Dica de documentário - Qual o papel do ativismo judicial, entrevista com Ludmila Lins. Brasil Paralelo.

Memória - No ano passado, três ministros do STF foram desconvidados depois de protestos em Gramado e Bento

Diante de protestos públicos, a 27a. Jornada Internacional de Direito vetou a presença dos ministros Dias Toffoli e Cármem Lúcia no seu evento de julho do ano passado, Gramado, RS.

Um mês antes, o Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves, já tinha desconvidado o ministro Luiz Fux.

Memória - Senador Heinze pediu o impeachment do ministro Luís Roberto Barroso. Saiba por que razões.

Da mesma forma que o ministro Alexandre de Moraes, ambém o ministro Luís Roberto Barroso enfrenta pedido de impeachment no Senado Federal. O requerimento do senador foi protocolado no gabinete do senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal ontem, dia 24 de maio

O mais recente pedido foi protocolado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP), que perdeu a paciência, e pediu ao Senado Federal a abertura de processo de crime de responsabilidade contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, "tudo em razão de manifestação pública que atenta contra as Forças Armadas, o que caracteriza comportamento incompatível com a honra, dignidade e decoro do cargo que ocupa”.

Heinze disse na ocasião, maio do ano passado, que  Barroso dá impressão de ter escolhido o papel de militante oposicionista, como no período em que era advogado do terrorista italiano Cesare Battisti.

Memória - Veja de novo o ministro Barroso ofendendo o eleitor que tentou falar com ele em Nova Iorque: "Perdeu, Mané !"

 Foi em novembro do ano passado.

Luís Roberto Barroso, STF, virá esta semana ao RS para ensinar tudo sobre liberdade de expressão. O convite é da UFRGS e do TJRS.

O ministro Luiz Roberto Barroso, STF, virá ao RS para ensinar os alunos, professores e operadores do Direito tudo o que sabe sobre liberdade de expressão.

O STF, sempre com apoio de Barroso, como se sabe, tem se notabilizado pela defesa do princípio constitucional que garante as liberdades, com ênfase para a liberdade de imprensa. São exemplos as reiteradas decisões de censura a veículos de comunicação social e redes sociais, como são os casos da Jovem Pan, Jornal da Cidade on Line e Folha Política, mas também a jornalistas, cujo caso mais notável é o do jornalista Alan dos Santos, exilado há quase três anos nos Estados Unidos.

Barroso falará a convite da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeirose do reitor Carlos Bulhões. A Aula Magna da Faculdade de Direito tem como tema  "Democracia, Mídias e Liberdade de Expressão". A palestra  será  no dia 05/7, às 15h, no Auditório do TJ gaúcho, localizado no 13º andar do edifício-sede, situado na Av. Borges de Medeiros, 1565.

Governo lulopetista persegue Allan dos Santos nos EUA, mas é brrado pela Suprema Corte

Recentes decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos, envolvendo casos relacionados à liberdade de expressão, causaram ainda mais desânimo ao Ministério da Justiça do governo Lula da Silva (PT) em sua busca pela extradição do jornalista Allan dos Santos, que se encontra no país desde 2020, destaca a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Allan é considerado fugitivo desde que teve sua prisão preventiva decretada no âmbito do inquérito das fake news, em 2021, a pedido da Polícia Federal. Ele é alvo de investigações em tramitação no Supremo Tribunal Federal, tudo por crimes de opinião.

Após a ordem de prisão, o Itamarty, a pedido do STF, solicitou a cooperação dos Estados Unidos, massem sucesso, tudo em função da Suprema Corte, que não persegue por delitos de opinião.

Artigo, Stephen Kanitz - Ninguém cmpreendeu direito a figura de Jair Bolsonaro

O ex-chefe da Secom, Wajngarten, publicou esta foto de Bolsonaro, avisando que ele é vítima da democracia. 

A escolha da ilustração é do editor deste blog.

É alarmante como diversos segmentos da sociedade brasileira, especialmente a direita, a classe média, as 52% de mulheres que o elegeram, ( 52% dos homens votaram Bolsonaro ) e os eleitores do Nordeste que votaram contra, além da própria esquerda, tiveram tanta dificuldade em compreender a figura política de Jair Bolsonaro.

Primeiro a direita brasileira, historicamente preocupada com questões de eficiência, estabilidade jurídica e redução de impostos, nunca se esforçou para eleger um único governo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Bolsonaro é aplaudido até pelo telefone. Foi ontem, Pirassununga, SP. Veja o vídeo.

 Este material é da Folha Política.

Ninguém quer saber de Lula da Silva nas redes sociais. Conheça os números e compare com os de Bolsonaro.

O gráfico ao lado é do site Poder360.

Ao contrário de Lula, no período análogo do governo atual, Jair Bolsonaro, aumentou seus números. Durante seu 1º semestre no Planalto, ele teve 23% a mais de interações. O total de posts também aumentou: foi de 2.747, de julho a dezembro de 2018, para 2.939, de janeiro a junho de 2019.

As contas nas redes sociais de Lula da Silva apresentaram uma redução de 56% nas interações depois dos 6 primeiros meses de governo. A comparação é feita com o semestre anterior, de julho a dezembro de 2022, antes da tomada do Poder. 

Os dados foram levantados pela empresa de análise de dados Bites a pedido do site  Poder360. Os dados  mostram que o petista fechou o mês de junho com 36% a menos de interações por publicação no Twitter, Facebook e Instagram. O número de posts também diminuiu –caiu de 5.222 no 2º semestre de 2022 para 3.525 em 2023.

Recomendado - Aproveite esta tarde de domingo para alugar por temporada. Gramado, RS.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado.

Está pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 
- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar.

Dica de humor - A esquerda burra, por Cláudio Spritzer

Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

CPI do MST terá sessões nas terça e quarta-feiras da semana que vem

O deputado Tenente-Coronel Zucco disse ao editor, há pouco, que a CPI do MST realizará sessõesnas terça e quarta-feiras da semana que vem.

A pauta das duas sessões ainda não foi finalizada.

Ministro Padilha pedirá apoio dos empresários gaúchos à campanha lulopetista pela derrubada de Campos Neto

 Na sua visita a Caxias do Sul, dia 7, o ministro Alexandre Padilha pedirá apoio do poderoso CIC à campanha do lulopetismo para derrubar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

E acabar com a autonomia do BC.

Não vai levar.

CIC de Caxias convidou e receberá no dia 7 o ministro Alexandre Padilha. A visita produz controvérsia, mas é bem vista na CIC.

O ministro de Relações Institucionais do governo lulopetista, Alexandre Padilha, visitará Caxias do Sul, RS, na próxima sexta-feira. Ele foi convidado para conversar com os empresários locais (Caxias é o maior cinturão industrial do RS) no seu CIC.

Padilha é o que se pode chamar exageradamente de lobista do governo lulopetista.

O que quer a CIC: mostrar a pujança da indústria e da economia de Caxias do Sul e sua importância no âmbito da economia brasileira.

Não é pouco.

Por isto, também aproveitará para colocar suas reivindicações.

 Ainda, sobre a acolhida ao ministro Padilha.

A visita não tem apoio unânime.

Dica da leitora Rosa Batschauer, Austrália - Esta série, "Paris Police 1900", explica a atual podridão ética e moral da França e de Paris

Dica do editor - Twiter melhora número de leituras diárias

É a terceira mudança em poucas horas.

Segundo o Twitter, agora os usuários não verificados poderão ler até mil tuítes por dia. Já o limite das contas verificadas será de até 10 mil, enquanto as contas novas não verificadas serão limitadas a até 500 posts.

Saiba quais os 4 principais obstáculos à reforma tributária. A análise é de Paulo Moura.

Paulo Moura é publisher do Canal Dextra, que aceita assinaturas (o editor é assinante). Ele é cientista político e consultor na mesma área. A assinatura inclui 4 lives pormês, sempre às sextas-feiras.

Tarcísio mobiliza forças para deter a reforma tributária. No RS, Eduardo Leite fica em cima do muro.

O governo Lula quer votar tudo na semana que vem, atropelando todo mundo, com a colaboração do presidente da Câmara, Arthur Lira.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu que a bancada federal do seu Estado vote contra a proposta de reforma tributária, caso ela entre em votação antes de novas discussões.O governo de São Paulo é contra o Conselho Federativo, colegiado que vai gerir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), imposto a ser criado pela reforma para substituir o ICMS (tributo estadual) e o ISS (tributo municipal). O governo estadual teme perder autonomia na gestão dos recursos com o IBS. Outros Estados também já se colocaram contra o colegiado, como o Rio de Janeiro.

Do mesmo modo que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, Tarcísio não concorda com a proposta, prejudicial aos governos estaduais e municipais, como também aos contribuintes.

No RS, o governador Eduardo Leite prossegue cego, surdo e mudo diante da proposta, fazendo apenas críticas e sugestões pontuais, mas sem demonstrar oposição politicamente consequente.

Dica do editor - La Niña veio para ficar. Saiba qual a diferença entre El Niño e La Niña.

 Depois de três anos sumido, voltou o fenômeno meteorólico La Niña. O Oceano Pacífico sinaliza que mudou a sua condição. A temperatura da superfície do mar (TSM) no setor leste do Pacífico tropical indicou que o fenômeno está para se estabelecer de forma definitiva.

CLIQUE AQUI para saber o que são El Niño e La Niña.

Morreu o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, 85 anos. Ninguém sentirá falta dele.

O advogado Sepúlveda Pertence, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, morreu na madrugada deste domingo de falência múltipla dos órgãos. 

Aos 85 anos, o magistrado estava internado há uma semana no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Sepúlveda

Pertence era natural de Minas Gerais e foi nomeado na Suprema Corte pelo então presidente José Sarney em 1989, ficando lá até 2007.

Gente do restaurante de palestino lulopetista espanca e quase mata cliente que reclamou do serviço

Eis como ficou o cliente, tudo depois de ter sido quase assassinado pelos esquerdopatas do Al Janiah, SP.

Nour El Deen Al Sayed, palestino que milita em favor de pautas “progressistas”, empregado do restaurante Al Janiah, São Paulo, frequentado por diplomatas e políticos da esquerda brasileira, espancou um cliente até desmaiá-lo. Ele estava acompanhado por outros colegas. 

A informação é da Revista Oesate de hoje.

O restaurante é de um estrangeiro, um palestino que mantém retrato de Lula da Silva na parede.

As agressões ocorreram em 22 de janeiro, e a Polícia Civil elucidou o caso somente em 27 de junho.

Os criminosos esquerdopatas deram socos e pontapés no cliente, identificado como Fábio Borges Correia, que tinha reclamado do serviço.

CLIQUE AQUI para ler nota do restaurante.

Saiba por que Júlio Ribeiro está afastado do programa "Boa tarde, Brasil", Rádio Guaíba

"Boa tarde, Brasil", é o principal programa de jornalismo político do RS.

O jornalista Júlio Ribeiro usou suas redes sociais, ontem, para avisar que faz tratamento severo de saúde e que depois dele pretende voltar ao comando do programa "Boa tarde, Brasil", da Rádio Guaíba.

O tratamento tem relação com forte estresse.

Desde a semana passada o jornalista está afastado e seu público temia por mudanças na programação da Guaíba, que é do Grupo Record. 

Jornalistas, programações e empresas de mídia que trabalham com perfis editoriais independentes, são alvos de odiosas ameaças, reprimendas, perseguições e punições oficiais ou não.

Dica do editor - Saiba por que cresce e como tratar a anorexia nervosa entre os homens

A anorexia nervosa,ocorrência de transtornos alimentares entre pessoas do sexo masculino, é um problema em ascensão. Os homens tendem a fazer dieta com um objetivo em mente. Por exemplo, eles podem fazer dieta para evitar serem provocados a respeito de serem gordos ou para melhorar o desempenho atlético e esportivo. Geralmente, eles tentam alcançar uma melhora na imagem corporal através de exercícios físicos em resposta às normais sociais imposta aos homens, que enfatizam a força e atlética. É assim que a National Association of Anorexia Nervosa and Associated Disorders (ANAD) faz o seu alerta online para nós, que temos menos chances de ser diagnosticados preventivamente com um distúrbio alimentar.

Em todo o mundo, 20 por cento dos anoréxicos são pessoas do sexo masculino.

CLIQUE AQUI para saber mais.


Dica do editor - Sine do RS abrirá a semana com 6,3 mil vagas de empregos. Saiba em que cidades.

O Sine do RS oferecerás 6.322 vagas a partir de segunda-feira. Do total, 5.990 são permanentes, 303 temporárias, 11 para menor aprendiz e 18 para estágio. Das vagas disponíveis nas unidades da FGTAS, 358 são exclusivas para pessoas com deficiência.

CLIQUE AQUI para saber condições e endereços em cada cidade.


Eis a mesa elegante que Eduardo Leite montou para o paladar exigente de Lula da Silva

Ao lado, a mesa preparada com esmero e circunstância para o fino paladar de Lula da Silva.

21 convidados participaram do almoço privativo, incluindo as comitivas do governador e de Lula da Silva. O prato servido foi feijoada, e na sobremesa ofereceram sagu e doces de Pelotas.

Lula da Silva não reclamou da comida. Sabendo do refinado paladar do líder descondenado das esquerdas brasileiras, nem foi oferecido churrasco no Galpão Crioulo do Piratini.

Quem esteve presente:

Os casasis Eduardo Leite eThalis Bolzan, Lula e Janja/ 5 ministros/deputados Zanchin e Antunes/Ex-governadores Jair Soares, Tarso, Rigotto e Olívio.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Governo lulopetista aumenta cobrança do PIS e do Cofins. Desde ontem,encher um tanque do carro custa R$ 13,00 mais.

O aumento dos índices de PIS e do Cofins, tributos federais, aumentados ontem pelo governo lulopetista sobre os preços da gasolina, diesel e etanol, já custa caro para os brasileiros.

R$ 13,00 mais.

Considerando o número, mais os R$ 0,14 de aumento, em média o brasileiro irá gastar R$ 13,20 a mais para encher com gasolinao tanque do carro. 

O aumento pode parecer inofensivo, mas pode pesar no bolso.

De acordo com um estudo divulgado pela Webmotors em 2022, o tanque médio de um carro de passeio com motor à combustão no Brasil (etanol, diesel ou gasolina) é de 55 litros.

RS terá tempo bom, sol e temperatura amena neste domingo

RS, 9h - Porto Alegre e Uruguaiana, 15o/ Gramado, 10o/Ana Gorda, 12o/ Xangri-Lá, 16o.

O sol aparece com nuvens em quase todo o Estado neste domingo. Faz frio no começo e no final do dia, mas a tarde terá temperatura amena  para os padrões climatológicos do mês de julho.

Em Porto Alegre, a temperatura oscilará entre13ºC e 20ºC

Dica do editor - Desde ontem, Twitter limita número diário de utilização. Saiba o que mudou.

Os usuários do Twitter passaram a ter um limite diário de leitura. O anúncio foi feito neste sábado (1º) pelo dono da rede social, Elon Musk. Segundo ele, a medida é temporária e foi tomada “para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”, comunicou em post no próprio Twitter. As contas verificadas, que são aquelas com selo azul, passaram a ter um limite de leitura de 6 mil publicações por dia. Já aquelas não verificadas, passam a ter o limite de 600 posts por dia. As novas contas não verificadas têm um limite ainda menor, 300 publicações por dia.  

Projeto do deputado gaúcho Sanderson para anistiar Bolsonaro já tem 65 assinaturas

O projeto do deputado federal gaúcho Ubiratan Sanderson para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro da decisão do TSE  que o tornou inelegível já conta com 65 assinaturas.

O deputado mandou a lista ao editor.

No RS, já assinaram os deputados Pedro Westphalen, Bibo Nunes, Osmar Terra, Zucco e Giovani Cherini.

O deputado Sanderson disse ao editor que espera mais assinaturas.

Câmara e Senado poderão discutir o projeto antes mesmo que a condenação não tenha passado pelo STF, que é a última instância.

O projeto não cita o nome de Bolsonaro e a anistia não se refere apenas ao ex-presidente, beneficiando inúmeros outros agentes políticos que tenham participado do processo eleitoral do ano passado, o que facilitará a sua aprovação.

A anistia será ampla, geral e irrestrita, cortando o passa do que fez até agora o TSE.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra doprojeto apresentado por Sanderson.

Cesta básica poderá dobrar de preço se for aprovada a reforma tributária, diz Abras

O prefeito de Porto Alegre também reclama de severas perdas por parte das prefeituras.

Pelos cálculos da associação, os estados da região Sul serão os mais afetados, caso a reforma seja aprovada no Congresso Nacional, já que o aumento médio na tributação será de 93,5%. As regiões Centro-oeste e Sudeste aparecem logo em seguida na lista, com alta prevista de 69,3% e 55,5%. Para as regiões Norte e Nordeste, o incremento deve ser de 40,5%, 35,8%.

A proposta de reforma tributária apresentada na semana passada pode provocar um aumento de 59,83%%, em média, nos impostos que recaem sobre a cesta básica e itens de higiene, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). 

O presidente da entidade, João Galassi, esteve ontem, na capital paulista, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir os impactos da reforma sobre o setor.

STF valida lei gaúcha que proíbe pesca de arrastão

O Supremo Tribunal Federal deu vitória ao Estado em julgamento virtual, encerrado nesta sexta-feira, que analisava a constitucionalidade da lei estadual (15.223/2018) que proíbe a pesca com rede de arrasto no Rio Grande do Sul. Por 9 votos a 1, os ministros rejeitaram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que buscava a nulidade de dispositivos da norma gaúcha.

A norma proíbe pesca mediante a utilização de rede de arrasto tracionada por embarcação motorizada na costa do RS, incluindo as 12 milhas náuticas da faixa marítima. 

5 acusados são absolvidos no caso do assassinato do médico gaúcho Marco Antônio Becker

Depois de cinco dias de julgamento, o Tribunal do Júri absolveu os quatro acusados pelo homicídio do médico Marco Antônio Becker, ex-presidente do Cremers,ocorrido em 2008, em Porto Alegre. 

A decisão saiu ontem a noite.

Os quatro acusados respondiam por homicídio qualificado: o ex-médico Bayard Olle Fischer Santos, acusado de ser o mandante do crime; Juraci Oliveira da Silva, que teria agenciado o crime; Moisés Gugel, ex-assistente de Bayard; e Michael Noronaldo Garcia Camara, apontado como o executor.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o caso, segundo o G1.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/