Prazo para incluir 1ª parcela do IR no débito automático termina hoje

O contribuinte que tem imposto a pagar na declaração do Imposto de Renda 2021 e deseja colocar o pagamento à vista ou da primeira parcela em débito automático precisa enviar a declaração para a Receita Federal até as 23h59 deste sábado. O débito em conta acontecerá no dia 30 de abril. 

Quem enviar a declaração depois de hoje terá que emitir o Darf (Documento de arrecadação federal) no próprio programa do IR 2021 e fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela até 30 de abril direto no banco ou por meio do site ou aplicativo da instituição financeira.

Bolsonaro visita exiladas venezuelanas, fala mal dos governadores e avisa: "Lá (Venezuela) não tem nem cachorro, porque comeram todos"

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi a uma comunidade perto de Brasília na manhã deste sábado , e visitou uma casa de venezuelanas. Lá, o mandatário disse que “o Brasil não vai virar uma Venezuela”. A visita foi ao Morro da Cruz, em São Sebastião (DF), e foi toda registrada na página de Bolsonaro no Facebook. Segundo o presidente, o regime político da Venezuela, aos poucos, foi tirando “a liberdade” dos cidadãos. Comparou com as restrições impostas por governadores e prefeitos para tentar conter o avanço do coronavírus.

Governo Leite quer acabar com o Turismo em Gramado

A foto ao lado é da avenida Borges de Medeiros, a mais central de Gramado. O editor caminha pela calçada, sozinho, 15h deste sábado.
 
A cidade está terrivelmente vazia neste sábado, com baíxíssima ocupação de hotéis, de restaurantes, de lojas e de parques a céu aberto, menos o Lago Negro.

O governo Eduardo Leite do PSDB e suas inúmeras bandeiras pretas de restrições, sistema que não leva em conta as características locais, conseguiu semear o pavor entre os empreendedores, trabalhadores e autoridades de uma das principais cidades turísticas do Brasil.

A cidade de Gramado estava às moscas neste sábado, conforme o o próprio editor verificou na foto ao lado.

A abertura mitigada que ele autorizou para este final de semana chega a ser patética, porque justamente neste período é que o trade turístico local costuma faturar para valer.


Fiocruz alerta para cenário 'crítico' da pandemia no Sul e Centro-Oeste

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta em boletim divulgado na sexta-feira para cenário crítico e agravamento na saturação do sistema de saúde dos estados do Sul e Centro-Oeste para as próximas semanas. 

Isso porque, segundo o boletim, as próximas semanas deverão refletir a situação vivida pelas regiões entre o final de março e início de abril, quando o Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso tiveram as maiores taxas tanto de casos como de mortalidade pela Covid-19 de todo o Brasil. Goiás e Mato Grosso do Sul também apresentaram apresentaram no período elevadas taxas de mortes. 

"Esse padrão coloca as regiões Sul e Centro-Oeste como críticas para as próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses estados", informa a Fiocruz.

Bolsonaro: "Nosso exército não vai fazer nada para privar liberdade do povo"

O presidente Jair Bolsonaro voltou a vincular as medidas de isolamento social para conter o avanço do vírus chines com a ameaça de uma ditadura no Brasil. Na manhã deste sábado, o chefe do Planalto foi de motocicleta para São Sebastião, uma região administrativa do Distrito Federal, e conversou com mulheres venezuelanas em uma residência no local. 

Durante a visita, Bolsonaro abriu uma transmissão ao vivo em sua conta no Facebook. "Nunca nosso Exército vai fazer qualquer coisa contra a liberdade privada de vocês e vocês sabem que, toda vez que precisaram das Forças Armadas, elas estiveram ao seu lado, não ao lado de possíveis governadores com vieses ditatoriais", afirmou Bolsonaro ao atacar governadores pelas medidas de fechamentos de atividade econômica durante a crise. "Isso não existe da minha parte. Farei tudo para manter a nossa liberdade."

Fila para vacinação contra o vírus chins ultrapassa 3 horas em Porto Alegre

 A fila para vacinação contra o virus chinês para quem tem 63 anos no no BarraShoppingSul, zona Sul de  Porto Alegre, ultrapassou às 3 horas de espera neste sábado.

Rodoviários protestam em Porto Alegre por prioridade na vacinação

Motoristas, cobradores de ônibus e seus familiares realizaram um protesto neste sábado, em Porto Alegre, em defesa da prioridade da vacinação contra o vírus chines para a categoria. 

Vários carros e motos com cartazes, que lembravam o luto por trabalhadores do setor que faleceram devido a doença e pediam a vacina para a categoria circularam pelas ruas da Capital, como na Avenida da Azenha (foto). No dia 31 de março, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, uma moção de apoio aos trabalhadores das atividades essenciais, incluindo os rodoviários, para que sejam priorizados no cronograma de vacinação.

Novas regras para tirar e renovar CNH começam a valer nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, os exames médicos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão validade de até 10 anos. O prazo faz parte das novas regras do Código de Trânsito, que entram em vigor na data.

Veja o momento em que Bolsonaro chama João Doria de "patife". Foi hoje.

 

Bolsonaro chama João Doria de patife e denuncia: "Ele quer quebrar SP e depois me culpar !"

 O presidente Jair Bolsonaro chamou o governador de São Paulo, João Doria, de “patife” na manhã deste sábado. Disse que o tucano quer quebrar o Estado e o país e depois culpar o governo federal:

- Farei tudo para manter a nossa liberdade, a guerra de informações estamos travando. Vocês estão se conscientizando de como é difícil viver num país onde o governador como o de São Paulo por um decreto qualquer fecha tudo.

E chamou Doria de patife:

- Então parece que esses caras querem, como esse patife de São Paulo quer, é quebrar o Estado, quebrar o Brasil para depois apontar um responsável. É coisa de patife. Que é esse cara que está em em São Paulo que usou meu nome para se eleger.

O presidente driblou a imprensa para passear de moto no entorno de Brasília. Saiu em carro não identificado do Palácio da Alvorada Visitou uma casa em São Sebastião, área do Distrito Federal, ondemora um grupo de venezuelanas. O encontro foi transmitido em seu Facebook.

Artigo, Lasier Martins - Lula não é inocente

De uma hora para outra, as quatro condenações do ex-presidente Lula viraram fumaça. Sentenciado a 26 anos de prisão, o petista virou ficha limpa graças a uma decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em 8 de março último. Um menosprezo com o brasileiro que um dia acreditou na lei e que a Justiça iria imperar nesse país.

Ao liberar Lula para disputar eleições, o magistrado contrariou todas as decisões que tomou desde 2017, quando assumiu a relatoria da Lava Jato no STF, uma interferência direta no jogo político que vem sendo costurado para 2022. Igualmente, contribuiu para enfraquecer ainda mais a pouca credibilidade da Corte Suprema e a combalida segurança jurídica do país.

CLIQUE AQUI para ler mais.

China sinaliza que enviará 30 milhões de doses de Sinopharm até junho

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, recebeu sinal positivo do seu contraparte chinês, Wang Yi, a respeito de o Brasil receber 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, fabricada pela empresa Sinopharm. 

França e Wang Yi conversaram por telefone por cerca de uma hora na noite desta 6ª feira. O tom do encontro virtual foi amistoso. O diplomata brasileiro enfatizou algumas vezes o interesse do Brasil em manter uma relação de “harmonia” com a China. 

Na conversa entre França e Wang Yi houve uma distensão que sinaliza para uma normalização das relações Brasil-China.

Dica do editor, veja na Netflix, hoje, "Fuja", um suspense tenebroso entre uma mãe e uma filha

 


É verdadeiro este áudio vazado sobre a irritação de João Doria com os traidores chineses. Ele foi enganado miseravelmente.

 Embora o texto inscrito no vídeo abaixo deixe claro que o incidente ocorreu no dia 6 de abril do ano passado, o editor chama atenção para o fato. O que importa é que o áudio só vazou agora e o que importa mais ainda é seu conteúdo, porque a conversa é a confissão escrachada dos erros grosseiros que Doria vem cometendo no combate à pandemia.

Redes sociais viralizam memes que ridicularizam mensagem de Ciro à Rainha da Inglaterra

Ao lado, um dos memes ue rola nas redes sociais. O PDT de Carlos Lupi é fabricante em massa deste tipo de bufão ridículo.


O ex-ministro e pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) enviou um telegrama à rainha Elizabeth 2ª, ontem,  para prestar condolências pela morte do príncipe Philip, aos 99 anos. 

O político foi alvo de memes na internet depois de divulgar o texto enviado.

Ciro Gomes é patético e destrambelhado.

E é candidato a presidente pelo PDT.

Ciro afirma no telegrama que o príncipe era “admirado por muitos no Brasil por seu compromisso com a preservação do planeta e de suas muitas formas de vida”. Ele também afirma que presta condolências na “condição de cidadão brasileiro que atua para ajudar a abrir, para nosso país, um rumo alternativo capaz de ganhar amplo apoio no povo brasileiro”.

Pela 1ª vez na pandemia, jovens são maioria nas UTIs

Matéria deste sábado da Folha de S.Paulo mostra que pela primeira vez desde o início da pandemia, as internações em UTI, de pessoas com menos de 40 anos são maioria, e que não apresentam comorbidades. 

Segundo Ederlon Rezende, coordenador da plataforma UTIs Brasileiras há pelo menos três causas para o novo marco da epidemia: 

- As novas variantes devem ser mais agressivas;

- A fata de cuidados de parcelas da população, sobretudo os mais jovens;

- A imunização dos mais velhos tem ajudado a conter os casos graves entre idoso.

Governo prepara novo projeto de regularização fundiária

Na próxima segunda-feira, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Leite, vai apresentar à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito, a formatação do novo projeto de lei que tratará da regularização fundiária de imóveis rurais usados na reforma agrária e de terras devolutas rurais no Rio Grande do Sul. 

A proposta reformula o Projeto de Lei 212/2018, que tratava dos assuntos e chegou a ser protocolado, mas foi retirado da pauta em 2019 pelo governo atual.

IBGE confirma Marise Ferreira como nova presidente

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmou nesta sexta-feira que a atual diretora-executiva do órgão, Marise Ferreira, assumirá o cargo de presidente em exercício com a saída de Susana Cordeiro Guerra do instituto. 

Susana cumpriu nesta sexta seu último expediente à frente do instituto. Ela pediu demissão em março, no dia seguinte à aprovação no Congresso Nacional do corte de 96% no orçamento do Censo Demográfico previsto para ir a campo este ano. 

Segundo o órgão, do ponto de vista legal, Susana permanece presidente até que tenha sua exoneração publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer até segunda-feira.

Chefe da Casa Civil, general Ramosm, cai da cadeira em evento da Marinha. Veja o momento da queda.

 O ministro General Ramos, da Casa Civil, desequilibrou-se e caiu de uma cadeira durante evento da Marinha, realizado na manhã de ontem. O incidente aconteceu pouco depois da execução do Hino Nacional. Depois da queda, Ramos, que tem 64 anos, sinalizou, com um gesto de “ok”, que estava bem. O presidente Bolsonaro estava próximo e chegou a virar para verificar a situação. Acenou com o polegar e, mesmo de máscara, foi possível perceber que o presidente sorriu.

No Dia da Imprensa, deputado Bibo Nunes aponta o editor deste blog como exemplo de bom jornalismo

 

Registros de óbitos crescem 40% no 1º trimestre de 2021 no Brasil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a média nacional de registros de óbitos no Brasil crescesse 40% somente no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. "É assustador", comentou o vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Luis Carlos Vendramin Júnior.

Maioria dos países europeus fica aquém da meta em vacinação acima dos 80 anos

A grande maioria dos países da União Europeia chegou ao fim do primeiro trimestre longe da meta de imunizar ao menos 80% dos profissionais de saúde e dos habitantes com 80 anos de idade ou mais -grupos mais expostos aos riscos do vírus chines. 

De acordo com números do ECDC (centro europeu de controle de doenças), na média, 60% dos 80+ receberam uma dose de vacina na UE, e 36,5% tomaram também a segunda dose. Até o final de março apenas 5 membros ultrapassaram os 80%: Malta, Irlanda, Suécia, Finlândia e Portugal. 

Como comparação, no Reino Unido, país europeu mais avançado na vacinação, mais de 99% dos que tem a partir de 80 anos já receberam uma dose e metade deles recebeu também a segunda, de acordo com o ONS.

Senador Ciro Nogueira, PP, quer governadores e prefeitos também na CPI da Covid

 O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, disse ao Estadão que vai propor a inclusão de governadores prefeitos na CPI da Covid.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pretende ler a solicitação para criar a comissão na semana que vem.

Hoje será dia de sol e temperatura alta no RS

Porto Alegre, 9h30min, 24 graus

O sol predomina em grande parte do Rio Grande do Sul neste sábado, mas nuvens cobrem boa parte do território.

Este sábado será um dia muito quente. Deve fazer entre 36ºC e 38ºC na Grande Porto Alegre e nos vales.

De acordo com a MetSul Metereologia, grande parte do interior terá marcas de 30ºC a 33ºC.

Em Porto Alegre, sol aparece entre nuvens. A temperatura mínima será de 21°C e a máxima fica na casa dos 35°C.

Prefeitura ajuda a selar acordo para retomar obras do entorno da Arena do Grêmio

Por ordem do prefeito Sebastião Melo, foi selado, no início da tarde desta sexta-feira, o acordo definitivo para retomada das obras do entorno da Arena. 

A foto ao lado é de Luciano Lames, PMPA.

O documento prevê a conclusão das obras no prazo de 58 meses a contar da aquisição da Arena pelo Grêmio, o que deve ocorrer até 7 de outubro deste ano. Assinado pelo Município de Porto Alegre, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Arena Porto-alegrense, OAS, Karagounis, Albisia, Acauã e Grêmio, o acordo repactua as obrigações assumidas em 2014 e foi homologado pelo Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. A audiência, iniciada nessa terça-feira, 6, e retomada nesta quarta, teve duração total de quase 12 horas e foi conduzida pela juíza Nadja Zanella.

As obrigações assumidas pela OAS Investimentos terão custo aproximado de R$ 44 milhões e incluem a execução de obras na avenida A.J. Renner, avenida Padre Leopoldo Brentano e rua José Pedro Boéssio; a construção do quartel para o 11º BPM e da Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE).

CLIQUE AQUI para muito mais detalhes.

Taxas de ocupação de leitos de UTIs despencam em Gramado e Canela. Veja os números.

90% da economia de Gramado depende do turismo, que está asfixiado e asfixia a cidade por causa das altíssimas restrições impostas pelo governador Eduardo Leite às atividades humanas e econômicas locais.

 A taxa de ocupação de leitos de UTIs de Gramado despencou de 100% há apenas duas semanas, para o total de 83% na manhã de hoje, conforme pesquisa feita pelo editor (CLIQUE AQUI para examinar dados oficiais).

A cidade-gêmea de Canela conseguiu reduzir mais ainda, de 100% para 40%

A velocidade de crescimento dos casos confirmados e de internações clínicas também caiu nos dois municípios da Serra do RS.

Apesar disto, o governo estadual continua impondo bandeira preta ampla, geral e irrestrita sobre todos os municípios, independente da situação sanitária pior ou melhor de cada um. 

Gramado, RS, não gostou da abertura mitigada imposta por Eduardo Leite

Com poucos turistas na cidade, ontem, tudo indica que neste final de semana Gramado prosseguirá com problemas em relação às atividades do setor de gastronomia, como também nas atividades do comércio lojista e dos parques com ingressos pagos.

Ao lado, foto do complexo viário da Praça das Nações, na entrada da zona mais central, esta manhã, 11h. A foto é do editor. 

O dia amanheceu novamente com céu azul e temperatura muito amena. Ontem a noite chegou a fazer 20 graus. Neste momento de sábado, 8h30min, os termômetros marcam 21 graus.

O setor de turismo representa 90% da economia da cidade. Gramado continua com promoções de Páscoa. 

Ontem a tarde, o prefeito Nestor Tissot, que tem se colocado aso lado dos empresários e da população trabalhadora local, ao contrário do seu colega de Canela, Constantino Orsolin, reclamou que o governo estadual não ouviu nenhuma das reivindicações que foram feitas na terça-feira em Porto Alegre.

Idosos com mais de 63 anos começam a ser vacinados hoje em Porto Alegre. A Capital já vacinou 1/5 da população.

CIDADES E ESTADOS - Clique aqui para saber como anda a vacinação por unidades.

A prefeitura de Porto Alegre amplia a vacinação para pessoas a partir de 63 anos neste sábado. O atendimento será realizado em quatro unidades de saúde e nos drive-thrus do Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS, das 9h às 1'7h. O anúncio foi feito durante a live Vozes da Cidade, do prefeito Sebastião Melo

A vacinação prosseguirá no domingo.

CLIQUE AQUI para verificar os locais de vacinação.

 Porto Alegre imunizou 289.488 pessoas com a primeira dose da vacina contra Covid-19 até esta sexta-feira, 9, o equivalente a 19,45% da população. Com duas doses, já são 86.124 pessoas. As que têm acima de 64 anos somam 170.064 imunizados, passando de 100% da população-alvo dessa faixa etária, que é de 168.722 pessoas. Os dados estão na plataforma vacinômetro.

Bandeira preta continuará pela 7a. semana seguida no RS

O Rio Grande do Sul entra na sétima semana consecutiva em bandeira preta. 

Apesar da melhora da situação epidemiológica em várias regiões, nada foi alterado.

O mapa da 49ª rodada do Distanciamento Controlado segue com as 21 regiões classificadas em risco altíssimo devido à ainda grande pressão sobre a capacidade hospitalar.

O governo estadual alega que mesmo com a melhora em indicadores de internação de leitos clínicos e de UTI e com redução no número de óbitos, a trava de segurança do modelo ainda é acionada pela baixa quantidade de leitos de UTI livres em comparação com leitos ocupados – o índice está em 0,06, e a salvaguarda é acionada quando baixa de 0,35.

Saiba como ficam os horários flexibilizados do comércio e do setor gastronômico do RS

As prefeituras prometeram intensificar a fiscalização sobre medidas de prevenção sanitária (veja a lista delas no link a seguir).

As medidas valem a partir de hoje, sábado.

O comércio não essencial e o setor gastronômico poderão abrir aos finais de semana e terão o horário de funcionando ampliado em Porto Alegre e nas demais cidades do RS. Academias e esportes individuais e em duplas também tiveram alterações. 

O anúncio foi feito pelo governo do Estado, na tarde desta sexta-feira.

O governo alega que melhoraram as condições epidemiológicas, mas a bandeira preta continuará cobrindo o Estado.

CLIQUE AQUI para saber como ficam os casos de todas as atividades com horários flexibilizados.

STF prorroga inaceitáveis inquéritos sobre fake news e atos antidemocráticos

 O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes prorrogou por mais 90 dias o inquérito das fake news, que apura denúncias caluniosas, ameaças e infrações contra os ministros do Supremo, e o que apura a organização e financiamento de atos com pautas antidemocráticas.

São inquéritos esdrúxulos, inaceitáveis, autoritários e que visam calar quem se opõe à ditadura do judiciário.

O STF eterniza os inquéritos para manter a ameaça contra seus críticos.

Bolsonaro denuncia: "Ao mandar abrir a CPI da Covid, Barroso quer apenas me atingir"

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a decisão do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, é uma interferência sem “cabimento” no Legislativo para atingir o chefe do Executivo. Barroso determinou que o Senado instale a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid para investigar as ações do governo no combate à pandemia.Bolsonaro fez a declaração na noite de ontem a apoiadores no Palácio da Alvorada. E prosseguiu: “Agora, os processos de impeachment que tem lá, de colegas do Supremo, ele fica quieto”. Veja o vídeo:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/