Dica do editor - Começou, ontem, a 52a. Feira do Livro de Santa Maria, RS

 Começou ontem e irá até o dia 6 de setembro a 52a. Feria do Livro de Santa Maria, RS, sempre funcionando durante o período da tarde, das 13h30min até as 19h30, menos aos sábados, quando a feira abre as 10h. 

CLIQUE AQUI para examinar toda a programação e mais as informações úteis sobre o evento.

Dica do editor - Se você for bolsonarista, saiba por que razão você não deve tirar dinheiro do Banco do Brasil

Este material é do Ancapsu.

Agora, falar que instituições financeiras brasileiras podem sofrer sanções se mantiverem contas ou relações financeiras com magistrados da Suprema Corte que tiverem sido sancionados pela lei Magnitsky é crime contra a estabilidade da ordem econômica, financeira,  social e o Estado de Direito. O Banco do Brasil foi pressionado (por quem ?) a acionar a Polícia Federal e ir para cima dos oposicionistas.

Lula, racista, reclama da foto do "cara negro e, ainda por cima desdentado". Veja o vídeo.

 Este vídeo é do site Poder360.

Confirmando o que já se sabia, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou na quinta-feira de uma propaganda do governo federal que um antigo ministro do Desenvolvimento Agrário preparou para levar a um evento na Alemanha. Em discurso durante evento em Sorocaba, no interior de São Paulo, o petista contou que considerou preconceituosa uma fotografia que mostrava um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”. Disse ter mandado “jogar a página fora”....

AuriVerde conta mais sobre a "Cela Bolsonaro"

Saiba como é a "Cela de Bolsonaro" na Polícia Federal

São insistentes os rumores  de que o ministro Alexandre de Moraes estaria com tudo pronto para mandar prender Bolsonaro e  só estaria aguardando pela manifestação da PGR sobre a defesa feita ontem pelo ex-presidente,  prazo que o magistrado concedeu para receber explicações sobre aquilo que ele considera "descumprimento de medidas cautelares impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e sobre o risco de fuga do ex-presidente", mas não só.

O vazamento de conversas privadas e que ocorrem em curso por parte da Polícia Federal, visa amplificar denúncias, mesmo que vazias de conteúdo. É ato preparatório para que Moraes decrete a prisão de Bolsonaro.

A Polícia Federal confirmou ter preparado uma cela especial temporária para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso a Justiça determine sua prisão em regime fechado. Apesar de ser chamada internamente por policiais de "cela de Bolsonaro", o espaço não tem grades, mas sim uma sala adaptada para custódia individual de autoridades com prerrogativas especiais.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Este advogado, Jeffrey Chiquini, denuncia investigação da PF sobre o ministor André Mendonça. E ?

O advogado Jeffrey Chiquini defende Filipe Martins junto ao STF. No vídeo a seguir, ele denuncia investigações feitas pela Polícia Federal sobre o ministro André Mendonça. O próprio advogado avisa: "É a mais grave denúncia ou uma das mais graves que já fiz". E é. Até este momento, sábado, 16h30min, a PF, Moraes ou seja quem for, abriu a boca para se explicar. Nem o próprio André Mendlonça falou nada até este momento. Veja o vídeo:

Este é o Top5 da semana. Postagem mais procurada foi sobre Bibo Nunes x WhatsApp.

O Top5 desta semana inclui as postagens mais procuradas pelos leitores, tudo conforme listagem a seguir. 

Acompanhe. 

Bibo Nunes foi banido do WhatsApp

STF pensa bloquear ativos de bancos, empresas e americanos, diz Malu Gaspar, O Globo

Artigo, especial - A Faria Lima e a rendição anunciada: quando o mercado escolhe Washington em vez de Brasília

Moraes desafia Trump cara a cara em entrevista ao Washington Post: "Não recuarei um milímetro !"

Artigo, especial - Quando os números se ajoelham (o caso da pesquisa da Quaest)

Chuvas torrenciais provocaram fortes inundações na zona Sul do RS

Milhares de moradias foram inundadas pelas águas das chuvas de de ontem e deste sábado em vários municípios do RS, segundo acaba de informar a MetSul.

São Lourenço do Sul é o município mais afetado pelas inundações causadas pela cheia do Arroio São Lourenço. Mais de duas mil residências foram atingidas

A prefeitura decretou calamidade pública.


Dica do editor - Saia por que Tkik Tok censurou conteúdos sobre"'odontologia biológica"

Após receber notificação extrajudicial da Advocacia-Geral da União (AGU), a plataforma TikTok moderou conteúdos de sua rede social que tratavam da chamada "odontologia biológica". O termo se refere a um conjunto de práticas não reconhecidas como especialidade odontológica que se caracteriza por procedimentos pseudocientíficos sem respaldo técnico, ético ou legal, violando diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB).

Foram identificados vídeos publicados no TikTok que divulgavam tratamentos ou condutas irregulares relacionados à chamada “odontologia biológica”. Entre os principais problemas encontrados ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Artigo, especial, AlexPipki - O simulacro do bem comum

Alex Pipkin, PhD

O que é, afinal, o bem comum? Não reside ele em proteger, preservar e valorizar o povo, o verdadeiro coração de qualquer república digna? No Brasil, porém, o que se vê é o oposto. Governantes proclamam palavras como “democracia” e “estado de direito” com altivez, mas são ecos vazios, bonitos apenas no som. A cada ciclo político, uma minoria organizada, uma deselite, ocupa o poder não para servir ao povo, mas para alimentar projetos ideológicos e interesses particulares. Dizem governar “pelo povo”, mas governam contra ele, sequestrando a própria ideia de democracia.

Desde sempre, observa-se um padrão inescapável. Tem-se uma minoria, autoproclamada “civilizada” ou “especialista”, que assume o papel de decidir pelo restante da sociedade, como se o povo fosse incapaz de compreender seu próprio destino. Intelectuais, políticos e estrategistas legitimam essa lógica, impondo decisões que ignoram os interesses da coletividade.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba quais são os melhores produtos e a melhor forma de limpar seu teclado

O site O Antagonista deste sábado refela que o pano de microfibra é a escolha ideal porque não solta fiapos e não arranha o teclado. Ensina a reportagem que vai no link a seaguir que ele consegue remover poeira, detritos e marcas de uso sem comprometer a superfície. Além disso, pode ser usado seco ou levemente umedecido, oferecendo praticidade e segurança.

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive o passo a passo para a limpeza.


Artigo, especial, Fernando Silveira de Oliveira - Fenamel na Expointer: um marco para Santiago

Fernando Silveira de Oliveira, advogado sócio do Jobim Advogados Associados, consultor de empresas e vereador reeleito de Santiago – RS.

O desenvolvimento territorial é um dos grandes desafios de qualquer comunidade, especialmente daquelas que estão distantes dos grandes centros econômicos. Em Santiago e região, esse desafio vem sendo superado com ousadia e planejamento estratégico, a partir da valorização de uma riqueza local: o mel. O fortalecimento da cadeia produtiva, que já consagra Santiago como a maior produtora do Rio Grande do Sul e em breve do Brasil, deu origem ao chamado Vale do Mel, consolidando a região como um polo em ascensão no cenário nacional.

Nesse contexto, surge a Feira Nacional do Mel (FENAMEL), um evento multissetorial que ultrapassa os limites da apicultura e conecta diversos segmentos, como agropecuária, comércio, serviços, indústria e artesanato. Depois do êxito da primeira edição, realizada em 2024, Santiago se prepara para sediar a segunda, de 30 de abril a 3 de maio de 2026. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Paulo Figueiredo diz que EUA irão, agora, para cima das contas bancárias e de redes sociais de Moraes

No seu X de hoje, o youtuber e ativista político Paulo Figueiredo, que junto com Eduardo Bolsonaro trabalham nos EUA contra o atual regime autoritário brasileiro, mandou este aviso para o ministro Alexandre de Moraes:

Nesta semana, livramos Alexandre dos cartões de crédito. Nas próximas, encerraremos as contas bancárias. Também vamos atrás das empresas de tecnologia (Google, Meta, Microsoft). Companhias aéreas e hotéis idem. E, obviamente, o mesmo valerá para familiares e seus negócios.

Patrocinadores e escritórios também não serão poupados. É tudo uma questão de tempo e será gostoso de assistir. O futuro de todos os sancionados será este: a pena de morte financeira.

Ontem, o cartão de crédito Elo, do BB, confirmou que Moraes está descredenciado. O Mastercard já tinha feito o mesmo.

Recomendado - Bier Markt abre hoje. Também aceita reservas para seu próximo evento via WhatsApp, agora.

RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares.

Ao lado, promoção para terça-feira à noite, mas só com reservas até a noite anterior, segunda-feira, dia 25. R$ 79,00 por pessoa.

Celular e WhatsApp para usar agora - 
99388-2401   
99388-7265.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Bom estacionamento de rua,
ar condicionado perfeito,
também cozinha

ABRE HOJE, SÁBADO

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497 - 
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomendou o Bier Markt.

Dica do editor - O editor reviu, ontem, e recomenda "O Cliente", com Susan Sarandon e Tommy Lee Jones. No Prime.

CLIQUE AQUI para ver este excelente filme de 1994.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - A imparcialidade é lei

O autor é advogado no RS
OAB-RS 4.949

O julgamento do Bolsonaro marcado para o dia 2 de setembro, equivale a uma incitação à Desobediência Civil dos cidadãos brasileiros.

Todo o cidadão é livre intérprete das leis.  E, sabe que o art. 254 do Código de Processo Penal  enquadra o ministro A.Moraes – por falta de imparcialidade – na suspeição prevista em lei, por ser, publicamente, reconhecido como “inimigo capital” do réu Bolsonaro. E assim mesmo, insiste em querer julgá-lo.

Ministro ou qualquer juiz nesta condição está impedido de exercer jurisdição em processos. Com maior razão não pode ser Relator do processo, por se transformar em condutor dos votos de seus pares.

CLIQUE AQUI para ler mais.



Lula e o PT são máquinas de destruição em massa, diz este deputado do RS

O deputado estadual Cláudio Branchieri, o Professor Branchieri, é do Podemos, mas existem articulações destinadas a levá-lo para o PSD.

Opinião do editor - Ricardo Kretzmann faz o jogo de Moraes e aplica o garrote vil na família Bolsonaro

Vale a pena ler o que escreve, hoje, no site O Antagonista, o jornalista Ricardo Kretzmann, ao analisar as conversas particulares que o preso político Bolsonaro manteve com familiares, com ênfase no caso do filho Eduardo Bolsonaro, verdadeiramente um refugiado político vivendo nos Estados Unidos.

A Polícia Federal, a mando de Alexandre de Moraes, apreendeu o celular do ex-presidente e vazou conteúdos escolhidos a dedo para a Rede Globo, que depois espargiu tudo para o restante da mídia amestrada e não amestrada, entre elas O Antagonista de Kretzmann.

Kretzmann não critica a vilania promovida por Moraes e pela sua Polícia Política, mas se encarrega de prestar o serviço que ambos desejavam ao vazar pontualmente trechos descontextualizados.

Há gente que usa erroneamente o seu garrote vil.

Ricardo Kretzmann se presta a fazer isto contra Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para examinar o texto completo desse jornalista que se coloca a serviço do Eixo do Mal.

Crônica, Vitor Bertini - Ponto e Cruz II

E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com

— E aí, me conta. Como foi?
— Conta o que, Regina?
— Tá. Eu sei que é pessoal, confidencial e tudo o mais. Mas, já que você aceitou a provocação e foi ao médico, me diz uma coisa: é verdade que ele atende as pessoas bordando?

Diante do olhar de surpresa da amiga, um comentário disfarçou a segunda pergunta:

— Dizem que ele é lindo.
— E lá eu tive cabeça pra ver se o homem era bonito? — respondeu num impulso.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, especial, Dagoberto Lima Godoy - Pelo Caos à Hegemonia: Uma Estratégia de Poder

- O autor é advogado, escritor e engenheiro, ex-presidente da Fiergs e ex-representante brasileiro na OIT.                          

Há bastante tempo cogito que a crise brasileira não se deve apenas à incompetência do governo Lula na condução da economia. A sucessão de erros, abusos e decisões controversas parece seguir uma lógica mais profunda. Lembro-me do que fizeram os bolcheviques em 1917: sem maioria popular ou força institucional aparente, assumiram o poder explorando o caos econômico, político e social, valendo-se de disciplina partidária férrea e de cálculo tático implacável. Não será exagero perguntar se o petismo — em aliança com setores da esquerda e grupos oportunistas — não estaria, à sua maneira, tentando algo semelhante.

A analogia pode soar ousada, mas os elementos que a sustentam estão à vista. O Brasil atravessa retrocesso econômico e instabilidade institucional e, longe de se empenhar em corrigir rumos, o governo parece tirar proveito da confusão.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Surge um bravo na Corte, por Cláudio Spritzer

Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre. Ele analisa a fala do ministro André Mendonça na Lide, Copacabana, Rio, ontem, confrontando o juiz do regime autoritário.

Paulo Figueiredo avisa: não viagem para cá (EUA) e não contratem lobistas, porque basta pressionar Hugo Motta. Saiba por que razão.

Paulo Figueiredo diz que os cartões de crédito são apenas o começo.

O youtuber e ativista político Paulo Figueiredo, que junto com o deputado Eduardo Bolsonaro causam furor político em Washington e assombram autoridades atuais do regime autoritário brasileiro, usa a sua rede social X para mandar uma sucessão de avisos úteis:

1) Paulo informa que empresários e autoridades brasileiras contratam advogados e lobistas americanos para escapar de sanções. Ele mesmo tem sido consultado.

2) Paulo avisa: não gastem tempo e dinheiro, porque qualquer mudança no mau humor do governo americano passa por Brasília. "Visitem Hugo Motta e forcem a votação do projeto da anistia, porque é por aí que a coisa passa", diz o youtuber e ativista brasileiro exilado nos EUA.

CLIQUE AQUI para ler uma das postagens no X.

Governo americano refuta entrevista de Moraes à Reuters e recrudesce no caso do STF

Este material é da Folha Política.

Agência Brasil sai em defesa do narcoestado da Venezuela

O mapa ao lado é baseado em informações fornecidas por especialistas ligados à ONU.

O governo lulopetista resolveu sair em defesa dos seus amigos da Venezuela e em meio a acusações dos Estados Unidos de que o governo venezuelano lidera um cartel de drogas para justificar as ameaças militares contra o país sul-americano, resolveu usar sua agência oficial de notícias para proteger o ditador Nicolás Maduro e atacar o presidente Donald Trump.

Na sua edição de hoje, o site da agência chapa branca ouviu somente especialistas que confrontam a atual política americana de repressão militar ao narcotráfico.

Os EUA já estão com poderosas forças navais no entorno da Venezuela e a ditadura local teme que fuzileiros navais possam invadir o Palácio Miraflores, sacar o ditador de lá de dentro e levá-lo para prisões americanas. O governo dos EUA oferece US$ 50 milhões pela cabeça de Maduro.

Especialistas entrevistados pela Agência Brasil contestam classificar a Venezuela como um narcoestado.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem, mas compreenda que o material é dirigido em favor do narcoestado venezuelano.

Recomendado - Bier Markt abre hoje. Também aceita reservas para seu próximo evento via WhatsApp, agora.

RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares.

Ao lado, promoção para terça-feira à noite, mas só com reservas até a noite anterior, segunda-feira, dia 25. R$ 79,00 por pessoa.

Celular e WhatsApp para usar agora - 
99388-2401   
99388-7265.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Bom estacionamento de rua,
ar condicionado perfeito,
também cozinha

ABRE HOJE, SÁBADO

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497 - 
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomendou o Bier Markt.

Perillo diz que Leite não tem ética e assedia tucanos gaúchos de modo "terrível e constrangedor"

O presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, acusou o governador Eduardo Leite pela prática de "terríveis e constrangedores" assédios sobre filiados e lideranças sobre tucanos do RS, visando levá-los para o PSD.

O governador gaúcho saiu do PSDB para ser candidato a presidente ou senador.

O que disse Perillo:

-  A maioria se sente coagida a sair do PSDB e ir para o PSD. Vergonhosa falta de ética.

O líder nacional reforçou a suposta candidatura de Paula  Mascarenhas ao governo do RS, mas Paula só faz o que Leite quer. Esta candidatura é de mentirinha e visa conter o avanço do prefeito Marcelo Maranata, PDT de Guaíba, que quer se filiar ao PSDB e disputar o Piratini.

Bolsa subiu forte (2,6%) nesta sexta-feira. O dólar caiu quase 1%.

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 5,426, com recuo de R$ 0,052 (-0,95%).

Apesar da queda desta sexta, a moeda subiu 0,52% na semana. A divisa acumula perda de 3,12% em agosto e de 12,21% em 2025.

Bolsa

O mercado de ações teve um dia de fortes ganhos. O índice Ibovespa, da B3 (Bolsa de Valores), fechou aos 137.968 pontos, com alta de 2,57%.



Memória - Veja a sequência de imagens do entrevero entre Zambelli e o jornalista lulopetista Luan Barbosa

Este material é da CNN Brasil.

STF volta a condenar a deputada Zambelli. Saiba o que é, desta vez.

Por 9 votos a 2, o tribunal de exceção em que se transformou o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira condenar a deputada federal licenciada Carla Zambelli a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Depois de provocada, insultada e ameaçada, a deputada sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista lulopetista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. Luan chegou a ser condenado em primeira instância por difamar a deputada.

Prevaleceu no julgamento o voto proferido pelo relator, ministro Gilmar Mendes. O entendimento foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso.Nunes Marques e André Mendonça não seguiram o relator e apresentaram divergências.

Veja Eduardo Leite novamente no palco, novamente falando e de novo em São Paulo

De novo no palco, de novo sob as luzes da ribalta, novamente falando e de novo em São Paulo.

Pela segunda vez esta semana e embalado por pesquisas que o situam como forte candidato a presidente, mas apenas junto ao eleitorado do RS, Eduardo Leite voltou a São Paulo pela segunda vez em apenas uma semana. 

Ele viajou para falar no Aya Hub, em São Paulo, o primeiro hub de economia verde do país.

O evento, uma parceria entre a Invest RS e a AYA Earth Partners – maior ecossistema de negócios de baixo carbono do Brasil –, reuniu cerca de 80 lideranças públicas e privadas. Ele também foi ao podcast Café com Ferri e deu entrevista na CNN Brasil, tudo em São Paulo.

CLIQUE AQUI para ler reportagem que o site oficial conta sobre o evento e a fala de Leite.

 

Sábado abriu com muita chuva, muito vento, muitos raios e trovões no RS

Porto Alegre registrou nesta sexta-feira, 22, um volume de chuva próximo à média histórica para todo o mês de agosto, que é de 120 milímetros

Chove muito, venta muito e muitos raios e trovões cobrem o RS neste momento, 8h30min.

A MetSul explica em seu boletim desta manhã que neste sábado, a frente fria traz uma segunda rodada de chuva forte e temporais para o Rio Grande do Sul com chuva forte, raios e vento forte. 

Em Porto Alegre e região, a frente fria chegou entre o final da madrugada.

Não são antecipados vendavais generalizados, mas devem ocorrer episódios de vento forte a muito forte com danos por tempestade na chegada da frente. 

Bolsonaro defende-se no prazo de 48h dado por Moraes

 Moraes decidiu dar prazo de 48h para que a PGR se manifeste sobre a defesa.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou, ontem a noite, sua manifestação ao ministro Alexandre de Moraes a respeito do suposto descumprimento de medidas cautelares e o “risco de fuga”, alegado pela Polícia Federal.

Bolsonaro recebeu prazo de 48h para responder a vários quesitos.

Na sua resposta, o ex-presidente alega: 1) Não descumpriu ordem alguma de usar as redes sociais, já que WhatsApp não caracteriza rede social. 2) Rascunho de pedido de asilo não é "indício de fuga".

Bolsonaro também lembrou que os valores de que fala a PF estão declarados e têm origem conhecida.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da defesa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/