19%. Desse total com acesso domiciliar, 55 milhões foram usuários ativos em junho de 2014. Um quarto dos usuários ativos em residências no Brasil já utilizam banda larga com capacidade superior a 8 Mb.

. Quando se considera o conjunto das pessoas que têm acesso no trabalho ou em domicílios, 90,8 milhões de pessoas já têm acesso e 64,4 milhões foram usuárias ativas em junho, o que representou um aumento de 9,4% sobre os 58,9 milhões do mês anterior e de 18% sobre os 54,4 milhões de junho de 2013.

Feira da Floresta sairá em maio no RS

Será de 11 a 15 de maio do ano que vem a 5ª Feira da Floresta e do 12° Congresso Florestal. Os eventos correrão em Nova Prata, junto com o 1° Fórum Sulbrasileiro de Engenharia Florestal, o 3° Ciclo de Palestras para Produtores Rurais e o Prêmio Mérito Florestal AGEFLOR.

. Se Marinas for eleita presidente, os organizadores esperam que ela venha ao RS.

Esta certidão poderá mudar os rumos das eleições no RS

O jornalista Vitor Vieira, que edita o blog VideVersus, publicou há pouco a certidão de nascimento que vai aí ao lado. A certidão é de Ana Inês Abelanda Buzo, nascida no dia 5 de abril de 1983 em Porto Alegre.

. Como se sabe, 1983 foi ano de dura ditadura militar no Brasil.

. A mãe, Inês Buzo,  é uruguaia, conforme consta no documento.

. Não há referência alguma ao nome do pai.

. A certidão encontra-se registrada no cartório da 4a. Zona da cidade de Porto Alegre e leva o número 59.226.

. Trata-se de documento público.


. Vitor Vieira ainda não explica a que se refere a publicação, mas como o jornalista costuma abordar temas polêmicos da vida política  gaúcha, o que se pode esperar é que o assunto tenha desdobramentos eleitoralmente fatais.

Ministro das Cidades pressionará, hoje, 18h, prefeitos do PP do RS, para apoio a Dilma

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, está convidando pessoalmente os prefeitos do PP do RS para umas reunião esta tarde, 18h, no Hotel Ritter (Largo Vespasiano Júlio Veppo 55), Porto Alegre, com a finalidade de engajá-los na campanha pela reeleição da presidente Dilma Roussef.

. O PP do RS apóia oficialmente a candidatura de Aécio Neves a presidente.

. O que a campanha de Dilma faz é um aliciamento aético.

. É uma boa oportunidade para que o Ministério Público Eleitoral mande a Polícia Federal ao local para checar quem pagará a festa e que dispositivo legal permite que o ministro venha ao RS para um encontro com autoridades municipais, tudo visando a busca de apoios para a atual chefe de governo.

. O evento é abusivo.

. Os convites feitos aos prefeitos do PP foi assinado por Haklline Medeiros, terça-feira, meio dias, através do e-mail halline.medeiros@gmail.com, que mandou o seguinte convite:
Cara (o) Prefeita (o)

. A campanha Dilma 2014, entendendo a importância de garantir que o Brasil continue com mais mudanças, vem convidar todas as prefeitas e prefeitos do PP para um encontro com o ministro das Cidades.

18.09.20145 (quinta-feiras, 18h

Hotel Ritetr – latrgo Vespasianop Júlio Veppo, 50

Argentina aprova lei que aumenta controle do Estado sobre empresas

O Congresso argentino aprovou, nesta madrugada, a reforma da Lei de Abastecimento, rejeitada fortemente pela oposição e pelo setor produtivo por considerar que aumenta o controle do Estado sobre a atividade empresarial. O projeto de lei, que já havia passado pelo Senado, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, por 130 a favor e 105 contra.

. A lei permite a fixação de limites de preços e de lucro de empresas, além do controle de cotas de produção, que ficará a cargo da Secretaria de Comércio do Ministério da Economia. 

. O projeto ainda compreende a aplicação de multas, fechamento de empresas por até 90 dias e suspensão de registro por até cinco anos. A medida, portanto, aumenta ainda mais o poder de intervenção da presidente Cristina Kirchner na frágil economia argentina.

Exportações recuam em agosto no Rio Grande do Sul

As exportações alcançaram o valor de US$ 1,8 bilhão em agosto no Rio Grande do Sul, representado uma redução de US$ 617,6 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.

. Esse resultado representou, em termos relativos, uma queda de 26,1% no valor exportado pelo Rio Grande do Sul, enquanto as exportações brasileiras recuaram 4,5%. Em termos do volume físico exportado, ocorreu um decréscimo de 40,5% no Estado, valor bem menor que o observado no País (-6,4%).

. No Brasil também houve, para o mesmo período, um decréscimo de US$ 960,7 milhões.

Mais de 100 mil pessoas estão sem água em Porto Alegre

Aproximadamente 100 mil moradores dos bairros Lomba do Pinheiro e Restinga, em Porto Alegre, estão sem água nesta quinta  em função de vazamento na Estrada João de Oliveira Remião.

. O conserto emergencial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) começou no início da manhã e deve durar todo dia. Conforme o Dmae, o abastecimento deve ser normalizado hoje à noite.

Ibovespa opera em leve alta à espera de pesquisa eleitoral

O Ibovespa opera em leve alta na manhã desta quinta-feira, com os investidores avaliando a decisão da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e à espera da nova pesquisa do Datafolha, que deve ser divulgada ainda hoje. Por volta das 13h, o principal índice da Bovespa subia 0,06%, aos 59.142 pontos.

. Na quarta-feira, o Fed sinalizou que pretende manter a taxa básica de juro perto de zero por um “período considerável”. Entretanto, a presidente da autoridade monetária, Janet Yellen, reforçou a mensagem que não há um compromisso fixo com o calendário. Ou seja, o mercado ainda se divide quanto à expectativa de os empréstimos ficarem mais caros no primeiro ou no segundo semestre de 2015.

Brasil: em 2013, desemprego teve a 1ª alta desde 2009

A taxa de desemprego nacional, medida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 6,5% em 2013, acima dos 6,1% registrados em 2012 e a primeira alta desde 2009, quando a economia ainda sofria os piores efeitos da crise mundial de 2008. O dado foi revelado nesta quinta-feira, com a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

. Embora a taxa do ano passado ainda esteja abaixo da de 2011 (6,7%), foi quebrada a sequência de recordes de baixas, ainda mantida na taxa mensal de desemprego, calculada apenas nas seis principais regiões metropolitanas do País, mas cuja divulgação foi afetada pela greve no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. A última taxa mensal conhecida se refere a abril e foi de 4,9%, abaixo dos 5,8% de igual mês de 2013 e a mais baixa para meses de abril de toda a série histórica. Tradicionalmente, a taxa mensal fica abaixo da taxa anual medida pela Pnad. São duas as principais diferenças: a abrangência da taxa anual é muito maior e a taxa mensal é medida mês a mês, enquanto na Pnad a pesquisa é feita apenas em uma semana.

Aécio irá dia 25 a Caxias do Sul

Aécio Neves fará dia 25 sua última visita ao RS antes das eleições do primeiro turno. Ele irá a Caxias do Sul.

Artigo, Fernando Rodrigues - O PT está despreparado para deixar o governo. Serão 50 mil desamparados quando Dilma sair do Planalto.

BRASÍLIA - Ouvi uma frase sobre a corrida presidencial que me pareceu perfeita: "Em 2002, achei que o PT estava despreparado para assumir o governo. Mas eu não sabia que o PT estaria agora tão despreparado para deixar o governo".

É uma avaliação tão cruel quanto verdadeira. Revela também o grau de subdesenvolvimento institucional do país. É claro que não há risco de disrupção, mas parece um pouco incompatível com a regra democrática que um partido entre em desespero frenético apenas porque existe a possibilidade de sair do poder a partir de 1º de janeiro de 2015. A aparição do ex-presidente Lula, suado e descabelado, fazendo uma manifestação em frente à Petrobras é a síntese do clima atual no PT. E nem está claro que Dilma Rousseff perderá a disputa contra Marina Silva (aliás, a presidente está à frente nas pesquisas). Mas em Brasília é possível respirar um certo pânico no ar.

Só na capital da República há mais de 20 mil cargos de confiança, todos ocupados pelo petismo e adjacências. Uma derrota de Dilma Rousseff obrigará essas pessoas e suas famílias a deixarem a cidade. Por baixo, serão de 40 a 50 mil desamparados. Voltarão a seus Estados para pedir trabalho na iniciativa privada ou em algum governo, prefeitura ou sindicato sob o comando do PT. Serão milhares de dramas pessoais. Em Harvard, nos EUA, a universidade oferece um serviço gratuito de atendimento psicológico a estudantes estrangeiros que passam um tempo por lá e depois têm de retornar para seus países. Dilma poderia pensar no assunto. Uma "bolsa psicólogo" ajudaria a manter mais calmas as pessoas ao seu lado.

Como o problema é estrutural, uma vitória dilmista só atrasará a crise existencial dos petistas. Até porque, em 2018, 2022 ou em outro momento, o partido sairá do poder. Quando esse dia chegar, as farmácias de Brasília terão de reforçar os estoques de Prozac em suas prateleiras. 

Ministra de Dilma, mulher do deputado gaúcho Paulo Ferreira, dá 'faniquito' no TCU e ministros fazem nota de repúdio

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, reclamou pessoalmente com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, do relatório do órgão sobre os programas sociais do governo votado na semana passada. Integrantes da reunião consideraram a abordagem da ministra "agressiva" e "descortês". O tribunal elogiou as conquistas dos programas sociais alcançadas pelo governo, como a redução da miséria. Mas mostrou que há uma defasagem no valor das linhas que separam miseráveis e pobres da classe média, devido ao aumento da inflação e do dólar nos últimos anos; e também criticou a falta de critérios do governo para medir como as famílias deixam o programa Bolsa-Família, a chamada porta de saída.

. A reportagem é da Folha de S. Paulo, publicada também pela Gazeta do Povo. Leia tudo:

. Após a divulgação do relatório, o Ministério do Desenvolvimento Social divulgou uma nota classificando o trabalho do tribunal como "político", "errado" e "preconceituoso". Em audiência nesta terça-feira com o presidente do TCU e técnicos do órgão, a ministra Campello usou pessoalmente os mesmos termos que já havia utilizado numa nota da semana passada para desqualificar o trabalho. Segundo relato de dois integrantes da reunião ouvidos pela Folha, a ministra estava com voz alterada e falava em tom agressivo. Na definição de ambos, a ministra deu "um faniquito".

. O advogado-geral da União, ministro Luis Inácio Adams, acompanhou o encontro. Segundo os participantes, ele tentou em vários momentos contemporizar as ações da ministra, mas em vão.

. Durante a audiência com o presidente do TCU, Tereza pediu duas vezes para atender o telefone. Na primeira, disse que era um telefonema da presidente Dilma Rousseff. Na segunda, informou ser uma chamada do ex-presidente Lula.

. A ação da ministra acabou criando uma reação dura do Tribunal. Na semana passada, após a nota do Ministério do Desenvolvimento Social, o presidente do TCU evitou o confronto com o MDS fazendo uma nota em tom técnico para responder às acusações do ministério contra a auditoria.

Mas ontem, por causa da visita da ministra, todos os integrantes do TCU decidiram fazer desagravos aos técnicos e ao relator do processo, ministro Augusto Sherman, condenando a atitude do ministério do Desenvolvimento Social.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Artigo, Merval Pereira - Aécio Neves, de volta ao jogo

A campanha do candidato do PSDB, Aécio Neves, vive momento de euforia contida, “muito pé no chão, muito focada”, na definição de um assessor próximo ao candidato.

De volta ao jogo, com planos de atacar a candidata do PSB para recuperar o lugar no segundo turno, a avaliação é que, quando começou o fenômeno Marina, houve uma demora de duas semanas para ele parar de cair, que era a primeira providência para reverter o quadro.

Esse intervalo deu margem a diversos boatos, todos indicando que Aécio poderia até desistir de concorrer.

Em seguida, era preciso diminuir a diferença para Marina, o que aconteceu agora, segundo a pesquisa Ibope divulgada na terça-feira.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Quem vencerá as eleições de outubro no RS e no Brasil ? É o que o editor contará na reunião-almoço da ADCE, 12h.

Ao meio dia, o editor falará no almoço da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa, ADCE, na igreja Pompéia, Porto Alegre.

. O tema escolhido pelos organizadores do evento está ligado às eleições de outubro.

. De posse de gráficos e estudos analíticos, o editor dirá quem vencerá as eleições no RS e no Brasil. 

JBS já doou R$ 350 mil para Marco Maia e R$ 95 mil para Mainardi, ambos do PT do RS

No RS, o grupo JBS, que está sendo investigado pelo Tribunal de Contas da União (leia matéria a seguir) é forte doador de campanhas milionárias de candidatos do PT à Câmara dos Deputados.

. Aí vão dois nomes:

Marco Maia, o líder de gastos da atual campanha (R$ 1,6 milhão, recebeu R$ 95 mil.
Luiz Fernando Mainardi, ex-secretário da Agricultura de Tarso, recebeu R$ 350 mil (Mainardi já gastou R$ 450 mil, o que quer dizer que JBS financiou 70% da sua campanha).

. No RS, apenas três candidatos à Câmara gastaram até agora mais de R$ 1 milhão cada um:

Marco Maia, PT, R$ 1,6
José Otávio Germano, R$ 1,2
Onyx Lorenzoni, R$ 1,1

BNDES obstrui auditoria sobre empréstimos de R$ 8 bi ao JBS/Friboi, diz TCU

O jornal Folha de S. Paulo de hoje publica ampla reportagem, informando que o BNDES obstrui investigações do Tribunal de Contas da União. O JBS/Friboi foi uma das companhias escolhidas durante a gestão do ex-presidente Lula dentro de uma política de "campeãs nacionais" para receber volumosos empréstimos públicos. Este grupo é um dos maiores doadores das campanhas do PT em todo o País. Existem denúncias graves sobre sua verdadeira composição acionária.

. Leia a reportagem de hoje da Folha:

O BNDES foi obrigado a disponibilizar todas as informações referentes aos empréstimos feitos ao grupo JBS/Friboi, da área de frigoríficos, que montam mais de R$ 8 bilhões, para uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre esses contratos. É o que determina uma decisão tomada nesta quarta-feira (17) pelo órgão que apontou que o banco federal de fomento está obstruindo desde julho uma investigação do Tribunal de Contas à pedido da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados sobre os empréstimos do banco a essa empresa.

. Nas últimas duas eleições o JBS/Friboi tem sido uma grande doadora de campanhas eleitorais sendo que, na atual disputa, constava como a maior doadora de campanha no primeiro balanço de doadores da eleição.

. Segundo o relatório do TCU, o banco público vinha se negando a dar as informações pedidas pelos técnicos do órgão e, quando o fazia, entregava documentos praticamente todos tarjados alegando sigilo bancário para esse tipo de transação.

"O banco ainda alega não poder fornecer à equipe os dados referentes ao rating de crédito, saldo devedor das operações de crédito e situação cadastral no BNDES do Grupo JBS/Friboi, sob alegação de sigilo bancário", informaram os técnicos.

Onyx diz que Dilma já tem seu Engavetador Geral de CPIs

A presidente Dilma Roussef já tem o seu próprio Engavetador Geral da República. Trata-se de Vital do Rêgo, engavetador das CPIs do Cachoeira e da Petrobrás.

. Quem cunhou a novidade foi o deputado gaúcho Ônyx Lorenzoni, que na sessão de ontem que tentou ouvir o delator do Petrolão, Paulo Roberto Costa, roubou a cena ao ligar Dilma Roussef ao Petrolão.

CLIQUE AQUI para ouvir a fala de Ônyx.

Conheça os 13 trechos onde funcionarão os pardais faturadores de Tarso

Pelo menos 13 trechos terão pardais no RS a partir de outubro. É decisão do governo estadual. Há quatro anos os motoristas gaúchos estavam livres da vigilância arrecadatória.

. Os trechos que contarão com o malfeito:

- Osório-Tramandaí, Viamão-Pinhal, Rincão do Cascalho-Caxias, Passo Fundo-Erechim, Novo Hamburgo-Rolante, Vila Sharlau-Montenegro, Passo Fundo-Nova Prata, Ijuí-Cruz Alta, Osório-Torres, Passo Fundo-Tio Hugo, Montenegro-Santa Maria, Venâncio Aires-Tainhas, Nova Prata-Bento.

. O trecho que liga Porto Alegre a Gramado não foi contemplado, mas em pelo menos um ponto, km 39, ligando Novo Hamburgo a Parobé, há um pardal em pleno funcionamento – e multando.

Dólar paralelo já vale 15 pesos na Argentina

O dólar paralelo na Argentina, chamado de blue, chegou ontem ao recorde de 15 pesos. E prossegue sumido e em alta.

Dólar fechou na maior cotação dos últimos sete meses

O dólar fechou ontem em R$ 2,35. Foi a maior cotação em sete meses. Até o final do segundo turno, a moeda deverá apresentar oscilações bruscas.

Lula irá amanhã a Caxias para ato público de apoio a Tarso

Lula confirmou a presença no ato público em recinto fechado que a campanha de Tarso Genro fará amanhã em Caxias do Sul.

Sartori busca apoio de Marina, Dilma e Aécio

A campanha de José Ivo Sartori ao governo do RS passou a usar áudios de Marina, Dilma e Aécio nos seus programas de rádio, todos com elogios ao candidato do PMDB.

. A legislação eleitoral veda o uso de imagens e áudios de candidatos que não sejam do Partido.

. Sartori resolveu arriscar.

. No RS, o PMDB apoia Marina, que nacionalmente acompanha Dilma, mas Aécio está do outro lado do muro.

Fundador da Paquetá, Remy Strassburger, será sepultado daqui a pouco em Sapiranga

Será sepultado esta manhã, 9h30min, um dos fundadores da Paquetá, maior indústria de calçados do RS, dona também de rede de lojas espalhadas por todo País. Remy Strassburger morreu ontem aos 83 anos. Ele será enterradono cemitério do bairro Amaral Ribeiro, Sapiranga.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/