Moro autoriza Vaccari a deixar a prisão para depor à CPI dos Fundos de Pensão

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto deve depor no próximo dia 3 à CPI dos Fundos de Pensão, que investiga irregularidades em fundos estatais como Petros, Postalis e Funcef. A autorização para que Vaccari seja levado de Curitiba a Brasília foi dada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato.

Acusado de receber propina de contratos da Petrobras para o PT, Vaccari foi condenado a 15 anos e quatro meses de prisão numa das ações em curso na 13ª Vara Federal de Curitiba, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, mas segue investigado pela força-tarefa da Lava-Jato, acusado de receber outros valores.

Lula é dispensado de depor novamente à PF, pela Operação Zelotes

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, dispensou no início da noite o ex-presidente Lula de prestar depoimento como testemunha de defesa na Operação Zelotes, na próxima segunda-feira.

A decisão foi tomada após a defesa de Alexandre Paes dos Santos, réu que o havia arrolado, desistir da convocação de Lula.

Osmar Terra assegura que o boquirroto Picciani está falando demais

O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS) tem dado muitas entrevistas nos últimos dias com um único objetivo: assegurar que a posição do líder da bancada do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), em favor da aprovação da CPMF, é pessoal e não corresponde à opinião de todos os parlamentares, “muito menos a dele”, que é contra a recriação do tributo.

A queixa não é apenas de Terra. Muitos deputados peemedebistas estão chiando com as declarações de Picciani.

Camargo Corrêa cria programa interno de delação para colaborar com a Lava Jato

Ao que parece, a empreiteira Camargo Corrêa não ficou satisfeita com a delação premiada que três de seus ex-executivos fizeram à Operação Lava-Jato, tanto que criou um programa interno chamado “Incentivo à Colaboração”, para que seus funcionários se sintam à vontade para admitir falcatruas relacionadas aos fatos investigados pela Polícia Federal.

O prazo concedido aos colaboradores vai até o dia 19 de fevereiro. Eles devem relatar a consultores especializados e independentes sua participação em eventuais irregularidades. Em contrapartida, a empresa disponibilizará toda a assistência jurídica de que necessitar o delator.

Advogados de Bumlai dizem que prisão de amigo de Lula é isca para fisgar o “molusco cafalópode”

A defesa de José Carlos Bumlai, feita pelo escritório do advogado Arnaldo Malheiros, afirma que o pecuarista está preso pelo crime de “ser amigo” de Lula e a ameaça do pecuarista à ordem pública é, na verdade, o potencial de “delatar o ex-presidente de alguma forma”. “A partir de provas de irregularidades na Petrobras, o nome do peticionário voltou a aparecer nas manchetes como se fosse ele a isca perfeita para se conseguir fisgar o peixe (ou melhor, o molusco cefalópode) que muitos queriam - e ainda querem - na frigideira”, escreveram os advogados nas alegações finais do processo, acrescentando que “estão usando a isca errada”.

No documento apresentado ao juiz Sérgio Moro, os advogados dizem que Bumlai não nega que se “envaidecia por gozar da companhia e da confiança” de Lula, então presidente da República e com “índices altíssimos de popularidade”, pois o pecuarista é “um ser humano, de carne e osso”. Frisam que Bumlai jamais levou recados para Lula, mas informam que ele não costumava ser contundente ao negar tais pedidos e que “a dificuldade de dizer não talvez tenha sido seu maior erro”.

Vice do Itaú Unibanco admite em Davos que tsunami de falta de liquidez atingirá a banca no Brasil

Londres, via WhatsApp

O vice-presidente do Itaú Unibanco, Ricardo Marino, deixou perplexa a platéia que o ouviu no Fórum de Davos, já que admitiu a emergência próxima de um tsunami de problemas com a liquidez no segmento de Corporate Finance, que deve se estender para o middle-class e pessoa física, dada a grave recessão econômica e o desemprego exponencial no Brasil.

Entrevista, Darcisio Perondi - Com a renúncia de Quintão, apostamos em Hugo Motta para líder do PMDB

ENTREVISTA
Darcísio Perondi, deputado Federal PMDB do RS

A oposição interna da bancada de deputados do PMDB estava fechada com o deputrado Leonardo Quintão, Minas, para disputar com Leonardo Picciani, candidato chapa branca do Planalto. O que houve?
Pois esta tarde, para surpresa nossa, ele ficou com Picciani e renunciou à disputa. Não concordamos.

E aí?
Lançamos Hugo Motta, Paraíba.

Quem tratou isso?
O plano foi discutido na tarde de terça entre Cunha, eu e os deputados do PMDB, Lúcio Vieira Lima (BA), Osmar Terra (RS) e Lelo Coimbra (ES), porta-vozes da ala do partido que defende o afastamento do PMDB do governo.

E agora?
A disputa pela liderança do PMDB necessariamente irá ao segundo turno. A eleição será por maioria absoluta da bancada, ou seja, será escolhido o candidato que obtiver os votos de mais da metade dos 67 deputados peemedebistas. Acho que o Hugo vencerá e manterá independência em relação ao Planalto. 

Macri, em inglês castiço, impressiona a CNN em Davos

Londres, via WhatsApp

O jornalista Richard Quest entrevista neste momento, 19h29min, horário do Brasil, o presidente da Argentina, Maurício Macri, ambos em Davos. Quest é inglês. Macri fala inglês fluente. Ele impressionou o público do Fórum Econômico Mundial. Esta tarde, o presidente argentino reuniu-se com o primeiro-ministro David Cameron, prometendo flexibilizar as relações com o Reino Unido, sempre tensionadas pela questão das Malvinas.

Neste momento, noite de céu claro e temperatura de 7 graus.

Artigo, Merval Pereira, O Globo - Em boca própria

A partir da declaração bombástica do ex-presidente Lula de que não existe ninguém no Brasil mais honesto do que ele, é possível constatar que a Operação Lava-Jato, assim como já acontecera com o mensalão, provoca em caciques petistas uma auto referente sinceridade que chega às raias da comicidade.

Para começar, sem querer Lula repetiu, anos depois, a mesmíssima frase que o deputado Paulo Maluf cunhou para se defender das acusações de corrupção. A tal ponto que na internet já surgem montagens afirmando que Maluf queixou-se de que Lula roubara-lhe a frase, logo num debate sobre roubalheiras.

Esquecendo-se do ditado que diz que "elogio em boca própria é vitupério", Lula foi tão convincente quanto quando se diz pioneiro da boa governança no país: “Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”. Disse a blogueiros aliados, sem corar e nem provocar em seus “entrevistadores” reações de espanto ou risos.

 Embora beire o ridículo, a frase de Lula tem o objetivo de criar constrangimento às investigações que se aproximam dele, tanto que o ex-presidente continuou em tom de desafio: “Duvido que exista um promotor, um delegado, com a coragem de afirmar que me envolvi em algo ilícito”.

A postura de Lula tem antecedentes em diversos companheiros petistas, alguns deles na cadeia depois de pronunciá-las. A mais famosa e hilária pertence ao ex-ministro todo poderoso José Dirceu, ainda quando estava sendo investigado pelos crimes do mensalão, por que foi condenado. “Estou a cada dia mais convencido de minha inocência”, disse Dirceu, como se a cada reminiscência do que fizera como Chefe do Gabinete Civil de Lula, mais elementos absolutórios fossem agregados à sua memória.

O resultado final dessa revisão foi que Dirceu acabou condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão, e está novamente na cadeia, ainda sem condenação, devido à sua atuação nos escândalos do petróleo. E a cada dia deve estar mais convencido de sua inocência.

Também a presidente Dilma teve sua oportunidade de dar declarações assertivas sobre seu próprio comportamento.  Ao responder a uma pergunta de jornalistas estrangeiros sobre como reagiria se fosse constatado seu envolvimento nos escândalos do Lava-Jato, a presidente Dilma teve uma reação muito semelhante à do ex-ministro José Dirceu. Disse Dilma: "Eu sei que não estou nisso. É impossível. Eu sei o que eu faço”, assegurou ao canal francês TV France 24.

Não fosse sua proverbial dificuldade em se expressar, a presidente Dilma poderia ter respondido a perguntas desse tipo de maneira direta, sem necessitar dar testemunho a seu próprio favor. O mesmo vício de linguagem pode ser encontrado em declarações do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, antes de ser preso na Operação Lava-Jato.

 Em uma reunião do PT, ele disse ao microfone a seguinte pérola, sendo muito aplaudido, a respeito da quebra de seu sigilo telefônico: “Eu sei o que fiz. Não vão encontrar nada”. O que tanto pode significar que ele não fez nada de ilegal, como também que está convencido de que escondeu tão bem suas falcatruas que não há chance de ser descoberto.

Depois disso, Vaccari não apenas foi preso, como já foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 15 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Essa reação conjunta de lapsos e atos falhos de petistas graduados só pode ter origem na ansiedade de se livrar de acusações que a cada dia se mostram mais comprováveis, através das delações premiadas que fornecem informações confiáveis aos investigadores.

Liquida Porto Alegre acontece entre os dias 18 e 28 de fevereiro

Está marcado para acontecer entre os dias 18 e 28 de fevereiro a edição 2016 do Liquida Porto Alegre, tradicional evento do CDL da Capital.

Para auxiliar os lojistas na promoção de seus produtos, a entidade está distribuindo gratuitamente um kit com materiais de PDV.

Para se habilitar a receber o kit, basta CLICAR AQUI.

Lula tenta escapar de novo depoimento à Polícia Federal

A defesa do ex-presidente Lula pediu esta tarde à Justiça Federal de Brasília que ele seja dispensado de prestar depoimento como testemunha de defesa de um dos réus de processo derivado da Operação Zelotes.

Na petição, os advogados escreveram que seu cliente "nada mais tem a acrescentar em relação ao que foi esclarecido" durante depoimento prestado por Lula no dia 6 à Polícia Federal em outro inquérito da Zelotes.

Lula foi arrolado como testemunha pelo advogado Marcelo Leal, que representa o lobista Alexandre Paes dos Santos, preso sob acusação de ter participado da "compra" de medidas provisórias de interesse do setor automotivo.

Leal disse que vai analisar o depoimento anteriormente prestado por Lula à PF para saber se suas respostas contemplam a intenção da defesa. Caso não sejam satisfatórias, o advogado insistirá na tomada do depoimento de Lula.

Liquidez da banca brasileira assusta Davos

Londres, via WhatsApp

O que mais se fala sobre o cenário econômico brasileiro é a situação de liquidez dos grandes bancos. A inadimplência pegou para valer, a começar pelos cartões.

Para não se prejudicar, Lula deixa o filho arder na fogueira da Zelotes

Em depoimento à Polícia Federal no inquérito da Operação Zelotes, que apura a compra de medidas provisórias em seu governo, no dia 6, o ex-presidente Lula declarou que não sabia que o filho, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, havia sido contratado por R$ 2,5 milhões pelo lobista Mauro Marcondes Machado, preso sob acusação de operar o suposto esquema de compra de medidas provisórias.

Lula disse acreditar "que Luís Cláudio tenha procurado Mauro Marcondes para obter patrocínio para seu projeto na área de futebol americano" e que, ao que sabe, "o filho foi contratado para estudos na área do esporte". O ex-presidente ressaltou que ele e o Instituto Lula não têm qualquer tipo de relacionamento financeiro com a empresa do filho, a LFT Marketing Esportivo.

Lula, conforme transcrição da PF obtida pelo jornal O Estado de São Paulo, "fez questão de registrar" que não recebia lobistas e que "tanto ele quanto seus parentes jamais exerceram lobby ou consultoria empresarial". "Afirmou que mesmo após sua saída do cargo público, nem ele nem seus parentes realizaram atividade de lobby ou consultoria empresarial e acrescentou ainda não saber dizer quando Mauro Marcondes e sua mulher, Cristina Mautoni, conheceram seu filho.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, lobistas contratados por montadoras de veículos pagaram propina a servidores e autoridades públicas para viabilizar a edição de medidas provisórias que concediam incentivos fiscais às empresas do setor automotivo. Os R$ 2,5 milhões de Marcondes ao filho de Lula teriam esta finalidade.

Maiores bancos do país se unem para criar alternativa à Serasa Experian

Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, os cinco maiores bancos brasileiros, anunciaram a criação de uma gestora de inteligência de crédito (GIC) com o objetivo de formar um banco de dados que permitirá ao setor e a outras instituições de crédito aprimorar a capacidade de análise e gestão de suas carteiras de empréstimos, tanto de pessoas físicas como jurídicas.

Cada banco terá 20% do capital da GIC, que será estruturada como uma sociedade anônima.

A nova gestora pretende destravar o chamado cadastro positivo, em que o sistema financeiro concede taxas de juros menores a clientes com bom histórico de adimplência. Os bancos preferiram ter uma central própria, na qual podem compartilhar informações entre si, do que usar dados da Serasa Experian e da Boa Vista, que juntas compartilham um bureau de crédito.

Youssef diz que OAS usava escritório da Arena do Grêmio para lavar dinheiro sujo da Lava Jato e atender "demandas" de Lula

O blog O Antagonista, conta, em três enxutas notas, que o doleiro Alberto Youssef disse ao MPF que a OAS tinha um escritório na Arena do Grêmio, no qual recebia dinheiro vivo da corrupção, um caixa 2.

A nota do blog, na íntegra:

Em fevereiro, o doleiro Alberto Youssef revelou à força-tarefa da Lava Jato que a OAS tinha um escritório na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, para receber dinheiro de caixa 2 em espécie.

O estádio foi construído nos padrões da Fifa para ser um plano B durante a Copa, mas não foi utilizado. A OAS teve uma ajudinha do BNDES na obra.

Youssef, como relatou o G1, disse que a empreiteira "lavava" os recursos em contas bancárias no exterior por meio de João Procópio Prado, um dos operadores do doleiro. Prado depositava o dinheiro em contas de Leonardo Meirelles. Meirelles movimentava o dinheiro em bancos de Hong Kong "a fim de promover o retorno desses valores ao país mediante operações de cabo". Depois de lavado, o doleiro trazia o recurso de volta a pedido da OAS e levava 3% de comissão.

Leia tudo:

O arquiteto Roberto Moreira Ferreira foi um dos diretores da OAS destacado para encomendar as cozinhas do sítio de Atibaia e do triplex do Guarujá.

Ocorre que Ferreira é membro do conselho de administração da Arena Porto-Alegrense, a empresa constituída por Grêmio e OAS para construir a Arena do Grêmio.

As encomendas na loja Kitchens, de São Paulo, foram feitas em 2014, ano da Copa.

Coincidência, certamente.

O Antagonista descobriu que a compra das cozinhas do triplex de Atibaia e do sítio em Atibaia na Kitchens foi feita por dois diretores da OAS.

Um deles, como já revelado, chama-se Paulo Roberto Valente Gordilho, que deletou seu perfil nas redes sociais após nossa série de matérias.

O segundo diretor é Roberto Moreira Ferreira, arquiteto de formação. Ferreira foi quem primeiro procurou a loja em 2014 para encomendar a cozinha do sítio e, posteriormente, a do triplex.

Há ainda um terceiro personagem: a estagiária. O MPF vai fundo nessa história.

Erundina está em Porto Alegre para apresentar seu novo partido, Raiz

A deputada federal Luíza Erundina, ex-Rede Sustentabilidade, lança hoje, no plenarinho da Assembleia Legislativa, seu novo partido, Raiz. O ato acontece às 19 horas.

No país, a sigla possui 237 membros fundadores e está organizada em 25 Estados.

João Cabral de Melo Neto - Uma Faca Só Lâmina

Assim como uma bala
enterrada no corpo,
fazendo mais espesso
um dos lados do morto;

assim como uma bala
do chumbo mais pesado,
no músculo de um homem
pesando-o mais de um lado;

qual bala que tivesse um
vivo mecanismo,
bala que possuísse
um coração ativo

igual ao de um relógio
submerso em algum corpo,

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Os vampiros do Fórum Social Mundial voltaram a reunir-se em Porto Alegre

Auxiliares pessoais de Dilma têm vida difícil. A presidente gosta de humilhar seu pessoal

As pessoas que conhecem proximamente a presidente Dilma sabem – e não escondem – que ela tem um temperamento bastante difícil e não costuma economizar palavras rudes nas broncas que dá em quem está perto dela.

Com a demissão de seu secretário particular, Marcelo Dorneles, a função dele está sendo desempenhada por um dos seis militares que estão à disposição de Dilma, como seus auxiliares.

Recentemente, um desses militares pediu para voltar para a Aeronáutica porque não suportou as constantes humilhações impostas pela presidente, entrega a jornalista Vera Magalhães, da revista Veja.

ABAV protesta em Porto Alegre contra cobrança de IR para remessas de recursos para fins pessoais ao exterior

A Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV) e entidades ligadas ao turismo realizam neste momento uma caminhada pelas ruas centrais de Porto Alegre, em protesto contra o fim da isenção do imposto de renda sobre remessas de baixos valores para o exterior.

Como este editor noticiou ontem, o governo federal decidiu voltar a cobrar o imposto de valores até R$ 20 mil, que estavam isentos da taxação desde 2010.

Agora, brasileiros ou empresas que precisarem enviar dinheiro para fins turísticos, educacionais ou de quaisquer serviços para fora do país, naquele limite, terão de pagar 25% de IR.

Entrevista, Pedro Lagomarcino, advogado - Fui a juízo para impedir que a Assembleia entregue sua maior medalha a Evo Morales

ENTREVISTA
Pedro Lagomarcino, advogado

O senhor fez o que ninguém teve coragem de fazer até agora, que é ajuizar ação própria para impedir que a Assembleia do RS cumpra o capricho do deputado Edegar Preto e entregue a Medalha do Mérito Farroupilha ao tiranete boliviano Evo Morales. Que ação foi proposta ?
Uma ação popular contra ato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS, a qual visa anular a aprovação do requerimento do deputado Edegar Pretto, que propôs a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha, para o presidente bolivariano Evo Morales.

Quem são os réus da ação ?
Os deputados Edson Brum, presidente da Assembléia, e Edegar Preto, o autor da proposta, mais a Mesa da Assembléia.

O que fundamenta seu pedido ?
Na época da maior escassez de recursos públicos do Estado do RS, ter de testemunhar um deputado do RS propondo a mais alta condecoração do RS, para o Presidente bolivariano que expropriou a Petrobrás, com um duro golpe de caneta (canetaço), através do sofisma da "nacionalização para o povo boliviano", é dose prá mamute. Evo Morales lesou o Brasil com este ato em bilhões de reais. Além disso, referido presidente, quebrou o acordo de fornecimento de gás, assinado com o Brasil, para favorecer a Argentina. Estes são, ou melhor, foram os "predicados" do sujeito Evo Morales, que o Dep. Edegar Pretto, ao meu ver deveria lembrar.
O líder bolivariano não fez, nem faz por merecer a medalha do Mérito Farroupilha.

A Medalha é para quem fez o bem pelo RS.
Não possui mérito algum, de registro para o RS, para o Brasil, nem fez algo pelo povo gaúcho, muito menos pelo povo brasileiro. O pior de tudo é que se este líder bolivariano vier ao Estado do RS, com toda sua COP (Comitiva Oficial Presidencial), terá de ser declarado, por Decreto Estadual e por Decreto Federal, hóspede oficial, respectivamente, do Brasil e do RS.

Quanto sairá uma malfeitoria dessa ?
Resumindo, todas as despesas de estadia, alimentação, transporte terrestre, transporte aéreo, uso de carros oficiais e segurança serão pagas pelo RS. Estima-se que no mínimo o RS pague R$ 2 milhões apenas para esta patuscada de autoria de Edegar Pretto. Evidentemente, que através de recursos públicos.  Um detalhe, como a Bolívia não possui avião oficial, para seu Presidente viajar, mais uma vez será o Brasil, especificamente, o RS, que irá pagar isso com recursos públicos. Objetivamente, pagará o transporte aéreo de ida e volta do líder bolivariano e de toda COP, como já foi feito em outra ocasião.
Tudo isso está detalhadamente exposto na ação.

Por que ação popular ?
Esclareço que a ação popular é possível de ser ajuizada por qualquer cidadão. Trata-se de um instrumento de defesa da coletividade. Por ela não se amparam direitos próprios, mas sim interesses da comunidade. O beneficiário direto e imediato da ação não é o autor da ação popular, é o povo, titular do direito subjetivo ao governo honesto.Todo  cidadão que quiser tem assegurado o direito de se habilitar no polo ativo da ação, seja como parte, seja como litisconsorte ou assistente.

Assim, desde já, todos estão convidados.

E-mail: pglagomarcino@gmail.com

Sedan da Chevrolet será apresentado na próxima semana em Porto Alegre

Novo Chevrolet Cobalt 2016 tem lançamento no dia 26, em Porto Alegre. A GM reunirá formadores de opinião no Hotel Deville Prime, às 19h.

OCTO, RBS, leva Pedro Valério, ex-Amcham do RS

Após três anos à frente da Amcham Porto Alegre, Pedro Valério passa a integrar a multiplataforma OCTO, lançada no final de 2015 pelo Grupo RBS. O executivo vai levar à equipe de OCTO sua experiência em gestão, produção de conteúdo e relacionamento com o mercado. “A OCTO materializa uma série de conceitos e ideias de como será a comunicação no futuro. Participar da construção desta plataforma colaborativa, plural e com tamanho potencial transformador é inspirador”, destaca Valério.

Pedro Valério é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, embaixador para região sul da Hyper Island e representante do Brasil no Programa para Lideranças Emergentes, promovido pelo Departamento de Estado Norte Americano na edição de 2015.

Cenário de crescimento produtivo do petróleo pode abrir espaço para investimentos brasileiros, diz consultor


O consultor estratégico de negócios entre Brasil e Oriente Médio da Mercator Business Intelligentsia, Jorge Mortean, diz que a retomada da produção de petróleo no Irã vem alarmando o mercado internacional, que prevê uma queda ainda maior no preço do barril pelos próximos meses, mas o cenário de crescimento produtivo pode abrir espaço para novos investimentos brasileiros no país. Para ele, o alto potencial de exploração na indústria iraniana de óleo e gás representa uma oportunidade para empresas de base tecnológica.

Afetado por sanções econômicas nos últimos anos, o mercado do Irã conta hoje com um potencial reprimido, tanto de produção quanto de comercialização, e demanda tecnologias de ponta para superar estruturas defasadas em sua cadeia industrial. Segundo Mortean, a perspectiva de desenvolvimento no país, que detém a segunda maior reserva de gás natural do mundo, sinaliza diretamente para a Petrobrás, que pode caminhar para uma retomada de laços comerciais junto ao Irã.

A estatal fechou sua unidade de Teerã em 2009, após pressões internacionais, e conta agora com aval para reingressar no mercado iraniano de petróleo e gás, que já está sob o foco de grandes petroleiras europeias, como Total e ENI. “As sanções fizeram com que o Brasil saísse, mas essa porta se abriu novamente e pode levar outras empresas privadas do ramo. Se eu fosse da Petrobrás, apesar da convulsão estrutural, estaria entrando agora em um avião para Teerã.”

Empresa fecha acordo para demissão de 80 dos 100 funcionários

Foi fechado, nesta semana, acordo para demissão coletiva de 80 trabalhadores da Manitowoc Brasil Guindastes Ltda. O Ministério Público do Trabalho intermediou as negociações entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e Eletrônico de Passo Fundo, Marau e Tapejara.

Pelo acordo, além do pagamento das verbas rescisórias, a empresa dará continuidade, até julho, da cobertura de seguro saúde, do plano odontológico, e do seguro de vida nas mesmas condições fixadas no contrato de trabalho; vai conceder de seis parcelas mensais e consecutivas de utilização do crédito de um cartão vale alimentação, no valor de R$362,00 , e ainda dar R$1.400,00 em uma única parcela a título de verba para treinamento e recolocação funcional. Também será dada preferência à recontratação dos ex-empregados assim que retomadas as operações de produção. A Manitowoc afirma que continuará apenas com atividades necessárias para a manutenção da planta, além da comercialização dos produtos em estoque.

Instalada na região em setembro de 2012, a Manitowoc anunciou a suspensão de suas operações em janeiro, em decorrência de queda na demanda dos produtos. A audiência foi convocada pela procuradora do Trabalho Flávia Bornéo Funck, após constatado que não houve negociação prévia à dispensa de 80 dos 100 empregados. "A negociação é exigida pela jurisprudência trabalhista como requisito fundamental a legitimar tal ato da empresa e a minimizar os impactos sociais advindos da dispensa em massa. No caso, a empresa tinha apenas conversado com o Sindicato após a formalização do aviso prévio", explica ela.

Delator e lobista Pascowitch disse que Zé Dirceu gastava R$ 1 milhão por mês. Disse ele: 'Dirceu nem sabia administrar sua empresa"

Zé Dirceu foi sub
Zé Dirceu foi subchefe da organização criminosa, o PT, que era e é chefiada por Lula. 

O delator Milton Pascowitch, que diz ter pago propinas a José Dirceu, afirmou em novo depoimento ao juiz Sérgio Moro que o ex-ministro gastava muito mais do que ganhava. Segundo ele, o escritório de Dirceu tinha contratos para receber entre R$ 20 mil e 30 mil mensais, mas chegava a gastar R$ 1 milhão por mês. Ao depor anteontem, Pascowitch disse que Dirceu chegou a prestar consultoria, mas depois “desvirtuou” e voltou a agir como "um ser político", não como um consultor.

Leia o que escreveu Cleide Carvalho, hoje, em O Globo:

— As consultorias eram delegadas. Ele tinha contratos de R$ 20 mil, R$ 30 mil por mês, e despesas de R$ 800 mil, R$ 1 milhão — disse o delator, que fez pagamentos à empresa de Dirceu, a JD Consultoria, e quitou despesas pessoais do ex-ministro, como a reforma de uma casa em Vinhedo e a compra de um imóvel para uma filha dele.

Pascowitch disse que, a partir de 2007, Dirceu se tornou “absolutamente alheio” à administração de sua consultoria, que ficou a cargo do irmão dele, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva.

O delator disse que repassava ao escritório do ex-ministro dinheiro de propina de contratos da Petrobras, pois Dirceu havia participado da indicação do ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, condenado na Lava-Jato. 

Ele contou que chegou a dizer a Dirceu que achava absurdo ele não saber quanto iria gastar dali a 30 dias. Disse que a empresa de Dirceu chegou a ter um administrador, cujo trabalho ficou inútil devido à injunção política. Para Pascowitch, não adiantava ter administrador se não se sabia “quanto entra” de dinheiro nem “quanto vai sair”.

Na opinião de Pascowitch, Dirceu não tinha qualificação para administrar uma empresa. 

Foi Dirceu, segundo o delator, quem autorizou também que fossem feitos pagamentos diretos de R$ 30 mil, mensalmente, a Luiz Eduardo e Roberto Marques, assessor do ex-ministro conhecido como Bob.

— Se eles faziam conosco, imagino que fizessem com outras empresas também.

O juiz Sérgio Moro negou pedido feito pelo advogado de Dirceu para que ele participe das audiências em que são ouvidos os delatores e outras testemunhas do processo.

Lasier protesta contra submissão do PDT a Dilma e ao PT

CLIQUE AQUI reportagem de Valor sobre a presença de Dilma na convenção do PDT. Ela se disse estarrecida com as previsões do FMI e se comparou a Getúlio. 


O senador gaúcho Lasier Martins nem quis participar da reunião, inconformado pelo apoio a Dilma e à submissão ao PT. "Este governo é desastrado e vivemos à sombra submissa do PT", protestou Lasier em carta a Lupi. 

Em reunião do Diretório Nacional do partido, que contou com a presença de integrantes das bancadas da Câmara e do Senado, formalizou nesta sexta-feira o posicionamento contra o impeachment da presidente Dilma:

- O Diretório Nacional fecha questão contra o golpe do impeachment.

A afirmação foi do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que foi ministro do Trabalho no primeiro governo Dilma e saiu de lá expurgado, debaixo de denúncias de corrupção.

"Por falta de qualificação e conteúdo jurídico que possui essa aceitação (do pedido de impeachment) não há nenhum fato legal, não há prova, não há nenhum fato que atinja a honra da presidente Dilma", acrescentou

Pedetistas se posicionam contra impeachment e bradam nome de Ciro Gomes para presidência

Após aprovação por unanimidade, PDT se posiciona contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e a favor do afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A aprovação foi em reunião que deve contar, ainda , com a participação da presidente Dilma Rousseff que se fará a ato em homenagem ao ex-governador Leonel Brizola, fundador do PDT, partido ao qual a presidente foi filiada antes de entrar no PT.

Logo após a aprovação, membros do partido puxaram coro a favor da candidatura do ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula Ciro Gomes. "Brasil para frente, Ciro presidente", gritavam.

Desembargador defende revista íntima e minuciosa em penitenciária

A Justiça gaúcha negou pedido de indenização feito por companheira de apenado que passou por revista íntima. O caso aconteceu na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, onde o homem está recolhido. A mulher, ao tentar ingressar para a visita, teria apresentado anormalidade na cavidade vaginal. A revista íntima foi solicitada e realizada. Alegando que o ato foi vexatório, a mulher registrou ocorrência e ingressou com pedido de indenização por danos morais de valor não inferior a R$ 100 mil.

O desembargador Marcelo Müller, em seu despacho, afirmou ser justificada a revista minuciosa. Ele defendeu que a revista pessoal é absolutamente necessária. Além disso, o Estado apresentou documentação informando que  a requerente já havia tido as visitas suspensas por se recusar a passar pelo equipamento de raio-x da penitenciária. O companheiro também já foi flagrado usando celular no presídio.

Dólar em queda depois de marca histórica frente ao Real

O dólar abriu em queda ante o real, hoje, após ter atingido na quinta-feira o maior valor da história do Plano Real: R$ 4,1705. O recuo foi induzido pela melhora do humor no exterior, onde os preços do petróleo se recuperam. Além disso, os investidores realizam lucros, já que a moeda acumulou valorização de 3,40% ante o real nas últimas três sessões.

Às 9h36, o dólar à vista caía 1,33%, a R$ 4,1152, após abrir a R$ 4,1292, em baixa de 0,99%. No mercado futuro, o dólar para fevereiro de 2016 recuava 1,09%, a R$ 4,1265, após ser negociado a R$ 4,1450 na abertura (-0,65%).

Grendene faz acordo e concorda com doação de ações da Beira Rio para Fundação Antonio Meneghetti

Grendene e Beira Rio fizeram acordo e não brigam mais na Justiça contra a decisão do presidente da segunda, Roberto Argenta, que doou 28,67% das ações da companhia para a Fundação Antonio Meneghetti.

Acontece que Alexandre Grendene, acionista minoritário, não concordou com a doação e bateu no Fórum.

Agora, desistiu e concordou com tudo.

Cresce inadimplência no país

O cartão de crédito é a dívida mais citada pelos brasileiros. Em 2015, 76,1% dos consumidores possuíam contas a pagar no cartão. O carnê foi o segundo tipo de dívida mais citado, apontado por 16,9% das famílias, seguido pelo financiamento de carro, lembrado por 13,7% dos entrevistados. Apesar disso, o Brasil registrou uma redução de 1,3% no número de famílias endividadas em 2015. Já os inadimplentes, cresceram, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No ano passado, 61,1% das famílias brasileiras tinham dívidas a pagar, enquanto em 2014, 61,9% das famílias possuíam algum tipo de dívida. Apesar da tendência de redução no endividamento, o montante de famílias com contas em atraso aumentou de uma média de 19,4% em 2014 para 20,9% em 2015.

A pesquisa considera como dívidas os pagamentos a vencer em cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e financiamento de casa, entre outros.

Negócios futuros de petróleo em alta

Como visto pela melhora nas Bolsas asiáticas, os futuros de petróleo operam em forte alta hoje, com os investidores aproveitando os preços baixos da commodity após uma semana volátil. Além disso, há reação à sinalização de que o Banco Central Europeu (BCE) relaxará ainda mais sua política monetária. Às 9h38 (de Brasília), o Brent para março subia 6,26, a US$ 31,08 por barril na plataforma eletrônica ICE, em Londres, enquanto o petróleo para o mesmo mês negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex) avançava 5,11%, a US$ 31,04 por barril.

Petróleo encerra a semana com forte alta

Londres, via WhatsApp

Os preços do barril do petróleo do Mar do Norte, tipo Brent, encerraram o pregão de hoje em forte alta de 4,8%.

O barril custa, agora, US$ 28,93.

Jornada desta sexta registra Bolsas em alta ao redor do mundo

Londres, via WhatsApp

Neste momento a cidade de Londres alado, apresenta céu nublado, temperatura de 5 graus, manhã muito fria.
a Bolsa registra recuperação, com alta de 1,k7%. Frankfurt, também em alta de 1,7%.
A Bolsa de Tóquio encerrou a semana com forte alta de 5,88%. Também subiram as Bolsas de Xangai (1,25%) e Hong Kong (2,90%).

Alimentos sobe, mas IPCA-15 desacelera

A Região Metropolitana de Porto Alegre tem inflação prévia de 1,02% em janeiro, conforme dados do IBGE. No acumulado de 12 meses, fica em 11,21%. Vários produtos alimentícios continuaram com aumento de preços e alguns deles mostraram alta significativa: cenoura (23,94%), tomate (20,19%), cebola (15,07%), feijão carioca (8,95%), açúcar refinado (7,81%) e cristal (6,67%) e batata-inglesa (7,32%, conforme a análise feita pelo instituto.  O cigarro também pesou na inflação para o consumidor. Teve reajuste médio de 12% nos últimos 30 dias.

Considerado prévia da inflação oficial do País, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) desacelerou para 0,92%. Em dezembro, foi de 1,18%. Mas, quando a comparação é com os outros meses de janeiro, é o índice mais alto desde 2003. O cálculo é feito todos os meses pelo IBGE. Apesar da baixa, essa é a maior taxa para janeiro desde 2003, quando o IPC-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) chegou a 1,98%.

TVs por assinatura perdem clientes

As empresas de TV a cabo registraram a perda de 500 mil assinantes em 2015. O setor passou de 19,6 milhões para 19,1 milhões de assinantes, conforme dados da Anatel.  A Associação Brasileira de TV por assinatura informou que a queda foi de 2,5% na base de assinantes, mas que isso não é motivo de alerta e era esperado por conta da conjuntura econômica.

Deputados discutem via Twitter durante entrevista do Chefe da Casa Civil

Márcio Biolchi, o chefe da Casa Civil, depois de ter passeado dez dias com a família na Flórida, para o que reassumiu seu mandato de deputado federal e se beneficiar com as vantagens do cargo, mas sem trabalhar, agora tirará mais dez dias de folga, reassumindo de novo para a obtenção das mesmas vantagens. Desta vez, ele irá descansar em Jurerê, SC. 


Enquanto o Chefe da Casa Civil dá entrevista sobre o número de cargos em comissão no Executivo, dois oponentes na Assembleia Legislativa batem boca via Twitter. Deputado Valdeci Oliveira, do PT, cobra pelo microblog que Estado deve extinguir o Tribunal de Justiça Militar. O tucano Jorge Pozzobom salta e cobra que o governador Tarso Genro não fez isso em sua gestão. 

Conforme o secretário Márcio Biolchi, o Estado reduziu em 25% o número de CCs. A economia foi de R$ 1,6 milhão. Contudo, ele garantiu que “o impacto financeiro não é suficiente para nomeações de novos concursados”. 

Mídia impressa e de TV de Porto Alegre omite tudo sobre Carlos Araújo x Lava Jato

A mídia impressa e televisiva gaúcha passou a semana toda evitando a todo custo disponibilizar uma só linha capaz de aprofundar a instigante reportagem de capa da revista Época desta semana, que trouxe um fotão em close do advogado Carlos Araújo, ex-marido e eminência parda da presidente Dilma Roussef.

Rádios como Guaíba e Band atreveram-se alguma coisa, mas limitaram-se a fazer defesa apaixonada do advogado.

E no entanto ninguém foi atrás do Ministério Público Federal e da Polícia Federal para verificar se a reportagem de Época tem fundamento quando avisa que Carlos Araújo é alvo de investigações no âmbito da Lava Jato, já que eles querem saber o verdadeiro teor da série de encontros entre ele e um dos donos da Engevix (leia abaixo).

A biografia de nenhuma personalidade garante-lhe salvo-conduto diante da necessidade de esclarecimentos frente ao maior escândalo de corrupção da história mundial.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem de Época.

Carlos Araújo diz ao dono da Engevix, a corruptora de Zé Dirceu: "Vou ajudar. Tu é o tipo de empresário que o Brasil precisa"

A Engevix, citada ontem pelo lobista gaúcho Milton Pascowitch, dona do Estaleiro Rio Grande, é a mesma que patrocinou o cerco feito já com Lava Jato em plena ação, ao ex-marido de Dilma Roussef . O assédio foi feito pelo diretor da Engevix, José Antunes Sobrinho e não foi diferente daquele que os empreiteiros da Lava Jato fizeram ao longo da sua história de relações com personalidades capazes de fazer amigos e influenciar pessoas.

É o que conta a revista Época desta semana, referindo-se a investigações iniciadas em dezembro pela PF e pelo MPF do Paraná, no âmbito da Lava Jato, tudo em função de reuniões que a Engevix manteve em Porto Alegre com o advogado Carlos Araújo, ex-marido e amigo número 1 de Dilma.

A revista publica tudo em reportagem de capa.

Na sua primeira reação, o advogado confirmou três reuniões e não apenas uma, como contou a revista, mas preferiu atacar a Rede Globo, dona da revista. Dilma tirou nota negando encontros do ex-marido com a Engevix. 

Os detalhes da primeira reunião foi contado por Paulo Zuch, que articulou a aproximação de Antunes Sobrinho. Ele disse para Época que ao final do encontro, Carlos Araújo disse textualmente:

- Vou ajudar. Tu é o tipo de empresário que o Brasil precisa.

O diretor da Engevix estava em Florianópolis quando recebeu sinal verde para a reunião. Foi então que apanhou seu Cessna PP-JAS (o JAS é formado pelas iniciais do seu nome) e foi para Porto Alegre.

A Engevix queria a liberação de R$ 1 bilhão do Fundo Nacional de Marinha Mercante, dinheiro liberado pelo FNM, mas bloqueado pelo BB por falta de garantias reais.

A empresa é uma das donas do Estaleiro Rio Grande, tem contratos de R$ 15 bilhões com Petrobrás e Sete Brasil, mas está sem dinheiro.

Ela também está encalacrada na administração do aeroporto de Brasília. 

Por ter facilitado o encontro com Araújo, Paulo Zuch recebeu R$ 200 mil da Engevix, mas reclama de outros R$ 1,8 milhão que não recebeu

Engevix é uma das donas do Estaleiro Rio Grande

A Ecovix, dona do Estaleiro Rio Grande, diz não ter detalhes sobre a ligação de Milton Pascowitch (leia abaixo) com a companhia formada por Engevix, Funcef (fundo de pensão da Caixa) e um grupo de empresas japonesas lideradas pela Mitsubishi Heavy Industries.

Milton Pascowitch, o delator lobista da Engevix que pagou Zé Dirceu, é gaúcho de Porto Alegre

Milton Pascowitch, que contou detalhes das propinas que pagou ao ex-ministro Zé Dirceu, fundador do PT, ontem, ao juiz Sérgio Moro (leia nota abaixo) é gaúcho, nascido em Porto Alegre, e de família rio-grandina. 

Ele colocou a Engevix no radar da Petrobrás, segundo Gerson Almada, um dos donos da empreiteira.

No trecho mais contundente de depoimento ao juiz Sérgio Moro, Almada disse:

- Não sei o que o Pascowitch fazia com o dinheiro, (...) se não pagássemos poderíamos não pegar novas concorrências (...). Ele era o link que eu tinha com o PT e com a Petrobras". 

Os intermediários ficariam com até 1% dos contratos em que atuavam, nesta versão. E Pascowitch teria apresentado Almada aos ex-diretores de Abastecimento Paulo Roberto Costa e de Serviços Renato Duque.

O foco em Pascowitch foi reforçado pela quebra de sigilo da lista de clientes da consultoria do ex-ministro José Dirceu. Uma empresa que ele mantém em sociedade com o irmão José Adolfo, a Jamp Engenheiros Associados, aparece como origem de um pagamento de R$ 1,45 milhão à JD Assessoria e Consultoria, a empresa do ex-ministro de Lula.

Bolsas asiáticas se recuperam

Houve alta nas Bolsas chinesas nesta sexta-feira. Elas acompanharam as altas das ações asiáticas. A mudança foi provocada por melhoria na cotação do petróleo e na recuperação de ações globais. Na China, o índice CSI300 avançou 1,04% e o Xangai 1,25%.

Delator lobista da Engevix diz que pagou até apartamento da filha de Zé Dirceu

O delator Milton Pascowitch prestou o primeiro depoimento ao juiz Sérgio Moro desde que fechou a delação premiada, na Lava Jato. Foi ontem, em Curitiba. Ele disse como pagava propina ao ex-ministro José Dirceu, que segundo o PT é o mais completo Herói do Povo Brasileiro. 

 Ele disse ao juiz Sérgio Moro que conheceu o ex-ministro José Dirceu em 2007. E que os dois tiveram muitos encontros para discussão de vários assuntos, inclusive pagamento de propina.

Está tudo gravado em video (CLIQUE AQUI para ver e ouvir reportagem do JN de ontem):

Milton Pascowitch: Conheci o Zé Dirceu pessoalmente. A partir daí os contatos eram feitos através de e-mail, diretamente com Zé Dirceu, para discussão de alguma coisa na área política, alguma solicitação especial.
Juiz Sergio Moro: E nesses contatos diretos que o senhor teve com essas pessoas, esse assunto das comissões, das propinas era tratado?
Milton Pascowitch: De uma forma genérica, eram.

Milton Pascowitch é um dos 15 acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa na ação que também envolve José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque. De acordo com procuradores da Lava Jato, Pascowitch usou a sua empresa Jamp para repassar a José Dirceu propina obtida em contratos da Petrobras com a construtora Engevix.

Milton Pascowitch: Isso era feito de uma forma, um simples depósito na conta e depois esses depósitos foram contabilizados e esmiuçados e foi feito, então, um contrato.
Juiz Sergio Moro: Tá, mas tinha recursos dele represados do que?
Milton Pascowitch: Em função das comissões dos contratos da Engevix.
Juiz Sergio Moro: Comissões dos contratos, propina então?
Milton Pascowitch: Propina.

Na denúncia do Ministério Público, Pascowitch é acusado de usar a Jamp para comprar a sede da JD Consultoria para reformar um apartamento do irmão de Dirceu, Luiz Eduardo, e uma outra casa do ex-ministro, além de comprar um apartamento da filha dele, Camila. Na audiência Pascowitch confirmou que a Jamp não ficaria com o último imóvel, mas com a prisão de Dirceu, o negócio não foi feito.

Milton Pascowitch: Disse que eram R$ 500 mil. Não era do valor de mercado, era um pouco acima do valor de mercado, mas fazia sentido mesmo porque eu também tinha recursos dele mesmo para fazer isso que está aí e nós fizemos a aquisição deste imóvel.
Juiz Sergio Moro: Isso estava muito claro nestas transações que o imóvel não ficaria com a Jamp?
Milton Pascowitch: Ficava muito claro.

Sobre a sede da JD Consultoria, Pascowitch reafirmou que fez um pagamento de R$ 387 mil para comprar um imóvel. O dinheiro, segundo Pascowitch, também era propina de contratos da Petrobras.

Juiz Sergio Moro: O senhor chegou a comparecer neste imóvel?
Milton Pascowitch: Muitas vezes.
Juiz Sergio Moro: Era mesmo a sede da JD?
Milton Pascowitch: Era a sede da JD.
Juiz Sergio Moro: Encontrou o José Dirceu lá?
Milton Pascowitch: Muitas vezes.

A defesa de José Dirceu, da filha dele, Camila, e do irmão, Luiz Eduardo, afirmou que o depoimento de Milton Pascowitch foi confuso - e que as declarações precisam ser provadas, para que se faça qualquer acusação.

Cúpula petista decide deixar Lula e Dilma de fora da TV em fevereiro

Lula e Dilma não vão estar na propaganda política do PT na televisão em fevereiro. O partido diz ter definido priorizar a defesa da imagem da sigla. Em agosto de 2015, os panelaços acompanharam a aparição das duas maiores estrelas do PT. Esta seria uma das razões para a ausência dos líderes nas propagandas que serão exibidas em 2, 4, 6, 8, e 11 de fevereiro. O formato dos programas ainda não foi definido.

Previsão do Tempo: calor volta forte nesta sexta-feira

O refresco durou pouco. Hoje, o sol predomina no Rio Grande do Sul e o calor volta a ser forte. Nuvens esparsas aparecem na Metade Leste. À tarde, a umidade do ar será menor e o gradual avanço de ar mais quente deixa a temperatura mais elevada.  As máximas chegam aos 35°C.

Fórum Social Mundial terminará amanhã com pic nic no Araújo Viana

Pouco antes da marcha ao lado (na faixa, a logomarca oficial da prefeitura) o prefeito José Fortunati recebeu em seu gabinete alguns políticos que acompanharam o Fórum Social Mundial desde o seu início, como o ex-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, o ex-governador Olívio Dutra e o ex-vice governador e hoje ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto. Todos eles marcharam lado a lado, desde o Mercado Público Peres até o Largo Zumbi dos Palmares. Tudo chapa branca. 


O 15o Fórum Social Mundial terminará amanhã, 16h, com um pic nic no parque. O evento sairá no Auditório Araújo Viana, administrado pela prefeitura de Porto Alegre.

Sem repercussão nacional, internacional e sequer local, o FSM novamente vale-se de fartas verbas e espaços públicos para fazer a propaganda do governo federal petista.

Ao longo desta semana, oito ministros da administração Dilma Roussef bateram ponto em Porto Alegre.

Na programação que o leitor poderá examinar no link a seguir - centenas delas, todas em repartições e espaços públicos federais, estaduais e municipais, não há uma só referência a discussões sobre as roubalheiras de petistas e seus aliados na Petrobrás - o maior escândalo da história mundial.

CLIQUE AQUI para examinar a programação.

Editorial, Estadão - O asceta de Garanhuns

“Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica. Pode ter igual, mas mais do que eu, duvido.” Lula continua achando que o brasileiro é idiota. Reuniu ontem blogueiros amigos para um café da manhã em seu instituto e, a pretexto de anunciar que vai participar “ativamente” do próximo pleito municipal, aderiu pessoalmente – já o havia feito por intermédio de seu pau-mandado Rui Falcão – à campanha promovida por prósperos advogados e seus clientes, apavorados empresários e figurões da política, para desmoralizar a Operação Lava Jato, que procura acabar com a impunidade de poderosos corruptos.

Lula conseguiu escapar penalmente ileso do escândalo do mensalão e, por enquanto, não está oficialmente envolvido nas investigações sobre o assalto generalizado aos cofres públicos. Os dois casos juntam-se numa sequência das ações criminosas que levaram dinheiro sujo para os cofres do PT e aliados e “guerreiros” petistas como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares para a cadeia.

O que é inacreditável é que, como presidente da República e dono do PT, Lula não tivesse conhecimento do mensalão e do petrolão que desfilavam sob seu nariz. Assim, é notável o atrevimento – talvez mais estimulado pelo desespero do que por sua índole de ilusionista – com que o personagem, que ficou rico na política, se apresenta como monopolista das mais prístinas virtudes.
Só mesmo alguém empolgado pelo som da própria voz e pelas reações da plateia amiga cairia no ridículo de se colocar como referência máxima e insuperável em matéria de honestidade. “Pode ter igual, mas mais do que eu, duvido.”

CLIQUE AQUI para ler tudo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/