Prestem atenção: os militares, enfim, estão falando. É melhor ouvir.

Editorial, Estadão - A democracia de olho roxo (o caso Moraes x Mantovani)

Terminou não com um estrondo, mas com um gemido, o inquérito que apurou as hostilidades que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes alegou ter sofrido em julho do ano passado, junto com sua família, no aeroporto de Roma.

Como se sabe, a investigação policial acabou sem indiciamentos, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo – algo que era evidente desde o momento em que o caso veio à tona. 

Tudo isso se deu em meio a um clima de vale-tudo em nome da defesa da democracia. 

Comparando-se esse palavrório inconsequente com o resultado anticlimático do inquérito sobre o incidente envolvendo o sr. Moraes, tem-se a exata noção da distância que há entre a retórica inflamada dos autoritários travestidos de paladinos da democracia e a realidade dos fatos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ex-número 2 da Abin, já do governo Lula, dirá na Câmara por que responsabilizou o governo pela cilada do 8 de Janeiro

 Este material é da Folha Política.

Opinião do editor - Eduardo Leite ataca o ato do dia 25

O governador gaúcho Eduardo Leite, que neste final de semana resolveu frequentar as páginas de algumas das principais publicações da velha mídia brasileira, decidiu atacar a convocatória para o ato público do dia 15 na Paulista.

Fez isto em entrevista à Folha de S. Paulo.

E tocou a crítica de modo oblíquo, como costuma fazer na sua condição raposa tucana:

- Numa democracia é legítimo fazer qualquer ato, mas as acusações (contra Bolsonaro) são muito graves.

Acusações, como se sabe, nem de longe formam coisa julgada.

Mas o tucano gaúcho insiste, sempre de modo oblíquo, como costumam ser declarações melífluas:

-  Olhando todo o conteúdo trazido até aqui, não é o vídeo sozinho, ou as mensagens. O conjunto da obra é bastante contundente de que havia uma tentativa de golpe.

Eduardo Leite comprou a narrativa do Eixo do Mal.

Conheça a lista dos 84 deputados federais que já confirmaram presença na Paulista

 O site Poder360 pesquisou e lista os nomes dos 84 deputados federais (16% da Câmara) que já confirmaram presença no ato do dia 25 na Paulista.

Existem outras listas mais infladas.

Fala-se em 150 nomes de deputados federais e senadores.

O número aumenta a cada momento.

CLIQUE AQUI para ler os nomes dos que irão ao ato de Bolsonaro.

Governador Eduardo Leite conta como é o seu edulcorado romance com Thalis Bolzan, o casal gay mais famoso do RS.

Em idílicas férias de verão em Trancoso, na Bahia.

O governador Eduardo Leite, 38anos, voltou a contar toda a sua edulcorada história do romance que mantém com o médico capixaba Thalis Bolzan, 31 anos, tudo para confirmar para os jornalistas Mõnica Wainberg e Ricardo Ferraz que o casal assumiu uma união estável.

"Sofri preconceito", voltou a dizer o governador gáucho, ao lembrar o episódio no qual anunciou que era gay. O  governador reconheceu, na entrevista, que expor sua orientação sexual pode ser um freio à sua trajetória, mas diz: “A liberdade não tem preço.”

Por que o senhor e seu marido decidiram selar a união estável ?, perguntaram os jornalistas. Ele respondeu: 

- Estamos há três anos juntos, felizes, e resolvemos assinar uma declaração que nos protege do ponto de vista patrimonial. 

Eduardo Leite avisou que vai ter casamento e festa. O governador não disse se o casal ocupará o quarto nupcial arrumado no Piratini e nem se Thalis exercerá as funções de primeiro damo.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista publicada por Veja.

Dica de humor político - Barroso encurralado, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Publicidade - Reserve para happy hour, agora. Use o WhatsApp. Bier Markt, Porto Alegre. Abre esta noite.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats 993882401 / 993887265.
Use seu Waths agora mesmo.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica de filme - "Halo", no Prime Video.

Nota dos Clubes Militares está em linha com advertências de Mourão. Relembre o discurso de Mourão.

 A nota que este blog publicou ainda há pouco (leia abaixo), assinada pelos presidentes dos Clube Militar (Exército), Naval e da Aeronáutica, representa um claro alinhamento com o discurso feito há duas semanas pelo senador Hamilton Mourão, criticado severamente pelo Eixo do Mal, que não entendeu nada ou não quis entender nada. Veja e ouça o que disse o senador há uma semana:

Este blog bateu, ontem, seu recorde de leitores da semana

Este blog bateu, ontem, sexta-feira, o recorde de leitores desta semana, embora não os recordes anteriores do ano.

Foram, 47.730, segundo contagem oficial do Google Analytics.

A edição de 10 de fevereiro bateu todos os recordes de leitura deste ano, alcançando o número de 58.017 leitores.

A média diária de leitores tem sido de 25 mil.

Dia 28 de janeiro foram 51.057, segundo dados coletados pelo Google Analytics e que podem ser consultados por qualquer interessado porque são públicos.Os recordes anteriores deste ano foram nos dias 15, 43.057 leitores, e dia 11, com 42.871, também em janeiro.

Apenas para efeito de comparação, o site (não é blog, porque é muito mais completo e amplo) do jornal Zero Hora, o maior do RS, contabiliza número médio de 114 mil, segundo o IVC.

Dica do editor - Vão sair os primeiros núcleos gaúchos para tratar endometriose

 O Rio Grande do Sul terá, a partir de março, os primeiros núcleos especializados para diagnóstico e tratamento da endometriose, informa, hoje, o jornalista Flávio Pereira, jornal O Sul. Pereira revela que o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), autor da Lei Nº 16.071/23, que institui a Política Estadual de Luta Contra a Endometriose, tratou do tema esta semana com o diretor da Sociedade Brasileira de Endometriose, Pablo Nascimento. Os primeiros locais serão conhecidos em um evento que acontecerá paralelamente ao Encontro Nacional de Conscientização da Endometriose, o Março Amarelo, a ser realizado no dia 16 de março, em Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para ler toda a nota do jornalista de O Sul. A nota também explica o que é esta doença.

Clubes Militares tiram nota para defender oficiais presos e investigados por Moraes e PF

O editor conferiu a publicação a seguir e verificou sua procedência.

Os Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica tiraram nota que está sendo divulgada nos sites de todos eles, na qual demonstram clara "apreensão diante da exposição de distintos chefes militares, associados a atos que supostamente atentaram o Estado Democrático de Direito – algo que, cumpre registrar, consideradas as suas trajetórias de vida, avaliamos ser pouco sustentável".

(...)

Nos casos apontados e envolvendo militares, os três clubes, que representam oficiais da ativa e da reserva, exigem que  os processos em andamento sejam conduzidos com responsabilidade e imparcialidade, respeitando os limites legais, o devido processo legal, a igualdade perante a Lei, o contraditório e a ampla defesa". Sem cuidar deste tipo de abordagem, a questão "envolve a deterioração das relações no âmbito militar.

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota.

Câmara está prestes a regular sistema de milhas aéreas

A ilustração é do site da AGF Advice (CLIQUE AQUI para saber mais sobre o assunto. O material é da AGF Advice).

A Câmara dos Deputados avança com projeto de lei para regulamentar os programas de fidelidade e as milhas aéreas. Obtido pelo jornal Valor, o texto mais recente proíbe a cobrança de taxas adicionais pelas empresas, torna os “pontos” ativos imprescritíveis, sem prazo de validade, autoriza a venda para outras pessoas e até transferência a herdeiros.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) defendeu a autorregulação do setor, pediu um debate mais aprofundado sobre o projeto de lei e argumentou que parte das iniciativas propostas podem até inviabilizar os programas.

CLIQUE AQUI para ler mais, caso você seja assinante do jornal Valor. O editor é assinante.


Bolsa e dólar fecharam sexta-feira em pequenas altas. Bolsa permanece acima dos 128 mil pontos.

A Bolsa de São Paulo fechou, ontem, em alta de 0,72%, fechando as operações do dia em 128.726 pontos,.

No caso do dólar, houve pequena alta de 0,40%, com o preço de venda estabelecido em 4,9883.

Dica do editor - Escolas começaram a publicar resultado da lista de espera do Sisu

 Os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 podem conferir desde ontem, sexta-feira , o resultado no site das instituições públicas de educação superior participantes do programa. Cabe aos candidatos acompanhar as convocações feitas pelas instituições de ensino, uma vez que o prazo de encerramento e os procedimentos para preenchimento das vagas variam de acordo com as regras previstas nos editais específicos de cada instituição participante.

Opinião do editor - Chocada, Gleisi Hofmann faz análise perfeita sobre objetivo do ato da Paulista

Embora por razões cavilosas e raivosas, visando defender os atos autoritários e ilegais que tentam emparedar a oposição, a presidente nacional do PT, Gleisi Hofmann, faz análise perfeita sobre os objetivos dos atos da Paulista (ignore os adjetivos):

- É chocante ver a mídia normalizar esse chamado e o próprio ato, tratando como coisa normal. [...] Esse ato na Paulista não será, certamente, para que ele se defenda dos crimes (sic) que praticou, e nem pode ser visto como liberdade de expressão. É mais uma tentativa de se contrapor ao devido processo legal, já que as provas contra ele e sua turma não param de aparecer. Será para seguir ameaçando as instituições e os adversários, que ele trata de inimigos.

É isto.

Só a pressão popular sobre o Congresso, levando-o a agir dentro das 4 linhas, poderá conter a escalada de intimidação e repressão empreendida pelo STF e pelo governo do PT contra a oposição e bolsonaro.

Saiba quem são os líderes políticos gaúchos que irão ao ato do dia 25 na Paulista

Maurício Marcon declarou, ontem, que 70 parlamentares de todo o Brasil irão ao ato da Paulista.

Os 5 deputados federais do PL do RS irão ao ato público da Paulista, dia 25.

Além dos deputados do PL, outros parlamentares gaúchos confirmaram presença, como são os casos de Maurício Marcon (Podemos), Osmar Terra (MDB) e Covatti Filho (PP). 

O ato da Paulista, segundo Bolsonaro, será o único do País, naquele dia. Ontem, o ex-presidente gravou vídeo (veja abaixo) pedindo que seus seguidores não promovam manifestações naquele dia, naquela hora, em qualquer outro local. As razões são de duas ordens: 1) Ganhar massa, inclusive para demonstrações internas e externas (nos dias seguintes, reuniões do G20 ocorrerão em São Paulo). 2) Evitar provocações e infiltrações.

Também ontem, Bolsonaro vetou o uso de qualquer tipo de vaquinha para financiar o ato do dia 25.

Governadores Caiado e Tarcísio, além do prefeito Nunes, irão ao ato da Paulista

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, confirmou, ontem, que estará na Paulista.

Também confirmaram presença o governador de São Paulo e o prefeito de São Paulo, respectivamente Tarcísio Gomes de Freitas e Ricardo Nunes.


PL, PP, Podemos e Novo formam chapa única para disputar a prefeitura de Caxias do Sul

Uma forte frente de direita formada pelo PL, PP, Podemos e Novo anunciou que disputará as eleições de Caxias do Sul, o segundo maior município do RS, com uma chapa completa:

Maurício Scalco, PL, prefeito
Gladis Frizzo, PP, vice

Gladis Frizzo ainda é do MDB, mas avisou que migrará para o PP.

Rede estadual de ensino público e privado começarão suas aulas a partir de segunda-feira no RS

Nesta segunda-feira, os 673.887 alunos matriculados na rede pública estadual do RS iniciarão as atividades letivas de 2024.

Na semana que vem, as escolas municipais e particulares que ainda não iniciaram as aulas, farão isto, a maioria a partir do dia 20.

Dica do editor - Saiba onde ocorrerá carnaval de rua deste final de semana em Porto Alegre

O fim de semana será de mais Carnaval de Rua em Porto Alegre. Desta vez, o Circuito Orla da Diversidade promete animar o público neste sábado, 17, e no domingo, 18. A programação começará as 14h, com os primeiros blocos confirmados a partir das 15h. Sairá tudo na orla do Guaíba, perto do Gasômetro.

CLIQUE AQUI para verificar a agenda.

RS terá dia de tempo instável e temperatura amena

O Rio Grande do Sul terá um dia, hoje, com sol, nuvens e chuva, segundo a MetSul.

Neste momento, 8h30min, faz sol claro em Porto Alegre

Conforme a MetSul, existe chance de chuva isolada na maioria das regiões, mas com baixos volumes em geral. A maior probabilidade de precipitação será em pontos do Noroeste, do Norte e Nordeste do Estado.

A temperatura será amena durante todo o dia.

 Porto Alegre registrou temp-eratura mínima de 21ºC e a máxima chegará a 28ºC.

Câmara de Porto Alegre já tem composição de membros para CPI da CEEE Equatorial

Enquanto a Assembleia do RS vacila covardemente diante das pressões do governo tucano de Eduardo Leite e não alcança o quorum mínimo de 19 assinaturas para instalar sua CPI, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre não só superou a marca, como já formatou a composição da CPI que busca apurar os péssimos serviços da CEEE Equatorial na Capital.

Doze parlamentares farão parte da comissão, que terá Cláudia Araújo (PSD), proponente, como presidente. O relator será escolhido pela maioria dos membros da CPI.

CLIQUE AQUI para saber quem investigará a CEEE.

Lula teve um dia de cão, ontem, nesta nova e fracassada viagem ao exterior, desta vez na África

Lula da Silva teve um dia de cão, ontem, em Adis Adeba, capital da Etiópia, porque falhou praticamente toda a sua agenda de eventos dos quais participaria e teve que se contentar com um jantar não programado na casa do embaixador brasileiro Jandyr dos Santos.

As informações são do Itamaraty.

Tudo começou com o fracasso do evento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com a ausência de chefes de Estado no encontro. Lula não quis ir sozinho.

Esse não foi o único evento cancelado ao longo do dia. Nesta sexta, Lula teria uma reunião bilateral com o presidente do Quênia, Willian Ruto, mas o avião de Ruto pousou mais tarde que o previsto ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/