O caso Marcos do Val marca outro dia da traticômica política brasileira

 

Pix Internacional já está no radar do Banco Central, diz especialista

Desde que foi lançado pelo Banco Central, em outubro de 2020, o Pix não para de ganhar adeptos -- e hoje, não por acaso, este brasileiríssimo modo de transferência instantâneo está entre os meios de pagamento mais populares do país. De acordo com o BC, por exemplo, as transações via Pix chegaram a R$ 10,9 trilhões em 2022, ou a mais que o dobro do valor movimentado no ano anterior: R$ 5,2 trilhões.

 A bordo desta popularidade, o Pix vem anunciando constantes novidades para usuários, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Moinhos identifica primeiro caso de variante XBB.1.5 do coronavírus no RS

Foto de Leonardo Lenskij.

Um estudo realizado no Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), identificou o primeiro caso da subvariante XBB.1.5 do coronavírus no Rio Grande do Sul. Essa linhagem do SARS-CoV-2 tem chamado a atenção das autoridades de saúde pela grande capacidade de transmissão e já é dominante em algumas partes do mundo. No Brasil, há poucos casos descritos e antes foi identificada somente no estado de São Paulo. 

A XBB.1.5 é considerada uma linhagem recombinante, composta pelo material genético de outras duas variantes da Ômicron, a BA.2.10.1 e a BA.2.75. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Conheça as notícias que integram o Top5 deste blog

Estas foram as 5 postagens mais procuradas pelos leitores deste blog no decorrer da semana, constituindo o novo Top5:

Rodrigo Pacheco consagra hegemonia do Eixo do Mal. Oposição forte fez o bom combate.

Morador hostiliza Peninha, ex-RBS, que vai passear em Canela depois de ter insultado os moradores da Serra do RS

Sob fogo cruzado do Eixo do Mal, Guilherme Fiuza abandona Oeste sem Filtro

Fracassa a promoção do Paleta Atlântida

Bibo Nunes diz que Rogério Marinho já tem maioria no Senado.

Artigo, André Almeida - TST assusta ao fazer defesa de vínculos empregatícios do trabalho por aplicativo

A primeira entrevista do novo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Correa, teve uma recepção fria e preocupante no mercado. As falas do ministro sobre o vínculo empregatício do trabalho por aplicativos foi a primeira grande surpresa. Mas o presidente da Corte Superior Trabalhista avançou e afirmou também que direitos trabalhistas não atrapalham a economia e não trazem óbice a novas vagas.  E mais, segundo o atual presidente “a justiça do trabalho é a que mais concilia em todo o país.” O presidente é oriundo do Ministério Público do Trabalho, onde ingressou em 1989, sendo nomeado para o TST em 2003.

 Aparentemente, o ministro não parece perceber que regularizar os trabalhadores de aplicativos pode gerar uma fuga em massa das empresas deste setor, assim como irá provocar um custo muito maior para os empresários locais que utilizam essa mão de obra, o que certamente irá acarretar aumento de preços e perda de lucratividade. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Alugue por temporada este belo apartamento no centro de Gramado, RS.

Ao lado, o Vita Boulevard.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos e as informações sobre o apartamento.

A Nicarágua é o País mais corrupto da América Latina, diz Brasil Paralelo

- Esta reportagem é da Brasil Paralelo.

Ao lado, o ditador comunita Daniel Ortega.

A Nicarágua foi considerada o país mais corrupto da América Central e o terceiro mais corrupto de toda a América. Segundo a pesquisa de 2022 da instituição Transparência Internacional, a Nicarágua segue piorando suas posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC).

Apenas Venezuela e Haiti estão piores colocados que o país comandado por Daniel Ortega.

O IPC classifica 180 países e territórios segundo as percepções de corrupção no setor público. A escala vai de 0 a 100, quanto mais próximo de 0, mais corrupto, quanto mais próximo de 100, menos corrupto.

O IPC de 2021 colocou a ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Philips anuncia mais demissões em massa

 A Philips anunciou que demitirá 6 mil dos seus empretados até o final do ano que vem.

Esta demissão em massa foi precedida de outra leva de 4 mil, regisrada no ano passado.

As demissões ocorrem não apenas no Brasil, mas no mundo onde opera a multinacional holandesa.

Aos gritos de "Morte ao Xandão", ativista da oposição imola-se com fogo em Brasilia

"Morte ao Xandão", gritou o homem que se matou em Brasília.

Um homem ateou fogo no próprio corpo durante um protesto na última terça-feira, no gramado do canteiro central da Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal. Ele fazia uma manifestação contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e gritou "morte ao Xandão", referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes, de acordo com relatos de testemunhas à polícia. 

As informações são do portal UOL.

O homem foi levado às pressas ao HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), referência no atendimento de pacientes com queimaduras. 

As autoridades da área de segurança não falam sobre o estado de saúde do ativista político.

Jairo Jorge pede habeas ao STJ. Ele quer MPRS fora do seu caso. E exige volta ao cargo de prefeito de Canoas.

O prefeito está ilegalmente afatado do cargo. Nenhum prefeito, jamais, ficou 300 dias afastado prefentivamente e sem ter culpa formada. Advogados avisam que MPRS é legal e juridicamente incompetente para o caso e tem que cair fora do processo.

O prefeito afastado de Canoas, RS, Jai4o Jorge, acaba de ingressar com novo pedido de habeas corpus perante o STJ, pedindo seja declarada e reconhecida a incompetência absoluta da justiça estadual para processar e julgar todos os processos relacionados à denominada “Operação Copa Livre”, com a suspensão de todos os processos, bem como a revogação das medidas cautelares impostas, em especial aquela que mantém ilegalmente afastado do cargo o prefeito. Os advoados Adão Paiani, Paulo Olímpio e Francis Beck, disseram ao editor que is5o é "uuma absoluta violação às normas constitucionais e à soberania popular".

O entendimento de que a competência das ações deve ser deslocada para a Justiça Federal decorre, dentre outras razões que são expostas no habeas corpus.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Ao vivo, agora, o melhor programa político da rádio gaúcha, "Boa tarde, Brasil". Rádio Guaíba, Porto Alegre.

 

Veja foi canalha ao denunciar Bolsonaro sem conferir as mentiras de Marcos do Val

O senador será denunciado ao Conselho de Ética do Senado e terá seu mandato cassado, caso não renuncie, como anunciou.

A revista Veja já está nas ruas com uma entrevista com o senador Marcos do Val, na qual ele denuncia Bolsonaro como articulador de golpe e para o qual pediu a sua ajuda.

Há pouco, o senador chamou uma coletiva de imprensa para dizer que foi tudo invenção sua.

Era tudo mentira.

Marcos do Val fez a denúncia também na Globo, que não exigiu prova alguma, sequer testemunhal.

Na verdade, diz o senador, caso náo esteja mentindo de novo, que as conversassobre golpe foram travadas com o deputado Daniel Silveira.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista concedia para Veja.

Senador Marcos do Val dá coletiva e diz que mentiu ao falar sobre Bolsonaro

O senador Marcos do Val recuou em sua fala à Redse Globo e à revista Veja e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tentou coagi-lo a dar um golpe de Estado. Ele disse que nem esteve com o presidente e que a conversa sobre golpe foi com o deputado Daniel Silveira.

A declaração foi dada há pouco, durante entrevista coletiva concedida em seu gabinete.

Em entrevista à revista Veja, publicada hoje, Do Val disse que foi chamado para uma reunião na Granja do Torto na qual foi discutida a possibilidade de um golpe de estado. A proposta envolvia não desmobilizar os acampamentos bolsonaristas e gravar, sem autorização judicial,  alguma conversa que comprometesse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.


Recomendado - Esta noite tem Bier Markt em Porto Alegre. Vá lá. E reserve seu dia para happy hour.

Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Aproveite este calorão de Porto Alegre, que nesta quinta-feira registrará temperaturas superiores a 35%

Faça sua reserva para happy hour, hoje ou outro dia da semana:
Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.
Cardápio no site
www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
 Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Saiba quem é Marcos do Val, o mais novo Joaquim Silvério dos Reis do Brasil

CLIQUE AQUI para saber quem foi Joaquim Silvério dos Reis.

O senador Marcos Ribeiro do Val, 51 anos,  é um exmilitar, instrutor, consultor, palestrante e político brasileiro, filiado ao Podemos.  Nas eleições gerais de 2018, foi eleito senador pelo estado do Espírito Santo. Tem atuação principalmente na área de segurança pública.

No início dos anos 1990, fundou a CATI, empresa de segurança voltada ao treinamento avançado de policiais. Por meio dessa empresa, do Val tem ministrado cursos e palestras.

O sucesso com as experiências iniciais de seu curso, motivou do Val a difundir esses conhecimentos para policiais de outros países. No final da década de 1990, passou a trabalhar como instrutor da polícia de Dallas, Texas, nos EUA, nas unidades da SWAT (Special Weapons And Tactics), o grupo de elite da polícia norte americana. Nessa polícia, e mais tarde nas unidades de polícia de outras cidades americanas como Beaumont e Rowlett,Anos mais tarde, ministrou cursos para agentes do FBI, DEA, U.S. Marshalls, o grupo anti-terrorismo da equipe de Operações Especiais da NASA (a Marshall Space Flight Center), a segurança do Vaticano, a Carabineri da Polícia de Roma e para militares das Forças Armadas Americanas.[6][8][12][15][16]

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Senadores e deputados dizem que reeleição de Pacheco é vergonha nacional

Este material é da Folha Política.

 

A. de Moraes ignora PGR e manda prender Daniel Silveira

 O ministro Alexandre de Moraes ignorou completamente a posição apresentada ontem pela PGR, que setundo expediente entregue no STF avisou:

- Pela lei, a ação movida no STF contra o ex-deputado Daniel Silveira é de competência da Justiça Federal do Rio.

A. de Moraes quer manter Daniel Silveira na sua lista de perseguidos políticos.

Análise - Ao contrário do Copom, FED eleva a taxa básica de juros dos Estados Unidos

Esta análise é dos alquimistas do Bradesco.

É de hoje.

O Fed elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. 

A decisão, anunciada ontem, confirmou as expectativas de uma redução adicional no ritmo de aperto monetário, e posicionou a taxa básica de juros dos EUA no intervalo entre 4,50% e 4,75%. 

No comunicado e na conferência de imprensa, o presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou o compromisso com a estabilidade de preços e convergência da inflação para a meta de 2,0%. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Em menos de um mês, Lula da Silva troca de novo o presidente do INSS

 O governo de Luiz Inácio Lula da Silva promoveu uma nova mudança no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesta quinta-feira, 2, uma portaria assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nomeou Glauco André Fonseca Wamburg como presidente interino da autarquia. Fonseca é o segundo indicado para o cargo desde que Lula iniciou o mandato. Ele vai ocupar o lugar de Larissa Andrade Mora, que estava à frente do INSS há um mês.

O novo presidente interino foi candidato a vereador no Rio de Janeiro pelo PSD, mas não conseguiu se eleger.

Porto Alegre gerou 50 novos empregos por dia em 2022

De acordo com o secretário Vicente Perrone, o resultado é mais expressivo ainda porque no ano passado a economia enfrentou seu segundo ano de pandemia.

Porto Alegre registrou um aumento no número de empregos formais em 2022, em relação ao ano anterior. Foram 17.312 novos postos de trabalho gerados, cerca de 50 vagas por dia, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020 a 2022, divulgados pela equipe de economia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

A principal atividade econômica responsável pela geração de empregos foi o setor de serviços, com 12.109 novos

CLIQUE AQUI para saber mais números.

Tensão política inaudita derruba dólar e Bolsa

 Bolsa e dólar operam novamente em queda.

A tensão política não se desfez e até se aguçou com a tumultuada eleição de ontem para presidente do Senado.

10h21min

Bolsa, -0,7%, 111.273 pontos
Dólasr comercial,-1,03%, R$ 5,2287 para a venda

Morreu a jornalista Glória Maria, Rede Globo

 Morreu a jornalista Glória Maria, Rede Globo.

Senador Marcos Doval delatou Bolsonaro e Daniel Silveira ao ministro A.de Moraes

O senador disse que a conversa foi contada a ele pelo deputado Daniel Silveira, preso hoje por Moraes e que desmente tudo.

CLIQUE AQUI para ver a expressão facial do senador, que conta uma história da carochinha para se comportar como poltrão.

Sem apresentar prova alguma, em conversa com a GloboNews, Marcos do Val afirmou que delatou ao ministro Alexandre de Moraes ter presenciado um diálogo pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), logo após as eleições de outubro, em que o então deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) teria proposto uma ação “golpista” ao parlamentar.  Do Val afirma que a proposta envolvia não desmobilizar os acampamentos e, enquanto isso, gravar sem autorização alguma conversa que comprometesse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Opinião do editor - Mnarcos do Val traiu a oposição, traiu Bolsonaro e fez o jogo do Eixo do Mal

 

O senador traiu a oposição e além disto traiu o próprio Bolsonaro. Ajudou duplamente o ministro Alexandre de Moraes, que já começou a recrudescer contra a oposição.

O editor não quer acreditar nas denúncias de que o senador Marcos do Val traiu o candidato oposicionista Rogério Marinho em troca de vantagens, mas ao renunciar ao mandato (leia nota abaixo), atirando contra Bolsonaro, chamando-o de golpista e alegando ter sido convidado para o golpe, o parlamentar capixaba forneceu os argumentos mentirosos que faltavam para que Alexandre de Moraes decrete a prisão preventiva de Bolsonaro, inclusive pedindo sua extradição dos Estados Unidos.

A eleição, ontem, de Rodrigo Pacheco, aliado do Eixo do Mal, permitirá novas medidas autoritárias contra a oposição. Hoje mesmo, esta manhã, A. de Moraes mandou prender o ex-deputado Daniel Silveira.

O editor não acredita que do Val renuncie de fato, mas é possível que apenas se licencie.

Dica do editor - Procegs, RS, abre oncurso para contratar 120 profissionais

Abriu nesta quarta-feira (1º) o prazo de inscrição no concurso público da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), que oferece 120 vagas. As oportunidades são para cargos de Ensino Superior completo ou em andamento, Técnico e Médio de diversas áreas de conhecimento. Os salários variam de R$ 3.618,36 a R$ 7.772,72.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Alexandre de Moraes manda encarcerar outro preso político. Desta vez, foi o deputado Daniel Silveira.

O ministro Alexandre de Moraes esperou apenas a conclusão do mandato de deputado federal e a vitória do seu candidato no Senado, tudo para mandar prender seu desafeto e novo preso político brasileiro.

O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB) foi preso na manhã desta 5ª feira (2.fev.2023) pela Polícia Federal em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Segundo apurou o Poder360, uma grande quantia em dinheiro foi encontrada na casa do ex-congressista. Silveira ficou sem mandato na 4ª feira (1°.fev) e perdeu o foro privilegiado. A determinação da prisão foi dada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes por descumprimento de medidas cautelares.

Daniel Silveira poderia ter pedido asilo político, mas decidiu pagar para ver. O STF e ninguém conseguirá libertá-lo, porque a prisão é política e o Brasil vive sob estado de exceção, como se vê.

CLIQUE AQUI para examinar a falta de fundamentação da ordem.

Eduardo Leite by passa crise econômica da estiagem e viaja de novo para fora do Estado

Mesmo em meio a brutal estiagem que já provocou prejuízos irreversíveis de R$ 60 bilhões para a economia gaúcha, como também deixando pasra si mesmo uma herança maldita de queda do PIB em mais de 3% no ano passado, além de arrecadação em queda, o governador Eduardo Leite não sai da estrada.

Ontem, ele foi a São Paulo, apenas quatro dias depois de ter voltado de Brasília e pouco depois de uma semana da viagem à Suiça.

Tudo isto em apenas 30 dias.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Ex-deputado Tiago Simon assumiu a Fasc, Porto Alegre

O ex-deputado estadual Tiago Simon, MDB, foi empossado, nesta quarta-feira, 1º, como presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). 

A posse no Salão Nobre do Paço Municipal teve a presença do prefeito Sebastião Melo, do vice Ricardo Gomes, secretários, vereadores, políticos e representantes de entidades da sociedade civil organizada.

RS terá outro dia de sol e calor forte

 O sol chega a aparecer com nuvens no Rio Grande do Sul.

Esta quinta-feira será dia quente e abafado. 

Em Porto Alegre, sol e nuvens com marcas ao redor de 30ºC  já na parte da manhã.

Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 23ºC e 33ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 22º e 33o.

Dica do editor - Mortralidade prematura por câncer cairá até 2030

A mortalidade prematura por câncer no Brasil deverá diminuir no período de 2026/2030. A projeção foi feita por pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em comparação à mortalidade prematura observada entre 2011 e 2015, para a faixa etária de 30 a 69 anos de idade, com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Mortalidade (SIM). Apesar disso, a redução prevista ficará ainda distante da Meta 3.4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu até 2030 diminuição do risco de morte prematura de um terço para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), que incluem os diversos tipos de câncer.

CLIQUE AQUI para amais detalhes.

Dica do editor - Hoje é Navegantes em muitas cidades do Brasil. Conneça a programação de Porto Alegre.

 Hoje é feriado em Porto Alegre e em inúmeras cidades brasileiras banhadas por rios, lagos ou mar.

Milhares de fiéis são esperados nesta quinta-feira para a procissão de Nossa Senhora de Navegantes. A imagem da santa será conduzida da Igreja do Rosário, na área Central, para o Santuário de Navegantes, na Zona Norte. A programação começou às 7h e se estenderá até 17h (detalhes abaixo).A missa campal irá ocorrer em um palco montado junto ao Santuário de Navegantes, próximo à ponte do Guaíba.O prefeito Sebastião Melo, que já reassumiu o cargo depois de férias, participará da programação principal da manhã.

CLIQUE AQUI para examinar toda a programação, que reunirão ao longo do dia um total de 50 mil pessoas.

Brasil registrou mais 126 morte spor covid-19

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 126 mortes por Covid e 13.363 novos casos, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça-feira.

Com isso, o número de vítimas fatais da doença no país desde o início da pandemia chegou a 697.200, e o total de casos aumentou para 36.837.943.

A Agência Brasil deixou de divulgar números depois da posse de Lula da Silva. O consórcio de imprensa que divulgava tudo para prejudicar o governo Bolsonaro e alarmar o povo, dissolveu-se, tamém depois da posse do seu candidato.

Leia, aqui, a lista proibida dos 3.500 convidados para a festa de posse de Lula da Silva

 Depois de proibir a divulgação dos 3.500 nomes dos convidados para a festa de posse de Lula da Silva, o governo recuou e divulgou a lista, mas continua se negando a informar o tamanho dos gastos.

CLIQUE AQUI para ler os nomes dos 3.500 nomes. Veja se há algum conhecido seu.

Bolsa e dólar voltaram a trabalhar em queda, ontem, dia 1o

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (1º) vendido a R$ 5,061, com queda de R$ 0,016 (-0,32%).  A moeda norte-americana está na menor cotação desde 29 de agosto, quando tinha encerrado vendida a R$ 5,03. A divisa acumula queda de 4,15% em 2023.

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 112.074 pontos, com queda de 1,2%. 

Copom mantém juros básicos anuais em 13,75%

 Apesar da alta recente na inflação, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. 

A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Marcos do Val sofre princípio de infarto e renuncia à cadeira de Senador. Ele teria traído a oposição na votação para o Senado.

CLIQUE AQUI para examinar o Instagram do senador.

O senador Marcos do Val renunciou ao mandato, ontem, depois da votação para a presidência do Senado.

Ele disse que sofreu um princípio de infarto.

O senador avisou que fez o que pode para ajudar o Brasil e que o Brasil é caso perdido. Ele vai se mudar para os Estados Unidos e não voltará mais.

Marcos do Val vinha fazendo críticas fortes ao governo Lula, mas depois de se comprometer com a candidatura do senador Rogério Marinho, teria votado com Rodrigo Pacheco, traindo seus companheiros e eleitores. Ele nega. Em entrevista à revista Veja, o senador disse que foi "coagido" por Bolsonaro para participar de um golpe de Estado. Ele tambémchamou de "vagabundos" os filhos do ex-presidente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/