Dias Toffoli diz que votação sobre 2a. instância só sairá semana que vem

Gilmar, Toffoli e Moraes estiveram, hoje, com Bolsonaro.

No final da manhã, Bolsonaro reuniu-se com três dos 11 ministros do STF, no caso Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre Moraes. Nenhum deles, nem Bolsonaro, quiseram esclarecer as razões das conversas. Hoje, também, o general Villas Bôas gravou vídeo, advertindo para "acontecimentos graves" (veja vídeo abaixo).

O ministro Dias Toffoli avisou, esta noite, que a votação do caso de prisões em segunda instância só sairá na semana que vem.

Mas a sessão de amanhã está confirmada.

O presidente do STF disse que amanhã só ocorrerão preliminares.

General Villas Bôas faz advertência grave na véspera da sessão do STF


É muito sintomático e não parece coincidência que o general Villas Bôas tenha gravado um aviso surpreendente às vésperas da nova tentativa do STF de soltar Lula.;

O editor publicou o vídeo no meio da tarde. Nele, o general aparece com um aparelho que o ajuda a respirar e pronuncia palavras com dificuldades, mas bem articuladas. Ele diz:

- Pensaram que a minha voz ia ser silenciada (...) Revelações profundíssimas virão.

O general não diz quem quer silenciá-lo.

Em seguida, mas desta vez em texto, usando o Twitter, foi severo ao revelar a real razão da advertência que resolveu fazer:

- Experimentamos um novo período em que as instituições vêm fazendo grande esforço para combater a corrupção e a impunidade, o que nos trouxe — gente brasileira — de volta a autoestima e a confiança. É preciso manter a energia que nos move em direção à paz social, sob pena de que o povo brasileiro venha a cair outra vez no desalento e na eventual convulsão social.

Mais abaixo, veja o vídeo com a fala do general.

Dica do editor - Esta noite, vá ao Bier Markt Vom Fass, o 1o em Veja, Porto Alegre

Há oito anos a revista Veja Porto Alegre atribui ao Bier Markt o primeiro lugar na categoria.

Reserve para happy hour, jantares e aniversários. Celular e Whats: (51) 99388-2401,
Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras).
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países.
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.
 Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

As principais digitais na CPI do BNDES são de Lula e Dilma

As principais digitais na CPI do BNDES são de Lula e Dilma

https://blogdopolibiobraga.blogspot.com/2019/10/artigo-astor-wartchow-santa-dulce-dos.html

General Villas Bôas grava vídeo e adverte: "Pensaram que a minha voz ia calar !"

Relatora da CCJ da Câmara aprova prisão em segunda instância


PT e Psol tentaram obstruir tudo, mas foram derrotados.

A relatora da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que discute a validade de prisões após condenação em 2ª Instância, deputada Carolina de Toni (PSL-SC), apresentou relatório favorável ao tema nesta 3ª feira. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) concedeu vistas coletivas e a proposta (PEC 410/2018) agora só pode voltar a ser discutida depois de duas sessões do plenário da Casa.

A prisão em 2ª instância também consta na pauta do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 5ª feira. Na noite de 2ª feira, o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), convocou às pressas reunião extraordinária da comissão para debater a questão.

Segundo Carolina de Toni, a instituição correta para deliberar sobre o tema é o Congresso Nacional e por isso resolveram seguir em frente com a tramitação da proposta.

Dica do editor - Leia, aqui, as 395 páginas do relatório final da CPI do BNDES

No link a seguir, você poderá ler as 395 páginas do relatório final da CPI do BNDES. Alguns dos nomes citados ali para efeito de indiciamento como criminosos, como são os casos de Lula e Dilma, foram retirados nesta quarta-feira, mas relatório paralelo, assinado por deputados como o gaúcho Sanderson e o paulista Kataguiri, sustentarão que os dois nomes devem constar da lista dos indiciados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Astor Wartchow - Santa Dulce dos Pobres

- O autor é advogado no RS.

Menosprezada e ridicularizada sua candidatura a deputado federal na eleição de 2010, dada sua limitada escolaridade, o comediante “Tiririca” adotou como refrão de campanha, em irônica defesa pessoal, a expressão “pior que está não fica!”
   
Eleito e reeleito (2014 e 2018) com expressiva votação, tornou-se um dos raros deputados que participam regularmente de todas as votações e sessões legislativas.
   
O esforçado Tiririca nunca imaginou que seu criativo refrão pudesse ser superado negativamente pela realidade política dos anos vindouros. Ultimamente, o parlamento tem decidido “criminosa” e contrariamente aos interesses e reclamações da população.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

CPI do BNDES retira nome de Mendes Ribeiro Filho, Lula, Dilma e mais oito da lista de indiciados


Além de Lula e Dilma, o relator Altineu Cortês tirou o nome de 11 nove do parecer final da CPI do BNDES.

O relator sugeriu que não sejam indiciadas as seguintes pessoas, inclusive o gaúcho Mendes Ribeiro Filho, que foi ministro da Agricultura de Dilma, mas que já faleceu:

Luis Inácio Lula da Silva
Dilma Vana Roussef
Roberto Rodrigues
Mendes Ribeiro Filho
Maria da Gloria Rodrigues Camara
Luciene Ferreira Monteiro Machado
Gil Bernardo Borges Leal
Paulo de Sá Campello Faveret Filho
Ricardo Luiz de Souza Ramos
Antonio Luiz Feijó Nicolau
Wallin Vasconcellos

Oi contrata Morgan Stanley e BTG para estruturarem aumento de caixa

A operadora vai emitir dívida garantida para reforçar o caixa, mas diz que ainda não definiu o cronograma de venda dos títulos nem a modelagem da oferta.

A Oi confirmou hoje, através de ofício encaminhado à CVM a contratação dos bancos Morgan Stanley e BTG Pactual para realizarem as operações de levantamento de capital a fim de reforçar seu caixa. A empresa diz, no documento, que os bancos vão atuar na “estruturação de iniciativas de financiamento adicionais, conforme previstas no Plano de Recuperação Judicial”.

A operadora informa que decidiu realizar a emissão de dívida garantida para reforçar o caixa. 

CLIQUE AQUI para conseguir mais informações.

Dica do editor - Eis o que a OMS sabe sobre o estado mundial da visão das pessoas


Conheça o relatório mundial sobre visão elaborado pela Organização Mundial da Saúde: desafios, prevenção, tratamento e reabilitação de quem enxerga mal ou não enxerga nada.

CLIQUE AQUI para ler.

Bolsa reage e volta a superar a casa dos 104 mil pontos. Dólar cai.

A Bolsa reagiu neste meio de tarde e voltou a superar a casa dos 104 mil pontos. O dólar começou a cair.

As 15h30min

Bolsa, +0,37%, 104.874 pontos
Dólar comercial, -0,07%, R$ 4,1615

Claro reafirma interesse na compra da Oi


A América Móvil, controladora da Claro, está interessada em adquirir a concorrente brasileira Oi. A afirmação foi do presidente da multinacional mexicana, Daniel Hajj, em teleconferência com analistas sobre os resultados do terceiro trimestre de 2019.

Bibo Nunes não quer reunião do PSL porque pode sair luta corporal

O deputado gaúcho Bibo Nunes descartou qualquer nova reunião da bancada do PSL, pelo menos até que haja um desfecho da crise existente entre o Partido e Bolsonaro.

Em mensagem ao deputado Luís Lima, PSL do Rio, Bibo avisou:

- Se sair reunião, pode haver luta corporal.

É isto.

Bibo Nunes não é fanfarrão.

Imprensa lulopetista festeja "fuzilamento" de Moro


Uma imagem estampada na capa na edição desta quarta-feira do jornal O Estado de S.Paulo, captada pela fotojornalista Gabriela Biló, mostra Jair Bolsonaro (PSL) com sua imortalizada imagem de arma nas mãos, desta vez apontada para a cabeça do ministro da Justiça, Sergio Moro, sob risos de seu colega da Economia, Paulo Guedes.

A foto, feita durante a cerimônia de hasteamento da bandeira, ilustra a reportagem de capa sobre a nova crise instaurada por Bolsonaro após a ação da Polícia Federal, comandada por Moro, contra o presidente do PSL, Luciano Bivar, na investigação sobre as candidaturas laranjas da sigla.

A manchete do jornal é a seguinte:

- Ação da PF acirra crise entre direção do PSL e Bolsonaro.

Especulações esotéricas dizem que Bolsonaro ordenou que os magistrados do TRE de Pernambuco agissem contra Bivar.

Os blogs e sites sujos lulopetistas festejam o "fuzilamento" de Moro.

Mas foi tudo brincadeira.

Bolsonaro conta detalhes sobre viagem que fará ao Japão e China

Dica do editor - Hospital Espírita de Porto Alegre oferece mais 16 leitos na área de saúde mental


Pacientes psiquiátricos internados no Hospital Espírita de Porto Alegre(Hepa) contam, a partir desta quarta-feira, com 16 leitos na Unidade Clínica Dr. Oscar Pithan para atendimento de intercorrências ou comorbidades clínicas surgidas no decorrer da internação psiquiátrica. Até a reabertura da unidade, esses pacientes precisavam ser transferidos para outros hospitais da cidade para receber o atendimento. Dos 16 leitos, oito são destinados a pacientes do SUS. Os demais, conveniados ou particulares. O Hepa oferece 151 leitos para saúde mental pelo SUS. Juntos, Hospital de Clínicas, São Lucas e Conceição ofertam menos de 100.

Acordão permitirá proibição de pagamento de honorários de sucumbência na PGE do RS

O deputado Elton Weber, PSB, relator, e o governador Eduardo Leite, fecharam acordo pelo qual será lido e aprovado o relatório que autoriza a edição de decreto legislativo sobre o pagamento de honorários de sucumbência para os procuradores da PGE.

O decreto proibirá o pagamento.

A proposta foi apresentada por 42 dos 55 deputados, mas na CCJ o governo vinha impedindo a votação do relatório, já que para aprovar ou desaprovar são necessários 7 dos 12 votos e este quorum nunca era alcançado.

Os procuradores recebem o benefício há três meses. Os valores totais: julho, R$ 600 milhões; agosto, R$ 1,3 milhão; setembro, R$ 1,6 milhão.

Zin ou Molinari: um dos dois poderá ser o candidato do Novo em Porto Alegre

Os dois nomes mais fortes que o Novo poderá apresentar como candidato a prefeito de Porto Alegre são os de Lino Zin e Carlos Molinari.

Eduardo Paes lidera corrida pela prefeitura do Rio

Caso as eleições no Rio fossem hoje, o ex-prefeito Eduardo Paes seria eleito com 27,3% dos votos.

Eis os números dos candidatos que conseguiram mais de 4% dos votos:

Edurdo Paes, 27,3%
Delegada Marta Rocha, 16,8%
Marcelo Freixo, 14,4%
Crivella, o atual prefeito, 13,2%

Rio: 49,9% aprovam e 45,4% desaprovam o governo Bolsonaro

O Instituto Paraná acaba de concluir pesquisa de opinião pública no Rio, tudo para constatar a percepção dos cariocas em relação ao governo Bolsonaro.

Eis os dados

Aprovam, 49,9%
Deaprovam, 45,4%
Não sabem ou não opinam, 4,7%

Noutra tabulação, os números são os seguintes

Ótimo (12,8%) e bom (24,3%) = 37,1%
Regular, 25,4%
Ruim (9,5%) e péssimo (26,3%) = 36%

Seinais do acordo sujo entre deputados do Centrão e do PT são cada vez mais claros

Os deputados do PT e do Centrão estão cada vez mais unidos para defender ladrões e acusar mocinhos.

Esta tarde, isto ficou claro novamente na sessão de leitura e aprovação do relatório da CPI do BNDES.

Leia nota a seguir.Sinais

Acordo entre Centrão e PT retira nomes de Lula, Cilma e JBS do relatório da CPI do BNDES

Num acordo espúrio entre PT e Centrão, o relator da CPI do BNDES, Altineu Cortês, retirou o indiciamento de Lula, Dilma e pessoas ligadas à JBS de seu parecer final. A sessão é desta tarde.

O deputado argumentou que a CPI não poderia “terminar em pizza”, por causa do risco de o relatório ser derrubado e a comissão ser encerrada sem nenhum indiciamento.

Os deputados gapúychois Sanderson, PSL, Lucas Redecker, PSDB, além de Paula Belmonte e Kim Kataguiri apresentarão votos em separado pedindo o indiciamento dos ex-presidentes petistas.

Dica do editor - Jorge Gerdau falará amanhã ao meio dia na ADCE de Porto Alegre

Jorge Gerdau, um dos donos do grupo Gerdau, falará amanhã ao meio dia na ADCE de Porto Alegre, 12h, na Chuuirascaria Laçador.

CLIQUE AQUI para reservar (R$ 29,00 por cabeça) ou pelo fone 3332.0811.

Artigo, Renato Sant'Ana - A coalizão da impunidade

Deputados do PT e PCdoB foram ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedir a suspensão da publicidade do Pacote Anticrime. E o ministro Vital do Rêgo, em decisão monocrática e a toda velocidade, satisfez a vontade dos valentes. 

Um dia depois, o pleno do TCU ratificou a decisão. Mas, que transações subterrâneas estarão contidas nessa notícia?
          
O Pacote Anticrime, principal iniciativa do governo para combater o flagelo da criminalidade, é um elenco de propostas de criação e de alteração de dispositivos legais encaminhado ao Congresso Nacional pelo Ministério da Justiça, comandado por Sergio Moro.
          
Uma das alegações do pedido é o custo: R$ 10 milhões.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Justiça Federal condena consórcio Marcopolo-Artecola por creches não concluídas em Gravataí, RS

A MVC (consórcio formado entre Marcopolo e Artecola) terá que devolver R$ 4,2 milhões à prefeitura de Gravataí, RS,  porque começou e não terminou a construção de seis escolas infantis, que abrigariam 170 crianças cada uma.

A decisão foi da 2a. Vara da Justiça Federal de Porto Alegre.

O prefeito Marco Alba disse que só ajuizou a ação depois que esgotou as tratativas amigáveis.

A prefeitura retomou pelo menos duas obras e já entregou uma, ao custo de R$ 1 milhão. A segunda será entregue no final do ano, ao custo de R$ 1,6 milhão. Duas outras escolas serão também concluídas pela prefeitura, sendo que no caso das últimas duas, irrecuperáveis, com apenas 8% das obras concluídas, a administração municipal devolverá o dinheiro ao governo federal, de quem era o programa à época do governo Dilma.

Dica do editor - Saiba por que uma em cada três crianças está desnutrida ou gorda demais no mundo

Uma em cada três crianças com menos de cinco anos está desnutrida ou sofre de sobrepeso no mundo, o que pode acarretar problemas de saúde durante toda a vida, adverte um relatório do  Fundo das Nações Unidas para a Infância  (UNICEF) publicado esta semana.

CLIQUE AQUI para ler o relatório. O texto está em inglês.

FMI reduz projeções para o crescimento global, que, apesar disto, continuará alto

O FMI reduziu suas projeções para o crescimento global deste e do próximo ano:  para o PIB de 2019, de 3,2% para 3,0%, o menor nível desde 2008-09. 

Para 2020, o PIB também foi revisto para baixo, de 3,5% para 3,4%. 

Em um cenário de baixa inflação e desaceleração, os bancos centrais de países emergentes e desenvolvidos estão ampliando seus estímulos monetários, o que tem mitigado tal desaceleração, segundo o FMI. De todo modo, as incertezas derivadas de tensões comerciais e geopolíticas têm impactado principalmente os investimentos.

CLIQUE AQUI para examinar esta pequena análise da FSB Inteligência de hoje sobre falta de sinalização clara no caso da guerra comercial EUA-China.

Entrevista, Lasier Martins - Amanhã, STF poderá implantar no Brasil o Paraíso da Impunidade


ENTREVISTA
Lasier Martins, senador do Podemos do RS

Existe, mesmo, risco de que o Supremo Tribunal Federal (STF) fixe entendimento contrário à prisão de réus após condenação em segunda instância ?
O provável desfecho do “julgamento do atraso”, agendado para amanhã, poderá favorecer milhares de poderosos e reforçar a enraizada sensação de impunidade que a população carrega há muito tempo.

Livrando gente má como Lula ?
Poderão ser soltos da cadeia os presos da Lava Jato, como Lula, além de outros mais de 190 mil condenados que cumprem pena em penitenciárias.

O senhor diz que será o Paraíso da Impunidade.
Sim, porque continuarão atrás das grades apenas os réus sem dinheiro para pagar bons e caros advogados. Uma Justiça para poucos não é Justiça justa.

Um retrocesso ?
A consagração do retrocesso seria pesarosa, sobretudo se considerar o avanço obtido nos últimos cinco anos no âmbito da Lava Jato. Foi justamente esta operação, que se tornou um patrimônio do povo brasileiro, o momento de vitória sobre o arraigado sentimento de impunidade.

Bolsa abre o dia em queda. Dólar sobe pouco.

A Bolsa abriu em queda na manhã de hoje e voltou a trabalhar abaixo dos 104 mil pontos. O dólar sobe levemente.

As 11h06 min

Bolsa, -0,54%, 103.928 pontos
Dólar comercial, +0,27%, R$ 4,1760

Doria discute com lulopetistas: "Vão pra casa, vagabundos ! Vão comer mordadela !"

Morreu Lázaro Brandão, ex-presidente do Bradesco, 93 anos.

Aos 93 anos, morreu hoje o ex-presidente do Bradesco, Lázaro Brandão.

Dica do editor - 5 bancos falarão sobre suas transformações na Federasul, daqui a pouco, 12h

A transformação dos bancos será contada daqui a pouco, 12h, na Federasul, Porto Alegre, por Banrisul, Sicredi, Badesul, BRDE e Agibank, todos do RS. No Tá na Mesa.

Varejo gaúcho contratará 7,6 mil trabalhadores temporários para as festas de Natal

O varejo gaúcho pretende contratar 7,6 mil trabalhadores temporários para atender os clientes na temporada de vendas para o Natal.

Os dados são da CNC.

João Luiz Vargas conta a surpreendente trajetória de Tarso Genro durante o regime militar

Em 1967, a turma da qual fez parte Tarso, na época jovem aspirante a oficial.

João Luiz Vargas, ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, também conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, está divulgando um novo trabalho que produziu como resultado de longa pesquisa que realizou sobre a história pessoal e política do líder petista gaúcho Tarso Genro. A pesquisa demandou muitas incursões aos arquivos da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, onde estão documentos que ainda não foram examinados por pesquisadores. João Luiz Vargas está iniciando o trabalho de divulgação deste documento junto aos municípios, prefeitos, vereadores e lideranças partidárias em todo o Rio Grande do Sul. O documento tem o seguinte título: “Manifesto em defesa da verdade – breve histórico da atuação política e acadêmica do ministro da Justiça Tarso Genro e o regime militar”. João Luiz Vargas recorre, como uma das suas fontes, ao livro “Na Lei ou na Marra”, volume I da obra “Brado retumbante”, do jornalista Paulo Markun, que foi preso pelo DOI-Codi, no final de 1975, quando trabalhava na redação do jornal O Estado de S. Paulo. 

O blog VideVersus, do jornalista Vitor Vieira, hoje, conta em longo texto tudo o que pesquisou e publica o ex-deputado João Luiz Vargas.

CLIQUE AQUI para ler tudo com atenção.

Dica do editor - Na prefeitura de Porto Alegre, começa hoje exposição inspirada em JK


A exposição O Silêncio que Grita está aberta até 7 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 18h, na prefeitura de Porto Alegre. É grátis. São 18 painéis luminosos e três vídeos que abordam conquistas relevantes do Brasil no passado, principalmente no período do governo de Juscelino Kubitschek. A iniciativa inclui o lançamento, dia 22, dos livros O Silêncio que Grita e Brasil Meu Amor - Substituindo o Jeitinho pelo Talento, de autoria do presidente da Fundação, Jean Obry. O projeto também conta com o espetáculo JK – Um Reencontro com o Brasil, em turnê pelo país desde 2017.

Advogado de Bolsonaro diz que diretórios do PSL do RS foram comprados

O advogado do presidente Bolsonaro, Admar Gonzaga, disse que foram comprados diretórios do PSL no RS.

A denúncia está no jornal Valor de hoje.

O advogado pediu investigação do caso.

Sedex e PAC estão 6,34% mais caros a partir de hoje. É o segundo aumento do ano.

Os serviços de encomendas dos Correios (Sedex e PAC), para postagens por pessoa física, tiveram um reajuste médio de 6,34%. As tarifas foram elevadas na segunda-feira e confirmadas pela estatal nesta terça-feira.

Trata-se do segundo aumento no ano. Em fevereiro, os Correios já tinham anunciado um reajuste de 8,03%.

Saiba quanto o governo estadual e os 10 maiores municípios do RS receberão do rateio do megaleilão do pré-sal

Conforme este blog informou ontem, o Senado aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, a distribuição de recursos do megaleilão do pré-sal. Agora, o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O ponto que mais interessa aos Estados e municípios:

- Conforme o texto, 30% do que a União arrecadar no leilão vai para os entes federados: 15% para Estados e Distrito Federal e 15% para municípios.

Os 15% equivalem a R$ 10,9 bilhões, se todos os campos forem leiloados. O Rio Grande do Sul estima receber R$ 450 milhões, conforme a secretaria da Fazenda e antecipou este blog, fazendo seus próprios cálculos.

Eis o que receberão os 10 maiores municípios do RS, em milhões: 
Porto Alegre - R$ 29,5
Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Alvorada: R$ 7,4 cada um.

Governo gaúcho pagará, hoje, nova parcela dos salários de setembro. Restante da Folha só sairá em novembro.

O governo do RS pagará, nesta quarta-feira, a primeira parcela dos salários de quem recebe mais de R$ 2,5 mil líquidos. Serão depositados R$ 1 mil.

O restante dos servidores do Executivo só receberão salários de setembro no mês que vem, o que significa que boa parte do funcionalismo ficará com dois meses.

Calendário para pagamento do restante da Folha de setembro:

12 de novembro - R$ 3,35 mil
13 de novembro - O restante.

Bolsonaro visitará Japão e China na semana que vem

O presidente Bolsonaro anunciou, ontem, que visitará Japão e China na semana que vem.

O objetivo da viagem é atrair investidores e ampliar o comércio bilateral.

A China é o maior investidor e o maior parceiro comercial do Brasil.

Tempo instável e com chuvas persistentes marcarão o dia no RS

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

O tempo instável continuará predominando nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A temperatura permanecerá amena e as máximas não passarão dos 25ºC.

A MetSul Meteorologia avisa que grande parte das cidades deve ter o registro de chuva forte isolada durante o dia. 

Em Porto Alegre choverá em grande parte do dia e a temperatura deve marcar mínima de 16ºC e máxima de 20ºC.

Por conta da sequência de dias chuvosos, a umidade segue alta em todo o Estado. 

Bolsonaro e Osmar Terra anunciam 13o Bolsa Família

O ministro da Cidadania, o gaúcho Osmar Terra, reuniu-se com Bolsonaro, ontem, para anunciar que o governo pagará um 13o Bolsa Família em dezembro.

Serão beneficiadas 13 milhões de famílias.

Os contribuintes brasileiros serão tungados em R$ 2,5 bilhões para pagar o benefício.

Nas redes sociais, Bolsonaro lembrou que durante a campanha foi acusado por querer acabar com o Bolsa Família, mas que ao contrário da calúnia, resolveu ampliar o benefício.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/