Inscreva-se neste curso para entender o dia seguinte das eleições no Brasil

CLIQUE AQUI para examinar o programa, as condições e se inscrever.

Este curso já está com sua primeira tranche disponível para visualização imediata.

Você poderá avaliar desde agora o que acontece e acontecerá na economia e na política.

Leandro Rushel conduz o curso, que conta com a participação de especialistas e de jornalistas, entre os quais o editor.

É a visão de gente comprometida com o estado democrático de direito e com a economia de mercado.

As inscrições podem ser feitas através do link propiciado pelo banner acima. Basta clicar em cima para fazer a inscrição. Faça isto agora.

Público lota Clube do Comércio de Erechim para discutir a Reforma Trabalhista

O editor recebeu amplo material, esta tarde. Na foto, Ronaldo Nogueira fala para o público que lotou o Clube do Comércio.

A cidade de Erechim recebeu nesse sábado a sexta edição das Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho. O evento aconteceu ao meio dia no Clube do Comércio de Erechim,  com lotação total do lugar. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte abriu a série de palestras, abordando "A modernização das leis trabalhistas: Um novo sistema de relações do trabalho". Ele explicou que, nas relações de trabalho, sempre deverá haver uma decisão negociada entre patrões e empregados:

-  Nas relações entre empregado e empregador, as mudanças e acordos devem ser feitos com consonância das duas partes.
      
Em seguida, foi a vez do ex-ministro do Trabalho e deputado federal Ronaldo Nogueira (na foto, falando para o público) falar sobre o tema: “Diálogo: A Ferramenta da Democracia: Perspectivas políticas da Modernização”. Ronaldo Nogueira ressaltou que a segurança jurídica de uma negociação, se dá pela fidelidade dos seus contratos e enfatizou: “Esse contrato tem que ser fiel. Depois de assinado, deve ser cumprido pelas partes”, ratificou o deputado.
      
CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor, Now e HBO - Série Westworld

Veja os 20 episódios.

O editor viu e recomenda todos os episódios das duas séries completas (10 episódios cada) de Westworld.

O último episódio já está disponível e é um dos melhores de todos.


Westworld é uma série de televisão americana desenvolvida por Jonathan Nolan e Lisa Joy, e transmitida pela emissora HBO desde 2 de outubro de 2016. A série é baseada no filme de mesmo nome de 1973, que foi escrito e dirigido pelo escritor norte-americano Michael Crichton, e também em sua continuação, Futureworld, de 1976. 
A história se passa em Westworld, um parque temático tecnologicamente avançado que simula o Velho Oeste e é povoado por androides sintéticos apelidados de "anfitriões", que atendem aos desejos dos ricos visitantes do parque (apelidados de "recém-chegados" pelos anfitriões e de "convidados" pela gerência do parque). Os visitantes podem fazer o que quiserem dentro do parque, sem seguirem regras ou leis e sem medo de retaliação por parte dos anfitriões.
A estreia da série recebeu as classificações mais elevadas de audiência desde os vencedores do Emmy Award da série True Detective

A morte da Lava Jato

A revista Istoé desta semana adianta os sintomas mais claros do ataque à Lava Jato e sua morte anunciada.

Conta a revista que nos corredores do Supremo Tribunal Federal, um sentimento une desde alguns ministros até os auxiliares mais modestos. 

Leia tudo:

Aumenta o número de pessoas que começam a acalentar o sonho da chegada do mês de setembro. Não exatamente porque a entrada da primavera ameniza o clima seco que já começa a sufocar Brasília. No STF, a esperança de mudança de clima é outra. Setembro marcará o momento em que a atual presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, passará o cargo para o ministro Antônio Dias Toffoli. E ocupará o lugar dele na 2ª Turma de julgamento, aquela que os advogados apelidaram de “Jardim do Éden” pela forma camarada, para dizer o mínimo, com que costuma tratar os réus. Nas últimas semanas, a 2ª Turma tornou-se o foco principal de uma franca guerra interna no Supremo, que vem comprometendo a credibilidade da Corte.

CLIQUE AQUI par ler toda a reportagem, cujas lustrações são preciosas.

Análise, Darcy F.C. dos Santos - Cenários para o Estado do RS, 2019-2025

- O autor é economista, RS, especialista em contas públicas.

Calculamos alguns cenários para o Estado do RS, fazendo algumas combinações que permitem projetar o resultado orçamentário (receita total menos despesa total), nos diversos anos acima referidos. Não consideramos as operações de crédito e nem a receita de venda de bens patrimoniais, porque a finalidade foi calcular a necessidade de financiamento em cada ano.
Com base na proposta orçamentária para 2018, com alguns ajustes,  e em certos indicadores, constantes da tabela 1 do texto analítico, calculamos os citados resultados,  combinando as seguintes possibilidades:
Não adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RR);
Adesão ao RRF;
Manutenção das alíquotas de ICMS majoradas a contar de 2016;
Manutenção parcial ou não manutenção dessas alíquotas;
Reajuste salarial pelo IPCA para todos em todo o período;
Reajuste salarial pelo IPCA para todos somente a partir de 2022.
Com base nessas premissas, calculamos cinco cenários, sendo que o de número 5, denominado impensável, só serve para mostrar a inviabilidade de não renovar as alíquotas de ICMS e, ao mesmo tempo, reajustar  os salários pelo IPCA, ambos procedimentos que seriam esperados em condições   normais das finanças. Os déficits na hipótese 1 ficam próximos de 20% da RCL, uma situação impossível de suportar.
No   texto principal, lincado  a este, encontram-se todos os cenários.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Quem tem mais direitos: Lula ou o ladrão de galinhas ?

O advogado e jurista gaúcho Lênio Streck, no site Brasil247 de hoje, sábado, volta a defender o líder dos descamisados, preso em Curitiba como corrupto e dono da lavanderia mais abjeta de dinheiro jamais existente no Brasil.

Diz Lênio Streck:

- Tem ladrão de galinha com mais direitos do que Lula.

Há controvérsia.

Jamais um ladrão de galinhas conseguiu levantar recursos miliardários, como Lula levanta, para contratar os melhores advogados do Brasil e com isto fazer prevalecer todos os direitos estabelecidos em lei.

Para ladrões de galinha, o devido processo legal não passa do primeiro grau.

Dilma apoia Obrador. Agora, vai. Obrador será o próximo presidente do México ?

A presidente deposta Dilma Roussef, apeada por improbidade administrativa, tirou nota, hoje, para apoiar a candidatura de Manoel Obrador à presidência do México.

Agora vai.

Como se sabe, Dilma é excelente cabo elitoral.

Ou não ?

Publicidade - Sábado também tem Bier Markt em Porto Alegre, 1o lugar de Veja. Programe-se para esta noite.

Há sete anos a revista Veja Porto Alegre atribui ao Bier Markt o primeiro lugar na categoria. Exclusivamente cervejas e chopes artesanais. Este mês, Veja concedeu-lhe o oitavo prêmio em carta de cervejas.

Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.
Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Dica de livro - Catarina, a Grande & Potemkin,

O editor comprou na Livraria Cultura, está lendo re comenda.

O autor Simon Sebag Montefiore é festejado por seus best-sellers Jerusalém, Stálin e Os Románov, agora por esta história de amor entre uma das maiores imperatrizes de todos os tempos e um oficial de seu exército.Uma das maiores monarcas de todos os tempos, Catarina, a Grande nasceu na Alemanha e se casou com o sucessor do trono russo, pertencente à famosa dinastia Románov. 

Uma vez viúva, ela assumiu o trono e governou por décadas até sua morte. Conhecida como uma déspota esclarecida, ficou famosa por governar com firmeza, porém implementando medidas progressistas. 

Além disso, também é renomada por seus numerosos amantes, entre eles o chefe militar Potemkin.

Companhia das Letras
R$ 89,90
Simon Sebag Montefiore
811 páginas

Diálogo com ladrão e organização criminosa deve centrar-se na Polícia e na Justiça

A Polícia e a Justiça dialogaram com todos eles. 

O jornalista Ricardo Kotsho, porta-voz do governo Lula, chegou à constatação de que o diálogo político ficou impossível depois da Lava Jato.

É verdade.

É que diálogo com ladrão e organização criminosa deve ocorrer apenas no âmbito policial e judicial.

É o que está em curso.

E é assim.

Artigo, Fábio Medina Osório, O Globo - Reforma da Lei da Improbidade Administrativa é inoportuna

- Fábio Medina Osório é advogado do RS. Foi ministro da Advocacia Geral da União.

Existe uma notável Comissão de Juristas, instituída pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para reforma da Lei de Improbidade Administrativa (8.429/92). Apesar da excelência dos juristas que compõem a comissão, entendo que não é o momento de se reformar essa lei, e sim de aplicar a jurisprudência já consolidada e de exigir maior unidade do Ministério Público.A mudança frequente de textos legais traz insegurança jurídica e instabilidade jurisprudencial. Sabe-se que as verdadeiras regras nascem da jurisprudência e não dos textos abstratos. Há, inclusive, adoção da teoria dos precedentes no modelo brasileiro, pela sistemática do Novo Código de Processo Civil.Desde a legislação infraconstitucional da Constituição de 1824, a improbidade é crime de responsabilidade. Apenas em 1988 ganhou uma dúplice dimensão: ilícito penal (crime de responsabilidade) e ilícito de direito administrativo sancionador.O STJ bem delimitou essa natureza jurídica da improbidade definida no art. 37 da Constituição e regulamentada na Lei 8.429/92.O saudoso ministro Teori Zavaschi

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Gilmar Mendes vai processar Modesto Carvalhosa, que o chamou de "marginal"

O ministro Gilmar Mendes, STF, reafirmou neste sábado a sua disposição de processar o jurista Modesto Carvalhosa.

O jurista pediu o impeachment do ministro.

Em entrevistas, chamou-o de "marginal".

Hoje, a advogada Janaína Paschoal defendeu Modesto Carvalhosa, explicando o sentido morfológico da palavra "marginal".

Há controvérsia sobre a interpretação.

Facebook confirma vazamento de dados de 120 milhões de usuários

O Facebook confirmou, hoje, que houve mesmo vazamento dos dados de 120 milhões dos seus usuários.

Não é a primeira vez que isto acontece.

O Facebook está sob vigilância das autoridades americanas e européias.

Dólar subiu 17% no primeiro semestre

No último pregão de junho, o dólar fechou em alta de 0,56%, cotado a R$ 3,8773 na venda.

O dólar subiu 17% no primeiro semestre.

Os investidores seguem atentos à guerra comercial entre Estados Unidos e China no cenário externo e ao quadro eleitoral interno para eleição presidencial em outubro.

Prefeito de Nicolau Vergueiro, RS, é encontrado morto na prefeitura. Foi neste sábado. Pode ter sido suicídio.

O prefeito de Nicolau Vergueiro, RS, Evandro Diehl, 44 anos, foi encontrado morto dentro da garagem da prefeitura. Diehl era do MDB.

Foi neste sábado.

A Polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

A população foi para a praça central localizada diante da prefeitura, para acompanhar o caso.

O prefeito era também advogado.

O STF é a Santíssima Trindade

O jornalista Carlos Brickmann resumiu a percepção comum sobre a transformação do STF sob sua nova direção e composição, tudo depois que o lulopetismo enfiou lá dentro ministros da sua confiança:

1) Um STF na cabeça de cada um dos 11 ministros.
2) Outros STF na composição das duas Turmas de 5 ministros cada
3) O STF amplo, que é a reunião do pleno.

É isto.

O segredo da Santíssima Trindade está desfeito: são três STFs num só e um só STF dividido em três.

Dica para almoço de sábado, Porto Alegre

Chefes de cozinha comandarão o Tast of Chiken POA 2018, meio dia, no Viva Open Mall. Serão dez  cozinheiros apresentando pratos à base de frango.

DEM pensa em trocar Alckmin por Álvaro Dias

O senador Álvaro Dias, que ontem esteve em Porto Alegre para ser sabatinado por jornalistas da RBS, poderá receber o apoio do DEM.

É o que diz o Painel da Folha, hoje.

O DEM trocaria Alckmin por Dias.

Sapucaia terá presídio de R$ 44 milhões

O governo estadual gaúcho decidiu permutar o imóvel do complexo esportivo da Brigada, avenida Ipiranga, Porto Alegre, por uma penitenciária para 600 presos, que será erguida em apenas 10 meses no município de Sapucaia do Sul.

O valor do negócio é calculado em R$ 44 milhões.

A penitenciária será construída em área localizada atrás do Zoológico.

O projeto foi apresentado ontem em audiência pública realizada em Sapucaia.

Ronaldo Nogueira descarta candidatura ao Senado pelo PTB

O PTB faz sondagens para que o deputado Ronaldo Nogueira seja candidato ao Senado na dobradinha com o PP de Luiz Carlos Heinze e Ana Amélia Lemos.

Ana Amélia não quer outro candidato na sua coligação.

O deputado não quer nem ouvir falar em mudar a rota da campanha pela reeleição, que começará depois da convenção de agosto.

Carvalhosa para Podval, advogado de Zé Dirceu: "Seu cliente é um notório corrupto e traidor"

Os ministros que soltaram Dirceu e o jurista Carvalhosa.

O blog O Antagonista deste sábado, publica a troca de chumbo que protagonizam os advogados Podval e Modesto Carvalhosa, tudo por conta do réu condenado por corrupção Zé Dirceu, fundador e líder inconteste do PT. O editor, esta semana, conversou por telefone com Carvalhosa, logo depois da decisão da 2a. Turma do STF, que soltou o petista. Leia:

Carta de Podval, advogado de Zé Dirceu
“Modesto Carvalhosa,
 Com tristeza recebi uma mensagem onde o senhor critica de forma grosseira alguns ministros do STF por terem libertado meu cliente José Dirceu, (dentre outros). É lamentável ouvir de um jurista críticas absolutamente desconexas, equivocadas e típicas de quem fala sobre um processo que não conhece. Infelizmente, ao que parece, seus anseios políticos – pessoais – cegaram o jurista de outrora. É uma lástima.”

Carvalhosa
Não tinha conhecimento de que você havia sucedido o Dias Toffoli como advogado do José Dirceu.
Seu atual cliente ao ser um dos mais notórios corruptos do país, reincidente específico, traiu toda uma geração que lutou contra a ditadura militar, na qual me incluo, e que hoje se envergonha de ter sido por ele liderada. Trata-se de um bandido cuja justa condenação ninguém discute. Apenas se questiona a questão da dosimetria da pena.


Condições do cheque especial melhoram muito a partir deste domingo

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem de ontem a noite do Jornal da Band. As explicações são muito didáticas, completas. Vale a pena olhar e aprender. O editor recomenda.

A partir deste domingo, os bancos vão oferecer uma porta de saída a clientes que usarem 15% do limite da conta por 30 dias e a adesão a essa nova operação mais barata não será obrigatória, como acontece com quem usa o rotativo do cartão de crédito.

Segundo a Febraban, "as instituições irão oferecer proativamente a alternativa de parcelamento mais barata". A oferta, porém, não será obrigatória, reforça a entidade. "A oferta será feita nos canais de relacionamento e o cliente decide se adere ou não à proposta. Caso não aceite, nova oferta deverá ser feita a cada 30 dias", cita uma nota da entidade. Os bancos também decidirão que irão alertar o consumidor quando entrar no cheque especial.

Clientes que não aderirem à operação de crédito proposta não sofrerão nenhum tipo de punição e o uso do limite da conta seguirá normalmente, segundo as fontes.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Ibope diz que Paulo Skaf, MDB, derrotaria João Doria em SP

O resultado mais surpreendente da pesquisa de intenções de votos para governador de São Paulo, conforme coleta feita pelo Ibope e divulgada ontem pelo Jornal da Band, é a constatação da vitória de Paulo Skaf (foto ao lado) MDB, no segundo turno das eleições, derrotando o favorito João Doria, PSDB. Skaf é presidente da Fiesp.

1o Turno
João Doria, 19%; Skaf, 17%; Marcio França (atual governador, PSB), 5%; Luis Marinho, PT, 3%. Os demais registraram baixa pontuação.

2o turno
Cenário 1 - João Doria, 34%;França, 25%
Cenário 2 - João Doria, 36%; Marino, 23%
Cenário 3 - Paulo Skaf, 33%; Doria, 30%

Decisão sobre imposto sindical derruba 15 mil ações ajuizadas por sindicatos

A decisão de ontem do STF ao confirmar o artigo da reforma trabalhista que derrubou o imposto sindical, ajudará a desafogar o Judiciário.

Perderam o efeito 15 mil ações em tramitação.

Comunista Manuela D'Ávila tem 0% de votos em SP, revela o Ibope

Jornalistas de "maus bofes, homofóbicos, bolsonaristas, interromperam por 40 vezes a entrevista esclarecedora" que Manuela concedeu na segunda-feira ao Roda Viva e que não fez sucesso nem entre os comunistas. 

A pesquisa de intenções de votos divulgada ontem a noite por Ibope e Band, revela que em São Paulo os candidatos gaúchos ao Planalto deram-se muito mal.

A comunista Manuela D'Ávila conseguiu 0%.

João Goulart Neto, também registrou 0%.

Bolsonaro (17%) e Alckmin (15%) lideram intenções de votos em SP

Num cenário em que 33% dos eleitores votariam em branco, anulariam ou ainda não sabem em quem votar (5%), Jair Bolsonaro lidera as intenções de votos em São Paulo, segundo pesquisa divulgada ontem a noite por Ibope e Band:

Bolsonaro, 17%; Alckmin, 15%; Marina, 13%; Ciro Gomes, 6%; Álvaro Dias, Meirelles e João Amoedo, 2% cada um.

Quando Lula é introduzido na lista de candidatos, é ele quem lidera:

Lula, 17%;Bolsonaro, 17%; Alckmin, 13%; Marina, 8%; Ciro Gomes, 4%;Alvaro Dias e Meirelles, 2% cada um.

Os demais candidatos não são citados, porque suas intenções de otos são inferiores a 2%.

Suplicy e Datena lideram intenções de votos para o Senado em SP

Em São Paulo, segundo o Ibope, as duas vagas para o Senado seriam preenchidas por Eduardo Suplicy e José Luís Datena, caso as eleições fossem hoje.

A pesquisa, divulgada pelo Jornal da Band, que a encomendou, mostra estas quatro primeiras posições:

Eduardo Suplicy, PT, 29%
José Luiz Datena, DEM, 23%
Marta Suplicy, MDB, 22%
Mário Covas Neto, PSDB, 14%

Surto de toxoplasmose amplia-se em Santa Maria

Ao lado, sintomas da doença.

Ainda sem ter identificado a origem da doença e nem o meio mais eficaz de tratá-la e contê-la, a prefeitura de Santa Maria confirmou, ontem, que espantosos 1.563 casos de toxoplasmose já foram notificados, embora 594 (eram 510 há uma semana) tenham sido efetivamente constatados. 44 gestantes foram atacadas, sendo que quatro morreram e três registraram abortos. Outras 151 dizem que pegaram a doença.

O surto de toxoplasmose de Santa Maria já é o maior do mundo. 

O secretário nacional em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, afirmou em entrevista coletiva que existe a possibilidade de que não seja descoberta a origem do problema, como já ocorreu em outros lugares

Erechnim receberá ao meio dia as Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho

O evento de ontem foi em Passo Fundo.

Neste sábado, será a vez da cidade de Erechim receber uma edição das Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho, onde serão abordadas mudanças e dúvidas sobre a nova lei trabalhista.
      
O evento acontecerá ao meio dia no Clube do Comércio de Erechim, localizado na Rua Nelson Ehlers, 43, Centro da cidade. Serão palestrantes dessa edição o ex-ministro do Trabalho e deputado Federal, Ronaldo Nogueira; ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TST) do Mato Grosso do Sul, Amaury Pinto Rodrigues.

RS terá tempo melhor neste sábado

Porto Alegre, 8h30min, 14 graus

O Rio Grande do Sul registrará tempo melhor neste sábado, depois de uma sexta-feira com chuvas, ao contrário do que previam os institutos de meteorologia, que erraram todas as previsões.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva diminuirá, apesar da presença da nebulosidade. O início da manhã foi de intensa neblina em vários bairros de cidades como Porto Alegre, com ênfase para o bairro Petrópolis, onde mora o editor. A umidade estará presente em boa parte do Estado.

O clima mais quente avançará pelo resto do Estado neste domingo. Os termômetros registrarão marcas entre 12°C e 24°C

Pleno do STF decidirá sobre privatizações de estatais

A decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski no caso das privatizações de estatais, será, agora, examinada pelo pleno do STF e poderá ser modificada.

O ministro decidiu, esta semana, que privatização de estatal só pode sair depois de aprovação do Congresso.

Há grossa controvérsia jurídica e política sobre a estranha decisão.

Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Aécio Neves no caso de Furnas

Num movimento que já é chamado pela imprensa de Saidão da Copa, o ministro Gilmar Mentes, STF, arquivou nesta sexta-feira o inquérito que trata das investigações ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) no caso de Furnas. Na decisão, o ministro levou em conta um relatório da Polícia Federal (PF) que concluiu pela falta de provas da participação do parlamentar em um suposto esquema de corrupção na estatal do setor elétrico, subsidiária da Eletrobras.

O inquérito foi aberto por ordem do ex-Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/