Dica do editor - Expectativa de vida aumentou no RS: 78,3 anos para homens e mulheres

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a esperança de vida para ambos os sexos no Rio Grande do Sul apresentou-se superior a do Brasil em 1991; 2000 e 2010. Entre os 27 estados brasileiros, o Rio Grande do Sul era em 2010,  o quarto com a maior esperança de vida ao nascer, superado pelo Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo. 

Segundo o IBGE, a esperança de vida ao nascer no RS, para ambos os sexos, passou de 72,4 em 2000 para 78,3 em 2018.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Rio Grande.

PL tira dura nota contra atentado realizado contra o STF

 As direções nacional e catarinense do PL tiraram duas duras notas contra o atentado promovido na quarta-feira de noite contra o prédio do STF, quando o catarinense conhecido como Tiu França tentou explodi-lo e junto com ele os ministros, começando por A. de Moraes, o alvo principal declarado.

Tiu França era filiado ao PL e foi candidato a vereador pelo Partido na cidade de Rio do Sul.

Há bastante tempo, o ativista vinha adotando posições políticas extremistas, segundo seus familiares e postagens nas redes sociais.

Zucco vai a Bolsonaro e discute sua candidatura ao Piratini

O deputado federal tenente-coronel Zucco esteve esta semana em Brasília, antes do atentado contra o STF, e conversou com Bolsonaro sobre as eleições de 2026 no RS.

O PT já está com seus principais candidatos majoritários apresentados (Pimenta para o Senado e Preto para o governo) e o PL, seu principal adversário, não quer ficar para trás.

Zucco, que é o presidente do PL de Porto Alegre, é forte candidato ao governo gaúcho, mas no PL também é trabalhado o nome do ex-ministro Onyx Lorenzoni. Caso prevaleça a opção por Onyx, Zucco poderá disputar o Senado, mas neste caso o PL fechará as duas vagas, já que o presidente estadual Giovani Cherini está com sua candidatura na rua.

Ontem, o deputado esteve com o prefeito Sebastião Melo.

Veja o vídeo da tentativa de atentado promovida contra Moraes e o prédio do STF

Este material é do site Poder 360.

Dica do editor - Wanderley Luz não usou armas de destruição em massa, mas rojões de São João

Este rojão de vara foi usado no atentado.

A Polícia Federal investiga quais materiais foram utilizados por Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, para montar os artefatos que ele explodiu na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite de quarta-feira. 

O que se sabe é que não eram armas de destruição em massa, mas basicamente fogos de artifício, embora Luiz tenha usado pólvora de alguns deles para preencher um tubo de PVC para fazer bombas.

Polícia de Milei prende exilado político brasileiro. Há temor de mais prisões entre os 300 exilados.

 A prisão abre caminho para um encontro mais amigável entre Milei e Lula, segunda-feira, no Rio, na abertura da reunião do G20.

A Polícia do governo Milei prendeu, ontem, o exilado político brasileiro Joelton Gusmão de Oliveira, 47 anos. Ele foi detido na cidade de La Plata, 60 quilômetros ao sul de Buenos Aires, a pedido do ministro A. de Moraes.

Esta é a primeira prisão de exilados políticos brasileiros.

Na Argentina, estioma-se que 300 deles estão refugiados ali.

A. de Moraes quer a prisão e extradição de 140 deles.

Opinião do editor - Este delegado federal fala demais e fala errado

Se há exagero nas redes sociais, como os há na vida analógica, existe legislação abundante para impedi-lo. Nada obsta que a PF, em vez de ficar caçando ativista que pinta estátua com batom, atue rapidamente quando percebe crime nas redes sociais, agindo de imediato e conforme arsenal legal existente. Não é caso apenas da PF, mas de todo o aparato de segurança estatal, mais MPs e até Defensorias Públicas.

Este diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, inscreve-se naquela categoria conhecida dos mais perfeitos idiotas latinoamericanos, porque ontem voltou a ir muito além das chinelas ao fazer coro com seus chefes do STF, ao defender a necessidade de uma regulamentação das redes sociais no Brasil.

Ou seja, o delegado federal quer impor censura.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


STF confirma condenação de Collor a 8 anos de cadeia. A sentença condenatória é por corrupção.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira manter a condenação do ex-presidente Fernando Collor a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

Aparentemente, o ex-presidente irá para a cadeia.

Se isto acontecer, será o terceiro presidente a enfrentar as grades, tudo depois de Lula (condenado e preso por corrupção) e Temer (Temer foi preso em 21 de março de 2019, mas preventivamente, ficando no xadrez poucas horas).

STF teme novo atentado e volta a cercar seu prédio

Em fevereiro, eles retiraram as grades, mas, ontem, nenhum dos dois voltou ao local para recolocá-las.

O prédio do Supremo Tribunal Federal voltou a ser cercado por grades nesta quinta-feira. A medida foi tomada pela equipe de segurança do tribunal um dia após explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes. O autor do atentado, o catarinense Francisco Wanderley, não usou armas de destruição em massa no atentado ao STF, mas foguetes de São João. Ele teria se martirizado com alguns deles, mas pode, também, ter sido alvejado pelos seguranças antes das explosões.

O presidente do STF, Luiz Barroso, e o presidente nomeado Lula, retiraram simbolicamente as grades em fevereiro, depois do 8 de Janeiro, mas agora elas voltaram.

A Agência Brasil diz, hoje, que a área externa ao STF estava "muito bonita".

RS terá fim de semana de tempo bom e muito calor, avisa a MetSul

 A MetSul Meteorologia prevê tempo bom para este final de semana no RS e adverte para um episódio de calor forte a intenso nos próximos dias.

Leia o que diz a empresa:

Grande parte do Sul do Brasil está neste momento sob influência de uma massa de ar seco.

A temperatura deve entrar em uma escala maior a partir desta sexta-feira no Rio Grande do Sul. A tarde de hoje deve ter máxima de 32ºC em Porto Alegre e de 34ºC na área metropolitana. 

Até na Serra fará muito calor com marcas generalizadas acima de 30ºC e máximas de até 34ºC em algumas cidades. 

Prefeito Melo acaba com o trabalho remoto na prefeitura de Porto Alegre

O prefeito Sebastião Melo acabou com o trabalho remoto na prefeitura de Porto Alegre. O novo decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre no final da tarde desta quinta. 

O decreto valerá a partir de 1o de janeiro.

Atualmente,1,3 mil servidores, incluindo administração direta e indireta, do total de 14.771 ativos no município, atuam em regime de teletrabalho em diversas secretarias. 

O prefeito avisou que no futuro a gestão poderá retomar atuação remota excepcionalmente em posições nas quais a produtividade indicar ser o mais efetivo.

Agora Brasil, com Guilherme Baumhardt, analisa o atentado político contra o STF

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/