Saiba porque o jornal Gazeta do Povo não pode calar

 

PDT, MDB, PTB e PSDB ou PL dividirão a presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

O primeiro ano de comando na Câmara de Vereadores de Porto Alegre caberá a um vereador da oposição, no caso o PDT, com Márcio Bins Ely na presidência.

O PDT deixou a esquerda desarvorada ao fechar acordo com as bancadas da base aliada.

Nos dois anos seguintes, a presidência ficará com Idenir Cecchim, MDB, e Tanise Sabino, PTB.

O quarto ano poderá ficar com Moisés Barbosa, PSDB, ou Mauro Pinheiro, PL. O PSDB é a maior bancada da base aliada, mas poderá ceder o lugar para os pequenos Partidos, neste caso para o PL.

Artur Lira, candidato de Bolsonaro contra Rodrigo Maia, fecha apoio do Republicanos. Ele já tem 203 dos 257 votos que precisa.

Com o apoio que acaba de receber dos 32 deputados do Republicanos, o deputado Artur Lira, apoiado por Bolsonaro, já conta com 203 dos 257 votos que precisa para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, derrotando o atual presidente Rodrigo Maia.

O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) era candidato a presidente, mas decidiu aderir a Lira. Ele apoiava o grupo de Maia.

Com a mudança de rota, o Republicanos, que tem 32 parlamentares, se junta a outros nove partidos que apoiam Lira. São eles: PP, PL, PSD, Solidariedade, Avante, Patriota, Pros, PSC e PTB. O grupo tem, portanto, 203 deputados.

Exausto, ministro Paulo Guedes dorme enquanto Bolsonaro fala na Cúpula do Mercosul

Vacinação obrigatória - Agora, ao vivo, sem se julgar incompetente, STF decide o que não pode decidir.

 

Recomendado - Aproveite as novas regras, saia de casa e vá ao Bier Markt Vom Fass. O seu chope artesanal mais transado de Porto Alegre.

Há 10 anos primeiro lugar de Veja em chopes e cervejas artesanais. 

Também comidinhas inspiradas na gastronomia alemã. 

BIER MARKT VOM VASS 
ABRE AS 17H
E RECEBE CLIENTES NA FORMA PRESENCIAL. 
 

Rua Barão de Santo Ângelo 497,
Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre.

Segurança, estacionamento fácil na rua, ar condicionado, cuidados sanitários máximos e inclusive distanciamento social.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265

- O cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt

Telefone fixo 3574-0927

Dica do editor - No Bourbon Wallig, Porto Alegre, abriu o ProCuidar Vacinas, que faz até testes rápidos para vírus chinês, com resultados em 20 minutos

O Bourbon Wallig, Porto alegre, acaba de incorporar ao seu mix de serviços e lojas os serviços de vacinação e enfermagem da ProCuidar Vacinas, que oferece diversas alternativas de imunização e cuidados. A unidade da ProCuidar Vacinas aplica vacinas e medicamentos injetáveis em geral para adultos e crianças. Entre as alternativas de imunização, estão disponíveis vacinações contra gripes, febre amarela, dengue, hepatites A, B e C, meningite e HPV. Para os cuidados de enfermagem, os clientes poderão contar com serviços ambulatoriais, retirada de pontos e colocação de brincos. A ProCuidar Vacinas também realiza testes rápidos para identificação de vírus chinês, utilizando a técnica que detecta os níveis de anticorpos IgG e IgM. Os testes podem ser realizados no local, com agendamento prévio ou pronto atendimento e os resultados são liberados em até 20 minutos, com emissão de laudo. Para quem preferir, o teste também pode ser realizado residencialmente com marcação prévia.  

Artigo, Eduardo Neubarth Trindade - Inovar é preciso

- O autor é médico e vice-presidente do Cremers. 

É em momentos de crise que a criatividade costuma florescer de maneiras inesperadas. Com a pandemia de uma doença nova e desconhecida, os médicos foram obrigados a adotar soluções inéditas para tratar seus pacientes. Neste sentido, o Cremers se orgulha de ter sido o pioneiro, em todo o Brasil, a oferecer uma das ferramentas mais utilizadas pelos médicos nessa nova rotina: uma plataforma de emissão e autenticação de receituários e atestados médicos.

Desde sua implantação, em abril, mais de 450 mil receitas e 45 mil atestados médicos foram emitidos através da plataforma, planejada e implementada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS). 

Essa inovação promoveu mais facilidade e segurança não apenas para os médicos, mas, principalmente, para os pacientes. A emissão eletrônica dos documentos evitou deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição ao vírus e respeitando o distanciamento social.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Entenda como foi a trajetória de êxitos do cardiologista gaúcho Ivo Nesralla

Esta entrevista é da TV Assembleia, RS. Foi em 2012. O dr. Ivo Nesralla, médico cardiologista que morreu hoje em Porto Alegre. Nesta entrevista, ele conta sua trajetória. Dr. Ivo foi uma das personalidades mais fascinantes da história médica contemporânea no RS, sobretudo em função do que conseguiu implementar no exitoso Instituto do Coração.

Morreu em Porto Alegre o médico Ivo Nesralla

Morreu, hoje de manhã, Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento, o médico gaúcho Ivo Abrahão Nesralla, às 10h30 da manhã desta quarta-feira, em decorrência de uma parada cardíaca. Aos 82 anos, ele estava em casa, foi socorrido pela família e pelo SAMU, que conduziu o cirurgião cardiovascular até a Emergência do Hospital Moinhos de Vento.

Dr. Ivo Nesralla foi o pioneiro em vários procedimentos cardiológicos e tem mais de mais de 45 mil cirurgias do coração e dos grandes vasos no currículo. Em 1970, fez a primeira operação de ponte de safena no estado, que foi também uma das primeiras no Brasil. Em 1973, empregou pela primeira vez no país a técnica da hipotermia profunda para cirurgias cardíacas. Em 1984, realizou o primeiro transplante de coração no Rio Grande do Sul. Em 1999, implantou o primeiro coração artificial na América Latina. No ano 2000, realizou a primeira cirurgia robótica cardíaca da América Latina. 

O cirurgião cardiovascular deixa a mulher, Paulita, os filhos Ivo, Carlos e Paula, também cirurgiã cardíaca, e netos.

PTB busca uma secretaria e a chefia do Dmae no novo governo de Porto Alegre

O PTB está de olho em pelo menos duas posições relevantes no governo do prefeito eleito Sebastião Melo:

Secretaria de Governança, vereador Cássio Trogildo.
Dmae, Carlos Siegle.

O Dmae movimenta valores milionários e é amplamente superavitário, possuindo uma carteira de obras de tamanho inesgotável.

Cassiá Carpes é o nome do PP para a secretaria de Obras do prefeito eleito de Porto Alegre

 O PP quer emplacar o vereador Cassiá Carpes, reeleito, para a secretaria de Obras do prefeito eleito Sebastião Melo.

Se a indicação for confirmada, o jornalista André Machado, cotado para ser secretário de Comunicação, poderá assumir como vereador, já que é primeiro suplente da bancada. 

Médico Mauro Sparta poderá ser secretário da Saúde do prefeito eleito Sebastião Melo

O ex-deputado, ex-secretário do Meio Ambiente do governo Rigotto (MDB) e ex-diretor do Grupo Hospitalar Conceição, Mauro Sparta, médico e um dos atuais dirigentes da Amrigs, é o nome mais cotado para ocupar a secretaria da Saúde no governo do prefeito eleito Sebastião Melo.

Mauro Sparta tem livre trânsito junto às autoridades de saúde das áreas federal, estadual e municipal e é gestor público comprovado.

Eduardo Leite reúne a base aliada, recua, suaviza pacote de ajuste fiscal e espera aprovação, amanhã, na Assembleia

O governador Eduardo Leite reuniu a base aliada, esta manhã, e depois falou com a imprensa, tudo para anunciar que o governo quer tornar mais palatável sua proposta de ajuste fiscal, que poderá ser votada amanhã na Assembleia. A proposta, que inclui projetos polêmicos, enfrenta severa resistência.

O que muda:

- Redução de quatro para três anos o período em que a taxa de 30% permanecerá sendo cobrada sobre os combustíveis, energia e telecomunicações.
-A alíquota básica, que vale para todos os outros setores, passaria a ser de 17,5% no ano que vem, ao invés dos 18% oferecidos, inicialmente, pelo governo. Em 2022, voltaria aos 17% previstos por lei.a
- As mudanças do IPVA e ITCD poderão ser eliminadas. No caso do imposto sobre a “causa mortis”, o Piratini quer incluir os planos de previdência privada nas cobranças.
- IPVA, a intenção é alterar a regra de isenções – tributando todos os veículos com menos de 30 anos.
-  Simples, poderá ser duplicado o limite de isenção para quem fatura até R$ 360 mil. 

Recomendado - Este kit de final de ano da Villa Bari, Porto Alegre, pode ser entregue na sua casa ou escritório

O Villa Bari, Vila Nova, zona rural de Porto Alegre, lançou este kit de final de ano. Você compra através do site que está ao pé desta nota. A entrega é feita na sua casa. Se vocês for de Porto Alegre, pode retirar o kit na própria vinícola.Villa Bari, vinícola que fica na Vila Nova, Porto Alegre,  produziu um kit para as festas de fim de ano.

Saiba o que contém o kit:

O kit inclui 2 garrafas de Espumante Nature GranRose 2019 (edição de apenas 76 garrafas, lançadas agora no mercado ) 1 garrafa de Merlot 2013, 1 garrafa de Doppio Cabernet 2013, 1 garrafa de GranRosso 2008 e 1 garrafa de Rosso in Legno 2008,.

Tudo por R$ 400,00, podendo ser retirado na vinícola sem custos extras. 

CLIQUE AQUI para saber o endereço e saber muito mais sobre a Villa Bari, cujo empreendedor é o gaúcho Luiz Barichello, toca também a Villa Triturris, Florença, Itália, e a Villa Allegro, Mendoza, Argentina.

E-mail: CLIQUE AQUI para falar com a vinícola.

A seguir, vídeo sobre a vinícola Villa Bari.

Bolsonaro assina decreto e extingue a estatal federal gaúcha Ceitec

 O presidente Bolsonaro assinou decreto que extingue a estatal federal gaúcha Ceitec, que fica em Porto Alegre.

A empresa fabrica chips para computadores.

Tudo que for de equipamentos e patentes ou inovações tecnológicas concluídas ou em andamento, será repassado para organização social ainda a ser escolhida.

Gmail sofre apagão e fica fora do ar por duas horas

 O Google enfrentou novos apaões em alguns dos seus serviços.

Foi hoje.

Desta vez, os serviços de e-mail do Gmail ficaram fora do ar durante duas horas.

Veja como foi o lançamento do Plano Nacional de Imunização contra o Vírus Chinês

 

Leia, aqui, tudo que você precisa saber sobre o Plano Nacional de Imunização contra o Vírus Chinês

O ministério da Saúde espera imunizar todos os brasileiros do grupo de maior risco para o vírus chinês até o final do 1º semestre de 2021. A vacinação da população em geral será concluída nos 12 meses seguintes. Não foi estipulado um dia para início da campanha de imunização, e nem definido qual será a vacina usada.

As informações constam no Plano Nacional de Operacionalização apresentado hoje. 

O plano, de 110 páginas, lista 13 vacinas que estão na 3ª e última fase de estudos e que podem ser aprovadas para aplicação em massa no Brasil: Sinovac (China); Instituto de Biologia de Wuhan (China); Instituto de Produtos Biológicos de Pequim (China); Novavax (EUA); CanSino (China);v Janssen (Bélgica); AstraZeneca/Oxford (Suécia e Reino Unido); Instituto Gamaleya (Rússia); Pfizer/BionTech (EUA e Alemanha); Moderna (EUA); Anhui Zhifei Longcom Biopharmaceutical (China); Bharat Biotech (Índia); e Medicago Inc. (Canadá).

CLIQUE AQUI para ler todo o plano.

Dica do editor - Se você estiver confinado em casa, veja esta tarde "Um homem comum", na Netflix. Ou veja à noite.

 Kingsley é o General, um ex-comandante sérvio da Guerra da Bósnia que os tribunais internacionais procuram por crimes contra a humanidade. Procuram mas não acham. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o filme.

IPVA 2021 do RS pode ser pago com desconto a partir de hoje

Ao lado a tabela de descontos, que poderia ser bem melhor.

O IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já pode ser pago a partir desta quarta-feira (16/12) com desconto pela antecipação. Quem optar por pagar o tributo até dia 30 de dezembro terá desconto de 3% pela antecipação e ainda vai ter o valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS) nos patamares de 2020. Na virada do ano há atualização do valor, estimada em 3,54%.

Os descontos no IPVA podem chegar ainda a até 25,05% para os proprietários de veículos que tiverem os descontos máximos de Bom Motorista (15% para três anos sem multas) e Bom Cidadão (5% para mínimo de 150 notas com CPF).

Deputada Breitenbach, 79 anos, faz tratamento doméstico contra infecção pelo vírus chinês

 A deputada estadual gaúcha Zilá Breitenbach, PSDB, 79 anos, faz tratamento em casa da infecção por coronavírus.

Artigo, Mohamed Parrini, Poder360 - O setor da saúde como motor de transformação

- O autor é CEO do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre.

Um dos mais influentes economistas clássicos da história, David Ricardo criou em 1817 a “Teoria das vantagens comparativas”, que até hoje serve de inspiração para a construção das estratégias das nações. A ideia de Ricardo era que os países deveriam buscar a escala e a especialização naquilo que possuíssem vantagens naturais ou adquiridas, criando assim um planejamento nacional de longo prazo.

Algumas das nações mais desenvolvidas utilizaram como “vantagem comparativa” a integração de seu ecossistema público e privado. Conectaram instituições filantrópicas –como Stanford, Harvard e Johns Hopkins– com empresas privadas, fundações públicas, hospitais ou centros militares. Isso gerou desenvolvimento tecnológico, social e econômico. Antes mesmo da aplicação dessa estratégia, muitos dos países eram conhecidos pela ausência de recursos ou vantagens comparativas naturais significativas.

CLIQUE AQUI para ler tudo no site Poder360 de hoje.

Bolsa abre em alta e já passa dos 116 mil pontos. Dólar também sobe.

Bolsa e dólar abriram em ligeira alta, hoje.

10h50min
Bolsa, 0,10%, 116.263 pontos
Dólar comercial, +0,47%, R$ 5,1119 para a venda

Estes são os 5 maiores PIBs do RS: Porto Alegre, Caxias, Canoas, Gravataí e Rio Grande

Caxias do Sul e Rio Grande foram os municípios gaúchos que mais ganharam em participação no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul relativo ao ano de 2018

Os dados mais recentes sobre a atividade econômica dos municípios mostram que a soma dos bens e serviços produzidos pela cidade da Serra chegou a R$ 24,68 bilhões ou 5,4% do PIB do RS – avanço de 0,24 ponto percentual na comparação com 2017, o maior ganho percentual do Estado. Com um PIB de R$ 10,85 bilhões em 2018, Rio Grande teve um avanço de 0,19 ponto percentual em relação ao ano anterior, o segundo maior do Estado.

Os dados referentes ao PIB dos Municípios de 2018 foram divulgados nesta quarta-feira (16/12) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG). O estudo foi elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também apresentou nesta manhã os dados de municípios de todo o país.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

RS tem tempo instável nesta quarta-feira. Poderá chover à tarde.

Porto Alegre, 10h26min, 25o

Esta quarta-feira é de tempo instável no RS. Haverá chuva na segunda metade do dia. O dia é abafado.

A MetSul Meteorologia informa que  o sol aparece entre nuvens, mas isso deve mudar ao longo do dia, com aumento da nebulosidade até a chegada da chuva. 

Em Porto Alegre, a manhã é de céu nublado. A temperatura mínima foi de 20°C e a máxima chegará aos 30°C.

Este é o cenário da retomada econômica do Brasil, segundo Mário Mesquita, Itaú Unibanco. Entrevista é do jornal Valor.

 

Eduardo Leite falará com a imprensa, esta manhã, sobre projetos que visam equilíbrio fiscal no Estado

O governador Eduardo Leite atenderá a imprensa daqui a pouco, tudo para falar sobre o andamento dos projetos relacionados ao equilíbrio fiscal do Estado na Assembleia Legislativa, em especial o PL 246 (CLIQUE AQUI para conhecer).

A coletiva será realizada imediatamente após a reunião do governador e dos secretários com deputados estaduais sobre esse tema, que ocorre neste momento. O número de jornalistas que poderá acompanhar a coletiva virtual é ilimitado, porém apenas um de cada veículo poderá se inscrever para perguntar.

CLIQUE AQUI para examinar o pacote de projetos enviados pelo governo e que poderão ser votados amanhã. 

Bolsa já acumula alta de 6,66% e acaba de zerar as perdas ocorridas durante a pandemia

 A Bolsa de Valores fechou em alta nesta terça-feira e zerou as perdas do ano de pandemia do novo coronavírus.

No dia 23 de março, pior momento da crise, as perdas acumuladas chegaram a 45,03%. Com alta de 1,34%, a 116.148 pontos, o Ibovespa agora acumula ganho de 0,43% em 2020. Veja mais cotações.

Na segunda-feira, a Bolsa fechou em queda de 045%, a 114.611 pontos. Na máxima da sessão, porém, chegou a 115.740 pontos, zerando provisoriamente as perdas. Na parcial do mês, o Ibovespa acumula alta de 6,66%

CNC projeta aumento real de 3,4% nas vendas do varejo, neste Natal. Cálculo é sobre o Natal de 2019.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) revisou a expectativa de aumento de vendas no Natal de 2020 de 2,2% para 3,4%. Caso essa projeção ocorra, o setor terá o maior avanço real das vendas natalinas desde 2017 (3,9%). 

Esta é maior data comemorativa do varejo brasileiro e deve movimentar R$ 38,1 bilhões neste ano.

O comércio eletrônico deve ser o responsável pelo aumento previsto para as vendas de fim de ano. A CNC projeta um crescimento real de 64% das vendas através de varejo eletrônico voltadas para o Natal de 2020 frente ao mesmo período de 2019.De acordo com a Receita Federal do Brasil, as vendas no varejo virtual avançaram 45% no período de março a setembro de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o número de pedidos aumentou 110% no mesmo período.

CLIQUE AQUI para examinar a análise da CNC.


Melo quebrou uma velha escrita ao se eleger prefeito de Porto Alegre

 Sebastião Melo quebrou a escrita de que somente ex-deputados federais elegiam-se prefeitos de Porto Alegre.

Pelo menos desde a redemocratização.

Ele nunca foi deputado federal.

Hassem, Bolzan, Marchezan, Onyx, Heinze e Sartori, já se fardam para disputar a sucessão de Eduardo Leite

 PT, PDT, PSDB, DEM, PP e MDB já se fardam para as eleições para governador em 2022.

PT - Maneco Hassem, atual presidente da Famurs, prefeito de Taquari.
PDT - Romildo Bolzan, presidente do Grêmio, ex-prefeito de Osório.
PSDB - Marchezan Júnior, prefeito de Porto Alegre
DEM - Ministro Onyx Lorenzoni
PP - Luiz Carlos Heinze, senador
MDB - José Ivo Sartori, ex-governador

Tem mais gente na disputa.

O governador Eduardo Leite já disse e repetiu que não disputará novamente o Piratini. Desde a redemocratização, todos os governadores que tentaram a reeleição, perderam a disputa.

Bolsonaro e Pazuello lançam, hoje, o Plano Nacional de Vacinação contra o Vírus Chinês

 O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentam nesta quarta-feira o "Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação" contra o novo coronavírus.

O evento foi agendado para o Palácio do Planalto.

Europa começará vacinação em massa na semana que vem

 A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu que as primeiras vacinas contra ao vírus chinês serão autorizadas em uma semana.

Ela disse também que as vacinas passarão a ser aplicadas “no mesmo dia”.

São 27 Países.

Reino Unido, EUA, Rússia e Canadá já começaram a vacinação. Todos usam vacinas da Pfizer, menos a Rússia, que aplica sua própria vacina, a Sputnik 5.

Prefeitura manda Santa Casa, Clínicas e GHC reativarem leitos de UTI

A Prefeitura de Porto Alegre reativou 31 leitos para ampliar o atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para vírus chinês e outros dez de retaguarda em quatro hospitais da Capital.

- Santa Casa de Misericórdia ampliou de 54 para 63 leitos no Pavilhão Pereira Filho
- Hospital de Clínicas de Porto Alegre ampliou de 74 para 86
- Grupo Hospitalar Conceição ampliou de 29 para 39 leitos no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Também foram reabertos dez leitos de retaguarda no Hospital Cristo Redentor.

Nesta quarta-feira, 15, Porto Alegre contabiliza 808 leitos operacionais em 17 hospitais, com lotação de 86,51% para todos os tipos de doentes (318 estão com vírus chinês).

Taxa de ocupação de leitos de UTIs cai de 89.-1% para 86,51% em Porto Alegre

 Despencou de 89,01% para 86,51% a taxa de ocupação de leitos de UTIs no sistema hospitalar de Porto Alegre, conforme dados desta manhã da secretaria municipal da Saúde (examine tabela no link abaixo).

As taxas de internações não sofrem alteração há mais de dois meses, girando sempre em torno dos topos de 90% ou 85%.

Dos 808 leitos disponíveis, 7 a mais do que na segunda-feira, 318 estão ocupados por pacientes infectados pelo vírus chinês

O número de internados em leitos de UTIs e que estão infectados, subiu um pouco: são mais 3 pacientes em relação ao dia anterior.

Porto Alegre acumula 69.536 casos de infectados ao longo de nove meses, além de 1.707 mortos. 55.372 resultaram curados. O número total de testagens acumuladas é de 270 mil sobre população de 1,4 milhão. São realizados 1.600 testes por dia.

CLIQUE AQUI para examinar as tabelas.

Senado aprova Plano Mansueto. Plano abre caminho para renegociação da dívida de R$ 50 bi do RS com a União.

 A Senado aprovou nesta terça-feira, por 55 votos a 1, o Projeto de Lei Complementar 101/20, que reestrutura o financiamento de dívidas dos Estados com a União. O texto, também conhecido como “Plano Mansueto” agora vai à sanção presidencial. O estoque das dívidas está estimado em R$ 630 bilhões.

O RS é tremendamente beneficiado pela nova lei.

Com a proposta, prefeitos e governadores podem ampliar empréstimos, desde que cumpram algumas das contrapartidas previstas, como redução de incentivos fiscais, realização de privatizações e criação de regime de previdência complementar. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Governador afastado Wilson Witzel é acusado por corrupção pelo MPF do Rio. Pastor Everaldo e outros 10 também foram denunciados.

O  MPF (Ministério Público Federal) denunciou, ontem, o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC); o presidente do partido, Pastor Everaldo; o ex-secretário de Saúde do Rio Edmar Santos; além de empresários e advogados. Eles são investigados pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro por meio de organização criminosa. Segundo o MPF, houve pagamento de vantagens indevidas no valor de R$ 53,37 milhões a empresários com a intenção de obter facilidades no pagamento de valores inscritos em restos a pagar devidos pela Secretaria de Saúde à organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. Os pagamentos teriam ocorrido de 8 de julho de 2019 a 27 de março de 2020.

A denúncia foi entregue ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e está ligada às investigações da operação Kickback. O MPF também pediu a perda de função pública para Witzel e indenização por danos morais de, no mínimo, R$ 106,7 milhões, valor estimado no dobro do que teria sido desviado e lavado pelos denunciados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/