Artigo, Mohamed Parrini, Poder360 - O setor da saúde como motor de transformação

- O autor é CEO do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre.

Um dos mais influentes economistas clássicos da história, David Ricardo criou em 1817 a “Teoria das vantagens comparativas”, que até hoje serve de inspiração para a construção das estratégias das nações. A ideia de Ricardo era que os países deveriam buscar a escala e a especialização naquilo que possuíssem vantagens naturais ou adquiridas, criando assim um planejamento nacional de longo prazo.

Algumas das nações mais desenvolvidas utilizaram como “vantagem comparativa” a integração de seu ecossistema público e privado. Conectaram instituições filantrópicas –como Stanford, Harvard e Johns Hopkins– com empresas privadas, fundações públicas, hospitais ou centros militares. Isso gerou desenvolvimento tecnológico, social e econômico. Antes mesmo da aplicação dessa estratégia, muitos dos países eram conhecidos pela ausência de recursos ou vantagens comparativas naturais significativas.

CLIQUE AQUI para ler tudo no site Poder360 de hoje.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/