Suiça diz que provas contra Odebrecht são legais

A Folha de S. Paulo acaba de  informar que a Autoridade Central da Suíça reafirmou que não há limitações para o uso dos documentos bancários suíços enviados à Lava-Jato.

A Odebrecht tentou anular os documentos encaminhados pelo MP suíço, que provam que a empreiteira foi beneficiária de dinheiro do petrolão no exterior.

Em ofício encaminhado ao Ministério da Justiça no dia 2 de fevereiro, o representante suíço Guillaume Rousseau afirmou que o erro de procedimento do MP suíço ao encaminhar documentos ao Brasil não altera a legalidade dos documentos. Rousseau disse que Justiça Suíça nunca invalidou as informações.


Sérgio Moro já havia confirmado a utilidade das provas impugnadas pela defesa de Odebrecht.

Afinal, dançou ou não dançou o impeachment ?

Morreu esta tarde o ex-deputado Adroaldo Loureiro

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Adroaldo Mousquer Loureiro, 67 anos, morreu na tarde dessa sexta-feira, 17h40min,  no Hospital Moínhos de Vento, em Porto Alegre, onde se encontrava internado para tratamento de saúde.Ele foi acometido de um câncer no fígado.

Nascido na localidade do Carajá, interior do município de Entre-Ijuis, Adroaldo Loureiro era formado em odontologia, mas foi na política que ocupou os cargos de vereador, prefeito de Santo Ângelo, deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

TRF-4, Porto Alegre, ordena que Moro analise novos documentos da defesa de Odebrecht, mas mantém o processo no Paraná

A decisão, no entanto, negou suspensão do processo requerida pela defesa. Ao lado, Moro, na última capa de 2015 da revista Veja. 

 O editor soube há pouco que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu parcial provimento, hoje, a um recurso da defesa de Marcelo Bahia Odebrecht e determinou que o juiz federal Sérgio Moro, da 13 Vara Federal de Curitiba, analise as teses e requerimentos apresentados pela defesa no dia 21 de janeiro. O magistrado havia indeferido a apresentação dos documentos por atraso no prazo.

Segundo os advogados de Odebrecht, Moro teria concedido prazo de cinco dias para que as partes se manifestassem sobre documentos juntados, ‘bem como para requerer o que entendessem de direito’, o que levou a defesa a apresentar teses e manifestações relativas a diversos pontos do processo. Entretanto, ao apresentarem a documentação, tiveram a análise negada por Moro sob argumento de que a instrução ordinária e a complementar estavam encerradas e que as questões colocadas pelos procuradores se referiam a etapas anteriores do processo e não aos documentos recentes.
Os defensores ajuizaram recurso no TRF4 pedindo a suspensão do processo, que se encontra em fase de alegações finais, por ‘inversão tumultuária’.

Segundo o juiz federal Nivaldo Brunoni, responsável por julgar os recursos da Operação Lava Jato durante as férias do desembargador federal João Pedro Gebran Neto, existindo dúvida razoável, melhor é a interpretação favorável ao réu, a fim de evitar a ocorrência de cerceamento de defesa. “Penso que o juízo corrigido deve aceitar a petição formulada dentro do prazo concedido, e analisar as teses trazidas naquele arrazoado”, decidiu Brunoni.

Entretanto, a suspensão do processo foi negada pelo magistrado:

- Não verifico a necessidade de suspensão dos prazos da ação penal para que tal providência seja tomada, uma vez que somente haverá repercussão na marcha processual se acatada alguma tese que demande dilação probatória ou que atinja outras partes envolvidas.

Transportadora entregou 200 caixas, entre as quais 37 de bebida, no sítio da família Lula

Uma reportagem da edição deste fim de semana de VEJA traz os detalhes dos documentos e o depoimento inédito de um dos responsáveis por levar os pertences de Lula até o sítio.Os empreiteiros chamavam Lula de "Brahma". 


Documentos obtidos por VEJA (nota ao lado) mostram que, logo após deixar o governo, pertences do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua família foram levados para o sítio em Atibaia comprado em nome de sócios do filho mais velho do petista e reformado às expensas de empreiteiros acusados de participar do petrolão. 

A reportagem do site da revista é desta tarde.

Leia tudo:

As notas fiscais e ordens de serviço de uma das transportadoras contratadas pelo governo federal para fazer o serviço comprovam que, a mando do Palácio do Planalto, parte da mudança de Lula foi remetida para a propriedade que o ex-presidente nega ser sua. O sítio é o mesmo que virou alvo da Operação Lava-Jato e de uma investigação do Ministério Público de São Paulo, que apura a suspeita de que Lula tentou ocultar patrimônio, além de ter sido beneficiado por favores das empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras.

Mais de 200 caixas com pertences da família do ex-presidente foram levadas de Brasilia até o o sítio em Atibaia -- 37 delas eram caixas de bebidas, conforme registraram, cuidadosamente, os funcionários encarregados de fazer a mudança. Os documentos com o registro da mudança estão arquivados na Presidência da República. A entrega em Atibaia se deu em 8 de janeiro de 2011, dois meses após a compra do sítio, feita em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar, sócios do filho mais velho de Lula. No sítio, a carga foi recebida por um ex-assessor especial de Lula. Entre os empreiteiros do petrolão, o ex-presidente era chamado de "Brahma". 

Day after - Prefeitura de Porto Alegre continua lenta, ineficaz e retórica

O prefeito já fez até jantar de homenagem aos garis que "limparam" Porto Alegre. Ao lado, comprovante da "limpeza".


A imagem ao lado, tomada há pelo no iPhone do editor, é da rua Dario Pederneiras, Porto Alegre.

O monturo de galhos, troncos e folhas de árvores atravanca rua e calçadas, como acontece ao longo de toda a via e das vias vizinhas.

Passados 13 dias do temporal do dia 29 de janeiro, a prefeitura de Porto Alegre sequer conseguiu retirar a sujeita acumulada na cidade. Isto inclui o Parque Marinha do Brasil, cuja cobertura florestal é 30% menor. O editor esteve esta tarde no parque e constatou que os restos de árvores secam ao relento e são um convite aos incendiários.

A lentidão da prefeitura de Porto Alegre só é comparável à lentidão que assola as grandes obras que o prefeito José Fortunati começou há três anos e não consegue terminar.

A herança maldita fortunatiana prejudicará as candidaturas dos seus herdeiros nas eleições deste ano.

Dilma viaja para dar a bênção ao sitiado Lula

A presidente Dilma Roussef está em São Paulo para onde viajou com o objetivo de acertar seu discurso com o de Lula, tudo para continuar enganando o povo brasileiro a respeito das denúncias que atingem o ex-presidente.

A viagem não está agenda, mas como tudo que faz Dilma, é paga com dinheiro público.

Lula não conversa com Dilma desde 5 de janeiro e tem se queixado da falta de apoio público da presidente.

Dólar fechou a semana em alta de 2,11%, cotado hoje a R$ 3,9915

O dólar comercial subiu 0,17%, encerrando a R$ 3,9915. Com isso, a moeda americana encerra a semana em alta de 2,11% e acumula queda de 0,78% no mês. No ano, a moeda americana sobe 0,89%.

Opinião do editor - Perdoai-o, senhor, Jorge Furtado não sabe o que diz

A Agência PT de ontem, quinta-feira, distribuiu um texto atribuído ao cineasta gaúcho Jorge Furtado, no qual ele defende apaixonadamente o chefe da organização criminosa brasileira mais conhecida do momento, o empreendimento chamado Partido dos Trabalhadores. 

"Nunca houve uma perseguição política contra um homem público como a que a direita e sua mídia estão fazendo agora contra Lula", escreveu o cineasta, filho de dois antigos serviçais da ditadura militar, no caso Jorge Furtado, ex-secretário executivo do MEC, e Dercy Furtado, deputada da Arena. 

Por que há a perseguição ? Ele responde:

- O objetivo é só um: tentam enfraquecê-lo para a eleição de 2018 quando pretendem, pela quinta vez, retomar o poder que perderam em 2002. 

Logo em seguida, Jorge Furtado tenta comparar Lula com Getúlio e Jango, que "sofreram perseguição semelhante em 1954 e 1964.

Os pais do autor do texto perseguiram Getúlio e Jango, mas apesar disto, ele não sabe até hoje que os dois ex-presidentes caíram em função de severos embates políticos e militares, todos de caráter estritamente ideológico, o que não acontece com Lula, que é investigado pelas mais sérias instituições da República - Justiça Federal, MPF e PF - por violar a lei. Ele e sua organização criminosa, são acusados por envolvimento em ações criminosas típicas de chefes de quadrilhas de ladrões e malfeitores. Seus mais queridos amigos e companheiros, já estão na cadeia porque são corruptos e corruptores da pior espécie. 

Jorge Furtado, a exemplo do que fazem também outros destrambelhados politólogos bissextos como Luiz Fernando Veríssimo, seu velho amigo, seguem a retórica marginal petista de embaralhar o jogo político, tentando blindar juridicamente o chefe e com isto evitar seu julgamento e condenação. 

Isto não dá certo em estados democráticos de direito. 

Não está dando certo aqui.

Lula não é um sobreviente do apartheid brasileiro, que só existe na cabeça de ente que faz fantasias cinematográficas, porque ele é um sobrevivente entre os 90% dos bandidos brasileiros que continuam soltos e impunes, portanto indevidamente fora da cadeia.

*A imagem acima é do Monstro do Fosso, do filme "Saneamento Básico", com direção de Jorge Furtado (2007).

Leia o artigo original de Jorte Furtado, clicando aqui.

Publicidade - Vá esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre. O melhor, segundo Veja. Faça ali seu happy hour.

Reserve confraternização de fim de ano com seus colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje, sexta-feira.  Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

A escumalha esquerdista brasileira fustiga Donald Trump

Mesmo sem votar nas eleições americanas, a escumalha eleitoral brasileira que elegeu Lula e Dilma resolveu encontrar tempo para abandonar a defesa da organização criminosa por alguns momentos e tratar de fustigar o candidato republicano Donald Trump.

Trump está cada vez mais próximo da indicação como candidato e cada vez mais próximo da presidência dos EUA.

A montagem ao lado tenta mistificar o republicano como um demônio armado.

Nos EUA, atores, intelectuais e políticos comprometidos com as forças do atraso, também demonizam Trump.

A melhor das performances contra Trump é a que foi protagonizada pelo ator Johnny Depp, que apreswenta um Donal caricato, mas um "perigo" real para quem defende a rendição da sociedade ao que existe de mais licencioso e atrasado na convivência humana.

Veja o desempenho de Depp em www.funnyordie.com

Saúde pública - Governo Sartori paga R$ 95,6 milhões para hospitais, fornecedores e municípios

A secretaria gaúcha da Saúde informou esta tarde ao editor que o governo Sartori mandou pagar R$ 95,6  milhões para hospitais, fornecedores e municípios para os quais estava devendo.

Do total, R$ 23 milhões serviram  para pagar a  primeira de 24 parcelas de dívidas anteriores do acordo firmado com os municipios, o que permitirá, entre outras despesas, quitar integralmente o 14o salário dos agentes comunitários de saúde e reduzir parte da dívdida (calote) deixado pelo governo Tarso Genro.

Aos hospitais, foram repassados mais R$ 73 milhões, valores que cobrem compromissos que vão até novembro e mais a diferença (30%) do que o governo Dilma não paga sobre os casos de média e alta complexidade.

Os Sessim fazem troca-troca no Litoral Norte do RS

O ex-casal Sessim resolveu fazer um troca troca de municípios nos quais disputam espaços políticos e eleitorais:

Elói Braz Sessim, que saiu de Tramandaí, lançou pré-candidatura em Cidreita.

Custódia Sessim, que foi prefeita de Cidreira, lançou pré-candidatura em Tramandaí.

As melhores perspectivas de vitória são as de Custódia, que sairia por uma frengte PRB, PDT e PP, tudo para enfrentar a tentativa de reeleição do prefeito Edegar Rapaki.

Lula contrata advogados milionários para defesa na Lava Jato

Como ocorreu em outras investigações autorizadas pelo juiz Sérgio Moro, prisões poderão sair nesta nova fase, a do sítio. É cada vez mais provável a prisão de Lula. 


Nilo Batista, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin, que integram a defesa do ex-presidente Lula, buscam formar um grupo sênior, com profissionais que estão acostumados a fazer também enfrentamento midiático e político de casos de grande repercussão, para atuar no caso do sítio de Atibaia, alvo a Lava Jato.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, o advogado José Roberto Batocchio, que defende, entre outros, os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci, foi consultado para assumir a defesa de Jonas Suassuna, um dos donos do sítio. 

 Fernando Bittar, sócio dele, já tinha contratado Alberto Toron, que teve atuação destacada, entre outros, no caso do chamado ‘mensalão.

São advogados de grande envergadura profissional e costumamcobrar quantias milionárias dos seus clientes.

Análise, Paulo Rabello de Castro - O governo protela as medidas de ajuste fiscal

CLIQUE AQUI para ler, também, 
Dívida/PIB de 82%, Correio Braziliense de hoje.

CLIQUE AQUI para ler, igualmente, "Não haverá superavit e o governo sabe disto",
jornal Valor de hoje. 

Findo o Carnaval, quando o mercado ainda imaginava ouvir de Brasília alguma medida de contenção da despesa pública, eis que a presidente surpreendeu os mais crentes ao anunciar novo adiamento de qualquer ação concreta na seara dos gastos. Medidas teriam ficado “para março”. O governo afirma querer estudar melhor um “regime de bandas” para o chamado superávit primário, que consistiria em pedir ao Congresso aprovação antecipada para fazer menos economia fiscal (ou até incorrer em algum déficit primário, ou seja, nenhuma economia para pagar juros) caso a arrecadação não se comporte conforme uma expectativa preestabelecida. O ministro anterior, Joaquim Levy, se insurgia contra esta proposta, então vinda da área do “planejamento” no ano passado, por considerar um mau recado ao mercado a tal banda flexível para uma meta fiscal tão relevante. No momento, a meta do superávit está fixada na LDO de 2016 em apenas 0,5% do PIB (R$30 bilhões), para fazer frente a um gasto estimado com juros em torno de R$530 bilhões. A diferença entre a economia prevista e a necessidade de recursos para cobrir os juros de 2016 é um oceano..  Dai as previsões do mercado de que a dívida bruta seguirá crescendo explosivamente na direção de 80% do PIB. Juros não pagos com economia viram mais dívida.

O regime de bandas não faz sentido quando o déficit nominal é brutal (cerca de 10% do PIB) com juros cavalares a serem pagos.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Dilma poderá ir a Caxias dia 18 para abrir a Festa da Uva

A presidente Dilma Roussef poderá visitar Caxias do Sul no dia 18, data da abertura da Festa da Uva deste ano.

A impressão é do prefeito de Caxias do Sul, Barbosa Velho, que esta manhã esteve no Planalto.

O pessoal da prefeitura pasosu a informação ao editor.

Artigo, Milton Pires - Onde estão os médicos cubanos ?

Eles eram “mais humanos que os médicos brasileiros”, sua medicina era “reconhecida no mundo inteiro”, eles trabalhariam onde os médicos brasileiros (que não gostam de pobres) “não aceitam trabalhar”. Pois bem, pergunto: onde estão os médicos cubanos agora que o Brasil, manchete mundial em função da epidemia de Zika Virus, precisa deles?

Zika, Dengue, Chikungunya são doenças transmitidas por um mosquito, seu combate depende de orientações às pessoas mais pobres deste país a respeito de águas paradas, higiene e saneamento urbano: onde, meu Deus, estão os médicos cubanos que vieram para salvar o Brasil dos seus próprios médicos “que não gostam de pobres” ?

O Regime Petista não deu, até agora, uma palavra sequer sobre o papel do Programa Mais Médicos no combate à epidemia de Dengue e de Zika Vírus. Alexandre Padilha disse que médicos foram “levados” a milhões de brasileiros, o prefeito de Porto Alegre, que defendeu a vinda dos cubanos e se preocupa mais com galinhas do que com doentes, permanece em silêncio e todos aqueles que falavam em “trabalho em equipe”, aqueles que dizem que precisamos combater a visão “hospitalar e medico cêntrica” estão quietinhos, quietinhos…

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Lava Jato - Marqueteiro do PT pode ter recebido repasse da Odebrecht

Investigadores da Lava Jato analisam indícios de repasse de subsidiárias da Odebrecht em contas do exterior controladas pelo marqueteiro do PT João Santana, responsável por campanhas do partido desde a reeleição do ex-presidente Lula, em 2006, e da presidente Dilma. As investigações apuram as finanças dele em diversos países, entre eles Suíça, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Ainda segundo o jornal, os dados sobre a movimentação financeira de Santana integram pacote de documentos enviados ao Brasil pela promotoria suíça em acordo de cooperação. As investigações correm em segredo de justiça.

O marqueteiro está sendo investigado desde que a Polícia Federal encontrou uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana, na casa do lobista Zwi Skornicki, ligado ao estaleiro asiático Keppel Fels.

Oficialmente, Santana recebeu R$ 88,9 milhões da campanha de Dilma em 2014. Outros pagamentos vinculados à campanha, se confirmados, seriam em tese caixa 2.

Brasileiros que têm bens no exterior devem declarar a partir da semana que vem

O Banco Central (BC) começa a receber, a partir da próxima segunda-feira, a declaração anual da pesquisa de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) relativa ao ano de 2015.


Estão obrigadas a prestar as informações pessoas físicas e jurídicas residentes no país, que tinham, no exterior, ativos de valor igual ou superior ao equivalente a US$ 100 mil, em 31 de dezembro de 2015.

A declaração deve ser entregue até 18h do dia 5 de abril de 2016.

Opinião do editor - O lacaio de Lula usa o PT para ameaçar a República

Sem coragem para dizer o próprio nome, ainda assim o PT resolveu ameaçar a República, assumindo asssim a sua pérfida cara do mal.

Eis como a organização criminosa denomina o STF, o STJ, a Justiça Federal, o Ministério Público e a Polícia Federal, em nota assinada ontem pelo lacaio do ex-presidente de Lula, o jornalista Rui Falcão, a pretexto de defender seu chefe:

- As investigações contra o ex-presidente são fruto de um consórcio entre a oposição reacionária, a mídia monopolizada e setores do aparelho de Estado capturados pela direita quer convertê-lo em vilão.

Os setores do aparelho de Estado são justamente as instituições da República. 

Os 90% dos brasileiros que desaprovam o governo do PT (a oposição raivosa) e a totalidade da mídia brasileira de jornal, rádio e TV, nem precisam de defesa. 

Dólar sobe e opera perto de R$ 4; Bovespa em alta de 0,7%

O dólar comercial subia e a Bovespa também operava em alta nesta sexta-feira. Por volta das 10h40, a moeda norte-americana avançava 0,48%, a R$ 4,003  na venda.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tinha alta de 0,68%, a 39.585,82 pontos. Na véspera, o índice caiu 2,62%, a 39.318,3 pontos.

Artigo, Astor Wartchow - Lula e o cisne negro

Hanna Arendt: 
Quando o mal se banaliza, perdemos a capacidade de indignação. 


A pretexto das dificuldades de fazer política “sem sujar as mãos”, ou no exercício da troca de favores para construir maiorias parlamentares, os governos e partidos têm realizado o “loteamento” de órgãos público-estatais.
                
Habitualmente, essa prática implica transgressões e negócios escusos, de modo que sempre reinou uma espécie de pacto do silêncio entre os negociadores, políticos ou não. Parafraseando o filósofo alemão Ludwig Wittgenstein, resulta que “o que não pode ser dito deve ser calado!”.            
                
Neste sentido, o agravamento das presentes investigações jurídico-policiais em torno de expressivas figuras públicas tem proporcionado uma série de reflexões com pretensões filosóficas.
                
Simpatizantes dos ora suspeitos e acusados preferem discutir não o núcleo das fraudes e desvios (roubo!) de dinheiro público, e das estranhas e generalizadas benfeitorias realizadas por empreiteiras, mas, sim, se são legítimas as delações e as próprias investigações.
                
Estes surpreendentes esforços retóricos de proteger pessoas e negócios suspeitos, inclusive desmerecendo o trabalho jurídico-policial, será a banalização do mal, enunciada pela filósofa Hanna Arendt? Lembra: “quando o mal se banaliza, perdemos a capacidade de indignação”!

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Juros de cheque especial atingiram 248,34% esta manhã

Os juros do cheque especial chegaram à marca de 248,34% na manhã desta sexta-feiera. É pesquisa feita pelo editor junto aos bancos de Porto Alegre.

Juros dos cartões já estão em 410,97% ao ano

Os juros no rotativo do cartão de crédito subiram para 410,97% ao ano em janeiro – alta de 14,56% em relação a dezembro de 2015 –, caracterizando o maior nível desde outubro de 1995.

Os dados resultam de pesquisa feita esta manhã pelo editor.

O número é de valor médio. 

Presidente do PT, Rui Falcão, encarna o advogado do diabo

Editorial desta sexta-feira do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

“Insinuações perigosas”

Em defesa de Lula, presidente do PT faz graves insinuações contra as instituições democráticas

A cada semana a direção do Partido dos Trabalhadores vai revelando aos poucos o que realmente pensa. Em carta publicada na página oficial do partido na segunda-feira (8), o presidente do PT, Rui Falcão, sai novamente em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inovando em matéria de graves e levianas insinuações. Além de reafirmar o discurso de ocasião, de que Lula estaria sendo atacado porque saiu da Presidência com aprovação inédita e porque deixou um legado “de realizações a favor dos mais pobres”, Falcão agora inclui um novo ingrediente – as investigações contra o ex-presidente seriam fruto de um “consórcio entre a oposição reacionária, a mídia monopolizada e setores do aparelho de Estado capturados pela direita quer convertê-lo em vilão”.

É certo que as delirantes acusações de que a oposição e a mídia fazem um complô contra o ex-presidente já se tornaram batidas na rasa retórica petista, de modo que nenhum cidadão minimamente informado consegue ainda levá-las a sério. O que é novo na mania de perseguição da direção da legenda é incluir mais um inimigo fictício, que Falcão chama de “setores do aparelho de Estado capturados pela direita”, numa forma velada de se referir ao aparato investigativo-judiciário, que apura suspeitas envolvendo Lula em inquéritos regularmente instaurados.

Governo gaúcho encaminha hoje reajuste do mínimo regional de 9,6%.

O governo gaúcho irá encaminhar nesta sexta-feira à Assembleia o projeto de reajuste de 9,6% do salário mínimo regional.

O prazo para o envio da proposta havia sido prometido pelo chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, em reunião com representantes das centrais sindicais no último encontro para tratar do tema, no dia 3.

Exportação agrícola gaúcha cai 6,1%

A FEE (Fundação de Economia e Estatística,  apresentou ontem os Indicadores Econômicos do Agronegócio, com dados relativos ao emprego formal e às exportações do agronegócio do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Segundo o levantamento, as exportações gaúchas do agronegócio totalizam US$ 11,6 bilhões, retração de -6,1% na comparação com 2014.

Hospital de Gramado poderá fechar as portas

O corpo clínico do Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, foi notificado pela administração da entidade para a rescisão dos contratos.

Nove especialidades podem ter os serviços interrompidos, entre elas, os médicos da UTI.

Em nota, a prefeitura de Gramado emitiu parecer contra o cancelamento dos serviços e o possível fechamento do hospital. O temor é que se encerrem as atividades da UTI, construída após ampla campanha comunitária.

A prefeitura repassou R$ 4 milhões para convênios do SUS em 2015, mas a gestão do hospital entende que o repasse deve passar de R$ 350 mil mensais para R$ 700 mil. 

Artigo, Percival Puggina - Os dois maiores inimigos do impeachment

O grito pelo impeachment estava na garganta do povo brasileiro desde as últimas semanas de 2014. Quando ficou evidente que a campanha presidencial se desenrolara num ambiente de mistificação e ocultação da realidade, tipificando estelionato eleitoral, o impeachment passou a frequentar as redes sociais. Foi esse tema que motivou as duas primeiras manifestações populares, ainda em novembro de 2014. E foi ele que deu causa à histórica mobilização nacional do dia 15 de março de 2015. Enquanto análogas iniciativas aconteciam país afora, aqui em Porto Alegre, do alto de um carro de som, eu vi esse grito nascer. Como testemunha ocular e ativa dos fatos, certifico e dou fé: o impeachment foi e continua sendo, em primeiríssimo lugar, exigência do povo brasileiro.

 Portanto, quando o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista ao jornal O Globo (10/02), declara que o "impeachment foi desencadeado por vingança de Cunha", sei que estou diante de uma flagrante mentira, de uma notável desonestidade intelectual.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Fatia da Petrobrás no Pólo de Triunfo está à venda

Entre os ativos que a Petrobrás já oferece ao mercado, está sua participação no Pólo Petroquímico de Triunfo, cujo controle está nas mãos da Braskem.

Petrobrás põe à venda a usina térmica Sepé Tiaraju

A usina térmica Sepé Tiaraju, localizada ao lado da Refinaria Alberto Pasqualini, Canoas, RS, foi posta à venda pela Petrobrás.

Petróleo volta a subir em Londres. O tipo Brent avançou 3,4% e vale US$ 31,09 o barril.

Londres, via WhatsApp

O preço do petróleo tipo Brent, Mar do Norte, subiram 3,4% esta manhã. O barril acaba de ser cotado a US$ 31,09. O cru americano custa US$ 27,19.

Bolsas européias abrem em alta. Tóquio fechou em nova queda. Ações de bancos reagem muito.

Londres, via WhatsApp

Esta sexta-feira é de manhã ensolarada, a-pesar do inverno e da temperatura de apenas 5 graus.
As Bolsas voltaram a registrar desempenho positivo nestas primeiras horas da manhã. Todas operam com valorizações superiores a 1%.
Neste momento, 10h05min, hora do Brasil:
Londres, 1,74?%
Paris, 1,51%
Frankfurt, 1,67%

A Bolsa de Londeres sobe forte e com ótimo volume, puxada pelas ações da Rolls Royce, 12,85% de valorização. Também as ações da Anglo American registram alta espetacular: 10,78%.

As ações dos bancos europeus, sobre os quais foram levantadas suspeitas de má saúde na jornada de ontem, sobem muito. O Commersbank, Alemanha, registra alta de 16,9%.

Estas altas ocorrem sobretudo em função da elevação, hoje, do preço do petróleo no mercado de commodities, influenciado pela tentativa dos produtores da OPEP em reduzir a oferta do produto.

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio apurou nova queda, desta vez de 12,46%. Os negócios já encerraram.

85 mil carros sairão de Porto Alegre para as praias do Litoral Norte RS e Sul de SC

85 mil carros sairão de Porto Alegre para as praias do Litoral Norte e de SC entre hoje e amanhã. A lotação da free way que liga a Osório é para 50 mil carros por dia.

Sol dominará a cena das praias gaúchas neste final de semana

Porto Alere, 9h59min
22 graus
Gramado
21 graus

O sol predominará nas praias do Litoral Norte do RS durante todo este final de semana. É o que prevê a Somar Meteorologia.

Neswta sexta-feira o tempo será bom no Estado, mas na região oeste choverá de forma isolada. 

As temperaturas seguem elevadas e a sensação de abafamento predomina.

Já no sábado, uma área de baixa pressão começa a se formar sobre o sul do Estado, dando origem a uma frente fria. 

Sem policiamento, zona central de Porto Alegre virou Morro do Alemão ontem a noite

Depois da ação, a Brigada Militar, chamada, prendeu cinco bandidos. O ataque foi feito a 50 metros do quartel central da Brigada - uma verdadeira provocação. 

Sem medo da polícia que não está mais nas ruas e julgando-se impunes porque 90% dos que são presos acabam soltos, os bandidos gaúchos foram ontem ao centro da cidade  e executaram duas pessoas em um bar na esquina das ruas Andradas e General Portinho, em frente à Praça Brigadeiro Sampaio, Porto Alegre.

O local frequentado por famílias e crianças. 

A quadrilha chegou ao local em um Volkswagen Fox branco, entrou no bar e efetuou  os disparos. Em seguida, todos fugiram. Após o crime, a Brigada Militar efetuou perseguição e prendeu dois homens dentro do carro, perto do Campo da Tuca e outros dois em buscas no bairro Partenon. Um terceiro suspeito, que teria sido baleado e fugiu a pé, foi detido ainda no Centro e encaminhado para atendimento médico. 

Junto aos presos, a Brigada Militar apreendeu as prováveis armas do crime.

Governo gaúcho propõe reajuste de 9,6% para o salário mínimo regional

O governador Sartori encaminhará nesta sexta-feira à Assembleia o projeto de reajuste de 9,6% do salário mínimo regional.

O reajuste do salário mínimo nacional foi de 11,68%.

Os patrões queriam zero de reajuste e os trabalhadores defendiam índice igual ao do mínimo nacional. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/