Entenda por que razão Bolsonaro tem razão ao rejeitar a vacina chinesa

Bolsonaro diz que nenhum País do mundo está interessado na vacina chinesa

Recomendado - Bier Markt Vom Fass já reabriu para atender quem for visitá-lo esta noite. Porto Alegre

Nesta fase de reabertura, a casa tem completado a lotação estabelecida de 50% dos lugares.

Pratos a la carte inspirados na gastronomia alemã.

Há oito anos a revista Veja Porto Alegre atribui ao Bier Markt o primeiro lugar na categoria.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Segurança completa de verdade.
Bom estacionamento de rua

Ar condicionado perfeito
Também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Voluntário brasileiro que morreu, recebeu e não se tratou com a vacina de Oxford

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quarta-feira que os testes com a potencial vacina contra vírus chinês, desenvolvida em parceria pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford, no Reino Unido, seguirão após a morte de um voluntário que participava do estudo.

A agência Bloomberg informou que seus repórteres conversaram com um familiar do voluntário, um brasileiro, e este garantiu que o doente não se tratou com a vacina, mas com um placebo (clique aqui par saber o que é placebo).

A morte do voluntário foi informada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que coordena os testes com a potencial vacina no Brasil. Não foram divulgados outros detalhes como, por exemplo, se o voluntário tomou a potencial vacina ou um placebo.

Câmara de Porto Alegre entra num novo impasse no caso do impeachment de Marchezan

A defesa do prefeito Marchezan Júnior no âmbito do processo de impeachment, avisou que não abrirá mão dos depoimentos do deputado Maurício Dzioedricki, do ex-prefeito José Fortunato e do ex-diretor do DEP, Tarso Boelter.

O presidente da Comissão processante, vereador Hamilton Sossmeier, quer suprimir as três testemunhas de defesa e ouvir diretamente o prefeito, concluindo as oitivas e indo para o relatório final.

A defesa não concorda e poderá judicializar o caso.

Há impasse na Comissão Processante.

Marchezan Júnior tenta levar os trabalhos para além do dia 9 de novembro, data em que se esgota legalmente a possibilidade de votação.

O prefeito alega perseguição política, alegando que as razões apontadas para o pedido de impeachment são inconsistentes.

Artigo, Astor Wartchow - Biopolítica e a nova guerra fria

- O autor é advogado no RS

Com o advento da pandemia, mas principalmente  em decorrência do conjunto de providências impositivas e restritivas adotadas pelas nações - isolamento e distanciamento social, fechamento de atividades sociais e comerciais, etc..., vem a debate a expressão biopolítica.

Termo e significação não são novidades no meio acadêmico, nem tampouco a respectiva e expressiva produção literária. Entre os autores mais conhecidos destaca-se originariamente o  filósofo frances Michel Foucault (1926-1984).

Foucault discorreu sobre as variações históricas nas práticas de poder, quase sempre assentadas sobre repressão, ameaça e mortes,  destinadas aos indivíduos. 

No início do século XX, contrariamente, dizia que na biopolítica, ou nos biopoderes locais,  a população (como um todo) pode ser instru..

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Roberto Crabrini volta para a Rede Record

O jornalista Roberto Cabrini acaba de ser recontratado pela Record.

Ele apresentará o Domingo Espetacular, domingos, 19h45mim.

Advogado Thiago Sturmer, Santa Maria, pede que Assembleia afaste o Procurador Geral do Estado do RS

Eduardo Cunha com Eduardo Leite.


O advogado Thiago Carrão Sturmer, Santa Maria, acaba de denunciar o Procurador Geral do Estado perante a Assembleia do RS.

Sturmer pede que o procurador Eduardo Cunha seja afastado do cargo.

A denúncia tem a ver com a decisão de Eduardo Cunha, que em abril do ano passado, que mandou pagar honorários sucumbenciais para seus colegas ativos e inativos, o que contraria a Constituição.

Honorários sucumbenciais são fixados pelo juiz da causa em benefício do advogado da parte vencedora do processo. O problema é que os procuradores estaduais são servidores públicos, recebem remuneração mensal muito alta para os serviços que executam e não atendem clientes, mas seu próprio patrão, o povo gaúcho, via seus representantes no governo do Estado.

CLIQUE AQUI para examinar o inteiro teor da denúncia.

Recomendado - Em plena Porto Alegre, capital dos gaúchos, conheça os surpreendentes vinhos da Villa Bari. Receba tudo em casa.

A vinícola gaúcha Villa Bari, que tem operações na Vila Nova, Porto Alegre, e também em Florença, Itália, apresenta novas promoções dos seus vinhos.

A Villa Bari recomenda o seu vinho Rosso in Legno, elaborado com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, levemente apassitadas ( fórmula sugerida pelo famoso produtor de amarone em Valpolicela - Giuseppe Quintarelli).  acrescido com um leve toque de Tannat, repousando três anos em barris de carvalho de 1.000 litros, misto de madeiras francesa e eslovena. Entrega imediata. 

Faça sua compra (mínimo de seis garrafas e múltiplos de seis) pelo site
www.winebari.com

Justiça gaúcha indefere candidatura do comunista Luiz Delvair, Porto Alegre

 A candidatura do comunista Luiz Delvair, PCO, foi indeferida.

Ele não poderá disputar a prefeitura de Porto Alegre.

A Justiça Eleitoral alega que Delvair não prestou contas das suas campanhas eleitorais.

Tribunal de Justiça acaba com greve política lulopetista dos professores do Simpa

Não é a primeira vez que o sindicalismo comunista tenta interferir nas eleições de Porto Alegre.

O Tribunal de Justiça acolheu pedido do prefeito Marchezan Júnior e mandou que os professores de Porto Alegre parem com a greve política que empreendem e voltem ao trabalho. Caso o Simpa, o sindicato dominado pela esquerda lulopetista e do Psol não cumpra o determinado, terá que pagar multa diária de R$ 40 mil.

O Simpa alega falsamente que há descumprimento por parte da prefeitura de condições sanitárias para o retorno das atividades presenciais de ensino, o que não confere com o acerto feito com os demais Poderes do Estado e com o Ministério Público.

O desembargadorLeonel Ohlweiler  concluiu que o Município de Porto Alegre está agindo de acordo com as normas estaduais, estabelecendo critérios e regramentos para o retorno das atividades de ensino. 

CNI projeta queda bem menor para o PIB de 2020

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou suas estimativas para a economia. Relatório divulgado nesta quarta-feira, aponta que PIB (Produto Interno Bruto) deverá recuar 4,2% neste ano, em meio aos impactos negativos da pandemia.

A projeção da CNI é melhor do que as projeções feitas pelo mercado, pelo FMI e pelo próprio governo. O FMI já falou em queda de até 8%.

A CNI estima alta de 9% do PIB no 3º trimestre, em relação aos 3 meses anteriores. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Bolsonaro avisa que não quer saber de vacina chinesa. "Brasileiros não serão cobaia deles", diz Bolsonaro.

 

Hipertenso e obeso, ministro da Saúde poderá ser hospitalizado para se tratar do vírus chinês

 O ministro da Saúde Eduardo Pazuello está com vírus chinês. O resultado do teste foi entregue ao general na tarde da última terça-feira. Desde então, Pazuello segue em quarentena em um hotel em Brasília.

Segundo informações divulgadas pela pasta da Saúde, Pazuello está com sintomas moderados, apresenta febre baixa e mal estar. Os médicos responsáveis pelo seu acompanhamento iniciaram o tratamento apenas com a administração de analgésicos, por enquanto.

A possibilidade de internação não foi descartada, já que o ministro possui comorbidade que o colocam no grupo de risco. Pazuello é hipertenso e obeso.

Vannazi (PT) e Professor Nado (Cidadania) estão empatados em São Leopoldo, RS. A pesquisa é do RealTime.

Pesquisa de hoje do Instituto RealTime Big Data, que é da Rede Record:

Ary Vannazi, PT, atual prefeito, 22%
Professor Nado, Cidadania, 20%

Há empate técnico em São Leopoldo.

Bolsa volta a subir e já consegue passar dos 100 mil pontos

 A Bolsa abriu em alta pelo terceiro dia seguido e hoje conseguiu ultrapassar os 100 mil pontos.

10h376min

Bolsa, -0,55%, 100.895 pontos
Dólar comercial, -0,19%, R$ 5,6017 para a venda

Vírus chinês mata menos do que as gripes sazonais, analisa Guilherme Fiuza

 

Ao vivo, Senado sabatina candidato de Bolsonaro ao STF

 CLIQUE AQUI para ler a íntegra do relatório que aprova o nome de Kassio Marques.

Polícia Federal faz operação para investigar outra patifaria do governo Dilma, PT. Desta vez, o alvo é o ex-presidente Collor.

Elles se merecem.

O ex-presidente da República e senador, Fernando Collor de Mello (Pros-AL), é alvo de operação da Polícia Federal deflagrada na manhã de hoje. Ele é suspeito de ter recebido propina para atuar junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na liberação de licença para a construção do porto Pontal Paraná Importação e Exportação SA, no Estado do Paraná. O suposto esquema criminoso, segundo a PF, operou de 2014 a 2015, portanto durante o governo lulopetista de Dilma Roussef, a quem o senador apoiava. A investigação é desdobramento da operação Politéia, deflagrada pela Polícia Federal em 2015. Na oportunidade, foram identificados bens de luxo de Collor pagos com recursos obtidos a partir de vantagens indevidas recebidas de empresários com interesse na atuação do ex-presidente junto a órgãos federais.

O STF (Supremo Tribunal Federal) expediu 12 mandados de busca e apreensão e determinou o bloqueio de recursos dos investigados. Aproximadamente 50 policiais federais participam das ações nas cidades de Curitiba (PR), Pontal do Paraná (PR), Gaspar (SC) e São Paulo (SP).

A operação, nomeada “O Quinto Ato”, é uma referência ao rastreamento financeiro efetuado pela Polícia Federal a partir da 5ª parcela de um jato executivo adquirido por Collor.

Dimed, controladora da rede Panvel, cancela assembleia depois de protestos dos acionistas minoritários

Controladora da rede de farmácias Panvel, a Dimed, cujo capital é aberto, cancelou as assembleias que tinham sido convocadas para o dia 29. 

Foi reação aos protestos de acionistas minoritários junto à CVM, diante da atitude dos controladores, que pretendiam converter as suas ações preferenciais em ordinárias na bolsa de valores de São Paulo, a B3. Os acionistas minoritários acham que vão perder na conversão.

Dica do editor - As 10h20min tem debate entre oito candidatos a prefeito de Porto Alegre

 As 10h20min, o Colégio Anchieta, Porto Alegre, promoverá debate entre os oito candidatos a prefeito convidados: Manuela D’Ávila (PCdoB), José Fortunati (PTB), Sebastião Melo (MDB), João Derly (Republicanos), Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (PSD), Gustavo Paim (PP) e Montserrat Martins (PV). 

Será tudo pela internet. 

Dica do editor - As 18h, Fuscaldo, Benvegnú, Viapiana e Grisa apresentarão rumos para o futuro. O evento é do MDB.

Este card é distribuído pelo MDB para o seu evento desta noite.


Será esta noite, 18h, o lançamento do documento "Caminhos e convicções - compromisso com o futuro", evento promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, MDB. 

Falarão seus autores, no caso os publicitários José Fuscaldo e Tadeu Viapiani, o jornalista Cleber Benvegnú e o economista Gustavo Grisa.

A FUG tem demonstrado forte ativismo político durante o mandato do seu atual presidente, o deputado gaúcho Alceu Moreira.

O presidente do Conselho Curador da FUG e presidente do MDB do RS é o deputado federal Alceu Moreira.

É isto.

O lançamento acontecerá pelo Zoom. A sala virtual abrirá as 17h30min.

Polícia Federal desfecha Operação Índia para desmantelar roubalheiras na Infraero durante o governo Temer

 A Polícia Federal deflagrou a operação Índia na manhã desta quarta-feira contra suposto esquema de corrupção na Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).  As autoridades cumprem dezenove mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Segundo a PF, as investigações apontam que funcionários da Infraero e empresários dos ramos de turismo e alimentação teriam fraudado licitações das áreas “lounge” e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas em São Paulo e Santos Dumont no Rio de Janeiro. Os locais teriam sido avaliados por preços menores do que de fato valiam e esquema desqualificava as empresas que não estivessem envolvidas no esquema. A PF diz que, desta forma, "permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de R$ 10 milhões". 

Os crimes teriam acontecido entre 2016 e 2018,  portanto durante o governo Michel Temer, MDB.

Eduardo Leite e seus prefeitos nem escondem mais o jogo. A ordem é manter altos os impostos do RS.

Caberá aos deputados estaduais gaúchos decidirem se os impostos permanecerão altos ou se voltarão ao curso normal. Mesmo depois de eleito, Leite disse que não precisava manter as alíquotas mais altas, mas sem fazer o dever de casa, agora ergue novo Muro das Lamentações. Faltam competência e ousadia a este governo, mas sobra retórica.


O governador Leite assombra os prefeitos com perdas com a diminuição das alíquotas, que ele mesmo defendeu há dois anos para confrontar Sartori e o MDB. 

O  presidente da Famurs, Maneco Hassen, que é do PT, nem usou subterfúgios para deixar claro que a rodada de reuniões promovidas pelo governador Eduardo Leite visa apenas garantir apoio para aumentar impostos.

O governador tentou fazer isto com a mascarada proposta de reforma tributária, mas agora faz nova investida.

O governador e os prefeitos nem escondem mais o jogo: querem escalpelar os contribuintes e não querem reduzir suas despesas para diminuir o déficit, visando unicamente garantir maiores gastos.

A Famurs quer dinheiro dos contribuintes para bancar despesas dos prefeitos e do governo estadual, mas não defende redução de gastos.

Na reunião de ontem sobre a crise fiscal, petista defendeu as manutenção das alíquotas do ICMS por mais um ano. 

Brasil acumula 5,3 milhões de casos em sete meses. RS emplaca 5,4 mil mortes.

O Brasil emplacou 5,3 milhões de casos acumulados e confirmados de vírus chinês nesta terça-feira. No período, foram 154,9 mil mortes.

SUL, dados acumulados em 7 meses

RS, 225.694 casos e 5.452 óbitos
SC, 237.785 casos e 2.991 mortes
PR, 198.785 casos e 4.951 mortes

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive dados por milhão de habitantes.

Marchezan manda secretário da Saúde a SP e Rio. SUS garantiu vacina para todos em Porto Alegre. Conheça os detalhes.

Marchezan e Sturmer (de óculos).


Em Brasília, o secretário recebeu a confirmação de que 140 milhões de vacinas da Oxford, foram compradas pelo governo Bolsonaro e distribuídas de graça pelo Programa Nacional de Imunizações do SUS
.

O prefeito Marchezan Júnior mandou, ontem, seu secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, para São Paulo e Brasília. Ele esteve na sede do Instituto Butantan, em São Paulo, para reunião com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. Durante o encontro, foi apresentado o projeto para produção do imunizante Sinovac. Ali será produzida e testada a vacina chinesa CoronaVac. O presidente Bolsonaro disse, ontem a tardinha, que o governo não comprará a vacina chinesa, embora o ministro da Saúde tenha afirmado o contrário. O atendimento à população brasileira ficará por conta da vacina da Oxford, já comprada e paga.

Na parte da tarde, Stürmer viajou a Brasília, onde reuniu-se com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, para atualização do cenário do desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no país. A intenção é ampliar as possibilidades de garantia rápida da imunização para a Capital.

Atualmente, são quatro vacinas sendo testadas no país. 

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

Taxa de ocupação de leitos de UTIs sobe para 85,82% em Porto Alegre

 A taxa de ocupação de leitos de UTI voltou, ontem, ao patamar dos 85%, já que alcançou 85,82% para todos os tipos de doenças.

O sistema hospitalar de Porto Alegre disponibilizou 790 posições de UTIs no dia de ontem.

A ocupação diz respeito aos 282 infectados por vírus chinês e também aos demais pacientes em situação crítica por outras causas.

No acumulado de sete meses, a Capital registra 40.810 casos e 1.197 óbitos.

CLIQUE AQUI para examinar mais dados de Porto Alegre.

Artigo, Paulo Gala - Os municípios mais ricos do Brasil, entre os quais Porto Alegre, são os mais sofisticados

Ao lado, ranking de renda per capita por município. CLIQUE AQUI para ler.

O artigo é de Paulo Gala. Graduado em Economia pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY. É professor de economia na FGV-SP desde 2002


Para Adam Smith a divisão do trabalho explicava a riqueza das nações. O maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho em relação a habilidade, destreza e bom senso com os quais o trabalho é em toda parte dirigido ou executado parecem ter sido resultados da divisão do trabalho.  

“A divisão do trabalho e’ limitada pela extensão do mercado. Como é o poder de troca que leva à divisão do trabalho, assim a extensão dessa divisão deve sempre ser limitada pela extensão desse poder, ou, em outros termos, pela extensão do mercado. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Veja o momento em que o ministro admite a compra da vacina chinesa de João Doria

 O trecho da fala do ministro da Saúde, ontem, que irritou Bolsonaro, está no final do vídeo a seguir, quando ele fala que o governo comprará e usará a vacina chinesa, trunfo que João Doria faz questão de se atribuir. Doria, ontem a tardinha, pinçou este trecho da entrevista e tripudiou sobre Bolsonaro. Na sequência, o ministro afastou-se da pasta, alegando possível infecção por vírus chinês, e o presidente desautorizou a compra. Leia nota de Bolsonaro, na nota a seguir. Clique em cima da imagem abaixo e ouça o ministro:

Bolsonaro desautoriza seu ministro da Saúde, cancela compra de vacina chinesa e diz que não quer conversa com governador de SP

O presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar o acordo firmado pelo ministério da Saúde para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra vírus chinês desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, que pertence ao governo Doria.

Bolsonaro enviou mensagens a ministros com o seguinte teor:

“Alerto que não compraremos vacina da China
Bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre covid 19“.

A decisão de Bolsonaro desautoriza o ministro Eduardo Pazuello (Saúde), que assinou o protocolo para a aquisição das doses nesta tgerça-feira. O acordo previa a edição de medida provisória para disponibilizar crédito de R$ 1,9 bilhão para comprar as vacinas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/