Com Lula em fuga, SBT faz sabatina só com Bolsonaro. Agora, ao vivo. Veja.

 

Vereador Radde, PT, provoca bolsonaristas e apanha do seu colega Alexandre Bobadra. Foi em Porto Alegre.

Depois de protagonizar provocações de toda ordem e trocar empurrões com mulheres bolsonaristas na zona mais central de Porto Alegre, agora há pouco, o vereador e deputado estadual eleito pelo PT, Leonel Radde, acabou trocando socos com seu colega e vereador Alexandre Bobadra, "Ele veio na nossa barraca e na nossa concentração para fazer confusão", disse Bobadra. CLIQUE AQUI para saber mais. CLIQUE AQUI para ver o cerco e as agressões sofridas por Bobadra, que se livra de todos, persegue Radde em fuga e bate nele. Uma aliada de Radde tenta protegê-lo aos gritos de "Ele é um deputado federal eleito !". Radde elegeu-se estadual e não federal, mas ainda não é deputado.

Procuradores e promotores do RS repelem censura à imprensa decidida pelo TSE

Depois da vigorosa nota assinada pelo presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia, protestando contra a decisão do TSE de impor censura às  expressão e de imprensa no Brasil, hoje foi a vez, finalmente, da Associação do Ministério Público do RS, a AMPRS.

O que diz a nota assinada pelo presidente José Ricardo Santos Tavares:

 (...) a AMPRS manifesta sua preocupação e contrariedade em face de recentes decisões do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, nas quais houve intervenção indevida em direitos fundamentais, notadamente, em face das liberdades de expressão e imprensa.

A nota lembra que as liberdades de expressão e de imprensa são garantidas pela Constituição. Por isto, diz a nota:

- Ainda, também causam preocupação os termos da Resolução nº 23.714/2022, editada no dia de ontem,  às vésperas do pleito eleitoral, pelo Tribunal Superior Eleitoral (...) sem a análise ou provocação do Ministério Público. 

CLIQUE AQUI para ler toda a nota.

Senador Lasier Martins não acompanha Podemos e abre apoio ao candidato Onyx Lorenzoni

Lasier com o líder das pesquisas de intenções de votos para o governo do RS.

O senador Lasier Martins entrou em dissidência com o Podemos e resolveu não seguir a decisão do Partido, que é a de apoir Eduardo Leite, PSDB.

Onyx encontrou-se com o candidato Onyx Lorenzoni e abriu seu apoio.

Lasier já tinha feito isto em relação ao presidente Jair Bolsonaro.

Nas últimas horas, também tem crescido o número de lideranças do MDB que apoiam Onyx.

A lista de emedebistas ilustres incluem o prefeito Sebastião Melo, os deputados federais Osmar Terra e Alceu Moreira, além dos deputados estaduais Thiago Simon e Patrícia Alba.


"Às favas os escrúpulos", só faltou dizer Cármen Lúcia ao aprovar a censura no Brasil

 

No NYT, ‘um homem agora pode decidir o que pode ser dito no Brasil’

É uma espécie de ditador do Brasil, típico de república bananeira.

No New York Times, reproduzido abaixo, “Um homem agora pode decidir o que pode ser dito online no Brasil”. No segundo enunciado, “Autoridades concederam ao chefe das eleições amplos poderes para ordenar a remoção de conteúdo online, numa tentativa de combater a crescente desinformação”.

Abrindo o texto do correspondente Jack Nicas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, diante da “torrente de desinformação, recebeu poder unilateral para ordenar que as empresas de tecnologia removam postagens —uma das ações mais agressivas tomadas por qualquer país para combater informações falsas”.

O jornal ouve de Carlos Affonso Souza, professor da UERJ: “É um movimento arriscado. Acho que isso pode ir longe demais, dependendo de como ele exercer esses direitos”.

Estes são os ministros que no TSE votaram a favor e contra a censura no Brasil

No julgamento de ontem do TSE, no qual a maioria dos ministros (4 sobre 3) decidiram violar a Constituição, estabelecendo a censura prévia (a proibição de exibição do documentário "Quem matou Bolsonaro", da Brasil Paralelo), estes são os nomes que precisam entrar para a história:

A favor da censura
Benedito Gonçalves, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. 

Contra a censura
Raul Araújo, Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Opinião do editor - Este hipócrita discurso de Cármem Lúcia sobre censura, consagra a pérfida violação da Constituição

 Por 4 x 3, o TSE decidiu violar os artigos 5o e 222 da Constituição, estabelecendo a abominável censura prévia no Brasil. A ministra Cármem Lúcia acompanhou a perfídia, mesmo dizendo-se radicalmente contra a censura, isto porque reconhece que há proibição constitucional. "Mas é por curto prazo", pareceu dizer a ministra, como se fosse possível acontecer meia gravidez. A hipócrita fala de Cármem Lúcia é vergonha histórica e irá para os anais do TSE como uma das maiores vilanias já cometidas pela Corte. Com voz embargada por falsa emoção, disse a ministra: “Se, de alguma forma, senhor presidente e especialmente o ministro relator, que é o corregedor, isto se comprovar como desbordando para uma censura (sic) deve ser imediatamente reformulada essa decisão no sentido de se acatar integralmente a Constituição e a garantia da liberdade, de ausência de qualquer tipo de censura”. Desbordar ? Neste caso, não cabe verbo, mas adjetivo qualificativo da pior espécie. O editor incluiu no seu Canal do You Tube o recorte da fala, que viraliza nas redes sociais.

Dica do editor - Austin, no Texas, é a melhor escolha de moradia para imigrantes

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a cidade de Austin, no Texas é a que mais apresenta possibilidades de crescimento para as pessoas. Marcas como Tesla, Samsung, Microsoft, Google e IBM construíram fábricas na região e se a estrutura logística for observada, dá para notar que tudo foi criado para que essas empresas se comuniquem entre si com agilidade. Os chips automotivos que vão para os carros da marca são feitos pela Samsung, enquanto o sistema operacional fica nas mãos da Microsoft e da IBM. 

O governador do Texas, Greg Abbott, fala abertamente que a expectativa de aumento populacional na região de Austin é de 5 milhões de pessoas até 2025.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Esta noite, tem Bier Markt em Porto Alegre. Vá com seus amigos. Reserve para happy hour.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes: 

Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Whats:
51-993882401 / 51-993887265. 

Abre as 17h.

Cardápio no site 
www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com

Onyx lidera no RS, diz Paraná Pesquias. Veja os números desta tarde.

Em linha com pesquisas de outras empresas da área, Paraná Pesquisas acaba de divulgar os números relacionados com a disputa pelo governo do RS. Os eleitores acham que Onyx vencerá (46,3%). 40,6% apostam em Leite e 13,12% não sabem o que dizer. 

Onyx desponta na liderança.

Votos válidos
Onyx, 52,5%
Eduardo, 47,.5%

Eis os números da pesquisa estimulada

Onyx, 47,5%
Eduardo Leite, 43,1%
Não sabem, 4,7%
Brancos, nulos, 4,7%

Onyx e Leite avançaram levemente em relação à última pesquisa.

Dica do editor - Até domingo tem Festa Nacional da Lavanda em Morro Reuter, RS

Morro Reuter, RS, 1h30min de Porto Alegre, o maior produtor da planta em escala comercial do país, abriu a 5ª Festa Nacional da Lavanda, aberta nesta quinta-feira e irá até domingo, inclusive. Na programação também há shows e passeios guiados pela plantação de lavanda. Nesta época do ano, Morro Reuter vive a floração da lavanda. São 26 famílias que se dedicam exclusivamente ao cultivo da flor. Com pelo menos duas safras por ano, a cultura rende cerca de 85 toneladas a cada ciclo.

Microentrevist, Bibo Nunes - Descontextualizaram minha fala. Se passei do ponto, peço desculpas.

O combativo deputado federal Bibo Nunes, incomodado in extremis com as manifestações de estudantes lulopetistas da UFSM, reconhece que estava inflamado demais quando permitiu a leitura enviesada de declaração sua, sugerindo que eles fossem queimados vivos.

O que foi que houve, deputado ?
Descontextualizaram minha fala. Eu estava me referindo ao que acontece numa cena do filme Tropa de Elite e que poderia acontecer com os lulopetistas da UFSM.

Em que contexto saiu a declaração ?
Fiz  a afirmação em transmissão nas redes sociais, depois de protestos mentirosos dos alunos contra o corte de verbas na educação e ataques grosseiros ao ao governo Bolsonaro, em clara manifestação eleitoral a favor de Lula. 

E agora ?
Agora já me desculpei. Acho que passei do ponto, reconheço e peço desculpas.

Entidades empresariais de São Leopoldo protestam contra censura à imprensa

O Instituto São Leopoldo 2024, a Associação Unidos pela Educação e a Liberdade e o Sindicontábil Vale dos Sinos, todos de São Leopoldo, maior cidade gaúcha comandada por um prefeito do PT, no caso Ary Vannazi, tirou nota para protestar contra os atos de censura que são praticados em escala invencível pelo TSE.

A nota sublinha a interferênbcia indevida prarticada pela Corte "na atividade jornalistica de qualquer individuo ou pessoa juridica regularmente constituída, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões, seja pela transmissão via internet (plataformas digitais de qualquer natureza), radio-transmissão, escrita (jornais, revistas, sites, redes sociais, e qualquer forma de divulgação existente)".

CLIQUE AQUI para ler o texto completo.

Jovem Pan News faz autocensura e afasta jornalistas Cristinba Graeml e Zoe Martinez

Submetida a ilegal censura prévia por parte do TSE, a  TV Jovem Pan News faz autocensura explícita, garroteia as falas dos seus comentaristas e já afastou a comentarista política Cristina Graeml de sua programação. Ela não deve participar do Jornal Jovem Pan e do 3 em 1 até o fim das eleições, em 31 de outubro.

A Jovem Pan também afastou a comentarista política Zoe Martínez do programa Morning Show. 

Os Pingos nos Is, programa de destaque nacional, precisou modificar parte do quadro de comentaristas, em flagrante autocensura. 

Na quarta-feira, a comentarista Ana Paula Henkel chegou a ser censurada em pleno ar. 

A autocensura só é feita em cima de referências a Lula.

Estadão renega seu próprio passado e abre apoio a Lula

O jornal O Estado de S. Paulo de hoje abriu voto por Lula.

O Estadão, como se sabe, não pode dizer que não sabia, já que foi um dos maiores apoiadores da LavaJato.

64,3 milhões de brasileiros estão superindividados, diz CNDL

O mais recente levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), escancara este problema: quatro em cada dez brasileiros adultos (39,71%) estavam negativados em setembro de 2022, o equivalente a 64,25 milhões de pessoas. Destaque para as dívidas com bancos que cresceram quase 38%.

O número de brasileiros endividados é recorde da série histórica do estudo, realizado há oito anos. 

Considerando os recentes recordes de dívidas entre os brasileiros, parece que a Lei do Superendividamento ainda não surtiu o efeito desejado.

CLIQUE AQUI para saber mais e conhecer propostas.

 


Modalmais/Futura também apresenta Bolsonaro nominalmente na frente. Cenário, no entanto, é de empate técnico.

Acaba de sair outra pesquisa de intenções de votos para presidente, desta vez da Modalmais.Futura.

Bolsonaro está nominalmente na frente, mas tecnicamente encontra-se em situação de empate técnico com Lula.

Na pesquisa estimulada, portanto com apresentação de nomes, o resultado é este:

Bolsonaro, 46,9%
Lulas, 45,90%
Indecisos,3,3%
Não sabe, 3,8%

CLIQUE AQUI para verificar toda a pesquisa, que não se resume a estes dados relativos aos votos da versão estimulada. O editor colocou a pesquisa em arquivo.

Ministro Raul Araújo diverge de Moraes e Cármem Lúcia. Ele é contra a censura. Veja e ouça o vídeo.

 - Foi ontem, na sessão vergonhosa do TSE.

Balança comercial registrou superávit de US$ 2,1 bilhões na primeira quinzena de outubro

A balança comercial brasileira teve um novo superávit de US$ 2,13 bilhões em outubro, até a segunda semana do mês. 

O número representa um aumento de 129% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Ministério da Economia.

O resultado refletiu o crescimento de 28,2% nas exportações, que atingiram US$ 13,04 bilhões, enquanto as importações subiram 18% e totalizaram US$ 10,91 bilhões. Já a corrente de comércio, que é a soma das exportações com as importações, aumentou 23,3% no período, alcançando US$ 23,94 bilhões. 

Dica do editor - Grátis, ciclo sobre avanços da pesquisa clínica em oncologia (Moinhos de Vento, Porto Alegre)

Tratamentos adjuvantes para o câncer de pulmão serão o destaque da programação do Moinhos Science Class.

A discussão sobre terapias adjuvantes no tratamento ao câncer de pulmão será o destaque do ciclo de palestras do Centro de Pesquisa Clínica – Avanços em Pesquisa Clínica em Oncologia, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento no próximo dia 25. Entre os destaques da programação está o oncologista clínico Guilherme Harada, atual Fellow em Oncologia Avançada no departamento de Desenvolvimento Inicial de Medicamentos e Oncologia Torácica do Memorial Sloan Kettering, de Nova Iorque.]

CLIQUE AQUI para mais detalhes.
CLIQUE AQUI para se inscrever, grátis.

Agora, ao vivo, ModalMais/Futura avalia o 2o turno

 

Dólar reage e sobe. A bolsa opera em queda.

 A Bolsa opera em baixa.

O dólar sobe.

10h47min

Bolsa, -0,13%, 117.023 pontos
Dólar comercial, +0,46%, R$ 5,4748 para a venda

Dica do editor - Rematrícula para educação infantil só irá até o dia 31, Porto Alegre

 Está aberto o período de rematrícula para o ano letivo de 2023 na rede de ensino de Porto Alegre. Para alunos da Educação Infantil, o prazo vai até 31 de outubro; para os demais níveis de ensino, até 30 de novembro.

Melo, Schirmer,Thiago Simon e Terra reforçam campanha de Onyx, mas Leite reage com apoio de Eliseu Padilha

O equilibrista Eliseu Padilha apoia Eduardo Leite.

Charge da Gazeta do Povo.

O deputado estadual Tiago Simon, além dos deputados federais Osmar Terra e Alceu Moreira, mais o ex-deputado Cezar Schirmer, e da deputada estadual Patrícia Alba, reafirmaram apoio ao candidato Onyx Lorenzoni.

Onyx reuniu-se, quinta-feira, com lideranças do MDB, entre as quais o prefeito Sebastião Melo.

Também esta semana, Eduardo Leite reforçou em ato público o apoio de emedebistas, entre os quais o ex-ministro Eliseu Padilha.

Bolsonaro falará esta noite no SBT. Sozinho, porque Lula, que passará o dia em Minas, fugiu do debate.

Esta noite, Bolsonaro será sabatinado no SBT. A noite seria de debate, mas Lula amarelou e fugiu para Minas. Outro debate, domingo, na Record, também será transformado em sabatina, porque Lula igualmente fugiu.

Jair Bolsonaro (PL): às 9h participa de encontro com lutadores de artes marciais e às 21h30 participa de debate no SBT.

Lula (PT): às 10h participa de caminhada em Teófilo Otoni (MG) e às 17h participa de caminhada em Juiz de Fora (MG).

Lula derrete também em SP, maior eleitorado do Brasil. São dados do Paraná Pesquisas de hoje.

De acordo com os resultados da pesquisa de intenções de votos que acaba de implementar, a empresa Paraná Pesquisas demonstra que Lula derrete em São Paulo. Bolsonaro avançou 2 pontos sobre a última pesquisa e Lula  perdeu 1,3 pontos. SP detém 1/5 do eleitorado brasileiro der 154 milhões de eleitores.

Dados da estimulada, hoje:

Bolsonaro,51,9%
Lula, 38,2%
Não sabem, 4%
Nenhum, 5,9%

No caso dos votos válidos, Bolsonaro tem 57,6% e Lula tem 42,4%.

Bolsonaro terá maioria no Senado para mexer no STF, diz Lasier Martins

O senador Lasier Martins, Podemos, disse ontem que Bolsonaro terá condições excepcionais para promover mudanças substanciais no STF, ano que vem, com a nova maioria formada no Senado.

Lasier falou no programa "Boa tarde, Brasil", Rádio Guaíba. O editor participou da conversa.

As contas do senador são as seguintes sobre a composição do novo Senado, que conta com 81 membros:

- 41 senadores, maioria, alinhados com o novo governo.
- 31 senadores terrivelmente alinhados com o novo governo.

Bolsonaro terá maioria para desalojar o renegado presidente atual, Rodrigo Pacheco, elegendo uma das duas ex-ministras suas: Damares Alves ou Tereza Cristina.

Vacinação contra a poliomielite prosseguirá além do prazo

A prefeitura de Porto Alegre decidiu manter a vacinação contra a poliomielite mesmo após o fim da campanha nacional, prevista para amanhã.

A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

CLIQUE AQUI para examinar os locais.

RS abriu o dia com sol, mas o tempo será instável em várias regiões

Nesta sexta-feira o RS terá chuvas em parte do dia em muitas cidades, mas neste momento há sol em localidades como Porto Alegre.

Conforme a MetSul, o dia será de temperatura amena no território gaúcho. 

Em Porto Alegre, a mínima é de 16ºC, e a máxima chega aos 23ºC.

Bolsonaro dispara no RS e derrota Lula por larga margem, diz Paraná Pesquisas

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, contratado pela Record TV, divulgado nesta sexta-feira, mostrou Bolsonaro disparado na frente de Lula no RS:

Estimulada
Jair Bolsonaro (PL): 52,7%
Lula (PT): 39,1%
Não sabe/Não respondeu: 3,7%
Nenhum/ Branco/Nulo: 4,5%

Foram entrevistados no Estado 1.540 eleitores por meio de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 58 municípios entre os dias 16 e 20 de outubro. 

Votos Válidos: Jair Bolsonaro (PL): 57,4%/ Lula (PT): 42,6%.

Brasil registrou 60 novas mortes por covid-19

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 687.483 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 34.776.259.

Em 24 horas, foram registrados 4.939 novos casos e confirmadas 60 mortes pela doença. Ainda segundo o boletim, 33.996.688 pessoas se recuperaram da doença, e 92.088 casos estão em acompanhamento.

O boletim desta quinta-feira não traz os dados atualizados do Ceará, São Paulo e Tocantins, além dos óbitos atualizados de Mato Grosso do Sul.

Saiba onde vacinar contra pólio, gripe e vírus chinês, hoje, Porto Alegre

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira, tudo em diferentes locais. 

Adultos - A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia (até as 16h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Gripe e pólio - Já a vacinação contra a gripe e a pólio estarão disponíveis para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, shoppings João Pessoa e Lindoia.

Entrevista de Bolsonaro ao podcast inteligência bate todos os recordes de audiência no Brasil

Este blog transmitiu a entrevista on line, ontem a noite.

O indicador de audiência desta manhã, 8h02min, aponta um acumulado de 14 milhões de visualizações (CLIQUE AQUI para examinar os números do próprio Google Analytics).

A entrevista do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, ao podcast Inteligência Ltda, ontem, chegou a mais de 1,7 milhão de internautas acompanhando simultaneamente a transmissão ao vivo no YouTube. 

A audiência ultrapassou a da entrevista do do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, no Flow Podcast, que chegou a 1.093.402 espectadores

Ministra do TSE derruba 164 direitos de resposta de Lula

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), suspendeu, ontem,  164 direitos de resposta na TV concedidos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A defesa do presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu contra a decisão que diminuiu drasticamente seu espaço na televisão na reta final do 2º turno.

CLIQUE AQUI para ler os fundamentos da decisão da ministra.

Guedes garante reajuste das aposentadorias e do salário mínimo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou, ontem, que os reajustes da aposentadoria e do salário mínimo estão mantidos para o próximo ano. O novo valor, que passa a vigorar em janeiro, deverá cobrir pelo menos a inflação, de acordo com Guedes. 

“O jogo está correndo. É claro que agora em janeiro, fevereiro, os aposentados e o salário mínimo serão corrigidos pelo menos igual a inflação”, afirmou.

A declaração foi feita à imprensa logo após Guedes ter participado da reunião da diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro.

O valor do salário mínimo impacta também o pagamento das aposentadorias. O salário mínimo é, atualmente, R$ 1.212.

Dica do editor - Cobrança da Área Azul começou ontem em Porto Alegre

Começaram a funcionar nesta quinta-feira os novos serviços da Área Azul em Porto Alegre. Os usuários do estacionamento rotativo já podem pagar por débito automático, cartão pré-pago ou pelo aplicativo da Zona Azul Brasil, o Sigapay. Essas novas formas de pagamento se somam às já existentes: aplicativo Digipare, parquímetro com cartão ou moeda, SMS, pelo telefone 0800 e pontos de venda. O pagamento por PIX estará disponível nos próximos dias e em total funcionamento a partir de 1º de novembro. 

Em 1º de novembro, juntamente com os novos valores de R$ 2, por meia hora, e R$ 4, a hora.

Bolsa volta a subir e marca 117 mil pontos. Dólar continua despencando.

O dólar aproximou-se de R$ 5,20 e atingiu o valor mais baixo em 10 dias. A bolsa de valores subiu pela quarta vez consecutiva e chegou ao patamar mais alto em duas semanas.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta quinta-feira vendido a R$ 5,218, com queda de R$ 0,057 (-1,07%). Com o desempenho de hoje, o dólar acumula queda de 3,28% em outubro. Em 2022, a divisa caiu 6,42%.

Bolsa
No mercado de ações, o dia foi marcado por ganhos. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 117.171 pontos, com alta de 0,77%. 

Agora é guerra

 - Este comentário é do jornalista Fernão Lara Mesquita, publisher do blog O Vespeiro. Fernão é da família Mesquita, controladora do Estadão, mas divergiu dela e toca seu próprio empreendimento jornalístico.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/