Governo Tarso decide dar mais proteção à casa do prefeito José Fortunati

A charge ao lado é de Marco Aurélio, Zero Hora de hoje. 

O prédio onde reside o prefeito José Fortunati, na área central da cidade, receberá proteção especial da Brigada Militar a partir desta quinta-feira.  A decisão ocorreu após o envio de ofício à Secretaria de Segurança na tarde desta quarta-feira, no qual o prefeito solicitou que a vigilância em frente a sua residência fosse reforçada. Em ligação telefônica ao prefeito, o secretário de Segurança Airton Michels confirmou o reforço. A guarda será diária, segundo informações da Brigada Militar.

. A casa de José Fortunati foi atacada na quarta-feira a noite e no mesmo dia o prefeito reclamou do governo estadual através do seu Twitter.

Senado afrouxa regras para criação de 188 novos municípios

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei que regulamenta a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O texto estabelece os requisitos necessários para que a população de uma região inicie o processo, que envolve um estudo de viabilidade e um município. A matéria vai à sanção presidencial.

. O projeto estabelece limites mínimos de habitantes para a criação de novas cidades, que varia de acordo com a região. Atualmente, 188 distritos teriam condições de virarem municípios

Petrobrás tira nota para dizer que normalizou abastecimento de gás de cozinha

Em comunicado que distribuiu na noite desta quartas-feira (o editor recebeu cópia, que vai a seguir) a Petrobrás admitiu problemas no abastecimento de gás, mas avisou que já está providenciando a reposição dos estoques. Leia a nota:

Esclarecimento sobre abastecimento de GLP
Em referência às notícias veiculadas na imprensa, a Petrobras esclarece que tomou todas as providências para a reposição dos estoques de GLP (gás de cozinha) das companhias distribuidoras, responsáveis pelo envasilhamento em botijões e distribuição do produto. Os referidos estoques já se encontram normalizados em todo o país.

A ocorrência de temperaturas abaixo do nível histórico, em algumas regiões, elevou o nível de consumo de GLP muito acima do esperado, ocasionando a redução de estoques em algumas localidades.

Banrisul é o único banco brasileiro ainda paralisado pela greve

Os empregados do Banrisul realizaram uma assembleia, na tarde desta quarta-feira, onde decidiram continuar com a greve que já dura 28 dias. Os servidores do banco estadual são os únicos que continuam a greve em todo o Brasil. Eles sabem que o controlador do banco, o governo estadual, em mãos do PT, não demitirá ninguém e nem cortará os pontos, pagando integralmente os salários.

. O principal impasse para a negociação de um acordo entre o banco e os bancários é a questão do plano de carreira.

Trabalhador terá vale transporte pago integralmente pelo patrão, aprova Senado

Atualmente, empresas podem deduzir até 6% do salário dos empregados; projeto do ex-presidente Fernando Collor segue agora para a Câmara, isentará os pagamentos para os trabalhadores. O novo custo das empresas será pago pelos próprios trabalhadores, já que ele irá para os preços dos produtos e serviços ou para dedução no pagamento do Imposto de Renda, o que também recai sobre os trabalhadores, já que estes igualmente pagam impostos.

O jornalista Ricardo Brito, da Agência Estado, informou no final desta tarde que os trabalhadores terão direito a isenção do custeio do vale-transporte, cabendo ao empregador bancar integralmente a despesa. A determinação foi aprovada nesta quarta-feira, 16, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em decisão terminava.

Agora a proposta, de autoria do senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, exceto se ocorrer um recurso para levar a matéria para o plenário da Casa.

Segundo o autor da proposta, a isenção significa "um aumento muito considerável" para a renda do trabalhador dentro do atual contexto do "acirramento do processo inflacionário e consequente queda do seu poder de compra". A matéria foi apresentada no final de junho deste ano, ou seja, após o início dos protestos de rua que tomaram conta do país e tiveram como um dos principais motes iniciais o preço da tarifa do transporte coletivo. O senador do PTB disse que as eventuais despesas adicionais das empresas, em arcarem com todo o custo do vale-transporte, são passíveis de serem abatidos de sua receita para fins de apuração do seu lucro tributável. O relator da matéria na comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), concordou com Collor e destacou que o abatimento não trará prejuízos para as empresas.

"Trata-se, sem dúvida alguma, de medida ousada, porém necessária, para garantir aos trabalhadores do nosso País essa conquista tão necessária, ainda mais se considerado, como muito bem ponderou o autor da proposição, que essa alteração fará grande diferença no impacto do orçamento dos empregados e não causará tanto impacto nos custos das empresas", afirmou Paim, em seu parecer.

Body Shop inglesa compra 51% da gaúcha Body Shop

A varejista britânica de cosméticos The Body Shop, controlada pela L”Oreal, é a nova controladora da rede de franquias gaúchas Empório Body Store, que quer encerrar o ano com 130 lojas no Brasil.

. O ex-dono da Empório é expandir o negócio para chegar a uma rede de 500 lojas em cinco anos. 

Mais Médicos é voluntarismo e falta de planejamento desse País”, diz Campos na TV

O jornalista Leandro Mazzini, Folha, escreveu esta tarde no UOL que numa clara ofensiva crítica sobre o governo do PT, o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) deixa os poucos o lado mais comedido das crítics e parte para o ataque político. Disse ontem à noite que o programa Mais Médicos, do governo  Dilma Rousseff, é “a constatação da falta de planejamento desse País”. Leia tudo:

Durante 1h20, Campos foi entrevistado no programa Frente a Frente, da REDEVIDA de Televisão, ao vivo e em rede,  por este repórter e Denise Rothenburg (Correio Braziliense).

. Embora tenha reconhecido avanços na economia na gestão PT, citando uma “conquista de ciclo recente” e a alta do consumo que alavancou o Brasil e o sucesso do Bolsa Família quanto à distribuição de renda, Campos também criticou o programa carro-chefe da distribuição de renda. “Ainda assistimos  filhas do Bolsa Família se tornando mães do Bolsa Família”.

.O governador evitou a todo momento dizer que é candidato a presidente.

CLIQUE AQUI para ler mais.  

Maria do Rosário fica indignada com nota de blog que a acusa de se colocar ao lado do bandido da moto

Maria do Rosário nega que se tenha comovido com o video da ação do motoqueiro-assaltante baleado depois de roubar moto em SP. CLIQUE AQUI para ver o video do tiroteio.



A ministra dos Direitos Humanos, a gaúcha Maria do Rosário, está indignada com razão, e por isto tem autoridade para pedir "investigação criteriosa e responsabilização dos autores" do blog "Joselito Müller", que atribuiu a ela declarações em apoio a bandido baleado por PM em São Paulo. Segundo o site, a ministra teria dito: 

- É necessário compreender que quando uma pessoa dessas, vítima do capitalismo selvagem, atira em alguém, fomos nós que lhes demos a arma e a municiamos.

. Pelo Twitter, Maria do Rosário negou ter se pronunciado sobre o caso; "Minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei", disse.

. O editor recebeu cópias da nota do blog, com pedidos de publicação, mas resolveu investigar o caso e constatou que a ministra não falou sobre o assunto. 

-  A ministra Maria do Rosário  não costuma tomar a defesa de bandidos, pelo menos não nos termos colocados pelo blog. 

Assembléia tem tarde tensa com denúncias sobre "omissões" de Tarso no caso Fortunati

O deputado Frederico Antunes anunciou esta tarde que articulará com todas as bancadas o envio de ofício da Assembléia ao Ministério Público Estadual, para que os procuradores investiguem se o governo Tarso Genro está agindo com leniência no caso da repressão aos atos de vandalismo em curso na cidade de Porto Alegre.

. Ele protestou da tribuna.

. No discurso feito esta tarde, o deputado do PP denunciou ações voluntariosas do governo estadual na contenção e investigações sobre o papel jogado até mesmo por Partidos como PSOL e PSTU nos conflitos de rua.

. "O governo endurece e afrouxa como em entende, mas o que ele deve é cumprir a lei", avisou o deputado do PP.

. Depois do discurso de Frederico Antunes, falou o deputado Cassiá Carpes, PTB, que denunciou:
- O comandante da Brigada cumpre ordens do governador, de olho na próxima vaga de juiz do Tribunal Militar do Estado.

. Apenas os deputados do PT, PCdoB e parte do PTB não assinarão o ofício.

. O PDT, que ainda está na base do governo, mostrou enorme indignação diante do cerco que uma centena de vândalos promoveu diante da casa do prefeito José Fortunati ontem a noite, ameaçando até incendiar e invadir o prédio. A Brigada estava nas imediações e não fez nada. O grupelho se dissolveu depois que um morador do edifício disparou da janela do seu apartamento. 

Veja o comentário do editor: Tarso começou a colher rosas no canteiro de José Fortunati.

PP vai em massa ao almoço de Sartori, PMDB

O mais surpreendeu no almoço desta quarta-feira na Federasul não foi a a fala do ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, que continua sem assumir sua candidatura ao Piratini, mas foi a presença maciça de lideranças do PP no “Tá na Mesa”, a começar pelo seu presidente, Celso Bernardi.

. A chapa dos sonhos do PP, baseada no caso Marina-Campos, como já revelou o editor, seria a seguinte:
Governador – Ana Amélia, PP
Vice-governador – Beto Albuquerque, PSB
Senador - Rigotto, PMDB.

. É chapa para liquidar a eleição no primeiro turno. No PP também se fala em Fogaça para vice e Beto para senador.

. O PP acha que desde que Tarso foi eleito no primeiro turno, o eleitorado gaúcho não quer mais adiar decisões para o segundo turno. 

Walmart fecha as portas de três lojas no RS

O Walmart irá fechar três lojas da empresa no Rio Grande do Sul até o final de 2013. A maior rede varejista do mundo anunciou na terça-feira o que irá encerrar as atividades de 25  unidades em 2013.

. Entre as lojas que serão fechadas no Estado estão duas unidades do supermercado Nacional, uma em Porto Alegre e outra no interior, além de uma loja da bandeira Maxxi Atacado, também no interior gaúcho.


. A operação do Walmart no Rio Grande do Sul é a maior do país, com 118 unidades de bandeiras como BIG, Nacional e Maxxi Atacado em mais de 50 municípios, onde emprega cerca de 18 mil funcionários. No Brasil a rede tem 560 lojas em 18 Estados. 

H&M também decide abrir loja em Porto Alegre

Além da americana GAP, em vias de abrir as portas no BarraShoppingSul, também a rede H&M virá para Porto Alegre. A sueca H&M abrirá sua primeira loja na avenida Paulista e depois irá para mais quatro cidades, uma das quais é Porto Alegre.

A partir do dia 1°, Terra oferecerá pacotes com 10 milhões de músicas da Napster

O Terra, uma das principais companhias de mídia digital do mundo, cuja sede brasileiras fica em Porto Alegre (o Terra nasceu há 15 anos no RS com o nome  de NutecNet) começa no dia 1º de novembro um novo estágio em seu serviço de música digital. Acompanhando um acordo estratégico internacional entre a Telefonica Digital e a Rhapsody Internacional, que pretende unir forças e expandir as marcas no mercado internacional de música digital, a companhia saiu na frente e será o primeiro player digital a estabelecer uma parceria com o Napster, que irá substituir o Sonora. O Napster, que agora é um serviço de streaming musical, vai oferecer acesso ilimitado a um catálogo com mais de 10 milhões de músicas, que poderão ser ouvidas em smartphones, tablets ou PCs. Além disso, será possível salvar as músicas nos dispositivos e ouvi-las offline, quando não houver conexão de internet.

. No dia 1º de novembro, todos os usuários do Sonora terão seu serviço de música migrado para o Napster, que oferecerá não só músicas para os usuários do Terra, mas também notícias sobre bandas e cantores, biografias, curiosidades sobre o catálogo e interação entre os usuários.

. Na sua plataforma de música, o Terra conta com o Terra Live Music, um pocket show com entrevistas transmitido ao vivo em múltiplas telas.  Esta experiência do portal com a música também traz parceiros importantes e que agregam valor ao seu conteúdo, como os sites Letras, Cifras e a Rádio Kiss FM.

Planos de assinatura Terra-Napster  
O Terra passa a comercializar em novembro dois planos de assinatura do Napster:
- Napster Web, R$ 8,90 por mês, permite o acesso ilimitado ao catálogo de mais de 10 milhões de músicas do Napster pelo computador;
- Napster Premium, R$ 14,90 por mês, possui o acesso acima além de downloads ilimitados para escutar músicas offline em até três aparelhos diferentes (p. ex. smartphones ou tablets);

José Otávio assume presidência da Comissão de Minas e Energia da Câmara

Assumiu hoje o novo presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, o deputado gaúcho José Otávio Germano. Germano já foi presidente nos anos de 2006 e 2007.

Fortunati clama por Maikovski contra Tarso: "Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor..."

Ao manifestar indignação diante da omissão do governo Tarso Genro na proteção da sua vida e do seu patrimônio, terça-feira as noite, já que foi atacado em casa por uma centena de vândalos travestidos de ativistas políticos, o prefeito José Fortunati invocou um poema que atribuiu ao poeta russo Vladimir Maikovski. Acontece que o poema pode não ser de Maiakovski, mas do poeta brasileiro Eduardo Alves da Costa e foi escrito em 2003. Outros autores também são aprsentados como pais da obra. Muita gente também atribui a obra a Maiakovski.

. Eis a transcrição feita no Twitter pelo prefeito:
Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada.
Na segunda, já não se escondem. Pisam as flores, matam o nosso cão e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

. O poema completo é o que segue. Seu autor é o poeta baiano Eduardo Alves da Costa. Seu título é "No caminho com Maiakovski". Leia:
 Assim como a criança/humildemente afaga/a cabeça do herói, assim me aproximo de ti, Maiakóvski./Não me importa o que me possa acontecer, por andar ombro a ombro/ com um poeta soviético.Lendo teus versos/aprendi a ter coragem./Tu sabes,/ conheces melhor do que eu/ a veha história./Na primeira noite eles se aproximam/ e roubam uma flor/do nosso jardim./E não dizemos nada./Na segunda noite, já não se escondem:/pisam as flores/matam nosso cão,e não dizemos nada./ Até que um dia/o mais frágil deles/entra sozinho em nossa casa,/ rouba-nos a luz e/conhecendo nosso medo,/ arranca-nos a voz da garganta./E já não podemos dizer nada. Nos dias que correm/ a ninguém é dado/repousar a cabeça/ alheia ao terror./Os humildes baixam a cerviz;/e nós, que não temos pacto algum/com os senhores do mundo,por temor nos calamos.

CLIQUE AQUI para ver o video.

Juiz abre pela primeira vez os termos das denúncias feitas pelos delatores da Operação Rodin

Embora sempre tenha negado sua condição de delator, o nome de Lair Ferst consta da lista aberta pelo juiz Loraci Flores de Lima. 


Pela primeira vez desde que teve início o processo criminal da Operação Rodin, a Justiça Federal de Santa Maria confirma que houve delação premiada no procedimento, conforme notícia a seguir do site www.zerohora.com.br, que vai publicada na íntegra. O novo juiz federal do processo principal (32 réus) Loraci Flores de Lima, pela primeira vez autorizou as defesas a examinar o inteiro teor das delações premiadas. MPF e a juiz anterior, Simone Barbisan, sempre negaram a delação de Lair Ferst e nem sequer admitiram que teria ocorrido mais de uma delação. Sabe-se agora que o delator não foi só Lair. No livro Cabo de Guerra, o editor já tinha listado os nomes dos delatores. O processo principal está na fase final, que são as razões finais dos advogados. Depois disto, o juiz dará a sentença, o que ocorrerá no ano que vem. Leia tudo: 

Em decisão publicada nesta quarta-feira no site da Justiça Federal, o juiz Loraci Flores de Lima autorizou que as defesas de todos os réus do processo tenham acesso aos "procedimentos sigilosos de colaboração premiada".Os advogados poderão consultar as delações (a decisão usa o termo no plural) na secretaria da vara federal, em Santa Maria, sob a condição de manter sigilo sob o conteúdo e a identidade de quem fez o acordo com as autoridades. A decisão atendeu a pedido do advogado Rodrigo Oliveira, que defende Pedro Luiz Saraiva Azevedo. O juiz invocou, na decisão, a lei 12.850/2013, nova legislação referente ao crime organizado e que prevê que a delação pode ser aberta depois de recebida a denúncia. Oliveira confirmou que a primeira vez que a Justiça se manifesta sobre a existência de delação.

— Por várias vezes tentamos acesso a essa informação, mas a Justiça nunca confirmou que houvesse a delação, muito menos, deu acesso ao teor. É a primeira vez que isso ocorre — disse o advogado Aury Lopes Júnior, que também atua no processo.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Entrevista, Frederico Antunes - Se nem o prefeito da Capital está seguro, quem estará seguro no RS ?

Frederico Antunes, ex-presidente da Assembléia do RS, deputado do PP

A denúncia do prefeito José Fortunati de que a Brigada Militar não protegeu sua casa como devia, terça-feira a noite, permitindo que vândalos horrorizassem até seus vizinhos e ameaçassem prender fogo no prédio, envolvem algum tipo de responsabilidade do governador Tarso Genro?
Farei pronunciamento sobre isto, esta tarde, na Assembléia. O que o governo quer com isto: desmoralizar a Brigada?

Isto não é caso, no mínimo, de improbidade administrativa?
Talvez seja o caso de algum tipo de ação por parte do Ministério Público Estadual. Se nem o prefeito da Capital sente-se seguro, quem se sentirá?

Índice do Banco Central revela que economia travou em agosto. Terceiro trimestre será ruim. PIB do ano terá voo de galinha.

A atividade econômica brasileira ficou praticamente estável em agosto, mostrou o Banco Central nesta quarta-feira, com o seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). A economia do país registrou leve alta de 0,08% em agosto em comparação com julho (quando teve queda de 0,34%). O BC informou ainda que o índice mostrou alta de 1,72% na comparação com agosto de 2012 e acumula, em 12 meses, avanço de 2,31%.

. O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2013 em relação ao trimestre anterior. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 3,3%.

. Os dados do BC ajudam a consolidar a ideia de um terceiro trimestre de atividade econômica mais fraca, embora a indústria e o varejo tenham surpreendido em algumas leituras.

Tarso reduz poderes e atribuições do seu vice, Beto Grill. Vetos tensionam relações com o PSB.

A jornalista Taline Oppitz conta na sua coluna de hoje do Correio do Povo que a permanência do vice Beto Grill no governo, apesar da decisão do PSB de desembarque da administração petista, pode acabar servindo para tensionar ainda mais a já conturbada relação entre os dois partidos, apesar de manifestações públicas de lideranças na tentativa de amenizar os ruídos. Leia a nota:

Nos próximos dias, começará a ser colocado em prática processo de alterações no gabinete e nas atribuições de Beto Grill. Além da redução do número de indicados políticos que atuam no gabinete do vice, seu papel no governo, que antes ia bem além do institucional, como coordenador, por exemplo, de projetos de desenvolvimento para a Metade Sul, também passará por reformulação. Além de não ser mais incumbido de ações que exijam representação política, o vice também não deve mais ser chamado para participar de reuniões de gestão, sobre temas estratégicos. Em entrevista ao programa 'Esfera Pública', da Rádio Guaíba, logo após o desembarque do PSB, o governador já havia anunciado que as atribuições de Beto Grill seriam readequadas.

Você votaria em Joaquim Barbosa para presidente do Brasil ?

Você votaria nele ? (responda à enquete desta página, aí ao lado).



Num artigo intitulado "As possibilidades de Joaquim", o jornalista Fernando Rodrigues conta que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, admitiu na segunda- feira que poderá, no futuro, seguir uma carreira político-eleitoral, inclusive como candidato a presidente da República. Ele teria se referido a 2018, mas se quiser poderá disputar a eleição em 2014. Ele tem mais seis meses para se filiar a um Partido. É um privilégio de juízes. Leia tudo:

Foi a primeira vez que Joaquim Barbosa falou em público dessa forma. Em entrevistas recentes, preferia dar respostas indicando desinteresse pela política. "Tenho um temperamento que não se adapta bem à política. Isso porque eu falo o que penso", foi uma de suas frases ao jornal "The New York Times", em agosto passado. Na última segunda-feira, o tom foi diferente: "Sempre tive uma carreira técnica. No dia em que deixar o Supremo, como entrei muito jovem, eu terei ainda tempo para refletir sobre isso [concorrer em eleições]. Acho difícil exercer a carreira no Supremo até os 70 anos. Eu não tenho no momento nenhuma intenção de me lançar candidato à Presidência da República. Pode ser que no futuro surja o interesse". O ministro tem dado sinais de estar insatisfeito com a vida no STF. Seu mandato de presidente da corte vai até o final de novembro do ano que vem. Mas alguns eventos no calendário de 2014 podem fazer a diferença.
 É possível que, até a metade do próximo ano, o STF tenha concluído o julgamento do mensalão. Nessa época, pós-Copa do Mundo, a campanha eleitoral começará a dominar o noticiário. Ficará então mais claro quem são os candidatos competitivos. Com sua missão cumprida no STF --o julgamento do mensalão--, nada impediria Barbosa de sair para embarcar como apoiador de algum candidato a presidente. Estaria se credenciando para desempenhar uma função na administração federal do futuro governo.

Aos 59 anos, essa experiência no Executivo é um predicado útil para quem vai, no futuro, "refletir" sobre ser candidato a presidente.

Fortunati lança Proposta de Manifestação de Interesse e anuncia nova estatal para metrô de Porto Alegre

Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre vão criar uma empresa - outra estatal -  para coordenar o processo de licitação da empresa que será responsável pelo metrô. O anúncio foi feito nesta terça durante o lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do projeto, no escritório Metropoa, na Capital, na presença de autoridades estaduais e municipais. Com o lançamento da PMI, foi aberto prazo de 30 dias para que as empresas ou consórcios interessados se credenciem na seleção. Após esse período, elas terão 90 dias para apresentar as suas propostas, que deverão levar em consideração as características básicas do projeto, como a integração com os vários meios de transporte e o BRT, trajeto ( do Triângulo da Assis Brasil até o Centro), modelo de sustentação financeira e facilidade aos usuários.

Frederico Antunes denuncia falta de previsão para pagamento do piso no Orçamento de 2014

Durante audiência pública realizada na manhã desta terça feira pela Comissão de Educação, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, os deputados progressistas Frederico Antunes e Ernani Polo defenderam a aplicação imediata do piso nacional do magistério aos trabalhadores em educação do RS. A medida havia sido prometida pelo atual governo do Estado ao magistério e não foi cumprida, o que gerou ao mesmo tempo uma grande expectativa e frustração à categoria. Os deputados solicitaram à Comissão de Educação que verifique formalmente se haveria recurso fixado no orçamento estadual para 2014 destinado ao pagamento do piso. Os parlamentares irão encaminhar a proposta na Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle da AL-RS. Denuncia Frederico Antunes:

 - É importante verificarmos a possibilidade concreta deste pagamento, ainda mais que o governo retirou R$ 4,2 bilhões dos depósitos judiciais e não sabemos o que fez deste recurso. Eu sei, de antemão, que o governo Tarso Genro não fez provisão alguma para pagar o piso em 2014.

88% dos leitores acham que Dilma está de conversa no caso do metrô de Porto Alegre

88% dos leitores acham que Dilma, Tarso e Fortunati só estão conversando quando tratam do metrô de Porto Alegre nos termos em que estão tratando (obras em seguida). Leia o resultado da enquete desta página:

Dilma vai mesmo iniciar as obras do metrô de Porto Alegre?

Claro que não. O mandato da Dilma termina no ano que vem, 88%
Não importa, porque ela deu o ponta-pé inicial, 5%
Outra resposta, 5%

Maior universidade argentina concede título de doutor "honoris causa" a Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira o título de doutor "honoris causa" da Universidade de Buenos Aires (UBA), na presença do presidente boliviano, Evo Morales, e do ex-presidente do governo espanhol Felipe González. A entrega do título ocorreu no salão de eventos da UBA, a maior e mais prestigiosa universidade da Argentina.

. A cerimônia foi realizada por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), organizado pela UBA.

. "A presença de líderes latino-americanos é um reconhecimento das políticas que se levam adiante na Argentina", disse o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli.

Cinco mensaleiros petistas apresentam novos recursos ao STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu recursos de cinco réus condenados no processo do mensalão que tiveram rejeitados seus embargos declaratórios. O prazo para a apresentação desses recursos se encerrou às 22 horas desta terça-feira.

.  Na lista dos réus que contestaram o posicionamento da corte estão o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), os ex-deputados Pedro Corrêa, José Borba e Bispo Rodrigues e o ex-tesoureiro do antigo PL Jaconinto Lamas.

. Agora, o relator Joaquim Barbosa vai analisar os recursos e preparar seu voto sobre cada um deles. Depois disso, as contestações serão debatidas em plenário.

Entrevista, Jerônimo Gorgen - Nova lei acaba com a era dos cartolas nos clubes, federações e confederações esportivas

Jerônimo Gorgen, deputado Federal do PP do RS

A presidente Dilma Rousseff sancionou na íntegra a emenda de sua autoria, que prevê uma série de requisitos de gestão e transparência para que entidades esportivas possam acessar recursos públicos e receber benefícios fiscais.
Já está no Diário Oficial desta quarta. É a lei 12.868/13. Ela altera itens da Lei Pelé.

Dê um exemplo de mudanças.
Ela prevê a limitação dos mandatos dos dirigentes esportivos em no máximo quatro anos, permitida uma única reeleição. Na prática, a legislação acaba com a perpetuação dos “cartolas” no comando das entidades.

O que mais prevê a nova lei?
Construída em parceria com a ONG Atletas Pelo Brasil, a Lei 12.868 ainda determina que os estatutos das entidades ofereçam garantias de participação dos atletas nos colegiados de direção e na eleição para os cargos da entidade. Para ter acesso aos benefícios previstos em lei, clubes, federações e confederações também deverão permitir aos associados e filiados acesso aos documentos e informações relativas à prestação de contas, com ampla divulgação dos balancetes nos meios eletrônicos.

Quando começa a vigência da nova lei?
A partir de agora começa a contar o prazo de seis meses para que as entidades de adaptem às novas regras. É um marco no esporte brasileiro. Se a estrutura de cada administração não for readequada, todo o apoio do setor público será retirado.

Vai melhorar a gestão dos clubes?
Esta é uma lei da transparência no esporte. Ela deve repercutir diretamente na negociação sobre o refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol, que ultrapassam R$ 5 bilhões. 

Vândalos depredam centro de Porto Alegre e avançam sobre a casa do prefeito. Fortunati reclama da "passividade" da Brigada.

Um protesto pela valorização dos professores percorreu a região central de Porto Alegre na noite desta terça-feira. O grupelho de 100 pessoas saiu da frente da prefeitura e seguiu até a Praça da Matriz. Em frente ao Palácio Piratini, a Brigada Militar lançou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, que tiveram na pauta o pagamento do piso aos professores, a abertura das contas públicas e a critica às remoções e privatizações de espaços públicos para a Copa do Mundo.

. Segundo reportagem do jornal Correio do Povo, os manifestantes saíram do Paço Municipal, passaram pelo camelódromo e seguiram para a Voluntários da Pátria. De lá, entraram na Senhor dos Passos até chegarem à avenida Salgado Filho, onde sentaram no chão. No local, gritaram diversas palavras de ordem antes de se dirigirem para a área frontal do prédio onde reside o prefeito, José Fortunati. No local, tapumes foram quebrados e espalhados nos arredores do edifício por vândalos. Apesar do protesto ser pelo não pagamento do piso por parte de Tarso Genro, ninguém foi para a casa do governador no bairro Rio Branco.

. Vizinhos do prefeito reclamaram do barulho e da quebradeira de tapumes. Eles também criticaram a não-intervenção da Brigada Militar, que apenas acompanhava o movimento até então. No Palácio Piratini, após algumas manifestações, é que os policiais agiram com gás lacrimogêneo, que fez a multidão correr até a avenida Borges de Medeiros.

Veja abaixo o que diz o prefeito Fortunati sobre o vandalismo ocorrido na noite de ontem - via Twitter:

  1. ...governador para que nos dias de manifestações o prédio seja melhor cuidado. É pelo fato de que o Prefeito eleito democraticamente ...

  2. ...me chamou a atenção é o fato, segundo declaraçôes, da BM ficar "assistindo" ao espetáculo triste. Vou hoje encaminhar um pedido ao ...

    (Foto: Manifestação no Dia dos Professores quebrou tapumes em frente ao prédio do prefeito)

Vendas nos shoppings crescem 10,33% em agosto

As vendas nos shopping centers do País em agosto cresceram 10,33% em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados publicados nesta terça-feira, 15, pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O resultado de agosto ficou em linha com o de julho, quando as vendas tiveram alta de 10,35%.

. Em nota, a associação avalia que as vendas em agosto foram impulsionadas pelos produtos de telefonia, resultado direto de campanhas promocionais para o Dia dos Pais e do interesse crescente da população por smartphones e tablets. A Abrasce também destaca a elevação de 41% no faturamento nas atividades de lazer e entretenimento.

. No acumulado dos oito meses em 2013, as vendas nos shopping centers cresceram 8,43%. A associação estima que o faturamento no ano seja cerca de 10% maior que o do ano passado.

Novo Beira-Rio terá sua estreia com megaevento em abril

Mesmo sem revelar cifras, o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, assegurou ontem que a reinauguração do Estádio Beira-Rio não terá custo algum para o clube e gerará novas receitas com a renda obtida pelos responsáveis pelos eventos. 

. A reinauguração ocorrerá entre os dias 5 e 6 de abril de 2014, com megaevento e jogo inaugural do Colorado contra o uruguaio Peñarol. O roteiro, que culminará com a estreia tão esperada após a reforma, que deve ser concluída em 31 de dezembro pela construtora Andrade Gutierrez, e de acordo com cronograma acertado com a Fifa para a Copa do Mundo, começa em 1 de dezembro com uma “corrida colorada”, na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

. Os ingressos já estão à venda no site www.festagigante.com.br

American Airlines confirma nova rota Porto Alegre-Miami

A American Airlines anunciou ontem oficialmente a volta do voo de Porto Alegre para Miami, nos Estados Unidos. A operação começa no dia 22 de novembro e terá frequência diária, com saída da Capital às 12h30min e chegada a Miami às 18h30min. O voo de volta sairá de Miami às 20h20min e aterrissará no aeroporto Salgado Filho às 10h45min, com escala em Curitiba.

. A venda do primeiro lote de passagens, a preço promocional de US$ 690,00, ida e volta, teve início há aproximadamente dois meses e acabou pouco tempo depois. Agora, as passagens custam a partir de US$ 998,00, ida e volta.

Entrevista, Valter Nagelstein - Ofereço minha renúncia para apaziguar o PMDB de Porto Alegre

Valter Nagelstein, presidente do PMDB de Porto Alegre

O senhor não disputará a reeleição para a presidência do PMDB neste final de semana?
Estou oferecendo minha renúncia. Tentei unir o Partido e não tive êxito. Acho que minha renúncia poderá apaziguar todos os ânimos, propiciar a harmonização e com isto fortalecer o PMDB de Porto Alegre.

O que foi que aconteceu?
Muitos interesses foram contrariados durante todo este período de formação da nova administração municipal, na qual o PMDB é o protagonista principal, depois do PDT, que é o Partido do prefeito José Fortunati. Durante todo este período, evitei ruídos, busquei composição com todos e prestigiei o governo na Câmara.

E agora?
Sou fiel ao PMDB, como já comprovei isto inúmeras vezes. Sou o vereador mais votado do Partido em todo o RS. Já ocupei cargos de importância no governo estadual e na prefeitura. Sou muito jovem e acho que o tipo de desgaste que esta sucessão partidária produziu, não acrescenta nada à minha trajetória de vida política e partidária. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/