RS corre risco de apagão, alerta ONS

 O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) alertou que 11 Estados estão com riscos de sobrecarga na rede elétrica. 

São previstos apagões.

O motivo apresentado pelo órgão é a produção de energia por painéis solares em casas e comércios.

O RS é um deles.

Ao vivo, agora, Oeste sem Filtro, com Augusto Nunes, Navarro e Henkel

Oposição mira os gastos perdulários de Janja, por Paulo Moura

Paulo Moura é cientista político.

Dica do editor - Fará bem a Assembleia do RS se aprovar Comissão Permanente do Meio Ambiente

 Foi bem o deputado estadual Miguel Rosseto, que propôs a criação de outra Comissão Permanente na Assembleia Legislativa, no caso a Comissão do Meio Ambiente.

A Mesa Diretora da Casa decidirá, amanhã, se a proposta deve ser levada adiante ou não. Caso opte por projeto de resolução, o caso irá par o plenário.

O PT, Partido de Rosseto, não tem força parlamentar para aprovara nada, mas a proposta é boa e tem tudo a ver com o despreparo da gauchada com as mudanças de humores do meio ambiente, que são históricas e nunca foram atacadas como deveriam.

Trump repele ativismo judicial que o impede de auditar contas da USAID

Este material é da Folha Política.

Gustavo Gayer explica por que a imprensa brasileira esconde o escândalo da USAID

Dica do editor - Salgado Filho já reinstalou seu ILS CAT II e garante voos com qualquer tempo

O sistema de pouso por instrumentos de Categoria II (ILS CAT II) foi reativado no Aeroporto Salgado Filho, trazendo mais segurança e confiabilidade para as operações durante neblina intensa. Essa tecnologia é fundamental para garantir os voos em caso de mau tempo. O ILS CAT II permite que os pilotos realizem pousos com visibilidade mínima de 400 metros e um teto mínimo de 100 pés, proporcionando mais segurança em condições adversas. O sistema havia sido danificado pela enchente e, desde então, passou por reparos e reativação. No final de janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), realizou testes com aeronaves especializadas para validar a reinstalação do equipamento.

Inicialmente, a Fraport, concessionária do aeroporto, havia informado que a reativação do ILS só ocorreria entre março e abril de 2025, antes da temporada de neblina.

Ao vivo, agora, Câmara de Porto Alegre vota projeto que pune invasores urbanos

O projeto é assinado pelas vereadores Comandante Nádia, Fernanda Barth e Jessé Sangali. Acompanhe o debate e a votação.

Opinião do editor - Sobretaxas de Trump afetarão forte a balança comercial do Brasil

Os EUA são os maiores importadores de aço, ferro e alumínio do Brasil. Ano passado, foram US$ 6,3 bilhões. Ano passado, os EUA importaram US$ 41 bilhões de produtos diversos do Brasil

A imposição de tarifas suplementares muito altas (25% no caso do aço) sobre as importações de aço, ferro e alumínio brasileiros por parte dos Estado Unidos, trará pelo menos três consequências internas

BALANÇA COMERCIAL
Os EUA estão na lista dos maiores importadores dos três insumos e com a sobretaxa os exportadores brasileiros perderão muito dinheiro, afetando, além disto, a balança comercial de modo desastroso, o que, por sua vez, afetará negativamente a economia como um todo. Um mau negócio para o atual governo lulopetista.

MERCADO INTERNO
Os exportadores não terão como compensar rapidamente suas vendas, ainda que 1) busquem fazer com que os americanos promovam alguma exceção, como aconteceu em 2018, porque o governo Trump é inimigo do governo Lula. 2) busquem elevar as vendas no mercado interno, já que superofertas costumam derrubar os preços, o que favoreceria muito toda a cadeia de produção de máquinas e equipamentos.

O caso da Gerdau é bastante diferente, porque o grupo gaúcho possui usinas de aço em operação nos EUA.

A ver.

Falatório, por Cláudio Spritzer - Lula dá show .... de sincericídio

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Passageiro fora do horário invade pista, promove quegra-quebra e bate no funcionário da Voepass. Foi ontem, em Pelotas.

A Polícia Civil do já investiga o caso do passageiro que causou tumulto no Aeroporto de Pelotas, RS, ao perder um voo com destino a Florianópolis, em Santa Catarina.

As fotos ao lado são do G1.

Foi no domingo.

O crime envolveu agressão a um funcionário do terminal, além de atos de vandalismo. O homem, que estava acompanhado da esposa e dos filhos, fugiu do local após o episódio.

De acordo com a assessoria de comunicação do aeroporto, o passageiro chegou ao terminal após o horário limite de embarque e, ao ser impedido de acessar a aeronave da Voepass Linhas Aéreas, reagiu com violência. Ele desferiu um soco contra um dos funcionários, invadiu a sala da equipe através da área de balanças e quebrou janelas, além da porta de acesso ao terminal.



Artigo, Percival Puggina - Grave delito de assédio às mentes infantis!

- O autor é publisher do Blog do Puggina.

 Leio que alguns estados da federação, começando por Santa Catarina, estão debatendo leis para impedir que professores utilizem músicas ou vídeo clips que façam apologia ao crime, ao uso de drogas ou que contenham conteúdo sexual e erótico nas escolas públicas e privadas do estado. No caso catarinense, a lei já está em vigor e incide sobre educandários públicos e privados, com tratamentos diferentes. Na rede pública, envolve processo administrativo; na rede privada, advertência e multa. Só o ensino superior fica fora das referidas restrições.

Ou uma patologia afetou a pedagogia ou pedagogos enfermos buscaram as salas de aula.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Governo gaúcho agendará nova data para reinício das aulas das suas escolas públicas

 A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) recorreu da decisão liminar que suspendeu o início do ano letivo na Rede Estadual de ensino e aguarda a decisão da Justiça. Ao longo da segunda-feira, será informada a nova data.

A suspensão foi tomada por  decisão monocrática da desemgbargadora Fátima Cerveira, atendendo ação movida pelo Cpers, que alegou calor extremo no RS.

O governo diz que a temperatura não é muito diferente dos registros de anos anteriores, que o calor extremo não é generalizado, que 30% das escolas possuem ar condicionado e que 41% dos alunos são de famílias em situação de vulnerabilidade. 

700 mil alunos ficaram sem aula. 

Agora, ao vivo, +Brasil analisa os primeiros 30 dias de Donald Trump na Casa Branca

Recomendado - Neste calorão, vá curtir seu chopão, hoje, no Bier Markt, Porto Alegre. E use o Whats para seu próximo happy hour.

Encomende sua reserva por WhatsApp
happy hour, aniversário, casamento,
formatura e eventos em geral.

Bier Markt foi 1o lugar de Veja na sua categoria,
tudo durante
os anos nos quais a revista fez suas avaliações.

ABRE HOJE, SEGUNDA-FEIRA.

Whats

993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487/ Bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre - RS 

Dica do editor - Veja, hoje, o documentário "Spielberg", o diretor de ET e Tubarão. Você pode ver no Prime.

 CLIQUE AQUI para conhecer uma das críticas ao documentário.

Opinião do editor - Silêncio da mídia sobre a presença da missão da CIDH é silêncio de cumplicidade com o autoritarismo do STF

A mídia de um modo geral, mas não apenas a mídia tradicional alinhada com o Eixo do Mal, ignora solenemente a presença no Brasil de missão especial enviada ao Brasil pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

É este o baixo nível da imprensa brasileira nos dias que correm.

Trata-se de autocensura cúmplice, explícita,, que é pior do que a censura imposta à liberdade de expressão, com ênfase para a liberdade de imprensa, aplicada com rigor fascio-comunista pelos ministros do STF.

O editor vem conversando e entrevistando advogados que falarão hoje, amanhã e depois. E tem publicado tudo que ouve. Vale a pena acompanhar este blog.

Entrevista, Luiz Felipe Pereira da Cunha - Esta tardinha, na CIDH, vou defender meus clientes e a liberdade de expressão no Brasil

- O advogado Luiz Felipe Vieira da Cunha advoga no STF em favor de presos políticos.

O senhor é um dos advogados, políticos, jornalistas e personalidades que serão ouvidos pela Relatoria Especial para Liberdade de Expressão, no contexto da Missão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, qwue estará hoje, amanhã e depois no Brasil.
Sim, está confirmado meu pedido de audiência, no qual eles disponibilizaram 5 minutos para eu falar sobre os casos de violação à Liberdade de Expressão em nosso País.

O senhor tem casos concretos ?
Com certeza, mas vou aproveitar meu tempo e também falar a respeito do Caso da Dona Adalgiza, idosa, 65 anos, depressiva e pensamentos de suicidio, que se encontra presa atualmente no Presídio Feminino do Distrito Federal (Colmeia) E também falar do caso do Seu Epaminondas, que foi alvejado covardemente com tiros de bala de borracha no dia 08.01.2023 e perdeu um olho  (Foto ao lado do preso político Epaminondas). 

Quanto tempo o senhor terá para falar ?
Será presencial, e eu terei 5 minutos, mas deixarei farta documentação.

O ministro A. de Moraes será ouvido ?
Duvido. Não acredito que o Ministro Alexandre de Moraes falará.Aguardemos, pois é o principal responsável por tais violações a Liberdade de Expressão como também por crimes humanitários

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Este é o convite-padrão que a CIDH manda para ouvir denúncias sobre ataques à liberdade de expressão no Brasil

O advogado Luiz Felipe Felipe foi um dos convidados pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos para falar com a missão que chegou hoje, domingo, ao Brasil.

O convite ao lado é padrão.

O editor falou ontem a tarde com o advogado, que defende duas presas políticas.

Luiz Felipe é de Brasília.

O convite deixa claro que Luiz Felipe terá 5 minutos para expor seus casos, mas poderá emplacar documentação.

O que o editor percebeu no texto ao lado é que a CIDH da OEA veio ao Brasil para investigar casos relacionados com a liberdade de expressão.

O editor não conseguiu mais informações a respeito da agenda e do cronograma da visita, mas sabe que os ministros do STF, com ênfase para A. de Moraes, estão muito inquietos e desconfortáveis com o desembarque da missão da OEA, porque ela terá consequências internacionais.

O novo governo americano de Donald Trump manifestou especial interesse na investigação, que foi aberta a pedido de setores da sociedade civil organizada e da oposição brasileira.

Os recuos de Moraes antes da chegada da missão da OEA, por Felipe Moura Brasil

Este material é do blog O Antagonista.

Mercado financeiro aumenta pela 17a. vez sua projeção sobre inflação de 2025

Os analistas do mercado financeiro consultados pelo Boletim Focus, que saiu hoje, aumentaram a estimativa da inflação para 5,58%. Na semana anterior, o valor era de 5,51%. Esta é a 17ª semana de aumento na projeção. 

O mercado mede a inflação pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

PIB - Os agentes do mercado reduziram a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) para 2,03% ante 2,06% na semana anterior.

CLIQUE AQUI para examinar todos os principais dados do Focus.

Bolsa abre o dia em alta. O dólar cai.

 A Bolsa abriu a semana em alta.

O dólar cai.

10h26min

Bolsa, +0,72%, 125.523 para venda
Dólar, -0,31%, R$ 5,7752 para venda

Veja diz que Alexandre de Moraes poderá ser preso se pisar em solo dos Estados Unidos

Musk prevê a prisão de Moraes (CLIQUE AQUI para ler reportagem do Terra).

A revista Veja de hoje diz que o ministro Alexandre de Moraes foi aconselhado a não viajar para os Estados Unidos, pelo menos enquanto Trump for presidente.

O material está na coluna Radar (leia no link a seguir).

O colunista usa termos pesados para classificar a possível ação de Trump ou Musk junto a algum juiz federal americano.

Lula teria sido avisado e avisou Moraes.

“Qualquer juiz federal pode mandar prendê-lo, se pisar lá. Eles querem se vingar do Alexandre”, diz um auxiliar de Lula, citado por Veja e não identificado.

Advogado quer que relator da CIDH visite Daniel Silveira na prisão

Este material é da Folha Política.

Começará, amanhã, o Encontro Nacional de Prefeitos. O evento sairá em Brasília.

CLIQUE AQUI para examinar a programação completa.

Começará nesta terça-feira e irá até quinta-feira, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Reunirá gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.

Dentre as mais de 170 atividades simultâneas figuram informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.Também serão abordados o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.

Dica do editor - Saiba por que é importante prestar atenção à saúde escolar neste início de ano letivo

A repórter Paula Laboissière, da Agência Brasil, disponibiliza a entrevista a seguir, tudo com o objetivo de demonstrasr que com retorno das aulas em escolas de boa parte do país, a saúde ocular dos alunos entra em foco no começo do ano. Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revelam que cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão. Dentre as alterações visuais mais comuns nessa faixa etária estão miopia, hipermetropia e astigmatismo. Quem fala é o oftalmologista Álvaro Dantas. Ele alerta que problemas no aprendizado ou desinteresse em determinadas atividades escolares podem ser sinais de complicações oculares.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Donald Trump imporá taxação de 25% sobre importações de aço e de alumínio. Brasil será duramente atingido.

O gráfico ao lado é do site Poder360 de hoje.

O presidente Donald Trump anunciará, hoje, que imporá tarifa de 25% sobre os preços do aço e do alumínio que os Estados Unidos importarem.

A taxação afetará duramente o Brasil.

Os EUA são o maior destino de ferro e aço do Brasil. Ficam na segunda posição quando se trata de alumínio. 

O Brasil exportou US$ 15,6 bilhões em ferro, aço e alumínio em 2024. Do total, 40,8% foram para os Estados Unidos.

As exportações quase dobraram durante os governos Biden e Lula.

Em 2018, quando foi presidente, Trump adotou taxações semelhantes, mas acabou abrindo exceções para alguns Países, entre os quais o Brasil.

Este ano, no entanto, não se espera que se repita movimento de exceção que beneficie o Brasil.


Calor extremo abre semana de alto risco para a vida humana no RS, diz MetSul. Veja o boletim de hoje.

 Este material é da MetSul.

Governo gaúcho recorre da suspensão do início do ano escolar. 700 mil alunos estão sem aulas.

O governo alega que 42% dos estudantes encontram-se em situação de vulnerabilidade social, "sendo a escola um espaço de acolhimento e segurança, onde os pais confiam no aprendizado de seus filhos enquanto trabalham".

O governo estadual gaúcho decidiu recorrer contra a liminar tomada em decisão monocrática pela desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, que decidiu suspender o início das aulas nas 2.320 escolas estaduais, deixando sem aula o total de 700 mil alunos.

A magistrada aceitou argumento do sindicato dos professors, o Cpers, controlado politicamente por representantes do PT, Psol e PCdoB, segundo o qual está muito quente. Foi fixada arbitrariamente a data do dia 17 para a retomada das aulas.


Sine do RS oferecem 12,3 mil vagas a partir de hoje, 2,7 mil das quais em Porto Alegre

A partir desta segunda-feira, as agências FGTAS/Sine do Rio Grande do Sul disponibilizam 12.285 oportunidades de emprego. 

Desse total 11.021 são permanentes, 1.196 temporárias, 34 para Jovem Aprendiz e 34 para estágio.

A maior parte dos empregos oferecidos é para o setor industrial.

Porto Alegre -  O Sine Municipal disponibiliza 2.675 vagas de emprego, sendo 92 para Pessoa com Deficiência (PcD). O atendimento presencial ocorre em cinco locais, de segunda a sexta-feira (CLIQUE AQUI para verificar os endereços).

Equador terá segundo turno no dia 13 de abril

O Equador terá segundo turno e disputarão o atual presidente Daniel Noboa (Ação Democrática Nacional, centro-direita) e por Luisa González (Revolução Cidadã, esquerda). 

Com 91% das urnas apuradas no Equador, dados do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) indicam que Noboa tem 44,34% dos votos válidos, enquanto González angariou 43,87% nas eleições de ontem.

Outros 14 candidatos concorreram, mas não obtiveram votos suficientes. 

O 2º turno será disputado no dia 13 de abril.

Hoje, segunda-feira, ao vivo, até as 9h, "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt

 A partir das 9h, tem "+Brasil Mundo", com Glauco Fonseca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/