Decreto de Bolsonaro cria regramentos para o descarte do lixo eletrônico


Foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro o decreto 10.240 de 2020, que estabelece regras para implementação do sistema de logística reversa em produtos eletroeletrônicos. 

O texto regulamenta o que é previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, os fabricantes e importadores de itens eletrônicos devem ser os responsáveis pelo descarte correto como forma de reduzir impactos ao meio ambiente.

As empresas podem se associar na criação de entidades gestoras e fazer o trabalho de divulgação e operação do sistema. Pelo decreto, cada companhia participa do financiamento na mesma proporção do tamanho que ocupa no mercado. Há a possibilidade de empresas criarem seus mecanismos de coleta de forma individual.

O decreto estipula que a constituição das entidades para a gestão da logística reversa seja feita neste ano, até o dia 31 de dezembro. A partir de 2021, começam a ser instalados os pontos de coleta e se inicia a divulgação aos consumidores.

O sistema deve ser implantado, até 2025, nos 400 maiores municípios do país. 

Encontro reúne líderes políticos e apoiadores do novo partido do presidente em Porto Alegre

Líderes políticos e apoiadores do Aliança pelo Brasil, novo partido organizado pelo presidente Jair Bolsonaro, reuniram-se neste sábado na capital gaúcha.

Eles discutiram temas relacionados ao processo de homologação da sigla e eleições municipais. A atividade aconteceu à tarde no Teatro Dante Barone da Assembleia.

O momento mais esperado foi a manifestação de Bolsonaro, por mensagem em vídeo preparada especialmente para o evento. Segundo o deputado federal Bibo Nunes, um dos organizadores do ato político denominado “Simpósio em Porto Alegre”, foi anunciado aos militantes que os quesitos exigidos pela legislação federal já estão cumpridos e haverá, a partir disso, uma forte mobilização para que o partido seja reconhecido pela Justiça Eleitoral.

Bibo não descarta a hipótese de que a sigla não esteja habilitada a inscrever candidatos para o pleito de outubro. Ele diz que o objetivo é estipular nova metodologia para aceitação de filiados. “Não queremos saber de espertinhos e aproveitadores. Seremos rigorosos na avaliação das propostas de filiação. A ideia é depurar e formar quadros pelo critério da qualidade. Seremos o partido mais pobre do Brasil. Sem tempo de tevê, sem dinheiro do Fundo Partidário e do Fundo Especial Eleitoral. Somos bons de voto e os melhores do Brasil na rede social”, resumiu.

Semana da moda em Londres marcada por protestos. É o mesmo grupo dos baderneiros presos em janeiro na Bélgica

Arruaceiros que integram o grupo XR, significa Rebelião da Extinção, teviram como alvo mais recente o evento de moda London Fashion Week.

São do mesmo bando aloprado preso em janeiro na cidade de Bruxelas. 

Eles atacaram hoje, segundo dia da importante mostra no calendário da indústria fashion mundial, uma das principais semanas da moda.

Ao contrário da capital inglesa, com poucos detidos, na Bélgica houve uma centena de pessoas presas. Eles invadiram e empastelaram o Salão do Automóvel. Uma faixa com a frase “parem as emissões de CO2” foi colocada na entrada principal do centro de convenções, e também fizeram as mesmas barbaridades que vemos por aqui, gente jogada no chão, seios e nádegas à mostra. A mesma fórmula que se repete mundo afora.

Grenal é considerado um dos maiores clássicos do futebol mundial


Na maioria das vezes eles não estão irmanados como na foto que ilustra a postagem, geralmente os clássicos grenais são disputadíssimos e até polêmicos, repercutem entre milhões de torcedores em território gaúcho, Brasil afora e noutros países. 

Internacional e Grêmio disputam hoje à tarde o clássico de número 423.

Que os leitores perdoem algum desajuste nas informações, talvez não traga tudo de memória e podem nos corrigir nos comentários. Até aqui, dos 422 clássicos disputados, houve 156 vitórias do Inter e 132 do Grêmio. Foram 134 empates. O Colorado balançou as redes 585 vezes, e o rival fez outros 551 gols. Contabilizando somente duelos pelo Campeonato Gaúcho, o resultado que mais vezes se repetiu foi o empate: 63. O Inter venceu 56 e Grêmio outros 48.

Se considerar os jogos em que se enfrentaram no Brasileirão, a vantagem é gremista: 23 vitórias, 16 empates e 19 jogos conquistados pelos Inter.

Carlitos, ponteiro colorado do chamado Rolo Compressor, marcou 42 gols em 62  jogos, maior artilheiro do clássico. O argentino Vilaalba, atacante da década de 1940, o segundo maior artilheiro colorado em grenais, fez 20 gols, incluindo quatro gols no clássico de outubro de 1948, na vitória de 7x0 do Internacional.

Jogador da década de 1930, o atacante gremista Luiz Carvalho, marcou 17 gols em 29 clássicos, é considerado o maior artilheiro gremista e Alcindo, o Bugre, outros 13 gols, o segundo maior artilheiro gremista.

Angra I reconectada ao Sistema Interligado. Brasil estuda construir usina binacional com a Bolívia


A Usina Nuclear Angra I foi reconectada ao sistema, após a parada técnica programada para manutenção. Ocorreu três dias antes do acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Deve atingir potência máxima segunda-feira.

O Brasil estuda construir uma usina hidrelétrica binacional com a Bolívia. O projeto seria erguido no rio Mamoré, com a experiência e investimentos provenientes de Itaipu.

A informação surgiu durante a solenidade que marcou a geração recorde de 2,7 bilhões de megawatts/hora, maior desde o início das operações em 1984. A marca atingida nesta sexta-feira, coloca Itaipu como a maior usina hidrelétrica do mundo em produção, superando a gigantesca usina chinesa de Três Gargantas. O feito foi comemorado pelos diretores e funcionários da usina em solenidade que reuniu brasileiros e paraguaios.

Em três anos, Itaipu terá quitada a dívida para a construção da usina, o que vai liberar cerca de 2 bilhões de dólares por ano, divididos igualmente entre Paraguai e Brasil, que passará a contar com 1 bilhão de dólares para investimento, cerca de 4,3 bilhões de reais.

Em 2023, haverá a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, de abril de 1973, que trata das bases de comercialização da energia gerada pela hidrelétrica. Atualmente, o Paraguai é obrigado a vender ao Brasil a parte de sua produção que não consome. A energia de Itaipu abastece 85% da demanda paraguaia, vendendo para o Brasil 35% do total da produção paraguaia.

Recorde na geração de energia em Itaipu. Maior marca desde 1984 foi atingida nesta semana


Itaipu atingiu ontem a maior produção desde 1984. 2,7 bilhões de megawatts/hora. 

Com isso, torna-se a maior hidrelétrica do mundo em produção, superando a gigantesca chinesa das Três Gargantas.

Detran gaúcho quer maior adesão dos prefeitos no Balada Segura


Aproveitando a participação dos prefeitos na Assembleia de Verão da Famurs, em Capão da Canoa, o órgão de trânsito esteve presente e incentivou a maior adesão dos gestores às blitze do programa Balada Segura.

Além do estande com demonstrações no teste do etilômetro e informações do convênio, a diretora Diza Gonzaga falou sobre educação preventiva e os planos da Escola Pública de Trânsito, que vai oferecer atividades no interior do Estado.

As blitze de trânsito focadas na embriaguez incluem ações de conscientização sobre os riscos do álcool associado à direção. No final do ano passado, o governo divulgou o balanço mais recente sobre acidentalidade. As colisões frontais ou traseiras foram responsáveis por 34,6% das ocorrências com mortes, seguidas por atropelamentos (23,6%) e colisões laterais (12,2%). Os automóveis são os mais frequentes nas tragédias, representando 37,2% do total. As motocicletas e motonetas, 17% da frota, representam 21% dos acidentes fatais.

Estados Unidos resgata cidadãos americanos em quarentena a bordo de cruzeiro no Japão


Até o momento, 285 pessoas do navio tiveram teste positivo para o coronavírus, após 67 novos casos terem sido detectados.

Os Estados Unidos anunciaram que os norte-americanos a bordo do navio serão levados de volta amanhã em voo fretado. São 380 americanos confinados no navio Diamond Princess, ancorado em Yokohama.

A aeronave chega ao Japão e a maioria das pessoas será transportada para Travis, base da Força Aérea na Califórnia. Parte dos passageiros segue rumo à aérea de Lackland, Texas. Todos precisarão passar por mais duas semanas de isolamento, e farão avaliações médicas antes de serem autorizados a embarcar no voo fretado. Quem apresentar os sintomas vai ficar para trás.

O Japão já autorizou o desembarque de 11 passageiros de outras nacionalidades. Em paralelo, os japoneses continuam resgatando seus conterrâneos na província de Wuhan, a cidade chinesa no centro do surto. Amanhã pousa na China a quinta missão japonesa de resgate.

Negócio da China em Porto Alegre. Empresa de comércio eletrônico promete entregar quinquilharias do país asiático em 48 horas


Parece estranho o enunciado que promete tanta agilidade, em plano surto da Covid-19, mas é isso mesmo. 

Em 48 horas, chegam a Porto Alegre e região Metropolitana e são entregues as mercadorias como itens de cozinha, mochilas e uma enorme variedade de quinquilharias da China.

O site inclui até acessórios para animais de estimação. Um dos sócios garante que o alerta mundial de saúde não chegará a causar transtorno logístico. Na verdade, a primeira leva de produtos já chegou aqui no final do ano passado. Eles querem em breve avançar os negócios até o interior do Estado.

O editor não divulga o nome da empresa. Não estamos sugerindo a compra, mas noticiando o fato.

Artigo, Telma Renner - Educação, tema difícil

- Telma Mathilde Renner é empresária, Gramado.

No MEC concentra-se uma imensa  cambada esquerdopata, burocratas, parasitas  incompetentes e  professores lenientes e fracassados, para os quais o método Paulo Freire casou como uma luva.  Além disso, em muitas  universidades,  estão reitores corruptos, habituados a usar dinheiro público em benefício próprio e para as orgias  ideológicas que costumamos  ver em vídeos estarrecedores.
   
Sabe-se das extremas dificuldades que enfrenta o ministro Weintraub para conseguir sequer uma prestação de contas dessa gente! Mas, acredito que devam  existir instrumentos jurídicos para que se consiga chegar onde se deve: transparência nas contas públicas e competência na gestão  dos recursos. E também acredito que existam ,  nos meios educacionais,  pelo menos alguns que não se enquadrem no perfil acima, e estes podem ser os aliados para implementar as mudanças.
   
Paralelamente a essa   faxina e mudança de comportamento, bem difícil, isto se sabe, seria importante  ter um projeto para mudar  de vez a  sofrível educação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Veja o documentário "Sergio", Netflix

Este documentário, apresentado esta semana pela Netflix, retrata a vida de Sérgio Vieira de Mello, o carismático Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU que foi morto por terroristas no Iraque.

O editor viu tudo ontem a noite e recomenda.

São Paulo espera superar os 2,3 bilhões de reais movimentados no Carnaval do ano passado

Os blocos de rua do Carnaval começam neste final de semana na cidade de São Paulo.

De acordo com a Prefeitura, a capital paulista recebe 678 desfiles, 38,5% a mais que no ano passado, quando São Paulo teve 490 cortejos festivos. 

A expectativa é atrair 15 milhões de pessoas e superar os 2,3 bilhões de reais movimentados ano passado. 

Para os desfiles de rua, foram instalados 2750 banheiros químicos e haverá distribuição de dois milhões de preservativos masculinos. São 20 postos médicos próximos aos locais de grande concentração. Cada posto terá dez profissionais, sendo dois médicos, um enfermeiro e sete técnicos de enfermagem. Serão 100 ambulâncias, sendo 30 de UTI e 70 de suporte básico.

Incêndio em Capão Novo deixa dois mortos e cinco feridos


Duas mulheres perderam a vida num incêndio. Os bombeiros ainda trabalham no rescaldo.  

A tragédia aconteceu neste sábado na praia de Capão Novo, litoral Norte gaúcho. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram três casas. 

Além das vítimas fatais, cinco pessoas ficaram feridas. Ainda não há informações de como o fogo teria começado.

França registra primeira morte pelo Coronavírus fora da Ásia. Vítima é turista chinês


Um turista que viajou da China à capital francesa morreu em decorrência do novo vírus. Ele chegou ao país em 16 de janeiro e estava em quarentena num hospital de Paris. 

É a primeira morte em decorrência da doença fora da Ásia. O falecido tinha 80 anos, proveniente da província chinesa de Hubei, epicentro da epidemia.

Mais de 1,5 mil pessoas morreram em decorrência do vírus na China, principalmente em Hubei. Três mortes haviam sido relatadas fora da China continental, uma em Hong Kong,  outras nas Filipinas e uma no Japão. Os dados atualizados sobre a doença mostram 2641 novos casos confirmados, elevando o total da China para 66.492 pessoas.

No fim de janeiro, a França se tornou o primeiro país europeu a confirmar casos do vírus. A França teve 11 casos confirmados da doença, oficialmente chamada Covid-19.

Segunda-feira começa o ano letivo na maioria das instituições de ensino público e privado


As escolas particulares gaúchas, majoritariamente, retornam às aulas nesta segunda-feira. A rede privada possui mais de 429 mil alunos na Educação Básica e 407 mil estudantes na Educação Superior.

Em Porto Alegre, todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, com 17,5 mil alunos, retomam as atividades. 

No Estado, cerca de 85% das 2,5 mil escolas da rede pública vão recomeçar na próxima terça-feira. Os outros 15% são as instituições que estiveram parcialmente em greve, entre o fim de 2019 e o início deste ano. Algumas devem retomar o processo educativo com turmas incompletas. Parte dos professores aderiu à greve, outros não.

A partir desta segunda-feira, na capital gaúcha, a EPTC vai fazer ações educativas com foco em segurança no trânsito para marcar a volta às aulas. A prefeitura também está reforçando a sinalização das faixas de segurança junto aos colégios. Entre segunda e sexta-feira, os agentes de educação para o trânsito estarão no bairro Cristal, junto à escola Elyseu Paglioli, e noutras regiões da cidade para o contato com estudantes e pais em escolas privadas e públicas (Colégio Farroupilha, escola municipal Erico Verissimo e Colégio Luterano da Paz). 

O agonizante Carnaval das escolas de samba em Porto Alegre


Os mais antigos ainda lembram dos carnavais no Centro Histórico, a última etapa foi na avenida Loureiro da Silva, a "Perimetral", quando houve a transferência da festa das escolas de samba para longe, na zona Norte. 

Um dos argumentos na época, além do transtorno aos moradores, também dizia respeito ao trânsito, sobretudo quando enormes carros a caminho do desfile, ou saindo dele, quebravam em plena avenida e interrompiam o fluxo.

Atualmente, o carnaval dos blocos numa área de alta densidade populacional, incomoda mais do que as escolas de samba no passado, mas já está consolidado na Cidade Baixa. Também ocorre sem transtorno em trechos da orla na avenida Guaíba. Isso não vai acabar porque as pessoas participam aos milhares, todas as vezes em que as charangas saem às ruas arrastando multidões.

Faltando menos de três semanas para o desfile do Carnaval, problemas de capina alta, lixo acumulado e falta de manutenção se repetem no Complexo Cultural do Porto Seco. O local onde as escolas de samba vão se apresentar dias 6 e 7 de março precisa passar por uma faxina pesada, antes de receber os foliões que atravessam a cidade e vêm de outros municípios para torcer por suas escolas.

O abandono do local ganhou novo capítulo, com a decisão do juiz Fernando Carlos Tomasi, da 4ª Vara da Fazenda Pública. Ele determinou que a prefeitura preste informações, em 72 horas, sobre a destinação de 80 mil reais da emenda impositiva aprovada na Câmara Municipal para limpeza, capina, abastecimento de água, eletricidade e outros serviços.

A decisão do magistrado atende ao mandado de segurança do vereador João Bosco Vaz (PDT), que também é autor da emenda ao orçamento. Em nota, o município informa que foi intimado ontem, através da Procuradoria-Geral do Município (PGM), a prestar informações e possui um prazo de 72 horas para manifestação.

Havan vai funcionar em novo centro comercial da zona Norte de Porto Alegre

O prefeito da Capital homologou o Estudo de Viabilidade Urbana (EVU) do Centro Comercial Assis Brasil, que será erguido na zona Norte, perto da Fiergs.

O empreendimento contempla uma megaloja da varejista Havan, com área construída de 19,1 mil metros quadrados. O local também vai receber uma unidade da rede Zaffari. O empreendimento comercial terá um restaurante de dois pavimentos e lancheria drive-thru.

Apenas com a Havan, o investimento é de 35 milhões de reais. O centro comercial terá estacionamento com mais de 993 vagas, sendo 373 cobertas e outras 620 comuns ao ar livre. Todo o projeto soma 33 mil metros quadrados de área útil.

O empresário Luciano Hang pretede abrir no mínimo dez lojas em território gaúcho.

Justiça aceita denúncia contra os criminosos da tragédia em Brumadinho. Ex-presidente da empresa acusado por homicídio doloso

A Justiça aceitou denúncia do Ministério Publico mineiro contra os envolvidos no rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Com a decisão, os 16 investigados passam à condição de réus no processo.

Entre os réus estão o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e mais dez funcionários da mineradora, além de funcionários da Tüv Süd.

No mês passado, promotores responsabilizaram criminalmente funcionários da Vale e da empresa Tüv Süd pela tragédia. Eles devem responder pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, porque teriam responsabilidade na morte de 270 pessoas soterradas pela avalanche de rejeitos.

Desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros permanece realizando buscas para encontrar os corpos. A barragem se rompeu em janeiro de 2019, resultando em mortes e na destruição de casas e equipamentos públicos na cidade, que fica próxima à capital mineira, Belo Horizonte.

STF estipula 72 horas para o Estado se manifestar sobre contestação das alíquotas previdenciárias dos militares

O Supremo Tribunal Federal deu prazo de 72 horas para que a União e o Estado se manifestem sobre a Ação Civil Originária 3350, pela qual o Piratini contesta a obrigatoriedade de adoção, pela administração estadual, das alíquotas de contribuição previdenciária sobre rendimentos de militares, na forma estabelecida pela recente reforma federal. 

A ação foi ajuizada semana passada. Na argumentação, a PGE alega que a limitação das alíquotas por lei federal viola o pacto federativo e a autonomia dos Estados, reduzindo as receitas decorrentes das contribuições dos militares e causando desequilíbrio no sistema previdenciário estadual. Caso obtenha decisão liminar favorável, o governo reapresenta o texto para discussão no Parlamento.

As intimações à Procuradoria-Geral do Estado e Advocacia Geral da União, foram publicadas no Portal do STF, atendendo a despacho do ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo na Corte. “Intime-se com urgência a União para se manifestar sobre o pedido de tutela de urgência, no prazo de 72 horas. Decorrido tal prazo, com ou sem manifestação, voltem-me os autos conclusos”, apontou Barroso, no ato processual, que analisa um pedido de medida cautelar feito pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

O questionamento ao STF ocorre porque o governo gaúcho deseja aplicar para os militares estaduais as mesmas alíquotas aprovadas para os servidores civis, aprovadas em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa. Atualmente, a contribuição dos militares é de 14%. No entanto, a lei federal, aprovada pelo Congresso, determina que as novas alíquotas para militares da União não passem de 10,5%.

Sábado deve ser abafado, com momentos de sol e chuva no território gaúcho

Os prognósticos dos institutos de meteorologia preveem nebulosidade no Rio Grande do Sul. Entretanto, o sol aparece e também a chuva pode ser esperada na maioria das regiões. 

Previsão de dia quente e sensação de abafamento, com mínimas elevadas e calor durante o período da tarde. Em Porto Alegre, a temperatura máxima chega a 32ºC.

Áreas de instabilidade, associadas ao ar quente e úmido,  devem resultar em chuva irregular na metade Oeste. Em Porto Alegre e região metropolitana, o sol aparece com nuvens e não é descartada a ocorrência de instabilidade no decorrer do dia.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/