Moraes abre investigação sobre Operção Tabajara, mas não diz se será também investigado

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes abriu inquérito contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES). O senador denunciou um suposto plano para realizar um “golpe de Estado” junto do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Marcos do Val também envolveu Moraes, porque revelou em nota que falou tudo para o ministro e ele permaneceu inerte. Moraes reagiu, dizendo o contrário. 

O ministro não fala se a investigação também será feita em relação a ele.

Foi tudo no dia 12 de dezembro.

Vendas de veículos seguem em ritmo moderado, apesar do alívio recente das restrições de oferta.

Em janeiro, foram emplacados 142,8 mil veículos leves e pesados, conforme divulgado ontem pela Fenabrave. 

O resultado representa uma queda de 5,5% ante dezembro, já descontados os efeitos sazonais. 

Na abertura por segmento, as vendas de leves recuaram 6,0% na margem (+12% na comparação interanual) e as de pesados avançaram 0,5% (+26% ante 2021). Para os próximos meses, esperamos recuperação gradual das vendas, mas ainda em níveis abaixo dos observados em 2019, por conta do cenário prospectivo ainda desafiador.

Artigo, Eduardo Bonates - Supremo decreta o caos para contribuintes com o fim do trânsito em julgado em casos tributários

- O autor é advogado.

A cada semana os empresários brasileiros são surpreendidos com casos e mais casos de insegurança jurídica. E infelizmente, agora, até mesmo advogados da área tributária vêm sendo pegos de surpresa com decisões vindo de tribunais superiores. O pior dos cenários aconteceu. Na retomada dos seus julgamentos, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria sobre o fim do princípio constitucional da coisa julgada e confirmou a prevalência dos interesses da Receita Federal sobre o trânsito em julgado.

 Na prática, empresas que obtiveram a suspensão de tributos por meio decisões judiciais transitadas em julgado (quando não cabe mais recurso) poderão ter que retomar o pagamento.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 


O dia da traição

 - Este material é do Jornal da Cidade on Line.

Artigo, Maurício Salomani Gravina - Autocrítica da República - É Preciso Sair da Ilha

- O autor é advogado, Caxias do Sul, RS.

O momento revela severas distorções no sistema eleitoral brasileiro. Aos juristas será preciso cultuar a independência e discrição da Corte Suprema; impor controle aos partidos políticos e conferir efetiva representação às regiões do país e sua diversidade.

É difícil a leitura do próprio tempo. Como diria Saramago “é preciso sair da ilha para ver a ilha”. Então, como ver o sistema quando se é parte dele? E, como julgar o processo eleitoral quando se preside este sistema?  

Será possível a crítica do Direito sem censura ou prisão ? O que é democracia ?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Senador Marcos do Val defende CPI do 8/1. E diz que tem documentos para derrubar A. de Moraes.

 Em vídeo que gravou no seu canal do Instagram, o senador Marcos do Val anunciou que pedirá CPI sobre 8 de Janeiro, porque disse saber que as investigações chegarão no coração do governo Lula da Silva e que isto resultará no impeachment do petista.

Lula da Silva é contra a CPI.

O senador também anunciou novidades para as próximas horas, como a apresentação de documentos que derrubarão uma alta autoridade, referindo-se a Alexandre de Moraes.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Ex-ministro de Bolsonaro diz que Tiririca foi o redator da minuta do 142

 O ex-ministro da Justiça Anderson Torres, preso há duas semanas por ordem de Alexandre de Moraes, debochou dos delegados federais que o ouviram ontem sobre a minuta do 142.

Torres contratou o ex-senador Demóstentes Tores como seu advogado,

Ao ser indagado sobre o redator da minuta, Torres debochou:

- Foi o Tirirca.

É isto.

A prisão do ex-ministro é outra das arbitrárias decisões de A. de Moraes.

Crônica de sexta, Vitor Besrtini - Uma estrada para a lua

Foi só depois do acidente que Gilberto começou, todas as noites, mãos estendidas, a procurar a Lua no céu.

Amigo de seus amigos, caseiro, arrumou namorada bem longe de casa. No dia de seu noivado, roupa nova na mala, olhar no horizonte, uma curva e o acidente. Sete meses entre a vida e a morte. 

A família da noiva foi ao hospital, viu, chorou, e nunca mais voltou. A família do noivo foi e ficou, rezando. Gilberto viveu.

Voltou para casa e engordou. Calçava chinelos, vestia bermudas, caminhava na calçada, cumprimentava os passantes e conhecia os passarinhos. Assim, passava os dias.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Eduardo Leite já agendou sua 4a. viagem em 40 dias de governo. Desta vez, voltará a Brasília. Conheça a agenda do governador.

 O governador Eduardo Leite, que já é o novo presidente nacional do PSDB, pelo menos até a convenção de março, agendou nova viagem para fora do RS.

Será sua quarta viagem em 40 dias.

O governador, desta vez, voltará a Brasília para reunião com o ministro Fernando Haddad. No encontro, do qual participarão outros governadaores, Leite defenderá compensações pelas perdas com a redução das alíquotas do ICMS cobrado em cima dos preços da gasolina e da energia.

El também defenderá o aumento dos impostos.

Opinião do editor - A jornalista Marta Sfredo diz que Mourão foi irônico e cínico ao falar sogbre yanomamis

Ela quer que a PF e a PGR cobrem o que fez Mourão no conselho Nacional da Amazônia.

A jornalista Marta Sfredo não gostou da entrevista que o senador Hamilton Mourão concedeu para os jornalistas da Rádio Gaúcha.

Ela é da RBS.

Marta refutou declarações de Mourão sobre os yanomamis, descontextalizou informações e rebateu o que disse o senador a respeito das ambições de "parte dos indígenas", que querem progresso e conforto.

A jornalista disse que a fala do senador foi irônica e cínica.

Marta Sfredo nada comentou sobre o factóide criado por Lula da Silva e nem pela omissão da RBS no caso, já que poderia ter mandado reporteres conferirem tudo de perto.

Opinião do editor - A Operação Tabajara é caso de CPI do Senado

A PF e o Senado precisam tirar esta história a limpo, ouvindo o próprio Moraes. É caso de CPI.

No dia 12 de dezembro, 20h546min, portanto há 2 meses, o senador Marcos do Val passou esta mensagem para o ministro Alexandre de Moraes, inimigo público número 1 de Bolsonaro:

- Quero um encontro pessoal para contar como Bolsonaro acaba de me coagir para gravar o ministro, visando criminalizá-lo e prendê-lo.

Mesmo com a gravidade da denúncia, um verdadeiro golpe de Estado, Moraes agendou a reunião

CLIQUE AQUI para ler mais.

Americana Hostgator compra gaúcha DLoja Virtual

A Hostgator, provedora de hospedagem de sitres com atuação global, confirmou a compra da gaúcha DLoja Virtual, Canoas, RS.

A DLoja desenvolve plataformas de e-commerce para lojas de micro e pequeno porte. 

Nenhum dos 50 empregado será demitido.

Ambev tira nota para netar rombo financeiro. Leia, aqui.

 CEO da Ambev, Jean Jereissati defendeu, hoje, a Ambev, que vem sendo atacada por concorrentes e por boa parte da mídia, que a envolvem no escândalo das Americanas.

Ele publicou nota no Lindekin.

E diz que são falsas as informações de que houve rombo financeiro na ambev.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota.

Alexandre de Moraes manda libertar ex-comandante da PM do Distrito Federal

O ministro Alexandre de Moraes mandou soltar o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Fábio Augusto Vieira. 

Ele estava preso desde 10 de janeiro, por ordem do ministro, acusado de suposta omissão.

Exército veta opiniões dos leitrores no seu Twitter. Os militares não suportaram a enxurrada de xingamentos.

Depois de uma enxurrada de ofensas e xingamentos, pela primeira vez em uma década, o Exército Brasileiro, que no Twitter possui 2.268.696 seguidores, vetou nessa quinta-feira, dia 2, a participação dos leitores em suas postagens no Twitter.

Desde a posse do novo Comandante, leitores de esquerda e de direita excomuingam os militares.

A última postagem onde foi possível que o leitor expressasse sua opinião foi sobre o apoio logístico que a força tem feito em atendimento às comunidades da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Nessa postagem a força permitiu apenas 4 comentários, quase todos com ofensas e cobranças sobre os atos realizados em 8 de janeiro em Brasília. Repentinamente, por volta das 12 horas, aqueles que desejassem participar com comentários passaram a receber a mensagem: “as pessoas mencionadas por @exercitooficial podem responder

Senador Marcos do Val confessa que recebeu R$ 50 milhões para trair Rogério Marinho e votar em Pacheco

O valor foi oferecido via emndas parlamentares,conforme promessa do senador David Alcolumbre, chefe de campanha do presidente reeleito do Senado. Ouça o áudio e saiba mais:

Opinião do editor - É preciso fazer acareação entre Alexandre de Moraes Marcos doval

A Operação Tabajara transformou investigador em investigado, transformando também o estilingue em vidraça.

Será inevitável acarear Alexandre de Moraes e senador Marcos do Val.]

É tarefa para o Senado, para a PF ou para a PGR.

Senador Marcos do Val diz que Alexandre de Moraes mente. E quer quer que a PGR que afaste o ministro dos inquéritos do STF.

O senador Marcos do Val anunciou que pedirá à Procuradoria-Geral da República (PGR) o afastamento de Moraes da relatoria do inquérito dos atos antidemocráticos. "Estarei fazendo uma solicitação para a PGR para afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria referente aos atos antidemocráticos.

No início da tarde desta sexta-feira, em entrevista à CNN Brasil, o senador Marcos do Val negou o que disse Moraes, ontem, no evento da Lide (leia abaixo): 

- Informo que não são verídicas as recentes declarações do ministro Alexandre de Moraes quando diz que me orientou para que as informações sobre a reunião com Daniel Silveira e o ex-presidente Jair Bolsonaro fossem formalizadas. Tenho como provar.

E mais:

CLIQUE AQUI para ler mais.

Lula denuncia tentativa de golpe e defende prisão de Bolsonaro

Lula da Silva usou a Rede TV e denunciou Bolsonaro por tentatiga de golpe de Estado.

O ex-presidiário, condenado em pelo menos dois processos em todas as instâncias como corrupto e corruptor, mas libertado por tecnicalidade jurídica heterodoxa para beneficiá-lo,  pediu cadeia para o ex-presidente.

Lula defende consigna parecida com o "Lula, ladrão, teu lugar é na prisão", mas alterado para atingir Bolsonaro, na base do "Bolsonaro, golpista, teu lugar é na prisão".

Agora, ao vivo, o melhor programa político da rádio gaúcha, "Boa tarde, Brasil !". Rádio Guaíba.

 

Recomendado - Agende-se para ir esta noite ao Bier Markt. E reserve para happy hour da semana que vem.

 Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes

Ligue para fazer reservas
para seu happy hour. 

Whats:
993882401 / 993887265.
 

Abriu as 17h.Cardápio no site: www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood.

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Bolsonaro manda recado ao senador Seif: "Vamos resistir !"

Este material é da Folha Política.

-

Vereadores querem investigar malfeitos na área da saúde pública de São Leopoldo, RS. Veja o vídeo.

 

Líder do governo Lula da Silva agridiu youtuber que o desafiou no Congresso

 O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues envolveu-se em uma polêmica, na quinta-feira 2. Durante uma discussão com o youtuber Wilker Leão nos corredores do Parlamento, Rodrigues tomou o celular do homem, que perguntara a opinião do congressista sobre terrorismo e assédio. Leão denunciou o furto e a agressão do senador, que também tomou-lhe o relógio e jogou-o no chão.

Já está em vigor o reajuste de 17% no preço da querosene da aviação

 Já está em vigor o aumento de 17% no preço da querosone para a aviação.

O aumento ocorreu no início de segundo mês do governo Lula da Silva.

A decisão foi da Petrobrás.

Bolsa volta a operar em queda. O dólar sobe.

 A Bolsa volta a operar em queda nesta seta-feira.

O dólar cai.

11h02min

Bolsa, -0,39%, 109.707 pontos
Dólar comercial, +0,98%, R$ 5,0945 para a venda

Mourão, que conhece os yanomamis, diz que os índios querem progresso e conforto

O senador Hamilton Mourão falou ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira  e comentou a situação dos indígenas do território yanomam. No governo de Jair Bolsonaro, coube ao então vice-presidente Mourão presidir o Conselho Nacional da Amazônia Legal.

O que disse Mourão, em síntese:

Interesses -  O episódio pode estar servindo a interesses ("questão de soberania").
Índios veneauelanos - Os yanomamis dividem-se entre Brasil e Venzuela e os índios apresentados podem ser venezuelanos.
Garimpos - Há, sim, e muita ilegalidade, mas não são 20 mil. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Ouça esta música do carnaval de 1961, "Índio quer apito"

 A marchinha é do carnaval de 1961. A música foi inspirada num episódio da visita do ex-presidente JK à Ilha do Bananal.

Produção industrial brasileira recuou 1,3% no ano passado

Em dezembro de 2022, a produção industrial nacional mostrou variação nula (0,0%) frente a novembro, na série com ajuste sazonal, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Frente a dezembro de 2021, a indústria recuou 1,3%.

Em 2022, a indústria acumula um recuo de 0,7%, após acumular alta de 3,9% em 2021.

CLIQUE AQUI para conhecer todos os detalhes.

Índice de Preços ao Produtor registrou aumento de 3,13% em 2022

 O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou queda de 1,29% em dezembro, informou nesta quarta-feira, 1º, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi verificada em 15 das 24 atividades pesquisadas.

A taxa de novembro foi revista de uma queda de 0,54% para um recuo de 0,52%. Com o resultado, o IPP de indústrias de transformação e extrativa acumulou aumento de 3,13% em 2022. 

CLIQUE AQUI para conhecer todos os detalhes.

Artigo, Paula Schmitt, Poder360 - A realidade, as operações psicológicas e o aperto de mão

Este é mais um artigo de uma série sobre a manipulação da realidade feita por agentes públicos e empresas privadas, e sobre como essas manipulações e operações psicológicas servem para recriar a realidade e programar consequências.

CLIQUE AQUI para ler o artigo anterior.

Na semana passada, a polícia prendeu o suspeito de destruir o relógio no Palácio do Planalto durante a baderna do dia 8 de janeiro. Antônio Cláudio Alves Ferreira chamou atenção não só por ter alvejado uma antiguidade valiosa em frente a uma câmera de segurança, mas por tê-lo feito enquanto vestia uma camiseta com o rosto de Bolsonaro –um detalhe estranho, já que havia entre os manifestantes um acordo coletivo, e bastante explícito, de que não fossem usados sinais que personalizassem as demandas do grupo, e que essas demandas não fossem associadas ao apoio (inequívoco, diga-se) de grande parte.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Algo cheira mal em Marcos do Val, diz o cientista político Paulo Moura

 

Saiba como começou a tragicômica trajetória de Marcos do Val neste caso Bolsonaro x Moraes

Nos EUA, Bolsonaro confirmou que recebeu o senador e que a conversa foi com Daniel Silveira. Bolsonaro disse que ficou quieto o tempo todo, porque temia ser gravado  por do Val, homem sabidamente perigoso e da área da segurança.

Uma provocação feita pelo MBL (Movimento Brasil Livre) foi o estopim para que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) revelasse a suposta tentativa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de cooptá-lo para um golpe, recuando em seguida e confessando que fazia espionagem do governo para atender Aleandre de Moraes.

O MBL ouviu o senador sobre sua traição a Rogério Marinho, candidato de Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Alexandre de Moraes diz que conversou só uma vez com o espião Marcus do Val. Há controvérsia. Caso exige acareação.

Na melhor das hipóteses, pode ter havido prevaricação.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou nesta sexta-feira ter tido uma conversa com o senador Marcos do Val (Podemos-ES) na qual o parlamentar lhe revelou ter participado de reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro onde lhe foi proposto que gravasse o ministro, e disse que o parlamentar se recusou a formalizar a acusação em depoimento.

Moraes falou isto durante videoconferência que fez para o evento que a Lide realiza em Lisboa.

O ministro disse que diante da reação do senador, encerrou a conversa.

Há controvérsia porque o senador informou que inúmeras vezes levou conversas do governo, a Moraes, e só uma acareação poderia resolver o caso, tarefa que caberia à PF, mas que esta nada fará. Neste caso, tudo depende do Senado, cuja maioria também não quer mexer com o STF.

Covid: Brasil registrou mais 48 mortes em 24 horas

O número de vítimas fatais da doença no país desde o início da pandemia chegou a 697.248.

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 48 mortes por Covid e 19.973 novos casos, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira.

A Agência Brasil, desde que assumiu Lula da Silva, não trata mais do caso

Compre seu exemplar de "Herança Maldita - os 16 anos do PT em Porto Alegre", 400 páginas, R$ 80,00,3a. edição do editor deste blog: Whats 51.9994-9810. Fale diretamente com o editor.

Com isso, o número de vítimas fatais da doença no país desde o início da pandemia chegou a 697.248, e o total de casos aumentou para 36.857.916.

Saiba onde vacinar contra gripe e polio em Porto Alegre

A vacinação contra a gripe e a poliomielite estarão disponíveis para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa.

CLIQUE AQUI para verificar os 123 endereços.

50 mil participaram da Festa dos Navegantes, Porto Alegre

Foto de Pedro Piegas, PMPA.

50 mil pessoas participaram na manhã deste feriado municipal, 2 de fevereiro, da 148ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, Porto Alegre. O cortejo com a imagem da santa saiu da Igreja do Rosário, no Centro Histórico, às 8h, após uma missa. Dali, carregada no ombro por remadores, seguiu pelas ruas da Capital até o Santuário de Navegantes, na entrada da cidade. 

Foram 2h30 de caminhada. O prefeito Sebastião Melo acompanhou tudo.

Procissão pluvial - Também ocorreu uma procissão pluvial nas Ilhas do Guaíba..

Opinião do editor - A oposição bolsonarista já tem seus heróis e, agora, também seu mártir

A exasperação do povo brasileiro com o atual estado de exceção continua produzindo dramas e, agora, também tragédias..

Depois de registrar os seus heróis,  aqueles que durante 90 dias permaneceram de forma extraordinariamente resiliente nas ruas, reclamando pelo restabelecimento do estado democrático de direito, a direita brasileira pode cultuar desde ontem o seu primeiro mártir.

Trata-se do astivista político paulista que ateou fogo nas próprias vestes, tudo na Esplanada dos Ministérios, Brasília, imolando-se em protesto contra as perseguições movidas contra oposicionistas de corte bolsonarista.

O alvo do ativista que meteu fogo nas próprias vestes e morreu ontem, foi o ministro Alexandre de Moraes.

Morreui ativista político que se imolou em Brasília, gritanto "Morte ao Xandão"!

Ao lado, imagem distorcida captada pelo celular de um transeunte.

A mídia alinhada com o Eixo do Mal não dá destaque a este primeiro caso de imolação de astivista político brasileiro, sequer tentando identificar seu nome.

Morreu ontem o ativista político paulista, 58 anos (só se sabe sua oeigem e idade, até o momento), 58 anos, que se imobolou na Esplanada dos Ministérios, num gesto de protesto contra o ministro Alexandre de Moraes, STF.

Ao se empapar de gasolina e prender fogo no próprio corpo, ele gritou repetidamente e de modo trágico:

- Morte ao Xandão.

O ativista chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Asa Norte, mas morreu ali.


4 anos depois do fato, MPF pede prisão de sikera Júnior

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão e pagamento de multa por crime de racismo do apresentador Sikêra Júnior.

O caso que motivou o pedido é de 2018, quando o apresentador utilizou termos racistas e misóginos contra uma jovem negra durante a exibição do programa “Cidade em Ação”, da TV Arapuã, afiliada da RedeTV! na Paraíba – um ano antes de virar apresentador do “Alerta Nacional”.

Sikera Júnior está visivelmente sendo perseguido e censurado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/