Moro desconvida ativista Ilona Szabó

O ministro Sérgio Moro tirou a nota a seguir, justificando sua decisão de desconvidar a ativista:


O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou Ilona Szabó, do Instituto Igarapé, como um dos vinte e seis componentes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão consultivo do Ministério. A escolha foi motivada pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé. Diante da repercussão negativa em alguns  segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o Ministério respeitosamente apresenta escusas.

A escolha de Ilona irritou os eleitores de Bolsonaro, porque a ativista exerceu militância pública contra a candidatura do atual presidente, criticando-o de maneira ideologicamente alinhada com o lulopetismo.

No post acima, Olavo de Carvalho cumprimenta Moro.

É isto.

Recomendado - Esta noite, vá ao Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

A revista Veja atribui há oito anos ao Bier Markt, a condição de melhor casa na categoria. 

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (38 torneiras, na foto ao lado). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Novo logo deste blog é criação da Moove

A nova logomarca deste blog é serviço da Moove, agência que atende a conta publicitária do editor.

A formatação usa a cor laranja como pano de fundo.

A foto foi atualizada e é desta semana.

O blog www.polibiobraga.com.br está completando 20 anos, nem sempre com este formato. Atualmente, usa a plataforma do Google.

Bolsonaro insinua que PCC pode estar por trás do atentado praticado por Adélio Bispo

O presidente Jair Bolsonaro tomou café da manhã, hoje, com 11 jornalistas e convidados escolhidos a dedo, todos do circuito Rio, SP e Brasília.

Durante a entrevista, ele fez uma revelação surpreendente:

- Tenho áudios, recolhidos pela inteligência, que mostram gente do PCC falando em me esfaquear.

Como se sabe, Bolsonaro foi esfaqueado por um ex-ativista do Psol, Adélio Bispo.

Na foto acima, ao lado, da esquerda para a direita, da fileira de cima para a de baixo: Denis Rosenfield (articulista do Estadão), Ana Dubeux (Correio Braziliense), Cláudio Humberto (BandNewsFM), Heraldo Pereira (GloboNews), Mauro Tagliaferri (Rede TV), Sérgio Amaral (Band), Luis Kawaguti (UOL), Alexandre Garcia (ex-Globo), Sônia Blota (Band), Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão, João Beltrão (TV Record), Monica Gugliano (Valor Econômico

Sindifisco tira nota para espinafrar o ministro Gilmar Mendes.

É duríssima a nota do Sindifisco contra o ministro Gilmar Mendes, que não satisfeito em espinafrar os auditores-fiscais da Receita Federal, resolveu investigar os que o investigam e investigam sua mulher Guiomar (foto ao lado).

Diz a nota, que precisa ser na íntegra:

É incompreensível que Gilmar Mendes não se veja como um contribuinte comum, como qualquer outro brasileiro, suscetível de ter seu patrimônio e rendas verificados pela Receita Federal. Afinal, qual o contribuinte que, ao receber uma intimação, convoca diretamente o secretário da Receita Federal para lhe dar explicações? Segundo o próprio ministro, quando o IDP (empresa da qual é sócio) foi intimado, chamou Jorge Rachid ao seu gabinete. Este lhe teria dito que o Auditor-Fiscal responsável pelo procedimento era ligado à operação Calicute, e que isso já o deixara “advertido”.

Seria isso normal? O contribuinte ministro do STF provoca a presença do secretário da Receita Federal em razão de uma intimação recebida por sua empresa; o secretário da Receita comparece e lhe dá explicações, e ainda lhe passa uma informação sensível, advertindo-o que se tratava de um Auditor-Fiscal integrante de uma força-tarefa que investigava pessoas que, como mais tarde revelou a imprensa, possuíam vínculos com o ministro (como Jacob Barata, de cuja filha Gilmar foi padrinho de casamento).

Tratando-se de Gilmar Mendes, nada segue o rito convencional.

CLIQUE AQUI para ler toda a nota. Ela é extensa, mas vale a pena prestar atenção nos detalhes.

Guaidó e Bolsonaro falam sobre uma Venezuela à beira da guerra civil

O presidente proclamado pela Assembleia Nacional, Juan Guaidó, e Bolsonaro, reuniram-se esta tarde. Ambos falaram sobre a situação alarmante da Venezuela, que corre risco imediato de guerra civil.

Veja os dois pronunciamentos:

Novo presidente da CNI é de Goiás

O novo presidente da CNI é Paulo Afonso Ferreira, ex-presidente da Federação das Indústrias de Goiás. Em 2016, Paulo Afonso foi denunciado pelo MPF em Goiás no âmbito da Operação Decantação, que desarticulou uma organização criminosa responsável pelo desvio de cerca de 5,2 milhões de reais em recursos federais a partir da Saneago, empresa pública de saneamento do estado.

Preso na semana passada, o presidente Robson Andrade foi afastado por decisão da Justiça Federal.

Opinião do editor - Congresso emasculado, em tom da velha política, resolve folgar por meio mês

O Brasil todo espera que os congressistas toquem de vez a PEC da Previdência e o Pacote Anticrime, costurados em tempo recorde por Paulo Guedes e Sérgio Moro, mas a maioria dos deputados e senadores fazem corpo mole, promove vergonhoso toma-lá-dá-cá, cria reticências manhosas para levar vantagem e manda os brasileiros às favas. A minoria de patriotas que estão no Congresso, não consegue impor sua vontade.

O Congresso já abriu de cabeça para baixo.

A velha política demonstra força invulgar no novo Congresso, no caso Câmara e Senado.

O manhoso presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o novíssimo presidente do Senado, o fraquíssimo Davi Alcolumbre, decidiram fechar as portas nesta quinta-feira e só reabri-las no dia 13.

Os congressistas mal começaram a trabalhar e já resolveram folgar durante meio mês.

É de se perguntar se foi para isto que as raposas corrompidas do PT, PSDB e MDB foram mandadas para casa pelos eleitores.

É um Congresso que já abre emasculado.

Não é por menos que na última pesquisa de opinião pública MDA/CNT, os políticos são tratados com total desprezo pela opinião pública.

As rãs já pedem que Bolsonaro vá direto ao povo para moralizar o Congresso.

Somente maus brasileiros não querem cantar o Hino Nacional

Carris investirá R$ 30 milhões na compra de 87 ônibus novos

A Carris, estatal municipal de ônibus de Porto Alegre, decidiu comprar 87 ônibus novos em 2019. O valor da compra pode chegar a R$ 30 milhões.

Os editais sairão amanhã e as propostas serão abertas dia 25 de março. Veja edital em www.portaldecompraspublicas.com.br

A última renovação é de 2014, quando foram comprados 50 ônibus.

A Carris, 1.245 empregados, conta com uma frota de 347 veículos, tgransportando 155 mil passageiros todos os dias.

Edvilson Brum será o novo presidente da Metroplan

O ex-prefeito de Rio Pardo e ex-presidente da CRM, Edvilson Brum, será o novo presidente da Metroplan.

Câmara agenda para o dia 21 a audiência pública sobre projeto que prevê cortes de benefícios aos servidores de Porto Alegre

A presidente da Câmara de Porto Alegre, Mônica Leal, disse ao editor que agendou para 21 de março, 19h, no auditório Otávio Rocha, a audiência pública exigida pela liminar que suspendeu a votação desta tarde, tratando da eliminação de dispositivos que beneficiam os servidores municipais.

O projeto de lei 002/2019 iria a voto esta tarde.

A prefeitura recorreu da liminar na madrugada de hoje, mas sem sucesso. A prefeitura alega que a Lei Orgânica Municipal não exige audiência pública nenhuma.

Leia mais em nota abaixo.

Artigo, Javier Vivas Santana, El Nacional - Quanto mais pode resistir Maduro

Há quem enxergue Maduro na cadeia.

É a pergunta que muitos leitores fazem diariamente ao editor.

O jornalista Javier Santana, do El Nacional, procura responder a esta inquietante pergunta.

Leia o artigo. O texto está todo em espanhol. Use o translator para traduzir.

En la medida que trascurren los días, el tiempo de respuesta se va a acabando y con ello se acelera el derrumbe del madurismo, el cual solo tiene dos opciones, una que bien pudiera ser menos traumática y con la posibilidad de seguir en la lucha política, y otra que terminaría por barrer cualquier vestigio no solo de su cúpula, sino de quienes alguna vez creyeron en que Nicolás Maduro era un ser con “buenas intenciones” y que nunca ha tenido responsabilidades en la inmensa crisis que atraviesa Venezuela.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Havan começa a contratar para nova loja gaúcha. Ela sairá em Caxias no mês de março.

A rede de lojas Havan abriu seleção para a contratação de 150 empregados.

É para a segunda mega-loja da rede no RS, Caxias do Sul, que abrirá em março.

Prefeitura de Porto Alegre recorrer, mas suspensão da votação desta tarde na Câmara está mantida

A prefeitura de Porto Alegre perdeu o recurso que apresentou nesta madrugada contra a decisão liminar que suspendeu a tramitação e votação do projeto de lei 002/2019, que trata de alterações no sistema de benefícios dos servidores municipais. A juíza do caso alegou que a prefeitura não realizou audiências públicas prévias. A prefeitura avisou que a Lei Orgânica do Município não prevê nada disto.

A qualquer momento a prefeitura recorrerá ao Tribunal de Justiça.

A votação do projeto estava agendada para esta tarde na Câmara de Vereadores.

Juremir Machado rides again no Correio do Povo

Eles se odeiam desde que Juremir escreveu em Zero Hora que o pai de LFV era espião americano e LFV reptou a RBS: "Ele ou eu". Foi ele. Apesar disto, os dois nunca foram tão parecidos quanto agora.

O principal colunista do jornal Correio do Povo, Juremir Machado, está preocupado com o que ele chama de "patriotadas" do governo Bolsonaro.

E não demonstra consternação alguma com as patriotadas do governo narco-comunista de Nicolás Maduro.

Não vale a pena ler.

O editor lê por dever de ofício, mas prefere examinar o original, no caso os textos de Luiz Fernando Veríssimo.

Além da coluna diária, Juremir também é âncora de programa na Rádio Guaíba, de onde não se demitiu, apesar de ter anunciado que o faria, ao sair atabalhoadamente de uma conversa azeda que teve em pleno ar com o jornalista Rogério Mendelsky.

É isto.

Governo Bolsonaro ainda não mexeu na diretoria do Trensurb

O governo Bolsonaro ainda não mexeu na direção da estatal federal gaúcha Trensurb.

Aliás, não mexeu na direção de nenhuma estatal federal gaúcha.

Os diretores atuais foram todos nomeados pelo governo Temer:

Presidente - David Borille
Diretor de Administração e Finanças, Geraldo Luís Felippe
Diretor de Operações, Eurico de Castro Faria

Trensurb fecha balanço de 2018 com 33o ano seguido de prejuízo. Desta vez, foram R$ 103,9 milhões.

Quem paga os milionários prejuízos do Trensurb, que há 33 anos não dá lucro e só acumula prejuízos, é o conjunto do povo brasileiro.

A estatal federal gaúcha Trensurb, fechou seu balanço de 2018 com prejuízo de R$ 103,9 milhões.

O valor é quase igual ao da própria receita líquida, que no ano passado fechou em R$ 146,7 milhões, valor que nem de longe fecha com o total do custo operacional do ano, que somou R$ 250,6 milhões.

O prejuízo é um pouco menor do que o prejuízo de 2017, que foi de R$ 130,1 milhões

Caixa não aceita boletos de assinaturas do Correio do Povo

Sem qualquer explicação, a Caixa Federal nega-se a aceitar boletos para pagamentos de assinaturas do jornal Correio do Povo.

A denúncia é do jornal.

Bacci pode ser anunciado ainda hoje para o Detran

O ex-deputado Enio Bacci poderá ser anunciado para a presidência do Detran no decorrer do dia de hoje.

Indústria cresceu 0,6% em 2018, primeiro resultado anual positivo desde 2003

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria 'encolheu' 0,3% no 4º trimestre, na comparação com os três meses anteriores. No ano, no entanto, o setor fechou com alta de 0,6% – o primeiro resultado anual positivo desde 2013, quando Dilma, governo do PT, enfiou o País em severa recessão.

Mesmo após um quarto trimestre ruim, a indústria brasileira conseguiu crescer pelo primeiro ano desde o início da recessão – e foi o último setor a sair da crise iniciada em 2014, depois de agronegócios e serviços.

Artigo, Renato Sant'Ana - Choque de culturas

Será mesmo uma simples anedota ? Veio-me de um amigo de Buenos Aires. Além de fazer rir, pôs-me a pensar em professores de antropologia que tive em duas universidades. Vamos lá!

O motorista e o devoto
Um árabe, muçulmano devoto, com roupas tradicionais, tomou um táxi numa rua de Londres. Aos poucos minutos de o carro pôr-se em marcha, ele, com a autoridade de quem se considera veículo da revelação, determinou bruscamente ao taxista que desligasse o rádio. E ainda se prestou a explicar: por exigência dos ensinamentos de sua religião, ele não deveria ouvir música, tendo em vista que aquele tipo de coisa não existia ao tempo do profeta. E asseverou que, sobretudo, jamais deveria ouvir música ocidental, que é obra de infiéis.
          
O motorista inglês não perdeu a fleuma. E, gentilmente, desligou o rádio. Depois, parou o táxi. Desceu. Abriu a porta.
          
Estranhando, o árabe muçulmano perguntou: "Que está fazendo o senhor?"
         
CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Venda hoje mesmo seu precatório

Com a alta espera de muitos precatórios devidos pelos entes federativos, a alternativa atualmente viável se tornou a negociação desses títulos junto ao mercado financeiro. Os deságios costumam variar quanto à colocação na ordem de recebimento e a perspectiva de valor.


Havendo interesse de oferta, o contato pode ser feito através do e-mail contato@investimentocreditorio.com ou pelo telefone (51) 99711-9495

Dica do editor -Conheça Ai-Da, o robô que desenha sem ajuda humana

Clique no link a seguir e conheça o Ai-Da, primeiro artista robô que desenha sem intervenção humana.

CLIQUE AQUI para ver.

PIB da Argentina despencou 2,6% em 2018


A economia argentina registrou em 2018 uma queda de 2,6%, conforme atestou o instituto de estatísticas Indec.

Em 2017, os argentinos experimentaram um crescimento de 2,8%, mas as crises cambial e de confiança derrubaram a economia.

PIB de 2019 dependerá da reforma da previdência

Não se trata de redução imediata dos gastos públicos, mas da percepção que o mercado terá da decisão e competência do governo para melhorar o ambiente econômico, concretizando as propostas feitas durante a campanha eleitoral.

As projeções para 2019 (+ 2,5%, segundo Boletim Focus desta semana) seguirão sendo revistas ao sabor dos debates sobre a reforma da Previdência.

É isto.

Até a votação final, prevista para junho ou julho, dependendo da força política que demonstrar o presidente Bolsonaro, o ambiente político e econômico será de instabilidade.

Opinião - Saiba por que o PIB cresceu tão pouco (+1,1%) em 2018

O PIB do ano passado não apresentou nenhum número exuberante, já que o crescimento foi de apenas 1,1%, conforme anunciou há pouco o IBGE (leia nota abaixo).

O dado oficial  revela aquilo que em larguíssima escala aquilo que está incorporado ao dia a dia econômico do país há tempos: baixo crescimento, distribuição desigual e um estoque importante de dúvidas pairando no ar.

Existem explicações razoáveis para justificar a aposta:

1) A greve dos caminhoneiros aparece no topo. E é fato. O ‘paradão’ nas estradas comprometeu a atividade e a geração de riquezas, espraiando prejuízos de Norte a Sul.
2) A performance na indústria, as oscilações no consumo, o ritmo do fluxo de investimento e a situação no campo complementam a cesta de argumentos.

Além de olhar para trás e entender o que aconteceu, os analistas com voz ativa na opinião pública devem passar parte do dia recalibrando expectativas.

PIB de 2018 cresceu apenas 1,1%

O PIB brasileiro de 2018 avançou medíocres 1,1%, disse o IBGE

Superavit primário das contas do governo federal foi de R$ 30,2 bilhões em janeiro

Em janeiro,o resultado primário das contas do governo federal apresentou superávit de R$ 30,2 bilhões.

Conforme divulgado ontem pelo Tesouro Nacional, em janeiro o governo federal registrou superávit primário de R$ 30,2 bilhões, ante o saldo positivo de R$ 30,8 bilhões apurado no mesmo período de 2018 em termos nominais. Este desempenho ficou acima do esperado pelo mercado (R$ 27,8 bilhões), sendo favorecido principalmente por elevação da arrecadação com royalties. Em termos reais, descontado o IPCA do período, houve recuo interanual de 5,5%, explicado, principalmente pela queda de receitas extraordinárias. Sob essa mesma métrica, as receitas recuaram 3% em termos reais, enquanto as despesas caíram 2,3%. 

A nova meta para o resultado primário deste ano é de déficit de R$ 139 bilhões.

Preços da indústria recuaram 1,05% em janeiro

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), cujo âmbito são as indústrias extrativa e de transformação, registrou deflação de 1,05% na passagem de dezembro para janeiro, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. Esse resultado confirmou a trajetória observada no IGP, na qual os preços ao produtor continuaram o movimento baixista do final do ano passado. Trata-se da segunda queda consecutiva do IPP, após a deflação de 1,56% apurada em dezembro. Apenas 11 das 24 atividades industriais acompanhadas registraram variações positivas. As principais contribuições para o resultado agregado vieram das indústrias extrativas e de outros produtos químicos.

Em doze meses, a variação de preços acumulou 7,99%, por conta, principalmente, dos setores de alimentos e de outros produtos químicos. 

Taxa de desemprego registrou ligeiro recuo em janeiro, na comparação com janeiro de 2018

O desemprego continua muito alto, intoleravelmente alto. Os novos postos de trabalho pingam a conta-gotas. A recuperação econômica ainda é muito tímida.

A taxa de desemprego avançou de 11,6% na média dos três meses encerrados em dezembro do ano passado para 12,0% nos três meses finalizados em janeiro, conforme reportado ontem pela PNAD Contínua, do IBGE. 

O resultado ficou ligeiramente acima do esperado pelo mercado (11,9%), mas mantém a tendência de recuo gradual na comparação interanual (12,2% em janeiro de 2018). 

CLIQUE AQUI para conhecer detalhes.

Guaidó já está no Brasil. Esta tarde ele será recebido por Bolsonaro.

O general Hamilton Mourão disse hoje que a conjuntura política, econômica e militar da Venezuela, sugere possibilidade de guerra civil.

Juan Guaidó, o presidente proclamado pela Assembleia Nacional da Venezuela,  chegou ontem a noite a Brasília, viajando num avião da Força Aérea Colombiana.

Ele não foi recebido com honras de chefe de Estado, embora o Brasil o reconheça como presidente legal.

Esta tarde, Guaidó será recebido por Bolsonaro.

A programação do presidente está a cargo do chanceler Ernesto Araújo.

Esta tarde, um grupo de parlamentares vai ser encontrar com Guaidó, segundo disse ao editor, há pouco, o deputado gaúcho Marcel Van Hatten, Novo.

Bombeiros gaúchos vão ajudar a busca dos desaparecidos de Brumadinho

O governo gaúcho mandará para Brumadinho, amanhã, 5 bombeiros e quatro cães farejadores, tudo para ajudar a encontrar corpos desaparecidos.

O pedido foi feito pelo governo de Minas. 

As equipes permanecerão dez dias fora do Estado.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais, ainda há 129 desaparecidos na tragédia de Brumadinho. O órgão já identificou 179 mortos na região

Passagens do Trensurb vão aumentar para R$ 4,20 no dia 13 de março

Após dez anos sem subir, no dia 13 de março os preços das passagens do trem metropolitano, Trensurb, subirão para R$ 4,20.

O aumento será de R$ 0,90.

Mesmo com o reajuste, o que entrar de dinheiro das passagens não será suficiente para pagar sequer a Folha de Pessoal da estatal federal gaúcha.

Quinta-feira será novo dia de sol e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo no RS será marcado por sol e temperatura amena. 

Na abertura do dia, em muitos municípios o amanhecer registrou temperaturas baixas para esta época do ano.

Em Porto Alegre, o sol já é resplandecente nesta quinta-feira. As marcas dos termômetros, na Capital, ficarão entre 15°C e 28°C. 

Luís Lara, presidente da Assembléia do RS, vira réu em caso de crime eleitoral

O deputado cumpre seu sexto mandato consecutivo. Lara foi o mais votado do PTB, com 56.396 votos

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Luis Augusto Lara  tornou-se réu sob acusações de abuso de poder político e econômico na eleição do ano passado. Ele e o irmão, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, ambos do PTB, respondem a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) sob acusação de coagir servidores e usar a máquina do município. O procurador Luiz Carlos Weber pediu a cassação do mandato do deputado e a inelegibilidade dele e do prefeito por oito anos.

Lara e o irmão Divaldo negam as acusações.

O presidente da Assembleia tirou nota para dizer que é tudo mentira, que nunca foi ouvido, que vai se defender e depois processar quem o acusou.

Veja o momento em que ativistas do MST e do PCO atacam o ministro do Meio Ambiente

O vídeo disponibilizado pelo ministro do Meio Ambiente no seu Instagram, mostra o momento em que os bandoleiros do MST e do PCO atacam o carro, batem na lataria e nos vidros, sobem no teto do veículo e ameaçam Ricardo Salles.

O ministro só não foi esfaqueado, como aconteceu com Bolsonaro, porque não saiu do carro e confrontou os bandidos.

Jagunços do MST e do PCO agridem ministro Ricardo Salles na Bahia

Ativistas (bandidos) do MST e do PCO, atacaram e depredaram o carro oficial onde estava o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles , tudo no Parque Nacional do Pau-Brasil, em Porto Seguro, na Bahia. Eles quebraram o vidro do carro, colocaram suas bandeiras no veículo  e subiram no teto.

Foi uma agressão inédita a um ministro do Meio Ambiente. A PM da Bahia interveio com extrema delicadeza, afastando os agressores. O governo da Bahia é do PT. O MST é aparelho do PT.

Os jagunços não esfaquearam o ministro, como aconteceu com Bolsonaro em Minas. O ministro Salles classificou o ato como de “extrema violência”.

O ministro do Meio Ambiente postou no Instagram mensagem em que classificou o episódio como “uma vergonha”. Junto com a mensagem, uma foto do carro depredado e um vídeo que mostra as ameaças dos manifestantes.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/