Zuma renuncia, pressionado por fortes denúncias de corrupção

Jacob Zuma renunciou à presidência da África do Sul. Ele estava no Poder desde 2009. Nos últimos anos, enfrentou 800 acusações por corrupção.

Zuma poderá se preso.

Zuma era amigo íntimo de Lula.

Como Zuma, Lula também poderá ser preso.

E também por corrupção.

São dois ex-presidentes corruptos.

Salários de janeiro dos servidores estaduais serão quitados nesta quinta-feira

Os salários de janeiro dos servidores estaduais que recebem acima de R$ 7,5 mil devem ser quitados até quinta-feira.

Bandidos trocam tiros com a Brigada. No duelo, um bandido foi morto e outros dois resultaram baleados.

Depois de ir atrás de três bandidos que trocavam tiros diante do Presídio Central, Porto Alegre, esta tarde, policiais da Brigada Militar resultaram confrontados pelas armas, mataram um e feriram dois durante o duelo.

O confronto decisivo ocorreu na rua Paulino Azurenha, Vila Maria da Conceição, bairro Paertenon.]

Além do bandido morto, um dos feridos está gravemente baleado e pode morrer. 

ONU cumprimenta Temer pela ação pelos refugiados da Venezuela

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, tirou nota para cumprimentar Michel Temer no caso da intervenção do governo em Roraima, tudo para proteger os refugiados da Venezuela e a população do Estado.

Lulopetistas dizem que derrota da Paraíso do Tuiuti foi golpe

A PM do Rio cumprimentou a Beija Flor pelo enredo contra a corrupção. Na foto, alegoria da escola mostra um PM morto nos braços de um anjo.

Os lulopetistas emplumados estão furiosos com a derrota da Paraíso do Tuiuti no Carnaval do Rio.

Acham que foi golpe.

Venceu a Beija Flor, que não se rendeu ao populismo lulopetista barato da Tuiuti.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, protestou e pensa contratar o advogado Zanin para perder a ação judicial que poderá levar adiante contra os golpistas.

CEEE encerra apagão seletivo na Grande Porto Alegre

Uma hora depois de iniciado seu mais novo apagão seletivo, a CEEE restabeleceu seus serviços na Grande Porto Alegre.

Publicidade: Vá esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre. O melhor, segundo Veja. Faça ali seu happy hour.

Reserve confraternização com seus colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje. Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CEEE produz novo apagão seletivo em Porto Alegre

Jurássica, inchada, endividada até o pescoço, acumulando prejuízo em cima de prejuízo, a CEEE produz apagão em cima de apagão.

A CEEE produziu novo apagão seletivo, desta vez em franjas do bairro Petrópolis e em outras regiões da Grande Porto Alegre.]

O apagão começou as 17h.

O editor está sem luz e sem energia na sua residência e nos escritórios, rua Eça de Queiroz.

A CEEE faz seu segundo apagão nas mesmas regiões, em menos de uma semana.

E não concede qualquer explicação aos seus clientes.

O editor sobrevive graças ao mais potente no-break do bairro Petrópolis.

Porto Alegre recebe nova UTI Móvel. Ambulância saiu via emenda da senadora Ana Amélia.

A partir desta quarta-feira, Porto Alegre conta com mais uma UTI móvel para reforçar o atendimento de urgência dos cidadãos. O veículo foi adquirido através de emenda parlamentar da senadora Ana Amélia Lemos e entregue ao prefeito em exercício Gustavo Paim, em ato no Paço Municipal, e vai integrar a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Situação da Venezuela só se resolve com sangue.

TRF4 nega recurso de Marisa Letícia. Ela não será absolvida em ação alguma.

Ao extinguir a punibilidade, o TRF4 salvaguardou a memória da mulher de Lula. Ela não será punida e nem será absolvida, simplesmente porque não é mais processada. 

Na última sexta-feira , o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou os pedidos do advogado Cristiano Zanin para recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio de recurso especial e ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de recurso extraordinário.

Ambos os recursos não foram admitidos pela vice-presidente da corte, desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarràre. Conforme a desembargadora, a decisão proferida pela 8ª Turma em 21 de novembro passado segue a orientação tanto do STF quanto do STJ, não cabendo a admissão dos recursos.

Artigo, Paulo Delgado, Estadão - Lula da Silva dá o abraço do afogado no lulopetismo enquanto agoniza

O título original é "Enquanto agonizo". O autor é sociólogo, é copresidente do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Fecomercio-SP

O que ‘o líder’ quer é fugir da responsabilidade confinado na condição de perseguido
Ele se amontoa sobre o país. Hiperrealiza seus desejos, usa aliados como escória. Sem álibi, mandou o genro do compadre desqualificar a acusação, e deu errado. Segue trabalhando mal o luto. Um voo tão alto, uma queda tão grande. Revelou-se político de comodidade, tirou vantagem da desonestidade e alega princípios para abafar inconveniências. Chegou ao limite de querer aproveitar da própria decadência.

Um grupo e ele saem do Fórum seguindo na direção do passeio. Embora vários do cortejo sejam mais altos e estejam à frente dele, qualquer pessoa que os observe do outro lado da rua pode ver a cabeça dele ultrapassando por uma cabeça a dos seus apoiadores. Não é perspectiva, é subalternidade. Lembra livro de Willian Faulkner, Enquanto Agonizo, onde um pai brutal impõe a todos um enterro sem fim, não deixando a vida de ninguém fluir sem ter de pensar no seu egoísmo doentio.

CLIQUE AQUI para ler mais.

O irmão bandido de Cármen Lúcia

A ministra do STF, Cármen Lúcia, disse hoje que a superação da violência passa por ver o outro como irmão.

Há controvérsia.

Publicidade - Venha conhecer, neste feriadão, o Atlândida Green Square, Xangri-Lá, RS.

O Atlântida Green Square é um complexo de edifícios de alto padrão na praia de Atlântida, Xangri-Lá, RS, empreendimento de Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia. Os apartamento em ofertas, 3 suítes, vão de 130 m2 a 297 m2. Amplas áreas de lazer, esportes e serviços, inclusive pay per use. Av. Central, quadra 197. Fones (51) 3019.1083 e (51)99954.010.

CLIQUE AQUI para examinar fotos e todas as informações sobre o complexo e seus serviços.

Varejo gaúcho bomba em vendas

A Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo, AGV, acha que as vendas do varejo no RS vão crescer 5% nominais em fevereiro.

A AGV contabilizou avanço de 9% em janeiro.

São números de crescimento chinês.

Diedrich substitui Vilson Noer na AGV

Ricardo Luís Diedrich é o novo presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo.

EGR vai duplicar rodovia entre Taquara Igrejinha, no caminho para Gramado


O presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes e o secretário de Transportes, Pedro Westphalen, confirmaram que a contratação do projeto de duplicação da RS 115, entre Taquara e Igrejinha, deverá ocorrer ainda em março.

A estrada é estadual e pedagiada desde Novo Hamburgo e até Gramado.

Na primeira quinzena de março serão abertos os envelopes da licitação para avaliação de preços e conferência da habilitação técnica. Mais tarde, será efetivado o contrato com a empresa que fará o projeto.

Bolsonaro pede ao STF que enfie Jean Wyllys na cadeia


O deputado Jair Bolsonaro protocolou no STF uma queixa-crime contra seu colega e também deputado Jean Wyllys.

O Globo informa que “o pedido é baseado em uma entrevista de Wyllys ao jornal O Povo, realizada em agosto de 2017, em que o parlamentar utiliza termos como ‘fascista’, ‘racista’, ‘burro’, ‘corrupto’, ‘ignorante’, ‘desqualificado’ e ‘canalha’, entre outros”.

Jean Wyllys, segundo o advogado de Jair Bolsonaro, “revelou uma vontade específica de magoar e ferir o amor-próprio” de seu cliente.

Bolsonaro promete meter Wyllys na cadeia.

Esta foi a contabilidade criativa usada pelo TCE do RS para reduzir o valor da Folha de Pessoal

CLIQUE AQUI para ler o relatório de 469 páginas, mas vá diretamente à página 76 para centrar o foco.

Porfírio Peixoto em 20013, quando produziu o relatório.

Neste Relatório e Parecer Prévio sobre as Contas do Governo, 2003, o Tribunal de Contas do RS mexeu nos critérios para o estabelecimento da relação entre gastos com a Folha de Pessoal e Receita Corrente Líquida, um ponto nodal das divergências que opõem governo Sartori e governo Temer nas atuais negociações pela adesão do Estado ao RRF dos Estados. Por um passe de mágica, uma jogada de contabilidade criativa que começou em 2001, as despesas com a Folha despencaram de 76,03%% para 58,73%, favorecendo a emergência de reajustes salariais para todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), mais MPE e o próprio TCE. 

Para aderir ao RRF, a STN exige que o Estado não gaste mais de 70% com a Folha de Pessoal. 

Leia o que escreveu na página 76 (o relatório tem 469 páginas) o conselheiro Porfírio Peixoto:

Cabe ressaltar que, para fins de atendimento aos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a apuração das Despesas com Pessoal, visando ao atendimento do limite de 60% da Receita Corrente Líquida, segue critérios diferentes daquele apresentado para compor o Grupo de Despesa “Pessoal e Encargos Sociais”, em especial, pela exclusão das pensões e, a partir de 2001, pela dedução do Imposto de Renda Retido na Fonte dos Servidores (IRRF), segundo determinação do Parecer Coletivo nº 2/2002, deste Tribunal. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Entenda como é a questão das contrapartidas: os casos da CEEE, CRM e Sulgás

Cinco estatais só podem ser vendidas ou federalizadas mediante plebiscito ou mudança da Constituição. O governo Sartori protocolou PECs, pedindo a alteração constitucional, alterações que exigem 2/3 dos votos e que a Assembleia não parece disposta a aceitar. As estatais protegidas são CEEE, Sulgás, CRM, Procergs e Banrisul.

As chamadas contrapartidas relacionadas com a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, estão vinculadas ao caso da flexibilizaçãod a Lei de Responsabilidade Fiscal, que atualmente impede o governo estadual de tomar qualquer novo empréstimo. Esta flexibilização, permitiria ao governo Sartori buscar dinheiro novo nos bancos, com aval do governo federal, que exige pela Lei do RRF, garantias de que os empréstimos serão pagos, no caso o dinheiro obtido pela venda ou federalização de estatais.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Saiba por que o governo quer passar adiante CEEE, Sulgás e CRM

Os casos da privatização ou federalização da CRM, CEEE e Sulgás não tem relação apenas com as chamadas contrapartidas exigidas pela lei que criou o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, porque esta seria de qualquer forma uma decisão de governo, do mesmo gênero da decisão que resultou na extinção de seis Fundações, da CESA, do SPH e da Corag.

O governo não vê mais sentido em manter caras estruturas governamentais cujos serviços ou produtos são fornecidos melhor por outras instituições ou empresas, mas que além disto exigem fortes aportes de capitais que não existem e que acumulam prejuízo em cima de prejuízo. O dinheiro - que não existe - precisaria ser desviado de aplicações necessárias em segurança, educação, saúde e infraestrutura.

Os três casos:

- CRM - Tem apenas um cliente,a CGTEE, estatal federal quebrada. Paga salários médios mensais de R$ 6,4 mil e só dá prejuízo.
- CEEE - Já tem um passivo judicial de R$ 1,3 bilhão. Deu prejuízo de R$ 720 milhões no ano passado. Não tem dinheiro para inveestir.
- Sulgás - É lucrativa, mas exige investimentos do controlador, o governo estadual, que não tem tostãop em caixa.

Reunião de Rodrigo Maia com secretários da Fazenda sairá amanhã, Rio

A reunião entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e os secretários estaduais da Fazenda, agendada para amanhã, no Rio, havia sido marcada inicialmente para Brasília.

A reunião servirá para avaliar a posição dos governos estaduais sobre a reforma da previdência.

Entenda o tamanho da herança maldita que Tarso Genro deixou para José Ivo Sartori

Neste livro, o editor já tinha demonstrado a herança maldita deixada pelo lulopetismo na prefeitura de Porto Alegre. Fogaça levou dois anos para colocar as contas públicas em ordem. A prefeitura de Porto Alegre nunca teve e não tem conformação deficitária estrutural e nem dívidas bilionárias.

O que a oposição lulopetista gaúcha e seu aliado natural, o corporativismo público, parecem ignorar, é a herança maldita que o governador lulopetista Tarso Genro passou para seu sucessor, o governador José Ivo Sartori.

O governo estadual do PT recebeu o Estado sem déficit, herança bendita do déficit zero deixado por Yeda Crusius (nos últimos 50 anos, apenas Brito e Yeda equilibraram as contas públicas e produziram superavits fiscais):

E o que mais o governo tucano deixou-lhe de herança:
- R$ 4 bilhões em depósitos judiciais no Banrisul.
- 15% de margem de endividamento para tomar novos empréstimos

O que passou de herança maldita, além do inchaço da máquina pública:

- Sacou os R$ 4 bilhões de depósitos judiciais deixados por Yeda e mais R$ 4 bilhões, rapando o tacho para Sartori.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Astor Wartchow - Ficha Limpa

- O autor é advogado no RS.
      
A “Operação Mãos Limpas” italiana investigou mais de seis mil pessoas. Dentre elas, 2.993 tiveram prisão imediata. Quatro ex-primeiros-ministros, mais de 400 parlamentares, mais de 800 empresários e uns 2000 administradores locais (no de ano de 1982 e seguintes).
      
Nossa lei da “Ficha Limpa” está inspirada na experiência italiana. Vários juristas antecipavam que ela seria julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Como de fato foi. Diziam, à época, que a lei caracterizava um abuso e precedente gravíssimo ao ignorar o princípio da irretroatividade das leis (as leis eleitorais devem estar em vigor doze meses antes da data das eleições seguintes). Fato superado.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Jornalões de SP estão contra Luciano Huck

A candidatura do apresentador da Globo, Luciano Huck, depois de reinflada por FHC, pegou impulso.

Os jornalões de São Paulo estão furiosos com FHC.

Na verdade, estão furiosos com a concorrência da Globo.

Governo agenda data para extinção das Fundações, SPH e Corag

O governo Sartori quer dissolver as seis Fundações, SPH e Corag até 17 de abril e até lá, decidiu criar um quadro de cargos em extinção para acomodar os celetistas que, amparados por liminares, reivindicam na Justiça a estabilidade de seus cargos. Os oito órgãos reúnem 1.372 empregados, 575 dos quais são celetistas, que não podem ser desligados por decisões judiciais, sendo que o restante possui estabilidade ou ocupa CCs. O caso ainda está sob judice, com decisão final pendente no STF.

Mesmo que seja impossível demitir os servidores até abril, eles sairão das Fundações e serão realocados nesse quadro, permitindo a extinção dos CNPJs.

CLIQUE AQUI para saber os números envolvidos no caso.

Maia quer apoio dos secretários da Fazenda para reforma da previdência

O jornal Valor diz, hoje, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, convidou os secretários da Fazenda para uma reunião, amanhã, em Brasília.

Maia quer apoio dos governos estaduais e dos prefeitos para a reforma da previdência.

Sem o apoio de governadores e prefeitos, a Câmara não quer votar nada.

Artigo, José de Souza Martins, Valor - Escola com educação

É difícil convencer quem quer que seja de que o suposto partidarismo na escola é um direito do professor. Não o é. Do mesmo modo, tampouco é um direito do professor pasteurizado deformar a educação de seus alunos em nome da falsa concepção de que o mundo atual é um mundo estéril, sem dilemas nem contradições.

Nessas questões, a família é a titular do direito de assegurar que seus filhos sejam educados no marco de valores sociais, sejam eles políticos ou religiosos, que os manterão afetivamente vinculados ao espírito e aos sentimentos da comunidade familiar. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Peru desconvida Venezuela para a Cúpula das Américas

Ao lado, mensagem de PPK.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, afirmou no Twitter que estava desconvidando a Venezuela da Cúpula das Américas, que acontecerá em abril em Lima, capital de seu país.

PPK aavisou que há um "ruptura democrática" no país caribenho.

"Ruptura democrática", no caso, é eufemismo para ditadura bolivariana de corte comunista.

Na região, crescem os rumores de deposição militar do governo da Venezuela. 

CUT gasta dinheiro para "denunciar" deputados que querem reformar a previdência

A foto é da CUT-RS.

A CUT-RS, federações e sindicatos resolveram bancar e publicar 100 outdoors em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul, listando nove deputados federais que já manifestaram favoravelmente à reforma da Previdência.

Eles ficarão nas ruas durante duas semanas, exibindo fotos de três parlamentares cada um.

As chamadas são: “Eles querem acabar com a sua aposentadoria” e “Não à reforma da Previdência”.

Os deputados listados são: Alceu Moreira (MDB), Darcísio Perondi (MDB), Jones Martins (MDB), José Fogaça (MDB), Mauro Pereira (MDB), Osmar Terra (MDB), Ronaldo Nogueira (PTB), Renato Molling (PP) e Yeda Crusius (PSDB).

Sonae poderá comprar operação brasileira do Walmart

O grupo português Sonae, que já esteve no RS, confirmou que poderá comprar a operação brasileira da rede de supermercados Walmart, para o qual vendeu, há 12 anos, suas 140 lojas, faturando com isto R$ 1,7 bilhão.

Os americanos do Walmart controlam as antigas redes gaúchas Nacional, Econômico, BIG e Maxxi, mas possuem supermercados em todo o Brasil.

Bancos só reabrem ao meio dia

Os bancos só reabrem ao meio dia.

Lava Jato vai recrudescer em março. Delação de Palocci será o primeiro ato da nova investida. Lula será preso mais fácil.

Eis o que conta, hoje, a jornalista Miriam Leitão, no jornal O Globo:

- A Lava-Jato vai entrar no final de fevereiro ou começo de março num ritmo mais forte. Quem diz é quem acompanha as investigações. Há vários motivos para isso, que vão da maneira como a Polícia Federal distribuiu o trabalho no fim do ano até o amadurecimento de investigações que vinham sendo feitas. As operações, que ficaram escassas nos últimos meses, devem ser retomadas neste pós-carnaval.

Tudo vai começar com a disponibilização da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, que poderá ser libertado a qualquer momento.

A delação de Palocci será a pá de cal que falta para criar condições psico-sociais para a prisão fácil de Lula.

Zuma, acusado de corrupção, poderá renunciar, hoje, na África do Sul

Como Lula, Zuma, o presidente esquerdista da África do Sul, também enfrenta acusações pela prática de atos de corrupção.

O partido Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), que foi para o Poder junto com Nelson Mandela, deu um prazo de 48 horas para o presidente Jacob Zuma renunciar. 

Zuma é acusado por atos de corrupção e poderá ser preso.

O partido também decidiu que irá tirar Zuma do poder caso ele não renuncie.

Esta manhã, a polícia sul-africana revistou a residência da família Gupta, envolvida em um escândalo de desvio de recursos e tráfico de influência que afeta o presidente Jacob Suma.


CLIQUE AQUI para saber o que acontece na África do Sul. A reportagem é do G1.

Tropas multinacionais poderão derrubar a ditadura de Maduro na Venezuela

São crescentes os rumores de que forças multinacionais sob o patrocínio da OEA invadirão a Venezuela para depor o governo ditatorial bolivariano de Nicolás Maduro.

Volta menos gente do que o previsto para Porto Alegre

A volta das praias para Porto Alegre, ontem, ficou bem abaixo da previsão feita pela Concepa, administradora da autoestrada que liga a Osório.

A Concepa esperava 75 mil veículos e só voltaram 50 mil.

Segundo a concessionária da freeway, hoje, quarta-feira, será dia de tráfego intenso, mas muita gente voltou antes, domingo e segunda-feira.

Carnaval de rua leva 25 mil para a Cidade Baixa, Porto Alegre

Os tradicionais desfiles das escolas de samba, sem apoio financeiro da prefeitura, ficaram para março.

A terça-feira gorda foi de carnaval de rua surpreendentemente muito concorrido em Porto Alegre, mas ficou concentrado novamente na Cidade Baixa, na rua Lima e Silva, que reuniu pelo menos 25 mil pessoas animadas.

A Brigada Militar e a EPTC tiveram poucos problemas com a festa dos foliões, que reuniu até crianças. 

Dia será de sol, céu azul e temperatura muito amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

Esta quarta-feira será ensolarada na maioria das regiões do RS, com pequenas ocorrências de 
nuvens em algumas áreas, sobretudo mais a Leste.

O dia começou de novo com temperatura baixa e frio em boa parte do Estado, inclusive a Capital. 

Em Porto Alegre, a temperatura variará, hoje, entre 14°C e 29°C.

Ex-presidente é preso por corrupção na Guatemala

O próximo será o réu condenado por corrupção, o líder lulopetista Lula da Silva.

Outro ex-presidente latino-americano foi preso por corrupção.

O primeiro foi Alejandro Toledo, Peru.

Desta vez foi Álvaro Colom, ex-presidente da Guatemala. 

Ele e nove de seus ex-ministros foram presos. Todos são acusados de fraude e peculato na compra de ônibus para o transporte público do país durante a administração 2008-29012.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/