Saiba por que o governador Eduardo Leite é um farsante disseminador de fake news

O ex-presidente do Banrisul, ex-secretário do Planejamento e economista Mateus Bandeira, disse, hoje, que o governo estadual "está divulgando uma grande fake news (porque) não é verdade que esteja encaminhando uma proposta com redução do ICMS".

Em artigo publicado no jornal Zero Hora, que é aliado do governador, Mateus Bandeira vai ainda mais longe:

- O diagnóstico deste comportamento (do governador) pode variar, dependendo da especialidade profissional do analista - da esquizofrenia à simples falta de vergonha.

O economista vê o que muita gente não quer ver:

- O rei está nu.

Em intervenções nas redes sociais e na mídia tradicional, o governador diz que a redução do ICMS está inscrita na proposta orçamentária enviada para a Assembleia.

A verdade é que ele cumpre lei aprovada pela Assembleia, que extingue as atuais alíquotas elevadas provisoriamente do ICMS, que segundo os deputados acaba no dia 31 de dezembro. As alíquotas de casos com combustíveis, energia elétrica e tele, voltam ao que sempre foram.

Recomendado - Nesta noite chuvosa, vá (não vá sozinho) ao Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça, também, sua reserva via Whats 

993882401 / 993887265. 

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermark
www.biermarkt.com.br

Veja "E viva o Rio Grande !", com fotos imperdíveis de Leonid Streliaev

Opinião do editor - Luciana Genro para secretária da Segurança Pública

Em poucos dias a deputada Luciana Genro, nova presidente estadual do Psol, conduziu e concluiu os trabalhos da comissão externa de deputados estaduais que investigou as causas do incêndio da sede da Secretaria da Segurança Pública do RS.

Até hoje, o governo Eduardo Leite não se coçou para apurar causas e apontar responsáveis.

Faz um silêncio que sequer é obsequioso, porque parece desinteressado - com ou sem razão. Aliás, o que pensam disto os drs. Dellazem (MPE) e Geraldo Da Camino (TCE) ?

O relatório final dos deputados foi apresentado hoje.

E é consistente.

Uma das constatações apresentada pelos deputados, revela o dado revoltante de que nem a rede hidráulica do edifício funcionava no dia do incêndio. Aliás, o edifício sequer tinha PPI (Plano de Prevenção a Incêndios) exigido de todo mundo.

O relatório não aponta responsáveis, mas sabe-se quem são eles.

Luciana Genro mostra que seria melhor secretária da Segurança Pública do que o atual titular, que parece mais interessado em construir sua candidatura do Piratini do que dar explicações cabais ao povo gaúcho sobre o que aconteceu.

Dica do editor - Anhanguera oferece 400 cursos gratuitos para a população de Porto Alegre

Cursos são nas áreas de Negócios, Desenvolvimento Pessoal, Tecnologia, Educação, Direito, Saúde, Design e Artes 

A Faculdade Anhanguera de Porto Alegre liberou 400 cursos de extensão. O modelo é composto por cursos EAD, com duração entre 20 e 80 horas e destinados a qualquer pessoa com ensino médio completo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 30 de setembro.

CLIQUE AQUI para saber muito mais e como se inscrever.

Bolsonaro anuncia o próximo fim do MST

 

CPI amarela e não ouvirá mais a ex-mulher de Bolsonaro

 A CPI da Covid amarelou e não ouvirá mais Ana Cristina Valle, ex-mulher de Bolsonaro.

Crônica de sexta, Vitor Bertini, O Canto da Sereia

No verão, Mário morava sozinho na cidade, pintava paredes, cometia versos e bebia; no inverno, morava na praia.

Na praia, pintava paredes, cometia versos, bebia e, à tardinha, fazia esculturas de areia à beira-mar.

– Doutor, o que atrasa o progresso é a tortura da parede – sentenciava com um olhar morno, sempre que precisava justificar um pedido de mais tinta ou uma mudança de data na entrega dos serviços. Quando a insinuação ou queixa envolvia a hipótese da bebida, Mário zombava, abusando da frase de Frida Kahlo:

– Eu nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha realidade.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Vitor Bertini/ https://ahistoriadasexta.substack.com/ https://vbertini.blogspot.com// bertini.vitor@gmail.com

Veja, aqui, debate de uma hora sobre "Liberdade de Expressão" e "Carta à Nação". O editor é um dos falantes.

O editor participou, ontem as noite, durante mais de uma hora, do programa "Night Club", que o apresentador Sileno Guimarães (Minas) apresenta uma vez por semana. O programa foi todo ele dedicado a informações e análises sobre a liberdade de expressão, com ênfase à questão da liberdade de imprensa, mas também ao day after "Carta à Nação". Além do editor, falam o intelectual gaúcho Percival Puggina e o juiz federal Harley Wanzeller (Amapá). Veja e ouça tudo:

ONU recua e não exigirá atestado de vacinação. Bolsonaro, que não se vacinou, falará dia 21 na ONU.

A ONU confirmou que não exigirá qualquer comprovante de vacinação por parte dos líderes munciais, tudo no âmbito da sua próxima Assembleia Geral.

A ONU voltou atrás de decisão anterior.

O presidente Bolsonaro será o primeiro orador do evento e avisou que não se vacinou e nem se vacinará.

Ele já está de malas prontas para viajar a Nova Iorque. Ele embarcará no domingo e falará no dia 21.


Opinião do editor - Justiça de Passo Fundo decide que pai não vacinado não pode visitar a filha

O caso é tão kafkiano que no caso do pai morar com a família, portanto também com a filha, não teria como ser impedido de visitá-la.

Embora não exista uma só lei de qualquer autoridade pública (nacional, estadual ou municipal), uma ação da Defensoria Pública garantiu a suspensão do direito de visita a um homem que se negou a se vacinar contra o vírus chinês e que queria visitar a filha de um ano. Ele está separado da mulher, que tem a guarda da criança.

A decisão é inaceitável e viola os direitos constitucionais do pai.

O caso ocorreu em Passo Fundo. 

O pai já contraiu coronavírus e venceu a doença, o que significa que está curado e não transmite.

E até as pedras das ruas sabem que dificilmente crianças contraem a doença (o índice de óbitos por coronavírus entre crianças é de 0,002%, segundo a OMS. Nem vacinação é tolerada em crianças.

A Defensoria Pública chega a falar em negligência do pai, o que não passa de insulto, já que é direito conssticional dele não se vacinar. O fato de não se vacinar, não suprime direito algum do cidadão.

Opinião do editor - E o incêndio da sede da Polícia do RS, governador Eduardo Leite: não sai nada ?

Enquanto ocorre uma operação altamente discutível como esta, o governo Eduardo Leite não consegue sequer identificar os responsáveis pelo incêndio ocorrido na sede da secretaria da Segurança Pública, que sequer mantinha PPI, embora exija isto de todo mundo.

A Polícia Civil do mui valoro governador Eduardo Leite deflagrou a importantíssima operação Xepa 1ª Dose, tudo com objetivo de apurar as denúncias de "fura-fila" no critério de vacinação contra a Covid-19, estabelecidos pelos órgãos sanitários para o enfrentamento da pandemia em Porto Alegre. 

Houve o cumprimento de 21 mandados judiciais de busca e apreensão desde a última quinta-feira, e que prosseguiu na manhã desta sexta-feira.

O pavoroso crime pode incriminar 19 pessoas que incorreram na burla numa só unidade de saúde.

Não é mais preciso comprovação de residência para se vacinar em Porto Alegre

 A partir de hoje não será mais preciso apresentar comprovante de residência para se vacinar em Porto Alegre.

Bastará fazer declaração ao ser solicitado.

Identidade, sim, será preciso.

Evento da magistratura do trabalho do RS termina hoje sob os acordes do lulopetismo

Ao lado, fotos a de Juliana Furno, a economista convidada para falar no evento. Ela não é a única lulopetista ou esquerdista convidada, já que outros convidados são pessoas como o músico Chico Cesar e o psicanalista Christiano Dunker, inimigos ferozes do governo Bolsonaro.

Termina hoje 16º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul. O evento começou na terça-feira, tudo pago com dinheiro público. A edição tem três eixos de debate: a repercussão da Covid-19 na Saúde, na Economia e no Mundo do Trabalho.

Telepresencial, a capacitação ocorre em diferentes plataformas. As palestras, estão abertas também aos servidores.

A conferência de abertura foi do psicanalista Christian Dunker, em dia focado nos impactos da pandemia na saúde mental. No segundo dia, o assunto “Economia” foi introduzido em painel com o juiz do TRF4 José Antônio Savaris e a economista Juliane Furno. 

A conferência de encerramento será ministrada pela jornalista Glória Maria, Rede Globo, e terá música de Chico Cesar, além da apresentação do documentário "Negras Memórias".

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o evento.

Governador de Minas veta PL que penaliza discriminação por identidade de gênero, Foi hoje.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta sexta-feira, que irá vetar o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que atualiza o valor da multa prevista em uma lei de 2002 para empresas que discriminarem alguém devido à orientação sexual.  Além de tratar da orientação sexual, o texto, de autoria do deputado André Quintão (PT), acrescenta "discriminação por identidade e expressão de gênero". Críticos a proposta dizem que se trata de ideologia de gênero e poderia resultar, por exemplo, na necessidade de instalação de um terceiro banheiro nas empresas — o que foi negado por Quintão. 

Em Arinos, na região Noroeste de Minas Gerais, onde acompanha o presidente Jair Bolsonaro em obras de revitalização de bacias hidrográfica, Zema disse: 

- A Assembleia aprovou um projeto que caberá a mim vetá-lo, referente [aplausos do público]... A maioria tem acompanhado e não podemos permitir que o setor produtivo venha ser penalizado caso não venha ter um terceiro banheiro para alguém cujo o sexo não está definido. 

"Tucanos reduzindo impostos ? Menos, menos...", por Paulo Moura

 

Veja este vídeo da terra, divulgado pela SpaceX

A SpaceX divulgou, ontem, imagens com uma visão da órbita da Terra obtidas na missão “Inspiration4”, por meio de um foguete Falcon 9. A nave da empresa de Elon Musk decolou levando a 1ª tripulação 100% civil à órbita do planeta..

Em longa entrevista, Paulo Guedes analisa o estado da economia. Vale a pena ver. É material do Pingos nos Is.

 

Projeções do Ibovespa para 2021 oscilam entre 130 mil a 152 mil pontos

Projeções das instituições financeiras vão desde 152 mil até 130 mil pontos para o final do ano

As maiores instituições financeiras do Brasil projetam que o Ibovespa vai fechar 2021 entre 152 mil e 130 mil pontos. É o que aponta um levantamento realizado pelo Yubb (https://yubb.com.br/), maior buscador de investimentos do país, conforme informação enviada há pouco para o editor. Para o Itaú BBA, que tem a melhor projeção, o índice fechará o ano com 152 mil pontos. Já para o Bank of America, o Ibovespa não passa dos 130 mil pontos.

Confira o ranking completo:

Itaú BBA 152.000/ Banco Safra 145.000/ Santander 145.000/ Goldman Sachs 140.000/ JP Morgan 140.000/ Ativa 138.000/ XP Investimentos 135.000/ Bradesco BBI 130.000/ Bank of America 130.000

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bolsa abre em forte queda. Dólar sobe.

 A Bolsa abriu hoje em nova e forte queda e já trabalha abaixo dos 113 mil pontos.

O dólar sobe.

10h50min

Bolsa, -0,75%, 112.938 pontos
Dólar comercial, +0,82%, R$ 5,3089 para a venda

Opinião do editor - Até onde irão os delírios do Datafolha ?

Nova pesquisa de intenções de votos divulgada hoje pelo Datafolha, mostra que no caso de ums egundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidiário, líder das esquerdas brasileiras, venceria facilmente:

Lula, 56$
Bolsonaro, 31%

Datafolha pertence ao jornal Folha de S. Paulo, inimiga jurada de Bolsonaro.

A pesquisas publicadas pelo instituto mostram sucessivos índices de crescimento da candidatura de Lula, que caminha com celeridade para obter 110% dos votos, o que dispensaria qualquer tipo de eleição, garantindo-lhe imediata posse no governo. 

Governo Bolsonaro aumenta provisoriamente o IOF. Medida visa garantir melhoria do Bolsa Família.

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto nesta quinta-feira com aumento do imposto sobre operações financeiras IOF com o objetivo de custear o aumento no valor do novo programa social do governo que irá substituir o Bolsa Família, informou a Secretaria-Geral da Presidência em nota. De acordo com o Ministério da Economia, o decreto eleva a alíquota do IOF nas operações de crédito efetuadas por pessoas jurídicas da atual alíquota anual de 1,50% para 2,04%, e para pessoas físicas dos atuais 3,0% anuais para 4,08%. Em 2022, o financiamento do programa terá como fonte a recriação do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos, que está em discussão no Senado Federal.

O aumento acabará sendo bancado por empresas que possuem contas bancárias ou realizam operações financeiras. O aumento de custos das empresas será inevitavelmente repassado para as pessoas comuns, os seus consumidores.

Trata-se de inaceitável aumento da carga tributária.

O aumento do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) valerá no período entre 20 de setembro e 31 de dezembro, e irá gerar um aumento de arrecadação estimado em 2,14 bilhões de reais, segundo a nota. O dinheiro beneficiará diretamente 17 milhões de famílias carentes.

Ministro Nunes Marques pede vistas e suspende novo atropelo do STF sobre decreto das armas

Depois do voto do ministro Alexandre de Moraes contra o governo, afirmando que o presidente Jair Bolsonaro extrapolou o poder de regulamentar da política armamentista, o ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de 12 de 14 ações que discutem atos do governo que tratam da posse, compra, registro e tributação sobre armas e munições. Rosa Weber e Fachin também tinham votado contra.  Segundo os ministros, as questões precisavam ter passado por uma ampla discussão no Congresso, o que é conversa fiada, já que se tratam de decretos que regulamentam lei, prerrogativa atribuida pelo próprio Congresso ao Executivo.

É um novo atropelo da maioria que se forma de novo no STF, que nem deveria colocar os casos em julgamento.

Duas que tratam das portarias de rastreamento ainda estão em julgamento.

Minutos depois do voto do colega, Marques pediu mais tempo para analisar o pacote de ações. A Corte tinha reiniciado a análise dos processos no plenário virtual, modalidade de deliberação em que os ministros apresentam os votos por escrito, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência.

Precisa Medicamentos protesta contra ação da PF e denuncia: "É ataque direto da CPI ao estado democrático de direito !"

Alvo de buscas e apreensões, esta manhã, a Precisa Medicamentos tirou nota de protesto contras a ação da Polícia Federal, que cumpriou ordens da CPI da Covid. Denuncia a nota:

- É inadmissível, num estado que se diz democrático de direito, uma operação como essa de hoje (...) Portanto, a operação de hoje é a prova mais clara dos abusos que a CPI vem cometendo, ao quebrar sigilo de testemunhas, ameaçar com prisões arbitrárias quem não responder as perguntas conforme os interesses de alguns senadores com ambições eleitorais e, agora, até ocupa o Judiciário com questões claramente políticas para provocar operações espalhafatosas e desnecessárias. 

E adverte:

- A CPI, assim, repete o modus operandi da Lava Jato, com ações agressivas e midiáticas, e essa busca e apreensão deixará claro que a Precisa Medicamentos jamais ocultou qualquer documento.

Governo prepara dois decretos para destravar licitação do 5G

O governo federal trabalha na publicação de dois decretos presidenciais para permitir a retomada da votação do edital do 5G na Anatel. O ministro das Comunicações, Fabio Faria, revelou nesta quinta, que duas minutas foram enviadas à Casa Civil. Uma nova reunião da agência sobre o edital só deve ser marcada quando ambos os decretos forem publicados. 

O novo decreto sobre a Telebras deverá modificar outro decreto, 9612/18, que reproduz o que já estava previsto em um terceiro, 7175/10, e determina expressamente que cabe à estatal a “implementação da rede privativa de comunicação da administração pública federal”. Ao incluir o financiamento dessa rede como obrigação editalícia, o Minicom espera contratar essa infraestrutura junto à iniciativa privada. Mas para isso precisa modificar a regra vigente. 

A segunda minuta de decreto encaminhada à Casa Civil trata da governança da rede do Programa Amazônia Integrada e Sustentável, novo nome fantasia do Norte Conectado. A ausência dessa governança foi apontada pelo TCU como ponto a ser sanado para a regularização do edital do 5G.

Bolsonaro vai com forte comitiva a Assembleia da ONU

O presidente Jair Bolsonaro vai viajar para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, acompanhado de uma comitiva formada por 18 pessoas. 

Além de Bolsonaro, a equipe brasileira contará com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, ministro da Economia, Paulo Guedes, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, entre outros. 

A Assembleia Geral da ONU começou em 14 de setembro e vai até o dia 30. A participação do Brasil será na próxima 3ª feira (21).

CPI da Covid manda Polícia Federal na Precisa. Buscas e apreensões são executadas neste momento.

A Polícia Federal está na sede da Precisa Medicamentos, nesta sexta-feira, para cumprir mandado de busca e apreensão de equipamentos e documentos referentes ao contrato para a compra de vacinas contra o vírus chinês com a Bharat Biontech, responsável pela fabricação do imunizante Covaxin.

A ação ocorre em duas cidades da Grande São Paulo - Barueri e Itapevi.

O pedido da ação foi da CPI da Covid.

A Precisa fechou um contrato de R$ 1,6 bilhão com o Ministério da Saúde para a venda de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin, mas o contrato foi rompido pelo governo antes de ser executado.

Alexandre Moraes suspende portaria de Bolsonaro que dificulta rastreio de armas.

Atendendo pedido do PDT e da Rede contra atos do governo Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu, ontem, uma portaria editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que dificulta o rastreamento de armas e munições. Publicada em abril de 2020, a medida revogou 3 portarias sobre rastreamento de produtos bélicos de uso exclusivo do Exército...

CLIQUE AQUI para ler a decisão.

Opinião do editor - Chegou a hora de intervir na gestão do Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Já parece ter chegado a hora de intervenção do ministério da Saúde na administração do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, que passa por surtos continuados de vírus chinês, com números abusivos de internações e mortes, inclusive de funcionários. 

O caso é inédito nos hospitais do RS e parecem indicar má gestão.

A Vigilância Sanitária também está inativa diante dos sucessivos surtos.

Ontem, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informou à Vigilância Sanitária que foi identificado um novo surto de casos do coronavírus em uma unidade do CTI Covid, que fica situada no Bloco B. Os resultados dos testes, relativos ao período entre os dias 9 e 15 de setembro, evidenciaram oito casos positivos entre os funcionários. De acordo com o HCPA, o início do surto foi verificado na quarta-feira. 

Governo federal anuncia apoio aos atos dos mutirões de cirurgias eletivas em Porto Alegre

Finalizando roteiro em Brasília, o prefeito Sebastião Melo esteve reunido, nesta quinta-feira, com representantes do Ministério da Saúde e como resultado deste contato, o governo federal garantiu que irá auxiliar a prefeitura na realização de um mutirão de cirurgias eletivas que ficaram represadas em função da pandemia. 

Ontem a noite, Melo retornou de Brasília. O prefeito passou a semana em Brasília, mantendo reuniões de trabalho.

A notícia da realização do mutirão foi dada pela médica e secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, e pela secretária de Atenção Especializada à Saúde, Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo.

Apesar da posição contrária do ministério da Saúde, Porto Alegre continua vacinando quem tem mais de 15 anos.

CLIQUE AQUI para ler a nota do ministério. Ontem a noite, na sua live semanal, Bolsonaro reforçou os termos da nota. O ministro da Saúde estava com ele e confirmou tudo.


No RS, 1,7 mil adolescentes tomaram a vacina não recomendada.

 Apesar da recomendação expressa do ministério da Saúde em sentido contrário, nesta sexta-feira,  será mantida em Porto Alegre a aplicação da primeira dose para todas as pessoas com 15 anos ou mais.

O prefeito disse, ontem, que até o meio dia a prefeitura manterá ou suspenderá este tipo de vacinação.

A dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais. para a qual não há oposição do ministério, também continuarão.

Adolescentes acima de 12 anos com comorbidades também seguem recebendo as doses. A imunização ocorre em 58 pontos. São 19 farmácias e 36 unidades de saúde. Destas, 30 terão vacinação em turno estendido (após as 17h). Também haverá Rolê da Vacina no Largo Glênio Peres, das 9h às 17h, e pontos de vacinação no Bourbon Wallig e Shopping João Pessoa.

96,1% da população de Porto Alegre já receberam pelo menos uma dose das vacinas contra o vírus chinês

 96,1% da população vacinável de Porto Alegre (1,1 milhão) já receberam pelo menos uma dose ou dose única (3,9%) das vacinas contra o vírus chinês.

Totalmente vacinável estão 64,4% da população.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela completa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/