ENTREVISTA - Vai sair a primeira CPI do governo Tarso

 Deputada Zilá Breitenbach, PSDB do RS

Quantas assinaturas já foram garantidas para a CPI do Licenciamento Ambiental, a primeira do governo Tarso?
9. Precisamos de mais 11.

De onde virão?
Se o PMDB, PPS e PP assinarem, já que são todos Partidos da oposição, teríamos mais 16, portanto acima do necessário. Sem contar com deputados da base aliada.

Algum deputado da base aliada assinou?
Sim, os deputados Marcelo Moraes e Cassiá Carpes, ambos do PTB. 

O que há com PMDB e PP?
São Partidos com história e consistentes, trabalhando com tempos e métodos próprios. O PMDB me disse que assinará e espero que faça isto. 

A senhora está confiante?
É o que o Rio Grande espera de nós. CPI é prerrogativa dos parlamentares. 

Pedido de CPI das Licenças Ambientais do governo Tarso ganhou força nesta terça-feira.


Os seis deputados do PSDB decidiram ir para o plenário na tarde desta terça-feira, dispostos a buscar no PMDB e no PP, Partidos de oposição, as assinaturas que faltam para instalar a CPI das Licenças Ambientais, que revelou verdadeiro mar de lama na secretaria estadual do Meio Ambiente, comandada até agora pelo PCdoB.

. O pedido de CPI conta com nove assinaturas: as seis assinaturas tucanas, uma do DEM (Paulo Borges) e duas do PTB (Marcelo Moraes e Cassiá C arpes). O PTB é ó único Partido da base aliada que rachou até agora, mas precisa de mais 10 para emplacar.

. O PMDB, 8 deputados, avisou ao PSDB que assinará o pedido. Só não fez isto na terça-feira porque estava sem a totalidade da bancada.

. Se isto ocorrer, faltará uma só assinatura, que poderá vir de um dos 7 deputados do PP, que também é da oposição. Até esta terça-feira os deputados do PP não pareciam dispostos a encorpar o pedido, sob a alegação de que será preciso que o segredo de justiça seja quebrado, a fim de que todos conheçam o inteiro teor do inquérito da Operação Concutare. A alegação é frágil, porque a RBS divulga diariamente trechos inteiros do inquérito, inclusive grampos, tudo editado para atender a conveniência da Polícia Federal. Além disto, todos os advogados possuem cópias do material produzido até agora.

CLIQUE AQUI para examinar o pedido de CPI elaborado pela bancada do PSDB na Assembléia do RS. O fato determinado: “Apurar possíveis irregularidades nas concessões de licenças ambientais na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler”.

PROGRAME-SE PARA ESTA NOITE 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR 

Telmo Frantz é novo reitor da UniRitter

Telmo Frantz, ex-secretário de Ciência e Tecnologia, é o novo reitor da UniRitter, universidade gaúcha que integra o grupo americano Laureatte.

TNT vende operações no Brasil, inclusive o gaúcho Mercúrio

O grupo holandês TNT, que comprou a Expresso Mercúrio, Porto Alegre, RS, está vendendo sua operação no Brasil.

. Só não está à venda a área de remessas internacionais.

Florestas também alimentam denúncias contra a Sema

Embora a PF o MPF continuem concentrando suas investigações nas malfeitorias sobre licenciamentos ambientais no âmbito da Sema, não é menos grave o que ocorre no chamado Defap, a área que no governo estadual do PT cuida do setor florestal.

. Não se trata apenas de irregularidades nas áreas florestais gaúchas.

. Os casos mais graves são do ingresso desregrado de madeira procedente da Amazônia.

. O editor tem recebido fortes denúncias, mas como os autores não se identificam, elas são investigadas, quase sempre sem sucesso, porque a Sema fechou-se em copas.

Tarso cala diante de novo atropelo de Dilma sobre os Estados

Dócil diante dos atropelos promovidos pelo governo Dilma Rousseff, o sr. Tarso Genro ainda não abriu a boca sobre a decisão do Planalto de mandar a Força Nacional para os Estados, mesmo sem pedido e autorização dos governadores.

. Trata-se de quebra do pacto federativo e de intervenção disfarçada nos Estados.

. O decreto saiu em março.

. Ele criou aquilo que a oposição e os movimentos sociais já chamam de Guarda Pretoriana de Dilma.

Brasil derrota EUA e emplaca novo diretor da Organização Mundial do Comércio

Num momento de crise para a Organização Mundial do Comércio (OMC), o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo foi eleito como novo diretor-geral da entidade. Ele venceu a disputa com o candidato mexicano Hermínio Blanco e substituirá o francês Pascal Lamy no cargo em agosto. A decisão só será anunciada oficialmente nesta quarta-feira aos 159 países membros da OMC, mas o resultado foi antecipado, no Brasil, pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

. Esta foi a segunda vez em que o Brasil tentou chegar ao comando do órgão máximo do comércio internacional. Em 2005, quando Pascal Lamy foi eleito, o Brasil havia indicado a candidatura de Luiz Felipe de Seixas Corrêa. A OMC é responsável por resolver conflitos comerciais entre países-membros e já deu sucessivas vitórias ao Brasil em disputas desse tipo, inclusive contra os Estados Unidos.

PV gaúcho vai mudar

Vêm aí mudanças na direção do PV do RS.

PSD pode ser reduzido a pó no RS

O PSD está na iminência de ficar sem pai nem mãe no RS.


PROGRAME-SE PARA ESTA NOITE 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Pesquisas mostram força de Marina e encorpam ações pela criação do seu novo Partido

As duas últimas pesquisas eleitorais sobre intenções de votos dos eleitores já começaram a fortalecer os músculos políticas da ex-senadora Marina Silva, que viu crescerem as chances de alcançar as 500 mil assinaturas que precisa para criar o seu próprio Partido, o Rede Sustentabilidade.

. Acompanhe os resultados das duas últimas pesquisas:
PSDB – Dilma, 53% ; Marina Silva, 18%; Aécio Neves, 15%  ; Eduardo Campos, 4%.
Instituto Paraná Pesquisas, Paraná – Dilma,50,8%; Marina Silva, 15,8%  ; Aécio Neves, 13,01%.

Porto Alegre poderá ter táxis com GPS plugados em centros de controle e de proteção policial

Já está na Comissão de Constituição e Justiça da Cãmara de Vereadores o projeto que prevê a instalação de GPS em todos os 4 mil táxis de Porto Alegre.

. Todos ficarão plugados no centro de controle da EPTC.

- É bom o projeto e é boa a emenda que pluga todos os táxis ao Ciosp, no caso o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, mediante dispositivo de alerta em caso de assalto.

Rigotto fala no PMDB de Porto Alegre. O ex-governador continua seguindo o princípio do Atrito Zero.

Na palestra que fez nesta terça-feira ao meio dia para o PMDB de Porto Alegre, na promoção mensal intitulada “Prato Feito”, o ex-governador Germano Rigotto demonstrou que continua cultivando o princípio do Atrito Zero.

. Foi dia de casa cheia no Hotel Continental.

. A conversa de Germano Rigotto foi toda sobre conjuntura econômica. Foi competente quando examinou a crise global e o impasse brasileiro, mas foi omissa quando evitou lancetar o tumor gaúcho.

PMDB tem um leque inigualável de bons candidatos

O PMDB tem um leque inigualável de bons candidatos a governador – Rigotto, Mendes, Sartori, Ibsen, Fogaça, Simon – mas nenhum deles admite querer a posição.

. Todos “só querem ajudar o Partido”.

Zácchia, fora da prisão, avisa para Zero Hora: "Estou fora da política"

O único dos presos pela Polícia Federal no âmbito da Operação Concutare que falou até agora é o ex-deputado e ex-secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Zacchia. Ele concedeu entrevista de duas páginas ao jornal Zero Hora, RBS, nesta terça-feira. As explicações de Zacchia, apesar do duro interrogatório do jornalista, parecem conter forte lógica interna. Na semana passada, seu advogado tinha antecipado explicações iguais. Como não houve contraditório da PF e nem Zero Hora vazou novos trechos do inquérito e dos grampos, que aparentemente só ela possui, fica a versão do advogado e de Zacchia. O caso terá seu desfecho no momento em que o MPF se decidir ou não pela denúncia e após a decisão do juiz de aceitá-la ou não, encaminhando ou não a tramitação das ações. Eis a entrevista completa publicada por Zero Hora:

"Estou fora da política"
Zero Hora — Como foi a experiência no Central e que lições o senhor apreendeu?
Luiz Fernando Záchia — Ninguém gosta de ter a sua casa invadida, de ter suas coisas mexidas e recolhidas sem saber o porquê. Só fui ter as informações quase 48 horas depois, num processo de absoluta tortura psicológica, vivendo um momento incomum, nunca vivenciado, sem informação, sem as melhores condições. Depois, no depoimento, soube quais eram as dúvidas que havia nesse encaminhamento e, com toda tranquilidade, pude dirimi-las. Fiz um depoimento de cinco horas dando todas as informações possíveis e precisas que podia dar naquele momento e sob aquelas condições, porque são condições muito atípicas: você dorme pouco, está dentro de um presídio, numa situação completamente injusta. Há uma revolta, uma indignação, mas com uma vontade de colaborar. Fui dando todas as informações e continuo dando. Não tenho nada a temer. Tenho tranquilidade absoluta.

ZH — O senhor já tem clareza das razões da sua prisão?
Záchia — Me parece que a PF tinha uma visão de que era uma grande rede, de que havia muitas ligações com diversos setores que tratam da questão ambiental no Estado, e aí talvez pudessem incluir a cidade de Porto Alegre nisso. Com o passar do tempo, com as investigações e com os depoimentos, ela começa a esclarecer isso. Quando fui interrogado, todos os questionamentos solicitados foram, prontamente e de maneira objetiva e precisa, respondidos. Alguns, consegui até mesmo em condições impróprias. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Será entregue em outubro o shopping center Gravataí, do M.Grupo

Foi confirmada para outubro a entrega do shopping center que o M.Grupo constrói em Gravataí, RS.

Novo edifício-garagem permite expansão do Praia de Belas para o último piso

Já está pronto o novo edifício-garagem do shopping Praia de Belas, Porto Alegre, na rua Marcílio Dias. São dez andares, duas esteiras rolantes de última geração, ligação com o shopping através de passarela e 1.602 vagas.

. O edifício foi construído sobre o terreno da antiga fábrica da Pepsi. Ele libera o 3º andar do Praia de Belas para a instalação de 45 novas lojas. No total, em novembro, o shopping contará com 232 lojas. A expansão inclui três novas torres de escritórios para venda (o Praia de Belas já tem uma torre, na Borges).


PROGRAME-SE PARA ESTA NOITE 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Moving assumiu as garagens do Moinhos Shopping

A Moving assumiu a administração das garagens do Moinhos Shopping, Porto Alegre. A sinalização muito mais amigável é o ponto alto das primeiras reformas.

Debate shoppings x lojas de rua é a discussão desta noite na ESPM

Foi agendada para a noite desta terça-feira, dia 7,  19h, o Seminário “Shoppings Centers x Comércio de Rua – Sinergia ou Competição ?”, na ESPM de Porto Alegre. O programa incluiu como painelistas o diretor do Shopping Total, Eduardo Oltramari, e o franqueador das Lojas Barriga Verde, Marcos Pozza, com a mediação do presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow.

. As inscrições, gratuitas, foram aceitas pelo e-mail cefor@marapoa.rs.gov.br 

Varanda das Bromélias, Gramado, conquistou o Prêmio Trip Advisors Travelers Choice

Foi para o hotel Varanda das Bromélias, Gramado, RS, o Prêmio Trip Advisor Travelers Choice  2013, na Categoria Pequenos Estabelecimentos.  As indicações saem a partir de opiniões de hóspedes que voluntariamente as colocaram num dos maiores sites globais  de viagens.

. Os vencedores do Travelers' Choice são eleitos com base em milhões de avaliações e opiniões de viajantes espalhados pelo globo.

. Segundo Christine Petersen, presidente do Trip Advisor for Business, foram 75  milhões de comentários e opiniões de viajantes.

- Inaugurado em 2002 o Varanda das Bromélias foi o primeiro boutique hotel do Brasil.

www.varandadasbromelias.com.br

Lucro da Gerdau caiu 60% no primeiro trimestre

A Gerdau (GGBR4) maior produtora de aços longos das Américas, sofreu uma queda de 60% no lucro líquido do primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, mas o resultado veio praticamente em linha com o esperado pelo mercado em meio à crise vivida pelo setor siderúrgico. A companhia divulgou lucro líquido de R$ 160 milhões ante expectativa média de analistas apurada pela Reuters de resultado positivo de R$ 151 milhões. Sobre o quarto trimestre, porém, houve crescimento de 12% no lucro.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Gerdau nos três primeiros meses do ano somou R$ 805 milhões, queda anual de 20%, mas abaixo dos 886 milhões esperados pelo mercado, em média. No período, a margem recuou de 9% para 11%.
O desempenho foi afetado por fraqueza na América do Norte, onde o volume de vendas caiu 13% sobre um ano antes, para 1,516 milhão de toneladas. Além disso, as operações na América Latina tiveram queda de 4% nas vendas e a de aços especiais, voltados à indústria automotiva, recuaram também 4%. No Brasil houve crescimento de ligeiros 2% nos volumes.

. Pesou ainda aumento no resultado financeiro negativo, que passou de R$ 97 milhões nos três primeiros meses de 2012 para R$ 192 milhões no primeiro trimestre deste ano. Diante da queda consolidada de 4% nas vendas, para 4,555 milhões de toneladas, a produção de aço bruto da Gerdau recuou 11% no primeiro trimestre na comparação anual, para 4,41 milhões de toneladas. A receita ficou estável em R$ 9,17 bilhões diante de aumento de preços no Brasil e na América do Norte. Enquanto isso, o custo das vendas subiu 2%, puxado por aumentos no Brasil (5%), América Latina (1%) e aços especiais (5%).

. A Gerdau terminou o primeiro trimestre com dívida líquida de R$ 13,1 bilhões ante R$ 10,1 bilhões um ano antes, crescimento puxado por exercício de opção de compra de ações da usina na Espanha e "maior necessidade de capital de giro", divulgou a empresa. Com isso, o nível de endividamento da Gerdau passou de 2,2 vezes a geração de caixa para 3,3 vezes ao final de março.

* Clipping www.uol.com.br

Richa derrotaria Gleise Hoffman, caso as eleições fossem hoje no Paraná

Pesquisa publicada hoje pelo Instituto Paraná Pesquisas:

Governo do Paraná
Beto Richa, PSDB, candidato à reeleição - 40,6%
Gleise Hofmann, PT - 28,2%

Presidente, no Paraná
Dilma Roussef, PT - 50,8%
Marina Silva, Rede - 15,u86%
Aécio Neves, PSDB - 13,01%

Opinião do leitor - É melhor ser drogado do que doente do SUS para conseguir bom leito nos hospitais do Brasil

OPINIÃO DO LEITOR

Tentarei ser telegráfico.
Acabo de ouvir na Gaúcha uma entrevista da ministra Gleise Hoffmann, a respeito da internação hospitalar do drogadito. Ela falou a propósito do projeto do deputado Osmar Terra, que estabelece novo marco regulatório para a questão das drogas, inclusive internações involuntárias. 
Disse ela que estavam estimulando os hospitais, deferindo R$ 400,00  para o hospital que criasse leito para tal fim.
O que estranho profundamente é que o governo destina R$ 100,00 para leitos comuns. Isto dito por ela na entrevista. Verdadeira incoerência!
Ocorre que a questão que o drogado é drogado porque quer. É uma questão voluptuária do drogado.
Já um cardíaco, um tuberculoso e outros doentes, não quiseram ficar doentes. A doença que lhes acomete não é voluptuária.
Só que, ab absurdo, o drogado se torna um privilegiado. Eu desejaria que o leito do drogado tivesse uma dotação de R$ 1.000,00, mas, no mínimo, os outros doentes também tivesse a mesma quantia, embora não isonômica a situação, porquanto o drogado se droga porque quer e o doente, absolutamente não quer ficar doente.

Fernando Caldeira Bastos, Porto Alegre, RS. 

Tarso dirá esta tarde qual é o futuro do PCdoB no governo. Os comunistas poderá cair fora da Sema.

O governador Tarso Genro se manifestará às 15h30min  sobre o destino do PC do B no Executivo. Tarso quis primeiro acompanhar a coletiva do Partido, ontem. Raul Carrion, já tratado como "O Equilbrista" por aliados e adversários, nem de longe admitiu a idéia de perder sua fatia no governo, mas poderá sair da Sema.

. Raul Carrion, como fizeram antes as comunistas Manuela D'Ávila e Jussara Cony, repartiu com o governo tudo o que foi denunciado na Operação Concutare.


PROGRAME-SE PARA ESTA NOITE 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Dilma confirma "importação" de 6 mil médicos cubanos. Convênio é uma espécie de Usaid do governo comunista de Cuba.

Os médicos cubanos formam a ponta de lança da ditadura comunista e familiar de Cuba, como também do PCC. Na Venezuela, os médicos funcionam como a longa mão do governo bolivariano. As entidades médicas brasileiras repudiam a importação, alegando que o País já tem médicos em número suficiente. O que acontece é que o governo e os planos de saúde remuneram precariamente os profissionais, também não oferecendo condições dignas de trabalho - sequer equipamentos decentes. Os médicos cubanos, que aceitam fazer trabalho escravo, não se importam em receber muito menos pelos serviços, porque em Cuba vivem na pobreza.

A Agência Brasil informou ontem que os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando como será a vinda de seis mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Os ministros das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, e o cubano Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, anunciaram nesta segunda-feira (6) a parceria. Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país, daí a articulação com Cuba.

“Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos valor estratégico”, disse ele.

As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi iniciada pela presidenta Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no Serviço Único de Saúde (SUS).

- O comércio entre Brasil e Cuba aumentou mais de sete vezes no período de 2003 a 2012, segundo o Ministério das Relações Exteriores. De 2010 a 2012, as exportações brasileiras para Cuba cresceram 36,9%. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde de US$ 661,6 milhões. O valor total de exportações, corresponde a 1/10 do faturamento do grupo gaúcho Randon, Caxias do Sul. 

PCdoB voltou a dizer que no governo só faz o que manda o Piratini

- O comentário a seguir é do jornalista Vitor Vieira, do blog VideVersus, Porto Alegre. Ele avalia a entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira a tarde pelo presidente do PCdoB, Raul Carrion. O PCdoB está no epicentro das denúncias sobre o mar de lama na Sema, do governo Tarso Genro. A deputada Manuela D'Ávila e a vereadora Jussara Cony (Jussara é acusada diretamente de receber propinas via Sema) não estiveram na coletiva. Na coletiva, Raul Carrion voltou a envolver o próprio governo do PT nos escândalos. O deputado é forte candidato ao troféu "O Equilibrista". Leia Vitor Vieira:

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o presidente do PCdoB no Rio Grande do Sul, o stalinista deputado estadual Raul Carrion, disse estar convicto de que não existem provas concretas que liguem o ex-secretário do Meio Ambiente e ex-presidente da Fepam, o comunista Carlos Fernando Niedersberg, secretário nacional de organização do partido, ao esquema de recebimento de propina envolvendo licenças ambientais, revelado pela Operação Concutare. "Não é crime conversar com empreendedores e orientá-los. Não é isso que um órgão público deve fazer?" — perguntou o comunista Carrion Junior. É óbvio que não é esse o papel de um administrador público, entre outros papéis inadequados e ilegais. Na coletiva, que durou 50 minutos, o parlamentar comunista leu didaticamente os oito itens da nota oficial da direção do partido. No entanto, demonstrou irritação quando questionado sobre a suspeita de que o PCdoB tenha sido beneficiado com repasse de R$ 15 mil feito pelo Instituto Biosenso — também investigado pela Polícia Federal — na campanha eleitoral do ano passado. Carrion Junior é um fanático comunista de inspiração stalinista, para o qual o partido jamais erra, e tampouco seus militantes e dirigentes. Carrion Junior alegou que o ex-secretário, afastado devido às investigações, teria oferecido, na verdade, 15 convites para um jantar de arrecadação de fundos, cujos preços variavam de R$ 500 a R$ 1 mil. Que anjinho...... Sobre a permanência da sigla no comando da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o presidente do partido afirmou que a decisão cabe ao governador Tarso Genro, com quem deve se reunir ainda esta semana para tratar do assunto. "Quem ataca o PCdoB, também quer atacar o governo. Só os ingênuos não enxergam isso", afirmou ele, cujo partido se alia com todo mundo, desde Sarney, como fez no Maranhão.

CLIQUE AQUI para ler a nota do PCdoB.