Governador Sérgio Cabral, carinhoso, beija a mão de Lula

- E no RS ainda tem gente se escandalizando com a auto-condecoração do Governador Tarso Genro, que assinou decreto entregando-se a Grã Cruz de Ferro da Brigada Militar. A nota a seguir é de Ricardo Noblat:

O carinho de Cabral com Lula

Lindo o gesto de carinho do Governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) ao se encontrar, ontem, com Lula em São Paulo. Beijou-lhe a mão.

Não foi a primeira vez.

Delator das corrupções no Ministério dos Esportes é preso depois de jogar dinheiro na sede do governador Agnelo Queiroz (PT)

O policial militar João Dias, delator do esquema de corrupção no Ministério do Esporte, foi preso nesta quarta-feira em Brasília por invadir a sede do governo do Distrito Federal, pra afrontar o Governador de Brasília e ex-Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz (PT), que  te, o nome envolvido no esquema de corrupção no ministério. João Dias tentou entrar no gabinete do Secretário de Governo Paulo Tadeu (PT) e jogado dinheiro sobre a mesa. Em nota, a Secretaria informou que o policial agrediu duas servidoras e teve que ser contido por seguranças.
Caso - Em outubro, João Dias contou a VEJA que as organizações não-governamentais (ONGs) contratadas pelo Ministério do Esporte para o Programa Segundo Tempo só recebiam os recursos mediante o pagamento de uma taxa previamente negociada que podia chegar a 20% do valor dos convênios.

O PCdoB, segundo ele, indicava desde os fornecedores até pessoas encarregadas de arrumar notas fiscais frias para justificar despesas fictícias. Na entrevista, o policial afirmou que, na gestão de Agnelo Queiroz no Ministério, o Segundo Tempo já funcionava como fonte do caixa dois do partido — e que o gerente do esquema era o ex-Ministro Orlando Silva, então secretário executivo da pasta. 

O militar contou ainda que Orlando Silva chegou a receber, pessoalmente, dentro da garagem do Ministério do Esporte, remessas de dinheiro vivo provenientes da quadrilha.
* Clipping www.veja.com.br

Por 70 x 1, Senado derrota o governo do PT e aumenta recursos para a saúde pública

Por 70 votos a 1, os Senadores aprovaram na noite desta quarta-feira projeto que regulamenta a emenda 29 e fixa os valores mínimos a serem investidos na área da saúde. O texto, que já havia sido aprovada pela Câmara, mantém a regra seguida atualmente pela União para cálculo dos recursos.

. De acordo com o projeto, o recurso deve corresponder ao valor empenhado no ano anterior acrescido da variação nominal do PIB (Produto Interno Bruto) nos dois anos anteriores.

. Assim, para 2012, por exemplo, a União teria de aplicar o empenhado em 2011 mais a variação do PIB de 2010 para 2011. O projeto original estabelecia em 10% da receita corrente bruta o investimento a ser feito pela União, mas essa fórmula foi rejeitada no Senado.

- O governo, que desde o início foi contra a fixação da porcentagem, alega não ter como 
destinar tantos recursos (algo em torno de R$ 35 bilhões) ao setor. Quanto aos percentuais a serem aplicados por Estados e municípios, o texto aprovado manteve 12% da receita corrente bruta para os Estados e 15% para os municípios.O projeto também define o que pode ser considerado gasto com saúde e evita que investimentos em saneamento, por exemplo, sejam incluídos no cálculo.

* Clipping, www.uol.com.br

Tribunal de Contas propõe dar mais autonomia e mais cargos a Da Camino

- De acordo com este projeto que será encaminhado nesta quinta, finalmente o Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (este é o termo legal) terá seu mandato limitado no tempo, porque atualmente ele é eterno, o que é um absurdo jurídico e não é admitido nos Ministérios Públicos Federal e Estadual. É claro que o projeto cria também diversos novos cargos e funções, o que significará mais sangria de dinheiro público. O editor considera que o Dr. Da Camino está na iminência de conseguir a criação de um novo Ministério Público no RS, só para si, o Ministério Público de Contas, autônomo em relação ao  Tribunal de Contas do Estado, a cujo organograma e subordinação encontra-se atualmente. Se a moda pegar, Ministérios Públicos serão criados em todas as repartições estaduais. Os deputados terão a oportunidade de manter o status atual do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, regrando sua atuação mais claramente (o projeto nem toca no assunto) e enxugando sua equipe. A nota a seguir é do TCE:

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) aprovou, em sessão administrativa nesta quarta-feira, o envio para a Assembleia Legislativa do projeto de lei complementar com objetivo de reestruturar e fortalecer funcionalmente o Ministério Público de Contas (MPC). O projeto de Lei Orgânica prevê, entre outras alterações, a criação de corregedoria e mandato de dois anos, permitida uma recondução, para o procurador-geral, sendo este nomeado pelo Governador do Estado, a partir de lista tríplice escolhida pelos membros. 

 A proposta também estabelece que os procuradores adjuntos sejam elevados a procuradores, além da criação de mais uma vaga para o cargo. O projeto de lei foi proposto pelo Ministério Público de Contas.
De acordo com o Presidente do TCE-RS, a iniciativa objetiva aperfeiçoar as relações institucionais e fortalecer a atuação do Ministério Público de Contas. "Vamos submeter o projeto ao Parlamento, onde poderá ser aperfeiçoado. Sua aprovação representará um marco institucional relevante para o Tribunal de Contas e para o MPC”, disse. 

. O documento deve ser encaminhado amanhã (8) para a apreciação do Legislativo. 

É iminente a queda da nova alíquota da Previdência no RS

A bancada do PMDB na Assembleia do RS (o editor almoçou com os Deputados) concordou nesta quarta-feira com a avaliação de que boa parte da sociedade gaúcha não tem se rendido aos projetos inconstitucionais que o governo Tarso Genro empurra goela abaixo do Palácio Farroupilha.

. O exemplo mais recente é o do julgamento que ocorre esta semana o Tribunal de Justiça, que fulminará a lei que aumentou de 11% para 14% a contribuição previdenciária dos servidores. A ação é do Ministério Público Estadual.

. Até esta quarta, 21dos 22 desembargadores do Pleno já tinha votado contra a lei.

- O governo poderá recorrer, mas não poderá continuar cobrando a nova alíquota até a decisão final.  


BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidade
Veja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.

Estado da economia exige a formulação de um Plano B para enfrentar a crise na Europa

O editor falou via seu iPhone, nesta quarta, com o professor de Economia do Ibmec de Minas, Reginaldo Nogueira.

. Ele projeta PIB de menos de 3% para este ano e replica o número para 2012, isto no caso da não ocorrência de um desastre total na Europa.

. A entrevista completa do professor mineiro está nesta página.

. Fica claro que governos, empresas e pessoas tratem de elaborar um Plano B.

- O editor procurou Nogueira em Minas, mas as tentativas de usar o iPhone foram infrutíferas por 23 vezes nas terça e quarta-feiras. Há um colapso virtual nos sistemas de telefonia celular de todas as companhias que operam em Porto Alegre. O caso é tão grave que a OAB do RS resolveu empreender uma reclamação judicial para proteger seus advogados filiados. 

Tarso não licita agências herdadas de Yeda

O Governador Tarso Genro parece ter gostado das agências que herdou do governo Yeda Crusius.

. É que ao final do primeiro ano de governo, elas continuaram administrando R$ 100 milhões por ano, o que inclui o Banrisul, onde a Escala, que fez a campanha de Tarso, ficou com a parte do leão.

. O governo nem fala em licitação para a escolha de novas agências.

Podução industrial gaúcha reage

Embora na média nacional a produção industrial tenha caído 0,6% em outubro sobre setembro, no RS o IBGE constatou avanço de 2,4%, invertendo uma sequência de maus resultados.

. São Paulo, a locomotiva brasileira, registrou queda de 2,6%.

Embargo de carne: Sperotto quer ir com Mendes para a Rússia

O Presidente da Farsul e também Presidente da Comissão de Comércio Exterior da CNA, Carlos Sperotto, disse ao editor nesta quarta-feira que visitará na quinta o ministro da Agricultura. Ele quer ir com Mendes Filho na missão que o governo mandará à Rússia em janeiro para discutir o embargo às exportações brasileiras de carne.

. “É boa hora para negociar”, disse Carlos Sperotto ao editor. É que neste duro inverno russo, com os portos congelados, abre-se espaço para conversas, já que os produtos do exterior só virão por navio mais adiante.

Em defesa de Percival Puggina no caso da Comissão da Verdade

Ao rebater as críticas feitas pelo intelectual gaúcho Percival Puggina ao modelo aprovado para a criação da Comissão da Verdade, o professor Marino Boeira, de Porto Alegre, foi direto ao Ponto: queixou-se ao bispo.

. O professor universitário gaúcho nem quis rebater os argumentos esgrimidos por Percival Puggina, porque confessou que procurou o editor do jornal Zero Hora para se queixar e pedir censura, mas concordou em escrever depois que o jornalista indicou-lhe o verdadeiro caminho da liberdade de imprensa.

. O verdadeiro sofisma de Marino Boeira é a sua assertiva de que democratas lutaram de armas nas mãos e também dentro das regras do jogo parlamentar e político consentido, porque todos queriam restabelecer a democracia no Brasil. Até mesmo as pedras da rua sabe que combatentes como Marighella, Carlos Lamarca e Dilma Rousseff, todos de metralhadora em punho, nunca trabalharam para restabelecer a democracia, mas para substituir a ditadura militar pela ditadura comunista. Este registro histórico precisa ser reconhecido. Essa gente atrapalhou e adiou o retorno ao estado democrático de direito – e acabou tirando proveito da conquista, aboletando-se nos altos escalões da república e até enriquecendo.

- A Comissão da Verdade é bem vinda, sim, mas precisa revelar igualmente as verdadeiras razões dos que lutaram, os meios que cada um empregou e as delações e assassinatos cometidos pelos dois lados. 

CLIQUE em polibio.braga@uol.com.br para adquirir exemplares do livro “Ahú – Diários de uma Prisão Política”, escrito pelo editor. R$ 50,00. Entrega grátis. O livro narra as prisões, o exílio, a clandestinidade e a militância do editor na mídia da resistência, inclusive Veja, Opinião, Movimento, Peleia, Debate e outras publicações que trabalharam pelo restabelecimento da democracia. O editor foi formalmente reconhecido como perseguido político pelo governo Lula, à época em que o sr. Tarso Genro era ministro da Justiça.

Ministério Público prestigia suas ações no Natal Luz, mas advogados questionam tudo em juízo

O próprio Chefe do Ministério Público do RS, Lima Veiga, foi a Gramado para prestigiar seus promotores e procuradores nas ações que empreenderam no âmbito do  Natal Luz.

. O MPE depôs todos os empreendedores que programaram o Natal Luz, ajuizaram ações contra eles e assumiram a co-responsabilidade pelo evento – algo inédito na história do RS.
 
. Os réus, quase todos personalidades empresariais de primeiro time do RS, já conseguiram vitórias notáveis em juízo (exclusão de réus, mudanças na tipificação dos crimes, anulações de proibições para contratar). Os advogados de 17 deles, Amadeu Weinmann e Candiota Filho, protocolaram defesa e anexaram um consistente trabalho do perito judicial, que rebateu ponto por ponto a denúncia do MPE.

. A oposição local – PDT e PMDB – estão usando o caso eleitoralmente.

CLIQUE AQUI para examinar o modo como o perito rebateu pontualmente cada item da denúncia.

Dmae mostrará ao editor o estado atual das obras do Pisa. Saiba o que é o Pisa.

O editor passará a manhã desta quinta-feira em visita às obras do Projeto Integrado Socioambiental, o Pisa, que na conclusão elevará o tratamento de esgoto de Porto Alegre dos quais 24% para 89%.

. O Dmae, da Prefeitura, investe R$ 600 milhões nas obras. As obras mais portentosas são o emissário subaquático de 11 kms e a estação de tratamento da Serraria, que neste momento mobiliza 400 trabalhadores.

- O Pisa foi uma das heranças malditas que recebeu do PT o Prefeito José Fogaça, porque a Prefeitura estava quebrada e sem chance de financiamento. O Prefeito José Fortunatti deu andamento às obras e irá entregá-las.



Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores:
Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado.
Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acesse http://tinyurl.com/caqrmuh

ENTREVISTA - PIB talvez não cresça sequer 3% este ano

Reginaldo Nogueira, Professor de Economia, Ibmec de Minas (pelo iPhone)

Quanto crescerá o PIB deste ano?
3% e talvez um pouco menos.

O governo chegou a falar em 4,5%.
Acontece que o governo priorizou o combate à inflação e logo no início do ano adotou medidas restritivas que apresentaram seus efeitos no terceiro trimestre, quando o PIB cristalizou em O%. Neste último trimestre os números serão um pouquinho melhores.

E no ano que vem?Pois é! Eu estava falando no caso da inflação, mas quando a economia desacelerou, o governo percebeu que teria que dar meia volta, porque esta é a sua estratégia para enfrentar a crise econômica européia.

Com a crise européia, dá para apostar em bons números no ano que vem?

Bons, não. Inclusive, caso ocorra um desastre na Europa, teremos a Mãe de Todas as Crises, atingindo Estados Unidos, Japão, China e Brasil.

O desastre ocorrerá?
Se o Banco Central Europeu não conseguir muito dinheiro para injetar na banca, melhorando a liquidez, o desastre será inevitável, mas acho que os Países não irão para o suicídio, sabendo que existe remédio.

Exportações de calçados despencaram 13,1% até novembro

Continuam em queda livre as exportações brasileiras de calçados, que em novembro foram 2,7% menores em valor, embora em quantidade tenham registrado aumento de 18,2%.

. Isto significa queda brutal no preço médio do calçado vendido para o exterior.

. No ano, os números são mais assustadores, embora o cenário dos preços médios apresentem muito melhor resultado:
- Exportações 13,1% menores em valor (US$ 1,2 bilhão) e 21,5% menores em quantidade física (10,6 milhões de pares).

. A Abicalçados, onde o editor buscou os dados, informou que as importações despencaram em novembro (- 25,7% em valor e - 34,6% em quantidade). Mas no acumulado do ano, as importações ainda são enormes (33,6% maiores, com US$ 465 milhões).

Raul Pont passou o ano contrariando a sua própria natureza

Ninguém sabe até quando o Deputado Raul Pont, PT, contrariará a sua natureza, neotrotskista, porque passou o ano fugindo da tribuna e votando a favor.

. A preocupação não é do editor.

. Quem está inquieto com a saúde de Pont é o Deputado Giovani Feltes, líder do PMDB.

- Raul Pont é o presidente do PT do RS. Nesta qualidade e como Deputado da base governista, ele renega diariamente algumas posições históricas que o notabilizaram contra iniciativas que ele mesmo carimbou como neoliberais. Eis uma pequena lista abraçada pelo Governador Tarso Genro: 
1) estradas pedagiadas. 
2) contratações emergenciais. 
3) mais renúncias fiscais para as empresas. 
4) elevação de salários para os servidores que mais ganham.

123 será o número de telefone da Central de Transplantes do RS

Passou também pela Comissão de Saúde a proposta do Deputado Paulo Borges, DEM do RS, que cria o número 123 para quem quer falar com a Central de Transplantes do RS.

. Como a proposta já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, o passo seguinte será a votação em plenário.

DEM entra em obstrução para forçar votação da PEC 300

O Deputado Onyx Lorenzoni avisou ao editor nesta quarta-feira que o DEM não votará mais nada na Cãmara dos Deputados, até que o governo consinta incluir na pauta a votação da PEC 300.

. A PEC 300 cria o piso nacional dos policiais militares.

IPVA gaúcho dará desconto de até 25,78% para quem pagar a partir do dia 15

Quem nunca tiver sido multado poderá receber desconto de 25,70% caso pague seu IPVA entre o dia 15 e 2 de janeiro.

. Os descontos serão de 11,58%, 21,09% e 25,78%, dependendo do prontuário do motorista.

- O IPVA do RS corresponde a 3% do valor do carro (1% no caso de motos). No Estado, existem 5 milhões de veículos. O governo espera arrecadar R$ 1,7 bilhão com o IPVA.

PMDB faz balanço do primeiro ano do governo Tarso, PT: “É um governo da inércia”

“Este é um governo da inércia”, disparou na tarde desta quarta-feira o líder do PMDB na Assembleia do RS, o Deputado Giovani Feltes, ao fechar a análise que fez do primeiro ano do governo Tarso Genro, do PT. Feltes, que já foi chefe de Poder Executivo (ele foi Prefeito de Campo Bom), tentou encontrar algum título para o que viu passar no Piratini, mas depois de pensar muito com seus sete colegas de bancada e com a assessoria, encontrou um termo bastante pernóstico, embora verdadeiro:
- É um governo placebo.

. O ex-Prefeito Cesar Maia diria que se trata de um governo manipulador de factóides.

. O anti-balanço feito pelo Deputado Giovani Feltes e seis dos oito Deputados do PMDB (Maria Helena Sartori, Alexandre Postal, Marco Alba, Gilberto Capoani e Álvaro Boessio) , para uma dúzia de jornalistas que reuniu para almoço no restaurante Copacabana, foi metódico, direto e devastador:
O governo não governa – Durante os primeiros 12 meses, o Governador Tarso Genro mal conseguiu executar as tarefas próprias de um gerentão de Recursos Humanos, criando cargos de confiança para companheiros, elevando salários dos que mais ganham, administrando greves e confrontos, prometendo melhores salários e confiscando descontos sobre os salários dos servidores. Nada de obra nova.
 
Febre legiferante – Nas mãos de um advogado, ex-Ministro da Justiça, o governo estadual foi tomado de delírio legiferante, enviando um projeto novo a cada dois dias, incluídos sábados, domingos e feriados. De cada quatro projetos, três foram enviados em regime de urgência, ou seja, nada de debate. O Deputado Giovani Feltes chamou a atenção para o seguinte:
- Os Deputados do PT negam-se a debater na Assembleia. Eles não discutem nada, sequer aceitando provocações. Com isto esvaziam e desmerecem a atividade parlamentar.

O amigo da rainha – O PMDB listou as omissões do governador em relação aos assuntos federais de interesse do RS:
1) royalties do pré-sal.
2) dívida da União com a CEEE.
3) embargos argentinos às importaçõpes gaúchas.
4) novas montadoras para o Estado.
5) dinheiro para as penitenciárias.
CLIQUE AQUI para saber o que é “placebo”.


BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidadeVeja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.

Vendas de veículos novos sobe 14,6% em novembro

As vendas de veículos novos no mercado interno registraram o melhor desempenho do ano em novembro, com 321,6 mil unidades, o que representa uma alta de 14,6% em relação a outubro, informou nesta quarta-feira a associação de montadoras instaladas no país, a Anfavea. Em relação ao mesmo mês no ano passado, porém, houve uma queda de 2,1% nas vendas.

. Além disso, as importações em novembro somaram 82.667 veículos, alta de 16,4% sobre outubro. Isso corresponde a uma participação no total nas vendas de 25,7%. No acumulado dos 11 primeiros meses deste ano os licenciamentos somam 3,28 milhões de veículos, 4,8% acima do mesmo intervalo de 2010.

Bovespa opera em baixa de 0,53%; dólar é vendido a R$ 1,797

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) operava em baixa nesta quarta-feira. Por volta das 12h15, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) tinha desvalorização de 0,53%, aos 59.221,85 pontos.

. Já o dólar comercial operava perto da estabilidade. A cotação do dólar comercial tinha leve alta de 0,02% na venda, a R$ 1,797. O euro tinha leve queda de 0,03%, a R$ 2,403.

Estatais terão que divulgar gastos com publicidade

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, ontem, projeto de lei que obriga as empresas estatais federais a publicar, trimestralmente no “Diário Oficial da União” e em jornais de circulação nacional, os seus gastos com patrocínio e com publicidade.

. Além disso, o projeto determina que as despesas totais com publicidade e patrocínio de cada empresa estatal federal, em cada exercício financeiro, não poderão exceder 15% o valor médio das respectivas despesas dos quatro exercícios anteriores. O desrespeito aos limites previstos no projeto importa em crime de responsabilidade, sujeitando a autoridade máxima da entidade às penas da lei.

BC alivia punição a banco que fez repasse ao PT no mensalão

O Banco Central vai aplicar multas de R$ 350 mil ao Banco BMG e quatro integrantes de sua cúpula por “infração grave” na concessão de empréstimos ao PT e a empresas envolvidas no mensalão.

. A decisão foi tomada ontem pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, o Conselhinho do BC, que livrou a cúpula da instituição de uma pena mais dura, como o afastamento por até três anos.

Nova proposta para Lei da Copa limita meia entrada e libera álcool

O Deputado Vicente Cândido (PT-SP) apresentou ontem seu parecer sobre a Lei Geral da Copa, o qual libera a venda de bebidas alcoólicas em estádios. A permissão vai além dos eventos da Fifa (Copa das Confederações e Copa do Mundo) porque promove alteração no Estatuto do Torcedor para garantir a mudança também em jogos de campeonatos nacionais.

. O relatório, atendendo à demanda da Fifa, limita o direito a preços mais baixos em ingressos para estudantes e idosos a uma cota social, que atenderá também a indígenas e beneficiários de programas de transferência de renda, caso do Bolsa Família. Como já foi acertado um pedido de vista, o projeto será votado pela comissão na próxima semana.

. A liberação da venda de bebidas alcoólicas nos estádios é uma exigência da Fifa para atender a um de seus patrocinadores, a americana "Budweiser". O relatório altera o Estatuto do Torcedor para determinar a permissão da venda em bares, restaurantes ou estabelecimentos similares dentro dos estádios.

DEM quer ter candidatura ao Planalto em 2014

Um dos partidos mais atingidos pela criação do PSD, do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o DEM, em busca de sobrevivência, trabalha para ter candidato próprio à Presidência da República em 2014. Para isso, a legenda sairá, pela primeira vez, da órbita do PSDB.

. A cobrança por uma candidatura própria foi feita ontem, em discreta convenção que reconduziu à Presidência nacional da sigla o Senador José Agripino Maia (RN). Um dos nomes lançados para a disputa foi o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), bastante aplaudido com seu discurso de candidato.

Justiça nega habeas corpus para Marcos Valério

O desembargador Jefferson dos Santos indeferiu ontem à tarde os quatro pedidos de habeas corpus impetrados em favor de Marcos Valério Fernandes Souza e de seus ex-sócios Ramon Hollerbach Cardoso, Francisco Marcos Castilho Santos e Margareth Maria de Queiroz Freitas.


Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: 

Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. 
Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acesse http://tinyurl.com/caqrmuh

Senadores aprovam novo Código Florestal por 59 votos a 7

O Senado aprovou ontem o projeto que reforma o Código Florestal. A proposta recebeu 59 votos favoráveis e 7 contra. Como foi modificado, o projeto terá que ser analisado novamente pela Câmara, o que pode acontecer já na próxima semana.

. O novo código impõe limites ao avanço da produção agrícola e da pecuária no país ao definir quais áreas podem ser ocupadas pelos proprietários rurais e quais devem ser obrigatoriamente preservadas.

. A proposta coloca em lados opostos ruralistas e ambientalistas, e atende em parte às demandas do governo.

Ciro diz que ministro errou por ‘querer ganhar dinheiro’. Entenda, aqui, melhor. o caso de Pimentel.

CLIQUE AQUI para entender melhor o caso do ministro Fernando Pimentel. A história toda é uma fantasia. Pior de tudo é que a Fiemge, a Fiergs de Minas, que deu R$ 1 milhão para o minisitro, confirma todo o rolo do qual ela mesma participou. 


O ex-Deputado Federal Ciro Gomes disse ontem que o Ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) errou por “querer ganhar dinheiro” e que a Presidente Dilma Rousseff não “tinha merecimento” para ter sido eleita.

. Pimentel recebeu pelo menos R$ 2 milhões por serviços prestados em sua empresa de consultoria nos anos de 2009 e 2010, entre sua saída da Prefeitura de Belo Horizonte e posse no governo federal.

. “Eu acho que ele [Pimentel] tem a presunção da inocência, mas ele cometeu um erro: foi querer ganhar dinheiro”, afirmou Ciro. “Escritório de consultoria no Brasil não é consultoria, é tráfico de influência. Esse é o problema”, completou.

PIB estagnado – Consumo de famílias cai e economia para de crescer


A economia brasileira parou de crescer no terceiro trimestre deste ano e tudo indica que ela levará meses para voltar a crescer com vigor. Estatísticas divulgadas ontem pelo IBGE mostram que a atividade econômica ficou estagnada entre julho e setembro, depois de crescer 0,7% no trimestre anterior.

. Só a agropecuária se expandiu. Pela primeira vez desde o fim de 2008, no auge da crise global, o consumo das famílias recuou. Os gastos de governo e investimento encolheram. Para os analistas, o PIB fraco é resultado da alta de juros e das medidas de restrição ao consumo adotadas até o início deste ano, quando o governo tentava segurar a inflação na meta.

. Com a gravidade da crise, foi preciso mudar o enfoque e fazer o país pisar no acelerador com o pacote lançado semana passada. O Brasil cresceu menos que outros emergentes, como China, Índia, Rússia e África do Sul. Bancos e consultorias reduziram previsões e apostam que o PIB crescerá menos de 3% em 2011.