Augusto Nunes, Henkel e Fiuza falam sobre as Madalenas Arrependidas. Programa Oeste sem Filtro, agora, ao vivo.

 

Maria do Rosário recebeu grossa vaia ao ser diplomada deputada. Foi 2a. feira no TRE do RS.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) recebeu vaias durante a cerimônia de diplomação dos parlamentares eleitos neste ano. A cena foi registrada na segunda-feira 19, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

A mídia tradicional gaúcha e seus aliados da internet não registraram o caso.

Nas imagens, é possível ver a parlamentar reagindo às vaias. Ela fez o “L” com as mãos, gesto que ficou caracterizado como uma demonstração de apoio ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

CLIQUE AQUI para ver a cena.

STM julga-se incompetente e nega exame de habeas pedido para Bolsonaro

 O ministro Lúcio Mário de Barros Góes, presidente do Supremo Tribunal Militar (STM), rejeitou na quinta-feira 22, um habeas corpus ajuizado por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) em favor do chefe do Executivo e do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

O apoiador foi identificado como João Carlos Augusto Melo Moreira. Moreira utilizou o artigo 654 do Código de Processo Penal, que permite que qualquer pessoa impetre pedidos de habeas corpus.

O STM julgou-se incompetente.

Crônica de Sexta, por Vitor Bertini: Recado a Noel

Reza a lenda que o escritor americano Ernest Hemingway, Nobel de Literatura em 1954, ganhou um belo dinheiro de seus colegas de profissão apostando na possibilidade de contar uma história completa usando apenas seis palavras: “Vendem-se sapatos de bebê. Nunca usados.”

Moro no Brasil – nenhum prêmio Nobel –, escrevi com cinco: 

Para seguir com a leitura, clique aqui.

Vitor Bertini
https://bertini.substack.com
https://vbertini.blogspot.com/
bertini.vitor@gmail.com


Schirmer e Thiago Simon vão mesmo para o secretariado de Melo.

O prefeito Sebastião Melo confirmou que fará uma pequena reforma do secretariado de Porto Alegre logo depois da virada do ano.

Os dois nomes mais em evidência são os do vereador Cezar Schirmer e do deputado Thiago Simon.

Schirmer abrirá vaga para Pablo Melo.

No caso de Simon, o aproveitamento do deputado ocorrerá porque ele não se reelegeu e terá condições plenas para virar secretário.

A reforma não ficará por aí.

Esta é a única reforma que salvará o Brasil, ensina Fernão Lara Mesquita no Pingos nos IS

O que ensina o jornalista Fernão Lara Mesquita nesta sua fala de ontem:" Enquanto o povo brasileiro não passar a determinar quem continua ou não na carreira política, o País Real continuará sendo só comida para o País Oficial. E isso se faz com voto distrital puro com direito de retomada do mandato a qualquer momento por iniciativa popular.

Este ainda será um Natal cheio de esperanças

Recomendado - Aproveite esta sexta-feira para alugar seu apartamento de temporada em Gramado

Ao lado, o Vita Boulevard.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos e as informações sobre o apartamento.

Dica do editor - Esta noite tem o maestro João Carlos Martins (Concerto de Natal) em Porto Alegre. Compre aqui o seu ingresso.

O Maestro João Carlos Martins e orquestra apresentam as clássicas canções de natal em um espetáculo que busca reaquecer o espírito natalino. Tudo no Araújo Vianna, Porto Alegre.

SERVIÇO
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 – Bom Fim, Porto Alegre/RS)
Quando: 23 de dezembro, sexta-feira, às 20h
Abertura da casa: 18h30

CLIQUE AQUI para conhecer a programação, para comprar e os valores dos ingressos.

Recomendado - Bier Markt aceita reservas para suas festas e happy hours de fim de ano. Porto Alegre.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Bier Markt tem aceitado reservas para suas festas e happy hours de final de ano.

Ligue agora.

Faça sua reserva para para esta semana, levando você, seus colegas e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265. 

Rua Barão de Santo Ângelo, 497

No coração do elegante bairro Moinhos de Vento

Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br

Jornalista diz que Bolsonaro está magoado com as Forças Armadas

 O jornalista Guilherme Amado, site Metrópole, que é a única publicação ligada à mídia tradicional que trem se coupado das manifestações de rua e da movimentação bolsonarista na caserna, escreve, hoje, que Bolsonaro está magoado com as Forças Armadas. Ele diz que o presidente não conseguiu apoio para desfechar as ações previstas no artigo 142 da Constituição, capazes de restabelecer a legalidade constitucional.

Hoje, Bolsonaro postou vídeo com cenas ao lado do povo. Veja a repercussão. É da Folha Política:

Ciro Nogueira espalha outdoors no Piauí, tudo para dizer "Obrigado, Capitão !"

Naquilo que pode ser interpretado como uma despedida do governo, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, espalhou outdoors em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no Piauí, seu Estado. 

A informação foi confirmada pela assessoria do ministro, que divulgou imagens dos cartazes. Senador pelo PP do Piauí, Ciro assumiu a Casa Civil em agosto de 2021. 

No cartaz, ele e Bolsonaro aparecem abraçados. A foto é acompanhada da mensagem: “Meu presidente, quero agradecer a oportunidade de estar ao seu lado neste governo e reconhecer seu trabalho em favor do povo do Piauí e do Brasil! Obrigado, Capitão!”.

Agora, ao vivo, o melhor programa político da rádio gaúcha, "Boa tarde,Brasil". Rádio Guaíba.

 

Alexandre Garcia diz que "missão dada" ao corregedor do TSE foi para perseguir Bolsonaro

 

Dica do editor - Conheça esta série da Netflix sobre as roubalheiras de Lula e do PT na Lava Jato

CLIQUE AQUI para examinar este balanço sobre os valores roubados por Lula e pela organização criminosa do PT e seus aliados, tudo como resultado das ações da Lava Jato.

Bolsonaro concede indultos de Natal. Saiba quem se beneficia.

O presidente Jair Bolsonaro beneficiou, no indulto de natal concedido em 2022, militares das Forças Armadas e agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A medida vale para alguns casos específicos, conforme detalhado pelo Decreto nº 11.302/22, publicado no Diário Oficial da União de hoje.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Defensoria e TJRS penalizam-se com mau atendimento de menores infratores na FASE/RS

Legislação penal permissiva do Brasil, não permite que esses bandidos adolescentes cumpram pena no Presídio Central, onde o tratamento é bem melhor.

Por determinação do Tribunal de Justiça do Estado, quatro servidores que atuavam na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do RS (FASE/RS), em Porto Alegre, foram afastados. A decisão acolhe um pedido da Defensoria Pública, que ajuizou ação após relatos de adolescentes que afirmam ter sofrido violência física e psicológica. Os ataques seriam constantes, e ao menos um deles foi flagrado por uma câmera de segurança, segundo a defensoria. 

Os casos ocorriam no complexo da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre.

Na decisão do TJ-RS a juíza Karla Aveline de Oliveira afirma que são "estarrecedores" os vídeos mostrados pela defensoria, em que um agente dá cabeçadas em um adolescente.

Meio milhão de gaúchos irão para as praias nestas festas natalinas

A concessionária CCR Sul projeta este fluxo de veículos em direção às praias do RS e de SC, tudo durante as festas natalinas (hoje, sábado e domingo):

Norte e SC - 150 mil
Sul - 100 mil

Calculando por baixo a média de 2 pessoas por carro, serão meio milhão de gaúchos que irão para as praias.

Bolsa opera em forte alta. Dólar cai.

11h20min

Bolsa, +1,38%, 109.032 pontos
Dólar comercial, -0,505], R$ 5,4748 para a venda

Dica do editor - As 18h, diante da Catedral de Porto Alegre, tres orquestras farão concerto de Natal. É de graça.

No Centro Histórico de Porto Alegre, a partir das 18h, a Praça da Matriz receberá um grande concerto temático natalino de música instrumental. O evento reunirá três orquestras, um grupo convidado e um coral. A apresentação será na rua Duque de Caxias, cujo trecho em frente à Catedral Metropolitana estará bloqueado para o trânsito de veículos. A produção pede aos espectadores que levem suas cadeiras, para aproveitar melhor o espetáculo.

Prévia da inflação oficial fecha 2022 em 5,90%

 O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) encerrou 2022 com 5,90%. A taxa mensal subiu 0,52% em dezembro. O índice é considerado a prévia da inflação. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta 6ª feira (23.dez.2022). 

CLIQUE AQUI para examinar a íntegra do relatório.

Governo gaúcho privatiza mais seis estradas estaduais. Saiba do que se trata.

O governo estadual gaúcho assinou, nesta quinta-feira, o contrato de concessão das rodovias estaduais das regiões da Serra e Vale do Caí, integrantes do Bloco 3 do programa RS Parcerias, que resultam em 271,5 quilômetros de extensão. O documento foi firmado com o Consórcio Integrasul. As seis estradas contempladas – ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470 – receberão investimentos de R$ 3,4 bilhões, 

Com isso, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deixará de atuar na região, e as praças de pedágio ficaram a cargo da nova concessionária.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes das obrigações que terão que ser cumpridas pela Integrasul.

Dica do editor - Japão cria inovação de exame de sangue para detectar Alzheimer. Saiba do que se trata.

 Mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo sofre de demência, número que deve aumentar para 130 milhões até 2050 com o aumento da expectativa de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença de Alzheimer representa entre 60% e 70% dos casos. 

O Japão avançou mais um degrau na ciência com o novo teste de diagnóstico do Alzheimer. Conforme a empresa fabricante Sysmex Corporation informou, nesta quinta-feira, a iniciativa marca um progresso raro no campo da doença neurodegenerativa.  

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Recesso parlamentar começa hoje. Saiba quem serão os próximos presidentes da Asembleia do RS.

O recesso parlamentar começa hoje no Congresso e nas Assembleias Legislativas, inclusive do RS. 

No RS, as grandes bancadas definiram quem serão os presidentes do Legislativo nos próximos 4 anos:

Wilmar Zahcin, MDB
Adolfo Brito, PP
Pepe Vargas, PT
Sérgio Peres, Republicano

Veja como Augusto Nunes, Henkel e Fiuza comentam o novo pedido de prisão de A. de Moraes

 

STM examina segundo pedido de prisão de Alexandre de Moraes

O Superior Tribunal Militar recebeu o segundo pedido que quer a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por “crimes militares contra a ordem política social do Brasil”.Apresentada ao STM na sexta-fera 16, a ação é de autoria do advogado Rafael Freire, que busca o afastamento de Moraes dos cargos de juiz do STF e de presidente do Tribunal Superior Eleitoral, além de prisão em flagrante.

O advogado diz que apresentou o pedido, “tendo em vista o risco iminente da prisão ilegal e inconstitucional de incontáveis pessoas por todo o país, sem a observância do devido processo legal e mediante abuso de autoridade”.

A ação está no gabinete do ministro José Barroso Filho.

RS terá tempo bom e temperatura de até 35o

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira.

Uma massa de ar quente cobre o estado gaúcho. 

Em boa parte do Estado, a temperatura será de mais de 35ºC. Em Porto Alegre, a temperatura variará entre 18ºC e 32ºC.

Dica do editor - Greve dos pilotos continua, hoje, em Porto Alegre e mais 8 aeroportos

A greve dos pilotos e comissários segue pelo 5o dia. Hoje os aeronautas paralisam o serviço nos aeroportos de Congonhas, Galeão e Guarulhos (SP), Santos Dumont e Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Confins (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).

Os serviços de aeroportos funcionam com enormes restrições.

Vacinação contra poliomielite e gripe seguem nesta sexta-feira em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta sexta-feira, 23, com a vacinação contra a gripe e a poliomielite, que  estarão disponíveis para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e shopping João Pessoa.

CLIQUE AQUI para verificar os 123 endereços.

Anvisa aprova venda em farmácias do antiviral Lagevrio. Ele ataca a covid-19.

 A Anvisa autorizou, ontem, a venda em farmácias e hospitais particulares do medicamento Lagevrio (molnupiravir), um antiviral contra a covid-19. 

O molnupiravir é um medicamento de uso oral que, nos ensaios clínicos, mostrou efeitos benéficos a pacientes adultos com quadros leves e moderados de covid, com capacidade de reduzir os casos de hospitalização.

Brasil registrou mais 191 mortes por vírus chinês

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 42.681 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas também 191 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período. 

Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (22), com exceção das informações do Tocantins, Mato Grosso do Sul e Piauí, que não foram divulgadas pelos respectivos governos estaduais.  

Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 36.092.845.

Bolsa, ontem, seguiu em alta pelo 5o dia seguido. O dólar caiu.

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira vendido a R$ 5,186, com recuo de R$ 0,017 (-0,33%).A moeda norte-americana está no menor valor desde 9 de novembro. Com o desempenho de hoje, a divisa acumula queda de 0,31% em dezembro e de 7% em 2022.

Bolsa
O mercado de ações teve um dia mais instável. Após passar boa parte do dia em baixa, pressionado pelas bolsas norte-americanas, o índice Ibovespa, da B3, fechou aos 107.551 pontos, com alta de 0,11%. Esse foi o quarto pregão seguido de alta da bolsa brasileira.


Governo eleva previsão de superávit primário em 2022 para R$ 34,14 bi

A foto é de Marcelo Casal Júnior, Agência Brasil.

O aumento da arrecadação e a queda na previsão de despesas fizeram o governo elevar a projeção de superávit primário em 2022. A estimativa passou de R$ 23,36 bilhões para R$ 34,14 bilhões.

Os números constam de uma versão extra do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento. Enviado ao Congresso Nacional a cada dois meses, o relatório teve uma edição extemporânea (fora do esperado) em dezembro para acomodar as dificuldades no Orçamento no fim do ano.

O superávit primário representa a diferença entre receitas e despesas desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.

Congresso aprova orçamento federal de 2023

O Congresso aprovou, ontem, a proposta orçamentária para 2023.

Entre outros pontos, o texto garante o novo salário mínimo em 2023 a partir de 1º de janeiro, R$ 1.320. A proposta do governo Bolsonaro previa R$ 1.302.

Com a revisão dos números a partir a promulgação da Emenda Constitucional da Transição, o espaço fiscal foi ampliado para R$ 169,1 bilhões. O teto de gastos da União passou de R$ 1,8 trilhões para R$ 1,95 trilhões. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/