Apresentador Ratinho apoia intervenção militar e retirada de moradores de rua

Durante seu programa ‘Turma do Ratinho’, na rádio Massa FM, o apresentador disse que é a favor da intervenção militar no Brasil para melhorar a situação do país. 

“Eu sei que o que vou falar aqui pode até chocar, mas está na hora de fazer igual fez em Singapura. Entrou um general, consertou o país e, um ano depois, fez eleições. Mas primeiro consertou, chamou todos denunciados e disse: ‘vocês têm 24 horas para deixar o país ou serão fuzilados’. Limpou Singapura”, disparou Ratinho. 

O artista ainda mencionou a política de Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, que tirou os moradores de rua de circulação: “Do que as pessoas tinham medo? Morador de rua. Ele tirou todos os moradores de rua e deu um lugar para os caras se virarem. Ele limpou tudo e a imprensa ficou a favor dele. Aqui, se mexer com morador de rua, a imprensa cai em cima do político”.

FGV diz que Rio perdeu R$ 5,5 bi sem Carnaval

O Rio de Janeiro perdeu cerca de R$ 5,5 bilhões em 2021 com o cancelamento do Carnaval. Segundo cálculos feitos pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE). 

O estudo dos pesquisadores Claudio Considera e Juliana Trece revela que o montante equivale a 1,4% do PIB carioca. 

Para comparação, apesar de parecer um percentual baixo, eles destacam que o Bolsa Família equivale a 0,5% do PIB brasileiro e tem grande importância e relevância, como visto na pandemia.

Brasil registra 1.150 mortes pelo vírus chinês em 24h

O Brasil registrou 1.150 novas mortes em decorrência do vírus chinês nas últimas 24 horas, segundo dados atualizados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde. 

Com isso, chega a 242.090 o número de óbitos pela doença no País desde o início da pandemia. 

No mesmo intervalo, foram registrados 56.766 novos casos de contaminação pelo coronavírus, elevando o total de confirmações da doença no País para 9.978.747.

Clínicas suspende cirurgias após disparada de casos do vírus chinês em UTIs e leitos clínicos

O maior demanda de pacientes confirmados ou suspeitos com vírus chinês na UTI e emergência levou o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) a suspender cirurgias até sábado. A medida atinge casos que possam necessitar de leitos intensivos. 

O salto de internações é verificado desde a semana passada. Tanto que o Gabinete de Crise fez um alerta ao divulgar o mapa do distanciamento controlado, na sexta-feira. Aumentou o grupo de regiões em vermelha, de alto risco na pandemia. 

A advertência foi centrada no crescimento de internações pela doença em leitos clínicos e em UTIs.

Vírus chinês: Quatro estados estão com mais de 90% dos leitos de UTIs ocupados

Quatro estados brasileiros estão com mais de 90% dos leitos de UTIs ocupados. São eles: Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. A situação é mais crítica em Rondônia, que preenche 97,5% de suas vagas.

CLIQUE AQUI para mais informações. 

O caso do deputado preso torna inadiável enquadrar o Supremo

 

Dica do editor - Jarbas Duarte explica a diferença entre "idoso" e "velho"

Ocupação de leitos nas UTIs de Porto Alegre e o vírus chinês

A capital gaúcha registra na tarde desta quarta-feira de Cinzas, 816 leitos disponíveis nas UTIs (adultos) do sistema hospitalar para todos os tipos de pacientes, inclusive portadores do vírus chinês. A taxa de ocupação corresponde a mesma de ontem, ou seja, 90,87% do total de leitos. 

No momento, há 301 casos confirmados da doença e 33 sob investigação. Já Tramandaí, no litoral norte, atingiu hoje a capacidade máxima de ocupação de leitos da UTI. Conforme a Secretaria de Saúde do RS, todos os 21 leitos oferecidos pelo SUS, destinados a pacientes com o vírus chinês, estão ocupados.   

Israel terá “crachá do vírus chinês” para diferenciar acessos às academias, shows e restaurantes

Com 4 milhões de pessoas vacinadas (45% da população) contra o vírus chinês, Israel deu início a um polêmico projeto de “crachá” para que apenas as pessoas vacinadas tenham acesso às academias, shows e restaurantes. 

O governo israelense anunciou o seguinte: crachá roxo, para os que ainda não foram vacinados, ou que receberam apenas uma dose; e de cor verde, para os que receberam a segunda dose, ou estão “recuperados” do vírus chinês - estes sim podem frequentar academias, bares, etc. 

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Com 99 anos, príncipe Philip é internado em Londres

O príncipe Philip, de 99 anos, marido da Rainha Elizabeth, foi levado a um hospital em Londres depois de um mal-estar, conforme o comunicado do Palácio de Buckingham à imprensa.

O Duque de Edimburgo foi internado no Hospital King Edward VII, na noite dessa terça-feira, e deve permanecer no quarto hospitalar por mais alguns dias para observação e descanso. O mal-estar do príncipe não é relacionado com o vírus chinês. 


CLIQUE AQUI para ler a notícia na íntegra. 

Obras do novo terminal de cargas do aeroporto Salgado Filho serão concluídas em julho

As obras do novo terminal de cargas do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona norte de Porto Alegre, já ultrapassaram mais da metade dos trabalhos previstos. Segundo a Fraport, que administra a área, 61,9% dos serviços já foram executados. 

Agora estão sendo realizadas as instalações elétricas, hidráulicas e de incêndio, a execução do piso de concreto das docas e do prédio principal. 

A conclusão dos trabalhos está prevista para julho deste ano. 

Dica do editor: Cascata dos Bugres

Com os termômetros beirando a casa dos 30ºC, nada melhor que um banho de cachoeira para lavar o corpo e a alma. 

Se você tiver um tempinho durante o próximo final de semana, visite a pacata cidade de Santa Maria do Herval, na subida da Serra gaúcha. 

O município, de colonização alemã, fica apenas a 1h20 de Porto Alegre pela Br-116 e é lá que você irá encontrar essa maravilhosa cascata que fica na Caverna dos Bugres - antigos índios que habitavam a região. 

PT, PSB, PDT, PCdoB, Psol e Rede unem-se no mesmo balaio para apoiar seus aliados do STF

 Além dos empresários e políticos corruptos que o apoiam, é fácil verificar quer os aliados esquerdopatas do fisiologoismo e do patrimonialismo dão sustentação política ao STF.

É que esta tarde os partidos de esquerda — PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede — decidiram apresentar um único de pedido de cassação do mandato de Daniel Silveira no Conselho de Ética da Câmara, apoiando a decisão do STF de prender o deputado Daniel Silveira por usar a inviolável prerrogativa constitucional de se expressar como bem entender.

Somente o Legislativo prende deputado e senador, a não ser quando se trata de flagrante delito.

Opinião do editor - O STF quer guerra. Agora, isolado, terá que ser enquadrado.

Povo, Legislativo e Executivo já podem cortar os naipes de Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Lewandowski, pelo menos deste trio.

Abominado pelo povo brasileiro e isolado politicamente desde que perdeu a parceria que mantinha com Nhonho Maia e Alcolombre (Câmara e Senado) e portanto sozinho no enfrentamento com o governo Bolsonaro, o STF demonstrou que quer guerra.

Foi o recado que mandou a Corte, esta tarde, ao homologar a prisão ilegal do deputado Daniel Silveira.

Além de invadir prerrogativas do Executivo de modo recorrente, o STF cutuca com vara curta o Legislativo.

A reação já vem a cavalo.

A decisão do STF será desautorizada pelo Poder Legislativo.

Atônito desde que ficou claro que ninguém mais o respeita, o STF terá que ser  enquadrado legalmente pelo Poder Legislativo, o que significa cortar seus naipes pela via legislativa, tudo através de leis regulatórias mais claras sobre seu poder e também pela cassação de alguns dos seus ministros pelo Senado.

Supremo homologa por unanimidade prisão ilegal do deputado Daniel Silveira

CIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão de ontem que determinou a prisão do parlamentar.

Ao lado, a foto do deputado sendo conduzido à prisão.

Por unanimidade, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) referendou decisão do ministro Alexandre de Moraes e manteve a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), detido na noite de terça-feira.

Silveira gravou um vídeo xingando vários ministros da Suprema Corte, usando às vezes palavrões e fazendo acusações de toda natureza, inclusive de que alguns magistrados recebem dinheiro de maneira ilegal pelas decisões que tomam. 

Mais abaixo, veja vídeo e texto com a fala do deputado.


Escolas particulares retomam aulas presenciais na capital

Parte das escolas particulares de Porto Alegre retomaram as aulas presenciais hoje. Como os colégios da rede privada possuem autonomia no calendário escolar, cada instituição decide quando iniciar o ano letivo.

Conforme o Sinepe-R (Sindicato do Ensino Privado gaúcho), 30% da rede privada começou as aulas nesta quarta-feira de Cinzas, mas a maior parte – 60% das escolas – irão iniciar as atividades na próxima segunda-feira, dia 22. Vale lembrar que, devido a pandemia do vírus chinês, o retorno às escolas é facultativo. 

Quantidade de vagas no setor industrial cresce 55%

Um levantamento realizado pelo InfoJobs, revelou que o país registrou, no início de 2021, um significativo aumento de vagas no setor industrial do Brasil. 

Conforme a pesquisa, o crescimento foi de 55%, crescimento maior do que nos últimos quatro anos. O numero de vagas na indústria era 3.547 no ano passado e saltou para 5.520 em 2021.

O salto tem justificativa na digitalização do setor, uma vez que a tecnologia está fortemente presente neste setor. A tendência é que nos próximos anos, todo o segmento opere com ferramentas de alta tecnologia e por isso muitas empresas já estão investindo nesses profissionais. 

Ford chama demitidos para fazer peça de reposição

Conforme Júlio Bonfim, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (BA), onde fica uma das unidades da Ford, a montadora está convocando todos os trabalhadores da fábrica para retornarem à atividade e produzirem peças de reposição. 

A decisão da Ford de encerrar a produção no Brasil atinge cerca de 5 mil funcionários diretamente.

CLIQUE AQUI para ler a notícia na íntegra. 

Rodrigo Constantino apresenta ilegalidades da prisão do deputado Daniel Silveira

 

Antiviral pode ser eficaz no combate à infecção pelo vírus chinês, aponta estudo

Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que uma droga experimental, a EIDD-2801, pode ser eficaz no combate à infecção pelo vírus chinês. 

Os resultados, publicados na revista Nature, apontam que o medicamento consegue interromper a proliferação do vírus dentro do corpo humano e até prevenir a entrada dele em células humanas.

CLIQUE AQUI para mais informações. 

Polícia gaúcha intercepta roubo a banco que seria praticado na Serra

Na madrugada desta quarta-feira a Polícia Civil em ação conjunta com a Brigada Militar deflagrou a Operação Frates, que visou, especialmente, frustrar a prática de roubo a estabelecimento bancário que seria praticado em um município da Serra Gaúcha. 

A ação criminosa estaria sendo planejada por integrantes de facção estadual e com ação em Bento Gonçalves, sendo seu mentor condenado pelo roubo a carro forte, ocorrido na mesma cidade, em 2018. Agentes policiais cumpriram 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bento Gonçalves e Dois Lajeados. Duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido (numeração suprimida).

No imóvel, identificado como sendo do mentor intelectual, foram localizadas e apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pistola calibre 380 ACP e um revólver calibre 38 SPL. Durante a ação, foi apreendido um veículo Audi Q3, avaliado em mais de R$ 85 mil. No local, também foram apreendidas joias, celulares e notebooks. 

Já, em uma residência na cidade de Dois Lajeados foram apreendidos R$ 43.400 em espécie, além de aparelhos celulares. As informações são da Polícia Civil do RS. 

EUA abaixo de zero

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos está comparando este inverno histórico com às grandes ondas de frio, ocorridas em 1989 e 1905. 

A nevasca já deixou pelo menos 21 mortos, milhões de pessoas sem energia elétrica e atrasos na vacinação contra o vírus chinês, além de recordes de temperaturas negativas. 

Van Hattem saiu em defesa do deputado Daniel Silveira. STF violou a Constituição, disse Marcel.

O deputado Marcel van Hattem (Novo) saiu em defesa de Daniel Silveira e disse que a decisão de Alexandre de Moraes foi feita “ao arrepio do devido processo e da Constituição”.

“Autoritarismo contra quem eles acusam de autoritarismo”, disse o parlamentar.

Van Hattem acrescentou:

- Averigue-se os indícios e puna-se, mas somente se houver comprovação, senão caímos no mesmo erro dos que agora abusam de próprio poder.

Justiça Federal torna réu o deputado catarinense Júlio Garcia, ex-presidente da Assembleia

A1ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis (SC) aceitou, ontem, denúncia contra o deputado estadual Júlio Garcia (PSD), ex-presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), e outras 5 pessoas.

O deputado está em prisão domiciliar e foi preso duas vezes.

Segundo comunicado divulgado pela Justiça Federal, a “denúncia foi apresentada em setembro de 2020 e se refere à acusação de suposto crime de lavagem de dinheiro que teria sido detectado durante a Operação [Alcatraz]”. Eis a íntegra (18 MB).

A Alcatraz investiga supostas fraudes em licitações, desvio de dinheiro e superfaturamento de contratos de mão de obra terceirizada.

João Doria tem alta no Hospital Algbert Einstein

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), teve alta, ontem, do hospital Albert Einstein, zona sul de São Paulo. O tucano foi internado na segunda-feira para fazer exames de rotina.

Porto Alegre vacina idosos acima de 83 anos contra o vírus chinês

Dois drive-thrus e 10 unidades de saúde estão vacinando hoje, contra o vírus chinês, quem tem 83 anos ou mais. 

A movimentação ontem, foi intensa nos centros de saúde Modelo e IAPI e no drive-thru do Big Sertório, onde foram vacinados 1.170 idosos. Nas demais unidades de saúde, a procura pela vacinação foi constante durante todo o dia. 

Na Unidade Santa Cecília, administrada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a aplicação das doses começa às 14h, e nas demais, ocorre das 8h às 17h. A vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independente do horário de chegada à unidade. Por isso, não há necessidade de chegar cedo e enfrentar filas.

Onde se vacinar contra o vírus chinês: 

  • US Camaquã
  • US São Carlos
  • US IAPI
  • US Morro Santana
  • Clínica da Família Álvaro Difini
  • US Moab Caldas
  • US Assis Brasil
  • US Santa Marta
  • US Modelo
  • US Santa Cecília (a partir das 14h)
  • Drive-thru Hipermercado Big Sertório – das 8h às 17h
  • Drive-thru Big Barra Shopping Sul – das 10h às 17h 

Viaduto da Conceição de cara nova

O Viaduto da Conceição, localizado no centro de Porto Alegre está sendo revitalizado. Na manhã de hoje, teve início o trabalho de pintura no local. 

A prefeitura busca também parcerias com foodtrucks e grafiteiros para promover a arte e cultura no espaço. ''A ideia é dar vida ao viaduto'', disse o prefeito, Sebastião Melo.  

Sine oferece cerca de 5 mil ofertas de emprego no RS

Os postos do Sine no RS terão aproximadamente 5 mil ofertas de emprego. As unidades do Estado estiveram fechadas nessa segunda-feira e terça-feira de Carnaval e irão reabrir as portas nesta quarta-feira de Cinzas às 13h, funcionando até as 17h. 

Segundo o site da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), são 4.994 vagas.

Em Porto Alegre e região metropolitana são pouco mais de mil ofertas de trabalho. As ocupações com mais vagas são de alimentador de linha de produção (109), vendedor pracista (64), operador de empilhadeira (53), pedreiro (51), faxineiro (50) e operador de caixa (41).  

Bancos retomam atendimento nesta quarta-feira

Após o fechamento nos dias 15 e 16, as agências bancárias reabrem nesta quarta-feira a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

Tarifa de água e esgoto não será reajustada em 2021 em Caxias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul anunciou que fixou a tarifa de água e esgoto, para o ano de 2021, permanecendo R$ 28,60 para famílias que consumam até 5 metros cúbicos mensais. 

A decisão foi tomada com base na Lei Orçamentária Anual (LOA), a qual leva em consideração o custeio dos serviços prestados e os investimentos necessários pela Autarquia.

RS deve receber do Ministério da Saúde cerca de 300 mil doses da vacina contra o vírus chinês

O Ministério da Saúde planeja distribuir aos Estados um lote com mais 4,8 milhões de doses da Coronavac no próximo dia 23 de fevereiro, e a estimativa inicial é que o RS receba cerca de 300 mil doses.

Caso confirmado o envio, a Secretaria da Saúde (RS) irá repassar imediatamente as doses aos municípios para dar continuidade à imunização da população gaúcha, especialmente do grupo prioritário dos idosos, os mais afetados pelo vírus chinês. Parte do lote servirá para a aplicação da segunda dose. Os quantitativos para cada público estão sendo definidos. 

China lança "Proposta de Prevenção da Feminização de Homens e Adolescentes"

O governo chinês entrou numa ''neura'' e acredita que os jovens do país se tornaram muito "femininos". Para tornar os meninos mais viris, o Ministério da Educação da China fez um apelo para que as escolas reformulem totalmente as aulas de educação física e invistam na contratação de professores.

CLIQUE AQUI para ler a matéria da BBC. 

Recomendado - Encomende agora mesmo sua comida campeira, Porto Alegre. Entregas 5a., 6a. e sábado.

Faça  suas encomendas de segunda a quarta ou no dia anterior ao da entrega. 

As entregas são feitas nas quintas, sextas e sábados, das 11h até as 18h, em todos os bairros de Porto Alegre. 

São pratos sete pratos quentes, entre os quais carreteiro com charque e feijão mexido, galinha caipira, espinhaço de ovelha mexido e vaca atolada. 

Porções fartas para duas pessoas. Mais doces e quitutes. Preços a partir de R$ 50,00 e até R$ 70,00. Taxa de entrega de R$ 10,00.

Veja tudo no Facebook:
@comidacampeirapoa 

Instagram:
@comidacampeiraartesanal.

Encomendas por fone e WhatsApp: (51) 99913-8545.

PSL racha no caso do deputado Daniel Silveira, mas bancada é que decidirá na hora da verdade

O PSL, o Partido, tirou nota para apoiar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, no caso da prisão do deputado Daniel Silveira, que é do PSL. A nota é assinada por Luciano Bivar, o presidente do Partido.

O PSL, a bancada federal, tirou nota para defender o deputado Daniel Silveira, que é do PSL. A nota é assinada pelo deputado Vitor Hugo, líder da bancada.

E ?

O PSL continua rachado, mas o que conta, no caso, é a posição da bancada, porque é ela que interfere nas decisões da Câmara, que esta tarde poderá revogar a prisão decidida intempestivamente pelo STF, que novamente invadiu prerrogativas do Poder Legislativo.

Leia o discurso de críticas do deputado Daniel Silveira ao STF. E veja o que ele disse no momento da prisão.

A intempestiva prisão do deputado federal Daniel Silveira, quer criticou duramente os ministros do STF, conforme texto e vídeo demonstram a seguir, repercute em todo o País. Câmara e STF reúnem suas cúpulas, esta tarde, para decidir o que fazer. Caso o pleno do STF não mande soltar o deputado, a Câmara revogará a prisão. É simples assim.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do que disse o deputado no vídeo de ataque ao STF.

A seguir, examine a fala do deputado no momento em que era preso.

Previsão de tempo bom para essa quarta-feira de Cinzas no RS

A previsão do tempo para o RS nesta quinta-feira de Cinzas é de sol e variação de nuvens em grande parte das regiões. Em alguns pontos da fronteira Oeste poderão ocorrer pancadas de chuva entre a madrugada e sexta-feira. 

No entanto, na maioria dos municípios gaúchos, o tempo será típico de verão, com sol e nuvens e pancadas de chuva. Temporais isolados da tarde para a noite não estão descartados. Em Porto Alegre, o tempo será de sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. A temperatura máxima poderá chegar a 30 C. 

As informações são da Metsul Meteorologia.

Vulcão Etna entra em erupção na Itália

O vulcão Etna, considerado o mais ativo da Europa, entrou novamente em erupção na Itália. A atividade explosiva foi registrada na tarde dessa terça-feira. 

A fumaça expelida pelo vulcão chegou a 1 km de altura e as cinzas fizeram com que o aeroporto internacional de Catânia, a cerca de 60 km do local, suspendesse suas operações.

O prefeito da cidade de Catânia também emitiu um comunicado de alerta a população. Essa é a terceira vez que o Etna entra em erupção. 

Em janeiro e dezembro de 2020 ocorreram outras erupções, mas não houve registro de feridos. 

Cães podem detectar o vírus chinês com eficácia, sugerem cientistas

Um estudo de dois cientistas norte-americanos, publicado no Journal of Osteopathic Medicine, aponta que o faro dos cães permite que eles detectem pacientes com o vírus chinês eficientemente. 

Na avaliação dos pesquisadores, cachorros treinados são tão ou mais eficazes quanto os testes atualmente usados para identificar a doença – e, por isso, poderiam ajudar a rastrear indivíduos infectados pelo novo vírus chinês em lugares como hospitais, casas de repouso, escolas, universidades, aeroportos ou estádios.


CLIQUE AQUI para ler a notícia na íntegra. 

Brasil já registra 240.940 mortes em decorrência do vírus chinês

O Brasil registrou nas últimas 24 horas um acréscimo de 1.167 mortes pelo vírus chinês e 63.612 novos casos confirmados. 

Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) ontem. 

Com a atualização dos números, o Brasil chega à marca de 240.940 mortes em decorrência do vírus chinês, além de 9.921.981 casos acumulados desde o início da pandemia em março de 2020. 

Deste total, o Ministério da Saúde estima que mais de 8,8 milhões já tenham se recuperado. 

Rover da NASA pousa em Marte nesta quinta, veja como assistir


A missão Mars 2020, da NASA chega a Marte nesta quinta-feira depois de viajar 470 milhões de quilômetros por quase 7 meses transportando o rover Perseverance e o pequeno helicóptero Ingenuity, que buscarão sinais de vida antiga e coletarão amostras do solo para futuro envio à Terra. 

Depois de se aproximar da órbita marciana, a espaçonave dará início a uma perigosa manobra de entrada, descida e pouso no Planeta Vermelho. Tal etapa acontecerá sem qualquer intervenção da equipe de comando, devido ao delay dos sinais de rádio. 

A transmissão ao vivo da aterrissagem da missão Mars 2020 (narração do procedimento) poderá ser acompanhada no dia 18, a partir das 16h15 (horário de Brasília), no site da NASA TV https://www.tecmundo.com.br/ciencia/211122-nasa-mars-perseverance-assistir-pouso-missao-ao-vivo.htm#public e pelo YouTube https://www.youtube.com/watch?v=21X5lGlDOfg&feature=emb_logo . A instituição vai disponibilizar ainda imagens das câmeras do JPL Mission Control com áudio da missão a partir das 16h no canal JPLraw no YouTube e imagens em 360 graus de dentro do controle da missão, com comentários, no canal principal do JPL.

Prefeitura de Porto Alegre estima que doses de vacinas acabam amanhã

A Prefeitura de Porto Alegre estima que as vacinas contra o vírus chinês que vão para os pontos de vacinação acabem nesta quinta-feira. 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), restam cerca de 5 mil doses, o que seria suficiente para idosos com 83 anos ou mais, acamados, residentes de instituições de longa permanência e demais públicos-alvo recebam a imunização.  

Pedidos de empréstimos por pequenas empresas crescem 16% no Brasil

O ano ainda está só no começo, mas a quantidade de empresas que estão procurando empréstimos já cresceu em 2021. É o que revela um levantamento realizado pela BizCapital, fintech de soluções financeiras para micro e pequenas empresas. 

De acordo com a pesquisa, o número de solicitações de empréstimos no país aumentou 16,1% em janeiro de 2021 quando comparado com o período imediatamente anterior. O Sul do país lidera o ranking, representando 30,4% do total de pedidos realizados.

Segundo a empresa, os três setores que mais cresceram durante o período foram: serviços de pintura (aumento de 35,5%), fabricação de produtos de padaria e confeitaria (32,5%), cabeleireiros, manicure e pedicure (31,2%). O levantamento revela, ainda, que o principal motivo para as PMEs realizarem empréstimos é o capital de giro.

Crescimento foi observado em todas as regiões do Brasil

Em relação às regiões do país, o sul lidera o percentual de solicitações de empréstimos, com 30,4%, seguido do sudeste (17,8%), norte (11,9%), nordeste (9,2%) e, por último, com 0,9%, o centro-oeste.

Já com referência aos estados, o Amazonas, Piauí e Santa Catarina registraram o maior índice de aumento nas solicitações de empréstimos no último mês, chegando a 56,1%, 45,5% e 40,9% respectivamente. 

Vinícola gaúcha fechou 2020 com o maior faturamento da história

A Vinícola Aurora fechou o ano de 2020 com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos em comparação com 2019. 

A empresa gaúcha conquistou um faturamento de R$ 701 milhões, o maior da história da indústria, resultado da comercialização de 81 milhões de litros. 





CLIQUE AQUI para saber mais. 

Teles têm que explicar vazamento de dados de 100 milhões de contas

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, estabeleceu o prazo de 15 dias para as quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil (Oi, Vivo, Claro e Tim) se posicionarem a respeito do suposto vazamento de dados de mais de 100 milhões de contas de celular. 

Entre os dados vazados, estariam informações sensíveis dos consumidores, como a duração das ligações, número de celular, dados pessoais (RG, CPF, CNPJ, e-mail, endereço) e detalhes sobre o pagamento da fatura (atraso no pagamento, valor da fatura, dívidas). 

A lista com os dados vazados foi encontrada à venda na internet e atinge até mesmo o presidente Jair Bolsonaro.

Plenário do STF julga hoje se mantém prisão do deputado bolsonarista

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) julgará na tarde de hoje se mantém a decisão do ministro Alexandre de Moraes de mandar prender o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). 

Silveira foi preso ontem em "flagrante delito" por ter feito ameaças a ministros do STF e ao Estado Democrático de Direito, segundo a decisão de Moraes. 

O crime é inafiançável, lembrou o ministro em despacho publicado ontem.

Indicadores da criminalidade no RS

As cidades serranas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Canela ficaram entre os 10 municípios gaúchos com mais assassinatos em janeiro de 2021, em posições que em igual período do ano passado eram ocupadas por Alvorada, Viamão e Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre respectivamente. O primeiro lugar segue sendo da capital. 

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra. 

Equador de luto: Morre o ex-presidente Gustavo Nobo

O ex-presidente equatoriano Gustavo Noboa, de 83 anos, faleceu nessa terça-feira, anunciou o presidente do país, Lenín Moreno pelo Twitter. 

Em março de 2000, com Noboa no comando do governo, o Equador adotou a dolarização como uma saída para uma profunda crise bancária, em um momento em que a alta dos preços ameaçava se transformar em hiperinflação.

Gustavo Noboa estava no Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos, onde foi operado no dia 9 de fevereiro para tratar um meningioma. 

Embora a cirurgia tenha sido um sucesso, sua situação se complicou e o ex-presidente sofreu uma  parada cardíaca nessa terça, segundo a imprensa local.

Prepare seu bolso: Reajuste na tarifa de energia elétrica

Atenção consumidor! Vem mais aumento aí. Além da gasolina e dos planos de saúde, os consumidores sentirão outro forte impacto no bolso para o início deste ano: o reajuste das tarifas de energia elétrica.

Na Região Sul do Brasil, a alta deve ser de 12,2%. O percentual é mais do que triplo da inflação prevista para o consumidor neste ano, que é de 3,6%. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/