Zácchia, fora da prisão, avisa para Zero Hora: "Estou fora da política"

O único dos presos pela Polícia Federal no âmbito da Operação Concutare que falou até agora é o ex-deputado e ex-secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Zacchia. Ele concedeu entrevista de duas páginas ao jornal Zero Hora, RBS, nesta terça-feira. As explicações de Zacchia, apesar do duro interrogatório do jornalista, parecem conter forte lógica interna. Na semana passada, seu advogado tinha antecipado explicações iguais. Como não houve contraditório da PF e nem Zero Hora vazou novos trechos do inquérito e dos grampos, que aparentemente só ela possui, fica a versão do advogado e de Zacchia. O caso terá seu desfecho no momento em que o MPF se decidir ou não pela denúncia e após a decisão do juiz de aceitá-la ou não, encaminhando ou não a tramitação das ações. Eis a entrevista completa publicada por Zero Hora:

"Estou fora da política"
Zero Hora — Como foi a experiência no Central e que lições o senhor apreendeu?
Luiz Fernando Záchia — Ninguém gosta de ter a sua casa invadida, de ter suas coisas mexidas e recolhidas sem saber o porquê. Só fui ter as informações quase 48 horas depois, num processo de absoluta tortura psicológica, vivendo um momento incomum, nunca vivenciado, sem informação, sem as melhores condições. Depois, no depoimento, soube quais eram as dúvidas que havia nesse encaminhamento e, com toda tranquilidade, pude dirimi-las. Fiz um depoimento de cinco horas dando todas as informações possíveis e precisas que podia dar naquele momento e sob aquelas condições, porque são condições muito atípicas: você dorme pouco, está dentro de um presídio, numa situação completamente injusta. Há uma revolta, uma indignação, mas com uma vontade de colaborar. Fui dando todas as informações e continuo dando. Não tenho nada a temer. Tenho tranquilidade absoluta.

ZH — O senhor já tem clareza das razões da sua prisão?
Záchia — Me parece que a PF tinha uma visão de que era uma grande rede, de que havia muitas ligações com diversos setores que tratam da questão ambiental no Estado, e aí talvez pudessem incluir a cidade de Porto Alegre nisso. Com o passar do tempo, com as investigações e com os depoimentos, ela começa a esclarecer isso. Quando fui interrogado, todos os questionamentos solicitados foram, prontamente e de maneira objetiva e precisa, respondidos. Alguns, consegui até mesmo em condições impróprias. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

O Zachia foi corajoso de peitar a PF e MPF. Vao cavar alguma coisa contra ele. Se não for sobre a questão ambiental pegam ele na questão do lixo.

Anônimo disse...

Poli, estou contigo, esse pmdb-tralha tem que ir pra cadeia!

Anônimo disse...

Já sabe de antemão que vai ter cassado seus direitos politicos.

Surfista Prateado disse...

Este é mais petista que os próprios petistas, basta ouvir ele falar todos os chavões petralhas, como "justiça social", "resgate da cidadania", "qualquer coisa igualitária", "republicano", etc., dá vontade de vomitar...

Anônimo disse...

ENGRAÇADAS ALGUMAS POSTAGENS AQUI...

SE FOSSE UM MENSALEIRO JÁ CONDENADO PELO STF, ESTARIAM VOMITANDO AQUELE COCÔ REQUENTADO DE QUE OS "ANJINHOS DO PT" FORAM CONDENADOS SEM PROVAS...

AGORA, NO CASO DE MAIS UMA AÇÃO ESPETACULOSA DA PF CONTRA ADVERSÁRIOS DOS PETRALHAS, JÁ TEM GENTE AQUI CASSANDO ANTECIPADAMENTE OS DIREITOS POLÍTICOS DO ELEMENTO ZÁCHIA.

Anônimo disse...

esse deve ter sido o sentimento das pessoas quando a Gestapo invadia e prendia. será que isto é sinal dos novos tempos e do nosso futuro???

Anônimo disse...


CAPA PRETA DISSE:

ESTE CARA DE PAU NÃO ERA NEM PRA SE ELEGER REPRESENTANTE DOS LIGEIROS.
QUEM CONVIVEU COM ELE NA CÂMARA DE VEREADORES DE POA E HOJE ESTÁ VENDO A LATINHA DELE NA TELA, SÓ PODE ESTAR VIBRANDO, COMO EU.
FORA RATÕES DE PORÃO.

Anônimo disse...

A regra é negar sempre.
Sempre!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/