Trabalhador terá vale transporte pago integralmente pelo patrão, aprova Senado

Atualmente, empresas podem deduzir até 6% do salário dos empregados; projeto do ex-presidente Fernando Collor segue agora para a Câmara, isentará os pagamentos para os trabalhadores. O novo custo das empresas será pago pelos próprios trabalhadores, já que ele irá para os preços dos produtos e serviços ou para dedução no pagamento do Imposto de Renda, o que também recai sobre os trabalhadores, já que estes igualmente pagam impostos.

O jornalista Ricardo Brito, da Agência Estado, informou no final desta tarde que os trabalhadores terão direito a isenção do custeio do vale-transporte, cabendo ao empregador bancar integralmente a despesa. A determinação foi aprovada nesta quarta-feira, 16, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em decisão terminava.

Agora a proposta, de autoria do senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, exceto se ocorrer um recurso para levar a matéria para o plenário da Casa.

Segundo o autor da proposta, a isenção significa "um aumento muito considerável" para a renda do trabalhador dentro do atual contexto do "acirramento do processo inflacionário e consequente queda do seu poder de compra". A matéria foi apresentada no final de junho deste ano, ou seja, após o início dos protestos de rua que tomaram conta do país e tiveram como um dos principais motes iniciais o preço da tarifa do transporte coletivo. O senador do PTB disse que as eventuais despesas adicionais das empresas, em arcarem com todo o custo do vale-transporte, são passíveis de serem abatidos de sua receita para fins de apuração do seu lucro tributável. O relator da matéria na comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), concordou com Collor e destacou que o abatimento não trará prejuízos para as empresas.

"Trata-se, sem dúvida alguma, de medida ousada, porém necessária, para garantir aos trabalhadores do nosso País essa conquista tão necessária, ainda mais se considerado, como muito bem ponderou o autor da proposição, que essa alteração fará grande diferença no impacto do orçamento dos empregados e não causará tanto impacto nos custos das empresas", afirmou Paim, em seu parecer.

23 comentários:

j disse...

A China agradece, mais custos para as Empresas, menos trabalho para os brasileiros.

Anônimo disse...

polibio, boa tarde, Não entendi .... quebraram tudo... passagens pagas por empregadores estavam muito caras, agora empregadores continuam pagando tudo, ???? quem vai fazer a quebradeira.....

Anônimo disse...

Polibio este tal de Paim é o mesmo que elegeu-se defendendo o fim do Fator previdenciário, pelego petralha vertebrado que esqueceu promessa de campanha...

Anônimo disse...

Excelente medida.
No caso dos protestos o problema foi criado por estudantes e desocupados e estes a proposta ao que parece, deixa de fora, de forma que eles continuarao reclamando e fazendo quebra-quebra. Trabalhador via de regra nao faz atos de vandalismo.

Anônimo disse...

Quá, quá,quá, quá - ...é medida ousada, porém necessária - segundo Paim/Collor (o caçador de marajás junto com o empulhador de aposentados)

Esmola com o dinheiro do outro é fácil de dar.

Paiseco de cocô está o Brazil. País rico é pais avacalhado.

Num tem geito, isto aqui...

Anônimo disse...

E' jogar isso no custo de producao para que todos paguem a conta ....

Anônimo disse...

ESSE GOVERNO ENLOQUECEU DE VEZ.
AGORA O CHAVEZ FOI INCORPORADO PELO SENADO.
O BRASIL QUEBRA BEM LIGEIRO.
A BAGUNÇA É IGUAL A ANTES DE 1964, E, OS TERRORISTAS SÃO OS MESMOS, MAS AGORA ESTÃO NO PODER.

Anônimo disse...

Parabéns ao ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Pena que o trabalhador ou assalariado em geral desconhece o fato de o Collor ter sido inocentado pela justiça, quando da sua defenestração do poder, em 1992.

Anônimo disse...

"Anônimo" das 18:25, a maioria dos empresários brasileiros votam e apoiam os candidatos e partidos de esquerda! Se eles reclamarem dessa nova conquista para os trabalhadores, será porque o Collor de Mello é de direita, e não um comunista! O apoio de Collor ao Lula e a Dilma, por exemplo, obedece a critérios e interesses políticos, não ideológicos. Collor é um político pragmático.

Anônimo disse...

"Anônimo" das 18:25, a maioria dos empresários brasileiros votam e apoiam os candidatos e partidos de esquerda! Se eles reclamarem dessa nova conquista para os trabalhadores, será porque o Collor de Mello é de direita, e não um comunista! O apoio de Collor ao Lula e a Dilma, por exemplo, obedece a critérios e interesses políticos, não ideológicos. Collor é um político pragmático.

Unknown disse...

acho justo a final de contas estamos indo trabalhar para a empresa o custo tinha que sair integral a empresa e o governo tinha que diminui a tributação ao empregador.
acho justo

Anônimo disse...

como deve ser bom ser legislador nessepaiz...

o sujeito, sentado em confortaveis poltronas, fica so bolando projetos para asfixiar as empresas, achando que todo o dinheiro cai do céu, que o empresario nao tem que matar um leao a cada dia para fazer caixa...

eh isso ai empresarios, continuem elegendo esquerdistas e seus amiguinhos amigos do povo que voces irao sempre tomar na cola...

Anônimo disse...

o comentario das 20:00 eh um mimo do cinismo petralha...

deve ser um petralha tentando justificar no melhor estilo petista a amizade dos seus politicos com seus novos amigos, Collor, Sarney e Renan...

no Brasil "programático" dessa gente o Tom hoje seria um aliado do Jerry, o Batman faria um acordo de coalizão com o Coringa para que ambos pudessem, juntos, explorar os cofres de Gotham City...

alguma duvida de que falimos etica e moralmente?

uma historinha em quadrinhos escrita pelos petistas seria o esgoto do esgoto, cheia de conchavos, negociatas e acordos "programaticos"...

tudo para o bem deles proprios, sempre...

Anônimo disse...

Eles acreditam que o empresariado vai pagar passagem, este custo será repassado para o consumidor e continuará sendo pago de forma indireta, bando de hipócritas.



Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Vai tudo para os Preços...O Brasil já tá estupidamente cara, fica a cada dia mais.

Anônimo disse...

tomara que os preços explodam!

Nádia disse...

Ora se não seria o paim..
Com o dinheiro dos outros, só podia ser ele.

Saquinho das bondades abriu-se definitivamente no ano que se encerra
com vistas, sem dúvida, a que mais um glorioso
- e profícuo para os generosos do dinheiro alheio -
ano eleitoral adentre o nosso enjoo..

Paim sempre desmaiava nas manifestações.. de outros tempos;
gostava do papel de vítima no espetáculo... era mais barato..

..

Anônimo disse...

Como ficam as pequenas e médias empresas que optaram pelo SIMPLES e portanto não teriam como abater do imposto pago ao governo este valor. Até porque são as pequenas e médias empresas os maiores empregadores hoje no Brasil.

Surfista Prateado disse...

Estarei diminuindo meus gastos, compras, etc. para eu não pagar mais este aumento de preços. Muito bom para quem depende do emprego que o que eu gasto paga.

Anônimo disse...

Mas a intenção é quebrar tudo mesmo, prá depois estatizar até a fruteira da esquina. Aí vcs verão comunismo de verdade. Sentirão saudades das filas de hoje. Será fila até pro banho diário........

Anônimo disse...

No Brasil daqui há 5 anos haverá filas até na lanhouse da esquina (pq a internet residencial será desativada) para vc enviar e-mail sendo assistido por um censor petista ao seu lado fiscalizando o conteúdo do mail. Duvida disto?????

Anônimo disse...

Como eles são tão bonzinhos heim?Eles dizem que não irá pesar para as empresas,como dizem quando lançam N leis jogando custos sobre as empresas e cidadãos.Avisem o Paim que é do couro que sai a correia.Esse dinheiro será embutido nos preços dos produtos e serviços e quem pagará é o bobo do povo que ainda agradece.

Anônimo disse...

A Vanessa Nina está perdoada, é tão inocente.Ela vai trabalhar para a empresa.Qque bonitinha heim?Eu sempre trabalhei para meu sustento e da minha família.As empresas em que trabalhei foram os meios para que eu pudesse atingir a minha finalidade.Se hoje estou aposentado e com meus filhos formados foram graças ao meu esforço e aos empresários que me receberam e a quem fico grato.Em tempo:Nina sempre paguei integralmente minha condução, até hoje pago,recuso fazer o cartão de idoso que deveria ser somente para pessoas que realmente não pode pagar. É mais uma lei demagógica que faz o preço do transporte subir.Uma pessoa saudável com 70 anos,advogado,engenheiro,comerciante etc... que tem vida econômica tranquila não pagar condução é muita demagogia, ou não?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/