João Doria amarela, obedece Bolsonaro e anuncia reabertura da economia

O governador João Doria acaba de anunciar que vai reabrir a economia de São Paulo.

Ele amarelou.

Vai fazer o que Bolsonaro mandou.

A informação é da CNN.

O governo pode anunciar seu plano a qualquer momento.

A saída será escalonada e a data do início da reabertura não foi fixada, mas poderá ser 10 de maio.

Governo retira do Senado a MP do Contrato Verde e Amarelo

O governo retirou a MP sobre Contrato Verde e Amarelo que se encontrava no Senado.

Nova medida será promulgada e com igual teor.

Bolsonaro quer que colégios militares reabram a partir de segunda-feira

O presidente Jair Bolsonaro avisou, hoje, que quer que os colégios militares reabram a partir de segunda-feira em todo o País.

Opinião do editor - A fonte de Carolina Bahia no STF chega a ser pior do que as fontes militares que ela usa. A jornalista é da RBS.

A jornalista Carolina Bahia, RBS, é a mais nova interlocutora dos generais que não gostam de Bolsonaro.

A jornalista não abre os nomes, mas reproduz as intrigas que diz ouvir.

No jornal Zero Hora de hoje, a porta-voz dos militares anônimos descontentes, diz que eles não gostaram do ato de ontem do presidente Bolsonaro.

Carolina Bahia também tem fontes no STF.

Na mesma nota de hoje, a jornalista reproduz fala do parlapatão e inconveniente ministro Marco Aurélio, um dos mais conhecidos vestais da república. Eis a pérola deixada por Marco Aurélio:

- Não sei onde o capitão está com a cabeça.

É difícil compreender como um ministro do STF usa linguagem tão chula, bem mais própria de rábula sem formação jurídica e sem preparo cultural algum.

Canela, RS, propõe Black Mont em julho, tudo para reativar o turismo

A prefeitura de Canela, Serra do RS, vizinha de Gramado, quer promover um Black Month (Mês Negro) em julho.

Será uma espécie de Black Friday, mas durando todo o mês e atingindo todas as atividades comerciais da cidade, com ênfase para hotéis, restaurantes e atrações de turismo de lazer.

O município retomou as atividades econômicas e humanas no final de semana, mas mantem o confinamento de idosos e grupos de risco.é

Vírus chinês - Ministros do governo Bolsonaro explicam novas ações em favor do povo brasileiro

Brasil emplaca 40.851 casos e RS contabiliza 889, o menor número do Sul

O ministério da Saúde atualizou para 2.845 o número de mortes registradas pelo novo coronavírus no Brasil. No total, são 40.581 casos confirmados de Covid-19 no país. A tava de letalidade é de 7%.

Foram contabilizadas 383 mortes mais em relação ao balanço divulgado ontem (aumento de 15,5%) e 1.927 novos casos registrados (acréscimo de 4,9%).

O RS, com 889 casos, continua sendo o Estado menos afetado do Sul, já que SC e Paraná passaram de mais de um mil casos cada um.

É isto.

Dica do editor - Esta noite tem Bolsonaro no SBT

O presidente Bolsonaro falará as 22h15min no SBT.

Resta saber com quem ficarão o povo e as Forças Armadas diante do golpe parlamentar em curso

Dica do editor - As 17h05min, Paulo Guedes fala ao vivo em live do BTG Pactual

Receita Federal processa governador comunista do Maranhão. Ele cometeu crime fiscal federal grave.

O governador comunista do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), vai ser processado pela Receita Federal após tentar importar 107 respiradores da China cruzando a carga pela Etiópia.

A Receita afirmou em nota que a operação foi "realizada sem o prévio licenciamento da Anvisa e sem autorização da Inspetoria Receita Federal em São Luís, órgão legalmente responsável por fiscalizar a importação das mercadorias”. O órgão enfatizou que vai “adotar providências legais cabíveis contra as pessoas físicas e jurídicas envolvidas, promovendo os competentes procedimentos fiscais, além de representação aos órgãos de persecução penal".

A Infraero registrou boletim de ocorrência na quarta-feira. Os equipamentos não serão retirados do governo do Maranhão para que as pessoas que os estão utilizando não sejam prejudicadas.

Vereadora Lourdes Sprenger, Porto Alegre, vê vídeo com pedidos de socorro de idosa e aciona Delegacia dos Idosos

"Este vídeo é de dar taquicardia", disse ao editor a vereadora Lourdes Sprenger, MDB de Porto Alegre, ao ouvir os gritos lancinantes de uma das moradoras idosas do Residencial Lar dos Idosos, avenida Guaíba 3854. É possível perceber que ela pede por socorro. A vereadora sabe que o vídeo foi gravado por um morador da vizinhança, mas a situação aflige outros vizinhos, que já pediram providências às autoridades públicas e não conseguem respostas. A vereadora já tinha feito uma denúncia na Delegacia do Idoso, dia 23 de março, mas não conseguiu nada. Hoje, ela fez novo registro. Lourdes Sprenger também acionou a Vigilância Sanitária, o Conselho dos Idosos e o Ministério Público.O bairro Cristal, Porto Alegre, segundo a vereadora, possui praticamente um lar de idosos a cada quadra, para uma população de apenas 1.500 moradores.

 

Eduardo Leite queimou pontes com o governo Bolsonaro

Depois da Carta Aberta que assinou ontem contra Bolsonaro, o governador Eduardo Leite terá dificuldade para prosseguir sua interlocução com o governo federal.

E Dória não terá como ajudá-lo financeiramente.

Eduardo Leite queimou as pontes que tinha com o governo Bolsonaro.

Governo gaúcho não abre mão de nada, quer tudo que lhe devem e paga o que pode do que deve

O governo estadual gaúcho não quer saber de reduzir valores ou ampliar prazos para cobranças de IPVA, ICMS, pedágio ou seja que obrigação for de caráter tributário ou não.

É isto.

Ao se convencer disto, a ACI de Novo Hamburgo foi, hoje, reclamar ao bispo, ou seja, ao Judiciário, conforme nota mais abaixo.

Embora não conceda nada aos contribuintes, o governo estadual gaúcho exige tudo de quem lhe deve e até de quem não lhe deve nada, como é o caso do governo federal.

Comandos militares farão reunião com o ministro da Defesa. Será as 16h.

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, convocou para uma reunião os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Será as 16h.

ACI de Novo Hamburgo, RS, interpõe Mandado de Segurança para garantir adiamento do pagamento do ICMS

Mesmo com a prorrogação do Simples, o governo estadual gaúcho exigiu desmembramento da sua parte e já cobrou tudo. O governo federal manteve o benefício.

A ACI de Novo Hamburgo (Associação Comercial e Industrial) acaba de protocolar Mandado de Segurança contra o governador Eduardo Leite, exigindo  a prorrogação dos pagamentos do ICMS no RS.

Os advogados alegam que a medida impõe-se porque o governador "persiste em estender até 30 de abril o estado de calamidade pública"

A ACI quer que os valores devidos e referentes a abril e maio, sejam prorrogados e escalonados para junho  em diante.

A ação vista beneficiar comércio e indústria.

Os advogados que assinaram a ação são da consultoria Tributária (Buffon, Furlan e Bassani Advogados Associados) e contém pedido de liminar.  O caso está na Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre.

A epidemia do vírus chinês está acabando no RS

Aproxima-se do seu ápice o pico da pandemia do vírus chinês no RS e em Porto Alegre.

É isto.

Os números demonstram tudo de maneira clara.

Os casos começaram a ser registrados no dia 26 de fevereiro no Brasil (há 55 dias, quase dois meses) e no dia 10 de março no RS (há 41 dias ou quase um mês e meio). A Alemanha, com um mês e meio, começou a abrir tudo na manhã de hoje (leia notícia logo abaixo).

O povo gaúcho entendeu isto e foi ontem para as praças públicas e já volta ás ruas e ao trabalho.

A epidemia está terminando.

Os casos emblemáticos de SP, Rio, Fortaleza e Manaus, são cases.

Fortaleza, sozinha, registra mais casos de infecção do que Paraná, RS e SC juntos. São mais de 3 mil casos. CLIQUE AQUI para ler o Diário do Nordeste de hoje.

Esta manchete da RBS é mentirosa e visa causar apreensão e pânico na população do RS

CLIQUE AQUI para examinar o dashboard da secretaria da Saúde de Porto Alegre.

É mentirosa, alarmista e infame esta manchete escandalosa do jornal Zero Hora de hoje. O jornal é o carro-chefe de conteúdo da RBS, que inclui as emissoras de TV e de rádio mais acessadas do RS, sem contar seu portal de internet zerohora.com. A RBS integra a rede de intrigas liderada pela Globo para causar caos social e derrubar o governo Bolsonaro.

A manchete diz que Porto Alegre precisa de 360 leitos de UTI exclusivos para coronavírus e que "a secretaria municipal da Saúde já negocia remanejar espaços  existentes e criar novas acomodações em hospitais".

Nada mais falso.

A própria planilha da situação do Hospital Moinhos de Vento, o hospital que acumula quase 1/3 de todas as internações de pacientes infectados pelo vírus chinês, é prova disto (examine mais abaixo).

Segundo dashboard da secretaria municipal da Saúde, acessada há pouco pelo editor, Porto Alegre mantém internados nas UTIs apenas 35 pacientes confirmados com a doença, além de 20 casos suspeitos. São 55  no total. E possui 560 leitos operacionais.

O editor se dispensa fazer a análise a respeito de que modo os hospitais podem remanejar seus leitos operacionais de UTIs e até elevá-los geometricamente em caso de necessidade.

Hospitais de campanha como o que foi montado no Grupo Hospitalar Conceição, continuam ás moscas. É só ir lá e verificar. Zero Hora não põe os pés lá.

É isto.

Dica do editor - Nesta entrevista, Polibio Braga explica por que razão o povo brasileiro deve apoiar o governo Bolsonaro

Marcos Troyjo é o novo presidente mundial do banco dos Brics

O presidente Bolsonaro acaba de confirmar a indicação do economista Marcos Troyjo para presidente do Banco dos Brics, o banco mantido por Brasil, India, China, Rússia e Africa do Sul.

Sem vírus chinês à vista, Frederico Westphalen já pensa até em desmontar seu hospital de campanha

O prefeito do município de Frederico Westphalen, RS, José Alberto Panosso, aguarda há 41 dias que apareça alguém infectado por vírus chinês.

A cidade tem 27 mil habitantes.

Apavorado com o noticiário alarmante da RBS e da Globo, o prefeito superequipou um pronto-socorro e montou até hospital de campanha.

Para nada.

O vírus chinês teima em não ingressar em Frederico Wesphalen.

Rodrigo Nhonho Maia hiberna depois da denúncia que Roberto Jefferson fez contra ele

O deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, que as 11h iria participar de videoconferência do Banco Safra, cancelou tudo em cima da hora.

E cancelou toda a sua agenda de hoje.

Rodrigo Maia foi acusado em rede nacional de ser o chefe da conspiração que programar a deposição de Bolsonaro.

Roberto Jefferson, o acusador, diz que se trata de um golpe de Estado de caráter parlamentar, contando com o apoio do Congresso, do STF e de todo o Eixo do Mal.

Veja a denúncia feita ontem a noite:

 

PGR usa Lei de Segurança Nacional contra quem protesta contra Congresso e STF

A PGR decidiu usar a Lei de Segurança Nacional contra os manifestantes que protestaram diante dos quartéis neste domingo.

O lulopetismo e todo o Eixo do Mal aplaudiram a iniciativa de Rodrigo Aras.

Lula e Rodrigo Nhonho Maia estão felizes.

E ?

Eis as provas sobre a preparação do Golpe de Estado

O card ao lado, lista todas as solertes movimentações do Congresso, atualmente comandado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para torpedear as medidas de ajuste fiscal e de combate à corrupção.

É isto.

É o que engrossa o movimento #ForaMaia, que sintetiza a percepção de que este Congresso só atrapalha o ajuste das contas públicas, cujo objetivo é possibilitar a volta do crescimento econômico sustentável e  o controle da inflação, portanto gerando mais empregos e mais renda para o povo brasileiro, mas também só atrapalha a decisão de governo, que é a de empreender combate eficaz contra a corrupção e o crime organizado.

Maia sintetiza nas suas ações todos os diabólicos interesses do Eixo do Mal, que quer o retorno ao sistema anterior dos governos de coalizão, ou seja, do fatiamento dos cargos e do dinheiro públicos, visando locupletar-se e manter o Brasil no atraso permanente.

É isto.

Jair Bolsonaro faz o bom combate a Maia. Ele foi eleito justamente para cumprir os compromissos exigidos pela população em praça pública, desde as históricas jornadas de 2015 e que conduziram à queda de Dilma, à prisão de Lula e à própria eleição do novo presidente.

Dica do editor - Este estudo demonstra por que razão as máscaras protegem de verdade

Este estudo do The New England Journal of Medicine, mostra os resultados de uma pesquisa que comprova – de forma bem visual – a eficiência das máscaras de proteção.O estudo comprova que o simples ato de falar produz gotículas de fluido oral que variam amplamente em tamanho e têm um poderoso alcance. Com o bloqueio das máscaras, esse fluxo encontra uma barreira (saiba mais/veja o vídeo) e não se propaga no ambiente.

CLIQUE AQUI para ler.

É deste modo que a Alemanha recomeça a abrir as atividades econômicas a partir de hoje

Os alemães experimentam a partir de hoje uma reabertura cautelosa e gradual da economia, com pequenos comércios sendo autorizados a funcionar. Esse processo acontece depois de mais ou menos um mês de isolamento social e muitas restrições. O governo central entendeu-se com os regionais: os estados estabelecem suas próprias normas, mas tudo está dentro de uma estratégia nacional de enfrentamento.

O perfil das lojas que poderão voltar leva em conta setor, porte e rotinas. O atendimento ao público seguirá respeitando os limites de convívio – guardar distância de segurança entre as pessoas é e continuará sendo uma regra (saiba mais)..

Há muito cuidado nesse processo de retomada. E isso se deve não só aos números, mas também às incertezas que eles não mostram – como, por exemplo, os riscos de uma eventual segunda onda de contágio.

Entenda por que despencam os preços do petróleo ao redor do mundo

Os economistas do Bradesco informaram ao editor, esta manhã, que os preços do barril de petróleo abriram em baixa pelo mundo.

O que está acontecendo hoje só é comparável à crise dos anos 1990.

CLIQUE AQUI para entender o que está acontecendo.

Entenda a decisão da rede de hospitais Prevent Senior, São Paulo, que usa a cloroquina desde o início da internação

Os hospitais da rede Prevent Senior, São Paulo, têm receitado a cloroquina e a azitromicina, o Remédio do Bolsonaro, para pacientes com sintomas do vírus chinês.Em 8 de abril, o médico e diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, afirmou que 500 pacientes receberam o tratamento com hidroxicloroquina e azitromicina em estágio inicial da doença. Desses, 300 foram internados e já receberam alta.

A cloroquina ou hidroxicloroquina é usada para o tratamento da malária e de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.

A azitromicina é um antibiótico que tem sido usado junto com a cloroquina para tratar pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

Segundo o fluxograma de atendimento da rede, os 2 remédios devem ser prescritos já no 1º dia de tratamento, caso o paciente apresente sintomas de infecção respiratória aguda. Nas primeiras 24 horas, o doente deve ser tratado com 400 mg de hidroxicloroquina a cada 12 horas. Do 2º ao 5º dia, deve receber 400 mg uma vez ao dia. Já a azitromicina é receitada com uma dose de 500 mg nos primeiros 5 dias.De acordo com o protocolo, a hidroxicloroquina só não deve ser receitada para grávidas, pessoas com retinopatia/maculopatia (lesões na retina) ou miastenia gravis (doença autoimune que causa fraqueza muscular).

CLIQUE AQUI para examinar o protocolo de tratamento do vírus na rede Prevent Senior.

Dica do editor - Aqui vão dicas para você comemorar os aniversários dos seus filhos sem sair de casa

No link a seguir, você encontrará dicas e informações úteis a respeito de festas de aniversário que você pode promover em casa, tudo para comemorar os novos anos dos seus filhos.

CLIQUE AQUI para examinar.

Prefeito libera e TJSC proíbe, mas povo superlota praias de Balneário Camboriu, SC

Pouco depois desta foto ao lado, a guarda municipal e a PM começaram a retirar todo mundo das praias.

A foto ao lado foi tomada esta manhã no Balneário Camboriu, o mais importante de Santa Catarina. Foi na praia central.

O editor recebeu a foto através do WhatsApp (51) 9-8434.4403.

O prefeito da cidade considerou "essencial" franquear a praia para o povo caminhar, correr, nadar e surfar, mas o MPE recorreu ao Judiciário de Balneário Camboriu, sendo derrotado. Acontece que o MPE recrudesceu e bateu ás portas do TJRS, onde foi atendido.

O povo parece estar se lixando para o MPE e para a decisão do TJRS, que agem contrariamente a decreto do próprio governador Carlos Moisés, que mandou abrir tudo, mantidas as medidas mitigatórias.

Desde quinta-feira a população aproveita para valer o tempo bom, céu azul e sol forte.

Este são os aplicativos mais baixados durante a atual pandemia do vírus chinês

TikTok, WhatsApp e Zoom foram os aplicativos para celular mais baixados em todo o mundo no mês de março de 2020.

A rede social de vídeos curtos e o mensageiro mais popular do Brasil mantiveram as primeiras posições garantidas em fevereiro.

O app de chamadas de vídeo é uma das novidades da lista, embora tenha sido alvo de golpes e enfrentado polêmicas de privacidade durante o isolamento para o combate ao vírus chinês.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Presidente do sindicato de restaurantes reafirma oposição a carreatas para reabrir comércio de Porto Alegre.

O editor franqueia o e-mail polibio@polibiobraga.com.br e seu WhatsApp 51-98434.4403, para que os associados do sindicato digam se concordam ou não com a posição do seu presidente.

Vai na íntegra o e-mail que o presidente do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Porto Alegre, Henri Chmelnitsky, mandou hoje para o editor:

Não me manifestei como franqueado Pizza Hut e sim como Presidente da nossa categoria.

Em todo o regime democrático nunca representaremos 100% das ideias dos associados mas com certeza respondo pelos anseios da grande maioria dos nossos associados.

Na matéria manifesto que o diálogo, a junção das forças vivas da Sociedade Civil precisam priorizar a construção com os Executivos Municipal e Estadual a reabertura das nossas atividades. Manifesto que a Carreata vai contra o isolamento social e que esta energia deveria estar somada na construção sugerida acima.

Igualmente a 16 anos vivemos a polarização e ela não agrega nenhum valor para retomarmos a economia.

Queremos sim a reabertura dos nossos negócios o quanto antes possível.

Importante trazer que nossos associados estabelecidos em Shopping Centers só querem voltar a operar quando da abertura total e não parcial do comércio.

CLIQUE AQUI para ler o e-mail na íntegra.

Moinhos de Vento, Porto Alegre, acumula 137 casos, curou 66 e apenas dois morreram em 41 dias

Entre sábado e domingo, houve apenas um caso de internação. Desde o início de abril, os casos sobem muito pouco, portanto há mais de meio mês.

O editor destaca o caso diário do Hospital Moinhos de Vento porque ele é o mais representativo dos casos da área em Porto Alegre. O HMV não é apenas hospital referência para o vírus chinês, como também é o hospital que mais doentes atendeu até o momento na Capital - e o que mais cura, usando a solução hidroxicloroquina+azitromicina, o Remédio do Bolsonaro, em larga escala. 

O HMV não atende pelo SUS.

Os registros de casos vão de 15 de março até hoje, portanto 36 dias. Neste período, eis os números:

137 internados com confirmação, quase 1/3 do total da Capital.
Curados, 66
Neste momento, 18 estão na UTI, sendo 3 apenas com suspeitas. 11 estão internados apenas, sendo 8 com suspeitas. Crianças: 1 internada e duas nas UTIs.
2 óbitos

Porto Alegre como um todo registra 374 casos até agora, desde 10 de março, portanto há 41 dias. São 9 óbitos.

A imensa maioria possui mais de 60 anos e 77,8% são homens.

Bolsonaro, esta manhã, diz que defende funcionamento normal do Congresso e do STF

Dica do editor - Prevent Senior, SP, diz como já deu alta para 400 pacientes só por usar a cloroquina

O CEO da Prevent Senior, Fernando Parrillo, SP, disse que a rede reduziu de 14 para 7 dias o tempo de uso de respiradores por pacientes diagnosticados com o vírus chinês. Em live promovida pelo Itaú, Parrillo detalhou o protocolo seguido pelos profissionais da rede para tratar o patógeno. A empresa acredita ter encontrado uma forma de operação eficaz e publica muito do que tem feito (como o protocolo geral para pacientes. Já deram mais de 400 altas. Veja:

Bolsa cai e dólar sobe neste início de semana

A Bolsa abriu em queda nesta segunda-feira, mas o dólar sobe.

10h58min

Bolsa, -1,98%, 77.427 pontos
Dólar comercial, _1,05%, R$ 5,2834 para a venda

Esta mulher, nua, e seus companheiros lulopetistas, apanharam porque foram provocar fisicamente os manifestantes de ontem no QG do Exército, Porto Alegre

Os agentes provocadores lulopetistas que o governador Eduardo Leite defendeu esta manhã na Rádio Gaúcha (leia nota abaixo), estão identificados na foto ao lado.

A mulher da foto subiu na mureta da igreja Nossa Senhora das Graças, centro histórico, diante do QG do Exército, nua e portando uma bandeira brasileira, para provocar 500 manifestantes que estavam no local de maneira pacífica e ordeira para defender o governo Bolsonaro. Assim que desceu da mureta, a mulher, os dois homens e a outra mulher que participaram das provocações, foram para o meio do público bolsonarista, todos vestidos de vermelho, com o evidente intuito de confrontar a multidão.

O resultado em ocasiões como estas são conhecidos.

O quarteto acabou escorraçado e dois deles apanharam, inclusive uma mulher que fisicamente tentou atingir um bolsonarista e acabou apanhando.

Como se sabe, desrespeitar manifestantes e provocá-los fisicamente é próprio do lulopetismo, da sua organização criminosa que saqueou os cofres públicos e é liderada por um ladrão conhecido, condenado, preso e solto por seus amigos do STF.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo. É possível perceber claramente a provocação dos lulopetistas. A mulher que apanhou, foi quem começou o entrevero e acabou apanhando.

Carlos Bolsonaro movimenta hashtag #Tchau Maia

O vereador carioca Carlos Bolsonaro lidera seus seguidores a atacarem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A hashtag #TchauMaia foi um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na manhã deste domingo.

Em sua conta na rede, Carlos se refere a Maia como "Botafogo", apelido atribuído ao deputado em planilha de caixa dois da Odebrecht, segundo delatores da Lava Jato. Em tuíte fixado no alto da página, o filho do presidente diz que o deputado ataca o presidente diariamente, mas é um "belo frouxo" quando recebe uma "resposta aberta" de Bolsonaro.

Bolsonaristas têm chamado o presidente da Câmara de "coronamaia" e "maior inimigo do Brasil" e postado montagens de fotos contra o parlamentar.

CLIQUE AQUI para examinar o Twitter de Carlos Bolsonaro.

Dica do editor - Ouça Guilherme Fiúza denunciar os fascistas do lockdown

No áudio que vai no link a seguir, o jornalista e escritor Guilherme Fiúza denuncia os fascistas do lockdown, que são os que defendem de modo intransigente o confinamento geral, irrestrito e permanente. Vale a pena ouvir.

CLIQUE AQUI para ouvir.

Ao redor do mundo, Bolsas operam como biruta nesta segunda-feira

Mercados operam sem direção, acompanhando a evolução dos casos do vírus chinês no mundo e  os impactos sobre as economias.

Nesta manhã, o otimismo com o relaxamento das medidas de distanciamento social, já em curso em alguns países, é ponderado pelas preocupações com a atividade econômica global, especialmente no curto prazo. Na Ásia, os principais pregões asiáticos fecharam com resultados mistos, refletindo a divulgação de balanços corporativos e o corte da taxa de juros de referência da China. As bolsas europeias operam sem direção única, ao passo que os índices futuros norte-americanos registram queda.

Mercado já aposta queda de 2,96% no PIB deste ano, mas crescimento forte em 2021

Conforme o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo BC, o mercado espera recuo de 2,96% do PIB deste ano (ante -1,96% na leitura anterior) e avanço de 3,1% em 2021 (ante 2,7%).

Inflação - A mediana das projeções para o IPCA de 2020 caiu de 2,52% para 2,23%, e a de 2021 oscilou de 3,5% para 3,4%.
Câmbio - Para a taxa de câmbio, a mediana das projeções para o final de 2020 foi alterada de R$/US$ 4,60 para R$/US$ 4,80 e para o final de 2021 foi ajustada de R$/US$ 4,47 para R$/US$ 4,50.
Juros - Por fim, o mercado espera que a taxa Selic chegue a 3,0% no final deste ano (ante 3,25% na última semana), mantendo as estimativas de 4,5% para o final do ano que vem.

O agro será o único setor que sairá da crise com mais oportunidade, diz Alceu Moreira, MDB do RS

O agronegócio será o único setor que sairá da crise do vírus chinês com mais oportunidades, afirmou o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado gaúcho Alceu Moreira. "O mundo vai continuar demandando alimentos", disse, acrescentando que todos estão preocupados com a segurança alimentar e que o agro será imprescindível neste processo.

O deputado gaúcho falou para a CNN. O texto a seguir é da emissora de TV:

O deputado também falou aos produtores de álcool sobre a importância do combustível para a movimentação da economia depois de passada a pandemia do coronavírus.

Moreira entende que o etanol vai ganhar importância na matriz energética na medida em que os combustíveis fósseis tendem a perder importância. Mas para isso, de acordo o presidente da FPA, o governo deveria criar uma colchão de proteção ao setor.

Para Moreira, o etanol foi uma opção política do Brasil, mas que falta uma contrapartida aos produtores. Ele sugeriu aos produtores que invistam em tanques para armazenar etanol para vender depois de passada a pandemia do coronavírus e retomada da economia.

"Minha sugestão é para que os produtores de etanol invistam em tancagem", disse o deputado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Este estudo do governo gaúcho mostra que pandemia impactou com mais força os setores de serviços e indústria. Ignore as conclusões políticas do trabalho.

Serviços e indústria são os principais impactados pelo vírus chinês, aponta estudo dos economistas do Departamento Estadual de Estatística, secretaria do Planejamento, RS. 

Em março, o índice desenvolvido pela empresa de informações global IHS Markit para avaliar a atividade de negócios nos dois setores registrou o nível mais baixo desde o início da série, em março de 2007. O índice de 37,6 pontos ficou abaixo dos 50,9 registrados em fevereiro, queda maior do que a ocorrida durante a recessão do período entre 2014 e 2016.

 Além do índice da IHS Markit, diversas pesquisas indicam a redução das atividades em segmentos como o de veículos, que registrou queda de 18,5% nos emplacamentos em março comparado com o mesmo período de 2019, assim como as vendas no comércio tiveram variação negativa de 13,7% no país no mês passado comparada com o terceiro mês do ano anterior. A pandemia também impactou a demanda e o acesso a insumos ou matérias-primas nas empresas.

CLIQUE AQUI para examinar todo o trabalho, mas ignore as elocubrações políticas destemperadas e incorretas contidas no texto.

Depois de assinar Carta Aberta contra Bolsonaro, Eduardo Leite volta a atacar o governo. Foi esta manhã, na RBS.

O governador gaúcho Eduardo Leite, que ontem assinou Carta Aberta de ataque ao governo Bolsonaro, travestido de apoio ao Congresso, voltou a atacar o presidente, há pouco, em entrevista para a Rádio Gaúcha, emissora da RBS, que no RS lidera o movimento golpista contra o Planalto.

O governador não falou sobre a Carta Aberta e nem sobre as denúncias de que há um golpe parlamentar em andamento e com apoio de todo o Eixo do Mal.

Ele se limitou a falar mal do presidente e do seu governo.

Dica do editor - Saiba como dormir melhor em meio à pandemia

A pandemia do vírus chinês tem tirado o sono de muita gente. A EBC ouviu a neurologista Andrea Bacelar, que explica como conseguir dormir melhor em meio a situação que estamos vivendo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Morreu o jornalista gaúcho Renan de Oliveira, 71 anos

O jornalista gaúcho Renan de Oliveira morreu ontem, aos 71 anos, em Florianópolis, cidade onde vivia há alguns anos.

Santa Maria, RS, abriu segunda-feira com o comércio aberto e em funcionamento

O comércio de Santa Maria, RS, também reabriu as portas na manhã desta segunda-feira. A ordem do prefeito Jorge Pozzobom, PSDB, valeu para sábado, mas o grosso das lojas fará isto no decorrer do dia de hoje.

Por ordem de Bolsonaro, Caixa paga, hoje, R$ 600 (por cabeça) para 6,1 milhões de brasileiros pobres

Por ordem do presidente Bolsonaro, será paga, hoje, nova  parcela do auxílio emergencial de R$ 600.  6,1 milhões de pessoas serão beneficiadas, número recorde de depósitos em um único dia. Serão beneficiados 4.230.900 que se cadastraram pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, além de outras 1.923.492 pessoas das 1.357.623 de famílias que participam do Bolsa Família, cujo último dígito do NIS é igual a 3.

Com isso, a Caixa estima chegar nesta segunda-feira a um total de R$ 16,5 bilhões pagos desde 9 de abril a 24 milhões de brasileiros, entre trabalhadores informais, autônomos, mães chefes de família e beneficiários do Bolsa Família.

Gaúchos de Porto Alegre promvem desobediência civil e superlotam o Parcão, Ipanema e Orla do Guaíba

Este flagrante do fotógrafo Jefferson Botega, publicado esta manhã no site zerohora.com, mostra de que forma milhares de portoalegrenses promoveram clara desobediência civil e aglomeraram-se em parques e praças da Capital.

Foi neste domingo, dia de sol esplendoroso.

A foto é da Orla do Guaíba.

As enormes aglomerações não ocorreram apenas na Orla do Guaíba, mas também em praias como as de Ipanema e em parques como o Parcão.

Até mesmo manifestações políticas reuniram centenas de pessoas diante de quartéis gaúchos, com ênfase para as cercanias do QG do Exército, Porto Alegre.

Bolsonaro mostra por imagens que está de acordo com as denúncias sobre iminente golpe de Estado

Não viralizou nas redes sociais apenas a entrevista que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, concedeu ao jornalista Oswaldo Eustáquio, que é do Paraná e mora atualmente em Brasília.

É que o presidente disponibilizou no seu Facebook as imagens nas quais ele assistiu a entrevista desde o Palácio da Alvorada, onde se encontrava.

A disponibilização do material, visou manifestar por imagem o apoio de Bolsonaro às denúncias feitas por Jefferson, no caso as revelações sobre um golpe de Estado, travestido de golpe parlamentar, em andamento, liderado por Rodrigo Maia e David Alcolumbre no Congresso, mais Dias Toffoli no STF, com apoio de todo o Eixo do Mal, o que inclui 20 governadores, a mídia tradicional liderada pela Rede Globo, toda a esquerda liderada pelo lulopetismo e mais empreiteiros e empresários afastados dos golpes licitatórios, dos cofres dos bancos oficiais e das vantagens fiscais ilegais, tipo Operação Zelotes, na qual está envolvida a RBS.

Morre 10º infectado por vírus chinês em Porto Alegre. A Capital acumula 397 casos, 178 curados e 1045 descartados.

Aconteceu ontem a 10a. morte de paciente infectado pelo vírus chinês em Porto Alegre. Já são 41 dias desde que foi notificado o primeiro caso no RS, dia 10 de março, praticamente um mês e meio. A vítima é um homem de 71 anos, internado no Hospital Ernesto Dornelles e com histórico de doenças crônicas.

Veja o balanço de hoje: 

- 397 casos confirmados 
- 470 casos suspeitos 
- 1.045 casos descartados 
- 178 recuperados
- 10 óbitos 
- 38 pacientes confirmados em UTI 
- 24 pacientes suspeitos em UTI

RS continua sendo o Estado do Sul com menor número de infectados e de mortos

O Brasil fechou a semana, domingo, com 38.654 casos de doentes infectados pelo vírus chinês,  dos quais 29 resultaram mortos.

Já são 55 dias desde a primeira notificação no Brasil, praticamente dois meses.

No RS, Estado do Sul com menor número de casos, embora seja o de maior população, este é o balanço de hoje:

854 infectados
24 óbidos

Populações do Sul: RS, 11,3 milhõeds; Santa Catarina, 8 milhões; Paraná, 11,2 milhõeds.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/