André Porciúncula pega pesado com Paulo Coelho: "Maconheiro, vagabundo, gigolô de livro de colorir !"

O secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, André Porciuncula, disse neste domingo que Paulo Coelho é um “maconheiro, escritor de livro de colorir”. 

A crítica do chefe da Rouanet deu-se depois de o escritor comemorar o corte de Mário Frias, secretário Nacional de Cultura, e de Porciúncula, da comitiva que o presidente Jair Bolsonaro (PL) levará à Rússia. 

Paulo Coelho chamou Frias e Porciúncula de "palermas", cumprimentando Bolsonaro pelos cortes.

O secretário foi direito ao ponto, ao replicar:

- Você é um maconheiro muito idiota.

E foi adiante:

- Vagabundo de livro de colorir. Gigolô de leitor desavisado.

Zé Dirceu conta por que Edson Fachin anulou sentenças contra Lula. "Ele é dos nossos", diz Dirceu neste vídeo.

 

Recomendado - Conheça e alugue por temporada este novíssimo apartamento no centro de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! Restam alguns dias do mês de dezembro ainda.

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Dica do editor - Uergs (RS) tem 1.130 vagas para ingresso em 2022

 A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está ofertando 1.130 vagas em 34 cursos de graduação, distribuídas em 23 unidades, para ingresso em 2022/2 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos devem utilizar a nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no Sisu de 15 a 18 de fevereiro, no site do sistema, pertencente ao Ministério da Educação (MEC).

Para concorrer a uma das vagas da Uergs, são exigidos no mínimo 200 pontos nas provas objetivas e 300 pontos na redação. Além disso, cada prova tem um peso específico por curso.

CLIQUE AQUI para muito mais informes.

Dica do editor - Saiba se você tem herpes. 70% da população mundial teve contato com vírus da herpes, segundo a OMS.

De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), já entrou em contato com 70% da população mundial.

Apesar da mesma denominação, a herpes possui dois tipos de vírus que se espalham de formas diferentes. O tipo 1, que ocorre na região dos lábios e do rosto com a aparição de bolhas e vesículas, costuma ser transmitido através do beijo ou do compartilhamento de talheres e bebidas, pela saliva; já o tipo 2 surge na região genital, com transmissão através do contato sexual com uma pessoa infectada.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor - Saiba como é o novo planeta descoberto perto do nosso sistema solar

 Uma equipe de astrônomos encontrou evidências da existência de outro planeta em órbita de Proxima Centauri, que é a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar. Proxima Centauri está situada a apenas pouco mais de 4 anos-luz de distância. Este candidato a planeta é o terceiro detectado neste sistema planetário e o mais leve descoberto até agora em órbita desta estrela. Com apenas um quarto da massa da Terra, o planeta também é um dos exoplanetas mais leves já encontrados.

CLIQUE AQUI para saber mais. A reportagem é da Agência Brasil e é de hoje, domingo.

Guarde tem todos estes nomes ao votar em outubro para presidente da República

 

Prefeito Melo volta à Brasília para discutir apoio federal ao custeio das tarifas de ônibus

O prefeito Sebastião Melo embarca neste domingo, para Brasília, com o objetivo de dar sequência à mobilização nacional por recursos federais para o custeio da tarifa do transporte coletivo. Sob a liderança da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), gestores municipais estarão na capital federal para defender a aprovação do PL 4.392/2021, que institui o Plano Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami). O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, participará na segunda-feira, 14, às 11h, de reunião híbrida da FNP para tratar do tema.

Em média, no Brasil, a isenção para idosos acima de 65 anos, determinada por legislação federal, representa 8% dos passageiros. Em Porto Alegre, o impacto financeiro para o sistema fica em torno de R$ 75 milhões anuais. Os prefeitos se comprometeram a não aumentar as tarifas neste ano caso o governo federal confirme esse aporte de recursos. 

Educação - Também está na agenda de articulação dos prefeitos a aprovação da PEC 13/2021, que trata da aplicação dos 25% em educação não despendidos em 2020 e 2021. A PEC oportuniza a compensação da aplicação dos recursos ao longo de 2022 e 2023.

Veja o "sucesso" da manifestação lulopetista de hoje no Rio

Os eleitores de Lula e do PT "saíram em massa", hoje, em Copacabana, para protestar contra Bolsonaro e a favor de Lula.

Vale a pena ver.

E passar adiante.

A multidão comprova por que razão estão credenciados os institutos de pesquisa eleitoral, que elegem Lula antes mesmo da eleição.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Consulta de dinheiro 'esquecido' em bancos deve ser liberada nesta segunda

O Banco Central deve voltar a liberar na segunda-feira a consulta aos recursos 'esquecidos' pelos brasileiros nos bancos. A consulta foi liberada pela primeira vez em 24 de janeiro, mas foi retirada do ar depois que o grande volume de acessos derrubou o site do BC.

Como consultar

Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/
- Segundo o Banco Central, os clientes precisarão do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque. A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data

Na data informada, retorne à página https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Use seu login gov.br para acessar o sistema (clique aqui para ver como fazer o cadastro)

Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

"Este ladrão pode ser do agro ?", pergunta Eduardo Bolsonaro. Veja o vídeo.

 - Este material é da Folha Política.

Sérgio Moro desafia Lula: "Diga que roubou, peça desculpas, devolva o que rouboui e cumpra pena pelos crimes cometidos !"

Moro condenou Lula como ladrão e mandou-o para a cadeia de Curitiba.

Lula foi o primeiro e único chefe de Governo e chefe de Estado preso como ladrão em 500 anos.

O ex-juiz da Lava Jato e pré-candidato à Presidência da República, Sergio Moro (Podemos), comentou neste domingo postagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois que o petista falou sobre ser “cobrado” por autocrítica. 

O que respondeu Moro:

- Autocrítica de quem roubou é pedir desculpas, devolver o que foi roubado e pagar na justiça pelos crimes cometidos.

Luila é ladrão de dinheiro público, conforme inquéritos policiais, denúncias de produeadores federais e processos em curso

CLIQUE AQUI para ler Moro.

No Maranhão, ministro do Turismo faz campeonato de gritaria com esquerdopatas e leva a melhor. Veja o vídeo.

 - O material é da Folha Política.

João Carlos Di Genio, fundador do Objetivo, morreu aos 82 anos

João Carlos Di Genio, fundador do grupo Unip/Objetivo, morreu de causas naturais no sábado aos 82 anos. Ele deixa esposa e três filhos adolescentes.

Fantasma de Celso Daniel, desassossego de Alckmin, por Renato Sant'Ana

A Folha de S. Paulo publicou matéria sob o título "Morte de Celso Daniel retorna como tema eleitoral 20 anos depois", tentando, nas entrelinhas, desqualificar quem rejeita a obscura versão oficial do caso.

No momento em que Geraldo Alckmin articula uma aliança eleitoreira com Lula, o assunto torna-se por demais oportuno, como se verá.

Aliás, o Globoplay e a Brasil Paralelo exibem séries sobre o caso.

Há 20 anos, Alckmin pisou na bola ao não pôr empenho no esclarecimento da morte de Celso Daniel. Errou! Terá aprendido com o próprio erro?

CLIQUE AQUI para ler mais.

O caso Celso Daniel, segundo a Globoplay (série deste ano)

 

Dica de série - Começou "Mom" (relação de mãe e filha), no HBO

Christy Plunkett (Anna Faris), uma mãe solteira recém-sóbria, tenta reorganizar a vida, cuidar dos filhos e trabalhar. Enquanto isso lida com a própria mãe super problemática, interpretada pela atriz Allison Janney, conhecida pelos filmes Eu, Tonya e Histórias Cruzadas. A série de oito temporadas foi exibida inicialmente na rede de televisão CBS. Na HBO.

Barroso, reincidente, abusivo, ameaça novamente os serviços do Telegram

Em entrevista ao jornal O Globo, neste domingo, o presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso, ameaçou proibir o funcionamento do Telegram no Brasil.

É uma declaração abusiva.

As críticas envolvendo o potencial de disseminação de conteúdo ilegal no Telegram são exageradas, assim como a possibilidade de bloquear o aplicativo de mensagens no Brasil. A falta de controle sobre conteúdos potencialmente criminosos não é uma particularidade do Telegram.

O editor atende o Telegram pelo número 51.9945-9810

Comboios contra restrições sanitárias rompem barreiras policiais e ocupam Paris e Haia

Desde ontem a noite, o editor recebe vídeos das manifestações populares que ocorrem nos entornos de Paris e Haia. As ordens das autoridades locais foram desprezadas, como acontece no Canadá. A polícia de Paris, na França foi a mais violenta. Ela usou gás lacrimogênio para reprimir um protesto na avenida Champs-Élysées neste sábado, 12. Os manifestantes protestavam contra a exigência do passaporte vacinal em locais fechados, como restaurantes. De acordo com a agência de notícias Euronews, o ato foi inspirado no “Freedom Convoy” (Comboio da Liberdade, em português), uma espécie de “buzinaço” organizado por caminhoneiros canadenses.

Veja as imagens publicadas pelo UOL:

Noruega suspende todas as restrições anticovid-19.

A Noruega suspendeu neste sábado as últimas restrições anticovid-19, removendo as instruções de distanciamento social e o uso de máscaras em espaços de grande aglomeração. "O metro de distanciamento está desaparecendo. Vamos suprimir a recomendação sobre o distanciamento social", declarou o primeiro-ministro Jonas Gahr Store, em entrevista coletiva. "Agora podemos ter interações sociais como antes", afirmou, mencionando vida noturna, eventos culturais e deslocamento para o trabalho de ônibus, trens e balsas.

A Noruega já havia levantado a maioria das restrições pela pandemia, como a imposição do teletrabalho, ou limitação do número de pessoas em espaços fechados. A partir de agora, não será mais obrigatório se isolar por quatro dias após testar positivo para o coronavírus - esta medida será apenas uma recomendação - e não será mais necessário fazer testes em crianças que apresentarem sintomas respiratórios.

Desde o início da pandemia, a Noruega registrou 986.851 casos de Covid-19 e 1.440 óbitos ligados à pandemia.

Entenda as relações corrosivas entre Alexandre de Moraes e a delegada Denise Ribeiro, que fustigam Bolsonaro

 - Fala a jornalista Cristina Graeml, Gazeta do Povo e Jovem Pan.

Dica do editor - Esta escola de verão gratuita ensina a criação de aplicativos para celular. É só para garotas.

 O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) terá uma escola de verão gratuita e online para que garotas entre 8 e 18 anos aprendam a criar aplicativos para celular. O link para as inscrições foi divulgado durante um evento ao vivo, ocorrido ontem, às 14h. O evento foi transmitido pelo You Tube. CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Para se inscrever, não é necessário ter experiência prévia na área de tecnologia.

STF acolhe ação do PTB e decide impor limites às prisões temporárias

O presidente do PTB do RS, Edir Oliveira (foto ao lado), disse ao editor, neste domingo, que foi uma vitória do Partido a decisão tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que encerrou nesta sexta-feira o julgamento no plenário virtual a íntegra da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 3360 e 4109, em que os ministros analisaram a constitucionalidade da prisão temporária.

A maioria dos ministros decidiu que fica vedada a prisão para averiguações. Além disso, a prisão temporária passa a ser permitida somente nos casos que for imprescindível para o inquérito policial e a partir de elementos concretos, e não conjecturas.

A ação, de autoria do PTB tramitava na Corte desde 2008 e questionava a lei 7.960/89, que disciplina a prisão temporária.  

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Weintraub reafirma candidatura ao governo do SP e filia-se ao Brasil 35

 O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e seu irmão Artur Weintraub assinaram neste sábado (12.fev.2022) a filiação ao partido Brasil 35, antigo PMB (Partido da Mulher Brasileira), em São Paulo, durante evento de lançamento da legenda. 

Abraham Weintraub reafirmou seu compromisso com a verdade, seus valores e a sua luta pela liberdade. 

Ele avisou que é candidato do Partido ao governo de São Paulo.

Abriu a temporada de traições políticas em SC e no RS. Conheça os dois casos.

A mosca azul revoa sobre os MDB de SC e do RS,

O MDB de Santa Catarina decidiu manter as prévias do dia 19 e terminou as inscrições com 4 candidatos.

Um dos nomes mais fortes é o do deputado estadual Valdir Cobalchini, líder da bancada na Assembleia.

Existe forte desconfiança de que Cobalchini lançou-se na disputa para renunciar em seguida e apoiar a candidatura do atual governador Carlos Moisés, PSL, que teria o próprio deputado como vice.

O editor tem informações de que cenário muito parecido iria ocorrer no caso das prévias do MDB do RS. A desconfiança ficou ainda mais evidente neste sábado, quando o governador Eduardo Leite admitiu examinar a proposta de reeleição (leia nota a seguir), que teria o deputado estadual Gabriel Souza como vice. Os "adversários" emedebistas de Eduardo Leite manobram para impedir que ele emascule o Partido e fazem isto com relativo sucesso, pelo menos até o momento.

A temporada de traições políticas está aberta em SC e no RS.

Eduardo Leite já admite trair declarações peremptorias e disputar de novo o Piratini

Num plenário lotado por tucanos emplumados, inclusive pelo presidente nacional Bruno Araújo, o governador Eduardo Leite admitiu, ontem, que poderá disputar a reeleição.

Foi na Amrigs, em encontro estadual do PSDB.

As rãs clamaram pelo rei, que desta vez demonstrou vontade de trair declarações peremptórias que fez seguidas vezes, segundo as quais não disputaria a reeleição. Eduardo Leite, no entanto, avisou que o resultado de uma construção partidária que envolva quem o apoia (leia-se MDB, PP e PSDB, principalmente) poderá convencê-lo.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa que está no site do PSDB do RS.

Entenda como despencaram os crimes violentos no RS. Conheça os números de janeiro.

Todos os 22 índices divulgados mensalmente pelo governo gaúcho na sexta-feira – de homicídios e latrocínios a crimes patrimoniais, além de feminicídios e demais delitos de violência contra a mulher – encerraram janeiro em queda na comparação com o mesmo período do ano passado.

A soma de homicídios, latrocínios e feminicídios, principais indicadores que compõem o conjunto tecnicamente conhecimento como crimes violentos letais intencionais (CVLI), bateu novo recorde de redução. Caiu 13,6%, de 169 em janeiro do ano passado para 146 no primeiro mês de 2022 – o menor total desde 2012, quando os três crimes passaram a ser contabilizados de forma individual. Em relação a 2018, o último ano antes da implantação do RS Seguro, quando houve 249 vítimas, a queda chega 41,4%.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem divulgada pelo governo. O leitor precisa dar um desconto nos casos de laudação ao governador Eduardo Leite e seu vice, que exploram politicamente o caso.

RS terá domingo de sol, chuva e temperatura muito amena

Porto Alegre, 9h, 23o

Este domingo no Rio Grande do Sul  será de sol e chuvas.

A temperatura será muito amena.

Em Porto Alegre, os termômetros marcarão um máximo de 23o, a temperatura deste momento.

Conforme a MetSul Meteorologia, o cenário é resultado da queda na pressão atmosférica. Este sistema deixa o tempo instável com muitas nuvens e pancadas de chuva, principalmente na metade leste do Estado.

Saiba como está a situação da pandemia no Brasil e no seu Estado

O número de mortes em decorrência de complicações associadas ao vírus chinês chegou a 638.048, no Brasil. Em 24 horas, o país registrou 896 óbitos. 

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde.

Ainda há 3.160 mortes em investigação. Nesses casos, são necessários exames e procedimentos posteriores para determinar se a causa da morte foi covid-19.

De ontem para hoje (12), foram registrados mais 140.234 diagnósticos positivos de covid-19. Desde o início da pandemia, foram  27.425.743 casos.

Continuam estáveis as taxas de ocupação de leitos de UTIs em Porto Alegre

Continuam estáveis as taxas de ocupação de leitos de UTIs Adultos e Pediátricos de Porto Alegre. 

Os números de internados com vírus chinês oscilaram pouco:

Adultos - Caíram de 173 para 169
Crianças - Subiram de 12 para 13 (tres suspeitos).

As taxas gerais de ocupação de leitos caíram para crianças (80,58% para 78,64%) e subiram para adultos (93,76% para 93,97%) mas neste caso o cálculo mudou na base, porque o número de leitos disponíveis caiu de 733 para 729.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela de todos os hospitais.

Neste domingo, Porto Alegre atenderá sintomáticos na UPA Moacyr Scliar

A vacinação contra o vírus chinês será retomada na segunda-feira em Porto Alegre. Os locais serão divulgados neste domingo.

Atendimento para sintomáticos – Durante o final de semana, pessoas com sintomas de Covid-19 – febre ou sensação de febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular – podem procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento nas 24 horas do dia.

Testagem - Neste domingo não haverá testagem. A prefeitura tem dados que demonstram queda geométrica na procura por testagem.É isto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/