Ibovespa fecha em alta de mais de 2% após definição sobre Previdência


A Bolsa subiu 2,25% e retomou os 98 mil pontos depois de governo anunciar idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres.

Mourão recebeu governador comunista que não quis falar com Bolsonaro


O vice-presidente recebeu nesta manhã em seu gabinete no Planalto o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

O gesto é mais um contraponto ao estilo e política de Bolsonaro, que hostiliza a esquerda cotidianamente.

Flávio Dino não quis falar com Bolsonaro.

O general Mourão fez questão de que fosse divulgada foto de abraço com o governador comunista no flickr do Planalto, mas a EBC não noticiou o encontro e nem distribuiu fotos.

STF, ao vivo, continua votação sobre criminalização absurda da homofobia

Bolsonaro aprova texto da reforma da previdência. Homens só poderão se aposentar com 65 anos e mulheres com 62 anos.

O presidente Jair Bolsonaro acaba de bater o martelo sobre a proposta de reforma da previdência.

O secretário especial da Previdência Social e Trabalho, Rogério Marinho, disse que na próxima quarta-feira, dia 20, o texto será apresentado em evento nacional e em seguida irá para o Congresso.

Nem todos os pontos da proposta serão divulgados agora, mas o presidente aprovou a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos pra mulheres, com transição em 12 anos.

Artigo, Marco Santini, Londres - Entenda melhor todo este caso do Brexit


A gestação inicial do referendo que culminou com a vitória dos “Brexiters com 51.9% dos votos,contra 48.1% dos chamados “Remainers” em 2016 iniciou ainda no Governo do ex-Primeiro Ministro David Cameron, que teve sua vitória para formar um Governo no Reino Unido na época patrocinada por velhos caciques do Partido Conservador Britânico, os chamados “Tories”, que em contra-partida exigiram de Cameron que ele tivesse como promessa de campanha um referendo popular para decidir sobre a permanência do Reino Unido (UK) na União Européia(UE)da qual faz parte desde 1973! O próprio PM David Cameron na época, sabedor da complexidade da matéria e de sua grave implicação político-econômica,fez campanha aberta pela permanência da UK na UE!


(...)

Onde ocorre o maior e quase intransponível problema é no que se chama aqui de “Backstop”, ou seja a questão futura envolvendo as relações de troca de produtos entre a Irlanda(que faz parte da UE) e da Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido)! Hoje em dia,não há fronteira aduaneira física alguma dividindo as duas Irlandas e esse é um ponto que atinge a soberania do Reino Unido!

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Cenário otimista mostra que PEC da Previdência poderá ser aprovada em dois meses pelo Congresso

O editor passou boa parte da tarde em trânsito por WhatsApp, e-mail e celular entre gabinetes de deputados e senadores gaúchos no Congresso, com ênfase para os gabinetes do deputado Jerônimo Goergen e do senador Lasier Martins.

A ideia foi desenhar a tramitação e os prazos para a PEC da Previdência. Num cenário otimista, contando o governo, como conta, com maioria de 2/3 para aprovação em primeiro e segundo turno (308 votos na Câmara e 54 votos no Senado), o editor estima que no prazo de dois meses a PEC poderá ser promulgada por Bolsonaro.

Câmara - 
CCJ - A Mesa receberá a proposta, encaminhando-a para a Comissão de Constituição e Justiça, onde acontecerá a aprovação da admissibilidade.
Prazo otimista: uma a duas semanas.
Comissão Especial - Comissão Especial será formada, escolhidos presidente e relator, após o que terá início a discussão. Aprovado o mérito, a PEC irá para o plenário.
Prazo otimista: duas a três semanas.
Plenário - O plenário votará rapidamente, pautada a matéria pelo presidente Rodrigo Maia.
Prazo - É uma questão de um a dois dias.

Senado
CCJ - Da mesma maneira que na Câmara, a CCJ discutirá a admissibilidade, mas poderá também debater o conteúdo.
Prazo otimista - duas a três semanas.
Comissão Especial - Não haverá.
Plenário - A matéria será pautada rapidamente pelo presidente Davi Alcolumbre, que é aliado.
Prazo otimista - Um a dois dias.

Bolsa volta a subir no Brasil

A Bolsa voltou a subir nesta quinta-feira.

Posição das 16h36min:

Bolsa, +0,89%, 96.694 pontos
Dólar comercial, -0,17%, R$ 3,7452 para a vendas

Governo avisa que estão preenchidas todas as vagas do Mais Médicos


O ministério da Saúde anunciou que médicos brasileiros formados no exterior preencheram as 1.397 vagas que restavam no programa Mais Médicos.

Desta forma, não sobrou nada para os médicos cubanos que ficaram no Brasil.

Governo Marchezan Júnior celebra chegada de mulher negra e de esquerda na presidência da Fasc

A administração do prefeito Marchezan Júnior está celebrando a chegada de uma mulher de esquerda, negra, na presidência da Fasc, a Fundação de Assistência Social e Cidadania.

Ela é servidora da Fasc há 30 anos.

Trata-se de Vera Ponzio, 55 anos, militante do movimento negro.

AFasc é subordinada à secretaria do Desenvolvimento Social, que está sob a direção da vereadora Comandante Nádia, MDB.

Paulo Guedes diz aos deputados que reforma da previdência poderá ir na segunda-feira para o Congresso. Saiba como ela será.

Sobre prazos para exames por parte da Câmara e do Senado, disse o ministro: "Ouvir demais é perigoso". Esta linguagem cifrada significa que não dá para embarcar na cantilena da oposição, que é discutir demais para inviabilizar.

Ao receber, ontem, um grupo de 12 deputados federais de vários Partidos, entre os quais os gaúchos Jerônimo Goergen, PP, e Marcel Van Hatten, Novo (Kim Kataguiri, do MBL, também estava presente), o ministro da Economia, Paulo Guedes, avisou que entre hoje a amanhã o presidente Bolsonaro baterá o martelo e aprovará a proposta de reforma da previdência.

Se isto acontecer, o pacote irá para a Câmara na segunda-feira.

O governo não aproveitará a PEC enviada por Michel Temer.

Será uma nova PEC.

O deputado Jerônimo Goergen revelou ao editor que o ministro da Economia disse aos deputados que a aprovação da reforma permitirá que a economia brasileira cresça ininterruptamente e fortemente por pelo menos dez anos. 

O editor soube que Paulo Guedes falou que o vetor principal da reforma é a adoção do regime de capitalização, mas com período longo de transição a partir do sistema atual.

Calendário de pagamentos dos salários dos servidores do Executivo do RS será rotativo, móvel e instável

Depois de anunciar em dezembro e em janeiro que estabeleceria um calendário para pagar os salários atrasados dos servidores do Executivo, o governo estadual gaúcho parece ter jogado a toalha.

Alcançado pelos jornalistas durante a divulgação dos números do balanço de 2018 do Banrisul, o secretário da Fazenda, Marco Cardoso, respondeu o seguinte sobre a questão:

- O calendário sairá no final do mês. Janeiro e fevereiro foram meses atípicos. Mas podem mudar as datas e até a distribuição de valores.

Será um calendário rotativo, mas móvel e instável.

Mais de 100 mil brasileiros vivem em declive de barragens como Brumadinho


Áreas em declive de barragens de mineração 

Esta reportagem do New York Times é assinada por  Matthew Bloch, Scott Reinhard e Sérgio Peçanha.

Mais de 100.000 brasileiros vivem em declive de barragens de mineração construídas como a de Brumadinho, que desmoronou no mês passado, segundo nossas estimativas. Nós mapeamos onde as pessoas podem estar em risco.

O Brasil conta com 87 barragens de mineração construídas usando o mesmo método, conhecido como construção de rejeitos a montante, como a que entrou em colapso.

Analisamos cada uma das 87 represas a montante para estimar se isso poderia ameaçar as áreas povoadas, usando a análise geoespacial para estimar onde a lama poderia fluir se cada uma das barragens falhasse.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem, publicada hoje no NYT. O texto está em inglês.

Grupo lulopetista que protestará no Rosário chama-se Associação das Mães e Pais pela Democracia

Ao lado, familiares e simpatizantes deixam claro que lutam "pela democracia e pelas liberdades", como também se consideram da "resistência". São palavras de ordem típicas do lulopetismo, empunhadas para confrontar os adversários, ou seja, a maioria que não votou em Haddad.

O grupo que quer promover "manifestações de resistência" em oito escolas públicas e privadas de Porto Alegre, dia 18, num "café da manhã" nas lancherias de cada prédio, organizou-se depois dos atos públicos realizados no ano passado contra o presidente Bolsonaro, quando professores e alunos vestiram-se de preto e foram para o pátio do Rosário.

O grupo diz que tem o apoio de 2,5 mil familiares das oito escolas, a maioria das quais são de maristas e jesuítas.

A presidente é Aline Kerber, que disse que que se trata da Associação das Mães e Pais pela Democracia.

Ela avisou que a entidade é contra o projeto Escola sem Partidos.

Todos irão uniformizados, com bottons e adesivos.

É insustentável a posição do ministro da secretaria Geral de governo, Gustavo Bebiano.

O exemplo de Hargreaves.

São inéditas, surpreendentes e desastrosas:

1)  A contundência da entrevista concedida ontem a noite por Bolsonaro para a TV Record.

2) A ordem dele para Moro investigar Bebiano no caso do uso de de candidatos laranjas por parte do PSL.

3) A homologação de postagem do seu filho Carlos, segundo a qual o ministro mentiu ao se referir a uma conversa dele, Bolsonaro, com Bebiano.

4) A carga da imprensa sobre Bebiano, no caso dos candidatos laranjas do PSL.

Sem sequer ter apurado nada e nem ter certeza sobre as denúncias, Bolsonaro impõe humilhação pública perversa a um auxiliar de confiança.

Durante seu governo, o então presidente Itamar Franco chegou a mandar investigar ações do seu chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, afastou-o durante as apurações, mas renomeou-o, desagravando-o, quando nada foi constatado.

Isto é o máximo que um presidente pode fazer quando tem dúvidas sobre ações do seu ministro, porque quando não tem dúvidas, como é o caso de Bebiano, a ordem é tratar de demitir.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir a parte da entrevista em que Bolsonaro chama o ministro de "mentiroso".

Papa rejeita mediação pedida por Maduro e já não o reconhece como presidente da Venezuela


O Papa Francisco deixou claro que não tem interesse em mediar uma solução para a crise que devasta a Venezuela. Na carta enviada a Nicolás Maduro, e vazada pelo jornal italiano “Corriere della Sera”, o pontífice sequer se refere a Nicolás Maduro como presidente, apenas como “senhor”, em mais um sinal de que a paciência do Vaticano com o regime se esgotou.

Francisco alinhou-se aos bispos venezuelanos, que vêm denunciando em ritmo crescente o rumo autoritário que o país conduzido por Maduro tomou, assim como a dramática situação da população. Tampouco reconhecem o segundo mandato de Maduro como legítimo.

Em entrevista publicada pelo jornal espanhol “El País”, o cardeal Baltazar Porras, presidente da Conferência Episcopal da Venezuela, classifica como insulto Maduro propor o diálogo, “quando está com a água no pescoço”. 

Novo presidente veio para privartizar o Banrisul

O novo presidente do Banrisul, o carioca Claudio Coutinho Mendes, é homem do mercado e veio para privatizar o banco.

Saiba mais sobre o carioca Claudio Coutinho Mendes, novo presidente do Banrisul

Ele tem 62 anos. Fez aniversário no dia 31 de janeiro. Tem 4 filhos, três mulheres e um homem.

O novo presidente do Banrisul, Claudio Coutinho Mendes (leia abaixo) é outro carioca que o governador Eduardo Leite incorpora à equipe.

Ele é homem do secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, outro carioca. Foi ele quem o indicou ao governador.

No BNDES, Coutinho Mendes foi diretor junto com Maria Silva, nomeado em 2016, que caiu quando o mercado intrigou-a com o presidente No cargo, foi superior do secretário que o convidou agora. Temer. Ele caiu logo depois, em julho de 2017, no momento em que trombou com o então presidente Paulo Rabello de Castro.

O conceito do novo presidente do Banrisul no mercado é muito bom. É um homem do mercado.Trata-se de um especialista em finanças e crédito. Ultimamente vinha trabalhando com sua própria consultoria, a Tiba, mas antes do BNDES passou pelo banco de investimentos CR2, que fundou e do qual foi presidente, vendido em 2013 para o ABN Amro. Também foi diretor, durante 12 anos, do Banco BBM.

Seis senadores são suspeitos de fraudar a eleição para presidente do Senado

O corregedor do Senado, senador Roberto Rocha, PSDB do Maranhão, identificou seis possíveis colegas como um dos que fraudaram as eleições para presidente da Casa.

Ele pediu ao ministro Sérgio Moro que destaque agentes da PF para ajudá-lo nas investigações.

Se o fraudador for identificado, poderá até ser cassado.

Claudio Coutinho é o novo presidente do Banrisul

Ao lado, o governador anuncia o novo presidente do banco.

Claudio Coutinho será o novo presidente do Banrisul.

Ele foi anunciado, há pouco, pelo governador Eduardo Leite.


Claudio Coutinho é formado em Economia e em Engenharia Civil, Coutinho foi CEO do banco CR2 de Investimentos e atuou na direção do banco BBM. Também foi diretor da área de Crédito e da área Financeira e Internacional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entenda como foi o atentado terrorista no Aeroporto Guararapes

O atentado terrorista que matou um almirante e um jornalista, ferindo outras duas pessoas, no Aeroporto Guararapes, Recife, em 1974, citado por Jair Bolsonaro, hoje, no seu Facebook, pode ser recapitulado na reportagem e vídeo a seguir.

A ideia era matar o general Costa e Silva.

Foi obra do Grupo Armado Marxista-Leninista, integrado, entre outros, por Fernando, pai do atual presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, inimigo pessoal e jurado de Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para saber como foi o atentado.

Bolsonaro acusa OAB e presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. "Ele é filho de terrorista", diz o presidente no vídeo abaixo.

Bolsonaro disse que sabe que o lulopetismo não vai deixá-lo em paz e avisou que topa o enfrentamento.

O presidente Jair Bolsonaro resolveu usar seu Facebook para atacar a OAB, mas sobretudo seu novo presidente, Felipe Santa Cruz. Felipe pediu a cassação do então deputado Bolsonaro, fevereiro de 2016, por "apologia à tortura".

Na fala, o presidente relembra ações da instituição para desestabilizar a república e favorecer o lulopetismo.

A ênfase, no entanto, é um libelo acusatório terrível contra o pai do presidente da OAB:

- Ele diz que seu pai desapareceu em 1974, durante o regime militar. É verdade. Eu sinto muito que isto tenha acontecido, mas é preciso lembrar que o pai do Felipe Santa Cruz, Fernando, foi membro da Ação Militar Marxista-Leninista, grupo armado que matou inocentes civis no Aeroporto de Guararapes, em Recife.

Jair Bolsonaro também faz elegia do coronel Brilhante Ustra.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

Opinião do editor - Criminalizar homofobia é garantir a devassidão no Brasil

No dia em que o STF realiza nova sessão para decidir, entre outras coisas, se homofobia é ou não é crime, o presidente Jair Bolsonaro postou nas redes sociais uma declaração que referenda a posição declarada ontem na Corte pelo Advogado Geral da União.

Escreveu o presidente:

- Criminalizar homofobia é demais.

O editor também pensa assim. Criminalizar homofobia é garantir a devassidão no Brasil.

A legislação brasileira, sobretudo os Códigos Penal e Civil, tratam com exaustão os casos de injúrias, calúnias e difamações, crimes que volta e meia são atribuídos até mesmo ao editor em casos de opiniões disponibilizadas neste blog. A própria Lei de Imprensa foi revogada justamente porque CP e CC já tipificam estes casos.

Pais e alunos lulopetistas programam atos contra o governo Bolsonaro no Colégio Rosário, Porto Alegre

Os pais e alunos de corte lulopetista do Colégio Rosário, Porto Alegre, que no ano passado promoveram manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro, programaram novos atos públicos para o dia 18, quando reiniciarão as aulas, depois do período de férias escolares.

As manifestações incluem também outros colégios, quase todos comandadas por religiosos católicos, como Anchieta, marista Ipanemas e Bom Conselho.

Mas não só.

A ilustração ao lado é de propaganda do intitulado "Café Democrático", agendado para as 7h30min nas lanchonetes das escolas.

A palavra "democrático" é usada normalmente para esconder o caráter lulopetista das manifestações.

Todos deverão comparecer com roupas escuras e bottons de identificação.

Estão previstas contra-manifestações, o que poderá gerar conflitos em todas as escolas do grupo.

Bolsonaro manda PF abrir investigações sobre escândalo que envolve ministro Bebiano

Em entrevista à TV Record, Jair Bolsonaro reconheceu a possibilidade de demissão do ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno (PSL), que tem sido objeto de denúncias que o envolvem em esquema de candidaturas laranja e em desvio de verba partidária dentro do PSL.

O ministro tem assento no próprio Palácio do Planalto.

Sua demissão é considerada iminente.

Bolsonaro disse que determinou a Polícia Federal - órgão submetido ao Ministério da Justiça de Sérgio Moro - a abertura de investigação contra Bebianno e ressaltou que Moro tem "carta branca para apurar qualquer caso de crime contra corrupção e lavagem de dinheiro".

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Bolsonaro já esperava a demissão de Bebianno antes de sair do Hospital Albert Einstein.

Bilionário gaúcho doa R$ 40 milhões para Emergência da Santa Casa quadruplicar de tamanho.

Ao lado, o bilionário gaúcho, dono de um iate de R$ 240 milhões, batizado com o nome da sua cadela, Kate. No final do governo Fortunati, ele doou ao município o seu primeiro hospital veterinário.

As redes sociais bombaram ontem a noite com a informação de que o casal Nora Teixeira e Alexandre Grendene irá financiar a construção do espaço que terá a área ampliada quase quatro vezes, de 600 para 2,3 mil metros quadrados, dobrando o número de leitos e reforçando o número de salas de medicação e pronto atendimento.

Nora e Alexandre são sócios do grupo Grendene, que inclui também empresas como Vulcabrás e hotéis Conrad.

A doação será de inéditos R$ 40 milhões, algo jamais visto para qualquer tipo de atividade de atendimento beneficente no RS.

As obras começam no mês que vem e devem ser concluídas em março de 2022.

CLIQUE AQUI para saber o que a Wikipedia diz de Alexandre.
CLIQUE AQUI para saber muito mais do que conta a Wikipedia.

EPTC propõe passagens de ônibus a R$ 4,70 ou R$ 4,75

A ETPC, Porto Alegre, examinou o pedido das empresas de ônibus e concluiu que a melhor alternativa - e mais justa - é elevar o preço das passagens para R$ 4,70 ou R$ 4,75, dependendo dos ítens que o Comtu levar em consideração.

Dentro de sete dias, o Comtu terá que tomar uma decisão.

Freeway voltará a cobrar pedágio a partir desta sexta-feira

A partir da zero hora de amanhã, sexta-feira, a freeway que liga Porto Alegre a Osório voltará a ser pedagiada.

A concessão foi para a CCR.

A manutenção da rodovia voltará a acontecer, bem como serviços de socorros mecânico e médico, sem contar o canal 0800 para urgências.

Pessoal do Hospital Getúlio Vargas, Sapucaia, fazem nova greve-relâmpago esta manhã

Os trabalhadores do Hospital Getúlio Vargas, Sapucaia do Sul, RS, fizeram nova greve-relâmpago de duas horas nesta manhã.

Eles querem que a empresa pague seu 13o salário.

Ministro Gustavo Bebiano diz que não vai se demitir. Entenda, aqui, o que acontece neste caso.

Bebiano, secretário-Geral da Presidência, disse hoje que não vai se demitir. CLIQUE AQUI para entender a importância do ministro. Ao lado, com Bolsonaro.

O blog O Antagonista está em campanha aberta para intrigar os Bolsonaros e o ministro Gustavo Bebiano.

A gota d'água foi o post de Carlos Bolsonaro, desmentindo declarações do ministro a respeito de contatos mantidos entre ele e o presidente, enquanto este se encontrou no Einstein. Carlos acompanhou o pai durante 24 horas do dia. Foi ele quem comandou as postagens de Bolsonaro nas redes sociais. Na sua própria, disse que Bebiano mentiu ao dizer que falou três vezes com o presidente num único dia.

A questão de fundo é uma velha briga entre Carlos e Bebiano, originária da campanha, mas nos últimos dias a mídia tradicional tem acusado o ministro por malfeitos entre ele e candidatos do seu Partido, o PSL, tudo a ver com o mau uso do Fundo Partidário (CLIQUE AQUI para entender melhor este caso).

Bolsonaro manda Exército proteger presídios para onde foram líderes do PCC

O presidente Jair Bolsonaro mandou as Forças Armadas patrulharem o entorno de presídios federais de Rondônia e Rio Grande do Norte para garantir a segurança dos presídios para onde foi parte de cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC).

O que diz o decreto do presidente:

- Fica autorizado o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem, no período de 13 a 27 de fevereiro de 2019, no Estado do Rio Grande do Norte e no Estado de Rondônia, para a proteção do perímetro de segurança das penitenciárias federais em Mossoró e Porto Velho, em um raio de dez quilômetros.

Publicado no Diário Oficial da União, o documento é assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo ministro do gabinete de Segurança Institucional General Heleno, pelo ministro da Defesa Fernando Silva e pelo ministro da Justiça Sergio Moro.

Prefeito Rossano Gonçalves critica Eduardo Leite e lulopetismo transforma o texto num ataque a Bolsonaro

O prefeito de São Gabriel, RS, Rossano Gonçalves, está incomodado com o governo Eduardo Leite, PSDB, e com o PT.

Ele se queixa sobretudo do lulopetismo, porque o jornalista e ativista de esquerda Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, transformou numa fakenews as críticas que fez a Leite, fazendo crer que elas se dirigiam a Bolsonaro, apoiado por Rossano no segundo turno.

O que escreveu originalmente o prefeito, referindo-se ao governador:

- Muita gente foi iludida (...) sei que a velha política contaminou rapidamente o novo governo. Que pena !

Rossano Gonçalves afastou-se há pouco do PDT.

Nas eleições de outubro, ainda no PDT, apoiou Ciro Gomes no primeiro turno, mas ficou com Bolsonaro no segundo turno.

PDT perde outro líder no RS. Desta vez, foi embora o ex-prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto

Logo depois das deserções do deputado Enio Bacci e do prefeito Rossano Gonçalves, o PDT do RS perdeu a companhia do ex-prefeito de Arroio do Sal e ex-presidente da Famurs, Luciano Pinto.

Em mensagem ao jornalista Flávio Pereira, jornal O Sul, Luciano anunciou que resolveu ir embora.

Ele é suplente de deputado estadual pelo PDT.

Tempo abriu com céu azul e nuvens esparsas, mas choverá no decorrer do dia no RS

Porto Alegre, 8h30min,

A chuva voltará ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, conforme a MetSul Meteorologia.  O centro de baixa pressão que se encontra sobre o Estado, poderá trazer chuva para locais das Metades Nortes e Leste, incluindo a região de Porto Alegre, que neste momento, 8h30min, apresenta-se com sol forte, céu azul e nuvens esparsas.

No RS como um todo, o sol aparece durante o dia acompanhado de nuvens, mas a instabilidade ingressa a partir da fronteira com a Argentina e avança pelo território entre a tarde e a noite. 

A Capital pode ter sol e chuva nesta quinta com marcas entre 17°C e 30°C. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/