Perdigão diz ter reiniciado negociações com Sadia

A Perdigão anunciou na noite desta sexta-feira que foram reiniciadas as discussões com a Sadia para "verificar a viabilidade de uma associação entre ambas as companhias".

. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Perdigão acrescenta que o anúncio das negociações com sua atual concorrente não implica na assinatura de nenhum acordo.

. O fato de muitos dos principais acionistas da Perdigão, como os fundos de pensão brasileiros, também possuírem bom número de papéis da Sadia seria um determinante para as negociações entre as empresas, segundo especialistas.

Juíza processa quadrilha petista que tentou matar oposicionistas no RS

O ex-vereador João Valdir Godoy, do PMDB, que junto com o jornalista e secretário Geral do PSDB, Mauri Martinelli, foram tocaiados por um pistoleiro contratado por líderes do PT de Estância Velha (Martinelli levou 5 tiros), conta tudo o que sabe na entrevista que você poderá ler aqui: http://www.odiario.net/?area=1&noticia=2017

. Os dois políticos da oposição denunciaram atos de corrupção na prefeitura do PT. Até este momento, 10 líderes locais petistas ou vinculados à administração do PT, foram denunciados por corrupção.

. A juíza de Ivoti, RS, para onde foi o inquérito policial e a denúncia do promotor, nesta quinta-feira, transformou os quatro acusados principais em réus, abrindo o processo que poderá levar todo mundo para a cadeia. Um dos acusados é a cafetina que intermediou os contatos entre os líderes petistas e o pistoleiro.

- O chamado Caso Martinelli só foi adiante depois que o editor e o jornalista Vitor Vieira, com o apoio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, abriram a boca. A mídia tradicional esquivou-se e se esquiva diante do assunto.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o assunto. O material é do site www.videversus.com.br desta sexta-feira.

Zonas de reconversão receberão investimentos pesados para cana e álcool

Só para atender a demanda da nova planta de plástico verde da Braskem, o Rio Grande do Sul terá que ampliar dos atuais 2.095 hectares para 67.500 hectares a sua área de plantação de cana-de-açúcar, elevando a produção de 120 mil toneladas para 32,6 milhões de toneladas.
Ao mesmo tempo, as novas usinas terão que multiplicar por 45 a atual produção de 5,4 milhões de litros. O grupo Norobios já está no noroeste gaúcho, investindo pesadamente.


. Até a chegada do novo mapeamento agroecológico, beneficiando o RS, a cana de açúcar estava praticamente proibida no RS. Dos atuais 20 produtores brasileiros, o RS é o penúltimo colocado.

. O RS importa 99% de tudo que consome de álcool, inclusive para abastecer sua enorme frota de carros flex power.

. O cenário que se abre é de oportunidade, urgência e ganhos para o RS:

1) O caso ficará dramático dentro de dois anos, quando começará a operar a planta industrial de plástico verde da Braskem (início de 2011), que precisará de 450 milhões de litros para produzir 200 milhões de toneladas anuais de polipropileno. Este insumo virá todo de fora, de navio, até o terminal do Pólo Petroquímico de Triunfo.

2) O plantio de cana de açúcar não concorrerá com os grãos que garantem a agricultura estadual, como soja, milho, trigo e arroz. A cana irá para zonas, a região noroeste do RS (Missões e Fronteira Oeste) que há muito tempo precisam de reconversão agrícola, como São Luiz Gonzaga, onde já avançam os canaviais.

3) Os investimentos precisam ocorrer muito rapidamente, porque os canaviais começam a produzir 18 meses depois de plantados.

- A Braskem, ao investir R$ 450 milhões em Triunfo, não objetivou conquistar apenas a pole posicion na produção de plástico verde no mundo. É que o produto tem demanda certa. A nova planta teria compradores para o triplo do que fabricará. Além disto, o plástico verde garante-se um prêmio de 30% no mercado internacional. O plantio da cana de açúcar e a produção do álcool é do interesse da Braskem, porque o custo do frete consumirá 50% do valor terá que pagar por cada litro que comprará em São Paulo.
* Esta nota foi construída com dados alcançados pela Braskem, Emater, Agência de Desenvolvimento de São Borja, Enerbio, Unicamp e o diretor da Brasoja, Antonio Sartori, mais consultas aos anuários AgroBrasil, Anuário Brasileiro de Cana e Anuário Brasileiro de Agroenergia, todos do grupo Gazeta, Santa Cruz do Sul, RS.

Cana-de-açúcar gaúcha poderá suprir álcool para o RS e Argentina

Em outubro a Agência de Desenvolvimento de São Borja e o BrasilAgro programaram um grande evento sobre bioenergia em São Borja, o Enerbio do Mercosul.

. Neste final de semana, o pessoal da BrasilAgro esteve em São Borja.

- Ronaldo Knack, da BrasilAgro, disse ao editor que os menores custos logísticos acelerarão a produção de cana e álcool no RS, tornando-o supridor da demanda argentina, paraguaia e uruguaia. A Argentinas adicionará 10% de álcool à sua gasolinas, a partir do ano que vem. O País não produz cana e nem álcool.
E-mail:
vereadorjosefrancisco@hotmail.com

Saiba mais sobre os mega-terminais de regaseificação do RS

Quem conversou com o ministro Edson Lobão e seu sub, em Porto Alegre, ficou sabendo duas notícias que esta página passou em primeira mão (as duas notícias foram dadas aqui em primeiríssima mão):

1) O terminal, a usina de regaseificação e a usina de produção de energia de Rio Grande da Gás Energy estão no ponto de no return.

2) AES e Petrobrás plantarão outro terminal e usina de regaseificação iguais, mas em Tramandaí, trazendo o gás para Montenegro, onde juntarão as atuais usinas de energia de Uruguaiana e de Canoas.

. São dois mega investimentos. O empreendimento da AES e Petrobrás ainda não foi anunciado e nem confirmado publicamente.

. É isto.

Governo bate o martelo: Zanella será o novo presidente do IPE

Irá na semana que vem para a Assembléia o nome de Eloy Zanella para a presidência do IPE. Zanella, PP, é ex-prefeito de Erexim. O governo bateu o martelo nesta quinta-feira.

David Randoné o novo presidente do grupo Randon

A Randon confirmou nesta sexta-feira que o filho de Raul Randon, o fundaror, David Randon, é o novo presidente do grupo de Caxias do Sul.

. O grupo faturou R$ 4,5 bilhões no ano passado.

Taxa de desemprego aumenta. País já tem 2 milhões de desempregados

Pulou de 8,5% para 9% a taxa de desemprego brasileira. O cálculo é feito em cima da população economicamente ativa. É o terceiro mês de crescimento do desemprego.

. Já são 2 milhões de pessoas desempregadas.

. Os cálculos sobre o desemprego são do IBGE e referem-se a março.

. A atual taxa é a maior desde setembro de 2007.

- O governo federal, que esnobou a crise mundial sob a alegação de que se tratava de uma marolinha, não está conseguindo conter a recessão com suas medidas tópicas. Até este momento o governo não foi capaz de desenhar e implementar um programa anticíclico capaz de estancar a hemorragia e melhorar o desempenho.

Uruguaiana vai perder a megausina a gás da AES

Depois de quatro horas de interminável espera para conversar com a ministra Dilma Roussef (o deputado teve que tolerar exposições intermináveis sobre o PAC, na Caixa Federal), o deputado Frederico Antunes, só conseguiu falar com ela na saidinha. Há vários meses o deputado do PP, ex-presidente da Assembléia, vem sendo empurrado de um lado para outro no caso da mega-usina a gás de Uruguaiana. Ela está fechada há quase um ano, porque os argentinos não fornecem o gás que a capacitaria a produzir 450 MW.

. A Argentina está disposta a fornecer gás em troca de toda a energia produzida em Uruguaiana, mas tudo depende da concordância do governo Lula.

. Na rápida conversa que teve com a ministra Dilma Roussef, o deputado Frederico Antunes saiu convencido de que o governo Lula não quer resolver o problema de Uruguaiana. Ficou claro que a opção de Dilma Roussef é desmontar a usina e traze-la para Montenegro (Termosul), usando o gás regaseificado que virá por gasoduto de Tramandaí (AES- Petrobrás) ou Rio Grande (Gás Energy

Uruguaiana vai parar no dia 29

O prefeito Sanchotene Felice e o deputado Frederico Antunes querem parar até a ponte internacional em Uruguaiana.

. O ato foi marcado para o dia 29.

- Em Uruguaiana ninguém mais acredita que o governo Lula vá resolver o problema da megausina a gás da AES sem que o povo vá para o meio da rua.

Henrique Fontana, o protetor de Dilma

A ministra Dilma Roussef não precisou de segurança durante sua estada em Porto Alegre.

. É que o líder do governo, o deputado Henrique Fontana, do PT, tratou do assunto pessoalmente.

Genro e Ruas em maus lençóis: sumiram pedido, inquérito, provas.

O inquérito que a Polícia Federal abriria há dois meses a pedido do Ministério Público Eleitoral para investigar as denúncias feitas pela deputada Luciana Genro e pelo vereador Pedro Ruas nunca saiu.

. Genro e Ruas denunciaram a existência de um pavoroso esquema de caixa 2 na campanha de Yeda Crusius, mas nunca provaram nada e também os locais que indicaram como locais de provas não existiam.

- O anúncio do inquérito e o pedido não passaram de factóides comprados pela mídia como verdades do dia. Os compradores das falsas notícias nunca procuraram saber como andam o pedido e o inquérito.

Dead line para alianças no RS será em outubro

Será em outubro o dead line para a definição dos Partidos que não terão candidatura própria no RS.

. É quando ocorrerão as pesquisas eleitorais que ditarão o cenário, exatamente a um ano do pleito de 2010.

SPC responde 50 milhões de consultas por mês

Entrevista:
Ricardo Guimarães, diretor Executivo CDL Porto Alegre.
SPC responde 50 milhões de consultas por mês.

Que novidade é esta que faz a CDL de Porto Alegre na sua área de atividade ?
Nossa idéia é potencializar as áreas institucional e de negócios.

A consultora gaúcha Grow Up está tocando o novo planejamento estratégico da CDL ?
Sim. Estamos revisando nosso planejamento estratégico. Neste momento buscamos refinar a sinergia entreas duas áreas.

Quais são os grandes guarda-chuvas de vocês ?
CDL e SPC. A CDL incorporou o SPC em 1999. Atendemos todo o RS. São 230 cidades.

As consultas podem ser feitas em Porto Alegre, atingindo todo o Brasil ?
Sim, todo o Brasil, através do Renic. São 50 milhões de consultas por mês. Nosso cadastro é de 100 milhões de CPFs.

É uma senhora base de dados.
Ninguém tem uma base de dados igual a esta no Brasil.

Onde foi criado o SPC ?
Nasceu em Porto Alegre e hoje está em 1.400 municípios do Brasil.
E-mail:
ricardo.guimaraes@cdlpoa.com.br Site: www.cdlpoa.com.br

Oi e TIM ganham com a portabilidade

Dados da Anatel mostram que a OI e a TIM foram às operadoras que mais ganharam com a portabilidade. Março foi o primeiro mês em que a migração numérica já estava implantada em todo o país. As duas ganharam mercado, enquanto a Vivo e a Claro perderam.

. Nos três primeiros meses de 2009, a Vivo caiu de 29,80% de participação para 29,70% (-0,10%) e a Claro, que há quase dois anos ganhava mês a mês participação, caiu de 25,84% para 25,76% (-0,08%). Na outra ponta, a Oi + BrT passou de 20,54% para 20,67% (+0,13%) e a TIM, que há mais de um ano perdia mercado, cresceu de 23,45% para 23,50% (+0,05%).

. Estima-se que entre março e abril mais de 1 milhão de assinantes já tenham solicitado a migração.

CLIQUE na imagem acima para ver os quadros que apresentam a situação de cada empresa e de cada tecnologia no mercado de telefonia móvel no Brasil.

Petrobras bate recorde de produção de óleo em março


Clipping / Jornal O Estado de S.Paulo / 24 de abril de 2009

A Petrobras produziu no Brasil uma média de 1,992 milhão de barris de petróleo por dia em março, o que representa um recorde mensal da companhia e equivale a um crescimento de 2,7% em relação ao mês anterior. Em nota divulgada nesta sexta-feira, a estatal petrolífera disse que o bom desempenho do mês passado foi fruto da entrada de novos poços nas plataformas FPSO Cidade de Niterói e P-53, ambas em Marlim Leste, e P-54, em Roncador, que contribuíram para o aumento de 52 mil barris por dia na produção nacional de petróleo.

. Já a produção de gás no Brasil cresceu 5,2% em março, para 51,4 milhões de metros cúbicos (m³) por dia. Segundo a empresa, a maior produção reflete as flutuações do mercado. Incluindo os negócios no exterior, a produção de petróleo e gás da Petrobras cresceu 2,54% em março ante fevereiro, atingindo 2,538 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

. As atividades internacionais, porém, não tiveram bom desempenho: a produção de petróleo caiu 1,25%, para 126,2 mil barris por dia, e a de gás teve queda de 2,83%, para 16,378 milhões de metros cúbicos por dia no período.

Bovespa em alta de 2,13%; dólar é vendido a R$ 2,198

A sexta-feira é de nova alta na Bovespa, no terceiro pregão consecutivo de valorização. Às 13h43, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 2,13%, a 46.775 pontos.

. Já o dólar comercial opera com desvalorização. Por volta das 13h43, a moeda norte-americana caía 0,94%, vendida a R$ 2,198.

IBGE: Desemprego sobe para 9%

A taxa de desemprego medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subiu para 9% em março, mas a pesquisa indica estabilidade no mercado de trabalho. No mesmo mês de 2008, o desemprego ficou em 8,6%. Em fevereiro deste ano, o índice foi de 8,5%.

. A taxa é a maior desde agosto de 2007, mas está próxima do índice de março do ano passado (8,6%), que foi o menor para o mês na série histórica do IBGE. Nos sete anos anteriores, o desemprego em março alcançou dois dígitos.

. O IBGE verificou uma alta de 7,3% no contingente de pessoas à procura de emprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2008, a população desocupada subiu 6,3%. A população ocupada se manteve estável na comparação mensal e na anual.

. Em março, o rendimento médio real habitualmente recebido pelos trabalhadores (R$ 1.321,40)permaneceu praticamente estável em relação a fevereiro de 2009 (R$ 1.323,86), mas cresceu 5,0% em relação a março de 2008 (R$ 1.258,59).

Oi começa a vender chips no Rio Grande do Sul

A Oi começará a atuar a partir do dia 17 de maio na área da Brasil Telecom, que inclui o Sul, Centro-Oeste e os Estados de Tocantins, Rondônia e Acre.

. Segundo o diretor de Mercado da Oi, João Silveira, com exceção do portal IG, todos os produtos da marca Brasil Telecom serão substituídos pela marca Oi. "Com esse movimento a Oi, alem de reforçar sua posição no mercado, consolida sua participação em 100% do mercado nacional", disse.

. Nesta quinta-feira, foi lançada a primeira oferta para o segmento de telefonia celular pré-paga. Na compra de um chip, por R$ 20, o cliente ganha um bônus mensal de R$ 600, durante seis meses. Assim, o consumidor deixará de ser um recebedor no seu pré-pago e passará a ser um ‘Ligador’, com bônus em ligações para falar muito mais.

. Silveira espera que até 24 maio, quando termina o prazo de adesão à promoção, a empresa adquira 1 milhão de clientes, sendo 40% de novos usuários da telefonia celular. O restante viria de outras operadoras, inclusive da própria Brasil Telecom, que foi comprada pela Oi no ano passado.

. A Oi vai oferecer ainda uma promoção para a compra de dois chips, pelo preço de R$ 31. A ideia, segundo Silveira, é a de lançar promoções específicas para cada serviço, como celular pós-pago, telefonia fixa e banda larga. A Oi prepara ainda a venda de pacotes, com mais de um serviço.

. A Brasil Telecom, segundo Silveira, tem 6 milhões de usuários de telefonia celular, 7,8 milhões de linhas fixas e 2 milhões de clientes de internet de banda larga. Para atingir 1 milhão de clientes no prazo de um mês, a Oi aposta na capilaridade dos 37 mil postos de venda, incluindo o pequeno varejo, como bancas de jornais, farmácias e quiosques.

BB dá ao PT seis cargos de direção

Em sua primeira medida à frente do Banco do Brasil, o novo presidente da instituição, Aldemir Bendine, ligado ao PT, anunciou ontem a troca de quase 70% das vice-presidências. Dos nove cargos, seis mudaram de comando. Agora, seis deles são ligados ao PT; um, ao PMDB - que cuidará da área de crédito e só dois não têm ligação partidária. A mudança no comando do BB visa a reduzir os juros.

Temer recua e deixa para plenário decisão sobre ''farra das passagens''

Numa prova da pouca coesão da Mesa Diretora e da falta de apoio dos líderes, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), desistiu de usar um ato administrativo, de efeito imediato, para restringir o uso da cota de passagens aéreas e optou por encaminhar um projeto de resolução, para receber o aval do plenário.

. Acuado diante da pressão de um grupo expressivo de deputados, Temer resolveu dividir a responsabilidade com os partidos. "Vocês viram que deu confusão. A aprovação no plenário dá legitimidade", argumentou. Temerosos do vexame de ver a maioria do plenário derrotar a Mesa, líderes e dirigentes da Casa tentam acalmar os mais exaltados, nos bastidores, admitindo a possibilidade de afrouxar as regras mais adiante, quando a Câmara discutir uma reforma administrativa, abrindo brecha para que mulheres e filhos menores de idade possam voltar a voar com parlamentares por conta da Câmara.

Relatório livra Lacerda, Dantas e Protógenes de indiciamento

Após 16 meses de investigação, o relatório final da CPI dos Grampos, lido ontem pelo relator Nelson Pelegrino (PT-BA), sugere o indiciamento de quatro pessoas, deixando de fora o delegado Protógenes Queiroz, o ex-diretor-geral da Abin Paulo Lacerda e o banqueiro Daniel Dantas, nomes centrais da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O PSDB e o presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), apresentarão votos em separado propondo ao Ministério Público o indiciamento dos três. A votação está marcada para terça.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/