Dica de humor - Lula consulta cartomante Dilma Mineira. Ela prevê a volta de Lula a Brasília. Veja em que condições.

Líder do direitista PP vence as eleições e volta ao Poder na Áustria


O Partido Popular da Áustria, Partido do ex-chanceler Sebastian Kurz, venceu neste domingo as eleições para o novo Parlamento.

Com a vitória, Kurz volta ao poder do país quatro meses depois de seu afastamento. Em maio, ele deixou o governo depois de o Parlamento do país votar uma moção de censura contra ele.

Juízes do Pará querem parar magistrados de todos os Estados contra a Lei de Abuso de Autoridade


Protestos já ocorrem em todo o País.

A magistratura do Pará propôs um dia de paralisação, terça-feira, para protestar contra a nova Lei de Abuso de Autoridade.

A lei aprovada pelo Congresso e sancionada apesar dos vetos presidenciais, amordaça magistrados, membros do MP e policiais de todo o País, beneficiando bandidos, sobretudo os bandidos políticos situados dentro do Congresso.

O jurista Modesto Carvalhosa registrou a decisão dos juízes:

- O povo brasileiro agradece o gesto da Magistratura do Estado do Pará, que propõe uma paralisação nacional, face à derrubada dos vetos à lei de abuso de autoridade.
A lei de abuso de autoridade protege os bandidos e penaliza os agentes públicos encarregados de combate ao crime.

Dica do editor - "Vamos embora. A gente vai sair daqui. Foi pro Supremo". Veja a série "O Mecanismo"

As cenas a seguir são do 5o episódio da série da Netflix "O Mecanismo". O episódio mostra de que modo os bandidos da Lava Jato reagiram a decisões recorrentes do STF que os beneficia. A série trata da saga da Lava Jato.

 

Lya Luft sai do hospital e já está na sua casa de Porto Alegre


A escritora Lya Luft, 81 anos, deixou o Hospital Moinhos de Ventos, em Porto Alegre, por volta das 10h deste domingo, onde estava internada desde a última quarta-feira. Conforme o boletim médico, Lya está em sua casa e se recupera bem do procedimento cardiológico.

A escritora deu entrada no hospital por volta das 2h50min da última quarta-feira devido a fortes dores no peito. De acordo com o cardiologista André Mânica — quem assina o boletim médico — Lya Luft foi diagnosticada com infarto agudo no miocárdio e foi submetida a uma angioplastia de urgência com implante de stent.

Lobby da indústria leiteira está por trás da inclusão de doce de leite na merenda dos alunos das escolas públicas estaduais do RS


Foi para atender o lobby da indústria do leite que o projeto de lei que prevê a inclusão do doce de leite na dieta da merenda escolar nas escolas da rede estadual de ensino resultou aprovado por  33 votos a favor e 11.

O governo estadual vai incluir o produto na dieta dos alunos das escolas públicas.

O doce de leite contém mais açúcar, carboidrato simples, do que proteína.

As escolas públicas, cujas cantinas são proibidas de vender refrigerantes, terão que se submeter à  legislação vigente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (Lei 11.947/2009), que trata da alimentação escolar no país, que entre outras coisas determina:

—  A oferta de no máximo duas porções de doces e/ou preparações doces por semana com 110 calorias cada uma.

É isto.

Lula: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come

A Lva Jato deu um nó em Lula.

O prisioneiro por corrupção Lula da Silva e sua patota do PT foram surpreendidos com a ação da Força-Tarefa da Lava Jato, que na prática pediu aquilo que só cabe ao prisioneiro pedir, que é a progressão para o regime semi-aberto.

O MPF quer demonstrar:

1) Se não fizer o pedido, aproveitando a manifestação favorável do MPF, Lula demonstrará novamente seu desprezo pela lei e pelas instituições do Poder Judiciário.

2) Se aceitar, Lula convalidará politicamente seu julgamento e sairá humilhado da prisão de Curitiba.

Se ficar, o bicho come, mas se correr, o bicho pega.

Opinião do editor - Lula poderá ser mandado à força para casa

De acordo com a letra fria da lei, caberá ao prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva pedir a progressão do seu regime atual de prisão, que é fechado, conforme disse esta tarde ao editor o advogado criminalista L.F. Corrêa Barbosa.

E então ?

O editor conversou com outros criminalistas e o resumo da ópera é o seguinte:

- Nunca aconteceu de um prisioneiro repelir progressão de pena, pelo menos não no RS. O magistrado, no caso a juiza Carolina Lebbos, atendendo a manifestação de sexta-feira da Força-Tarefa da Lava Jato, consultará Lula e a PF. Lula já disse que só sairá da cadeia se o processo que o condenou for anulado ou ele foi inocentado. Lula é um mentiroso patológico, mas se ele mantiver a posição, poderão ocorrer soluções diversas: 1) A PF poderá avisar que não tem mais condições de mantê-lo ali, pedindo que seja removido para uma prisão comum, junto a outros criminosos condenados. 2) A juíza poderá determinar a transferência pedida pela PF. 

Ou a juíza Lebbos poderá simplesmente determinar a progressão de pena, criando um impasse jurídico, policial e político.

Lula só se atreve a fazer o que faz porque joga com a proteção que possui junto a maioria formada no STF, que está disposta até a se imolar para libertá-lo conforme suas condições.

Só Lula pode pedir progressão para o regime semi-aberto


A progressão não significa absolvição, como também a possível anulação do seu processo vá significar isto.

Se sair - caso saia para o novo regime - Lula pode ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica. Tudo dependerá do que fará a juíza federal Carolina Lebbos e consentir o STF.

O MPF do Paraná tomaram a iniciativa de avisar ao Juizado Federal de Execuções Penais que o prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva cumpriu 1/6 da pena, o que lhe dá condições de progredir para o regime semi-aberto.

"O pedido de progressão, no entanto, cabe exclusivamente ao prisioneiro", disse esta tarde ao editor o advogado criminalista Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que trabalhou na defesa inicial de Roberto Jefferson no julgamento do Mensalão e é também advogado do editor.

Procuradores da Lava Jato ressaltaram que o ex-presidente Lula já cumpriu um sexto da pena e deve progredir para o regime semiaberto. A manifestação do MPF será analisado pela 12ª Vara Federal em Curitiba.

Uma vez certificado o bom comportamento carcerário (requisito subjetivo) pelo Superintendente da Polícia Federal no Paraná e ouvida a defesa (requisito formal), requer o Ministério Público Federal seja deferida a Luiz Inácio Lula da Silva a progressão ao regime semiaberto”, destaca o Ministério Público Federal.

Mourão provoca o atrasado ulopetismo ao comemorar a criação das Capitanias Hereditárias


Escreveu neste domingo o general Hamilton Mourão, vice-presidente da República:

Na data de hoje, em 1532, o Rei D. João III criava as #capitanias  no #Brasil. Descoberto pela mais avançada #tecnologia da época, o País nascia pelo #empreendedorismo que o faria um dos maiores do mundo. É hora de resgatar o melhor de nossas origens.

Além do texto, o general postou o mapa ao lado, no qual são detalhadas as capitanias hereditárias distribuídas pelo governo português.

A comemoração de Mourão indignou o lulopetismo. A jornalista Barbara Gancia, por exemplo, reclama da lembrança feita pelo general, porque segundo ela, a criação das Capitanias Hereditárias consagrou "a pilhagem das riquezas que pertenciam aos índios".

O lulopetismo adoraria que o Brasil fosse devolvido aos índios e todos os demais fossem devolvidos para a Europa e para a África.

É isto.

Nesta segunda, Porto Alegre vai contar sua expertise em PPPs na FESPSP, São Paulo


Marchezan no leilão da PPP realizado na Bolsa.

A experiência de Porto Alegre na implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões será abordada pelo secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, durante a sua participação em aula inaugural da 4ª turma do MBA PPP e Concessões. O evento ocorrerá nesta segunda-feira, a partir das 18h30, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), na capital paulista.

Thiago Ribeiro compartilhará a experiência de Porto Alegre, apresentando o case do leilão da PPP da iluminação pública, que ocorreu no dia 29 de agosto, na sede da Bolsa de Valores, a B3, na capital paulista. 

O curso é realizado em parceria com a Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (Rede PPP) e a LSE Enterprise, braço de educação executiva e consultoria da London School of Economics and Political Science e já formou 150 especialistas.

Prefeitura renova toda a frota de 25 veículos do Samu de Porto Alegre


A ação representa a maior renovação de frotas de veículos da história do serviço em Porto Alegre

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) receberá 14 novas ambulâncias, nesta segunda-feira, tudo para atendimento da população. O ato de entrega ocorrerá as 11h, em frente ao Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). Os veículos renovam toda a frota em circulação na cidade, ficando no máximo com dois anos de uso.

Do total, 13 representam doação do ministério da Saúde e uma foi adquirida com recursos da indenização de seguro por acidente. Com a doação, o ministério atualiza o plano de renovação da frota de ambulâncias do município, que desde 2014 não recebia novas unidades do governo federal. Em função disso, a prefeitura efetuou a compra de 11 ambulâncias no início de 2018.

Atualmente, Porto Alegre conta com 16 equipes do Samu e uma para transporte de baixa complexidade. 

Artigo, Alon Feuerweker, FSB - Você pode não gostar, mas este é o modus operandi do governo Bolsonaro no Congresso, até aqui

O modus operandi congressual do bolsonarismo vai ficando cada vez mais nítido. Não há obsessão por tratorar o Legislativo. No plano parlamentar, aceita-se o jogo. O que os parlamentares perderam em espaço político na Esplanada, ganharam em oportunidades de protagonismo. O governo manda os projetos, o Parlamento faz quase o que bem entende, depois o presidente veta, e o Legislativo também derruba os vetos que deseja.

Não sei se chega a ser uma nova política, mas tem boa dose de novidade, ao menos neste último meio século. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Dica do editor - No Prime Video da Amazon, veja a série britânica Fleabag

Durante a 71ª Edição do Emmy Awards, Fleabag conquistou seis importantes prêmios e se tornou um dos maiores destaques da noite. Fleabag é uma série britânica produzida pela Amazon em parceria com a BBC. Criada, escrita e estrelada por Phoebe Waller-Bridge, a trama gira em torno de uma mulher de 33 anos que enfrenta dificuldades em relacionamentos amorosos e familiares, enquanto tenta lidar com a morte da melhor amiga, que se suicidou acidentalmente. O Prime Video pode ser assinado por apenas R$ 9,90 mensais e disponibiliza milhares de títulos, inclusive de música. A assinatura também garante frete grátis para quem comprar produtos no site da Amazon.

Damares defende licença-maternidade de um ano e não de quatro meses


Ministra surpreende com proposta que vai na contra-mão da política econômica do governo.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu que o Congresso amplie para um ano a licença-maternidade remunerada. O benefício hoje é de quatro meses, com possibilidade de chegar a seis meses por opção do empregador.

A proposta faria parte de uma política de fortalecimento da família, conforme declarou Damares em entrevista ao Jornal Folha de S. Paulo e ao portal Uol.

Ela falou hoje.

Damares terá que se explicar com o ministro Paulo Guedes.

Dica do editor - 5 mil bailarinos passarão pelos palcos do Sul em Dança, que começa neste domingo em Porto Alegre

Começa neste domingo, Teatro do Sesi, Porto Alegre, o Sul em Dança. 5 mil bailarinos passarão pelos palcos até o dia 5 de outubro.

CLIQUE AQUI para obter todas as informações, inclusive sobre ingressos (preços e onde comprar)

Esgotou o modelo constitucional de 1988

Este vídeo, gravado na sexta-feira à tarde, registrou 80 mil visualizações até as 10h desta manhã. Vai replicado:

Nesta quarta, STF poderá atender desejo de Lula, anulando o processo que o mantém na cadeia de Curitiba

Na quarta-feira, o STF poderá se render ao desafio de Lula e autorizar sua saída da cadeia mediante a anulação do processo que o condenou.

O prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro diz que só sai se seu processo for anulado ou se for inocentado (veja nota a seguir).

O STF deu o primeiro passo nesta direção, ao anular o processo que resultou na condenação de Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobrás, ao alegar falsamente que réu delatados tem que falar depois do MPF e dos delatores nas alegações finais.

Agora, quarta, bastará estender a decisão para o caso de Lula.

Zero Hora conta como o ex-juiz Corrêa Barbosa deu voz de prisão ao chefe de Polícia

Ao lado, no STF, durante o julgamento do Mensalão, Barbosa tentou incluir Lula na lista dos réus, como chefe da quadrilha.

Na esteira do caso contado pelo ex-chefe da PGR, Rodrigo Janot, que pensou em matar o ministro Gilmar Mendes e desistiu de tudo na undécima hora, o jornal Zero Hora de hoje resolveu contar uma série de histórias que revelam de que modo as desavenças políticas geraram episódios sangrentos ou de violência nas cenas políticas brasileira e estadual.

Um dos episódios contados por ZH envolve o ex-juiz, ex-prefeito de Sapucaia do Sul e advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que nas últimas duas décadas também conta entre seus clientes com o editor, defendendo-o pro bono (de graça).

Leia o caso como ele foi:

O juiz que deu voz de prisão ao chefe de Polícia

Na primeira metade dos anos 80, um juiz lotado em Sapucaia do Sul (RS), Luiz Francisco Corrêa Barbosa, passou a se notabilizar por determinar apreensões de bens e valores de grupos criminosos ligados ao tráfico de entorpecentes. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Hoje é Dia Internacional do Surdo


Hoje é o Dia Mundial do Surdo, que é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no último domingo do mês de setembro de cada ano, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo.Há também o Dia Nacional do Surdo, que no Brasil é comemorado dia 26 de setembro. No Brasil, 9,7 milhões de pessoas sofrem de algum grau de surdez, 5,6% da população. 2,6 milhões não ouvem nada - têm surdez profunda.

Namorada de Lula diz que Lula não aceita semi-aberto e nem tornozeleira. "Ele só sai inocentado ou com anulação da sentença", diz Janja Lula.


A socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, namorada do condenado por corrupção e lavagem de dinheiro Lula, usou sua conta no Twitter, neste sábado, para fazer uma crítica ao pedido de progressão do petista para o regime semiaberto. Na publicação, ela escreveu: “A liberdade irá nos alcançar, mas não virá assinada por aqueles que fraudaram a Justiça!”.

Nesta sexta-feira, a força-tarefa da operação Lava Jato pediu para que Lula passe para o regime semiaberto. A petição, enviada à juíza da Vara de Execuções Penais do Paraná, Carolina Lebbos, foi assinada por 15 procuradores, inclusive o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

Lula está preso na capital do Paraná desde abril de 2018. Ele já cumpriu o prazo mínimo para ir ao semiaberto, mas resiste à ideia.

O prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro já declarou, em entrevistas, que não fará o pedido, pois pretende ir para casa somente depois de eventual absolvição ou anulação da sentença. Também critica a possibilidade de usar uma tornozeleira eletrônica.

A fidelidade do Podemos ao governo Bolsonaro é real, mostra Estadão

As queixas de eleitores bolsonarianos de que o Podemos só quer ganhar espaço á custa do governo Bolsonaro e apenas lhe cria dificuldades, foram desmontadas por estes números divulgados neste domingo pelo Estadão:


- A bancada na Câmara, com 10 integrantes, seguiu a orientação do governo Bolsonaro em 82% das votações no plenário.

O Podemos é liderado pelo senador Álvaro Dias e tem protagonizado papel relevante na defesa da CPI da Lava Toga e nas manifestações de rua de crítica ao STF.

Dica do editor - Daqui a pouco, 11h, tem Concerto de Primavera no Araújo Viana, Porto Alegre. É grátis.

Será daqui a pouco, 11h, grátis, tem Concertos Comunitários Zaffari, com a orquestra de Câmara do Theatro São pedro, no Auditório Araújo Vianna, avenida Osvaldo Aranha 685, Porto Alegre. É o Concerto da Primavera. O editor recomenda vivamente.

Morreu o tradicionalista gaúcho João Sá Siqueira


O tradicionalista Antonio João Sá Siqueira morreu aos 91 anos em Porto Alegre.

OAB do RS protesta contra espancamento de advogado no Foro Central de Porto Alegre


A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB/RS) divulgou uma nota de repúdio às agressões sofridas pelo advogado Jefferson Cardoso, 56 anos, nas instalações do Foro Central de Porto Alegre. O advogado alega ter entrado por engano no banheiro feminino, foi denunciado por uma mulher e retirado de lá à força, tendo sido espancado por três seguranças, violência que só cessou com a intervenção de uma juíza que saiu da audiência quando ouviu o entrevero.

O advogado estava vestido com camiseta e calça jeans.

A OAB e Jefferson Cardoso avisaram que processarão os agressores e a empresa de segurança terceirizada. O TJRS abriu sindicância.

CLIQUE AQUI para ler a nota da OAB, recebida ontem a noite pelo editor.

Domingo será dia típico de primavera: céu azul, sol claro e temperatura amena

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

O domingo será muito agradável no Rio Grande do Sul, tudo com a presença do sol em todas as regiões gaúchas.


O dia abriu um pouco frio, mas a tarde será agradável. Acontecerá um pouco de calor no Noroeste e no Oeste.

Em Porto Alegre, o dia começou com temperatura mínima de 11ºC, mas em seguida esquentou, atingindo 17o as 8h30min e podendo chegar aos 28ºC.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/