BarraShoppingSul provoca boom imobiliário em Porto Alegre

A cada dia surge uma nova construção na zona Sul de Porto Alegre, tanto em formato de condomínios quanto casas particulares.

. A Avenida Coronel Marcos é um bom exemplo da explosão imobiliária que a região está vivendo, ainda mais depois da inauguração do BarraShopping.
. Os moradores mais antigos continuam preocupados porque está faltando a contrapartida em melhorias da infraestrutura urbana como ampliação da avenida para dar vazão ao aumento do tráfego.

- LEIA mais sobre o BarraShoppingSul e sua guerra com os lojistas, em Por Trás da Notícia, a seguir.

Ciee-e do RS tem fila de 150 mil para estágio

O estágio ainda é uma das melhores oportunidades para ingresso no mercado de trabalho.
- Ainda mais em tempos de crise.

. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), que completou 40 anos de atividades nesta semana, já contabiliza uma fila de espera de 150 mil estudantes inscritos aguardando por uma vaga de estágio.

. Para ampliar as possibilidades de conquistar a almejada oportunidade, a orientação é para que o estudante trate de buscar qualificação, aproveitando os cursos gratuitos que são oferecidos e que dão dicas que vão desde postura até apresentação na hora da entrevista.

. Quem quiser mais informações pode acessar o site www.ciee-rs.org.br

Perondi reconhece prestígio de Yeda no interior do RS

O deputado Darcisio Perondi está encantado com a lua de mel que as populações do interior gaúcho estabeleceram com a governadora Yeda Crusius.

. “Ela chega na cidade, inaugura obras, como acabou de fazer em Santo Ângelo, promete novas ações e todo mundo sabe que vai cumprir”, disse o deputado do PMDB ao editor. Perondi não esconde o que pensa. A declaração não significa ato de adesão, mas de reconhecimento.

- O PMDB terá candidato próprio nas eleições do ano que vem, mas não tem pressa em desembarcar do governo do RS.

Usina gaúcha de asfalto leva prêmio por design

A usina de asfalto Kompakt da Ciber Equipamentos Rodoviários, de Porto Alegre (RS), foi selecionada para participar de duas importantes premiações de design: a edição brasileira do 2º Prêmio Idea/Brasil, e no Industrial Designers Society of America (IDSA)
- O primeiro concurso é a versão nacional da premiação dos Estados Unidos, a International Design Excellence Award (Idea) e o IDSA é o mais importante prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo.

. A Kompact recebeu investimento de R$ 1,3 milhão e seu design também pode ser apreciado na exposição Design Brasileiro Hoje: Fronteiras no Museu de Arte Moderna, de São Paulo, até 28 de junho.

. A usina é voltada para obras de rápida execução localizadas em regiões inóspitas como as de elevadas altitudes da América do Sul, estradas com curvas acentuadas e em áreas montanhosas como nos Andes e estradas de menor largura na África.

Lara acha que CPI da Stela já fez água

Aviso que passa o deputado Luís Lara a esta página:

- A CPI da Stela Farias (a CPI que o PT tenta criar para embaraçar o governo Yeda) não tem a menor chance.
Postado por Polibio Braga às 13:35 0 comentários
Perondi reconhece prestígio de Yeda no interior do RS

O deputado Darcisio Perondi está encantado com a lua de mel que as populações do interior gaúcho estabeleceram com a governadora Yeda Crusius.

. “Ela chega na cidade, inaugura obras, como acabou de fazer em Santo Ângelo, promete novas ações e todo mundo sabe que vai cumprir”, disse o deputado do PMDB ao editor. Perondi não esconde o que pensa. A declaração não significa ato de adesão, mas de reconhecimento.

- O PMDB terá candidato próprio nas eleições do ano que vem, mas não tem pressa em desembarcar do governo do RS.

Saiba mais sobre as mudanças nos planos de carreiras públicas do RS

Existe bastante confusão sobre as reais intenções do governo gaúcho sobre o tipo de proposta que fará para mudar as carreiras de servidores públicos do RS.

1) o governo mandará para a Assembléia unicamente o projeto que mudará a carreira do magistério e a gestão das escolas, mas a própria secretária Marisa Abreu disse ao editor que antes de maio o desenho final para discussão pública não estará concluído (boa pista sobre o que virá, será a reunião sobre o assunto, dia 6, na Agenda 2020).

2) Nem de longe o governo conseguirá sequer desenhar neste governo uma reforma geral das carreiras dos servidores públicos gaúchos, tarefa que consumirá pelo menos um ano de discussões.

. Além da proposta sobre o plano de carreira do magistério, a Assembléia espera pela proposta que modificará o sistema de previdência estatal estadual.

Cpergs retoma “Fora Yeda” de olho em 2010

A retomada da campanha “Fora Yeda” por parte do Cpergs, é interpretada como parte integrante da campanha sucessória de 2010, cujo calendário foi antecipado pelo PT.
É o que pensam dez entre dez integrantes da base aliada na Assembléia do RS.

. A fim de sustentar a mobilização, o Cpergs começou a gastar dinheiro grosso na TV. É que cada comercial na RBS TV, em horário nobre, que é o que vem sendo usado, custa a bagatela de R$ 25 mil.

RS, em 2020, o melhor Estado para trabalhar e viver ?

A Agenda 2020 é um movimento do qual fazem parte pelo menos cem entidades da sociedade civil organizada do RS.

. Por trás da Agenda 2020 está o dedo da ferramenta Balanced Score Card, normalmente utilizada pelas empresas de sucesso para balizar seu processo de gestão estratégica. A idéia é usar esses princípios para estabelecer uma agenda de futuro para o RS. A consigna daí decorrente é ambiciosa e possível:

- Até 2020 o RS deve ser o melhor lugar para viver e trabalhar no Brasil.

. Em 2006, a Agenda 2020 deu uma demonstração de força e determinação ao reunir 900 pessoas na Fiergs para discutir a agenda do futuro do RS.

. O diagnóstico feito sobre os problemas estruturais da economia gaúcha centrou fogo em dois vetores, sobre os quais será preciso trabalhar: 1) as crises econômicas conjunturais, decorrentes do demasiado atrelamento ao setor agropecuário, sujeito a crises climáticas, cambiais e de mercado de caráter cíclico. 2) a crise do setor público, com 40 anos de incapacidade no gerenciamento das contas públicas.

. Sem resolver os impasses, todo mundo sabe que será impossível retomar o desenvolvimento de maneira sustentável. O RS, que já respondeu por 11% do PIB e foi o terceiro maior Estado, foi deslocado para o quarto posto (7% do PIB) e ameaça perder esta posição.

. Este ano, a Agenda 2020 escolheu quatro eixos estratégicos para trabalhar, no caso: 1) educação (abraçar o programa Todos pela Educação). 2) desenvolvimento regional (não há agenda sobre isto no RS). 3) inovação e tecnologia (menos de 2% dos produtos gaúchos exportados possuem inovação tecnológica embutida neles, contra 34% na Coréia do Sul). 4) meio ambiente.

- No dia 6, no Plaza, a Agenda 2020 discutirá as propostas do governo gaúcho para mudar o plano de carreira do magistério e a gestão nas escolas.

* Nota construída em cima de entrevista com o diretor Técnico da Agenda 2020, Paulo de Tarso Pinheiro Machado.
E-mail: paulodetarso@polors.com.br Site:
www.polors.com.br

Brasil tem quatro casos suspeitos de "gripe suína"

Diante da declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a iminência de uma pandemia de gripe suína - gripe A (H1N1), como rebatizou ontem a entidade -, o Sistema Único de Saúde brasileiro acelerou a implantação do plano de contingência da doença, que ainda não se manifestou no País. A organização de leitos de isolamento em unidades de referência para eventuais doentes é uma das prioridades. O Brasil tem 4 casos suspeitos da gripe e 42 em investigação e anteontem o governo federal decidiu monitorar todos os voos internacionais como medida preventiva.

. A questão dos leitos de isolamento já era uma preocupação quando o Brasil concluiu, em 2006, conforme recomendação da OMS, seu plano de contingência de uma pandemia de gripe, onde informava que o SUS detinha 40,3% dos leitos de isolamento do País (3.325), além de uma concentração das vagas no Sudeste, em razão de a região tradicionalmente ter maior oferta de serviços e tecnologias. Também destacava que, no que se refere à infraestrutura, de 47 hospitais apresentados como referência pelos Estados, apenas 10 apresentavam unidade de isolamento respiratório adequada, e pedia que em caso de pandemia os problemas fossem levados em conta pelas secretarias ao indicar unidades de atendimento.

CLIQUE aqui para ler a matéria do jornal O Estado de S.Paulo.

Lula tenta atrair PMDB para 2010

O jantar de quarta à noite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), serviu para que os dois lados, presidente e líderes peemedebistas, manifestassem a disposição de seguir em frente com as conversas para aliança eleitoral em 2010.

. O PMDB é o aliado prioritário de Lula para a sua sucessão. Em parte da conversa, o presidente discorreu sobre o bom estado de saúde de Dilma e a animação e disposição da ministra para o trabalho. Lula reafirmou aos dois a importância de o PT e o PMDB acertarem alianças nos Estados. A manifestação de Temer e de Sarney seguiu na mesma linha de que a aproximação continua.

STF acaba com a Lei de Imprensa

Um dos símbolos da ditadura, a Lei de Imprensa acabou. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou ontem inconstitucional uma das últimas legislações do período militar que ainda vigorava. Num julgamento histórico, em ação impetrada pelo PDT, 7 dos 11 ministros decidiram tornar sem efeito a totalidade da lei, editada em 1967, ao concluir que ela era incompatível com a democracia e a Constituição Federal.

. Depois desse julgamento, os juízes terão de se basear na Constituição e nos códigos Penal e Civil para decidir ações criminais e de indenização contra jornalistas. A Lei de Imprensa previa penas de detenção mais rigorosas que o Código Penal para os profissionais da mídia que cometessem os crimes de calúnia, injúria e difamação. O principal debate ocorreu por causa do direito de resposta. Para a maioria dos ministros, esse direito está previsto na Constituição - observaram, também, que há um projeto em tramitação no Congresso para regulamentar esse direito.

Ministro do STF é suspeito de usar esquema para facilitar viagens internacionais de parentes

Familiares e amigos do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Alberto Menezes Direito tinham acesso a um tratamento especial para desembarcar de voos internacionais no aeroporto Antonio Carlos Jobim, no Rio, segundo reportagem da revista "IstoÉ". O privilégio dos familiares de Direito incluia, segundo a reportagem, acesso a áreas reservadas do aeroporto, passagem sem enfrentar a fila do desembarque nem o constrangimento de eventualmente ter que abrir as malas para os fiscais da Receita Federal inspecionarem e até upgrade no bilhete de voo -viajar em uma classe superior àquela efetivamente paga.

. As benesses, conforme a revista, foram viabilizadas por meio de escritórios de representação que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) mantém no Rio e em São Paulo, que servem para auxiliar viagens de trabalho de ministros do órgão. No entanto, os ofícios do STJ divulgados pela revista "IstoÉ" foram emitidos entre fevereiro e dezembro de 2008, quando Direito, ex-integrante do STJ, já ocupava uma cadeira no STF. Outro beneficiado, diz a reportagem, é o ministro do STJ Luiz Fux. Em um dos ofícios divulgados pela revista, expedido pelo STJ para a American Airlines, pede-se que "seja providenciado "special service", "upgrade" e acesso à sala VIP" para a juíza Debora Blaishman, amiga da filha de Fux, Mariana.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/