Acompanhe, ao vivo, agora, "Brasil Profundo", edição RS, em Camaquã

Recomendado - Bier Markt já abriu. Vá lá com seus amigos. Porto Alegre.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.
Abre as 17h.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Artigo, Lisandro Marques - O “novo normal” nas Universidades é não cumprir a Lei ?

- O autor é o professor Lisandro Marques, Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. O artigo está publicado oritginalmente no blog Dando nos Dedos, do advogado e escritor João Darzone.

Na obra clássica de Dostoiévski, “Os irmãos Karamazov” um dos personagens diz uma frase que se tornou célebre na literatura mundial:  “Se não existe Deus tudo é permitido”. 

O contexto da frase se dá na discussão sobre os limites da ação humana quando não há nenhum freio moral transcendente. No Brasil de hoje vivemos algo similar em relação à democracia e aos direitos individuais. Mas não estamos nos referindo a moral religiosa, mas sim a normas garantidoras de direitos e deveres, ou seja, a Constituição Federal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Gilberto Jasper - Interpretação de texto

- Jornalista / gilbertojasper@gmail.com

 Sim, sou “das antigas”, profissional do tempo em que um jornalista precisava cursar faculdade, conquistar um diploma para só depois ir à luta no mercado de trabalho, ganhar experiência e apor o nome em uma reportagem. Havia pouco espaço para notícias destinado a alguns poucos “iluminados” para fazer reflexões, emitir opiniões e pautar a opinião pública.

Em 2022 chegamos ao extremo oposto destas restrições e formalidades para a função de “comunicador”. Basta ter um celular para se transformar em um “influenciador”, palpiteiro ou apenas em uma pessoa com más intenções para vender notícia falsa ou se autopromover. Ou fabricar fake news, estrangeirismo da moda que passa a ideia de notoriedade aos mentirosos tecnológicos.

A pressa, a disputa por espaço, a vaidade e a necessidade permanente de ostentação fizeram da informação....

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Veja, agora, ao vivo: Brasil em risco: instabilidade jurídica e ataque às liberdades

 O programa é do Jornal da Cidade on Line. O Debate JCO recebe o advogado Marco Antônio Costa - Apresentação da jornalista Camila Abdo

Manipulador do Wikipedia ataca sites independentes. Revista Oeste protesta.

O ativista digital Rodrigo Padula, que ataca a mídia independente e cria conteúdos comerciais na Wikipédia, como o verbete propagandístico do avatar Lu do Magalu, ferindo os princípios da plataforma, também atua de forma claramente política na enciclopédia digital. Entrevistado pelo site Brasil247 na manhã deste sábado, ele afirmou ter feito o verbete "de graça" por ser um admirador do Magazine Luiza e "da família Trajano". O Magazine Luiza tem valor de marcado superior a R$ 44 bilhóes e Luiza Trajano tem fortuna de US$ 56 bilhões.

Recentemente, Padula participou de um movimento para classificar como "não confiáveis" veículos supostamente enviesados à direita e à esquerda, como a Revista Oeste e o Brasil 247, numa decisão questionada pela Associação Brasileira de Imprensa e pela Fenaj.

Bolsonaro sai de moto, come pastel e diz que sua saúde está 100%. Foi hoje de manhã.

 

Pesquisa no Vale do Taquari, RS, mostra Bolsonaro com 30,2%, Lula com 26,6% e Leite com 12,3%

Leite larga bem pontuado no Vale do Taquari, RS.

Bem diferente do resultado da pesquisa para governador, que registrou altíssimo índice de eleitores que não escolheram candidatos (43,2%), no caso da pesquisa para presidente a taxa é de apenas 13,6% na apuração dos resultados apesentados pelo Instituto Methodus no caso do Vale do Taquari, RS.

A pesquisa foi publicada pelo grupo A Hora, de Lajeado, e devidamente registrada no TSE.

Veja:

Bolsonaro, 30,2%
Lula, 26,6%
Eduardo Leite, 12,3%
Os demais números: Ciro, 5,6%; Moro, 4,3%; André Janones, 1,34%; Simone Tebet e João Doria, 0,3% cada um.

Os demais candidatos não pontuaram.

Brasil acaba com testes para passageiros que chegam ao País

O governo federal publicou uma portaria na sexta-feira para retirar a obrigatoriedade de testes de covid-19 para vacinados que chegarem ao Brasil por via aérea ou marítima. Na prática, isso significa o fim da quarentena.

De acordo com o texto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, passageiros que não completaram o esquema vacinal poderão ingressar no país por via aérea apenas com a apresentação de teste de vírus chinês negativo. Já os brasileiros residentes no Brasil, que chegarem ao país por via terrestre, não terão de apresentar o comprovante de vacinação.

As novas regras são de efeito imediato.

Moro e Leite reúnem-se em São Paulo para discutir união da 3a. Via

Esta foto ao lado é de dezembro, quando Moro visitou Leite no Piratini.

A foto e a notícia de hoje estão no Twitter de Moro. CLIQUE AQUI para ver e ler.

Sergio Moro e Eduardo Leite reuniram-se neste sábado, em hotel em São Paulo, para avançar na tratativa da unificação do Centro Democrático. Em publicação no Twitter, o ex-juiz afirmou que conversou com o tucano “sobre o momento político do país” e “a necessidade de união do centro que está sendo liderada no União Brasil por Luciano Bivar”.

Na sexta, Moro também se reuniu com a senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência pelo MDB. Em sua reportagem de capa, a Crusoé mostrou os bastidores do relacionamento.

Hoje, Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, desautorizou declarações do presidente paulista do Partido e de ACM Neto, afirmando que nada está vedado a Moro

Pesquisa no Vale do Taquari mostram Onyx e Heinze disparados na liderança. O terceiro é Beto Albuquerque.

Pesquisa estimulada de intenções de votos para governador do RS, conforme registro feito pelo grupo A Hora, Lajeado, tudo no Vale do Taquari, conforme apurou o Instituto Methodus:

Onyx, PL, 15,6%
Heinze, PP, 8%
Beto Albuquerque, PSB, 6,3%
Alceu Moreira, MDB, e Bolzan Júnior, PDT, 4,7% cada um
Pedro Ruas, Psol, 4%
Edegar Preto, PT, 3%
Ranolfo Vieira, PSDB, 1,7%

Na pesquisa estimulada, 43,2% dos eleitores não escolheram candidato e 9% votariam em branco.

O Instituto Methodus apurou que no caso da pesquisa espontânea, 80% dos eleitores não conseguiram apontar seu candidato.

Recomendado - Programe-se para ir ao Bier Markt, esta noite. Porto Alegre.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.
Abre as 17h.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Aberta repescagem para nascidos até 1967 sacarem valores esquecidos. Só hoje.

 As pessoas nascidas até 1967 ou empresas abertas até esse ano que perderam o prazo para pedir o saque de valores esquecidos em instituições financeiras terão uma nova chance neste sábado (2). Das 4h às 24h, elas poderão participar de uma repescagem no site para agendar a retirada.

CLIQUE AQUI para saber muito mais, inclusive como acessar e navegar no site do governo.

Bolsonaristas do MDB aderem à dobradinha Bolsonaro e Onyx

O racha do MDB do RS é muito maior do que se pensa.

Os eleitores e lideres bolsonaristas do MDB do RS aderem em massa para esta dobradinha:

Presidente, Bolsonasro.
Goernador, Onyx Lorenzoni

A eleição está poralizada lá e cá.


Opinião - Entenda que jogo político fazem Moro, Eduardo Leite, Simone, ACM e Doria

Boa parte da mídia tradicional e de internet, como também políticos em geral, fazem leitura equivocada a respeito da ida do ex-juiz Sérgio Moro para o União Brasil e das informações de que não disputaria mais o Planalto.

O movimento representa sofisticado jogo de xadrez político e do qual fazem parte, desde já, de modo dramático, Moro e Leite, todo ele voltado para a busca de articulações em torno de um candidato único para a chamada 3a. Via (PDS, PSDB, MDB, União Brasil, Cidadania e Podemos, mas não só).

Os aparentes ou verdadeiros esperneios de gente como João Doria e ACM Neto, não passam de esperneio.

Quem viver, verá.

Movimento Brasil Profundo já está em Camaquã, RS. Evento nacional conservador abriu esta manhã.

CLIQUE em cima da imagem para ver melhor.

Desde as 8h, estão reunidos líderes conservadores brasileiros em Camaquã, RS. É a edição gaúcha do evento "Brasil Profundo". 

Trata-se de promoção presencial no Humanize Centro Empresarial, Camaquã - RS. O tema central é a "Jornada de Redescoberta do Brasil Profundo"

Após o sucesso das edições nos estados do Mato Grosso e do Paraná, agora é vez dos gaúchos receberem Eduardo Bolsonaro, Deputado Federal mais votado da história do Brasil; Onyx Lorenzoniex-Ministro do Trabalho e Previdência; Nikolas Ferreira, Vereador de Belo Horizonte; Percival Puggina, jornalista e escritor gaúcho; Felipe Pedri, Secretário Nacional de Audiovisual.

CLIQUE AQUI para saber mais e conhecer a lista completa de palestrantes.


Dica do editor - A partir do dia 8, todos os filmes de 007 no Amazon prime Video

 O Amazon Prime Video anunciou nesta semana a chegada de 24 filmes da franquia 007 ao catálogo a partir de 8 de abril. A lista contempla todos os filmes oficiais de James Bond desde 1962, com exceção de 007 – Sem Tempo Para Morrer (2021).

Dica do editor - Conheça esta nova Porto Alegre

 Este vídeo foi apresentado pela prefeitura para sediar a próxima edição do South Summit.

Bolsonaro faz discurso sério, tenso, solene, chamando os militares e o povo à ação

A fala do presidente foi em tom mais do que sério e surpreendentemente em tom solene. O ambiente se tornou tenso durante todo o curto discurso.

 O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 1º, que o povo e as Forças Armadas deverão colocar dentro das “quatro linhas” da Constituição quem estiver fora delas.

As declarações foram dadas ao discursar na cerimônia de posse do novo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em um evento restrito e que contou com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Segundo o presidente, “é neste campo que nós podemos garantir a nossa democracia e a nossa liberdade”. E avisou: "Poucos, que podem bastante e querem fazer valer a sua vontade acima das leis, têm que saber que eles não podem tudo. O que está em jogo para todos nós aqui presentes é algo mais valioso do que a nossa própria vida, que é a nossa liberdade.”

Sinduscon do RS divulga CUB do m3 de março

 O Sinduscon-RS divulgou, ontem,  o CUB/m² – Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção de março de 2022, com base na NBR 12.721/2006. Os materiais de construção que mais subiram em março último foram: Areia Lavada (9,72%), Brita nº 02  (7,97%), Concreto fck=25 Mpe (6,31%), Placa cerâmica (azulejo) 3Ocm x 4Ocm, PB II (5,95%),  Vidro liso transparente 4 mm (4,88%), Janela de correr tamanho 1,20m x1,20m em ferro (4,57%) e Bloco de concreto sem função estrutural 19 x 19 x 39 cm (3,51%). Já os materiais de construção que apresentaram reduções de preços no mesmo período foram: Fio de cobre anti-chama, Isolamento 750V,#2,5 mm2 (-4,88%), Telha fibrocimento ondulada 6 mm (-4,67%), Porta lisa p/pintura (-3,67%)e  Aço CA-50 Ø10 mm (-2,05%) . 

No acumulado do ano (jan/22 a mar/22), os materiais que mais subiram foram: Placa cerâmica (azulejo) 3Ocm x 4Ocm, PB II (13,27%), Areia lavada (10,36%), Janela de correr tamanho 1,20m x1,20m em ferro (9,78%), Concreto fck=25 Mpe (8,87%), Brita nº 02 (8,80%) e Tubo de PVC-R rígido reforçado para esgoto Ø 150 mm (7,14%).

Análise - Guerra da Ucrânia produz efeitos ambíguos sobre o Brasil

- Esta análise é da equipe de economistas do Bradesco.

Decorrido pouco mais de um mês do início do conflito na Ucrânia, os efeitos para o Brasil são ambíguos. 

De um lado, o menor crescimento global, a elevação da inflação e os potenciais problemas na importação de fertilizantes sugerem um menor crescimento e preços mais elevados no médio prazo. De outro, o ganho de termos de troca em um contexto de baixos riscos de solvência favorece a apreciação da moeda, melhora das contas públicas e menor aversão ao risco, que atuam na direção de maior crescimento e mitigação de riscos inflacionários. Nesse contexto, o efeito líquido deve ser mais crescimento, inflação e juros.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Lula faz fala racista e machista contra médica Nise Yamaguchi. Foi ontem, na Bahia.

 - Este vídeo foi colocado no You Tube pelo Jornal da Cidade on Line.

Bibo abona ficha de Adriana, irmã do prefeito Divaldo e do ex-deputado Luís Lara. Ela disputará cadeira na Assembleia do RS.

Adriana Lara, irmã do prefeito Divaldo Lara e do ex-deputado estadual Luís Lara, saiu do PTB e ingressou ontem no PL.

Ela será candidata a deputado estadual pelo Partido do Bolsonaro, tentando emplacar os votos do irmão Luís,que foi cassado pela Assembleia.

O deputado federal Bibo Nunes, cujos avós paternos são de Bagé, abonou a ficha de Adriana.

PSDB diz que garante e não garante candidatura de João Doria

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, declarou em alto e bom som, ontem, durante a filiação do deputado Rodrigo Maia ao Partido:

1) João Doria é o candidato - por enquanto.
2) Fatos novos podem retirá-lo da disputa.

Entre os fatos novos, Bruno Araújo listou as dificuldades partidárias internas, as pesquisas de intenções de votos e os rumos da apresentação de um nome conjunto entre PSDB, União Brasil, MDB, PSD e Cidadania.

André Porciuncula sai da Secretaria da Cultura. Ele será candidato a deputado federal pela Bahia.

André Porciuncula anunciou nesta sexta-feira que está deixando o cargo de secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura. 

Ele vai concorrer a deputado federal pela Bahia pelo PL (Partido Liberal).

Cabo Daciolo filia-se ao PDT

O ex-candidato do Patriotas ao Planalto, Cabo Daciolo, filiou-se ao PDT.

E ?

Cabo Daciolo é uma espécie de Cacareco Doido e vai se dar bem no PDT.

Globo registrou receita líquida 15% maior em 2021

A Globo Comunicação e Participações S.A. registrou receita líquida de R$ 14,4 bilhões em 2021 –alta de 15% frente a 2020. O valor chegou a níveis anteriores à pandemia. 

No 4º trimestre, o saldo foi de R$ 4,2 bilhões –batendo recorde trimestral dos últimos 6 anos.  

Segundo a empresa, o portfólio digital foi responsável por puxar a alta. O Globoplay, serviço de streaming, teve alta de 74% na receita líquida. A base de assinantes avançou 33%. O grupo fechou acordos com Google Cloud, Deezer, Apple TV+, Amazon Prime, Palantir e Discovery+ ao longo de 2021.

CLIQUE AQUI para examinar o completo relatório sobre os dados financeiros de 2021.

Em março, balança comercial brasileira obteve o maior superavit da história

A foto é de Tânia Rego, Agência Brasil.

O ministério da economia projeta superavit de US$ 111 bilhões para este ano.

Embalada pela valorização das commodities (bens primários com cotação internacional), a balança comercial registra o melhor resultado positivo para meses de março desde o início da série histórica, em 1989. No mês passado, o Brasil vendeu US$ 29,095 bilhões para o exterior e comprou US$ 21,711 bilhões

No primeiro trimestre, a balança comercial acumula superávit de US$ 11,313 bilhões. Isso representa 37,6% a mais que o registrado de janeiro e março do ano passado (US$ 8,087 bilhões). O saldo é o segundo melhor da história para o período, perdendo apenas para 2017, quando o superávit tinha ficado em US$ 13,016 bilhões nesse intervalo.

Bolsa e real fecham a semana em fortes altas. Saiba quanto.

O dólar começou o mês de abril com forte queda e fechou abaixo de R$ 4,70 pela primeira vez em dois anos. A bolsa de valores ultrapassou os 121 mil pontos e atingiu o nível mais alto em quase oito meses.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 4,667, com queda de R$ 0,094 (-1,97%). A moeda norte-americana está no menor valor desde 10 de março de 2020, véspera de a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia de covid-19. Com o desempenho de hoje, o dólar encerra a semana com recuo de 1,97%, a quinta semana seguida de baixa. Em 2022, a divisa acumula queda de 16,3% em 2022.

Bolsa
No mercado de ações, o dia também foi marcado pela euforia. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 121.570 pontos, com alta de 1,31%. 

Partido NOVO lança, hoje, Felipe D'Ávila para o Planalto. Ele tem 0% de intenções de votos, segundo todas as pesquisas.

 O Novo realiza neste sábado o seu 6º encontro nacional para apresentar oficialmente a pré-candidatura do cientista político Luiz Felipe d’Avila ao Planalto e a de outros pré-candidatos pelo partido. Acontece neste momento, 9h, na sede da Fecomercio, em São Paulo. Em novembro de 2021, o partido anunciou o nome de d’Avila como pré-candidato à Presidência no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Ele é defensor de uma agenda liberal e da 3ª via. 

Segundo as pesquisas de intenções de votos, Felipe tem 0%.

Seu principal candidato a governador é Romeu Zema, Minas. No RS, o Partido também quer lançar governador.

Dica do editor - Hoje é Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode causar dificuldade na comunicação falada e não verbal, além de afetar a sociabilidade. O diagnóstico é fácil e algumas famílias, às vezes, resistem a aceitar a condição. 

CLIQUE AQUI para saber como saber se seu filho tem autismo.

Governo muda regra de oferta de máscaras por empregadores

O governo federal editou nesta sexta-feira nova regra retirando a obrigação de empregadores fornecerem máscaras para prevenção contra a covid-19 onde a exigência dessa medida em locais fechados foi flexibilizada.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da portaria interministerial.

Vírus chinês matou 245 brasileiros nesta sexta-feira

O Brasil superou as 660 mil mortes causadas pelo vírus chinês. Em 24 horas, foram registrados 245 novos óbitos. Com isso, o total de vidas perdidas para a pandemia chegou a 660.002. Ontem, o sistema de dados contabilizava 659.757.

Ainda há 3.092 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a causa da morte ainda não foi definida por exames laboratoriais posteriores.

Já a soma de pessoas infectadas pelo coronavírus ao longo da pandemia alcançou 29.975.165. Ontem, o total de casos acumulados computados pelas secretarias e pelo Ministério da Saúde estava em 29.947.895.

Despenca pela metade o número de crianças internadas com vírus chinês nas UTIs de Porto Alegre

Os números de ontem demonstram isto:

Nas 7 UTIs Pediátricas da Capital
3 casos suspeitos e 2 confirmados (no dia anterior eram 6 e 4). A taxa geral de ocupação dos 105 leitos é de 80,95%, com 85 crianças internadas, sendo 5 com casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

UTIs Adulto
751 leitos, 627 doentes internados, sendo 48 com vírus chinês. Taxa de ocupação geral de 84,05%.

CLIQUE AQUI para verificar os números de cada hospital.

Saiba onde se vacinar em Porto Alegre

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adultos no Shopping João Pessoa e no Centro de Saúde IAPI, das 9h às 16h.

A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen até cinco de fevereiro (oito semanas) e Coronavac até cinco de março (28 dias). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A terceira dose estará disponível para imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com a segunda dose da Janssen até dois de dezembro (quatro meses).

CLIQUE AQUI para saber endereços.

Bolzan Júnior avisa que será candidato do PDT ao Piratini

 O ex-prefeito de Osório e atual presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, avisou aos presidentes estadual (Ciro Simoni) e nacional (Carlos Lupi) que será candidato do PDT ao governo do RS.

Bolzan Júnior pedirá licença de 90 dias do cargo de presidente do Grêmio, tudo a partir de junho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/