Presos rebelados protestam contra superlotasção e metem fogo na Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas

Presos rebelados colocaram fogo nas celas da Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas, no início da tarde deste domingo.

Há superlotação de prisioneiros na delegacia. 

Os presos permanecem no local por falta de vagas no sistema carcerário. Uma agente plantonista ficou ferida durante o princípio de incêndio.


O incêndio na delegacia foi controlado. O delegado regional Cristiano Alvarez está no local e disse que a situação está controlada e não houve fuga. As informações são preliminares.

PP vai agilizar saída do governo Sartori

O PP poderá sair do governo Sartori antes mesmo da debandada do PSDB e do PDT. Nenhum deles pretende ir para a oposição, mas não querem mais compor a base aliada.

Esta semana o PP poderá encaminhar o caso de modo decisivo.

As queixas são de que o governo não tem interlocução competente.

Além disto, o PP quer trabalhar desde agora por candidatura própria para o Piratini.

E pela reeleição de Ana Amélia.

Perondi conclui tratamento no Sírio e passa bem em Brasília

O deputado gaúcho Darcísio Perondi, PMDB, relator da PEC do Teto dos Gastos Públicos na Câmara (A PEC está agora no Senado), vai concluindo o tratamento contra o câncer de próstata que o atacou há 90 dias. Ele faz quimioterapia no Sírio-Libanês, Brasília. Concluídos os dois turnos da vortação da PEC, o deputado reduziu seu ritmo de trabalho neste final de semana, preparando-se para o pronunciamento que fará sobre o assunto, quarta-feira, no congresso nacional da Fundação Ulysses Guimarães.

Ele vinha mantendo reserva sobre o tratamento, mas não conseguiu evitar especulações quando começou a perder cabelo.

O editor procurou há pouco o deputado gaúcho para saber quando ele estará de volta a Porto Alegre, onde passou a ter residência.

Perondi estará no RS na segunda quinzena deste mês.

Artigo, Ferreira Gullar, Folha - Entendo o povão, mas é difícil explicar a atitude dos intelectuais de esquerda

Cada dia que passa me convenço mais de que, sobretudo quando se trata de política, as pessoas, em geral, têm dificuldade de aceitar a realidade se ela contraria suas convicções.

Recentemente, durante um almoço, ouvi, perplexo, afirmações destituídas de qualquer vínculo efetivo com a realidade dos fatos. Minha perplexidade foi crescendo tanto que, após tentar mostrar o despropósito do que afirmavam, fingi que necessitava ir ao banheiro e não voltei mais ao tal papo furado.

Não resta dúvida de que, até certo ponto, essa dificuldade de aceitar a realidade decorre do momento que estamos vivendo, tanto no Brasil como no mundo em geral.


Tem-se a impressão de que atravessamos um período de mudanças radicais quando os valores, sejam ideológicos, econômicos ou éticos, entram em crise.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Até viatura da PRF já é usada como cela no RS

Agentes do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Porto Alegre fizeram a custódia de um preso em uma viatura no lado de fora da Delegacia de Plantão de Canoas, na Região Metropolitana, entre a noite deste sábado e a madrugada deste domingo. A viatura foi liberada por volta de 4h.


Depois de viaturas da Brigada Militar e da Guarda Municipal de Porto Alegre serem deslocadas para abrigar presos por falta de vagas no sistema prisional, essa é a primeira vez que isso ocorreu com a PRF.

Ministério Público do RS analisa representação feita contra invasões de prédios da Ufrgs

O Ministério Público Federal analisa representação feita por alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) contra as ocupações em campus da instituição, realizadas por grupos de estudantes em ao menos 31 cursos desde a semana passada. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, o documento foi entregue na sede do MPF em Porto Alegre na quinta-feira e assinado por um aluno que solicitou sigilo de origem no ato. O solicitante pede providências do MPF em razão da invasão estar atrapalhando as aulas.

Folha de Porto Alegre está abaixo do teto de 60% da receita corrente líquida

O último Boletim do Tessouro, mostra que a prefeitura de Porto Alegre já gasta 58% da sua receita corrente líquida com o pagamento de pessoal, perto do teto de 60% estabelecido por lei.

13 outras capitais estão em situação pior.

As melhores São Macapá, 78%, e Floripa, 71%.

iPhone 7 chegará dia 7 ao Brasil

O iPhone 7 chegará ao Brasil no dia 11 e custará R$4.899,00.

Artigo, Eliane Cantanhêde, Estadão - O tsunami está chegando

É hora de delações da Odebrecht e de Lava Jato, não de brincar com fogo

Na superfície, o Congresso discute a PEC dos gastos e as eleições para as presidências de Câmara e Senado e para as lideranças de blocos e partidos. Nas profundezas, sofre, sem saber (e sem ter) o que fazer, diante do tsunami que começa nesta segunda-feira, 7 de novembro: a meia centena de delações da Odebrecht sobre as relações promíscuas com o mundo político.

Para agilizar os trabalhos e ir logo ao ponto, a sistemática mudou. Os 50 delatores vão apresentar amanhã suas revelações por escrito, depois serão chamados para confirmar o que escreveram e a força-tarefa da Lava Jato pretende ter a homologação das delações da Odebrecht em mãos até 20 de dezembro, quando o Judiciário entra em recesso. Aliás, o Congresso também, por volta da mesma data.

Pelo que foi vazado, serão listados de 150 a 300 políticos de praticamente todos os partidos. Isso abre uma nova era na Lava Jato, que não só deixa estressados deputados, senadores, governadores, prefeitos e seus antecessores, como também exige uma enorme responsabilidade da Justiça, MP e PF.

Se os investigados estarão alvoroçados, os investigadores – e a mídia – estarão entre duas pressões políticas e psicológicas: de um lado, a acusação de que a Lava Jato é uma armação demoníaca só para eliminar o PT; de outro, o pânico nos três Poderes de que todos os políticos e partidos sejam jogados na fogueira, arrastando o Congresso, pilar da democracia, para o quinto dos infernos.

CLIQUE AQUI para ler mais.

MP que flexibiliza Lei de Concessões sairá esta semana

Sairá esta semana, segunda ou terça-feira, a MP que flexibiliza a Lei de Concessões. O governo Michel Temer quer investimentos privados em infraestrutura, já que ele mesmo não tem o que é preciso.

Vem aí o 1o Seminário Brasileiro de Economia do Crime

Será dia 18 o 1o Seminário Brasileiro de Economia do Crime, promoção da Unisinos e da Ufrgs, na Faculdade de Economia da Ufrgs, Porto Alegre.

O stablishment matará se for preciso, mas não deixará Trump ser presidente dos EUA

O stablishment norte-americano trabalha com a mídia para evitar que Donald Trump se torne o próximo presidente dos Estados Unidos, disse Julian Assange, fundador do WikiLeaks em uma entrevista ao canal de televisão RT.

O jornalista disse que Trump poderá ser assassinado antes ou depois das eleições. 

"Não permitirão que Trump ganhe, porque todo o establishment está contra ele", disse ele. De acordo com Assange, "os bancos, os serviços de inteligência, as empresas militares, os patrocinadores exteriores, etc, todos juntos estão unidos a favor de Hillary Clinton, tal como a mídia, os proprietários da mídia e os próprios jornalistas".

- Mais e-mails de Hillary - O WikiLeaks publicou em 3 de novembro o 27º lote da correspondência confidencial de John Podesta, chefe da campanha eleitoral do candidato presidencial Hillary Clinton. Assim, o número total de publicações excede 44.000. A primeira parte foi publicada em 8 de outubro. O portal prometeu publicar um total de 50.000 e-mails antes da eleição presidencial norte-americana prevista para 8 de novembro. Além disso, o fundador do site, Julian Assange, disse que até o final do ano, o WikiLeaks irá revelar "dados importantes" sobre os governos de três países e as presidenciais nos Estados Unidos.

Governo do Uruguai agride o Brasil ao receber Dilma Roussef

Dominado pela esquerdista Frente Ampla, o governo do Uruguai agride o governo democrático brasileiro.


O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, recebeu neste sábado a ex-presidente Dilma Rousseff no Escritório Presidencial de Suárez, em Montevidéu.

Dilma teve o mandato cassado porque incorreu em crimes de responsabilidade, sendo expurgada dos Palácios do Planalto e da Alvorada.

Não é mais nada no Brasil.

Dilma participou de eventos no país, onde recebeu homenagem e discursou contra "retrocessos" promovidos pelo governo Temer;".

Vázquez sempre se posicionou contra a cassação de Dilma e agora agride o Brasil. 

Palocci chora muito na prisão

A jornalista Gisele Vitória conta na edição desta semana da revista Istoé que o ex-ministro Antonio Palocci emagreceu em pouco mais de um mês de prisão, pouco se alimenta e chora sempre que chega a refeição.

Palocci não consegue manter a fleugma e "coragem" que caracterizam o empreiteiro Marcelo Odebrecht.

Madero decidiu abrir casa também em Canoas

O melhor burger do mundo, diz a propaganda, que é verdadeira.

A rede paranaense de restaurantes Madero, que já toca uma mega-operação no shopping Iguatemi, Porto Alegre e outras dois empreendimentos em Porto Alegre (Boulevard Laçador e Anita Garibaldi), anunciou que irá para Canoas, avenida Getúlio Vargas 4663.

A rede tem 80 restaurantes, inclusive em Miami Beach, Ocean Drive 1412.

Seu hambúrguer é o que existe de melhor no RS.

O editor nunca viu nada igual.

Serviço Secreto do governo dos EUA protege Trump em ameaça de atentado em Nevada

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, foi retirado às pressas do palco por agentes de segurança , ontem, sábado, durante um ato de campanha em Reno, Nevada, no oeste dos Estados Unidos, após uma ameaça de atentado. Segundo o Serviço Secreto, encarregado da segurança do presidente americano e dos candidatos à Casa Branca, um homem, que gritou "arma" no meio da multidão, foi detido imediatamente.

Trump, de 70 anos, reapareceu minutos depois diante da agitação de seus partidários, declarando: 

- Ninguém disse que seria fácil para nós e quero agradecer ao Serviço Secreto. Esses caras são fantásticos. 

Em imagens de televisão foi possível ver o suspeito ser imobilizado no chão por policiais, e depois revistado, antes de ser retirado do local, cercado por agentes armados.

O homem diz ter sido jogado no chão por partidários de Trump que o cercavam e que começaram a espancá-lo, antes de alguém gritar "arma" e os serviços de segurança agirem.

PP, PSDB e PDT ameaçam abandonar o governo Sartori

Além do PDT e do PSDB, também o PP poderá desembarcar do governo Sartori na virada do ano.

Debandada do PT gaúcho inclui Tarso, Paim, Rosário, Fontana e Pepe Vargas

Como Paim, ao lado, todos gostariam de formar o que já é chamada de Frente Ampla (leia nota a seguir). 

Se o PT ainda estiver vivo em 2018, seu candidato ao governo do RS poderá ser o ex-vice-governador e ex-ministro Miguel Rosseto.

A revista Istoé de hoje conta que Rosseto dificilmente contará com o apoio de Tarso Genro, Paulo Paim, Maria do Rosário, Pepe Vargas e Henrique Fontana, sem contar o influente prefeito de Canoas, Jairo Jorge, que quer disputar o governo estadual, provavelmente pelo PDT.

É que todos eles já estariam com um pé fora do PT.

Todos podem migrar em massa para o PDT.

Além do PDT, da Rede e do Psol, os descontentes conversam também com PCdoB.

O que disse o senador Paim aos repórteres Débora Bergamasco e Germano Oliveira:

- Vou esperar até o final do ano e até março quero estar em um novo projeto. 

Cyrela quer ter cor local no RS

A Cyrela tem pretensões ambiciosas para o RS e quer ter cor local.

PP nem esperou o velório já tenta mudar de lado em Canoas

Depois de apoiar a própria esposa, Beth Colombo, mandando-a para o PRB e com isto facilitar a aliança com o PT do prefeito Jairo Jorge, o presidente do PP de Canoas, Francisco Biazus, não conseguiu suportar a idéia de ficar do lado de fora do Poder.

E ofereceu-se para "ajudar" o novo prefeito, o seu ex-adversário Luiz Carlos Busatto.

O PP será bem vindo, mas sem seu presidente, diz o PP do RS, que está de mal com Biazus.

Artigo, Mary Zaidan - Só restou ocupar escolas

Ocupação de 364 escolas, pouco mais de 2,2% dos 16 mil locais em que se realizam provas do Enem neste fim de semana, adiamento do exame para 240 mil dos 8,6 milhões de inscritos. Essa é a dimensão do movimento que se tornou bandeira única das correntes de esquerda que se viram à margem da preferência popular nas eleições municipais, e que, sem qualquer escrúpulo, jogam em cima dos jovens – estudantes ou não – o peso da derrota.

O não à PEC do Teto, já aprovada na Câmara e perto de ser votada pelo Senado, e à medida provisória que muda o ensino médio, é a principal frente de batalha para esse grupamento. Nas escolas ocupadas, na mídia e no Congresso. Se elas vigarem, afirmam os arautos da esquerda, a educação será definitivamente enterrada.

E o dizem como se o país tivesse alguma excelência a exibir na área, com resultados – especialmente no ensino médio – cada vez piores. No aprendizado e na frequência.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Frente Ampla poderá reunir políticos de esquerda, centro esquerda e centro do PT, PCdoB, PSB, Psol, PDT, PMDB e PTB

Antes mesmo de qualquer reforma partidária, tudo decorrente dos estragos que causará a Mãe de Todas as Delações, a da Odebrecht, avançam as articulações para a criação de uma Frente Ampla no Brasil, reedição do que aconteceu no Uruguai.

No RS, as articulações envolvem não apenas o PT (Tarso não sai dos jornais, pregando a mudança, sem entrar em detalhes), mas também o PCdoB, Psol, PSB e até franjas de políticos considerados de esquerda e de centro esquerda e até centro, situados no PMDB, PDT, PTB e PSDB.

Caixa Federal fecha contrato milionário de publicidade com UOL

A Caixa Federal assinou um pacote milionário de publicidade coma Folha de S. Paulo, visando sobretudo seu portal de notícias UOL. Não existe nada igual no mundo online. A CEF comprou o banner principal em 10 páginas nobres da Folha Online, colocando a mesma peça de publicidade:

* Home da editoria de Poder
* Página com as reportagens de Poder.
* Home da Tendência e Debates
* Página com artigos de Tendência e Debates
* Home da editoria de Mundo
* Página com as reportagens do Mundo
* Home da editoria de Esportes
* Página com reportagens de Esporte
* Home da editoria de Cotidiano
* Página com reportagens do Cotidiano

Desde que se iniciaram as negociações, UOL e Folha mudaram de conteúdo em relação ao governo Michel Temer. 

Juiz Sérgio Moro jura que jamais será candidato em qualquer eleição

Não, jamais. Jamais. Sou um homem de Justiça e, sem qualquer demérito, não sou um homem da política.

Foi assim que o juiz Sérgio Moro reagiu a uma pergunta do jornal Sérgio Moro sobre possíveis pretensões suas de disputar eleições no Brasil.

Ele defendeu a restrição do foro privilegiado a um número menor de autoridades.

— Quem sabe, aos presidentes dos três Poderes.

Moro recebeu o jornal em seu gabinete, onde apontou problemas na proposta da Lei de Abuso de Autoridade, defendida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), falou sobre o escândalo na Petrobras, alertou para o "risco à independência da magistratura" e defendeu o envolvimento do Congresso no combate à corrupção e a importância de se criminalizar o caixa 2.

Acusado pelo PT de ser um algoz do partido, o juiz afirmou à reportagem do Estadão que "processo é questão de prova" e acha "errado tentar medir a Justiça por essa régua ideológica". 

Enem termina hoje em todo o País

Neste domingo prosseguem os exames do Enem em todo o País.

Domingo será de calor, céu azul e sol claro no RS

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

O domingo abriu com sol claro, céu azul e temperatura em elevação em Porto Alegre, cenário parecido com o de todas as regiões, mas nuvens vão aparecer no decorrer do dia. 

O amanhecer foi bem menos frio que no final da última semana e a tarde terá marcas próximas ou acima de 30ºC na maioria das cidades do Estado, com calor mais intenso no Oeste e Noroeste. 

Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão entre 14ºC e 31ºC. Na segunda feira, a mínima será de 16ºC e a máxima de 34ºC.

Celulares do RS, SC e PR ganham nono dígito a partir deste domingo

Desde o primeiro minuto deste domingo, os telefones celulares de todas as operadoras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná passam a ter nove dígitos a partir deste domingo. Isto é, será necessário acrescentar o dígito 9 na frente do número do telefone para a ligação se completar. A medida é apenas para a telefonia móvel. Os telefones fixos permanecem com seus oito dígitos, sem alteração. Todas as operadoras oferecem aplicativos (Apps) aos seus clientes. Os sites das companhias também orientam sobre a mudança.

Há prazos para a implantação da nova regra. Quem fizer ligação entre celulares usando os oito dígitos atuais não terá problema nos próximos 10 dias a contar deste domingo. Ao longo das próximas semanas, no entanto, a ligação será interceptada e o usuário receberá aviso da operadora para a inclusão do nono dígito.

Atualmente há no Rio Grande do Sul, conforme a gerência regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 14.650.250 terminais ativos. Nos três estados da Região Sul o saldo de telefones celulares sobe para 36.884.754 terminais ativos.

Nos demais estados do Brasil o nono dígito já foi incluído. 

CLIQUE AQUI para ler a bateria de perguntas e respostas sobre a aplicação do nono dígito no RS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/