O jornal Diário Popular, Pelotas, RS, depois de 120 anos de circulação, anunciou, hoje, que resolveu fechar.
A decisão foi da família controladora, os Fetter.
O pedido de autofalência foi encaminhado ao juizado de Pelotas.
O jornal Diário Popular, Pelotas, RS, depois de 120 anos de circulação, anunciou, hoje, que resolveu fechar.
A decisão foi da família controladora, os Fetter.
O pedido de autofalência foi encaminhado ao juizado de Pelotas.
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, anunciou, esta tarde, que vai devolver parte a MP da compensação.
A MP tem sete artigos. Pacheco revogou os que tratam exatamente da limitação aos créditos de PIS/Cofins, tornando essa parte sem efeito. Outros trechos, que falam por exemplo sobre declaração eletrônica para quem tem benefícios fiscais, continuam valendo
A MP, no aspecto declarado ilegal, não vale mais nada, já que o Congresso sequer irá colocá-la em discussão, dada a sua inconstitucionalidade evidente.
Trata-se de um ato declaratório, portanto com força de lei.
CLIQUE AQUI para ler a nota de Pacheco.
Este programa de ontem a noite foi ancorado pelo jornalista Júlio Ribeiro.
Curiosamente, a investigação da Polícia Federal concluiu nesta terça-feira que o advogado de Adélio Bispo tinha, de fato, vínculo com o PCC, maior facção do Brasil. Ele foi alvo de busca e apreensão hoje em uma última fase da operação.
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou à CNN nesta terça-feira que não concorda com a conclusão da Polícia Federal de que Adélio Bispo agiu sozinho e atacou a PF:
- O delegado, dono da investigação, que concluiu o caso do Adélio, é diretor da PF, cuja diretoria está 100% empenhada em me perseguir. O Adélio tem passagem pela Câmara, e a PF não investigou; o Adélio foi atrás do Carlos [Bolsonaro] em Santa Catarina, em uma escola de tiro; quem pagou a passagem para ele? Como ele sabia dessa informação? Ninguém investigou. Se fosse alguém da direita, iriam revirar a vida da pessoa. Infelizmente, uma parte da Polícia Federal, hoje, é resultado de uma PF que tem lado.
Mourão escreveu no seu Twitter que os exilados têm razão em não confiar mais na Justiça do Brasil:
- A ida de condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro para a Argentina, mostra tão somente que essas pessoas não mais confiam na Justiça brasileira, que lhes negou direitos básicos do devido processo legal, bem como impôs penas desproporcionais aos delitos supostamente praticados.
O senador também condenou a fúria persecutória movida pela PGR, Moraes e PF:
- A captura internacional, tão desejada pelo governo de turno, mostra claramente o viés autoritário e persecutório da esquerda no poder. Que Javier Milei e a 'Comisión Nacional para los Refugiados (Co. Na. Re)' lhes concedam o justo asilo político.
- O engenheiro José HomeroFinamor é diretor da Finamore Ingegneria Ltda.
Há quantos anos não é feito desassoreamento do lago Guaíba ?
Há 54 anos, desde 1970, não são removidos lençóis de areia, de material orgânico e inorgânico, inclusive e principalmente tudo que parte em grande volume a partir dos 4 rios que desaguam nele. Só o canal de navegação recebe dragagem constante.
Como é formado o lago ?
O lago Guaíba é formado por 4 grandes rios, o Gravataí, Sinos, Caí e o Jacuí e recebe as águas de nove bacias hidrográficas contribuintes referida a seguir e que formam a Região Hidrográfica do Jacuí.mPor se tratar de um amortecedor de águas, reduzindo a velocidade de escoamento das águas dos seus formadores, acaba sendo um “decantador” dos sólidos transportados pelos quatro rios.
E o resultado ?
Um constante assoreamento, reduzindo em muito a calha de escoamento do Rio/Lago Guaíba.
Tem solução ?
Liberar a mineração e dragagem dos bancos de areia do lago, em pontos previamente licenciados, o que era feito regularmente até o final da década de 1960.
CLIQUE AQUI para saber mais.
CLIQUE em cima da imagem para ampliar e ler melhor.
O Troféu Loureiro da Silva do Ano de 2024 será entregue durante a reunião do Codes (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Gravataí), que acontece na manhã do dia 12 de junho no auditório do Teatro do Sesc Gravataí.A premiação, que está em sua 2ª edição, ocorre anualmente, é promovida pela Grande Porto Alegre Editora Ltda e Programa "É Isso Aí… Chico Pereira", homenageia desta vez o prefeito da cidade Luiz Zaffalon (PSDB), que receberá o Destaque em Planejamento & Gestão.
O nome do troféu é uma lembrança ao wx-prefeito de Porto Aletgre, José Loureiro da Silva (1902 – 1964), conhecido como o “Charrua”.
CLIQUE AQUI para saber mais.
Em maio, o podcaster Monark teve seu recurso de apelação rejeitado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mantendo a monetização de suas redes sociais suspensa em razão de “encorajar a criação de um partido nazista”.
Em 2022, Monark havia dito: “Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido por lei”.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
Segundo a polícia federal, o ex-ativista do PSOL agiu como um lobo solitário.
O presidente Bolsonaro repeliu as conclusões.
Segundo relatório divulgado nesta terça-feira pela PF, “houve apenas um responsável pelo ataque, já condenado e preso”. O atentado foi cometido por Adélio Bispo, quando Bolsonaro visitava a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
E imolou o lulopetista matogrossene Neri Geller, secretário executivo do ministério da Agricultura, que saiu alegando ser objeto de suspeitas de ligações do seu filho com um dos vencedores do leilão.
O governo lulopetista usa a velha tática política de cortar a cabeça de alguém para circunscrever crises políticas.
O correto seria imolar Edegar Preto, o presidente da Conab, responsável pelo malcheiroso leilão.
Resta saber se Neri cairá sem levar alguém junto, se vai calar em troca de promessas futuras de aproveitamento ou se acabará como Celso Daniel.
Lula teria pedido a cabeça de alguém. O leilão de 263 mil toneladas gerou suspeitas fundadas de corrupção, num escândalo chamado de Arrozão ou Arrogate. Entre as empresas vencedoras, há uma mercearia, uma locadora de carros e uma fábrica de sorvetes.
Na foto, Neri com a mulher, que estaria nomeada para cargo público por interferência do marido.
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, pediu demissão nesta terça-feira após denúncia de fraude no leilão de arroz realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento.
O presidente da Conab, Edegar Preto, também está na linha de tiro.
E pode levar junto o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Ex-ministro na gestão de Dilma Rousseff e ex-deputado, Geller teve Robson Luiz Almeida França como assessor parlamentar. França foi o responsável por arrematar nove dos 15 lotes de arroz do leilão que ocorreu na quinta-feira da semana passada. Em 2023, Robson França e Marcelo Piccini Geller, filho de Neri, teriam aberto uma empresa em sociedade.
As denúncias sobre malfeitos ocorridos no transcorrer do processo licitatório ganhasram corpo com a proposta de CPI do Arrozão, por iniciativa do deputado gaúcho Luciano Zucco, PL.
Preto informou que o governo não desistiu de comprar arroz.
Mas desistiu
Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.
Venha fazer seu evento no nosso pub.
Use mensagens de texto pelos nossos WahtsApp:
Whats
993882401
993887265.
ABRE ESTA NOITE, A PARTIR DAS 17H.
Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de vento
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
www.biermarkt.com.br
CLIQUE AQUI para examinar crítica deste filme de terror.
A questão tem a ver com os bens do empresário gaúcho.
No atestado, os médicos constam que Péricles Druck, criador e dono de um poderoso grupo de empresas, entre os quais Habitasul e Jurerê Internacional, apresenta "estado confusional".
Quem torna a questão publica é a atual mulher, que publicou nota de protesto no seu Instagram e até vídeo no qual o empresário aparece e se diz em bom estado mental.
CLIQUE AQUI para ler textos, inclusive atestado, fotos e protesto da atual esposa, que denuncia os filhos. No perfil, existem muitas fotos de Péricles com sua atual esposa, bem mais jovem, mas também informações sobre sua trajetória no meio empresarial.
Na década de 70, o editor trabalhou com Péricles Druck, assessorando-o na área de comunicação social durante toda a corrida bancária de que foi objeto o Banco Habitasul, depois liquidado pelo regime militar.
Pal calcula em R$ 1 bilhão os custos gerais, que segundo ela deverão ser compartilhados com o governo federal.
A Fraport já constatou que será preciso trocar o asfalto e a sub-base da pista de pouso e decolagens. O asfalto, em algumas partes da pista, pode ter 60 centímetros de espessura.A limpeza da pista começou na semana passada. Esse é o primeiro passo para avaliar os danos. Em paralelo estão sendo realizados testes e sondagens do pavimento da pista.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Foto de Rafa Neddermeyer, Agência Brasil. A foto é da época em que o aeroporto estava inundado.
Ainda sem saber quem pagará pelas obras de recuperação da infraestrutura e quando elas terão início, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, convive com a presença de 39 aviões sem previsão de serem retirados do local.
No sábado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a uma operação excepcional para retirada dos aviões, mas apenas oito deles deixaram o aeroporto.
Uma nova janela será avaliada após as demais empresas obterem a autorização junto à Anac.
A ver.
Se devolver, a MP perde o valor.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira, em reunião no Palácio do Planalto, que pretende devolver a medida provisória (MP) que altera as regras do uso de crédito do PIS e da Cofins, caso o governo não apresente até esta terça-feira alternativa para o impacto gerado com o texto a diversos setores da economia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participou do encontro.
Há forte reação contra a MP do PIS/Cofins, porque o governo quer arrecadar mais R$ 29 bilhões por ano em cima das empresas, que reagem forte.
A MP foi inspiração do ministro da Fazenda, que agiu de forma semelhante há alguns meses ao tentar acabar com a desoneração da folha de salários de 17 setores da economia intensivos em mão de obra e municípios com até 156 mil habitantes, contrariando decisão anterior do Congresso Nacional.
A Bolsa opera em alta.
O dólar cai.
10h45min
Bolsa, +0,57%, 121.443 pontos
Dólar, -0,11%, R$ 5,3478 para venda
Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.
Venha fazer seu evento no nosso pub.
Use mensagens de texto pelos nossos WahtsApp:
Whats
993882401
993887265.
ABRE ESTA NOITE, A PARTIR DAS 17h.
Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de vento
Porto Alegre
Rio Grande do Sul
www.biermarkt.com.br
A inflação oficial de maio da Grande Porto Aletre, o IPCA, foi quase o dobro da inflação oficial do Brasil como um todo: 0,87% contra 0,46%.
É o que informa o IBGE,
O IBGE atribui a alta ao problema ocorrido com as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
Foi o maior índice entre as dez regiões metropolitanas e seis cidades acompanhadas na pesquisa.
A situação de calamidade acabou afetando a alta dos preços de alguns produtos e serviços. Em maio, as principais altas foram da batata inglesa (23,94%), do gás de botijão (7,39%) e da gasolina (1,80%).
O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) variou 0,17% em maio, caindo 0,24 ponto percentual em relação ao índice de abril (0,41%). O acumulado nos últimos doze meses foi de 2,31%, resultado abaixo dos 2,51% registrados nos doze meses imediatamente anteriores. O índice de maio de 2023 foi de 0,36%.
O custo nacional da construção, por metro quadrado, que em abril fechou em R$ 1.736,37, passou em maio para R$ 1.739,26, sendo R$ 1.006,80 relativos aos materiais e R$ 732,46 à mão de obra.
No ano, o IPCA acumula alta de 2,27% e, nos últimos 12 meses, de 3,93%, acima dos 3,69% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito tiveram alta em maio. A maior variação veio do grupo Saúde e Cuidados Pessoais, com alta de 0,69% e 0,09 p.p. de contribuição. Já os maiores impactos vieram de Alimentação e bebidas (0,62%) e Habitação (0,67%), com 0,13 p.p. e 0,10 p.p. respectivamente. Os demais grupos ficaram entre o -0,53% de Artigos de residência e o 0,50% de Vestuário.
CLIQUE AQUI para examinar muito mais detalhes, conforme site do IBGE\.
A Secretaria da Educação do RS começou, nesta segunda-feira, o Mutirão Enem 2024. Várias ações estão sendo promovidas na Rede Estadual para garantir que todos os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas estaduais participem da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os prazos para se inscrever nas provas foram prorrogados até 14 de junho. Os candidatos gaúchos estão isentos da taxa de inscrição por conta da crise ambiental e meteorológica que atingiu o Estado no mês de maio.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o mutirão e como usar.
Há uma linha tênue entre a justiça e a percepção de parcialidade, especialmente em situações que envolvem casos de grande repercussão. Nos últimos dias, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes se viu, outra vez, no centro de uma controvérsia ao atuar em caso que diretamente afetava o próprio e seus familiares que haviam sido ameaçados.
(...)
A conduta do Ministro Alexandre de Moraes representa uma afronta grave às normas de competência ...
CLIQUE AQUI para ler tudo.
1) Há um impasse para o início das obras e isto significa que Porto Alegre poderá ficar muitos meses sem seu aeroporto internacional.
2) A Fraport poderá denunciar o contrato e ir embora ou o governo poderá reestatizar o aeroporto.
Seja como for, o impasse obriga imediata intervenção conjunta por parte do governador Eduardo Leite e do prefeito Sebastião Melo, que só fizeram declarações de praxe e precisam reunir as forças vivas do RS para botar pressão em cima da Fraport e do governo nomeado do PT.
É questão para intervenção imediata.
O prefeito Sebastião Melo determinou a criação de força-tarefa para agilizar a limpeza da cidade e descartar os resíduos recolhidos da enchente. Até esta segunda-feira, 10, foram recolhidas 48 mil toneladas de resíduos pós enchentes em Porto Alegre pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Cootravipa. São 22 grupos, com cerca de 800 garis que trabalham simultaneamente nas seções Centro, Extremo-Sul, Norte, Sul e Leste, atuando nos serviços de limpeza dos bairros mais afetados, auxiliados por mais de 380 equipamentos, entre caminhões e retroescavadeiras. Nos próximos dias, haverá reforço com novas contratações de garis e mais equipamento.
Neste final de semana haverá retorno da chuva para o Sul do país, tudo com volumes altos em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A previsão é de hoje, da MetSul.
A MetSul prevê volumes altos de chuvas, podendo atingir até 150 mm em algumas regiões do RS.
8h50min
Porto Alegre, 17o
Gramado, 16o
A MetSul prevê tempo gom para esta terça-feira em boa parte do Rio Grande do Sul.
Será mais um dia de sol e nuvens no Estado.
Poderá chover com volumes baixos em pontos do Sul gaúcho. Porto Alegre terá sol entre nuvens e temperaturas que variarão entre 15ºC e 24ºC.
Na maior parte do Estado, o tempo seguirá muito quente para junho, com marcas, outra vez, ao redor e acima dos 30ºC.
Cargo do gaúcho Edegar Preto na Conabg está a perigo, segundo Estadão. CLIQUE AQUI para ler.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) avalia a possibilidade de anulação de lotes arrematados no seu leilão de compra pública de arroz importado e beneficiado, realizado na última quinta-feira . A medida é estudada caso as empresas vencedoras dos lotes não comprovem capacidade técnica e financeira de adquirir e entregar o cereal, o que precisa ser feito até quinta-feira (13), relatam fontes do governo ao Broadcast Agro do Estadão.
A reação do governo tem a ver com denúncias de um escândalo que já é chamado de Arrozão.
No leilão, a Conab adquiriu 263,37 mil toneladas, que venderá nas regiões metropolitanas ao preço de R$ 5,00 o quilo.
A Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, não vai mesmo recuperar o Salgado Filho ?
Nós, quem ?
O grupo de 20 deputados federais e estaduais que fomos verificar os estragos.
Ela disse claramente que cabe ao governo federal fazer isto ?
Isto.
A Fraport já falou com o gaoverno federal ?
Ela nos disse: "Eu ia falar sobre isto, mas o ministro mandou eu ficar quieta". Desconfio que o governo quer mandar a Frapor embora e reestatizar tudo.
Que ministro: o Pimenta ?
Ela não disse, mas suponho que sim.
Então, nada de recuperar a infraestrutura ?
Nada. Há o impasse. E tem mais; o que vimos é devastador. Mesmo que começassem as obras, agora, isto passaria de dezembro.