Hospital de Clínicas cancela licitação na área de TI

Na manhã desta quarta-feira o editor alertou o Hospital de Clínicas para o desconforto do mercado gaúcho de TI em relação ao pregão eletrônico que faria nesta quinta. Prudentemente, a direção do grupo hospitalar federal suspendeu a licitação. LEIA a notícia a seguir do site Baguete,narrando a decisão:

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre suspendeu o pregão eletrônico para a aquisição de 85 mil horas de desenvolvimento Java que seria realizado nesta quinta-feira, 16. A informação é da assessoria de imprensa do HCPA, que não informou os motivos que levaram à decisão.
O edital causou polêmica no mercado de TI gaúcho, por exigir a certificação MPS.BR nível A dos concorrentes. Apenas três empresas no Brasil atendem ao requisito: CPM Braxis, Politec e Stefanini. O edital exige ainda 200 mil horas de desenvolvimento comprovados. As normas estipuladas pelo HCPA causaram desconforto entre os empresários de TI gaúchos, que acreditam que companhias gaúchas poderiam disputar um pregão que não exigisse o MPS.BR nível A Em agosto de 2008, a Procergs chegou a alterar as regras de um edital para a compra de 20 mil pontos de função, diminuindo o peso das certificações e aumentando o do preço, de forma a possibilitar a participação de companhias locais. Na ocasião, disputaram Meta, Stefanini, DBA, Unitech e Politec, ganhando a Stefanini com uma oferta de R$ 8,2 milhões. Apesar das mudanças, a Meta, representante gaúcha, ficou em último lugar na pontuação dos concorrentes.

Oi lança na sexta-feira IPhone 4

A Oi anunciou hoje o lançamento do iPhone 4 desbloqueado no Brasil, com uma variedade de planos tarifários sob medida para os clientes do iPhone. Os aparelhos estarão disponíveis para venda a partir do dia 17 de setembro.

. "Na Oi, o iPhone é desbloqueado e sem multa. A oferta do produto na Oi dá créditos de até R$ 2.100,00 para que o cliente possa usá-lo como quiser, até na compra do aparelho”, disse João Silveira, diretor de Mercado da Oi.

. Os consumidores interessados na compra do iPhone 4 desbloqueado na Oi podem buscar a rede de lojas Oi em todo o Brasil (
www.oi.com.br).

Banrisul demite ex-superintendente de Marketing

Walney Fehlberg, ex-superintendente de Marketing do Banrisul, 34 anos de banco, foi demitido nesta quarta-feira por justa causa. Fehlberg foi preso e acusado de participação numa quadrilha que superfaturava serviços de terceiros para a área que dirigia.

Conheça a parentada de Erenice. Todo mundo mamando nas tetas do governo do PT.

Eis aí a moderna família petista, toda ela dependurada nas generosas tetas do governo Lula. Não são apenas empregos, mas claro movimento de tráfico de influência e até fraude, como o uso de laranja para formar empresa. Lula não tem mais o que esperar para mandar embora essa senhora. Conheça a parentada da ministra da Casa Civil, indicada por Dilma para o cargo, segundo nota de hoje de Ricardo Noblat.

ISAEL, O FILHO - Aos 19 anos, seu filho Israel entrou no mundo dos negócios como sócio de uma empresa montada pela mãe e registrada em nome de uma professora casada com um auxiliar de bombeiro hidráulico. Seu nome: Asa Imperial.O propósito: "atividades de investigação particular", "segurança e vigilância privada". (O PT conquistara o governo de Brasília havia dois anos, em 1995, e Erenice chefiava o gabinete do secretário de Segurança da cidade.)Em 2006, Israel tornou-se gerente técnico da maternal Agência Nacional de Aviação Civil. Dois anos depois pousou no gabinete do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

SAULO, OUTRO FILHO - Saulo, irmão de Israel, é dono da Capital Assessoria e Consultoria Empresarial, contratada por uma linha aérea para azeitar a venda de serviços aos Correios. Tem como sócia Sonia Castro, mãe de Vinicius Castro (ex-Anac), sobrinho do ex-diretor de operações dos Correios. Até segunda-feira ele foi assessor da secretaria-executiva da Casa Civil.

ANTONIO, O IRMÃO - Antonio Eudacy Alves Carvalho, irmão de Erenice, esteve na Controladoria Geral da União e na Infraero, mãe de tantos bons companheiros.

MARIA, A IRMÃ - Maria Euriza de Carvalho, outra irmã da doutora, trabalhou no Ministério do Planejamento e é consultora da Empresa de Pesquisa Energética, de onde contratou, sem licitação, o serviço da banca de advocacia onde trabalhava Eudacy.

JOSÉ, OUTRO IRMÃO - José Euricélio, outro irmão de Erenice, foi funcionário do Ministério das Cidades.

Ao longo de 15 anos, a partir da instalação de um governo petista no Distrito Federal, quatro filhos e dois netos do pedreiro do Alvorada passaram por pelo menos 14 cargos nas áreas de transportes, saúde, planejamento, segurança, energia e burocracia legislativa.

Associação do Ministério Público fez defesa corporativa no caso do promotor Amilcar Macedo.

O Presidente da Associação do MP/RS, Promotor Marcelo Dornelles. A posição da nota é estritamente corporativista.

. Os chefes dos Poderes, reunidos segunda-feira no Piratini, condenaram de modo unânime a transgressão da lei e a abolição ilegal e arbitrária da prerrogativa de foro.

. Ao defender a ação do promotor Amílcar Macedo, a AMP concedeu pouca atenção à defesa do Estado de Direito.

. O que teme a sociedade gaúcha é a banalização das defesas públicas de membros do MP, na verdade os advogados da própria sociedade.

. Afinal de contas, os promotores não são “Deuses”. Eles não pairam acima do bem e do mal.

Vice de Marina virá nesta sexta ao RS.

O vice de Marina Silva, Guilherme Leal, que é também dono da Natura, falará para a imprensa nesta sexta, 11h, no Centro de Tecnologias Limpas do Senai, Porto Alegre.


Incomodados com Veja, delinqüentes políticos ameaçam repórter Escosteguy.

No seu Twitter desta noite, o jornalista Diego Escosteguy disse de que modo ele e Veja responderão às ameaças:
diegoescosteguy Minha resposta, como já disse aqui, vem no sábado. Sim, sim: com áudio.


Os jornalistas de São Paulo começam a sentir na própria pele a perseguição que os jornalistas gaúchos sofrem há 20 anos por parte de dirigentes do PT do RS. As ameaças a Veja e a Escoteguy são ameaças a toda imprensa livre e a todos os jornalistas, mesmo os que apóiam o governo e o PT, a menos que estes queiram trabalhar numa mídia totalmente estatal, ou seja, controlada pelo governo e pelo PT

. A queixa desta quarta-feira é do repórter Diego Escosteguy, da revista Veja, o jornalista que desvendou as malfeitorias feitas pela família da ministra Erenice Guerra. Ela pessoalmente, mas também seu filho e irmão, além de amigos, fizeram lobby, tráfico de influência, cobrança indevida de comissões, formação de empresas fantasmas e com sócios laranjas – tudo denunciado esta semana por Veja.

. O governo, o PT e Erenice tentam escapar de respostas convincentes, enrolando-se cada vez mais à medida que o tempo passa. Caso isto ocorresse num País civilizado, estariam todos na cadeia.

. Sem saída, a delinquência política passou a ameaçar o repórter Diego Escosteguy e sua família.

. Não se trata de responder, mas de ameaçar fisicamente a imprensa, levando-a a se calar. É este o “controle social”a que deve se referir a jornalista Vera Spolidoro, lugar tenente de Tarso Genro, na última revista Press, editada por Júlio Ribeiro.

. A revista Veja deve adquirir alguns exemplares do livro “Vanguarda do Atraso”,onde dez jornalistas gaúchos narram de que modo selvagem os dirigentes do PT do RS perseguem cada um deles. Comovido pela prática fascista, o Movimento de Justiça e Direitos Humanos concedeu troféus de Resistência Democrática a todos eles, inclusive ao editor.

. Vale a pena ler o texto a seguir do jornalista Reynaldo Azevedo, que narra os dias de turbulência pelos quais passa o jornalista Escosteguy e sua família.

CLIQUE na imagem ao lado para ler a denúncia de Reynaldo Azevedo.

Promotor, de mãos vazias, resolve soltar o sargento Rodriguez

Foi solto o sargento César Rodriguez, preso a mando do promotor de Canoas, Amilcar Macedo. O próprio Macedo anunciou que vai pedir a libertação de Rodriguez. O promotor não disse se vai garantir a vida do militar gaúcho, já que ele mesmo publicizou a sua condição de agente secreto e desarmou-o, o que quer dizer que o sargento sequer poderá se defender em caso de ataque.

. Nesta quarta, o promotor revelou os nomes de mais agentes secretos, desta vez oficiais.

. Caso a lista dos espionados seja mesmo divulgada, Amilcar Macedo será o primeiro homem no mundo a mostrar os nomes de oficiais dos serviços de inteligência estaduais e federais que operam no RS.

. Vai ser muito curioso.

. E ninguém segura o promotor, já que ele recebeu respaldo total da Procuradora de Justiça do Estado e dos seus colegas da Associação do Ministério Público.

. O episódio todo transformou-se numa tremenda boutade política e midiática.

. O que ocorre é que o promotor não tinha nada e acumulou mais nada.

. Faria bem à saúde pública um formal pedido de desculpas ao sargento, que acumulou mais provas da sua inocência do que o promotor acumulou provas sobre sua culpa.

. O resultado material das espalhafatosas investigações do promotor foram de duas ordens:

1) o episódio serviu para desgastar o governo Yeda, mas os inimigos do sargento dentro da Casa Militar nada puderam comemoar, porque todos perderam o emprego.

2) a RBS, que sofregamente deu cobertura total ao promotor, alçando-o aos mais feéricos holofotes, foi pilhada em pela infração pelo próprio Amilcar Macedo, que flagrou relações permissivas entre os repórteres do grupo gaúcho de mídia e o sargento (os repórteres usavam os serviços do sargento).

Nota do editor - Todo o episódio serviu pelo menos para duas coisas:
1) a inchada Casa Militar do Piratini acabou de vez.
2) a sociedade ficou sabendo que todo mundo tem senha para espiuonar todo mundo.

Começa campanha eleitoral suja contra Yeda.

Como sequência dos ataques dos últimos dias ao governo de Yeda Crusius, na manhã desta quarta-feira foram colados cartazes em tapumes e muros de toda a Grande Porto Alegre, todos eles com virulentos ataques a todos os candidatos do PSDB, PMDB, PPS e PTB, menos aos candidatos do PT, PSB, PDT, PCdoB e DEM, portanto aos deputados da oposição na Assembléia do RS. Os sapadores, que não foram flagrados pela Brigada durante a noite, não respeitaram nem mesmo espaços públicos. A polícia examinará as imagens das câmaras de vigilância da zona central de Porto Alegre para identificar os bandidos.

. A campanha é anônima, mas as digitais podem ser encontradas nos modelos escolhidos.

. As campanhas anteriores contra o governo estadual – Banrisul e sargento Rodriguez – ocorreram antes da nova pesquisa desta quarta-feira, que indicou crescimento das intenções de votos em Yeda. Desde ontem a tarde os números do Correio já eram conhecidos e isto explica os novos ataques.

CLIQUE nas imagens ao lado para examinar melhor. O cartaz isolado, ao alto, é o que os delinqüentes políticos colaram nesta madrugada. Os cartazes da parte inferior têm as digitais assumidas da Juventude do PT e do Fórum dos Servidores (a presidente é também presidente do Cpers). Estes dois cartazes são anteriores. Todos são dispostos ali porque são muito semelhantes.

Conheça o tamanho dos prejuízos sobre as ações do Banrisul no day after.

Abstraindo os prejuízos à imagem do banco, eis a seguir o que o editor pode informar em relação aos prejuízos produzidos aos acionistas pela ação espetaculosa da PF e do Ministério Público de Contas, no caso de malfeitorias praticadas por prestadores de serviços da área de marketing do Banrisul.

. O editor pesquisou a movimentação média diária, ocorrida seis dias antes e seis dias depois das razzias policiais do dia 2 de setembro e apurou o seguinte:

- Despencaram a quantidade de negócios (menos 13%), o volume em dinheiro (menos 18%) e a quantidade de títulos (menos 19%).

. O editor analisou a movimentação dos negócios das ações PNB do Banrisul na Bolsa de São Paulo.

CLIQUE na imagem para examinar a tabela, dia a dia.

Autores dos prejuízos à imagem do Banrisul serão responsabilizados pessoalmente.

O Advogado Fábio Medina Osório quer ajuizar até o final do mês todas as ações de indenização por causa dos prejuízos à imagem do Banrisul.

. A idéia é levar União e Estado ao banco dos réus, mas também as pessoas físicas do Delegado Ildo Gasparetto e do Procurador Da Camino.


Polícia diz que Petrobrás vasculha vida privada dos candidatos a vagas na estatal do governo Lula

A pedido da Petrobras, a Polícia Civil paulista quebrou o sigilo criminal de milhares de pessoas que tentaram emprego na estatal ou em suas subsidiárias durante um período de pelo menos dez anos, de 2000 e 2009.

. A prática da estatal federal é ilegal e criminosa. Qualquer empresa privada que for flagrada fazendo isto terá seus diretores presos na mesma hora. A Petrobrás é reduto de dirigentes do PT, foi envolvida diretamente no escândalo do Mensalão e é financiadora de projetos culturais e esportivos de entidades comandadas por políticos e intelectuais de esquerda.

. Em relatório ao qual à Folha teve acesso, a Corregedoria da Polícia Civil diz que a prática, chamada de "ilegal" pelo órgão, atingiu 4.000 pessoas por mês no período, em média. Segundo a investigação, só de janeiro de 2008 a julho de 2009, a Divisão de Capturas passou à Petrobras fichas criminais de 70.499 pessoas. A conclusão do delegado José Ferreira Boucinha Neto, da Corregedoria, é a seguinte: as pessoas "tiveram sua vida pregressa devassada de forma irregular e ilegal de modo a atender única e exclusivamente aos interesses empresarias da Petrobras".

Lula só tem ódio no coração ou é apenas consciência de classe ?

“Ódio ou consciência de classe”, é o pequeno ensaio que o economista e blogueiro gaúcho Paulo Timm fez nesta quarta sobre Lula. Lula revelou laivos de ódio na sua passagem por Santa Catarina. Seus insultos contra os Bornhausen e o DEM, revoltaram os eleitores catarinenses, que sepultarão sua candidata, Ideli Salvatti. Escreveu Paulo Timm:

- Tudo o que começa pelo ódio termina em horror. Tomara que o destino nos livre deste caminho

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do ensaio.

Fogo amigo fustiga Rigotto.

Rigotto está sendo atacado por fogo amigo. É um tiroteio oblíquo e traiçoeiro.

Padilha encontrou um modo oblíquo de apoiar Rigotto.

O Deputado Eliseu Padilha encontrou uma maneira sofisticada para apoiar a candidatura de Rigotto ao Senado. É que ele escolheu a mídia de cartazes de rua para posar junto com o ex-vice-governador Antonio Hohfeldt.

. Como se sabe, Hohfeldt é o segundo suplente de Rigotto ao Senado.

Jornalista de Bagé rifa o próprio corpo para suprir falha do SUS.

O jornalista Emanuel Muller trabalha na Rádio Difusora de Bagé, RS. Ele acaba de rifar seu próprio corpo. A proposta é de que o vencedor use seus serviços. Acontece que Emanuel Muller é daqueles brasileiros que precisam dos serviços de primeiro mundo do SUS, mas não consegue vaga para internação e para a cirurgia que precisa fazer nos olhos, atacados há anos por insidiosa diabetes. O jornalista, bem humorado, até acha que fora isto tem muita sorte, porque tem emprego. No seu blog, ele listou as seguintes oportunidades de trabalho existentes em Bagé:

1) vendedor de Pancho.

2) vereador.

3) pastor evangélico.

4) plantador de eucalipto.

5) fazer biscate na frente da CEEE.

Quem quiser conhecer a rádio onde trabalha Muller, pode acessar o site da rádio e o blog do Jornalista:

- Bagé tem filhos ilustres em Porto Alegre. Eles poderiam ajudar Muller a conseguir a internação. A lista inclui o ex-governador Alceu Collares, o advogado Mathias Nagelstein, a apresentadora Tânia Carvalho e o publicitário Luiz Coronel. Há mais.


O PT de Dirceu que Dilma esconde

Artigo - O PT de Dirceu que Dilma esconde
Por Eliane Castanheda – Folha de São Paulo - 15/09/2010


A declaração de que o PT terá mais poder com Dilma do que com Lula, feita pelo ex-ministro José Dirceu, eterno presidente de fato do partido, é motivo para reflexões, avaliações e projeções muito sérias. Até porque - ou principalmente porque - o PT tem sido um ausente do discurso de Dilma na campanha.
A equação não fecha: Dilma disfarça o partido, mas o partido vai ter ainda mais poder no governo dela?
No debate Rede TV!/Folha, no domingo à noite, Dilma relegou mais uma vez o PT ao segundo plano, referindo-se ao 'presidente Lula' e ao 'nosso governo' como os seus verdadeiros partidos. Mas Dirceu entregou o jogo: o PT é que vai dar as cartas no governo Dilma - que, não custa lembrar, era do PDT até outro dia.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

TSE multa Dilma pela décima vez

O Tribunal Superior Eleitoral multou nesta terça a candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), por propaganda antecipada. A multa, de R$ 5 mil, é a décima da candidata, que acumula R$ 48 mil de débito com a Justiça Eleitoral.

. A multa foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral, que argumentou que a propaganda de TV destinada ao PT do Amazonas, em junho, foi usada para fazer alusão à campanha de Dilma.

Serra leva à TV fala em que Dirceu chama Dilma de "companheira de armas"

O programa eleitoral de José Serra na TV fez ontem à noite, pela primeira vez na campanha, uma menção à participação de Dilma Rousseff (PT) em grupos da luta armada contra a ditadura. A peça exibiu trecho de discurso em que o ex-ministro José Dirceu chama Dilma de "camarada de armas". O comando da campanha de Serra alega que a intenção foi associar Dilma aos escândalos da Casa Civil e diz que não vai explorar a atuação da adversária na guerrilha, apesar da pressão de aliados, especialmente do DEM.

Gerdau compra siderúrgica nos EUA por US$ 165 mi

A Gerdau anunciou nesta quarta-feira acordo de compra da siderúrgica americana Tamco por cerca US$ 165 milhões em dinheiro. O grupo brasileiro informou que a compra se dará por meio de sua subsidiária Gerdau Ameristeel e deve ser concluída no quarto trimestre de 2010

. Segundo a Gerdau, a Tamco é uma das maiores produtoras de vergalhões na costa oeste dos Estados Unidos, com capacidade anual de ao redor de 500 mil toneladas. Com sede na Califórnia, a Tamco é a única produtora de aços longos nesse Estado dos EUA e atende sobretudo os mercados de Arizona e Nevada, além da própria Califórnia.


Governo gaúcho acabou com as filas para matricular alunos na rede pública do Estado

Do Twitter da governadora Yeda Crusius, há pouco:

em cada canto do estado a grande transformação: ñ é preciso fazer fila p/ receber o direito de matricular a sua criança na escola estadual
about 16 hours ago via web

Reply Retweet . o site da secretaria de educação já tem um programa q permite a matrícula pela via eletrônica
about 16 hours ago via web

Reply Retweet . simples assim: as câmaras e prefeituras se abrem p/ q os responsáveis acessem www.educacao.rs.gov.br - site da secretaria da educação

Delegados querem volta da legalidade nas investigações no RS

A Associação dos Delegados de Polícia do RS tirou nota, publicada nos jornais desta manhã, mas já do conhecimento público desde ontem, apoiando a governadora Yeda Crusius na decisão de circunscrever o uso de senhas para acesso a informações cadastrais dos cidadãos gaúchos.

. O delegado Wilson Muller quer que as senhas sejam usadas apenas pela polícia judiciária, que vem a ser a polícia civil, e pelo Ministério Público Estadual. Como se sabe, historicamente o uso de senhas desembestou, foi também para a Casa Militar e para a Brigada, mas se soube nos últimos dias que até mesmo jornalistas da RBS possuem senhas. São 18 mil no RS. Muller alertou que grampos sobre telefones e ambientais e quebra de sigilos fiscal, bancário e telefônico, só podem ocorrer depois de expressa autorização judicial, ainda assim a pedido da autoridade competente, no caso a polícia judiciária ou o Ministério Público, e este em situações especialíssimas.

- Este caso dos jornalistas da RBS é o maior escândalo jamais vivenciado pela mídia do RS. Na quinta-feira a RBS admitiu em nota inédita, como uma espécie de vacina para prevenir o que viria, o uso dos serviços do sargento Rodriguez, que está preso, mas não falou em uso de senhas por parte dos seus profissionais. A notícia foi divulgada pelo jornalista Vitor Vieira e replicada diariamente pelos veículos da Rede Record no RS, sem que a RBS se manifeste, muito embora seu Código de Ética e o Manual de Redação proíbam este tipo nocivo de prática, que conspurca e torna suspeita a atividade jornalística no RS. A RBS tem se calado sobre o caso do sargento Rodriguez desde que seus profissionais também entraram na dança. Aliás, todo o espetáculo midiático protagonizado pelo promotor Amilcar Macedo sumiu misteriosamente do noticiário. Depois do grotesco episódio de segunda-feira no Palácio Piratini, o próprio Macedo ficou quieto.

Hospital de Clínicas faz licitação milionária, mas empresas gaúchas de software não podem participar

O mercado de fornecedores gaúchos de software está contrariado com a licitação aberta pelo hospital federal ligado à Ufrgs, o Hospital de Clínicas, que vai licitar serviços de desenvolvimento de software em tecnologia Java. É que no RS existem 50 empresas com capacidade para executar o serviço, mas o hospital federal não quer isto e impôs condições marcadas, colocando uma cláusula de contingenciamento no mercado, porque exigiu que somente participem empresas com certificação MPSBR, nivel A.

. No Brasil só existem tres empresas com certificação MPSBR, nível A, que são CPM Braxis/Unitech, Politec e Stefanini, todas de São Paulo.

. O pregão foi marcado para esta quinta-feira.

LEIA AQUI e AQUI as estranhas condições do edital, todas elas prejudiciais aos interesses da economia do RS, sobretudo prejudiciais ao mercado de TI.

A Folha flagrou o irmão da ministra Erenice em grossa roubalheira na Universidade de Brasília

Depois dela mesma e do filho, Israel, a ministra Erenice Guerra, chefe da Casa Civil de Lula, militante do PT e braço direito de Dilma Roussef, viu-se envolvida em novo escândalo, desta vez protagonizado pelo irmão, José de Carvalho, responsável pelo desvio de R$ 5,8 milhões na gráfica da Universidade de Brasília. Ele desviou dinheiro para pagar valoes indevidos até para o filho de Erenice, Israel. Este novo escândalo atinge em cheio o coração do Palácio do Planalto. A situação da ministra é insustentável, apesar da blindagem e dos contra-ataques do governo. Erenice está com os dias contados, porque os escândalos da família contaminaram o Planalto e já interferem no governo de Dilma Roussef, que se escondeu para não ser atingida. Leia a nota do portal Terra de hoje:

Segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (15), o irmão da ministra Erenice Guerra, da Casa Civil, José Euricélio Alves de Carvalho é apontado por auditoria do próprio governo como responsável pelo desvio de R$ 5,8 milhões da editora da UnB em contratos fantasmas. No desvio, estariam inclusos pagamentos ao próprio José Euricélio e a Israel Guerra, filho da ministra que atuaria como lobista.

. De acordo a reportagem, a folha de pagamentos suspeitos da UnB traz pelo menos R$ 134 mil destinados a José Euricélio e a Israel Guerra entre 2005 e 2008, período em que Erenice era secretária-executiva da Casa Civil, subordinada à então ministra Dilma Rousseff, atual candidata do PT à presidência da República.

. O jornal diz ainda que José Euricélio era da direção da editora e coordenador-executivo dos programas que, segundo relatório da Controladoria-Geral da União, tiveram R$ 5,8 milhões desviados para 529 pessoas.

No RS: Dilma, 46%; Serra, 35,7%.

A pesquisa do Instituto Methodus para o Correio do Povo para presidente, rewvela que Dilma ampliou sua vantagem sobfre Serra no RS (dentre parênteses, pesquisa do dia 16 de agosto):]

Dilma Roussef, 46% (40,8%)
José Serra, 35,7% (34,4%
Marina, 19,8% (10,8%)


Correio do Povo: Tarso, 42,5%; Fogaça, 26,1%; Yeda, 17,8%

A pesquisa publicada nesta quarta-feira pelo jornal Correio do Povo mostra forte crescimento de Tarso Genro, que avançou de 37,9% para 42,5%, queda de José Fogaça (29%para 26,1%) crescimento de Yeda, que passou de 16,6% para 17,8%.

. Os números sobre Yeda são bem diferentes dos números levantados por Ibope e DataFolha.

. Na espontânea: Tarso, 30,5%; Fogaça, 14,9%; Yeda, 11,8%. Tarso dobrou de tamanho entre uma persquisa (16 de agosto) e outra.

A pesquisa do Instituto Methodus:

Tarso, 42,5%
Fogaça, 26,1%
Yeda, 17,8%
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/