Augusto Nunes, Fiuza, Henkel e Sílvio Navarro, agora, ao vivo, no "Oeste sem Filtro"

 

Dica do editor - Examine e compare estes principais indicadores socioeconômicos do interior e de Porto Alegre

O editor recomenda examinar, arquivar para consulta e também passar adiante esta série de estatísticas formatadas no âmbito do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, todas referentes ao município de Porto Alegre. Você irá surpreender-se com as vantagens que a Capital leva sobre a média de índices referentes à economia e à saúde dos municípios do interior, por exemplo. Há muito mais.

Você não leva mais do que 2 minutos para examinar todos os gráficos.

CLIQUE AQUI para ver.

Recomendado - Aproveite este início de janeiro para alugar seu apartamento de temporada em Gramado

Ao lado, o Vita Boulevard.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos e as informações sobre o apartamento.

Diogo Costa é o novo CEO do Instituto Millenium

 O Instituto Millenium (IMIL) terá um novo CEO a partir desta sexta-feira.

O escolhido para ocupar o cargo é Diogo Costa, profissional com ampla experiência em ciência política e em gestão pública, tendo sido presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre 2019 e 2022.

Cremers tira nota para criticar volta do "Mais médicos"

Os governos petistas criaram o Mais médicos para dar dinheiro para a ditadura comunita de Cuba.

O Conselho Regional de Medicina do RS, Cremers, acaba de tirar nota com manifestação de repúdio à recriação do programa federal "Mais Médicos", anunciado pelo governo Lula da Silva, PT.

Diz a nota:

- O Cremers é a favor da atuação de profissionais formados no exterior, desde que cumpram todos os requisitos legais, ou seja, que tenham diplomas revalidados.

O Rio Grande do Sul já possui médicos suficientes para atender toda a sua população. São mais de 37 mil médicos ativos registrados no Cremers. Somente em 2022, 2.764 profissionais se inscreveram no Conselho e tornaram-se aptos a atuar no estado.O RS conta com 20 escolas de medicina.

Dica de vida - Marido recebe rim da esposa em transplante no Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre

Este transplante intervivos proporcionou maior qualidade de vida ao advogado aposentado, de 57 anos

A promessa do juntos na saúde e na doença foi levada ao pé da letra pelo casal Gelson Luis Pires, de 57 anos, e sua esposa Rejane Maria Fresee Pires, de 55, conforme contam hoje os jornalistas que assessoram o Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre.

Leia o texto completo porque é uma dica de vida:

 Em tratamento conservador em função de problema nos rins desde os 30 anos, há quatro anos o advogado aposentado fazia diálise, mas o tratamento já não estava dando a resposta que precisava. E foi na esposa Rejane que ele encontrou a doadora compatível.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Crônica de Vitor Bertini - Increíbles notícias y cuentos contados

Alegando traição no poker, marido mata a esposa com um soco na nuca.

Ludmila de Santos Aparecida, 32, foi morta pelo marido na casa em que moravam, no bairro Santa Tereza, cidade de Praia Brava, na noite desse domingo.

Segundo a polícia, a versão do assassino é que ele reagiu emocionalmente a uma trapaça familiar e que não teve a intenção de matar ninguém.

Nos termos do boletim de ocorrência: “que o depoente foi o primeiro a sair do carteado; que quando chegou em casa a ....

CLIQUE AQUI para ler mais.

Jornalista Prisco Paraíso desvenda descalabros de Alexandre de Moraes

 - O jornalista é do SBT de Santa Catarina.

Sem emprego a partir de fevereiro, deputado Edegar Pretto ganha a presidência nacional da Conab.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar confirmou na noite de quinta-feira, 5,  que o deputado estadual do Rio Grande do Sul Edegar Pretto (PT) será o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Pretto é homem do MST.

Ele tentou ser ministro e não conseguiu.

A partir de fevereiro, o deputado ficaria desempregado, já que disputou o governo gaúcho e entrou em terceiro lugar, ficando fora do 2o turno.

Biermarkt, Porto Alegre, anuncia suas promoções de verão para esta noite. Programe-se.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Almoço inédito está em andamento no Bier Markt, que não costuma abrir neste horário e nem nas segundas-feiras.

Hoje é para seus clientes acompanharem o jogo do Brasil.

Faça sua reserva para happy hours para est asemana, levando você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265. 

Rua Barão de Santo Ângelo, 497

Moinhos de Vento

Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br

Força Nacional não faz caça às bruxas no RS. Função atual é policiar a Guarita.

A FN, criada no primeiro governo Lula, é constituída por 1.300 PMs cedidos pelos governadores.

Os carros e o pessoal da Força Nacional que preocupam muita gente do interior gaúcho nesta sexta-feira, não tem nada a ver com a boataria segundo a qual o governo lulopetista já estaria promovendo caça às bruxas no caso do agro do RS.

As ameaças de caça são recorrentes no âmbito do ministério da Justiça, ocupado por um falcão ex-comunista e atual socialista Flávio Dino.

No RS a explicação atual trem a ver com a Terra Indígena Guarita..

CLIQUE AQUI para saber mais.

Acompanhe agora, ao vivo, o melhor programa político da rádio gaúcha, "Boa tarde, Brasil". Na Rádio Guaíba.



"Ou se profissionaliza ou a direita cairá no abismo", diz Fernão Lara Mesquita

O que diz o jornalista Fernão Lara Mesquita no comentário a seguir: "Se não se tornar mais profissional rapidamente, a direita recém nascida do Brasil vai de fato cair no abismo".

Inflação do IGP-DI foi de 0,36% em dezembro. No ano, o índice foi de 5,03%.

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), fechou 2022 com inflação de 5,03%. A taxa é inferior à observada em 2021 (17,74%).

Entre os três subíndices que compõem o IGP-DI, a taxa acumulada mais alta em 2022 foi observada no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): 9,28%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que analisa o atacado, teve inflação de 4,70% em 2022.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, teve a menor alta de preços acumulada no ano: 4,28%.

Em dezembro, o IGP-DI teve alta de preços de 0,31%.

Dica do editor - Leia "Apertem os cintos, o piloto sumiu", do general Sérgio Etchegoyen

Se você clicar em cima da imagem, podrá ler tudo facilmente. E vale a pena ler.

Neste artigo escrito para o jornal NH, Novo Hamburgo, RS, o general da reserva Sérgio Etchegoyen faz gravíssimas denúncias sobre este início desastroso do governo lulopetista, ressaltando que duas palavras podem resumir o que ele fez, faz e fará:

1) Revanchismo.
2) Revogaço.

Os casos pontuais são colocados no texto de forma muito clara.

Sérgio Etchegoyen é gaúcho e foi chefe do GSI no governo Temer. É bem articulado politicamente e militar da reserva respeitado.

Os bolsonaristas raiz não gostam dele e por razões que viralizam nas redes sociais. O general sabe disto e se refere ao caso no último parágrafo, ainda que de forma oblíqua.

Bolsa opera em alta e passa dos 108 mil pontos. O dólar cai.

 A Bolsa opera em alta neste início da manhã.

O dólar cai.

10h52min

Bolsa, +0,62%, 108.305 pontos
Dólar comercial, -0,39%, R$ 5,3312 para a venda

Vendas de veículos recuaram 0,7% em 2022. Problema foi de oferta e não de procura. Conheça os números.

O Ano fraco das vendas de veículos novos refletiu principalmente a escassez de oferta decorrente dasinterrupções da cadeia global de semicondutores. 

Os economistas do Bradesco dizem, hoje, em sua newsltter diária, que  em 2022, as vendas de veículos leves e pesados novos recuaram 0,7%, totalizando 2,1 milhões de unidades. 

Especificamente sobre o desempenho do setor em dezembro, as vendas recuaram 0,5% na margem, refletindo o desempenho negativo do segmento de leves (-1,4%). Para 2023, o cenário macroeconômico mais desafiador e os juros em níveis elevados devem limitar o desempenho do setor e, com isso, as vendas devem ficar em torno de 2,1 milhões novamente.

Proprietários de veículos do RS têm desconto para pagamento antecipado do IPVA em janeiro

Proprietários de veículos podem obter economia no bolso com o pagamento do IPVA 2023 antecipadamente em janeiro, antes do vencimento por placas (que acontece durante o mês de abril). Quem realizar a quitação até 31 de janeiro tem desconto de 10% pela antecipação. Os proprietários também podem obter os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Se tiverem direito, que acumularão, nesse caso, poderão agregar os descontos que chegarão ao máximo de 28%.

Se o proprietário optar pelo parcelamento em seis vezes, também terá o respectivo desconto nas parcelas de janeiro (10%), fevereiro (6%) e março (3%). Neste caso, deverá ser feita a opção pelo parcelamento e pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro.

Dica do editor - Conheça as datas da retomada das aulas dos 80 mil alunos das escolas municipais de Porto Alegre

Foto de Raphaela Auad, Smed.

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre definiu o cronograma do início do ano letivo nas escolas públicas municipais para 2023. O retorno das atividades vai ocorrer em datas distintas para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. No total, cerca de 80 mil alunos estão matriculados nas 98 instituições de ensino próprias e em 217 escolas conveniadas.

Educação Infantil - as aulas iniciam-se no dia 8 de fevereiro. São 30 mil alunos.
Ensino Fundamental - 22 de fevereiro, com 51,7 mil alunos.

CLIQUE AQUI para saber informes sobre vagas e matrículas.

Jornal descobre mais elos de ministra do Turismo de Lula com milicianos do Rio

A Folha de S. Paulo descobriu que dois parentes de um ex-vereador preso sob acusação de integrar uma milícia ganharam cargos na Prefeitura de Belford Roxo (RJ), comandada por Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (União Brasil), marido da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil).

A irmã e o pai do terceiro-sargento bombeiro Márcio Pagniez, o Marcinho Bombeiro, foram nomeados em dezembro de 2021 e agosto de 2022, respectivamente, após a prisão do parente, em outubro de 2019. 

Nesta quinta, após contato da reportagem do jornal, a ministra também apagou vídeo no qual o miliciano preso declara voto nela nas últimas eleições.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa do jornal.

Associação da indústria de armas tira nota para responder aos críticos e pedir união

O editor recebeu esta manhã a nota a seguir, que publica na íntegra:

A Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições - ANIAM fornece os seguintes esclarecimentos  a respeito de correspondência, datada de 14 dezembro de 2022, com comentários e sugestões sobre a  nova regulação do comércio de armas e munições.

Essa correspondência tem sido alvo de críticas equivocadas, que revelam incompreensão e só servem  para desunir um setor que, trabalhando em conjunto, já teve vitórias históricas como foi o referendo de  2005. Nesse momento em que a revisão da regulação do setor é inevitável, é preciso agir com  racionalidade e união para preservar conquistas. Ao invés disso, nos tornamos nosso maior opositor,  estamos desunidos e enfraquecidos, precisando nos defender uns dos outros, esquecendo que todos nós trabalhamos e lutamos por um mesmo ideal, mesmo que, às vezes, com pontos de vista diferentes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Transparência Internacional critica posse de ministro condenado por peculato em 1a. instância

A ONG anticorrupção Transparência Internacionalprotestou, ontem, contra a posse do ex-governador do Amapá Waldez Góes (PDT) como ministro da Integração e Desenvolvimento Regional do governo lulopetista.

 Em 2019, Góes foi condenado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) a 6 anos e 9 meses de prisão pelo crime de peculato, isto é, desvio de recursos públicos. Em 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a condenação. A defesa de Waldez Góes entrou com um habeas corpus. 

Entretanto, o julgamento está parado desde 2021, quando o ministro Alexandre de Moraes sentou em cima do processo.

PSDB invdeste contra nova Procuradoria de Defesa da Democracia

 A nova procuradoria tem contewúdo fascio-comunista.

O deputado Carlos Sampaio acionou a Procuradoria Geral da República contra a nova Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia criada pela AGU (Advocacia Geral da União). 

Em seu perfil no Twitter, Sampaio publicou um vídeo anunciando a representação e criticando o decreto do governo Lula.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da representação.

Haddad nega proposta argentina de moeda única, mas a proposta foi feita para Haddad

O Gaúcho foi moeda comum que não deu certo. CLIQUE AQUI para saber o que foi.

Ao lado, cédula de pesos argentinos, com gaúcho como ilustração.

Dois dias depois que o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, dizer que debateu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddao projeto de criação de uma moeda única para o comércio dentro do Mercosul, o ministro Fernando Haddad negou tudo e até que discutiu isto com o diplomata.

Mas é verdade.

Como o próprio Scioli já havia explicado na última terça-feira, 3, o objetivo não é fazer com que os países membros do Mercosul deixem de usar suas próprias moedas – o real, o guarani e os pesos argentino e uruguaio – mas sim formatar uma moeda única para as transações comerciais entre eles, sem depender do dólar.

Prefeito Sebastião Melo protesta contra ida do MDB ao governo lulopetista que corrompeu e dividiu o Brasil

Na carta que mandou ontem ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, o prefeito Sebastião Melo manifestou sua "desconformidade e apreensão diante da decisão tomada em relação ao cenário nacional".

Depois de historiar a trajetória do Partido,  Sebastião Melo critica a decisão do MDB de integrar o governo lulopetista:

- Cumprir isso (aprovarmeidas correta) é algo completamente distinto do que participar de um governo, numa aliança liderada por uma força política que, como se sabe, prioriza apenas a sua agenda, divide o Brasil e freia o desenvolvimento. Não deveríamos integrar um projeto que misturou o público e o privado e que institucionalizou a corrupção quando esteve no poder.

Pergunta o prefeito:

- Qual é, afinal, o grau de afinidade que o MDB tem com a esquerda petista? Nenhum. O que resta, então, é a ocupação de espaços, barganha política e troca de apoio por cargos.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da carta.

Bolsa subiu forte, ontem, passando dos 107 mil pontos. O dólar recuou.

O dólar teve forte queda e fechou abaixo de R$ 5,40, após declarações de ministros de que o governo atual não revisará reformas e medidas econômicas tomadas na gestão anterior. 

A bolsa de valores subiu mais de 2% e aproximou-se dos 108 mil pontos.

Dólar - O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (5) vendido a R$ 5,352, com recuo de R$ 0,10 (-1,85%).

Bolsa - O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 107.641 pontos, com alta de 2,19%. 

Dica do editor - Segurados do INSS ficam livres da Prova de Vida

A partir deste mês, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que devem comprovar que estão vivos por meio da conhecida Prova de Vida, podem ficar ‘livres’ do procedimento. O órgão publicou uma portaria com as mudanças para aposentados, pensionistas e outros beneficiários, tornando o procedimento automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Brasil registrou mais 158 mortes por vírus chinês

O Brasil registrou, em 24 horas, 27.674 novos casos de covid-19 e mais 158 mortes em consequência da doença, informou o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde. O boletim de hoje não traz os dados atualizados dos estados do Tocantins, de Mato Grosso do Sul e do Piauí.



Desde o início da pandemia, foram registradas no país 694.569 mortes por covid-19. Os casos confirmados da doença somam 36.450.812.

Ainda segundo o boletim, 35.225.196 pessoas se recuperaram da doença, e 531.047 casos estão em acompanhamento.

WhatsApp lança recurso que dribla restrições locais ao aplicativo

O WhatsApp, da Meta Platforms, disse nesta quinta-feira que seus usuários agora poderão usar servidores proxy para acessar o serviço em países onde o aplicativo está bloqueado. Um servidor proxy é um intermediário entre usuários e serviços da web e atua como um filtro que permite aos internautas contornar restrições e censura. O WhatsApp disse que o suporte a proxy no aplicativo está oficialmente disponível para usuários com a versão mais recente.

Usuários em países como Irã e Síria usam serviços de rede virtual privada (VPN) para navegar em torno da censura na Internet.

Ministro do Trabalho recua da fala sobre extinção do saque-aniversário do FGTS

 Um dia após lançar a possibilidade de extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou atrás. 

Em postagem na rede social Twitter, ele escreveu que a modalidade de saque será “objeto de amplo debate” entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.

As 9h30min, Lula reúne-se com seus ministros

Lula da Silva terá uma reunião de sua equipe de ministros, ministras e "ministres", nesta sexta-feira. O encontro começa às 9h30, no Palácio do Planalto e, segundo o próprio Lula, "só tem horário para começar".

Um dos pontos da agenda é alinhar os discursos, porque os ministros batem cabeça.

Lula quer reunir os governadores no dia 27.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/